Páginas

domingo, 28 de setembro de 2014

(59)E PORQUE HOJE É DOMINGO!(idosos vs lares)

[FACEBOOK: JORNAL SOL (28/9)]

«Papa pede que lares de idosos sejam 'casas e não prisões'

Papa pede que lares de idosos sejam 'casas e não prisões'

O papa Francisco pediu hoje que os lares de idosos sejam “realmente casas e não prisões”, durante o discurso que fez na Praça de São Pedro por ocasião da 'Festa dos Avós'.


Perante cerca de 40.000 idosos que e encheram a praça, o pontífice argentino disse: “não podem existir centros onde os anciãos vivam esquecidos e escondidos”.

“As residências devem ser pulmões da humanidade num país, num bairro ou numa paróquia. Devem ser santuários de humanidade onde quem é velho e débil é cuidado como um irmão mais velho”, acrescentou.

O pontífice argentino reiterou a sua denúncia à chamada “cultura do descarte” e assegurou que o abandono dos idosos é como uma “eutanásia escondida”.

Para o papa Francisco, “um povo que não protege os seus avós e não os trata bem é um povo que não tem futuro. Não tem futuro porque perde a memória e separa-se das suas raízes”.

“Uma das coisas mais bonitas numa família é poder acariciar uma criança e deixar-se acariciar pelo avô ou pela avó”, disse.

Durante a cerimónia, que foi amenizada por cantores como o tenor Andrea Bocello, Massimo Ranieri e Claudio Baglioni, tomaram a palavra várias famílias que relataram o seu testemunho.

Entre estas encontrava-se um casal de idosos cristãos oriundos de Erbil, no Curdistão iraquiano, ambos de 70 anos e pais de dez filhos, que tiveram que fugir daquela região em Agosto, por causa da perseguição dos extremistas do Estado Islâmico.

Referindo-se a este casal, o pontífice assegurou que “a violência contra os idosos, tal como contra as crianças, é algo desumano”.

“A velhice é um tempo de graça, na qual o Senhor nos renova a sua chamada e nos diz que transmitamos a fé, e rezemos e intercedamos por quem tem necessidades”, expressou.

O papa destacou que os idosos são quem tem que “transmitir a experiencia da vida, a história da família, da comunidade, de um povo e partilhar sabedoria”.

“Que sorte as famílias que têm os avós perto. Os avós são pais duas vezes”, acrescentou.

Lusa/SOL»

(ENVIADO POR:A.M.)

12 comentários:

  1. E DEPOIS DE 4 MESES COM O BLOG FEITO NUM OITO, EIS QUE HOJE RECUPEROU ALGUMAS DAS FUNCIONALIDADES PERDIDAS, NOS INÍCIOS DE JUNHO/2014! :)

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  2. O problema dos "lares prisões" só se pode resolver quando for feito um diagnóstico correcto aos utentes dos lares, e em função disso dar-se liberdade de acção!(penso eu de que...)

    ResponderEliminar
  3. Tarouca tem um bom lar para os idosos de autonomia reduzida. Mas não tem um lar de dia onde as pessoas idosas possam conviver de uma forma mais autónoma, como fazem em Vila Chã, por exemplo.

    É justamente por isto que eu há muito digo que o Mário Ferreira devia de ter construido um centro de dia e não uma creche.

    Você Sabe (VS)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém me sabe dizer a razão de não se ter construido o lar em Gouviães???

      Eliminar
    2. O sr Mário Ferreira não fez tudo bem feito, mas fez muita coisa que o concelho precisava. O lar de dia pode muito bem ser construído por quem ganhou as eleições tanto mais que tem relações privilegiadas com a segurança social de Viseu,,,,

      Eliminar
  4. UMA SUGESTÃO:

    Concordo que faz falta um espaço para a população sénior se encontrar, e julgo que a solução podia encontrar-se por criar esse espaço na nova fase do Centro Paroquial. Para quê um novo auditório se já existe o municipal?? Esse espaço podia muito bem ser adaptado para ser uma espécie de segunda casa para os idosos se juntarem e conviverem.

    A creche era um projeto interessante, mas devido à redução da natalidade e à emigração veio a mostrar-se "pouco necessário".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo que se arranje um espaço com esse fim, apenas discordo que seja no centro paroquial já que nem todos os idosos vão à missa. Por que não adaptar as actuais instalações da junta de tarouca, quando este se mudar para cima?

      Eliminar
  5. Falar é muito bonito, mas o pior é quando se quer fazer alguma coisa e começam a surgir obstruções.

    Onde funciona o Programa Reuvenecer Trouca? Ainda existe ou não??

    ResponderEliminar
  6. Felicito o Taroucando por ter aberto as suas portas a mais um "debate" com grande interesse e muito atual. As instituições devem pensar mais no bem estar dos idosos.

    ResponderEliminar
  7. Quando o Papa Francisco fala em "lares prisões" sabe bem do que fala!!!

    ResponderEliminar
  8. Pelos vistos até a Profanónima já aprendeu a boicotar os comentários que não lhe agradam!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a):

      Se quiser retirar o seu "comentário-acusatório", faça favor!
      Por vezes os comentários não são logo publicados pq demoram um pouco a cá chegar e outras vezes vao parar à rubrica do SPAM! (além de que nem sempre está deste lado alguém...)

      Gratos pela sua participação!

      ProfAnónima

      NB:TODOS OS COMENTÁRIOS/OPINIÕES SOBRE ESTE ASSUNTO FORAM DIVULGADAS: TANTO OS QUE NOS CHEGARAM POR VIA DIRECTA OU INDIRECTA!

      Eliminar