Páginas

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

(0)POSTE ZERO: ARQUIVO PÚBLICO DO TAROUCAndo!(setembro/14)

NOVA RUBRICA: POSTE ZERO Caros Bloguistas! A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos! No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"! Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram pubicado na fonte. Mas depois poderemos transforma-los em post e, neste caso, poderão sofrer Pequenos ajustes, tais como cortes (de acordo com as regras) Aquele Abraço! ProfAnónima NB:O PRIMEIRO TEXTO QUE VAMOS ENVIAR PRA ESTE POST VAI SER SOBRE AS NOVAS REGRAS DE TRABALHO, RECENTEMENTE PUBLICADAS EM DR, QUE HOJE ENTRAM EM VIGOR!

138 comentários:

  1. [TRAZIDO DO FB:JORNAL DINHEIRO VIVO(25/8)]

    POLITICA NACIONAL:AS NOVAS REGRAS DO TRABALHO!

    «Alterações aceleram caducidade das convenções coletivas, que têm regras mais favoráveis para os trabalhadores

    Novas regras do Código do Trabalho em vigor na próxima semana

    Regras entram em vigor a 1 de setembro

    (25/08/2014 | 17:38 | Dinheiro Vivo)

    Já foram publicadas em Diário da República as alterações que vão acelerar o fim das convenções coletivas. As novas regras entram em vigor a 1 de setembro, ou seja, na próxima segunda-feira.

    De acordo com as negociações do ministério de Mota Soares e dos parceiros sociais, serão alterados os prazos da caducidade das convenções coletivas e do prazo de sobrevigência dos contratos. Ou seja, acelera-se o fim de acordos de empresa ou setor, que geralmente determinam regras mais favoráveis do que a Lei Geral para os trabalhadores.

    Ao nível das convenções coletivas com cláusula de renovação automática (em vigor até ser substiuído), o governo estabelece altera o prazo de cinco anos para três. E, durante o período de negociação (sobrevigência) entre as partes, a convenção passa a vigorar no máximo durante 12 meses, em vez dos 18 agora estabelecidos.

    Além disso, sempre que as negociações forem interrompidas por mais de um mês, o prazo de sobrevigência é supenso. Mas não poderá ir além dos 18 meses antes estabelecidos.

    Quando a convenção não tem esta cláusula de renovação, as regras ditam que o prazo de sobrevigência também passe de 18 meses para 12 meses.
    A vontade inicial do governo era reduzir ainda mais este prazo, no entanto, para obter o acordo da UGT, optou-se por um corte intermédio que será agravado dentro de um ano. Nessa altura, o período de caducidade passará de três para dois anos e a sobrevigência de 12 meses para seis meses.

    Apesar desta nova alteração já estar pré-estabelecida, fica estabelecida uma nova discussão entre os parceiros sociais. Só depois de uma "avaliação positiva" e do acordo de metade dos patrões e dos sindicatos poderá ser feita a alteração. O mesmo é dizer que o acordo da UGT volta a ser fundamental.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO FB: DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN (25/8)]

    POLITICA NACIONAL:AS NOVAS REGRAS DO TRABALHO!

    «ALTERAÇÕES

    Novas regras do Código do Trabalho a 1 de setembro

    (por Ana Margarida Pinheiro 25 agosto 201428 comentários)

    Alterações aceleram caducidade das convenções coletivas, que têm regras mais favoráveis para os trabalhadores

    Já foram publicadas em Diário da República as alterações que vão acelerar o fim das convenções coletivas. As novas regras entram em vigor a 1 de setembro, ou seja, na próxima segunda-feira.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  3. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL(28/8)]

    ENSINO SUPERIOR: AS NOVAS REGRAS PRA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS!(post informativo)

    «(28/08/2014 20:29:12 6293 Visitas Ana Nabais)

    Governo altera atribuição de bolsas no ensino superior

    O Governo alterou a forma de cálculo para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior, introduzindo escalões na determinação do peso do património mobiliário do agregado familiar para conceder os apoios.

    (As alterações publicadas na quarta-feira entram em vigor já no ano lectivo de 2014-2015)

    "Acolhendo as sugestões feitas pelas Associações Académicas e de Estudantes nesta matéria, o património mobiliário de um agregado familiar que não exceda 10 vezes o Indexante de Acção Social (fixado em 419,22 euros para este ano de 2014) não é considerado no cálculo do rendimento e deixa assim de influenciar a atribuição de bolsa, incluindo-se um escalão zero na forma de cálculo. Na redacção anterior [do diploma] este valor tinha um peso de 5 por cento no cálculo do rendimento do agregado", refere o comunicado enviado hoje pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

    Os estudantes bolseiros do ensino superior que tenham também uma bolsa de mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ - de mobilidade europeia, para estudar e estagiar -- podem ter também um complemento de bolsa mensal com valores entre os 100 e os 150 euros.

    "O despacho visa também integrar as novas formações de nível superior não conferentes de grau -- os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Os estudantes inscritos neste tipo de formação, com duração de 4 semestres lectivos, e leccionada exclusivamente em ambiente politécnico, serão assim também abrangidos pela acção social directa, nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior", acrescenta o comunicado do MEC.

    As alterações publicadas na quarta-feira entram em vigor já no ano lectivo de 2014-2015.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar
  4. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(30/8)]

    EDUCAÇÃO:MEC DIVULGOU ESTE FDS AS RESCISÕES POR MÚTUO ACORDO!

    «Mais de 1800 professores vão poder rescindir com o Estado

    (Última atualização hoje às 21:09, Publicado hoje às 19:31)

    O Ministério da Educação revelou hoje, em comunicado, que dos 3606 pedidos de rescisão amigável, foram aceites 1771 pedidos de professores que agora vão poder rescindir contrato com o Estado.


    Adalmiro Botelho da Fonseca, da Associação de Diretores de Agrupamentos, considera que a saída destes professores pode afetar o arranque do ano letivo

    Manuel Pereira, presidente da Associação de Dirigentes Escolares, diz que a informação do ministério terá chegado a tempo para evitar problemas no novo ano letivo

    O Ministério da Educação revela que já iniciou o processo de notificação dos diretores dos agrupamentos de escolas onde estes 1771 professores trabalham.

    Para além dos 1771 pedidos agora aceites, a tutela explica que tem de ser somados «118 processos de cessação de contrato de docentes de carreira que, nos termos da alínea a) do art. 13 da Portaria n 332-A/2013, de 11 de novembro, já produziram efeito previamente, perfazendo assim um total de 1889 rescisões acordadas».

    Desde final de junho, quando terminou o prazo para os pedidos de rescisão, que o ministério avaliava os mais de 3 mil e 600 pedidos de rescisão.

    «Os 3606 requerimentos entregues até ao final do prazo de adesão (30 de junho) foram submetidos a um complexo processo de análise por parte dos serviços do Ministério da Educação e Ciência, para verificação das condições de admissibilidade, o que implicou a colaboração das escolas, e cálculo provisório da compensação. Posteriormente, foi considerada a oportunidade do pedido, designadamente em função do grupo de recrutamento e do quadro a que o docente pertence, tendo em conta as necessidades do sistema educativo. A análise e decisão finais sobre os requerimentos coube ao Secretário de Estado da Administração Pública, nos termos da portaria que regula este programa e está agora concluída», pode ler-se na nota.

    Após a notificação da proposta de acordo, os professores têm oito dias úteis para aceitar ou rejeitar. Se não responderem dentro desse prazo, a proposta considera-se rejeitada.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  5. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(30/8)]

    POLITICA NACIONAL:???

    «São Bento Rio responde a Costa e põe Passos na calha

    Rui Rio vai lançar no final de setembro uma biografia autorizada que poderá alterar toda a rentrée política. Segundo o Expresso, o livro será a resposta do social-democrata ao desafio feito por António Costa, contudo, Pedro Passos Coelho poderá ser o lesado se Rio decidir avançar com uma candidatura para São Bento.

    (POLÍTICA Rio responde a Costa e põe Passos na calha DR
    09:39 - 30 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto)

    António Costa lançou na semana passada o desafio e Rui Rio parece ter gostado. Segundo o Expresso, o antigo autarca está a preparar o lançamento de biografia autorizada – ‘De Corpo Inteiro’ – que poderá virar do avesso a rentrée política... e responder ao desafio de Costa.

    PUB

    E isto porque, escreve o semanário, o livro sairá dias depois das primárias do PS e, em caso de vitória do autarca de Lisboa, poderá significar o início de um duelo por São Bento.

    Fonte próxima de Rui Rio disse ao Expresso que “até dia 28 de setembro [data em que se realizam as eleições primárias do PS] está tudo em stand by à espera do PS”. E quem pode também ficar à espera é Pedro Passos Coelho.

    Uma possível vitória de Costa aliada a sondagens que apresentem uma descolagem clara e consistente do PS poderão colocar em causa o lugar de Passos Coelho.

    “Está instalada a ideia nos círculos próximos de Rio que se vier o António Costa quase não vale a pena disputar as eleições e pode haver um movimento para tentar apear Passos antes das legislativas”, disse ao Expresso fonte próxima do processo.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  6. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(31/8)]

    (FIM DAS) FÉRIAS: ???

