Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

(24)METEOROLOGIA: AGRAVAMENTO DO ESTADO DE TEMPO!(aviso laranja...)

[TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (7/10)]

METEOROLOGIA:  NÃO ESQUEÇA DE LEVAR O GUARDA-CHUVA!(pode dar jeito...)

«CHUVA FORTE E TROVOADA ATÉ QUINTA-FEIRA!

Chuva forte e trovoada até quinta-feira

Chuva forte e trovoada até quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o aviso de riscos causados pelo mau tempo, devido a chuva forte e trovoada, em oito distritos, passando-o para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

Ao início da tarde de hoje, os oito distritos já estavam sob aviso laranja
  
De acordo com o IPMA, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja até quinta-feira, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e que poderão ser pontualmente acompanhados de trovoada.

Nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, o aviso laranja vigora até às 09h00 de quinta-feira, enquanto nos distritos de Viseu, Vila Real, Leiria, Aveiro e Coimbra vigora até às 12h00 de quinta-feira.

Ao início da tarde de hoje, os oito distritos já estavam sob aviso laranja.

Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra estão ainda sob alerta amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros até às 12h00 de quinta-feira.

Bragança, Guarda, Santarém e Castelo Branco estão sob aviso amarelo, vigorando o alerta para Bragança até às 09h00 de quinta-feira, e na Guarda, Santarém e Castelo Branco até às 12h00 de quinta-feira.

O distrito de Lisboa está em alerta amarelo até às 15h00 de quarta-feira e o distrito de Portalegre até às 18h00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica integra um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje ao início da tarde um aviso à população na sequência das previsões de agravamento das condições meteorológicas em todo o país, com chuva e aguaceiros, por vezes fortes, nos próximos dias.

Lusa/SOL»


3 comentários:

  1. EM DESTAQUE: RETIRADO DO TEXTO DO POST:

    «De acordo com o IPMA, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja até quinta-feira, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e que poderão ser pontualmente acompanhados de trovoada.»

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO:

    «O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica integra um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.»

    NB:PODERÁ LER NO "POSTE ZERO", O TEXTO NA TOTALIDADE!

    ResponderEliminar
  3. ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O ÉBOLA E A METEOROLOGIA:

    NO NOTICIÁRIO DAS 22:30 DA TSF FOI DITO:

    1-Existe a suspeita de um novo caso em Espanha!(são ambos profissionais de saúde que trataram o padre que acabou por falecer)

    2-Um dos infectados que estava internado num Hospital nos EUA, acabou por falacer esta tarde! (tinha ido visitar os famíliares a serra leoa)

    2.1-Os EUA vão enviar 700 militares pra Serra Leoa, pra construirem um hospital especifico prás pessoas infectadas.

    3-O Reino Unido está a preparar um avião com muito material de "combate":são essencialmente equipamentos pra proteger o pessoal médico que estão a trabalhar nas 3 regiões mais afectadas! (já não era sem tempo que a europa "acorda-se"...)

    4-Em Portugal, vão ser reforçados os procedimentos a partir de Sexta-Feira!

    4.1-Os Agentes que trabalham nos aeroportos, e demais Funcionários, pedem mais meios (sala profilática?)

    4.2-Pelo Facebook, circulavam notícias que pOrtugal só ia receber aviões com pessoas inhectadas a bordo, nos aeroportos de Lisboa e açores. Mas até agora não foi possível conformar estas notícias.

    5-Quanto ao "estado do tempo", os meteorologistas continuam a alertar pra mau tempo até 5ª feira!

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    ResponderEliminar