Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

(23)PODER AUTÁRQUICO: RANKING DA TRANSPARÊNCIA DOS MUNICIPIOS PORTUGUESES!(2013)



[TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (7/11)]


POST INFORMATIVO: RANKING DA TRANSPARÊNCIA DOS MUNICIPIOS PORTUGUESES!(2013)




«E o munícipio mais transparente do país é...
O Índice de Transparência Municipal, a que o Expresso Online teve acesso, revela hoje quais são os municípios mais transparentes do país.
A Edição Online do Expresso Diário dá, esta sexta-feira, conta daqueles que são os municípios mais e menos transparentes do país.

Alfândega da Fé foi considerada pelo Índice de Transparência Municipal a autarquia mais transparente do país. A autarca Berta Nunes, socialista, defende que os munícipes devem ser tratados com justiça, mesmo que isso signifique receber menos dinheiro.

No TOP 10 das mais transparentes, estão as zonas do interior e Norte-Centro, nomeadamente o Carregal do Sal, Torres Novas, Porte de Mós, Mirandela, Évora, Marinha Grande, Lousada, Vizela e Seixal a serem os municípios mais transparentes, a par de Alfandega da Fé.
Lisboa é o 113.º mais transparente e o Porto o 28.º.
O índice é uma iniciativa da Associação Cívica (TIAC), que vai na sua segunda edição, e afere o grau de transparência de cada município, analisando os seus respetivos sites e a quantidade e tipo de informação aí divulgada.» (Fim)

INFORMAÇÃO ADICIONAL: SEGUNDO ESTE RANKING, O MUNICIPIO DE TAROUCA, OCUPAVA A POSIÇÃO 181 COM 38 VALORES!

19 comentários:

  1. Respostas
    1. 1-«A Edição Online do Expresso Diário dá, esta sexta-feira, conta daqueles que são os municípios mais e menos transparentes do país.»

      2-«Alfândega da Fé foi considerada pelo Índice de Transparência Municipal a autarquia mais transparente do país.»

      3-«O índice é uma iniciativa da Associação Cívica (TIAC), que vai na sua segunda edição, e afere o grau de transparência de cada município, analisando os seus respetivos sites e a quantidade e tipo de informação aí divulgada.»

      Eliminar
  2. TEM A SUA GRAÇA:31 5678 (+1)

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    SEGUNDO ESTE RANKING, O MUNICIPIO DE TAROUCA, OCUPAVA A POSIÇÃO 181 COM 38 PONTOS, EM 100!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  4. D. MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    Fale-nos mas é das Micás! Isso é que faz rir. O resto é só folhear os jornais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a):

      Tem a certeza que o resto é só folhear os jornais?!? A ser assim diga-nos: em que jornal viu esta informação?! Nos jornais locais/regionais (*) não foi certamente e nos nacionais apenas sabemos que o CM e o JN não o referiram.

      (*)Nestes, (infelizmente?), apenas vimos notícias de eventos recreativos/culturais/desportivos levados acabo pelas respectivas edilidades!

      Aguardamos pelos esclarecimentos que desde já agradecemos!;)

      ProfAnónima

      NB:GRATOS POR TER PARTICIPADOS SÓ DEPOIS DAS 22:30H!(hora do fecho do pc)

      Eliminar
    2. É verdade que nos jornais locais/regionais praticamente só divulgam as tais atividadesrecreativos/culturais/desportivos, sendo que muitos dos textos são os assessores do poder autárquico que os escrevem e os enviam aos respetivos jornais.

      Por isso o Senhor Primeiro Ministro tem razão quando colou o adjectivo "preguiçosos" aos jornalistas. Só errou porque meteu todos no mesmo saco.

      Micá Star

      Eliminar
    3. É verdade que nos jornais locais/regionais praticamente só divulgam as tais atividades recreativos/culturais/desportivos, sendo que muitos dos textos são os assessores do poder autárquico que os escrevem e os enviam aos respetivos jornais.

      Por isso o Senhor Primeiro Ministro tem razão quando colou o adjectivo "preguiçosos" aos jornalistas. Só errou porque meteu todos no mesmo saco.

      Micá Star

      Eliminar
    4. De qual Micá sente saudades?? Ora diga lá que pode ser que se resolva o problema!;)

      Eliminar
    5. Concordo com a Micá Star. Em tempos pensou-se que o Notícias de Vila Real e o Beirão de Moimenta da Beira faziam a diferença, mas depois vimos que apenas vieram momentos especiais!!!

