Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

(35)FORAM TIPIFICADOS 3 NOVOS CRIMES!(saiba quais)

[TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (4/9)] [FORAM TIPIFICADOS 3 NOVOS CRIMES! E SE ALGUNS RESULTAM DE TRADIÇÕES, JÁ OUTROS RESULTAM DE PURA MALVADEZ. O PROBLEMA VAI SER, CERTAMENTE, "PROVAR" QUALQUER UM DELES, EM TRIBUNAL!AGUARDEMOS!ProfAnónima] «PSD e CDS-PP querem criminalizar a perseguição e o casamento forçado O artigo 37º da Convenção de Istambul obriga os países a criminalizarem o casamento forçado) O PSD e o CDS-PP vão propor a criminalização da perseguição ('stalking') e do casamento forçado, no âmbito da Convenção de Istambul, que obriga à adopção de medidas de combate à violência de género, anunciaram hoje os sociais-democratas. As mulheres são as principais vítimas de 'stalking' "São dois crimes novos. Uma alteração do Código Penal é uma coisa muito séria no ordenamento jurídico português, julgamos que é o tempo certo para que Portugal seja pioneiro nesta matéria", disse aos jornalistas o vice-presidente da bancada do PSD Carlos Abreu Amorim. As propostas ainda estão a ser trabalhadas, não estando ainda fechada a moldura penal para aqueles dois novos crimes, cuja criação é enquadrada pela Convenção de Istambul, que Portugal foi o primeiro país da União Europeia a ratificar. O crime de perseguição, comumente designado pela expressão inglesa 'stalking', tem a ver com o "contínuo assédio por diversos meios, que podem ser meios electrónicos, o chamado 'cyberstalking'", em que a vítima, "provada essa perseguição, fique numa situação de angústia e se sinta constrangida nos seus comportamentos", explicou Carlos Abreu Amorim. As mulheres são as principais vítimas dessa perseguição, que afecta a "capacidade de determinação e a liberdade individual, incluindo a determinação sexual", referiu. "Sabemos que há na doutrina penal portuguesa quem entenda que outros tipos legais de crime já existentes podem cobrir esta situação. Não temos essa opinião", declarou. Quanto ao casamento forçado, o vice-presidente da bancada social-democrata afirma que "em Portugal essas situações são raras", mas existem, e "não podem estar ao abrigo de qualquer protecção de uma nuvem ou de um véu de uma cultura específica em que certos comportamentos possam ser aceites embora não sejam aceites pela generalidade da sociedade portuguesa". O artigo 34º da Convenção de Istambul prevê que os estados signatários adoptem as medidas legislativas (ou outras) necessárias a assegurar a criminalização da conduta de quem intencionalmente ameace repetidamente outra pessoa, levando-a a temer pela sua segurança. O artigo 37º da Convenção obriga os países a criminalizarem o casamento forçado. As medidas, que decorrem da ratificação da Convenção de Istambul, já levaram os grupos parlamentares da maioria, com projectos próprios, a apresentaram propostas de criminalização da mutilação genital feminina, que, de acordo com Carlos Abreu Amorim, estão prestes a ser levados a votação final global. Lusa/SOL (ENVIADO POR:A.M.)

3 comentários:

  1. UMA OPINIÃO:

    E se a mutilação genital (por tradição ou por crenças religiosas) afecta exclusivamente as mulheres, já as "perseguições" afectam todos.

    (...)

    Ainda mto recentemente uma artista da TV marrou a perseguição de que foi alvo (e a sua filha) por um fulano que se dizia ser seu fã.

    Mas anteriormente a este caso existiu a perseguição a um elemento de uma banda famosa da capital.

    (...)

    Mas nem só as pessoas famosas são vitimas de perseguições.

    E se em alguns casos as perseguições podem assumir formas "bonitas" (montões de mensagens apaixonadas, dádivas de flores, etc); noutros casos elas podem passar por envio de coroas de flores, envio de ratos mortos em caixas, etc, etc.

    É BOM SABER QUE ESTE CRIME PASSOU A VIGORAR NO CÓDIGO PENAL!

    ProfAnónima

    NB:HÁ QUEM DIGA QUE ISTO RESULTA DE UM DISTÚRBIO, PELO QUE TENDEM A DESCULPAR O AGRESSOR. MAS IGUALMENTE DIZEM QUE A PEDOFILIA TAMBÉM O É, E HÁ MUITO QUE É PENALIZADA!POIS...

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO EXTRA:

    Já foram divulgadas as "Figuras TAROUCAndo" relativas à 2ª semana de Setembro:

    -Dê uma olhade-la e diga-nos da sua justiça!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar