Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2014

(23)FIGURAS DA 1ª SEMANA DE OUTUBRO/2014!

(trazido do post 10 de outubro/2014)

FIGURAS TAROUCAndo DA 1ª SEMANA DE OUTUBRO/2014!(versão final)

1-MISERICÓRDIA DE TAROUCA (+): Pois assinalou o Dia Mundial do Idoso, promovendo um "dia diferente", ao convidar idosos de outras IPSS! A de Mondim da Beira esteve presente! (pelo facebook já circulam as fotos onde se pode ver as actividades realizadas pelos participantes)

2-ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS ANIMAIS DE TAROUCA (+): Pois assinalou o Dia Mundial dos Animais. Está provado que em tempos de crise, os mais frágeis (sem saúde, sem poder reinvindicativo,...) são os mais prejudicados. Neste lote incluem-se, naturalmente, também os animais, onde o abandono aumentou muito por causa da emigração, etc.

3-ESCOLA DE MOIMENTA DA BEIRA(+): Volta a ser eleita pelos bons resultados alcançados pelos bons indicadores dos seus alunos ao Ensino Superior: basta dizer que 6 dos seus alunos conseguiram notas (internas e nos exames nacionais) pra entrarem em Medicina onde as médias são o que se sabe. Além disso, conseguiu que 88% dos alunos entrassem na 1ª fase, sendo que mais de 60% entraram na 1ª opção.

3.1-Recordamos que no ano passado esta escola foi eleita por ter reduzido a zeros o Abandono Escolar, no Ensino Básico. Estes são exemplos que mostram/provam que se pode combater "a interioridade" com os projectos adequados à realidade!

4-FENPROF (+): Pois, através do seu Presidente, veio denunciar os problemas na Educação Especial, muito concretamente ao nível da formação inicial de Professores.

5-ALTERAÇÕES À COMUNICAÇÃO SOCIAL(+): Pois estão a ser estudadas formas de garantir a isenção da CS, quando esta esteja em causa por questões de ordem económicas dos seus agentes! Aguardemos....

6-A CRIAÇÃO DA PLATAFORMA PRA DENUNCIAS "CERTAS" PRAXES(+): Pois reconhecemos que foi uma boa ideia e parece estar a colher bons frutos! Recordamos que os problemas nas praxes não se resumem apenas ao caso do Meco!(...)

7-ALGUNS PARTIDOS DE ESQUERDA (CDU, PV, BE): Pois queriam retirar os bustos de alguns PR, de uma exposição alusiva ao Centenário da República. Porque lá está: se também nós os consideramos "ditadores", entendemos que não se devem tratar assim os factos (bons e maus) da História de um País!

8-MINISTRA DA JUSTIÇA (-): Pois demorou MUITO tempo a falar pró Povo (assegurar que nenhum processo tinha desaparecido) e em criar o normativo pra impedir as ditas prescrições!

9-MINISTRO DO AMBIENTE(-): Pois sabemos como está a ser feita a reflorestação da área ardida em 2013: Muitos eucaliptos e pinheiros e poucas ou nenhumas folhosas, pelo que estamos a "construir (novos) barris de pólvora"! Motivo pra perguntar: quando vamos aprender com os erros do passado?!

9.1-EXTINÇÃO DA SECRETARIA DAS FLORESTAS (e desenvolvimento rural):????


Aqui estão os "eleitos" pra desta semana, diga-nos agora da sua justiça!

Aquele Abraço
ProfAnónima

NB: AINDA FORAM CONSIDERADOS MAIS QUATRO ELEMENTOS/FIGURAS, MAS ACABARAM POR NÃO SER ELEITAS POR FALTA DE DADOS OU NÃO SABÍAMOS PRA QUE LADO PENDIA MAIS O FIEL DA BALANÇA. A SABER:

A-O NOVO LÍDER DO PS: Pois está a cumprir a promessa de UNIR O PARTIDO (pois ver um politico a cumprir com as promessas eleitorais é tão raro, que achamos isto positivo); Mas o certo é que continuamos sem lhe ouvir uma única IDEIAS pró País!Aguardemos...