    «31 de Agosto

    Hoje é o último dia de Agosto. Mesmo para quem ainda tenha uns dias de descanso, esta data marca, pelo seu simbolismo, o fim das férias. Para muitos, amanhã inicia-se o mês do regresso ao trabalho, do recomeço das aulas e do Outono, com os dias mais curtos e as primeiras chuvas. Para alguns, o fim do Verão traz sempre alguma tristeza, pelo muito que se viveu e por tudo o que se imaginou poder desfrutar.

    Neste final de Agosto, oiço a desilusão em muitas conversas com pais de adolescentes. As queixas são sempre as mesmas: os filhos estiveram pouco em casa e privilegiaram os amigos; deitaram-se muito tarde e perderam as melhores horas de praia; alimentaram-se mal, porque beberam demasiada cerveja e saltaram o pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia; não telefonaram aos avós, sozinhos em casa; estiveram sempre a pedir dinheiro para gastar em discotecas e jantares com amigos.

    Os mais desiludidos parecem ter perdido um combate com os filhos. Marcaram horas de regresso a casa ou proibiram saídas, mas não tiveram força para fazer cumprir essas determinações; não permitiram temporadas em casa de amigos, mas os jovens foram à mesma; pediram para os adolescentes não trazerem ninguém para passar férias com a família, mas de repente apareceram vários jovens lá em casa; nos casos mais graves, houve duras zangas a propósito dos festivais de Verão, frequentados sem licença familiar.

    Estes pais não recordam Agosto com alegria e anseiam pelo regresso às aulas dos mais novos, na esperança de que possam, finalmente, sentir alguma paz. Em Setembro, existirão outras preocupações, como os estudos dos filhos, mas não voltará a confusão das férias.

    Se pais e filhos fizerem hoje a revisão do seu mês de Agosto, poderão concluir que, nos casos mais difíceis, tudo poderia ter corrido melhor."

    Andar desiludido com um filho é das piores coisas que podem acontecer a um pai. Educar sem esperança e sem alegria é ter a certeza de que o fracasso estará à espreita. O amor por um filho, que sempre existe à partida, depressa será comprometido por sentimentos de culpa, críticas destrutivas ou ameaças de ruptura entre pais e adolescentes. Os pais deixam de confiar, os filhos afastam-se cada vez mais. A interrupção do diálogo e da negociação são garantia de que acontecimentos problemáticos estão no horizonte.

    Se pais e filhos fizerem hoje a revisão do seu mês de Agosto, poderão concluir que, nos casos mais difíceis, tudo poderia ter corrido melhor, bastaria ter alguns “cuidados antecipatórios” para o período de férias. Por exemplo, é sempre bom reservar um período só com a família, sem compromissos com amigos e sem idas para fora. As refeições poderão ser liberalizadas, mas os mais novos não deverão ser dispensados de jantares ou almoços com significado especial para a coesão familiar.

    A frequência de festivais de Verão, de que o do Sudoeste é paradigma, assume hoje características de ritual de autonomia em relação aos pais, mas tem exigências e desafios difíceis de ultrapassar para jovens com menos de 16 anos, facto que pais e filhos deveriam ter sempre em conta. Os adolescentes com menos de 16 poderão iniciar esse percurso para a autonomia, começando com concertos em festivais menos intensos, ou frequentando acampamentos e colónias de férias com jovens da mesma idade.

    Agosto pode ser o melhor mês do ano se, à partida, o planearmos com algum cuidado, sem esquecer o imprevisto que sempre faz parte da magia do Verão. Com esse cuidado, as férias de 2015 serão por certo ainda melhores.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo25 de Agosto de 2014 às 20:45
    [TRAZIDO DO FB:CONTA DOS FAS DO BARRA DA COSTA(25/8)]

    ???

    «Fãs do Dr. Barra da Costa (1 h )

    O QUE A TROIKA QUERIA APROVAR E NÃO CONSEGUIU, PORQUE OS POLÍTICOS PROFISSIONAIS, PARTIDOCRÁTICOS E CORRUPTOS, NÃO PERMITIRAM!

    1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros atestados, motoristas, etc.) dos ex-Presidentes da República.

    2. Redução do número de deputados da Assembleia da República para 80 (profissionalizando-os como sucede nos países a sério e acabando com as mordomias na Assembleia da República, como são os almoços opíparos, com digestivos e outras coisas, tudo à custa do pagode).

    3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas (não servem para nada e têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego).

    4. Acabar com as empresas Municipais (Administradores a auferir milhares de euro/mês e que para além de não produzirem ainda acumulam funções nos municípios, para aumentarem o respectivo bolo salarial).

    5. Terminar com as empresas de estacionamento (não são verificadas e muito menos os aparelhos, caso da EMEL de Lisboa e da EMEL Loures, onde chafurdam familiares dos políticos municipais e outros corruptos políticos, incluindo funcionários a soldo)

    6. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais (colocando-as ao nível da Reforma de Mouzinho da Silveira, em 1821).
    7. Redução drástica das Juntas de Freguesia (acabar com o pagamento de 200 euros por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e 75 euros nas Juntas de Freguesia).

    8. Acabar com o Financiamento aos partidos (fazê-los viver à conta da quotização dos seus associados e da imaginação que exigem aos outros, para conseguirem verbas para as suas actividades).

    9. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc. (impedi-los de se deslocarem em digressões particulares pelo País).

    10. Acabar com os motoristas particulares (24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias...para servir suas excelências, filhos e famílias e até, em casos conhecidos, os filhos das amantes...)

    11. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado (e entidades equiparadas, onde se verificam os maiores dispêndios públicos).

    12. Colocar chapas de identificação nos carros do Estado (não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular, tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.)

    13. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira para Lisboa e dos governantes, deputados e directores para Bruxelas, ida-e-volta todas as semanas (e respectivas estadias em Lisboa em hotéis de cinco estrelas, pagos pelos contribuintes que vivem em condições degradantes)

    14. Controlar o pessoal da Função Pública (HÁ QUADROS (directores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES, QUE NÃO DÁ COISA PÚBLICA).

    15. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir tachos aos apaniguados do poder (há hospitais de província com mais administradores que pessoal administrativo, por exemplo, o de PENAFIEL TEM SETE ADMINISTRADORES PRINCIPESCAMENTE PAGOS... pertencentes às oligarquias locais dos partidos no poder).

    16. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos (caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios e que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar).

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  8. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (19/8)]

    POLITICA NACIONAL:AS RENTRÉS POLITICAS DOS PARTIDOS!

    «BE é o primeiro partido a regressar ao activo

    (19/08/2014 09:41:32 82 Visitas)

    O Bloco de Esquerda (BE) promove entre 29 e 31 de Agosto o Fórum Socialismo 2014, que marca a 'rentrée' do partido, este ano o primeiro a regressar em pleno ao activo após as férias de Verão.

    Este ano há a particularidade de o PS não realizar a sua típica Universidade de Verão

    Exceptuando a Festa do Pontal do PSD, momento político a meio de Agosto onde nos últimos anos tem intervindo o líder do partido, o final do mês e o começo de Setembro marcam o regresso em pleno dos partidos após as férias de Verão.

    Este ano há a particularidade de o PS não realizar a sua típica Universidade de Verão, num momento em que António José Seguro e António Costa disputam o lugar de candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas legislativas. As primárias socialistas decorrem a 28 de Setembro.

    Entre 29 e 31 de Agosto o BE promove em Évora o Fórum Socialismo 2014 -- Debates para a Alternativa, com dezenas de painéis de temas variados.

    A abrir a iniciativa deste ano discute-se "Do que é que a esquerda não pode abdicar", por exemplo, e ao longo de três dias de trabalhos passarão pela cidade alentejana figuras como o ex-líder Francisco Louçã, o economista João Ferreira do Amaral e diversos dirigentes e deputados bloquistas.

    A abertura e o encerramento dos trabalhos serão feitos pelos coordenadores do partido, Catarina Martins e João Semedo.

    Já o PSD organiza entre 1 e 7 de Setembro a sua tradicional Universidade de Verão que se realiza desde 2003, sempre em Castelo de Vide.

    Os alunos são 100 jovens com uma média de idades de 23 anos, este ano, e esta é uma "iniciativa virada para a formação de jovens quadros", diz o eurodeputado Carlos Coelho, director da Universidade de Verão.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      ???

      Este ano estarão presentes em Castelo de Vide diversos ministros, casos de Jorge Moreira da Silva, Miguel Poiares Maduro ou Maria Luís Albuquerque, o ex-líder social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa, o sociólogo António Barreto, e figuras da esquerda, como o socialista António Vitorino ou o líder do partido Livre, Rui Tavares.

      O encerramento estará a cargo do líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

      Nesse fim-de-semana de encerramento da Universidade de Verão social-democrata o PCP organiza a tradicional Festa do Avante!, que decorre entre 5 e 7 de Setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal.

      A 38.ª Festa do Avante! vai ter uma exposição sobre a "Revolução dos Cravos" de 1974 e outros espaços evocativos dos 100 e dos 75 anos sobre o início das duas grandes guerras mundiais, além do Espaço Ciência, este ano dedicado à temática da sexualidade.

      Tradicionalmente, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, abre na sexta-feira os trabalhos da Festa e encerra-os no domingo, numa 'rentrée' sempre marcada pela música e que contará, entre outros intérpretes e bandas, com Jorge Palma, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Camané, Buraka Som Sistema, The Legendary Tiger Man, Mind da Gap, OqueStrada, Dany Silva, Nu Soul Family, A Naifa, Cristina Branco ou Diabo na Cruz.

      O CDS-PP, por seu turno, assinala a sua 'rentrée' este ano com um encontro de militantes de 11 a 14 de Setembro, em Peniche, onde juntará sessões de formação aos dirigentes "mais jovens" à comemoração dos 40 anos do partido.

      De acordo com Diogo Feio, vice-presidente do partido, serão debatidos ao longo de quatro dias temas como o "papel do CDS dentro do quadro partidário português" e o modo como o partido vê o actual "texto constitucional", sem esquecer que o CDS "está no Governo".

      As "alterações sentidas na sociedade portuguesa" com diversas reformas nos últimos anos serão também analisadas no encontro, que acaba no domingo, 14 de Setembro, com uma intervenção do presidente do partido e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

      Destinado particularmente a jovens quadros com idades entre os 16 e os 30 anos, o ciclo de conferências e debates que assinala a 'rentrée' do CDS tem o nome de "Ideias com Futuro" e realiza-se num hotel em Peniche entre 11 e 14 de Setembro.»

      (ENVIADO POR:PA/DI)

      Eliminar
  9. EMPREGO:ABERTURA DO PROGRAMA "ESTIMULO EMPREGO"!(post informativo)

    «Candidaturas ao Estímulo Emprego começam quarta-feira

    (19/08/2014 20:52:08 1046 Visitas)

    Candidaturas ao Estímulo Emprego começam quarta-feira O período de candidatura à nova medida Estímulo Emprego começa quarta-feira, dando a possibilidade às empresas privadas de usufruir de apoio financeiro para contratar desempregados inscritos no Instituto do emprego e Formação Profissional (IEFP).
    Ao abrigo desta medida, as empresas, com ou sem fins lucrativos, que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos no IEFP podem receber 80% ou 100 % do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que corresponde a 419,22 euros.
    No caso de contratos a termo certo o apoio é atribuído por seis meses e extensível até 12 meses caso se tratem de contratos sem termo.
    De acordo com informação do Ministério da Solidariedade e do Emprego, as ofertas de emprego registadas entre os dias 25 de Julho e 19 de Agosto podem aceder ao Estímulo Emprego sem necessidade de procedimentos adicionais, desde que tenham manifestado a intenção de beneficiar deste apoio.
    "O Estímulo Emprego tem como objectivo apoiar os empregadores que celebrem novos contratos de trabalho, contribuindo para integração profissional de desempregados com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho", refere o Ministério. Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL (19/8)]

    [CRISE/DESEMPREGO:E EIS QUE SURGE MAIS UMA INICIATIVA DO GOVERNO PRA COMBATER O FLAGELO DO DESEMPREGO -ESTIMULO EMPREGO!ProfAnónima]

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO NOTÍCIAS DE VILA REAL]

    «Região | 23-07-2014

    Prémio Douro Empreendedor premeia criatividade e dinamismo empresarial

    O Douro paisagem Património Mundial, as gentes e tradições que mantêm o território vivo e a inovação e dinamismo empresarial são o mote do concurso promovido pela rede de empreendedores da região do Douro e Trás-os-Montes. As candidaturas podem ser apresentadas até 10 de outubro.

    O Prémio Douro Empreendedor está de volta, este ano com cinco categorias a concurso, duas dirigidas a criativos na área do audiovisual, design e artes plásticas, uma a projetos de turismo internacional e duas a empresas da região.
    Este prémio, cuja primeira edição surpreendeu, com mais de 60 candidaturas em concurso, é lançado pela rede de empreendedores do Douro, iniciativa coordenada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Na vertente criativa, o prémio Douro Empreendedor pretende distinguir produções que valorizem e afirmem a riqueza paisagística, cultural e arquitectónica do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial, e de Trás-os-Montes.
    Esta categoria admite candidatos nacionais e estrangeiros, sendo que os trabalhos podem ser apresentados em formato de vídeo ou de cartaz, pretendendo-se um olhar criativo sobre o Douro enquanto experiência ou enquanto território de gentes e lugares de saberes e tradições que merecem ser contados.

    O vídeo da categoria “Douro Experiência” deverá ter uma duração até três minutos, e os trabalhos devem ser acompanhados de uma ”imagem capa” identificativa do mesmo e passível de ser usada na fase de comunicação. Para a elaboração do cartaz “Gentes e Aldeias do Douro”, com ou sem som associado, podem ser utilizados diversos materiais, devendo o projeto final ser acompanhado da respetiva imagem digital.

    Em ambas as categorias, devem acompanhar os trabalhos um texto com o descritivo, motivação e identificação de lugares num total máximo de 5000 carateres com espaços.

    Afirmação internacional do Douro Na vertente empresarial, o prémio promovido pela Rede EmpreenDouro apresenta este ano a nova categoria “Projetos de Turismo Internacional”, a qual pretende distinguir investimentos, na área do turismo no Douro, capazes de acrescentar valor económico aos recursos da região e de potenciar a afirmação do Douro como destino turístico internacional de qualidade.
    Nesta vertente são ainda mantidas as categorias “Novas Empresas” e “Empresas Inovadoras e Criativas”, dirigidas a projetos empresariais com menos de dois anos ou mais de dois anos, respetivamente.

    Com candidaturas a decorrer até 10 de outubro de 2014, o Prémio Douro Empreendedor conta com o patrocínio da EDP, sendo que o vencedor de cada uma das cinco categorias receberá um prémio monetário de quatro mil euros.

    As vertentes artísticas do prémio serão votadas online, após seleção por um júri dos 20 melhores trabalhos. João Machado, escultor e designer gráfico, e João Botelho, cineasta, fazem parte da equipa de pré-seleção dos trabalhos a serem sujeitos ao escrutínio do público.
    Este júri conta ainda com a colaboração do sector cultural da região, o qual será responsável pela exposição itinerante dos melhores trabalhos nos principais museus da região do Douro.

    Nas categorias do prémio referentes às empresas, a seleção será efetuada por um júri de 13 representantes institucionais integrantes da Rede Empreendouro seguida de um júri de premiação que decidirá os vencedores.

    Além do incentivo monetário, os finalistas e vencedores de cada categoria vão ser objecto de divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais, beneficiando também do acompanhamento e consultadoria gratuita das estruturas de apoio ao empreendedorismo da UTAD, do IPB e das restantes entidades da rede.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    [(??)CONCURSO: PRÉMIO DOURO EMPREENDEDOR!(está de volta)
    POST INFORMATIVO:ATÉ 10 DE OUTUBRO PODERÃO CONCORRER AO CONCURSO "DOURO EMPREENDEDOR"!ProfAnónima]

    ResponderEliminar
  12. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO CDS/PP DE TAROUCA (1/9)]

    POLITICA LOCAL:COMPOSIÇÃO DA LISTA AOS ÓRGÃOS LOCAIS DO CDS-TAROUCA!

    «Cds-pp Tarouca Cds

    18 min ·

    Sábado, dia 06 de setembro, das 14 às 16h, Eleições para os Orgãos Concelhios de Tarouca, na sede da Junta de Freguesia de Tarouca.

    Lista A

    MESA DA ASSEMBLEIA CONCELHIA

    Presidente: Marco Agostinho Pereira De Oliveira
    Vice-presidente: Rosa Maria de Fátima Paiva da Rocha Mâncio
    Secretário: Adalberto Pereira de Matos

    COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA

    Presidente: Carlos Alberto Moura Cabral
    Vice-presidente: Arlete da Silva Cardoso Ribeiro Castro
    Secretário: Pedro Nuno Vilar Matos

    DELEGADOS ASSEMBLEIA DISTRITAL

    Arlete da Silva Cardoso Ribeiro Castro
    Marco Agostinho Pereira De Oliveira
    Rosa Maria de Fátima Paiva da Rocha Mâncio

    (ENVIADO POR:VS)

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(2/9)]

    ECONOMIA/CORTES: APROVADOS OS "NOVOS" CORTES NOS VENCIMENTOS DA FP!

    «Maioria Aprovados novos cortes salariais na Função Pública

    A maioria parlamentar PSD-CDS aprovou os novos cortes salariais na Função Pública. A decisão foi tomada esta terça-feira durante o plenário extraordinário da Assembleia da República, avança a RTP Informação.

    [ECONOMIA Aprovados novos cortes salariais na Função Pública DR
    16:41 - 02 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Os deputados da maioria PSD-CDS aprovaram esta terça-feira os novos cortes nos salários dos funcionários públicos, avança a RTP Informação. O diploma, hoje em votação em plenário extraordinário da Assembleia da República, prevê cortes entre os 3,5% e os 10% já em 2014 e em 2015.

    PUB

    Segundo o Diário Económico, o mesmo documento esclarece ainda que o Estado deve devolver 20% da redução feita no próximo ano em todos os vencimentos acima dos 1.500 euros por mês.

    Estes cortes já tinham sido analisados pelos juízes do Palácio Ratton, que tinham declarado a inconstitucionalidade da sua aplicação depois de 2016.

