Páginas

domingo, 28 de setembro de 2014

(58)DISPUTA DO PS: COISAS SOBRE AS DIRECTAS!(28/9)

[POST EM CONSTRUÇÃO] Caros Bloguistas! Amanhã/hoje, vão realizar-se as "Primárias" pra eleger o candidato socialista a Primeiro Ministro, pelo PS, nas legislativas de 2015! Neste momento apenas se sabe que o futuro candidato a PM, pelo PS, vai chamar-se "antónio" e é do "benfica", quanto ao resto...! Ora, não só pelo que está em jogo (escolher o candidato a PM), mas também porque é a 1ª vez que vão acontecer umas Primárias, estas estão a ser acompanhadas, por todos, com muito interesse. Como se estes motivos não abastassem, existe ainda um outro motivo de interesse politico e blogueiro: saber se o candidato derrotado vai aceitar o resultado ou vai meter tudo em Tribunal!(*) Posto isto: o TAROUCAndo criou este post onde vos dará, a saber os principais resultados (tarouca, distrito de viseu e no país) e ainda as reacções dos apoiantes dos dois "Antónios"! À FAMILIA SOCIALISTA O TAROUCAndo DAQUI "AMANDA" SAUDAÇÕES DEMOCRÁTICAS! Aquele Abraço! ProfAnónima (*)???

35 comentários:

  1. AQUI ESTÃO AS PRIMEIRAS "COISAS" SOBRE AS PRIMEIRAS PRIMÁRIAS REALIZADAS EM PORTUGAL:

    ResponderEliminar
  2. 1-OS CANDIDATOS JÁ VOTARAM

    Os dois candidatos votaram logo de manhã, nas respectivas secções de votos (lisboa e guarda).

    No fim, mostraram-se contentes por este processo estar a envolver tanta gente (quase 250 mil pessoas) e ambos mostraram-se confiante na vitória!

    As urnas abriram às 9 horas e só vão fechar às 19 horas!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. 2-DIRECTAS EM BRAGA

    Braga está a ser alvo de atenções redobradas pela CS, pois além de ser uma secção com muito votantes (militantes e simpatizantes), durante os 100 dias de "campanha" aconteceram algumas situações no minimo caricatas: apareceram inscritos militantes já falecidos, uma personagem misteriosa pagou montões de quotas e ainda apareceram 20 pessoas a residir num T2!

    Bom, mas seja como for, hoje até aqui as coisas estão/estavam a correr bem pelo menos até às 12 horas onde a afluência as urnas batia a média nacional!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. 3-DIRECTAS EM TAROUCA

    Também em Tarouca estão a decorrer as Directas pra elegerem o candidato socialista a Primeiro Ministro nas legislativas de 2015! (que vão ocorrer na primavera ou no outono...)

    Neste momento ninguém(?) sabe onde estão a decorrer, mas sabemos que tem de ser em local público pois esta foi uma exigência da Comissão coordenadora, presidida pelo Engº Jorge Coelho.

    ProfAnónima

    NB:O PS TAROUCA NÃO TEM USADO OS "FACEBOOKs" PRA DIVULGAR ESTE PROCESSO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO:

      Em Tarouca as eleições estão a decorrer nas instalações da Antiga Escola Primária (ao lado da creche camarária).

      Eliminar
  5. 4-DIRECTAS: QUEM PODE VOTAR?

    «(...). Nestas eleições, poderão votar os cerca de 90 mil militantes do PS (quer tenham ou não as quotas em dia) e os simpatizantes que se tenham registado para o efeito até dia 12 de Setembro, cerca de 150 mil. No total, de acordo com a Comissão Eleitoral, presidida pelo socialista Jorge Coelho, o universo eleitoral atingirá mais de 240 mil cidadãos (...).» (IN Lusa/SOL)

    ResponderEliminar
  6. 5- DIRECTAS: OS PRIMEIROS INCIDENTES

    Segundo o Jornal SOL, o Dr António Seguro apresentou uma queixa, na Comissão Eleitoral, contra o Dr António Costa, por este ter enviado SMS a pedir o voto.

    (SAIBA MAIS NO TEXTO DAS 15:27 DO "POSTE ZERO" DE SETEMBRO/14)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO: Neste mesmo jornal podemos ler diversos comentários, sendo que alguns acusam o Dr antónio Seguro do mesmo "mal".envio de SMS a pedir o voto.

      Eliminar
  7. 6-DIRECTAS EM TAROUCA: INFORMAÇÕES DIVERSAS

    1-Em Tarouca as eleições estão a decorrer nas instalações da Antiga Escola Primária (ao lado da creche camarária);

    2-O Sr Mário Ferreira é o representante do Dr António Costa, e a Dr. Sandra Silva, é a representante do Dr António Seguro.

    3-Estas directas estão a ser seguidas por (aguns) politicos locais dos diferentes quadrantes, nomeadamente pelo Presidente da AM, que usou o seu Facebook pra felicitar a familia socialista pela forma de eleger o candidato a PM, já que "envolve os cidadão".