B-FESTEJOS DE S.MIGUEL (2º FDS): Sobres os Festejos/2014 já muito se disse (80% foram sugestões e não críticas): as pessoas gostaram das  INOVAÇÕES introduzidas este ano, mas continuam a querer que a Organização mantenha a tradição dos Cavalos da tarde de S. Miguel!(até pq estes festejos não têm procissão...)

C-MEC: Porque se é verdade que já se notam melhorias nos Resultados Escolares (e se duvidas houvesses os bons resultados nas Olimpíadas Internacionais provam-no); Não é menos verdade que a (não) SOLUÇÃO encontrada pra resolver o problema da ordenação na BCE, está cheia de desumanismo pra com os Professores e as suas Famílias!

D-NOVAS POLITICAS DOS IDOSOS: Pois se achamos positivos que se comecem a criar incentivos pra que as "familias activas" possam tomar conta dos seus familiares idosos; Não podemos esquecer o estudo saído da UE que veio mostrar que os portugueses chegam à idade sénior em "muito mau estado de saúde", muito por culpa de "lacunas" ao nível dos cuidados primários!(e tb por isto lamentamos a "paragem" da carrinha da saúde local e não só)

35 comentários:

  1. ERRATA:

    «3-ESCOLA DE MOIMENTA DA BEIRA(+): Volta a ser eleita bons indicadores dos seus alunos ao Ensino Superior (resultados finais): basta dizer que 6 dos seus alunos conseguiram notas (internas e nos exames nacionais) pra entrarem em Medicina (...)»

    ResponderEliminar
  2. O problema não está ter ou não procissão. O problema está em querer acabar com a tradição da corrida de cavalos.

    Parabéns à escola de MB!

    ResponderEliminar
  3. Volto a dizer que acho interessante a eleição das figuras. Mas acho que havia de haver mais rigor. Não é porque alguém faz uma atividade que é logo eleita,havia de ser avaliado a impotância e como decorreu a atividade. No dia do Idosos, fizeram-se atividades que deviam ser dinamizadas todos os dias e outras 3 vezes por semana, e não de ano a ano, no dia do Idoso. O dia do Idoso é TODOS os dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a) Rigoroso(a):

      Então acha que basta fazer uma actividade pra ser logo eleito?!
      "olhe que não...olhe que não"......

      O problema inicial das comemorações do Dia do Idoso, surgiu quando saiu a nova Agenda de Eventos da CMT e por lá era dito que, ete ano, este dia ia ser assinalado com um "Encontro Interinstitucional" (entendido como mais um desfile de individualidade e o respectivo respato...). Ora o que aconteceu NÃO foi nada disto (ver blog asas da montanha), pelo que resolvemos "premiar" esta iniciativa.

      E se também concordamos que TODOS os dias, são dias dos Idosos, também entendemos que não é suposto NINGUÉM andar sempre em festas!

      Gratos pela sua participação!

      ProfAnónima

      Eliminar
    2. Desta vez a Profanónima não está a ver a questão de fundo ou não quer ver??

      Como já referi muitas das actividades promovidas no dia do Idoso, por ser dia de festa, deviam ser promovidas frequentemente para bem estar dos idosos, tanto fisicamente como mentalmente, como por exemplo jpgos de cartas e jogos de bócia. Mas nada disto substitui a fisioterapia, mas isto são contas de outro rosário,,,

      É preciso assinar?

      Eliminar
    3. Sempre a a fugir do essencial das questões. Assim não vai longe, nem você nem o seu blog.

      Eliminar
    4. É com muita pena que noto que existe alguma injustiça nas nossas instituições do concelho relativamente ao tratamento dos Idosos
      como disse o Papa Francisco - "Transformem os Lares em casas e não em prisões"
      eu penso e concordo e vou mais alem, não pensem tanto em festas ou datas, trabalhem no dia-a-dia para o bem-estar fisico, mental e habitacional/Institucional do Idoso e não para o bem de Uma ou Algumas ditas Individualidades que so querem promover a si

      Eliminar
    5. Caro(a) Anónimo(a) das 8:20:

      É verdade que as minhas "bistas" (de tanto uso) já não Vêem como viam:mas ainda vão vendo alguma coisa: acredite!

      Agora, se é verdade que algumas pessoas só vêem o que querem ver, não é menos verdade que outras não querem ver o óbvio...porque "não"!(é a única conclusão a que se pode chegar...).