    A aprovação dos cortes deverá seguir nos próximos dias para Belém e aguarda-se a promulgação do Presidente da República.

    De acordo com o site do Diário Económico, o Governo espera aplicar os novos cortes já este mês.

    O diploma foi aprovado apesar do voto contra de toda a oposição.

    [Notícia atualizada às 17h32]»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  14. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL (4/9)]

    COISAS DA UE: PASTA DO EMPREGO VAI SER ENTREGUE A PORTUGAL?!

    «Marques Guedes: Emprego seria 'uma boa pasta' para Portugal

    (04/09/2014 14:09:12 60 Visitas)

    O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Marques Guedes, considerou hoje que a pasta de comissário europeu do emprego seria "uma boa pasta" para Portugal.


    Questionado pelos jornalistas, no final da habitual reunião do Conselho de Ministros, Marques Guedes adiantou que existem "expectativas de que haja uma pasta com significado" para Portugal, considerando que a do emprego "seria uma boa pasta" a ocupar pelo comissário português.

    Carlos Moedas, o comissário indicado por Portugal para integrar o futuro executivo comunitário, reúne-se hoje com o presidente eleito da Comissão Europeia, que, segundo documentos divulgado pela imprensa, poderá atribuir-lhe a pasta do Emprego e Assuntos Sociais.

    Depois de o jornal britânico Financial Times já ter avançado, na quarta-feira, que Carlos Moedas ficará responsável pela pasta do Emprego e Assuntos Sociais, também o EurActiv, órgão de informação "online" especializado em assuntos europeus, indica hoje ter tido acesso a um organograma da futura Comissão, com a data de 2 de Setembro, na qual o comissário português surge igualmente com a pasta do Emprego e Assuntos Sociais, ocupada ao longo dos últimos cinco anos pelo húngaro Laszlo Andor.

    Marques Guedes ressalvou que esta matéria não foi analisada no Conselho de Ministros e lembrou que não estão totalmente definidas as decisões do presidente eleito da Comissão Europeia relativamente à distribuição de pelouros, adiantando que Portugal acompanha o processo "com muito interesse".

    "Aguardamos com toda a serenidade uma decisão que compete à comissão", disse.

    Fonte comunitária indicou à Lusa que a reunião entre Juncker e Moedas terá lugar ao princípio da noite, mas não haverá declarações públicas, e será necessário esperar pela próxima semana para conhecer a lista definitiva do colégio de comissários da "Comissão Juncker" e a distribuição de pastas no quadro da nova organização do executivo, que poderá conhecer mudanças profundas relativamente à actual Comissão liderada por José Manuel Durão Barroso, ainda segundo o organograma divulgado pela imprensa de Bruxelas, com a ressalva de que a mesma ainda poderá conhecer alterações.

    Depois de Juncker apresentar a sua lista de comissários e respectivas pastas ao Conselho, cada comissário será sujeito a uma audição no Parlamento Europeu, que deverá votar em Outubro o colégio da Comissão Europeia, com vista à sua entrada em funções a 1 de Novembro (a "Comissão Barroso" termina o seu mandato a 31 de Outubro).

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  15. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA INOVTERRA DE S.JOÃO DE TAROUCA(4/9)]

    TRABALHO/SOLIDARIEDADE: COMUNIDADE AJUDA A CRIAR UM POSTO DE TRABALHO PRA UM DEFICIENTE!

    «AJUDE-NOS A CRIAR UM POSTO DE TRABALHO PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

    Diferenças sim, mas novas oportunidade também!

    Gostamos de apostar na diferença, porque a diferença traz-nos diversidade e é nesta que aprendemos e encontramos novas oportunidades. Assim, a Inovterra quer agora apostar na criação de postos de trabalho para pessoas com deficiência. O trabalho será desenvolvido no Horto Monástico para que o contacto com a natureza, o trabalho realizado com as plantas e a sua manutenção contribuam para o desenvolvimento e enriquecimento não só recreativo e ocupacional, mas também ao nível cognitivo, motor, emocional e social do individuo.

    Para a criação deste posto de trabalho precisamos de preparar e dar formação, precisamos de materiais adaptados e ainda, de angariar fundos para apoiar a remuneração da pessoa com deficiência. Este é o início, já que pretendemos que o Horto tenha também uma vertente social e possa empregar muitas mais pessoas que, apesar de algumas dificuldades, são uma mais-valia da nossa sociedade e essa sim, é a parte que conta.

    Apoie esta causa, pode contribuir utilizando o botão em baixo, ou fazendo transferência bancária para:

    0035 0804 0001 5008 2308 8»

    ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  16. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(3/9)]

    COMPETITIVIDADE: PORTUGAL SOBE 15 LUGARES NO RANKING DA COMPETITIVIDADE!(nem tudo são más notícias...)

    «Sociedade

    Crato destaca contributo da educação e da ciência no ranking da competitividade

    (03/09/2014 21:26:11 224 Visitas)

    O ministro da Educação, Nuno Crato, sublinhou hoje que a subida de Portugal em 15 posições no 'ranking' mundial de competitividade é "uma excelente notícia", para a qual a educação e a ciência, numa "inversão de tendência", também contribuem.


    "A educação e ciência são factores essenciais para a competitividade das economias modernas e Portugal melhora na educação e na ciência. O relatório fala mesmo numa inversão de tendência e eu acho que isso é extraordinariamente importante", disse à Lusa o ministro da Educação, a propósito do 'ranking' mundial de competitividade hoje divulgado pelo Fórum Económico Mundial, que coloca Portugal na 36.ª posição, 15 lugares acima do 51.º posto ocupado em 2013.

    "Em particular fico muito satisfeito por verificar que as áreas em que demos atenção, como a matemática e as ciências, são áreas em que a subida é muitíssimo importante. Na matemática e ciências, Portugal passa da 94.ª posição para a 43.ª posição", sublinhou o ministro.

    Nuno Crato disse, no entanto, que "rankings são rankings", admitindo que "tudo isto tem algum grau de incerteza", mas frisou que estas são "mudanças que são, de facto, importantes".

    A qualidade do ensino primário e superior em Portugal são pontos em destaque pela positiva, no relatório deste ano, estando mesmo em 4.º lugar no que diz respeito à qualidade das escolas superiores de gestão, que, nos últimos anos, têm ocupado lugares cimeiros nos 'rankings' internacionais dedicados a esta área.

    Em termos gerais, a qualidade do ensino superior português fica um pouco mais abaixo do 4.º lugar das escolas de gestão, ocupando a 40.ª posição, o que não é "um lugar vergonhoso" numa lista que analisa 144 países, destacou o ministro.

    Nuno Crato afirmou que estes resultados demonstram a melhoria na qualidade das instituições científicas e na colaboração destas com a indústria.

    Ao nível do ensino mais elementar, o governante destacou as melhorias na gestão das escolas e dos seus recursos e, no combate ao insucesso escolar, resultado, disse, dos créditos horários atribuídos às escolas que mais trabalham.

    Portugal subiu 15 lugares e ocupa o 36.º lugar no 'ranking' mundial de competitividade de 2014-2015, divulgado hoje pelo Fórum Económico Mundial, recuperando de uma queda que se verificava desde 2005, com excepção de 2011.

    O 'ranking' mundial de competitividade continua a ser liderado pela Suíça, seguida por Singapura e Estados Unidos, que subiram dois lugares, e Finlândia e Alemanha, que desceram uma posição cada um.

    Estados Unidos, Finlândia e Alemanha ocupam, respectivamente, o terceiro, o quarto e o quinto lugares da tabela.

    Portugal surge no 36.º lugar do 'ranking', invertendo uma tendência de queda que se verificava desde 2005, quando o país alcançou o 22.º lugar. O país caiu na tabela durante vários anos, à excepção de 2011, quando subiu uma posição, e, no relatório divulgado no ano passado, ocupou o 51.º lugar.

    No caso português, o Fórum destaca que "o ambicioso programa de reformas adoptado pelo país parece começar a dar bons resultados", considerando, no entanto, que Portugal "não deve ser complacente e deve continuar com a implementação completa" dessas reformas, de modo a combater "as preocupações macroeconómicas persistentes".

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  17. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL PÚBLICO(4/9)]

    NATALIDADE:???

    «PSD quer debater natalidade com partidos e parceiros sociais

    (NATÁLIA FARIA 04/09/2014 - 13:31)

    Numa carta dirigida a partidos políticos e parceiros sociais, o vice-presidente do PSD, Marco António Costa, pede reuniões destinadas a conseguir "um compromisso a longo prazo"

    As propostas de promoção da natalidade são conhecidas e continuam sem garantias de serem levadas à prática, mas a discussão não está encerrada: o vice-presidente do PSD, Marco António Costa, enviou ao Presidente da República, Cavaco Silva, aos partidos políticos e a vários parceiros sociais uma carta em que solicita reuniões destinadas a “recolher contributos e sugestões” sobre formas de convencer os portugueses a ter mais filhos.

    Em cima da mesa vai estar o relatório “Por um Portugal amigo das crianças, das famílias e da natalidade 2015-2035)” que o PSD encomendou a uma comissão liderada pelo professor Joaquim Azevedo, da Universidade Católica, e onde se elencam propostas que vão da promoção do trabalho em part-time até um ano depois do nascimento da criança, a reduções no IMI e nas tarifas da água e da luz, passando ainda pela isenção da Taxa Social Única para as empresas que contratem grávidas e pais ou mães com filhos até três anos de idade.

