Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

(65)POLITICA NACIONAL:RELATÓRIO DA OCDE!(post informativo)

[TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(27/10/2014)]

POLITICA NACIONAL/ECONOMIA: RELATÓRIO DA OCDE!(post informativo)

[CAROS BLOGUISTAS: COMO BEM SABEIS A OCDE REALIZA UM RELATÓRIO, DE 2 EM 2 ANOS, SOBRE A ECONOMIA DOS ESTADOS MEMBRO. AQUI FICA UM "XEIRINHO" DAS CONCLUSÕES/SUGESTÕES DO ÚLTIMO RELATÓRIO QUE AMANHÃ (28/10) SERÁ DIVULGADO, PELO SECRETÁRIO GERAL DA REFERIDA INSTITUIÇÃO!ProfAnónima]

«OCDE defende redução de funcionários públicos
  
"A qualidade dos professores é mais importante no processo de aprendizagem do que o tamanho das turmas"
Foto: Shutterstock
OCDE defende redução de funcionários públicos

«OCDE defende redução de funcionários públicos

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomenda que Portugal continue a apostar na redução do número de funcionários públicos para melhorar a eficiência dos serviços.

Ainda há "excesso de funcionários em áreas específicas, como as forças de segurança e a educação

De acordo o relatório "OECD Economic Survey" hoje divulgado, a Organização considera que Portugal deve "continuar a melhorar a eficiência do sector público continuando a reduzir o número de funcionários públicos".

Para a OCDE, esta será também uma forma de continuar a reduzir o peso da despesa com salários da administração pública.

Por outro lado, o relatório refere que apesar de o emprego público ter caído cerca de 8% desde 2012, ainda há "excesso de funcionários em áreas específicas, como as forças de segurança e a educação.

"Com mais de 450 polícias por 100 mil habitantes, a polícia portuguesa é a segunda maior força na Europa", em termos relativos, lê-se no documento.

Já na educação, a OCDE considera que as turmas são "pequenas" e defende por isso que "a qualidade dos professores é mais importante no processo de aprendizagem do que o tamanho das turmas".

Este relatório da OCDE, que é publicado de dois em dois anos, vai ser apresentado esta manhã no Ministério das Finanças pelo secretário-geral da Organização, Angel Gurría, numa cerimónia onde estará também a ministra Maria Luís Albuquerque.

Lusa/SOL »

8 comentários:

  1. EM DESTAQUE:RETIRADO DO TEXTO DO POST

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1-«Este relatório da OCDE, que é publicado de dois em dois anos, vai ser apresentado esta manhã no Ministério das Finanças pelo secretário-geral da Organização, Angel Gurría, numa cerimónia onde estará também a ministra Maria Luís Albuquerque.»

      2-«A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomenda que Portugal continue a apostar na redução do número de funcionários públicos para melhorar a eficiência dos serviços.»

      3-«(...)o relatório refere que apesar de o emprego público ter caído cerca de 8% desde 2012, ainda há "excesso de funcionários em áreas específicas, como as forças de segurança e a educação.»

      Eliminar
    2. 1-«Este relatório da OCDE, que é publicado de dois em dois anos, vai ser apresentado esta manhã no Ministério das Finanças pelo secretário-geral da Organização, Angel Gurría, numa cerimónia onde estará também a ministra Maria Luís Albuquerque.»

      2-«A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomenda que Portugal continue a apostar na redução do número de funcionários públicos para melhorar a eficiência dos serviços.»

      3-«(...)o relatório refere que apesar de o emprego público ter caído cerca de 8% desde 2012, ainda há "excesso de funcionários em áreas específicas, como as forças de segurança e a educação.»

      Eliminar
  2. SEGUE-SE OUTRO TEXTO SOBRE ASPECTOS DO REFERIDO RELATÓRIO (OCDE/2014)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO CORREIO DA MANHÃ (27/10)]

      «Entre 2007 e 2011, percentagem de trabalhadores a receber salário mínimo passou de 6% para 11,3%

      Salário mínimo português é dos mais baixos da Europa

      Relatório divulgado esta segunda-feira pela OCDE.

      A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que o salário mínimo português é um dos mais baixos da Europa Ocidental e lembra que o número de trabalhadores que o auferem quase duplicou entre 2007 e 2011.

      "O Salário Mínimo Nacional (SMN) português é relativamente alto no âmbito de uma comparação internacional (...) mas é o mais baixo na Europa Ocidental", diz o relatório da OCDE 'Economic Survey: Portugal', divulgado esta segunda-feira.

      A OCDE considera que o SMN "cresceu significativamente" entre 2007 e 2010, tal como o número de trabalhadores que ganham esta remuneração.

      Entre 2007 e 2011, a percentagem de trabalhadores a receber o salário mínimo passou de 6% para 11,3%, refere a organização.»

      (Alberto Martins 27.10.2014 10:53)

      Eliminar
    2. ECONOMIA: RELATÓRIO DA OCDE/2014

      «Ministra das Finanças: Taxas de IVA mantêm-se até final da legislatura

      "Neste momento, não tencionamos fazer mais reformas fiscais"

      Ministra das Finanças: Taxas de IVA mantêm-se até final da legislatura

      A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje em Lisboa que o Governo não vai mexer nas taxas do IVA até ao final da legislatura e que "não tenciona fazer mais reformas fiscais".

      Maria Luís Albuquerque recordou ainda que, para 2015, está prevista uma nova redução da taxa do IRC para os 21%

      Falando na conferência de imprensa de apresentação do 'Economic Survey' sobre a economia portuguesa, divulgado hoje pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Lisboa, a governante disse que, "neste momento, [o Governo] não tenciona fazer mais reformas fiscais" até ao final do seu mandato.

      "São sempre temas em aberto, mas não é uma iniciativa que pretendemos iniciar nesta legislatura", reiterou Maria Luís Albuquerque quando questionada sobre se o Governo equaciona eliminar a taxa intermédia do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) e reduzir a aplicação da taxa mínima de 6%, como recomenda a OCDE.

      No relatório hoje conhecido, a OCDE recomenda que Portugal elimine a taxa intermédia do IVA, de 13%, e que diminua a lista de bens a que se aplica a taxa reduzida, de 6%.

      Maria Luís Albuquerque recordou ainda que, para 2015, está prevista uma nova redução da taxa do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRC), dos 23% para os 21%, e que está em curso a discussão das reformas do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) e da Fiscalidade Verde, que também deverão entrar em vigor em Janeiro do próximo ano.

      "Neste momento, não tencionamos fazer mais reformas fiscais. Nunca se pode fazer tudo ao mesmo tempo e isso até é contraproducente", reiterou a ministra de Estado e das Finanças.

      Lusa/SOL»

      (TRAZIDO DO SOL/ENVIADO POR:PA/DI)

      Eliminar
  3. ???

    «A página Web em http://taroucando.blogspot.pt/2014/10/politica-nacionalrelatorio-da-ocdepost.html poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.»

    ResponderEliminar
  4. Caro(a) Bloguista:

    Vemos que procura com alguma insistência isto: «mensagem de pai agradecimento a um treinador de futebol», acontece é que só assim não o podemos ajudar lá muito. Contudo, junte às pesquisas outros elementos tais como: "Arguedeira"e "Ernesto Silva", e poderá ser que encontre o que procura!

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    ResponderEliminar