      Gratos pela sua participação!

      ProfAnónima

      Eliminar
    6. Caro(a) Anónimo(a) das 18:20:

      Vemos no seu comentário uma acusação profundamente injusta!(*)

      Quanto ao futuro deste blog, vai depender muito dos seus donos/moderadores; mas vai depender MUITO mais dos seus colaboradores e leitores: acredite!

      ProfAnónima

      (*)ACREDITE SE QUISER, 2/3 COMENTÁRIOS RELATIVOS À QUESTÃO DOS IDOSOS DESTE PAÍS, CHEGARAM-NOS POR LINHAS TRAVESSAS!....

      Eliminar
    7. Caro(a) Anónimo(a) das 22:25h

      Por que diz que "noto alguma injustiça" nesta matéria?! Mas a ser assim, pq não apresenta sugestões pra que eventualmente sejam corrigidas?!

      Gratos pela sua participação!

      ProfAnónima

      NB:É N/ENTENDIMENTO QUE É MUUUITO IMPORTANTE A EXISTÊNCIA DE CERTOS DIAS ESPECIAIS E QUE AS "FESTAS" (se qb) TAMBÉM SÃO IMPORTANTES:POR QUE RAZÃO TODOS OS LARES TÊM ANIMADORES SÓCIO-CULTURAIS?!(julgamos que vale apena pensar nisto...)

      Eliminar
  4. UMA PERGUNTA:

    Alguém nos sabe a razão de voltarem a procurar (com tanta intensidade) o post 67, de 26 de Setembro/13?!

    ESTE:«(67)VALDEMAR PEREIRA ARRANJA 4 APOIANTES DE PESO?!(dizem que sim...)»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAMOS QUE:

      Até ao momento ainda NÃO recebemos nenhuma explicação pra este facto!:(

      ProfAnónima

      Eliminar
  5. O desaparecimento da Sec. de Estado da Floresta diz muito da importância que este governo dá à floresta Mas infelizmente temos muitas autarquias do interior que também não lhe atribuem importância nenhuma, e não é preciso ir muito longe!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a) das 13:19H:

      Quanto ao desaparecimento/EXTINÇÃO(?) da Secretaria de Estado da Floresta, ainda MUITO pouco se pode dizer/concluir, pois ainda muito pouco foi dito.

      Quanto ao empenho (ou falta dele) por parte das Autárquicas, só posso falar do caso da Câmara de Lamego, pra dizer que concebeu um projecto com cabeça, troncos e membros pra reflorestar a Serra das Meadas! (e por isso mesmo já foi "eleita" positivamente há coisa de um ano)

      Gratos pela sua participação!(e volte sempre...)


      ProfAnónima

      Eliminar
    2. Para os que andam preocupados com o paradeiro da ministra Cristas, vejam a última pág. do Correio da Manhã de hoje: vai criar incentivos fiscais para os agricultores que se dediquem ao cultivo de árvores de crescimento mais lento!! E esta heim??

      Eliminar
    3. Será que existe um real interesse em resolver o problema dos fogos? Os fogos mexem com muitos interesses. Primeiro diziam eram os madeireiros e agora dizem que são as empresas de combate. Porquê que os estado em vez de comprar submarinos e drones não investe em canaderes de combate a fogos florestais???

      Eliminar
    4. Não sei se a Ministra Cristas percebe muito ou pouco de florestas, mas não perde oportunidade de marcar presença (activa) nos eventos com ela relacionada. Se duvidam, vejam o correio da manhã de hoje (pág ?), onde aparece ela a plantar árvores autóctones, na Serra do Caramulo-Distrito de Viseu!

      A.Monteiro

      Eliminar
  6. Devo dizer que sou a favor de dias especiais, muito especialmente para expor situações que estão "escondidas" durante o ano. Vejam, se não fosse o dia do Idoso, não estaríamos aqui todos a debater este tema tão pertinente, embora alguns comentários, espremidos dizem muito pouco pois acusam as instituições de injustiças", sem fundamentarem essa opinião.
    Eu não conheço nenhuma injustiça, mas reconheço que temos de começar a olhar para os idosos da nossa terra com outros olhos. Não se pode aceitar que sejam admitidos pessoas de outras localidades e depois termos que recorrer ao lar de Armamar para os nossos familiares. Isto parece-me um absurdo pois todos ficamos a perder, principalmente os idosos que assim terão menos visitas.

    Parabéns ao Taroucando por este debate tão importante.

    José S.

    ResponderEliminar
  7. Onde anda a Ministra da Agricultura? Extinguiu-se? Foi de férias? Recolheu-se a algum mosteiro? Ninguém ouve falar da senhora ministra. Por isso o Secretário de Estado da Floresta só segue o exemplo da sua chefe.
    Ai se os agricultores tivessem a sua "Fenprof!" Acreditem que tinham motivos mais que suficientes para manifestações, greves, tempo de antena...
    Tanta coisa do CDS com a agricultura quando em campanha e ... tem-se visto! Ou melhor, nada para ver!
    Vejam quanto pagam ao agricultor por um quilo de batatas ou de maçãs e depois concluam. Uma vergonha.
    Uma não-política agrícola é o que tem existido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó ANÓNIMO(A) DAS 00:53

      Realmente também tenho notado que a Ministra Cristas anda muito fugida. Nos últimos temos, ou aparece no Bananal do CM (a comer) ou não aparece em mais lado nenhum.

      Será que é ela a quem o Advogado da "sempre em forma" ameaçou meter em Tribunal?! :D

      No caso de não saber, esta Ministra sempre foi e continua a ser a "menina bonita" dos portugueses: veja as sondagens! O resto é conversa fiada!

      ASSINA: VOCÊ SABE!

      NB:QUANTO AO PREÇO QUE É PAGO AOS AGRICULTORES TAMBÉM ME PREOCUPO BASTANTE, E FOI JUSTAMENTE POR ISSO QUE HÁ MTO ME TENHO DEBATIDO PELO MERCADINHO EM TAROUCA!:P

      Eliminar
    2. UMA PERGUNTA:

      Será correcto "meter" o sector das Florestas na pastas da Agricultura?! Bem sei que a Ministra Assunção Cristas dá conta do recado. Mas não seria mais lógico inclui-las na pasta do Ambiente?!

      É verdade que este Ministério está muito "apagado", mas, era uma forma de o "acender", com um assunto útil pró País! (mas sem mais taxas....)

      A.Monteiro

      Eliminar


    3. O seu comentário ficará visível após aprovação

      Eliminar
    4. SOBRE A "SUA" FENPROF, VEJA O N/COMENTÁRIO MAIS ABAIXO!

      Eliminar
    5. Porquê tanto falatório sobre a Minitra da Agricultura e sobre a Ministra da Justiça nada se diz?! É por uma ser morena e outra loira???

      VS

      Eliminar
    6. Para os que andam preocupados com o paradeiro da ministra Cristas, vejam a última pág. do Correio da Manhã de hoje: vai criar incentivos fiscais para os agricultores que se dediquem ao cultivo de árvores de crescimento mais lento!! E esta heim??

      Eliminar
  8. Relativamente à problemática dos idosos, gostei particularmente da proposta de se aproveitar as instalações onde funciona a junta de Tarouca, e fazer-se lá um espaço de convivio. Julgo ter lido isto no poste 1 ou 2, mas agora já não vejo essa sugestão. Foi retirada por sua iniciativa ou a pedido de alguém??
    Imagino que os donos deste bloger sejam sujeitos a muitas pressões, mas quero pedir uma coisa, NÃO CEDAM A PRESSÕES NEM A PEDIDOS DE ALGUÉM!!! Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a) das Pressões:

      Tem razão quando diz que surgiu por aqui a proposta transformar /adaptar o espaço da junta num centro de convivio de idosos autónomos (a proposta inicial era construir esse espaço na 3ª fase do Centro Paroquial, note-se). Mas realmente esses comentários/sugestões "fugiram" ou estão "escondidinhos", pois também não os encontramos!

      Bom, mas desde já asseguramos que NÃO fomos nós a elimina-los, até porque aqueles comentários apenas veiculavam SUGESTÕES!

      Gratos pela sua colaboração!

      ProfAnónima

      Eliminar
  9. A "SUA" FENPROF:

    Não nos parece correcto "oferecer" a Fenprof (ou outra colectividade) a ninguém.