    4-Recordamos que nas eleições prá Federação/Distrital de Viseu (onde só votaram os militantes com as quotas em dia), verificou-se praticamente um empate técnico, com uma ligeira vantagem de 2 pontos percentuais pró Dr António Costa, contrariando assim a tendência distrital, mas "comportando-se" de uma forma próxima com a tendência nacional.

    A. M.

    ResponderEliminar
  8. 7-DIRECTAS EM BRAGA:

    Segundo o JN, uma dezena de apoiantes das duas candidaturas passaram das palavras ao actos, numa Escola de Braga, pelo que foi necessário chamar a PSP!

    (saiba mais no texto enviado às 18 horas pró "poste zero")

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este problemas nada tiveram a haver com as eleições em si, mas com problemas pessoais antigos.

      Eliminar
  9. SEGUEM-SE ALGUNS TEXTO RECOLHIDOS NO FACEBOOK, SOBRE AS DIRECTAS NO PS:

    A-Os dois antónios gostam de "rosas" na lapela: mas um gosta mais de "rosas avermelhadas" e outro de "rosas alaranjadas"! (J:E)

    B-«Nuno Godinho de Matos (...) era um ornamento, não era um agente.
    Mas chegou isto para Seguro acusar Costa, Soares e uma parte do PS de conluio com o poder económico.
    A torpeza em que se tornou a nossa política não anuncia nada de bom.»
    Vasco Pulido Valente, in Público, hoje (Olho de Gato
    26/9 às 13:37 )

    C-António Seguro acusou António Costa de estar ligado ao "poder económico". Mário Soares acusou António Seguro de fazer acordos tácitos com o PSD, na "divisão de lugares/taxos"! (J:E)

    ResponderEliminar
  10. [IDEM]

    D-«A Democracia está viva !?

    O Partido Socialista, independentemente dos resultados, está a marcar uma nova fase na dialética política.
    Nada vai ser como dantes.
    As primárias serão, num futuro muito próximo, o modelo de escolha de candidatos aos vários órgãos do poder nacional e local.
    Os partidos que venham a resistir a este modelo de seleção de candidatos serão certamente olhados com desconfiança pelos cidadãos.
    A título de exemplo, vejam como seria importante este modelo de primárias para a escolha dos candidatos a deputados em cada círculo eleitoral.
    Tudo seria diferente!
    A Democracia estará mais viva quanto maior for a participação dos cidadãos. DN Partilhar» (Facebook de Domingos Nascimento)

    ResponderEliminar
  11. DIRECTAS EM BRAGA

    A comissão eleitoral das directas no PS, referiu que os incidentes em Braga nada têm haver com as directas mas com "problemas pessoais antigo entre alguns militantes".

    (saiba mais no texto enviado pró "poste zer" pelas 18:40h)

    ResponderEliminar
  12. 9-OS NÚMEROS DAS "DIRECTAS SOCIALISTAS"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NO DIA EM O PS FEZ HISTÓRIA, AQUI FICAM OS NÚMEROS DAS DIRECTAS (com muitas indirectas pelo meio "amandadas" dos 2 lados da barricada):

      # Candidatos: 2

      # Debates televisivos: 3

      # Eleitores: quase 250 mil (244), sendo que: 93 mil são militantes e 151 mil são simpatizantes.

      # Campanha eleitoral: 100 dias

      # Secções de voto. 700

      # ÚLTIMA SONDAGEM: Segundo a última sondagem, o Dr António Costa deverá ganhar estas eleições com mais 10 pontos percentuais que o seu camarada António Seguro! Aguardemos, pois a esta hora já estão a contarem os votos...)

      ProfAnónima

      NB:O ELIAS DIZ NO JN DE HOJE: "INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO...A TAÇA FICA EM CASA!"

      Eliminar
  13. Respostas
    1. A-EM TAROUCA, voltou a verificar-se outra vez um quase empate técnico. Das quase duas centenas de votos entrados nas urnas (pelo que a abstenção se ficou nos 30 e tal por cento), os votos foram "bem dividos" pelos 2 candidatos: Dr Seguro conseguiu mais um voto!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. C-NO DISTRITO DE VISEU, tudo indica que o grande vencedor seja o Dr António Costa, pois pelas 20 horas já conseguia mais de 1 000 votos enquanto o Dr António Seguro se ficava pelos 500 e tal.

      Eliminar
    4. D- RESULTADOS FINAIS (provisórios):

      «Os "resultados, são provisórios, mas vão ao encontro das expectativas essenciais desta noite", e dão "70 por cento para António Costa e 30% para António José Seguro", anunciou Coelho.

      O nível de adesão das primárias é de 170 a 180 mil socialistas, entre simpatizantes e militantes, o que corresponde a 70 a 75% do universo eleitoral. "Há uma adesão extraordinária nas primárias da cidadania, como lhes chamei há bocado", disse.» (In SOL)

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. (RESULTADOS DEFINITIVOS)

      B- EM LAMEGO, voltou a ganhar António Seguro com quase 500 votos. António Costa recolheu 300 votos!

