Páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

(20)TAROUCA NO REGRESSO ÀS AULAS!(2014/15)

[SUGERIMOS AOS ALUNOS QUE RECEBEMOS "LIVROS USADOS" DO SASE, QUE VERIFIQUEM SE SÃO ESSES OS ADOPTADOS NA ESCOLA(ciclo)!] TAROUCA NO REGRESSO ÀS AULAS!(ano lectivo 2014/15) E COMO O INICIO DAS AULAS CAMINHA A PASSOS LARGOS, AQUI ESTAMOS PRA DEIXAR ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE PODERÃO SER ÚTEIS ÀS FAMILIAS: 1-INÍCIO DAS AULAS: Em Tarouca vã ter início no dia 15 de Setembro pra todos, já que a adaptação dos alunos do 5º ano já se faz no final do ano lectivo anterior. 2-TRANSPORTE ESCOLAR: São cada vez mais as pessoas a dizerem(nos) que este ano vão existir algumas alterações nos transportes escolares. Contudo, a confirmarem-se estas alterações em nada vão interferir com os orçamentos familiares. 3-ALIMENTAÇÃO: Este ano os alunos vão receber uma peça de fruta gratuita! (continua) 4-LIVROS ESCOLARES: São cada vez mais as pessoas a dizerem(-nos) que o processo de dar "livros usados"aos alunos não correu bem (deram livros não adoptados). Quem comprou os restantes livros nas livraria locais, logo foram alertados; mas quem os comprou nas livrarias vizinhas, não foram informados pelo que se prevê que seja necessário proceder a rectificações no início do Ano Lectivo. 5-ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR: A Comunicação Social está a divulgar, hoje, os montantes de apoio social aos alunos do Ensino Básico e Secundário. neste momento apenas podemos dizer que subiram em todos os escalões!(saiba mais no JN de hoje) 6-OUTROS: 6.1-COLOCAÇÃO DE PROFESSORES O Ministério da Educação informou, ontem, em conferência de imprensa, que vai sair, hoje, a colocação de Professores. Prometeu ainda que está empenhado em acabar com os chamados "horários zero", o que não deixa de ser uma boa notícia prós sistema, particular prós visados! 6.2-EXPLICAÇÕES/ESTUDO ACOMPANHADO O Centro de Explicações na Expansão Oeste (próximo da junta e da biblioteca), vai reabrir as suas portas. Seria bom que este "serviço" fosse "acarinhado" do principio, pra evitar que aconteça nos nos anos anteriores: só depois da Páscoa procuram "apoios" que muitas vez não resultam e nessa altura os Centros de cá já fecharam, pelo que têm de ir pra Moimenta ou Lamego!(nesta altura, gasta-se mais e os resultados nem sempre são os melhores) 6.3-CONSELHOS AOS PAIS/EE: Depois das férias é preciso uma certa adaptação no regresso às aulas, principalmente no horário de deitar. Nesta semana, vários foram os órgãos de CS que falaram sobre o assunto. No Blog Asas da Montanha poderá ver algumas sugestões que os especialista aconselham!Votos de Boa Leitura e...Bom Regresso!!! NB:SE HOUVER MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO A DAR, SOBRE ESTE ASSUNTO, SERÁ COLOCADA NOS COMENTÁRIOS A ESTE POST!:)

24 comentários:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL

    Conforme o prometido, o Ministério da Educação divulgou esta tarde a lista dos Professores Contratados agora colocados. Segundo o Jornal Sol, foram mais de 6, 500 Professores.

    Relativamente a "Horários Zero", este ano, diminuiram, de facto, mas mesmo assim ainda existem mil Professores com a espada sobre a cabeça!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO: ESTE TEXTO FOI INICIALMENTE PUBLICADO NOS COMENTÁRIOS DOS POSTES 16 E 18!

    ResponderEliminar
  3. [comentário trazido do post 16)

    «Anónimo 9 de Setembro de 2014 às 18:40

    Como podem os alunos saber se os livros são os adotados?
    A ideia da peça de fruta é boa, mas um iogute era muito melhor porque a maioria dos alunos das aldeias têm fruta para dar e vender....»

    ResponderEliminar
  4. EMPRÉSTIMO DE LIVROS "ERRADOS":

    O empréstimo de livro é uma prática que começa a ser generalizada pelo País. Muita escolas já o fazem há muito tempo...outras começaram a fazê-lo por imperativo da GRANDE crise que começamos a viver em 2008 e teima em se ir embora. Posto isto:

    Foram dados, de facto, livros "não adoptados" na n/escola (ciclo). Pensamos que este problema só se coloca nos anos onde houve mudança de manuais/livros, como é o caso do 8ºAno.

    Como referimos no post, a partir de certa altura as livrarias locais aperceberam-se e tentaram remediar a situação. Mas nos casos onde os alunos não tiverem os "livros certos". NÂO devem entrar em stress pois a resolução do problema é fácil! (e nos primeiros dias de aula, os livros também não devem fazer muita falta...)

    VOTOS DE UM BOM REGRESSO ÀS AULAS!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. ACÇÃO SOCIAL: MONTANTES DO SUBSIDIO

    Na semana passada saiu em Diário da Republica o montante dos subsídios.

    Em termos muito gerais, pudemos dizer que subiram em todos os escalões: nuns mais noutros menos, mas houve uma subida, tanto pra livros como pra material escolar!

    Os alunos subsidiados que já tinham comprado os livros (com base nas tabelas do ano passado), poderão vir a receber uns "trocos"!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. ACÇÃO SOCIAL: ESCALÕES DOS ALUNOS

    Continuam a vigorar os escalões dos anos anteriores: A e B!

    Contudo, estes são atribuidos em função da situação sócio-economicas das familias que podem mudar (pra melhor ou pior) de ano pra ano: situação inesperada de desemprego, doenças, etc.

    Assim, as escolas disponibilizam a listagem dos alunos subsidiados às "livrarias da zona", pra que stas fação os descontos de acordo com os novos escalões.

    Acontece é que, ESTE ANO, a Escola de Tarouca recusou-se a dar esta lista em tempo útil, pelo que os alunos subsidiados (que mudaram de escalão) poderão vir a ser chamados pra receber uns trocos ou pra pagar mais uns trocos adicionais!

    [em principio, são trocos e não de grandes montantes, embora um aluno que tenha "perdido o escalão", poderão ter que repor alguns euros jeitosos]

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA:[em principio, estamos a falar de "trocos" e não de grandes montantes, embora um aluno que tenha "perdido o escalão", poderá ter que repor alguns euros jeitosos]

      Eliminar
    2. ERRATA:[Assim, as escolas disponibilizam a listagem dos alunos subsidiados às "livrarias da zona", pra que estas possam fazer os descontos de acordo com os novos escalões.]

      Eliminar
    3. As listas já foram enviadas via email na passada 5ª feira!!

      Eliminar
  7. NOVOS APOIOS (locais) AOS ALUNOS: UMA PEÇA DE FRUTA.

    A Assembleia Municipal de Tarouca, na última reunião ordinária, aprovou por unanimidade, a atribuição de uma peça de fruta aos alunos!(*)


    Naturalmente que este apoio é bem vindo, mas são cada vez mais que as necessidades dos alunos também variam em função da região, pelo que sugerem outros tipo de suplementos alimentares! (tal como no litoral, em que a grande maioria dos alunos não têm falta de peixe; também no interior, a grande maioria dos alunos não têm falta de batatas e fruta da época)

    (cont.)

    ProfAnónima

    (*) RECORDAMOS QUE A UE DEU A PORTUGAL 3 MILHÕES DE EUROS PRA DAR FRUTA AOS ALUNOS PORTUGUESES!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA:[Naturalmente que este apoio é bem vindo, mas são cada vez mais as pessoas a dizerem que as necessidades dos alunos também variam em função da região, pelo que sugerem outros tipo de suplementos alimentares!]

      Eliminar
  8. BOM, E PARECE QUE SÁ VAMOS "REGRESSAR AO BILOGUE" DENTRO DE MOMENTOS: JÁ APARECEU A INFORMAÇÃO QUE ESTE POST ESTÁ INDISPONÍVEL OU QUE MUDOU DE SITE!:(

    ATÉ JÁ!(se.......)

    NB:NESTE CASO, O USO DE MAIÚSCULA TEM HAVER COM A SIMBOLOGIA QUE ESTÃO ASSOCIADAS A ELAS:PROTESTO(ponto)

    ResponderEliminar
  9. TAROUCA NO REGRESSO ÀS AULAS: APOIOS PEDAGÓGICOS AOS ALUNOS

    Como já tivemos oportunidade de divulgar, as Escolas Portuguesas (que apresentaram o projecto) vão puder contar com um crédito horário de 30 horas pra apoiar os alunos com mais dificuldades na aprendizagem.

    Esta é sem dúvida uma excelente medida mas dizem(-nos) que, em Tarouca, foi a Casa da Misericordia que se candidatou a este "credito horário"! Será verdade?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Santa casa vier a prestar apoio às crianças é para as ajudar as crianças e o pedido partiu da escola.

      Eliminar
    2. Caro(a) Anónimo(a):

      Sobre os (eventuais) "apoios" a prestar aos alunos, pela Misericórdia Local, MUITO se diz mas ainda MUITO pouco se sabe!