    Mas sobre a Fenprof, aliás sobre o motivo de ter sido eleita, pela positiva (desta vez), prende-se com o facto da posição que tomou relativamente às n/crianças mais "desprotegida" pelo sistema educativo: as ditas NEEs (as que apresentam Necessidades Educativas Especiais).

    Falava então, o líder da Fenprof (num forum recente da TSF), o quão "esquecidas" tem sido estas crianças, principalmente nos ultimamentes!...

    Mas mais importante do que ilencar problemas e proferir acusações, (desta vez) o Dr Mário Nogueira apresentou algumas soluções, nomeadamente alertando prá necessidade dos professores ter umas "pinceladas" em Ensino Especial logo na Formação Inicial!(mas disse mais...)

    Gratos pela sua participação!(apesar de todos os ataques explicitos e implicitos contido no seu comentário.)

    ProfAnónima

    NB:CONCORDÁMOS INTEIRAMENTE QUE EXISTAM SINDICATOS QUE REPRESENTEM OS AGRICULTORES PORTUGUESES; MAS CONCORDAMOS MUITO MAIS QUE O "SISTEMA" CRIE EQUIPAS QUE OS APOIEM A CONCEBER PROJECTOS PRÁ UE E QUE SE CONSTRUAM "MERCADINHOS LOCAIS", PRA QUE POSSAM ESCOAR OS CHAMADOS "EXCEDENTES", CONSEGUINDO ASSIM UM EXTRA ÀS SUAS PARCAS REFORMAS!

    ResponderEliminar
  10. A ideia do "mercadinho municipal" é a todos os títulos positiva. Mas será a solução que a agricultura precisa? Onde está a política agrícola deste país? Houve ou não partidos que fizeram da agricultura uma bandeira eleitoral? E quando chegaram ao poder, que é deles???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia do "mercadinho semanal" foi positiva mas só terá pernas para andar se for divulgado, como fez Moimenta da Beira, e os agricultores sensibilizados quanto aos objectivos deste, caso contrário vão dar razão a todos aqueles que não o queriam! (penso eu de que...)

      Eliminar
  11. Depois de ler tudo o que aqui foi dito, só posso concluir duas coisas:

    # A construção da creche foi um erro.

    # Em vez da creche o Mário Ferreira devia de ter construido lar para os idosos.

    VS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo. Mas caso o Sr Mário tivesse optado pelo lar de idosos iam surgir os mesmos obstáculos quanto a protocolos com a Segurança Social de Viseu. Em Tarouca ninguém pode fazer nada que colida com os interesses de certas pessoas/famílias.

      VC

      Eliminar
  12. Para os que andam preocupados com o paradeiro da ministra Cristas, vejam a última pág. do Correio da Manhã de hoje: vai criar incentivos fiscais para os agricultores que se dediquem ao cultivo de árvores de crescimento mais lento!! E esta heim??

    ResponderEliminar
  13. INFORMAÇÃO/CURIOSIDADE:

    A Malta do TAROUCAndo sabia que muitos eram os Tarouquenses que gostavam de debater a questão dos Idosos do Concelho/País.

    É verdade que nunca fizemos (formalmente) esse debate, mas devido ao Dia Mundial do Alzhaimer e do Dia Mundial do Idoso, fizemos alguns postes onde esperavamos que esse "debate" acabasse por acontecer de forma natural (postes 2,3 e 11). Afinal, verificamos que tal só aconteceu aqui (post 23)

    Prá Malta do TAROUCAndo, o importante é ele tenha ocorrido, e desde já adiantamos que alguns dos n/colaboradores(?) receberam os parabéns, por este facto.

    Desde já agradecemos a todos que manifestaram as suas preocupações e/ou deram as suas sugestões. Mas julgamos que este assunto já foi suficiente debatido/falado, pelo que vamos dá-lo por encerrado, sem antes dizer que: «tudo indica que estamos a entrar num novo paradigma de se "olhar", prá população sénior, e isso parece.nos bem!

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  14. A CDU também merece ser eleita pela positiva por estar a impedir que se vendam os ativos do BES sem primeiro indemnizar os queixosos.

    ResponderEliminar