Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

(31)HOJE: DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS MENTAIS!(10/10)

DIA ESPECIAL: COMO HOJE SE ASSINALA O DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS MENTAIS, AQUI DEIXAMOS A /MENSAGEM:


Como está a Saúde Mental?

Comemora-se no dia 10 de Outubro o dia mundial da Saúde Mental. Deve-se agora fazer uma reflexão sobre a saúde da Saúde Mental em Portugal e no Mundo.

Até agora as perturbações como a Depressão, Ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo ou a Perturbação do Pânico, eram vistas como desequilíbrios químicos do cérebro. Esta visão levou, segundo estudos da Direção Geral de Saúde, a que fossem vendidos em Portugal por receitas do SNS, só no ano de 2103, 19 milhões de caixas de psicofármacos, este numero não contém as receitas passadas pelo setor privado.

Uma nova visão sobre a saúde mental está agora a mudar a forma como se encara o tratamento das perturbações que mais limitam a felicidade do ser humano.

A Depressão e a Ansiedade, são de facto estados perturbadores e não desequilíbrios químicos. As pessoas que sofrem de Depressão ou outra forma de perturbação emocional, são pessoas que vivem estados emocionais tão fortes que não se conseguem dissociar facilmente. A causa desta condição é a força emocional das experiências que viveram no seu passado. Experiencias como traumas, violência infantil, bullying, divórcios, maus tratos diversos, podem ser vividos com uma intensidade tal, que se torna difícil ultrapassar a dor que elas nos trazem. Estas emoções que não ultrapassamos, como o medo, a mágoa, a tristeza, ao longo do tempo destroem a nossa qualidade de vida, limitando-nos na nossa liberdade em seremos felizes.

As pessoas que não conseguem ultrapassar as dificuldades do passado, não são as mais fracas, mas sim as que mais sentiram a dor ou o medo dessas experiências.

Que ajuda é que esta nova abordagem pode trazer ás pessoas que sofrem?

Esta nova abordagem permite-nos compreender que a única intervenção eficaz é a alteração na perceção das memórias, nas imagens mentais e nas representações mentais das experiências perturbadoras. Isto faz-se com técnicas de psicoterapia sem uso de medicação nem internamento.

A Clínica da Mente ao estar na vanguarda deste novo conhecimento, disponibiliza a todas as pessoas soluções terapêuticas eficazes e eficientes, que pode ser consultadas no site www.clinicadamente.com


DIZEM POR AÍ, QUE ALGUÉM ESCREVEU A FRASE QUE SE SEGUE, À ENTRADA DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO FRANCÊS:« NEM TODOS OS QUE O SÃO CÁ ESTÃO; NEM TODOS OS QUE CÁ ESTÃO O SÃO!»

8 comentários:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL: CONCEITO UNIVERSAL DE SAÚDE

    "Saúde, é o pleno bem-estar físico, Psiquico e Social, e não apenas a ausência de enfermidade» (OMS)

    ResponderEliminar
  2. UMA PERGUNTA:

    Um tal Seabra, que usou um saca-rolhas, pra torturar o seu "amigo/amante", afinal é "mentalmente são" (como diz o psiquitra de acusação) ou é doente (como diz o psiquiatra contratado pelo advogado de defesa)?!?!

    Muito obrigada a quem souber e quiser responder-me!

    Simplesmente "A"

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente continua a haver muito estigma em relação às doenças mentais. Até os politicos contribuem para isto, quando "atiram" sobre o adversário pedradas contendo doenças mentais.
    As mais frequentes são a esquizofrenia (quando não cumprem com as promessas eleitorais, como se algum deles cumprissem) e outra é a doença da moda: a bipolar.
    Curiosamente, ainda não ouvi ninguém chamar de "cegueta", porque não vê as consequências da auteridade ou "perneta" aos que legislam sem sair do conforto dos seus gabinetes.
    Estou em crer que se tal acontecesse, as associções de defesas dos doentes com estas "doenças" se punham em bicos de pé (e com razão). Mas como eles se "metem" com os def. mentais, ninguém diz nada.
    Era só isto que eu gostava de dizer.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dizido!!! Agradeço ter ficado a saber que existem doenças da moda. A minha também está na moda:falta de dinheiro. Alguém me querer receitar alguns comprimidos??kkkk

      Eliminar
    2. Acredite se quiser:mas existem, de facto, doenças da moda. Ou antes: diagnósticos da moda. Nas crianças em idade escolar, as últimas "modas" que surgiram foi a "sobredotação" e a "hiperactividade". Nos adultos é a "bipolar" e a "falta de dinheiro"! ;)

      ENA (Este Não Assino)

      NB:SEMPRE QUE A INDUSTRIA FARMACEUTICA DESCOBRE UM NOVO PRODUTO, SURGE LOGO UMA DOENÇA...DA MODA!

      Eliminar
    3. Comprimidos não receito, mas posso receitar-lhe supositórios desde que me dê alguns dos seus dados pessoais:idade, peso, diâmetro, etc,,,

      Eliminar
  4. A sobredotação também é uma doença? Tem a certeza??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SOBREDOTAÇÃO NÃO É DOENÇA NENHUMA

      Esta questão surgiu por dois motivos e pelos vistos criou-se aqui uma confusão, que importa esclarecer:

      -primeiro, para mostrar que existem tendências/modas (até na medicina); segundo, porque quando apareceu uma lei a falar desta questão, apareceram "crianças sobredotadas" aos magotes: eu acredito/sei que elas existem, mas não são assim tantas, Graças a Deus!

      ENA

      Eliminar