Páginas

domingo, 21 de setembro de 2014

(45)MENSAGEM TAROUCAndo: DIA MUNDIAL DO ALZHAIMER!(21/9)

21 DE SETEMBRO:DIA MUNDIAL DA PESSOA COM ALZHAIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS!(texto trazido dos diversos:post 2) Caros Bloguistas! Dia 21 de Setembro assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Alzahaimer e outras demências. Segundo diversos estudos (hoje publicados em praticamente todos os órgãos da comunicação social), estima-se que em Portugal existam 153 mil portugueses com demências, sendo que mais de 90 mil é justamente com o Alzhaimer. Esta pode surgir de forma precoce em qualquer idade, mas surge principalmente na chamada 3ª idade (acima dos 65 anos). Estes estudo dizem ainda que 60% dos utentes dos lares possuem Alzhaimer (ainda que existam "estudiosos" a dizer que nem sempre este diagnóstico é feito correctamente). Ao Alzhaimer (doença sem cura) é chamado de "doença da memória", pois este é o primeiro sintoma a aparecer e o sinal mais visivel!(mas existem outros) Segundo o JN de hoje, neste momento, o principal problema que se coloca a estes doentes, é a falta de unidades especializadas pró acolher! De salientar que esta doença não tem cura, mas sabe-se que a hipertensão e os diabetes podem acelarar o processo (e tb por isto a "carrinha da saúde" desempenha um papel muito importante)e também se já se concluiu que certos fármacos e a estimulação cognitiva travam o avanço dos sintomas! Terminamos este pequeno texto, perguntando: quem disse: «O GRANDE DESAFIO DO SEC. 21 É DAR VIDA AOS ANOS E NÃO ANOS À VIDA!»(isso foi no sec.20)??? Aquele Abraço! ProfAnónima

4 comentários:

  1. 21 DE SETEMBRO:DIA MUNDIAL DA PESSOA COM ALZHAIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS!


    QUEM DISSE:

    «O GRANDE DESAFIO DO SEC. 21 É DAR VIDA AOS ANOS E NÃO ANOS À VIDA!»(isso foi no sec.20)???

    ResponderEliminar
  2. INFORMAçÃO EXTRA:

    Acabamos de divulgar as Figuras TAROUCAndo, relativas à 3ª semana de Setembro: agradecemos que dê uma olhadela e diga da sua justiça!

    VOTOS DE BOAS FESTAS DE SÃO MIGUEL!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. Está a ver porque sempre achei que o sr Mário Ferreira devia ter construido um lar para os idosos em vez de uma creche? Os idosos lúcidos não têm onde passar o tempo. mas os politicos são teimosos...

    A carrinha da saúde devia voltar a fazer o serviço que fazia antes pois os idosos apreciavam muito os cuidados . Isto graças à enfermeira Ângela que fazia muito mais que os serviços de enfermagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. !-Quanto aos idosos urge fazer um debate alargados pra ver as melhores respostas!(...)

      2-Quanto à carrinha, parece que ela já terá ido à inspecção na semana passada pra voltar a "girar" (houve quem a visse a passar prós lados de lamego): pode ser que o S. Miguel nos dê essa prendinha!

      ProfAnónima

      NB: SUBSCREVEMOS A "TEIMOSIA" DOS N/POLITICOS!

      Eliminar