      Uma coisa parece certa: este crédito horário só se destinava às Escolas, e assim sendo, a Misericórdia a prestar "apoios pedagógicos", deve ser com base noutros "créditos"! Aguardemos...

      ProfAnónima

      Eliminar
    3. INFORMAÇÃO: APOIOS/CRÉDITO HORÁRIO

      O Jornal de Notícia, de hoje, traz um texto (informativo) sobre a questão dos "Créditos Horário", concedidos pelo MEC prás ESCOLAS puderem desenvolver projectos no âmbito do combate ao Insucesso e Abandono Escolar.

      Após a sua leitura fica BEM claro que uma IPSS não pode candidatar-se a este tipo de "créditos".

      A. Monteiro

      NB:QUANTO AO COMBATE AO ABANDONO ESCOLAR, A ESCOLA DE MOIMENTA BEM QUE PUDIA PROMOVER UMA ACÇÃO DE FORMAÇÃO, POIS CONSEGUIU REDUZI-LO A "ZERO"!:)

      Eliminar
  10. CURIOSIDADES INTERESSANTES: OS VENCEDORES DO PRÉMIO STAPOLES/JN

    O JN começou a divulgar a listagem dos alunos vencedores do Concurso " O Regresso Às Aulas" (*), promovido pela Stapoles e JN! (é bom conhecer a sua vida, o seu percurso escolar e ainda como eles pensam gastar o dinheiro do prémio...)

    Se ficámos fascinados com a ideia, mas fascinados estamos ao saber quem foram os felizes contemplados: são realmente autênticos "guerreiros"! Parabéns aos Organizadores, aos Familiares e aos Professores destas preciosidades. Aos "Pequenos Guerreiros", os n/parabéns são ainda maiores! :)

    ProfAnónima

    (*)Este concurso visa premiar os alunos oriundos de Agregados Familiares com dificuldades economicas e que conseguem bons resultados escolares! Se a CS desse o mesmo ênfase a estes casos, como dão ao número de alunos que as escolas "metem" em medicina, talvez tivemos uma outra escola: uma escola MUITO melhor pra TODOS!Pois...

    ResponderEliminar
  11. INFORMAÇÃO ADICIONAL: FIGURAS TAROUCAndo

    Informação que acabamos de submeter o texto (incompleto) sobre os "eleitos" relativos à 1ª semana de Setembro!(à 3ª foi de vez...)

    sugerimos que dê uma olhade-la e nos diga da sua justiça! Gratos.

    Profanónima

    ResponderEliminar
  12. INFORMAÇÃO: REUNIÃO NO CENTRO ESCOLAR

    Amanhã de manhã, vai haver a tradicional reunião com os Pais/EE, no Centro Escolar de Tarouca!

    VOTOS DE UM BOM REGRESSOS ÀS AULAS!(prós miúdos e graúdos...)

    Profanónima

    ResponderEliminar
  13. OUTRA INFORMAÇÃO EXTRA: ACTIVIDADES PREVISTAS PRÓ PRÓXIMO FDS

    Informamos que já foram divulgadas algumas das actividades previstas pró próximo Fim-de-Semana, onde os Festejos em Honra ao Senhor do Monte, assumem especial destaque! (saiba mais no post 6)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  14. REGRESSO ÀS AULAS:

    Este ano a GNR também foi chamada a dar o seu contributo no Regresso às Aulas. A estes cabes-lhe o papel de dar conselhos aos alunos e também às familias pra que se minimizem os ricos!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  15. AINDA SOBRE A QUESTÃO DOS "LIVROS ERRADOS":

    O TAROUCAndo não acusou os funcionários do SASE por este lapso! (que em nada prejudica os alunos se detectado e corrigido a tempo e horas).

    A Malta do TAROUCAndo ao falar em "SASE" está-se a referir aos "Serviços do SASE" que envolve diferentes tipos de profissionais.

    ProfAnónima

    NB:TODO MUNDO SABE QUE NESTE COMO NOS OUTROS SERVIÇOS, OS FUNCIONÁRIOS APENAS CUMPREM ORDENS(ponto)

    ResponderEliminar
  16. POR TAROUCA ACONTECEU:

    Esta manhã, o Sr Presidente da Câmara de Tarouca visitou as 3 instalações do Agrupamento de Escolas pra dar as boas vindas aos alunos!

    ProfAnónima

    NB:RECORDAMOS QUE, EM TAROUCA, O PELOURO DA EDUCAÇÃO ESTÁ NAS MÃOS DO Sr PRESIDENTE DA CÂMARA, ASSIM COMO O DA CULTURA E DESPORTO.

    ResponderEliminar