      ProfAnónima

      NB.Os resultados na nossa Concelhia [lamego] foram os seguintes:
      António José Seguro - 483 votos
      António Costa - 302
      Brancos - 4
      Nulos - 2
      (in conta do fb do Prof. manuel f.)

      Eliminar
  14. 11-DISCURSO DO Dr ANTÓNIO SEGURO

    Ainda não eram 9 da noite quando o Dr António Seguro assumiu a derrotas, nestas directas!(primeiras no n/país e que devem ter vindo pra ficar...)

    Depois das palavras da "praxe" (felicitações, agradecimentos, etc), referiu que "Portugal hoje faz História", atendendo à forma como envolveu os cidadãos na escolha a candidato a Primeiro Ministro, pelo que considerou "o maior acto democrático nos 40 anos da nossa Democracia".

    Disse ainda que vai continuar pelos ideais em que acredita, pois "esta luta pode ser feita independentemente do cargo que se ocupa".

    O seu discurso foi muito aplaudido pelos presente na sala, e foi bem "acolhido" pelos comentadores politicos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  15. 12- DIRECTAS NO PS: NOVOS DESENVOLVIMENTOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A- O Líder parlamentar socialista (apoiante de seguro) demitiu-se do cargo, alegando motivos pessoais e politicos". Esta demissão é vista, pelos analistas politicos, como "normal nestas situações".

      B-Neste momento já se discute se o Congresso Extraordinário vai ser em Novembro ou em Dezembro.

      Recordamos que estas eleições "apenas" serviram pra eleger o candidato a Primeiro Ministro, pelo PS, e não o Secretário Geral.

      C- Outra coisa que também se discute com MUITA força, é se este método de escolha, vai ser adoptado por outros partidos. Muitos são os analistas a dizerem que "vai ser inevitável"

      ProfAnónima

      Eliminar
    2. D- De facto as directas era pra eleger o candidato a PM, como como o Dr Seguro se demitiu.....vamos ver no que isto dá!

      Eliminar
    3. E-Coelho saudou António Costa, desejando-lhe as "maiores felicidades" e dirigiu "uma palavra sentida" a António José Seguro, pelo trabalho de três anos como secretário-geral do PS e "pelo papel importante no lançamento das primárias". (In SOL)

      Eliminar
  16. [TREAZIDO DO FB: CONTA DO PRESIDENTE DA CONCELHIA DE LAMEGO]

    «Manuel António Ferreira
    7 h ·
    Ontem finalmente o processo eleitoral interno do PS terminou.
    O camarada António Costa ganhou a nível nacional. Agora é tempo de pensar no futuro.Uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido por António José Seguro.
    Os resultados na nossa Concelhia foram os seguintes:
    António José Seguro - 483 votos
    António Costa - 302
    Brancos - 4
    Nulos - 2
    Obrigado aos simpatizantes e militantes pela participação.»

    ResponderEliminar
  17. 13-DISCURSO DO Dr ANTÓNIO COSTA

    Depois das palavras da praxe (agradecimentos aos colaboradores e apoiantes), começou logo a "birar-se" pró Governo, como que mostrando que este é o seu principal adversário!(e não o dr seguro, até pq nem nele falou...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  18. Respostas
    1. A- No forum da TSF, de hoje, muitos foram os que falaram nas "guinadelas" do PS à esquerda!...

      B-Alguns comentadores conotados com o "PS mais profundo" quiseram extrapolar o bom resultado pelo António Costa, dizendo que "este resultado evidência que o Povo está farto do António Seguro e deste governo!...

      C-No forum da TSF mas tb nas Redes Sociais, muitos são que querem mostrar como vitorioso o Engº Sócrates!(mostrando o quanto ele foi "bixo-papão" no passado...)

      ProfAnónima

      Eliminar
    2. D- O Rui Tavares do LIVRE, nem deixou o Dr António Costa "assentar" pois hoje mesmo o convidou pra aderir à tal convergência de esquerda! (não se conhece ainda a resposta)!(saiba mais no post 62)

      E-Miguel Sousa Tavares, no seu comentário habitual à Segunda.Feira, frizou que a "António Costa continua sem apresentar ideias" e que a sua grande preocupação deve ser "unir os cacos"!

      ProfAnónima

      Eliminar
    3. X- Ainda no forum da TSF, um militante do PSD de Caldas das Rainha (ex-presidente da câmara?), felicitou o PS pelo método das directas e referiu que existem bandeiras do José seguro que não deviam de ser esquecidas pelo novo líder socialista nem pelos outros partidos, nomeadamente o combate à corrupção e a lei da incompatibilidades" (isto tb é o dia seguinte)

      TNA (Também Não Assino)

      Eliminar
  19. 15-DIRECTAS: AINDA ONTEM...

    Como o Dr Seguro se demitiu de Secretário Geral, quem vai assegurar esse cargo vai ser a Presidente do Partido, Maria de Belém!

    ResponderEliminar