Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

(41/B)A N/MENSAGEM PRÓ DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO/2014!(debate)

(trazido dos "diversos" de outubro:  post 1)

«A N/MENSAGEM PRÓ DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO/2014

Caros Bloguistas!

Nos finais do Século 20, quando íamos a um seminário sobre "A Problemática da Alimentação no Mundo", ouvíamos SEMPRE a mesma coisa:

-existe problemas associados à alimentação em praticamente em TODOS os países, sendo que os países do Sul do Equador, era por carência (fome); e ao Norte deste, era por excesso, provocando as doenças cárdio-vasculares, diabetes, obesidade, etc.

Por lá também era dito que os excedentes do Hemisfério Norte davam pra alimentar os Povos do Hemisfério Sul, mas não haviam transportes!....

Pois bem, o Sec. 20 passou e chagamos ao Sec. 21.
E agora o que se diz nesses Seminários?! Praticamente o mesmo que se dizia no século passado!:(

#

Neste momento, algumas ONGs denunciam que (na europa) alguns produtores e até algumas grandes superficies, deitam ao lixo os excedentes pra manter os preços mais elevados no consumidor! (por causa da tal lei da oferta e da procura)

##

E em Portugal como estão as coisas?!

Aqui existem algumas mudanças/retrocessos, pois se é verdade que continuamos a ter uma elevada prevalência das doenças ditas dos "países desenvolvidos", não é menos verdade que já temos muitos focos de pobreza extrema.

Aliás, o Sr Ministro da Saúde ainda muito recentemente admitiu que "estavam a chegar grávidas aos Hospitais subnutridas e com fome"!(mas foi dizendo que não tem de ser o seu ministério a resolver estas questões, e na verdade não é...).

Mas ainda antes deste alerta, outros organismos alertavam prá chegada de alunos à escola com fome! (convém não esquecer disto...)

[A este propósito, em 2010/2011, o Ex-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Sr Mário Ferreira, disse num discurso oficial "as crianças com fome e frio não aprendem...temos de estar atentos a estas situações!"]

Fruto destas evidências, algumas instituições foram-se "preparando", e hoje conhecem-se bom exemplos, diga-se!

###

E por Tarouca como estão as coisas?! 

Do que sabemos, pra fazer face a esta situação (à maior crise dos últimos 70/80 anos em intensidade e duração), Tarouca apenas se muniu da chamada "Cantina Social" (um serviço criado pelo ministério da solidariedade social) que oferece uma refeição por dia ao velhos e novos necessitados!(refeição que agrada aos utentes, diga-se em nome da verdade).

MAS SERÁ ESTE TIPO DE AJUDA 8a cantina social) SUFICIENTE PRA FAZER FACE A ESTA CRISE QUE JÁ NÃO EXISTE MEMÓRIA DE UMA "COISA" ASSIM?!

Sabemos que a resposta a esta questão NÃO é consensual, pelo que vamos lançar um novo debate TAROUCAndo! Participe!

Aquele Abraço!
Profanónima

«NB: A (NOVA) OBESIDADE INFANTIL É UM NOVO PROBLEMA, E ESTÁ PROVADO QUE MUITA DA OBESIDADE DE HOJE JÁ NÃO POR CAUSA DO "FAST-FOOD", MAS POR EXCESSO DE FARINHÁCIOS E FALTA DE LACTICÍNIOS, CARNE, PEIXE, FRUTA E LEGUMES!»

7 comentários:

  1. ERRATA/NB:«NB:A (NOVA) OBESIDADE INFANTIL É UM NOVO PROBLEMA, E ESTÁ PROVADO QUE MUITA DA OBESIDADE DE HOJE JÁ NÃO POR CAUSA DO "FAST-FOOD", MAS POR EXCESSO DE FARINHÁCIOS E FALTA DE LACTICÍNIOS, CARNE, PEIXE, FRUTA E LEGUMES!»

