Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

(51)A DOENÇA SILENCIOSA:: DIA MUNDIAL CONTRA A OSTEOPOROSE!(dia especial)

«Dia mundial da luta contra a osteoporose

http://www.youtube.com/watch?v=Y1kZdNB1j74

[DIZEM OS ESPECIALISTAS QUE SE PRETENDE, COM ESTE DIA, SENSIBILIZAR PRÁ IMPORTÂNCIA DOS RASTREIOS AOS OSSOS, A PARTIR DOS 40/50 ANOS, POIS ESTA DOENÇA VAI-SE INSTANDO SEM SINTOMAS E MUITAS VEZ SÓ SE DESCOBRE DEPOIS DO APARECIMENTO DE FRATURAS! COMO PREVENIR:DIAGNÓSTICO PRECOCE, CUIDADOS ALIMENTARES E PRATICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO!ProfAnónima]

5 comentários:

  1. MAIS UM DIA ESPECIAL: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A OSTEOPOROSE

    Caros Bloguistas!

    Colocamos no post um vídeo, brasileiro, pois tem apenas 3 minutos e diz praticamente tudo que precisamos saber sobre a "doença silenciosa": a osteoporose!

    A seguir a este comentário vamos colocar partes de um texto do portal de saúde português. O texto completo poderá ser lido no "Poste Zero!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. MAIS UM DIA ESPECIAL: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A OSTEOPOROSE

    «Dia Mundial da Osteoporose

    "Não se curve perante a osteoporose" é o tema escolhido pela Fundação Internacional da Osteoporose para 2010.

    O Dia Mundial da Osteoporose, este ano assinalado a 20 de Outubro, é promovido pela Fundação Internacional da Osteoporose, uma organização não governamental e sem fins lucrativos, dedicada à luta mundial contra a osteoporose, doença conhecida como “a epidemia silenciosa”.

    “Não se curve perante a osteoporose” é o tema da campanha que, em 2010, pretende sensibilizar para esta doença, mais concretamente para o risco de fractura vertebral.

    (...)

    É sinal de que alguma coisa está errada. Com a campanha apela-se a uma percepção de que algo não está certo, sendo necessário um diagnóstico mais precoce.

    Em Portugal, a campanha é implementada pela Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Metabólicas (SPODOM), que tem planeadas acções de sensibilização e envolvimento do público em centros comerciais, centros de saúde, hospitais, farmácias e no seu site, com posters informativos que alertam para a curvatura da coluna e para a diminuição da altura como sintomas de osteoporose.

    Os profissionais começam por fazer uma medição da altura corporal e explicar que é preciso estar atento a esta medida, já que uma perda de 3 cm já pode ser sinal de osteoporose.

    (...)

    Além disso, pretende-se apontar comportamentos que reduzam a probabilidade de fractura osteoporótica e estimular o diagnóstico precoce da osteoporose. A sensibilização vai também percorrer hospitais, centros de saúde e farmácias,

    De acordo com Eugénia Simões, Presidente da SPODOM, “os hábitos como a falta de exercício, o sedentarismo, o consumo excessivo de tabaco, de café ou de álcool, bem como a diminuição do consumo de produtos com cálcio – como leite, queijo e derivados – são alguns dos factores que contribuem para o desenvolvimento de osteoporose.

    Neste momento o número de portugueses com esta patologia já chegou aos 800 mil.”

    (...)

    Todas as mulheres pós-menopáusicas e todos os homens com mais de 50 anos devem ser avaliados por um médico para determinar a existência de factores de risco para a doença.»

    (trazido do portal da saúde)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO ADICIONAL: PODERÁ LER O TEXTO NA INTEGRA NO "POSTE-ZERO"!

      Eliminar
  3. M/Caros Bloguistas!

    E pra justificar o motivo de aplaudir/abraçar o Projecto Rejuvenecer Tarouca (até lhe atribui um sapatinho!), aqui fica partes de um texto que trouxe do "Poste Zero" de Outubro:

    «Dia Mundial e Nacional da Osteoporose| Saiba como prevenir-se da doença

    (Publicado: 20 Outubro 2014)

    A osteoporose é uma doença conhecida por atingir principalmente as pessoas idosas, sendo mais comum entre as mulheres, mas podendo acometer homens acima de 50 anos. É uma doença crônica progressiva, caracterizada por uma diminuição da massa óssea e rompimento da arquitetura óssea, o que compromete a força do osso e propicia fraturas.

    Algumas medidas podem ser tomadas ao longo da vida para prevenir o desenvolvimento da osteoporose, como evitar sedentarismo realizando exercícios físicos, nem que seja uma leve caminhada diária, tomar sol por alguns minutos todas as manhãs, manter uma alimentação saudável, com equilíbrio nos nutrientes e caso necessário, acompanhamento médico para obter uma dieta equilibrada e evitar atitudes que aceleram a perda da massa óssea, como exagerar em bebidas alcoólicas e fumar.

    Para as pessoas que já tem a doença, praticar a atividade física contribui para a redução do risco de fratura de duas formas: uma, porque a força biomecânica que os músculos exercem sobre os ossos é capaz de aumentar a densidade mineral óssea; assim, exercícios com ação da gravidade parecem desempenhar importante papel no aumento e na preservação da massa óssea. E outra, porque a atividade física regular pode ajudar a prevenir as quedas que ocorrem devido a alterações do equilíbrio e diminuição de força muscular e de resistência. Caminhada, corrida, Tai chi chuan, subida de escadas e dança são atividades físicas nas quais ossos e músculos trabalham contra a gravidade. Antes da prática de exercícios mais intensos, é recomendável uma avaliação profissional para estabelecer os limites do paciente.

    Quem tem osteoporose?

    Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose destacam-se: idade, sexo, índice de massa corporal, estilo de vida e história familiar. É considerada um importante problema de saúde pública, já que é responsável por altos índices de morbidade e mortalidade de pessoas idosas, pois potencializa o risco de quedas e fraturas, que tem entre suas consequências isolamento, dependência funcional, imobilidade e institucionalização. Considerando o período de 2004 a 2013, foram gastos aproximadamente 650 milhões de reais com internações de pessoas idosas por fratura de fêmur no Sistema Único de Saúde (SUS).»

    (Continua)

    Assim, as actividades que se praticam no referido Programa, devem ser consideradas um investimento na SAÚDE (prevenção/tratamento de maleitas ditas séniores) e NÃO como um mero PASSATEMPO (ou extravagância de alguém).

    ATÉ BREVE!(se...)
    Profª Assunção Monteiro

    NB:APROVEITO PRA VOLTAR A INFORMAR QUE O M/SITE ESTÁ PRONTO, E SÓ AINDA NÃO SAIU PQ ESTOU À ESPERA DE UMA DECISÃO DO TRIBUNAL DE LAMEGO: RECORDO-VOS QUE SE VAI CHAMAR CdN: Cister do Norte!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SAIBA MAIS AQUI:

      - No Poste Zero de Outubro/14

      OU

      -«Fonte: Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/ Blog da Saúde» http://www.blog.saude.gov.br/cpuzi0

      Eliminar