    Na altura em que apresentou as conclusões do relatório, a 16 de Julho passado, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, reconheceu a urgência do tema. Mas não se comprometeu a fazer plasmar nenhuma das propostas no seu programa de acção enquanto primeiro-ministro. “Há muitos aspectos que precisarão de ter uma estimativa o mais precisa possível em termos dos impactos fiscais e orçamentais”, justificou, entre referências à necessidade de caldear o esforço de promoção da natalidade com o do combate ao défice.

    Já então Passos Coelho apelara à necessidade de estabelecimento de consensos em torno do tema no âmbito de uma discussão pública que teria de ser feita. Nesse mesmo sentido, e perante aquilo que considera ser uma questão “estrutural e fundamental para o país”, Marco António Costa vem agora pedir que todos os “actores políticos, sociais e económicos” se articulem e dialoguem “com o intuito de criar um compromisso a longo prazo, em que acima de tudo, se removam obstáculos à fecundidade desejada”.

    Em Junho, o instituto Nacional de Estatística, divulgou um inquérito, segundo o qual, na ausência de quaisquer constrangimentos, os portugueses desejariam ter em média 2,31 filhos, em vez dos 1,21 registados em 2013. Tratar-se-á então de criar condições para que os portugueses possam satisfazer este “desejo íntimo”, conforme se lê na carta de Marco António Costa. Para o vice-presidente e coordenador do PSD há, além do plano fiscal, matérias como sejam as da “organização do mercado laboral e da oferta de serviços públicos e sociais já existentes mas que precisam de ver simplificado o acesso aos mesmos para que se garanta a efectiva fruição de grávidas, crianças e famílias”.

    As medidas a fazer avançar têm como horizonte o quadro comunitário Portugal 2020, ainda segundo Marco António Costa. Dentro de cerca de um mês, o Governo vai apresentar o Orçamento de Estado para 2015 na Assembleia da República. E até lá deverão ser conhecidas as conclusões da comissão para a reforma do IRS que propõe, entre outras coisas, que as famílias deixem de dividir o rendimento colectável por dois e passem a acrescentar 0,3 por cada filho.»

    (ENVIADO POR PA/DI)

    ResponderEliminar
  18. TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(2/9)]

    DISPUTA DA LIDERANÇA DO PS:???

    «Sampaio, Alegre, Almeida Santos e Vera Jardim dão apoio a António Costa

    LUSA e PÚBLICO 02/09/2014 - 11:35 (actualizado às 12:08)

    Três meses depois de teres subscrito um pedido de "solução rápida" no PS, históricos socialistas assumem preferência de candidato.

    Os históricos socialistas Jorge Sampaio, Almeida Santos, Manuel Alegre e Vera Jardim declararam nesta terça-feira apoio a António Costa nas eleições primárias do partido, marcadas para 28 de Setembro.

    "Decidimos dar o nosso apoio a António Costa. É nossa convicção que, pela sua experiência e capacidade política, António Costa pode levar o PS à vitória e à construção de um novo ciclo de crescimento económico e coesão social, assim como ao reforço da posição estratégica de Portugal na Europa e no mundo", diz o texto assinado pelas quatro personalidades do PS.

    A missiva foi lida por Almeida Santos no final de um pequeno-almoço em Lisboa que juntou os quatro históricos ao autarca da capital e candidato nas primárias socialistas. A declaração conjunta é assinada pelo ex-Presidente da República e antigo líder do PS Jorge Sampaio, pelo presidente honorário dos socialistas, Almeida Santos, pelo ex-candidato presidencial Manuel Alegre e pelo ex-ministro da Justiça Vera Jardim.

    Há menos de três meses, a 19 de Junho, os mesmos notáveis subscreviam juntos outro documento onde, sem tomar posição por nenhum dos dois adversários António Costa e António José Seguro, se limitavam a pedir uma "solução rápida" para o PS.

    Na altura, já a direcção de Seguro tinha decidido que a disputa interna se faria por eleições primárias para candidato a primeiro-ministro, a realizar a 28 de Setembro, os quatro históricos escreviam: “A actual situação interna do PS exige uma rápida clarificação, por forma a que o seu excessivo prolongamento não venha prejudicar a responsabilidade nacional do partido e a enfraquecer ainda mais a nossa já debilitada democracia.”

    Esta terça-feira, os socialistas tomam partido. Mas não sem deixar uma palavra a António José Seguro, secretário-geral do partido, referindo que este "merece todo" o "reconhecimento e apreço por ter conduzido o PS numa fase de transição muito difícil".

    Após o sufrágio, defendem, "ganhe quem ganhar", o essencial é que "todas as energias se concentrem no essencial", que é "unir e mobilizar o PS e o eleitorado para a construção de uma alternativa política sólida capaz de derrotar a actual coligação PSD/CDS-PP e restituir a esperança aos portugueses".

    Isto porque, acrescentam, "o agravamento da crise no país exige agora um PS mais forte e com mais capacidade para agregar e mobilizar os portugueses", dizem os quatro históricos socialistas. A "urgente mudança" de governo, acrescentam, "passa por uma mudança no PS".

    Sampaio, Alegre, Almeida Santos e Vera Jardim dizem ainda que as primárias do PS são de "grande importância para o futuro do país", tendo os quatro lançado um apelo para que as pessoas se inscrevam e integrem "uma votação que vai ter uma influência decisiva nas suas vidas".

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      «Costa "orgulhoso"

      Por seu lado, António Costa disse ter ficado "orgulhoso" com o apoio prestado pelos históricos socialistas. "Sinto-me muito orgulhoso de ter recebido mais estes apoios de grandes figuras da história do PS. Significa que de facto esta minha candidatura é um reencontro do PS com a sua identidade histórica. Esta é uma candidatura que pretende unir o partido, trazer de novo para a primeira linha do combate político do PS os melhores dos nossos quadros políticos", declarou o candidato.

      Para Costa, é "importante um partido reencontrar-se com a sua identidade histórica", e os apoios que a sua candidatura tem recolhido, nomeadamente de antigos presidentes e secretários-gerais do partido, levam o candidato a sentir-se "orgulhoso".

      O candidato diz ainda sentir um grande apoio de militantes e simpatizantes do PS mas também de eleitorado que tradicionalmente não vota no partido. "As pessoas sentem bem a necessidade de construir uma alternativa perante um Governo que está esgotado", declarou.

      Questionado sobre os debates televisivos com António José Seguro, que começam na próxima semana, Costa disse esperar que estes "sejam esclarecedores", mas reiterou "uma regra muito importante", a de que "os adversários do PS não estão dentro do PS, estão fora" do partido.» (IN PÚBLICO)

      (ENVIADO POR PA/DI)

      Eliminar
    2. TRANSFORMADO NO POST 8 DE SETEMBRO/2014!

      Eliminar
  19. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO JORNAL SOL(4/9)]

    EDUCAÇÃO: RESCISÕES/CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES!(post informativo)

    «Erro leva escolas a chamar professores para assinar novo contrato de rescisão

    (04/09/2014 21:49:50 41 Visitas)

    Os professores que já tinham assinado o acordo de rescisão de contrato estão a ser chamados pelas escolas para assinarem um novo documento, que clarifica "um lapso" na minuta referente a uma data, adiantaram os directores escolares.


    Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, disse que as escolas foram notificadas esta manhã para chamarem novamente os professores que viram o seu pedido de rescisão com o Estado aprovado, para assinarem um novo acordo de rescisão, que substitui o anterior.

    A substituição justifica-se pelo "lapso na minuta" original do acordo, que continha um erro numa data, mas cuja correcção não coloca em causa nem os valores a serem pagos aos professores, nem a data a que o acordo produz efeitos.

    Num esclarecimento enviado à Lusa, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) garantiu que a substituição da minuta não suspende o processo de rescisões e não tem "qualquer impacto na data a que a rescisão produz efeitos, nem no montante da compensação proposta".

    "Esperemos que este lapso não atrase ainda mais a colocação de professores nas escolas", disse Filinto Lima, que manifestou a sua preocupação com o facto de, a cerca de uma semana do início do ano lectivo, não terem ainda sido divulgadas as listas de colocação, até porque, frisou, "as escolas enviaram ao MEC em Agosto as listas com as suas necessidades de contratação, em tempo útil".

    Sobre os problemas na plataforma electrónica da Bolsa de Contratação de Escola (BCE), Filinto Lima disse ter informações de que hoje o acesso dos professores contratados que queiram candidatar-se às ofertas disponíveis estava a fazer-se com normalidade, depois de, na quarta-feira, as dificuldades técnicas para aceder à plataforma terem levado o MEC a prolongar o prazo de candidatura até às 18:00 de sexta-feira, alargando-o por mais um dia.

    Filinto Lima referiu-se ainda à contestação de que esta nova forma de contratação tem sido alvo, sobretudo no que diz respeito a alguns critérios de contratação aprovados, sublinhando que este "é o primeiro ano da bolsa de contratação e estamos todos a aprender".

    "Para o ano vai correr melhor", disse.

    A BCE substituiu, a partir deste ano, as ofertas de escola -- que permitiam às "escolas TEIP" (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) ou com contratos de autonomia a contratação directa de professores para suprir necessidades temporárias.

    A BCE pretende criar uma lista ordenada de professores contratados candidatos a leccionar nas escolas, que serão chamados pelas escolas tendo em conta essa ordenação, com o objectivo de tornar a colocação nas escolas um processo mais rápido.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (4/9)]

    FORAM TIPIFICADOS 3 NOVOS CRIMES:???

    «Política

    PSD e CDS-PP querem criminalizar a perseguição e o casamento forçado

    (04/09/2014 08:53:07 254 Visitas»

    O artigo 37º da Convenção de Istambul obriga os países a criminalizarem o casamento forçado)

    O PSD e o CDS-PP vão propor a criminalização da perseguição ('stalking') e do casamento forçado, no âmbito da Convenção de Istambul, que obriga à adopção de medidas de combate à violência de género, anunciaram hoje os sociais-democratas.

    As mulheres são as principais vítimas de 'stalking'

    "São dois crimes novos. Uma alteração do Código Penal é uma coisa muito séria no ordenamento jurídico português, julgamos que é o tempo certo para que Portugal seja pioneiro nesta matéria", disse aos jornalistas o vice-presidente da bancada do PSD Carlos Abreu Amorim.

    As propostas ainda estão a ser trabalhadas, não estando ainda fechada a moldura penal para aqueles dois novos crimes, cuja criação é enquadrada pela Convenção de Istambul, que Portugal foi o primeiro país da União Europeia a ratificar.

    O crime de perseguição, comumente designado pela expressão inglesa 'stalking', tem a ver com o "contínuo assédio por diversos meios, que podem ser meios electrónicos, o chamado 'cyberstalking'", em que a vítima, "provada essa perseguição, fique numa situação de angústia e se sinta constrangida nos seus comportamentos", explicou Carlos Abreu Amorim.

    As mulheres são as principais vítimas dessa perseguição, que afecta a "capacidade de determinação e a liberdade individual, incluindo a determinação sexual", referiu.

    "Sabemos que há na doutrina penal portuguesa quem entenda que outros tipos legais de crime já existentes podem cobrir esta situação. Não temos essa opinião", declarou.

    Quanto ao casamento forçado, o vice-presidente da bancada social-democrata afirma que "em Portugal essas situações são raras", mas existem, e "não podem estar ao abrigo de qualquer protecção de uma nuvem ou de um véu de uma cultura específica em que certos comportamentos possam ser aceites embora não sejam aceites pela generalidade da sociedade portuguesa".

    O artigo 34º da Convenção de Istambul prevê que os estados signatários adoptem as medidas legislativas (ou outras) necessárias a assegurar a criminalização da conduta de quem intencionalmente ameace repetidamente outra pessoa, levando-a a temer pela sua segurança.

    O artigo 37º da Convenção obriga os países a criminalizarem o casamento forçado.

    As medidas, que decorrem da ratificação da Convenção de Istambul, já levaram os grupos parlamentares da maioria, com projectos próprios, a apresentaram propostas de criminalização da mutilação genital feminina, que, de acordo com Carlos Abreu Amorim, estão prestes a ser levados a votação final global.

    Lusa/SOL

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  21. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA CÂMARA DE TAROUCA(3/9)]

    ACTIVADE CULTURAL:??

    «GUITARRA CLÁSSICA NO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE SALZEDAS

    Um concerto de guitarra clássica é a proposta para o próximo dia 7 de setembro. O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas volta a abrir as portas, agora para desvendar a beleza das sonatas do português Carlos Seixas e do espanhol Fernando Sor, pela guitarra de Francesco Luciani, a partir das 16h30.

    “Sonatas Ibéricas”, assim se denomina o espetáculo que dá também nome ao primeiro trabalho deste guitarrista, é uma homenagem à música da Península Ibérica e desafia o ouvinte não só a desvendar as sonatas, mas também a mergulhar na história da guitarra clássica.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LEVADO PRÓS COMENTÁRIOS AO POST 10:« ACTIVIDADES PREVISTAS PRÓ 1º FDS DE SET/14».

      Eliminar
  22. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (5/9)]

    RENTRÉE DA CDU: 38ª FESTA DO AVANTE!

    «Sociedade

    Avante!: Tradicional 'festa' do PCP arranca hoje

    (05/09/2014 09:31:49 186 Visitas)

    Dezenas de milhares de pessoas são hoje esperadas no primeiro de três dias da 38.ª "Festa do Avante!", no Seixal, que vai ser declarada aberta pelo secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, pelas 19:00 horas.


    O líder do PCP voltará a dirigir-se "aos militantes e amigos da festa" ou meros visitantes do evento no domingo, pelas 18:00, durante o comício de encerramento.

    O evento comunista vai centrar-se na comemoração do 40.º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, com exposições, debates, lançamento de obras e outras evocações teatrais e cinematográficas.

    A "Festa do Avante!" começa com um concerto para cravos e orquestra, além da actuação dos cabo-verdianos Dany Silva e Maria Alice.

    Sábado, Jorge Palma, acompanhado por Sérgio Godinho, bem como Naifa ou Legendary Tiger Man devem ser os artistas com maior adesão do público.

    Paulo de Carvalho, Camané ou Mind da Gap - estes com Sam the kid e Valete -, serão outros nomes em palco antes do final dos concertos reservado para os Buraka Som Sistema.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR PA/DI)

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DO FB: JORNAL PÚBLICO(5/9)]

    METEOROLOGIA:VAMOS TER UM FDS TÍPICO DO OUTONO:MOLHADO E FRESCO!

    «Chuva no fim-de-semana e temperaturas mais amenas nos próximos dias

    (PÚBLICO 05/09/2014 - 16:03)

    Aguaceiros e trovoadas esperados para sábado e domingo e alguns dias da próxima semana.

    As temperaturas perto dos 30º Celsius vão descer progressivamente já este fim-de-semana e durante a próxima semana. Para sábado e domingo está prevista a ocorrência de chuva em quase todo o Portugal continental, aguardando-se que haja também precipitação a partir do meio da semana.

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avança no seu site que este fim-de-semana o céu estará muito nublado e será propício à ocorrência aguaceiros, principalmente no litoral do território. Há ainda a possibilidade de trovoadas da parte da tarde, cenário que se repete no domingo. Sábado dá-se também o início da descida das temperaturas máximas, que só voltam a registar uma ligeira subida na quarta-feira para voltarem a descer nos dias seguintes.

    A chuva desaparece durante segunda e terça-feira mas está de volta na quarta, principalmente nas regiões Norte e Centro. Nos distritos do Porto, Bragança, Évora e Beja, os aguaceiros vão registar-se até sexta-feira, 12 de Setembro.

    Esta sexta-feira ainda é marcada por temperaturas máximas próximas dos 30º mas os termómetros vão começar a descer no fim-de-semana. Lisboa, que parte para um sábado e domingo com uma máxima de 27º, vai registar descidas entre os quatro e cinco graus, sendo que na quarta-feira é esperada uma temperatura a rondar os 20º.

    Mais a norte do país, no Porto, as máximas não vão descolar dos 24º de máxima e na quarta-feira, à semelhança de Lisboa e da maioria dos distritos, regista o valor mais baixo, 21º. Em Bragança, região que tem registado as temperaturas mais elevadas do território continental, a queda será de oito graus no domingo, oscilando depois ente os 22º e os 25º.

    Outro dos distritos mais quentes, Castelo Branco, cai dos 32º desta sexta-feira para 22º no domingo. A partir do fim-de-semana o máximo que o termómetro vai subir é até aos 25º.

    A sul, Évora e Beja serão os distritos onde a queda será menos acentuada, já qua na terça e quarta-feira as máximas voltam aos 30º, depois de terem descido para uma média de 26º no fim-de-semana.

    No Algarve, as temperaturas têm-se mantido mais baixas que no resto do país e assim vão continuar. Dos 25º de hoje, não vão passar dos 24º na semana que se segue.»

    (ENVIADO POR PA/DI)

    NB:TRASNFORMADO NO POST 11)

    ResponderEliminar
  24. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO CDS-TAROUCA]

    [M/CAROS BLOGUISTAS! ACABO DE IR "CUSCAR" (outra vez)A CONTA DO CDS-TAROUCA E VEJO QUE AS ELEIÇÕES PRÁ CONCELHIA QUE HOJE DECORRERAM FORAM "ANIMADAS", NÃO OBSTANTE APENAS TER APARECIDO UMA ÚNICA LISTA, AO CONTRÁRIO DO QUE SE CHEGOU A VENTILAR POR AÍ! AO QUE PARECE, OS "OPOSITORES" À "LISTA A", NÃO APRESENTARAM ALTERNATIVA MAS DEPOIS FORAM PRÓ FACEBOOK LAVAR ROUPA SUJA!LAMENTO PROFUNDAMENTE!A. Monteiro]

    Cds-pp Tarouca Cds
    1/9
    Sábado, dia 06 de setembro, das 14 às 16h, Eleições para os Orgãos Concelhios de Tarouca, na sede da Junta de Freguesia de Tarouca.

    Lista A

    MESA DA ASSEMBLEIA CONCELHIA
    Presidente: Marco Agostinho Pereira De Oliveira
    Vice-presidente: Rosa Maria de Fátima Paiva da Rocha Mâncio
    Secretário: Adalberto Pereira de Matos

    COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA ... Ver mais
    2 partilhasGostoGosto · · Partilhar
    Jp Tarouca Tarouca e 19 outras pessoas gostam disto.

    Francisco Espírito Santo Não gosto...esta lista não muda nada...tudo igual...
    1/9 às 22:24 · Gosto

    Francisco Espírito Santo Mais uma vez perderam a oportunidade de fazer uma revolução no PP de Tarouca...sempre as mesmas pessoas e outras a procura de um futuro TACHO...
    1/9 às 22:51 · Gosto

    Marco De Oliveira Caro Chico:
    Em primeiro lugar quero-te agradecer pelo facto de te mostrares interessado com as actividades da Comissão Politica do CDS-PP Tarouca.
    Em segundo lugar, gostaria de ressalvar que este acto eleitoral é restrito aos eleitores da concelhia de Tarouca, concelhia essa da qual tu NÃO fazes parte.
    Em terceiro lugar, a este acto eleitoral visa a reconstrução, a avaliação e definição estratégica para pelo menos os próximos dois anos...e certamente que a concelhia irá aceitar todas as TUAS propostas. Para tal, toma uma atitude honrada e corajosa e torna-te militante de verdade e não na utopia...que é o que tens feito até aqui.
    Diz que está mal quando está...e diz que está bem se assim o entenderes...mas DIZ!!
    Vendo a lista apresentada, não percebo quem é que andará à procura de TACHO... Mas se isso te faz confusão, prometo que quando for detentor de algum cargo publico, te nomeio como meu "ordenança" e te darei o unico tacho possivel.
    Francisco Espírito Santo: estão disponiveis as fichas de militancia... E nunca mais mintas a dizer que és militante..porque NAO és!!!
    Abraços
    1/9 às 23:07 · Gosto · 3

    Francisco Espírito Santo Caro Marco De Oliveira, cartão de filiado n.º 182000262, datado de 10-02-99.
    1/9 às 23:28 · Gosto

    Marco De Oliveira É engraçado...ou "engrassade" (tipo jesus)...mas tenho a lista de filiados aqui e TU não constas nela....estranho!!!!
    1/9 às 23:35 · Gosto

    Francisco Espírito Santo Por outro lado nunca me ouviste dizer que queria qualquer Tacho e eu sempre te ouvi tal expressão, fosse o PP, PSD, PS, BE ou CDU, o primeiro a convidar-te, tu ias. Com isto tudo parece que enfias-te a carapuça. Teu ordenança, nunca, preferia andar a pedir esmola... Mas sempre a considerar Marco De Oliveira, sendo certo que nunca contes com o meu voto para qualquer eleição autárquica.
    1/9 às 23:35 · Gosto

    Cds-pp Tarouca Cds O Sr. Francisco Espírito Santo consta dos filiados inativos.
    Qualquer filiado pode apresentar lista, no concelho em que está filiado. Quanto a Tarouca, foi aqui publicitado, tal como os filiados receberam em casa a convocatória. No site do Cds apenas esta esta, o que é uma pena.
    Como diz são sempre os mesmos. É verdade. Mas porque outros não apresentam.
    Taxos? Não parece. Já andam nestas lides à muito tempo e nunca os tiveram. Muito pelo contrário, vivem do seu trabalho.
    Arlete Ribeiro.

    1/9 às 23:55 · Gosto · 2

    (CONT:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONT)

      Francisco Espírito Santo Marco mais cuidado com o que dizes e, quem deve andar perturbado és tu...tenho o respeito e educação para quem me respeita e tu nada sabes da minha vida para dizeres que ando perturbado...Mais uma vez cuidado com a língua Sr. Marco De Oliveira
      2/9 às 0:02 · Gosto · 1

      Marco De Oliveira Ó Chico: deixa lá isso e coloca-te "activo". Salzedas e Tarouca precisa de ti...
      2/9 às 0:10 · Gosto · 1

      Luca Delmonte Vamos lá ver se o Do Monte te deve alguma MERDA!!!!
      2/9 às 0:23 · Gosto

      Cds-pp Tarouca Cds Pedimos desculpe mas retiramos alguns comentários que em nada dignificaram os intervenientes
      2/9 às 11:23 · Gosto

      Francisco Espírito Santo Marco De Oliveira sempre fui "activo" e ajudei sempre que me pediam, nunca fui como tu que só sabias/sabes criticar quem faz alguma coisa por Salzedas...parece que só agora te preocupas com o ser "activo". Por outro lado, por Salzedas estarei sempre "activo" mas por Tarouca nunca.
      2/9 às 12:38 · Gosto

      Marco De Oliveira Boa Chico!! Então continua "activo" e dá o teu contributo. Dia 6 aparece e escolhe.
      Mesmo longe, sei que tens capacidades para ajudares o teu concelho e a tua freguesia!!!
      Contamos contigo...Contamos com todos.
      Seremos todos úteis.
      Abraço e bom trabalho
      2/9 às 13:28 · Gosto · 1

      Assunção Monteiro Muito Boa Tarde! Gostaria de perguntar à administração da conta CDS-Tarouca se já existem resultados definitivos! Saudações Democráricas!
      há alguns segundos · Gosto

      (ENVIADO POR:A.Monteiro)

      Eliminar
  25. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN (6/9)]

    METEOROLOGIA: O DOMINGO VAI SER O PIOR DIA!

    «ALERTA AMARELO

    Chuva forte e trovoada nas próximas horas

    por Lusa, publicado por Marina Almeida Hoje 4 comentários

    O Instituto Português e do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje todos os distritos de Portugal Continental em aviso amarelo por causa da chuva forte e trovoada previstas para as próximas horas.

    Com exceção de Beja e Faro, todos os distritos estão sob aviso amarelo desde as 15:00 até às 21:00, devido à chuva, que pode ser forte e acompanhada de trovoada.

    Para os distritos de Beja e Faro, o IPMA não prevê cenários de precipitação forte e trovoadas durante o dia de hoje.

    No entanto, aquele instituto colocou em aviso amarelo todos os 18 distritos de Portugal Continental entre as 06:00 e as 21:00 de domingo, devido à previsão do regresso da chuva forte e de trovoadas frequentes.

    O aviso amarelo é o segundo menos grave dos avisos meteorológicos.

    Segundo o meteorologista Ricardo Tavares, domingo será mesmo o dia "mais gravoso" e poderá obrigar a alterar o aviso meteorológico.

    "Amanhã [domingo], teremos a situação mais gravosa. Na segunda e terça-feira, os dias serão melhores. Ainda terão precipitação, mas menos intensa", afirmou, referindo que a chuva, na terça-feira, afetará sobretudo as regiões do Norte e Centro.

    "Depois, na quarta-feira, prevê-se novamente precipitação mais intensa", disse Ricardo Tavares à Lusa.

    O meteorologista explicou que Portugal Continental está sob a influência de uma depressão, que está a causar este mau tempo.

    "O território estava sob a influência de um anticiclone que se estendia em crista até à Península Ibérica, mas que se dissipou, ficando sob influência de uma depressão situada a oeste do território, no Atlântico", afirmou.
    Artigo Parcial

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    NB:COLOCADO NOS COMENTÁRIOS DO POST 11!

    ResponderEliminar
  26. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL(6/9)]

    «HOJE às 18:420

    Bolsas de 1500 euros para mil alunos que queiram tirar cursos no interior

    Bolsas de 1500 euros para mil alunos que queiram tirar cursos no interior

    O Ministério da Educação vai atribuir bolsas de 1500 euros anuais, a um máximo de mil alunos, para 12 instituições do ensino superior fora das grandes áreas urbanas.

    Em comunicado hoje divulgado, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou que já foi assinado o despacho que regulamenta o programa +Superior, uma iniciativa que visa atrair candidatos a instituições de ensino superior de “regiões do país com menor pressão demográfica”.

    Esta “bolsa de mobilidade” de 1500 euros anuais, a atribuir a um máximo de mil alunos, pretende contribuir para “a coesão territorial e para a fixação de jovens qualificados no interior do país”.

    As universidades da Beira Interior, de Évora, de Trás-os-Montes e Alto Douro, e os Politécnicos de Beja, Bragança Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Tomar, Viana do Castelo e Viseu são as instituições selecionadas para o programa.

    Podem ser candidatos ao programa +Superior todos os estudantes inscritos no ensino superior, na sequência de uma colocação na 1.ª, 2.ª ou 3.ª fases do concurso nacional de acesso, num ciclo de estudos de uma das 12 instituições selecionadas.

    Podem ser portugueses ou de outro estado membro da União Europeia e com residência habitual em Portugal, mas não podem ser provenientes de nenhum concelho do interior do país.

    Ficam assim excluídos os oriundos dos concelhos das seguintes NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos): Cova da Beira, Alentejo Central, Douro, Baixo Alentejo, Alto Trás-os-Montes, Beira Interior Sul, Beira Interior Norte, Serra da Estrela, Alto Alentejo, Lezíria do Tejo, Médio Tejo, Minho-Lima e Dão Lafões.

