Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

(2)DIA MUNDIAL DO IDOSO!(artigo de opinião)

[(texto 3) TRAZIDO DO BLOG SALPICOS (1/10)]

«DIA MUNDIAL DO IDOSO!

O envelhecimento continua a ser visto como uma condição de profunda degradação. Os idosos são infantilizados e desvalorizados como se fossem excluídos sociais.

Cabe-nos a todos, e particularmente a nós psicólogos, contribuir para a construção de uma nova imagem associada ao envelhecimento. À medida que a pirâmide do envelhecimento se transforma num rectângulo devemos compreender que a faixa etária dos 65 aos 80 engloba um número cada vez maior de pessoas cujas qualidades e competências se mantêm suficientemente activas para serem cidadãos tão válidos como quaisquer outros.

Os cuidados de saúde mental nesta faixa etária são extremamente negligenciados. De acordo com as estatísticas os idosos sofrem menos perturbações psiquiátricas do que os outros adultos; contudo empiricamente é possível perceber que as estatísticas não correspondem à realidade. Esta discrepância assenta, na minha opinião, em dois factores fundamentais: por um lado, são efectivamente diagnosticadas menos as doenças psiquiátricas graves a eclodirem em idades avançadas e por outro, as perturbações psicológicas são genericamente consideradas “normais” e consequentes aos efeitos do envelhecimento.


Há, na minha opinião, dois problemas fundamentais. O primeiro prende-se com a inexistência de critérios de diagnóstico devidamente aferidos para as pessoas de idade avançada. O segundo está relacionado com a ignorância e a reduzida informação sobre os efeitos do envelhecimento generalizados, gerando confusões frequentes entre o efeito da idade e as perturbações psíquicas. É frequente diagnosticarem-se patologias cerebrais orgânicas deficitárias, em vez de se compreender a complexidade das dinâmicas conflituais. Esta situação ocorre, no meu entender, demasiado frequentemente, e impede uma intervenção adequada, tendo consequentemente um impacto negativo sobre a qualidade de vida dos mais velhos.

POSTADO POR ANA ALMEIDA ÀS 22:48 »

QUEM DISSE:

1-«O GRANDE DO SÉCULO 21 É DAR VIDA AOS ANOS E NÃO ANOS Á VIDA!»?!

2-«TRANSFORMEM OS LARES EM CASAS E NÃO EM PRISÕES!»?!

7 comentários:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL

    Pra assinalar este dia, a Misericórdia Local vai promover um "Encontro Interinstitucional", nas suas instalações, pelas ? horas.

    (fonte. "agenda de eventos da cmt)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. OUTRA INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Pra saber mais sobre a problemática do idoso (de hoje), leia os seguintes postes:

    -Post 45 de Set: Dia Mundial do Alzaimer e outras demências (21/9):

    -Post 59 de Set: E Porque Hoje É Domingo: Idosos vs Lares!

    -POST 3 de Out: Dia Mundial do Idoso: direitos/estatuto do idoso!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. «O envelhecimento continua a ser visto como uma condição de profunda degradação. Os idosos são infantilizados e desvalorizados como se fossem excluídos sociais.»


    Não sabia que havia mais gente a pensar assim!...

    A. Monteiro

    ResponderEliminar
  5. «À medida que a pirâmide do envelhecimento se transforma num rectângulo devemos compreender que a faixa etária dos 65 aos 80 engloba um número cada vez maior de pessoas cujas qualidades e competências se mantêm suficientemente activas para serem cidadãos tão válidos como quaisquer outros.»

    Julgo que, até agora, só os "ginásios privados" e as "empresa turísticas" conseguiram ver (e bem) um grande potencial neste grupo de pessoas.

    Assim, o problema coloca-se com MAIS força prós idosos que auferem a reforma minima que mal dá pra comer e prós medicamento!sPois...

    A.Monteiro

    ResponderEliminar
  6. QUEM DISSE:

    1-«O GRANDE DO SÉCULO 21 É DAR VIDA AOS ANOS E NÃO ANOS Á VIDA!»?!

    2-«TRANSFORMEM OS LARES EM CASAS E NÃO EM PRISÕES!»?!

    3-«TEMOS QUE TER CUIDADO COM OS IDOSOS, POIS ESTÁ PROVADO QUE EM PERÍODOS DE CRISE OS MAIS VULNERÁVEIS (crianças, idosos e doentes) SÃO OS MAIS ESQUECIDOS!»?!

    4-«TEMOS QUE TER CUIDADO COM DISCURSOS DIVISIONISTAS: DESEMPREGADO /EMPREGADO, POBRE/RICO, VELHO/NOVO!»?!

    VOCÊS SABEM

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO/CURIOSIDADE:

    A Malta do TAROUCAndo sabia que muitos eram os Tarouquenses que gostavam de debater a questão dos Idosos do Concelho/País.

    É verdade que nunca fizemos (formalmente) esse debate, mas devido ao Dia Mundial do Alzhaimer e do Dia Mundial do Idoso, fizemos alguns postes onde esperavamos que esse "debate" acabasse por acontecer de forma natural (postes 2,3 e 11). Afinal, verificamos que tal só aconteceu aqui (post 23)

    Prá Malta do TAROUCAndo, o importante é ele tenha ocorrido, e desde já adiantamos que alguns dos n/colaboradores(?) receberam os parabéns, por este facto.

    Desde já agradecemos a todos que manifestaram as suas preocupações e/ou deram as suas sugestões. Mas julgamos que este assunto já foi suficiente debatido/falado, pelo que vamos dá-lo por encerrado, sem antes dizer que: «tudo indica que estamos a entrar num novo paradigma de se "olhar", prá população sénior, e isso parece.nos bem!

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    ResponderEliminar