    ResponderEliminar
  2. NA SEQUÊNCIA DO QUE DISSE NA ÚLTIMA AM, DIGO:

    -Eu naturalmente que volto a dizer que Tarouca precisa de ter uma secção do Banco Alimentar, por forma a garantir um cabaz mínimo garantido (todos os meses) com BENS ESSENCIAIS às famílias carenciadas.
    E este tipo de apoio em nada colide com o apoio da Cantina Social, que ficava destinada a outros públicos alvo: pessoas doentes, homens sózinhos que não sabem cozinhar, etc.

    -Quanto aos alunos, urge "fabricar-se" um lanche que é pago pelos alunos conforme o escalão do subsídio (100%-50%-0%): tal como já é feito há quase 2 anos nas Escolas de Viseu.

    MUITO BOA NOITE!

    Profª Assunção Monteiro

    NB:O "SEMINÁRIO" SOBRE OS PAPAGAIOS VAI SER PRÓS LADOS DO PORTO!

    ResponderEliminar
  3. ERRATA2: «[A este propósito, em 2010/2010, o Ex-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Sr Mário Ferreira, disse num discurso oficial "as crianças com fome e frio não aprendem...temos de estar atentos a estas situações!"]»

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO: I WORKSHOP DOS PAPAGAIOS

    VAI SER AMANHÃ (9 horas) NA EXPONOR-LEÇA DA PALMEIRA - PORTO

    PORTO-PORTUGAL

    ENTRADA GRÁTIS!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  5. É verdade que o senhor Mário disse isso.
    Mas lembra-se quando o disse? Só disse isso quando entrou este governo.
    E o que fez para resolver o problemas? Que eu tenha conhecimento não fez nada.
    As verdades custam ouvir mas têm de ser dita para que ninguém se esqueça!!

    ResponderEliminar
  6. (post em construção)

    [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA (17/10)]

    DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO E DE LUTA CONTRA A FOME

    «SEXTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO DE 2014

    «Papa condena especulação com preços dos alimentos

    O Papa Francisco apelou ao fim da especulação financeira com os preços dos alimentos e ao combate ao desperdício, como forma de superar o problema da fome no mundo.

    “Quem sofre com a insegurança alimentar e a subnutrição são pessoas e não números: precisamente pela sua dignidade de pessoas, estão acima de qualquer cálculo ou projeto económico”, escreve, numa mensagem enviada ao diretor-geral da organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, divulgada hoje pelo Vaticano.

    O Papa sustenta que para vencer a fome não basta atender às situações de emergência, mas é preciso “mudar o paradigma das políticas de ajuda e de desenvolvimento”, para além de “alterar as regras internacionais” em matéria de produção e comercialização de produtos agrícolas.

    “Até quando se vão continuar a defender sistemas de produção e de consumo que excluem a maior parte da população mundial até das migalhas que caem das mesas dos ricos?”, questiona.

    Nesse sentido, a mensagem pontifícia defende que “chegou o momento de pensar e decidir a partir de cada pessoa e comunidade e não desde a situação dos mercados”.

    Francisco sustenta, a respeito da celebração do Dia Mundial da Alimentação, que “a enorme quantidade de alimentos” que se desperdiçam, os “produtos que se destroem” e a “especulação com os preços em nome do deus lucro” são um dos “paradoxos mais dramáticos” dos dias de hoje.

    “Apesar dos avanços que se verificam em muitos países, os últimos dados continuam a mostrar uma situação inquietante, para a qual contribuiu a diminuição geral da ajuda pública ao desenvolvimento”, acrescenta o texto.
    A FAO propôs este ano uma reflexão sobre a agricultura familiar e o Papa convida a comunidade internacional a “reconhecer cada vez mais o papel da família rural e a desenvolver todas as suas potencialidades”.

    Francisco lamentar que “as normas e iniciativas” em favor da família estejam muito longe de responder às “exigências reais”, pedindo que as reflexões deem lugar a decisões “concretas”.

    O texto recorda as vítimas dos conflitos e da crise global, que atinge em particular os pobres, sublinhando ainda a importância de “preservar a criação” como um bem de que depende “a vida da família humana”.
    In agência ecclesia»

    ResponderEliminar