Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

(11)METEOROLOGIA:VAMOS TER UM FDS TÍPICO DO OUTONO!(post informativo)

[TRAZIDO DO FB: JORNAL PÚBLICO(5/9)] METEOROLOGIA:VAMOS TER UM FDS TÍPICO DO OUTONO:MOLHADO E FRESCO! «Chuva no fim-de-semana e temperaturas mais amenas nos próximos dias (PÚBLICO 05/09/2014 - 16:03) Aguaceiros e trovoadas esperados para sábado e domingo e alguns dias da próxima semana. As temperaturas perto dos 30º Celsius vão descer progressivamente já este fim-de-semana e durante a próxima semana. Para sábado e domingo está prevista a ocorrência de chuva em quase todo o Portugal continental, aguardando-se que haja também precipitação a partir do meio da semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avança no seu site que este fim-de-semana o céu estará muito nublado e será propício à ocorrência aguaceiros, principalmente no litoral do território. Há ainda a possibilidade de trovoadas da parte da tarde, cenário que se repete no domingo. Sábado dá-se também o início da descida das temperaturas máximas, que só voltam a registar uma ligeira subida na quarta-feira para voltarem a descer nos dias seguintes. A chuva desaparece durante segunda e terça-feira mas está de volta na quarta, principalmente nas regiões Norte e Centro. Nos distritos do Porto, Bragança, Évora e Beja, os aguaceiros vão registar-se até sexta-feira, 12 de Setembro. Esta sexta-feira ainda é marcada por temperaturas máximas próximas dos 30º mas os termómetros vão começar a descer no fim-de-semana. Lisboa, que parte para um sábado e domingo com uma máxima de 27º, vai registar descidas entre os quatro e cinco graus, sendo que na quarta-feira é esperada uma temperatura a rondar os 20º. Mais a norte do país, no Porto, as máximas não vão descolar dos 24º de máxima e na quarta-feira, à semelhança de Lisboa e da maioria dos distritos, regista o valor mais baixo, 21º. Em Bragança, região que tem registado as temperaturas mais elevadas do território continental, a queda será de oito graus no domingo, oscilando depois ente os 22º e os 25º. Outro dos distritos mais quentes, Castelo Branco, cai dos 32º desta sexta-feira para 22º no domingo. A partir do fim-de-semana o máximo que o termómetro vai subir é até aos 25º. A sul, Évora e Beja serão os distritos onde a queda será menos acentuada, já qua na terça e quarta-feira as máximas voltam aos 30º, depois de terem descido para uma média de 26º no fim-de-semana. No Algarve, as temperaturas têm-se mantido mais baixas que no resto do país e assim vão continuar. Dos 25º de hoje, não vão passar dos 24º na semana que se segue.» (ENVIADO POR PA/DI)

1 comentário:

  1. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN (6/9)]

    METEOROLOGIA: O DOMINGO VAI SER O PIOR DIA!

    «ALERTA AMARELO

    Chuva forte e trovoada nas próximas horas

    por Lusa, publicado por Marina Almeida Hoje 4 comentários

    O Instituto Português e do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje todos os distritos de Portugal Continental em aviso amarelo por causa da chuva forte e trovoada previstas para as próximas horas.

    Com exceção de Beja e Faro, todos os distritos estão sob aviso amarelo desde as 15:00 até às 21:00, devido à chuva, que pode ser forte e acompanhada de trovoada.

    Para os distritos de Beja e Faro, o IPMA não prevê cenários de precipitação forte e trovoadas durante o dia de hoje.

    No entanto, aquele instituto colocou em aviso amarelo todos os 18 distritos de Portugal Continental entre as 06:00 e as 21:00 de domingo, devido à previsão do regresso da chuva forte e de trovoadas frequentes.

    O aviso amarelo é o segundo menos grave dos avisos meteorológicos.

    Segundo o meteorologista Ricardo Tavares, domingo será mesmo o dia "mais gravoso" e poderá obrigar a alterar o aviso meteorológico.

    "Amanhã [domingo], teremos a situação mais gravosa. Na segunda e terça-feira, os dias serão melhores. Ainda terão precipitação, mas menos intensa", afirmou, referindo que a chuva, na terça-feira, afetará sobretudo as regiões do Norte e Centro.

    "Depois, na quarta-feira, prevê-se novamente precipitação mais intensa", disse Ricardo Tavares à Lusa.

    O meteorologista explicou que Portugal Continental está sob a influência de uma depressão, que está a causar este mau tempo.

    "O território estava sob a influência de um anticiclone que se estendia em crista até à Península Ibérica, mas que se dissipou, ficando sob influência de uma depressão situada a oeste do território, no Atlântico", afirmou.
    Artigo Parcial»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar