Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

(38)OGE/2015: UM "XEIRINHO" DO QUE NOS ESPERA!(irs vs familia)

[TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO(12/10)]

«OE2015 Famílias com filhos vão pagar menos de IRS

Famílias com filhos vão pagar menos de IRS
A Renascença apurou que as famílias com filhos vão ter algum alívio fiscal no próximo ano.

Para que isso aconteça vai ser introduzido um quociente familiar – uma percentagem de 0,3% por cada dependente na ponderação das taxas de IRS. Esta medida ficou decidida ontem, durante a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, onde foi discutido e aprovado o Orçamento do Estado para 2015.

As famílias com filhos vão ver introduzido um quociente familiar, que significa uma percentagem de 0,3% por cada dependente na redução das taxas de IRS. Esta foi uma das medidas propostas pela comissão de reforma do IRS, que vai avançar num diploma autónomo ao do Orçamento do Estado, que ficou decidido no sábado durante a reunião extraordinária do Conselho de Ministros que durou 18 horas, segundo avança a Renascença.

Ainda assim, o Executivo vai também avançar com a reforma da fiscalidade verde, que inclui impostos e taxas relacionadas com o ambiente, incluindo uma taxa sobre os sacos do lixo.

As duas reformas vão ser propostas de forma autónoma no Orçamento do Estado e de forma paralela para ter um efeito de neutralidade fiscal. Assim, o que for ganho na fiscalidade verde passa a compensar os contribuintes nos cortes do IRS.

Inicialmente, a comissão para a reforma do IRS tinha proposto um quociente familiar de 0,3% por filho, mas na versão final, também os ascendentes em situação de dependência terão direito.

O Governo pretende assim, dar um sinal de alívio fiscal para que também seja feita uma promoção familiar. Já a introdução de uma ponderação do número de filhos nas taxas de IRS também vai entrar no relatório para a promoção da natalidade.»

Leia também:

Governo deve aprovar hoje contas do próximo ano
Bloco acusa Governo de fazer "propaganda" com imposto
Governo não vai baixar sobretaxa do IRS»

NB:VEJA OS N/DESTAQUES NOS COMENTÁRIOS!

3 comentários:

  1. EM DESTAQUE: RETIRADO DO TEXTO DO POSTE:

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: OGE/2015

    NO ASAS DA MONTANHA JÁ ESTÃO AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA 2015! VALE APENA IR VER,,,,

    ResponderEliminar
  3. Fazer um IRS ao número de filhos é uma boa ideia. Quantos aos idosos tenho duvidas se o incentivo vai ser significativo Será que vão dar o mesmo que dão aos lares??

    CD

    Inicialmente, a comissão para a reforma do IRS tinha proposto um quociente familiar de 0,3% por filho, mas na versão final, também os ascendentes em situação de dependência terão direito.

    ResponderEliminar