Páginas

sábado, 18 de outubro de 2014

(43)17/OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA ERRADIÇÃO DA POBREZA NO MUNDO!(coisas...)


[TRAZIDO DO FB: DIÁRIO DE NOTÍCIAS (17/10)]


DIA ESPECIAL: DIA MUNDIAL ERRADICAÇÂO DA POBREZA!(os factos, os números...)



«Um em cada quatro portugueses está em risco de pobreza

Um em cada quatro portugueses está em risco de pobreza e quem recebe o salário mínimo ganha menos 12 euros do que em 1974 (descontando a inflação).

Quando se assinala o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza lembra também a organização não-governamental Oikos que mais de mil milhões de pessoas passam fome em todo o mundo e há 200 milhões de desempregados.

Portugal, ainda de acordo com a Pordata, era em 2011 o nono país da União Europeia com uma taxa de risco de pobreza mais elevada, havendo no ano passado 360 mil pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção, quase metade delas com menos de 25 anos.

Lembra-se também no portal que o país é o 6.º da União Europeia com maiores desigualdades de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres.

A propósito da efeméride que hoje se comemora outros números (Instituto Nacional de Estatística) são também pouco abonatórios para Portugal, como os que indicam que 29,3 por cento da população infantil encontrava-se em privação material no ano passado (privação material é quando um agregado não tem acesso a três bens de uma lista de nove considerados importantes).

São os números que indicam que o risco de pobreza das famílias com crianças dependentes se tem vindo a agravar, como se tem agravado a taxa de intensidade de pobreza, como se tem ainda agravado a diferença entre Portugal e a média da União Europeia, sendo que essa diferença é a de que enquanto na Europa o risco de pobreza se mantém estável em Portugal vai aumentando.

Ler Artigo Completo(Pág.1/2)
A N/MENSAGEM DO "DIA MUNDIAL DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA" NO MUNDO (17/10/2014):

LIDO NA CS:«PORTUGAL, É UM DOS PAÍSES EUROPEUS COM MAIORES DESIGUALDADES SOCIAIS!»


9 comentários:

  1. Estes debates sobre a pobreza e a cantina social da Santa Casa são importantes pois levam as pessoas a debater estas coisas aqui e pelos cabeleireiros, cafés, etc. Mas será que as criticas chegam aos que gerem os destinos cá do burgo?? Depois há outro problema, os debates espalham-se por vários postes. Mais organização sff!!

    POIS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as "coisas" chegam aos "gestores" não sabemos, mas gostavamos que chegassem pois (até agora) têmsido mais sugestões (com o intuito de melhor serviço ssem custos adicionais) do que críticas!Pois...

      Solicita "vocemecê" mais organização. Neste caso em concreto o que nos suger que seja feito?!

      E já agora uma pergunta: pertence à D. Maria Pinto?!

      Gratos pela sua colaboração!(e volte sempre)

      ProfAnónima

      NB:ATÉ OS "COLABORADORES" MAIS DIRECTOS DO TAROUCAndo TÊM QUE PROVAR QUE NÃO SÃO ROBÔS (se escreverem do lado de fora): ISTO ESTÁ LINDO!?

      Eliminar
  2. ERRATA À N/MENSAGEM:

    «LIDO NA CS:«PORTUGAL, É UM DOS PAÍSES EUROPEUS COM MAIORES DESIGUALDADES SOCIAIS!»

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  3. ERRATA À N/MENSAGEM:

    «LIDO NA CS:«PORTUGAL, É UM DOS PAÍSES EUROPEUS COM MAIORES DESIGUALDADES SOCIAIS!»

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  4. O DIA DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA NO MUNDO NÃO FOI CRIADO PARA:

    «IV – O Dia Mundial não é :

    13 – O Dia Mundial não é uma oportunidade para valorizar eleitos políticos, partidos, organizações públicas ou privadas, programas públicos ou pessoais, causas que não estejam ligadas ao Dia Mundial. E assim o Dia Mundial não deverá nunca ser :

    Uma tribuna para responsáveis políticos, administrativos ou associativos, embora eles sejam incitados a lançar reformas políticas ;

    Um fórum de associações, um Dia em que organismos, públicos ou privados, proclamam aquilo que fazem pelos mais pobres, um Dia de reivindicações ou de publicidade pessoais ;

    Um lugar onde pessoas em situação de pobreza venham exibir as suas desgraças ;

    Um fórum de associações ou de organizações sem que haja participação dos mais pobres.»

    TAMBÉM TAMBÉM PROPOSTO PELO Pe JOSEPH W., EM 17 DE OUTUBRO DE 1987, E RECONHECIDO MAIS TARDE PELA ONU, PARA SER IGNORADO.

    ENVIADO POR: VS (Vocês Sabem)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Dia Mundial não é uma oportunidade para valorizar eleitos políticos, partidos, organizações públicas ou privadas, programas públicos ou pessoais, causas que não estejam ligadas ao Dia Mundial. " deve ser por isto que é esquecido por tanta gente!!!!

      Eliminar
  5. Queria tanto falar da nova lei da habitação social, mas infelizmente não posso, "A página Web em http://taroucando.blogspot.pt/2014/10/4317outubro-dia-mundial-da-erradicao-da.html poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web."

    ENA (Esta Não Assino)

    ResponderEliminar
  6. Mas vamos lá saber: o banco Alimentar envia ou não alimentos para cá? Se sim, como se justifica que os jovens de Salzedas tenham que andar a fazer peditórios no comercio local para dar aos necessitados de lá???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SENHOR(A) DE SALZEDAS:

      O BANCO ALIMENTAR NÃO ENVIA ALIMENTOS PRA TAROUCA, PORQUE NÃO TEM CÁ NENHUMA "SECÇÃO".

      MAS, EM TAROUCA (NO MUNICIPIO DE TAROUCA), AS PESSOAS PODERÃO SOLICITAR UMA REFEIÇÃO DIÁRIA NA MESICÓRDIA LOCAL.

      DESCULPE(M) ESCREVER EM MAIÚSCULAS MAS DISSERAM-ME QUE QUANDO ESTAMOS ZANGADOS DEVEMOS ESCREVER ASSIM!(e a minha zanga prende-se pelo facto de eu estar a pensar de já termos falado disto pessoalmente...)

      Continuação de bom Fim-de-Semana!

      Assunção Monteiro

      Eliminar