      Zé de Olhão

      Eliminar
  5. MOVIMENTO DE INTERVENÇÃO CÍVICA DE TAROUCA/MOV.LILÁS

    Caros Tarouquenses

    Como se pode ver os índices de Transparência nas Câmaras Portuguesas, é muito baixo. Mas pior que este facto, é sabermos que tem vindo a baixar.

    Se pensarmos que a maturidade de uma Democracia também se pode medir pela TRANSPARÊNCIA dos actos públicos, somos levados a concluir que: ultimamente, a cada ano que passa, a nossa Democracia vai definhando!

    Por isso, devemos continuar a tomar conta da NOSSA Democracia (conquistada com muito suor e lágrimas pelos nossos pais e avós!), pois como alguém tão sabiamente disse:

    -UM POVO QUE DORME EM DEMOCRACIA...ACORDA EM DITADURA!(adap)

    Por agora é tudo, mas prometemos voltar muito em breve, para emitir a nossa opinião sobre o estado da SAÚDE na Região Douro Sul em geral e de Tarouca em particular!

    JUNTE-SE A NÓS!

    ASSINA: MICdT/MOVIMENTO LILÁS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com vocês. Se os espanhóis podem, nos também "Podemos"!!!

      Zé de Olhão

      Eliminar
  6. Parabéns pela imagem escolhida para ilustrar o texto

    VC

    ResponderEliminar
  7. Onde está o último rankink dos hospitais portugueses??

    ResponderEliminar
  8. O Notícias de Vila Real continua a ser um grande jornal regional, ao divulgar o que de importante se passa em Vila Real e arredores. Agora fora desta área, só vai mesmo em "momentos" especiais:

    «Destaques | 05-11-2014

    “Foi um ano que surpreendeu os vilarealenses”

    Rui Santos em entrevista ao Noticias de Vila Real

    Após um ano à frente dos destinos da autarquia de Vila Real, Rui Santos está satisfeito com o que tem conseguido concretizar apesar dos constrangimentos que encontrou depois de uma gestão social democrata de 38 anos e acredita que nos próximos 3 anos vai cumprir todas as promessas.
    Para já garante uma descida na factura da água no início do ano. As Corridas, o Parque de Ciência e Tecnologia e as descidas da derrama e do IMI são algumas das apostas para o próximo ano.

    veja entrevista completa na edição
    em papel ou faça a sua assinatura em PDF» (IN NOTÍCIAS DE VILA REAL)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em momentos especiais ou a convite de alguém??????

      Eliminar
  9. E JÁ AGORA AQUI FICA UM OUTRO EXEMPLO:

    «Região | 05-11-2014

    Álcool é a principal causa de morte prematura

    O consumo do álcool é, na área dos Centros de Saúde do Douro Norte (ACES) uma das principais causas de morte prematura, sendo por isso uma prioridade. A conclusão foi apresentada na conferência “Saúde 2020” realizada, na semana passada, pelo ACES Douro Norte juntamente com a Administração Regional de Saúde.

    A doença crónica do fígado e cirrose, relacionada com o consumo do álcool, é a principal causa de morte prematura na área do ACES. Acontece maioritariamente em homens com menos de 65 anos. A conclusão faz parte do Plano de Saúde Local que está a ser elaborado na região desde 2011. Este plano terá a duração de cinco anos, mas para já o diagnóstico é claro, a doença crónica do fígado e cirrose, é a causa de morte com mais “anos de vida potenciais perdidos”. As palavras são de Guedes Marques, médico do ACES Douro que apresentou os dados na conferência “Saúde 2020”. O médico disse ao Noticias de Vila Real que apesar de esta doença não ser a que causa mais mortes “é uma prioridade por causa da morte prematura”.
    O consumo do álcool é um factor de risco sendo por isso necessário alterar hábitos enraizados na cultura da região, onde a produção e consumo de álcool fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

    veja o texto completo na edição
    em papel ou faça a sua assinatura em PDF» (IN NOTÍCIAS DE VILA REAL)

    ResponderEliminar
  10. INFORMAÇÃO EXTRA: FIGURAS DA 1ª SEMANA DE NOV/14

    Acabamos de publicar as Figuras TAROUCAndo relativas à 1ª semana de Novembro. Agradecemos que dê uma espreitadela e nos diga da sua justiça! (post 19)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sobre a eleição de um represente português para o org. dos direitos humanos?

      Eliminar