    Os candidatos têm um mês para formalizar a candidatura, 10 de setembro e 10 de outubro, que deve ser realizada pela Internet através da página da Direção-geral do Ensino Superior.

    Diário Digital com Lusa

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  27. [TRAZIDO DO FB:REVISTA VISÃO (?)]

    ???

    «Nove trabalhos do Governo para 2015

    Na reta final do mandato, Passos Coelho ainda tem objetivos por cumprir.

    Quais são as medidas que (ainda) é preciso pôr em prática até às eleições

    [Sónia Sapage (texto publicado na VISÃO 1121, de 28 de agosto)
    9:28 Sexta feira, 5 de Setembro de 2014 |]

    Nove trabalhos do Governo para 2015

    Foto: Marcos Borga

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que o primeiro-ministro tem um discurso de fim de ciclo, como se não tivesse mais nada para fazer. Passos Coelho demonstra, explica o comentador, um espírito de "missão cumprida" para com o País, uma espécie de "recuperei Portugal financeiramente, fiz o que tinha a fazer, fui um ciclo". Mas o chefe de Governo não concorda.

    "Estamos ainda a meio do que precisamos de fazer. Tenho uma noção clara que o caminho que percorremos até hoje foi o indispensável para lançar as bases de um País novo", admitiu Pedro Passos Coelho na Festa do Pontal.

    "Mas ainda temos muito que fazer para poder dizer aos portugueses que temos uma economia a crescer sustentadamente e um país que pode viver sem problemas no seio da zona euro entre aqueles que, como nós, lutam por uma Europa com mais progresso, menos desemprego e mais justiça social".


    Afinal, que planos ainda tem o Governo para 2015?

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  28. (CONTINUAÇÃO)

    Afinal, que planos ainda tem o Governo para 2015?

    1. Reforma do Estado

    Este dossiê é umas das prioridades do Executivo, mas o primeiro-ministro não garante que o consiga encerrar antes das legislativas. O objetivo é acabar com as "estruturas anacrónicas", que impediram o País de crescer, e fazer renascer um Estado mais eficiente, moderno e magro. Parece fácil, mas, diz Passos Coelho, "andamos quase há dois anos e não o conseguimos encerrar, porque há sempre expedientes administrativos e jurisdicionais que o impedem". Se a reforma não for concluída, "o próximo Governo não pode deixar de atribuir uma prioridade muito grande a essa área", disse Passos Coelho, recentemente. "Nós sabemos que o Estado ainda precisa de muita atenção. Há muitas matérias ainda hoje que não fazem perder cabelo só a mim". A execução orçamental está aí para o comprovar, com a despesa pública sempre a crescer.

    2. Programa Aproximar e descentralização

    A reorganização dos serviços da Administração Pública (AP), cujo pilar mais importante é o da descentralização, dá pelo nome de Programa Aproximar. Essa é uma das áreas a que o primeiro-ministro fez referência nos últimos discursos. "Há matérias que não se justifica que estejam à mercê dos ministros ou secretários de estado" e que "precisam - rapidamente - de passar para as autarquias locais ou para as Comunidades Intermunicipais ou Urbanas", explicou Passos Coelho, na Festa do Pontal. O Aproximar é tutelado por Miguel Poiares Maduro e vai avançar, sob a forma de projeto-piloto, nas comunidades intermunicipais de Leiria, Viseu Dão Lafões, Oeste e Alto Tâmega. O programa destina-se, entre outras coisas, a reorganizar os serviços atendimento da AP, juntando-os, sempre que possível, em lojas do cidadão.

    3. Contrato de Concessão da RTP

    Em abril deste ano, o ministro Miguel Poiares Maduro dizia: "Tudo aquilo que defini como fundamental para o futuro do serviço público de rádio e televisão está a avançar". Mas o processo, que começou por ter no horizonte a privatização da RTP e afins e acabou por definir um contrato de concessão para os próximos 16 anos, não está concluído. As mudanças continuarão em 2015, entre elas a criação de um ecossistema de indústrias criativas e de inovação tecnológica no setor audiovisual e a definição do futuro dos centros regionais dos Açores e da Madeira. O essencial, que é a assinatura do novo contrato de concessão, também ainda não se concretizou.

    4. Concessão dos transportes públicos

    Revolucionar as empresas públicas de transporte, deixando de "investir" tanto dinheiro e recursos do Estado nessa área, através das indemnizações compensatórias, era um dos objetivos do Governo. Nos últimos três anos foram ensaiadas várias soluções, mas só recentemente o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou a concessão a privados da Metropolitano de Lisboa, da Carris, da Linha de Cascais da CP, da Transtejo, do Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto. Este foi o primeiro passo na reforma acordada com a troika e pressupõe que o Estado mantenha a posse dos equipamentos, permitindo a exploração do serviço por parte de entidades privadas (a Câmara do Porto também se mostrou disponível para entrar na corrida), durante oito anos.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  29. (CONTINUAÇÃO)

    5. Redução da taxa de desemprego

    É uma das marcas que este Executivo deixa no mercado de trabalho: a taxa de desemprego, que rondava os 12,1% no segundo trimestre de 2011, quando Passos Coelho tomou posse, chegou aos 17,7% dois anos depois. Hoje, situa-se nos 13,9%, o que tem sido encarado como um sinal positivo para a economia portuguesa. O ministro da Economia, Pires de Lima, reagiu aos números dizendo que o Governo tem "perfeita consciência e sensibilidade social para perceber que, apesar da enorme melhoria que existiu ao longo do último ano, há muitas pessoas em Portugal que querem trabalhar e continuam sem encontrar emprego", ficando diminuídas numa "parte muito importante da sua dignidade". Descer esta taxa continua a ser um objetivo até às eleições.

    6. Défice de 2,5%

    Que não haja ilusões: com ou sem troika - e ela estará cá em outubro para acompanhar o período pós-memorando - o Governo continua obcecado com o défice. Em 2015, é preciso baixá-lo de 4 para 2,5%, o que implicará cortes adicionais superiores a dois mil milhões de euros. Acresce que o Governo precisa ainda de compensar "as decisões que o Tribunal Constitucional adotou em matéria de sustentabilidade da Segurança Social", previstas para o próximo ano. Assim sendo, o que podem esperar os portugueses para 2015? "Era muito fácil dizer 'não há aumentos de quaisquer impostos'. Mas não sei se é possível ou não é possível. O que sei é que o Governo não tem nenhuma vontade de aumentar impostos. Se o fizermos, é porque não há outra possibilidade de atingirmos as nossas metas", disse o primeiro-ministro, em Valpaços. Novidades concretas só depois de 15 de outubro, data em que o novo Orçamento do Estado (OE) estará concluído.

    7. Mudanças fiscais

    Em outubro de 2013, a ministra das Finanças disse: "Ainda não tivemos condições em 2014 para baixar a carga fiscal, esperamos que no orçamento de 2015 seja possível ter um pouco mais de folga." Maria Luís Albuquerque adiou o alívio da carga fiscal para o ano das eleições legislativas, o que muito agradou ao CDS. "Em 2014 começamos pelo IRC, para atrair investimento. Em 2015 deveremos ser capazes de dar início a uma moderação do IRS", assumiu Paulo Portas em Madrid, em fevereiro deste ano. Sendo certo que em 2015 haverá mudanças fiscais, a verdade é que nada garante que não haja impostos a subir. Depois de Marques Mendes ter dito que o Governo quer aumentar o IVA máximo de 23 para 24%, Passos Coelho recusou mais aumentos de impostos "para este ano", assumindo que a meta de 4% do défice é "alcançável" através de "alguns ajustamentos" do lado da despesa. Em 2015 logo veremos.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  30. (CONTINUAÇÃO)

    8. Reforço da natalidade

    Considerada uma das questões críticas da sociedade portuguesa, a natalidade está na agenda do Governo. Enquanto líder do PSD, Passos Coelho encomendou um estudo para saber como pode pôr os portugueses a terem mais bebés e agora tem muitas ideias para implementar, mas pouco tempo para o fazer. O relatório produzido pelo grupo de estudos liderado por Joaquim Azevedo, a convite do primeiro-ministro, fez sugestões como: redução de impostos, consoante o número de filhos (IRS e IMI); deduções à coleta para avós (despesas de saúde e educação); apoio à contratação de grávidas (isenção de TSU); flexibilização dos horários e preços das creches; part-time de um ano após o parto, pago na íntegra; tarifas familiares de água, resíduos e saneamento; médico de família obrigatório para grávidas; criação do Portal Família, etc.

    9. Pacto em matéria de Segurança Social

    "Quero aqui garantir que, como primeiro-ministro, não farei mais nenhuma proposta para reformar a Segurança Social até às eleições de 2015", anunciou Passos Coelho, na Quarteira. "Está na altura de dizer ao PS que estamos disponíveis, antes das eleições, para firmar uma reforma da Segurança Social que tenha o contributo do PS, dado que este é um problema nacional", acrescentou. O primeiro-ministro assumiu que não conseguiu resolver a questão da sustentabilidade da Segurança Social e que o problema persiste. "Se o não resolvermos, o que está em causa num futuro próximo é a capacidade do Estado assegurar as pensões daqueles que as precisam de receber", concluiu. O apelo a um pacto de regime no sentido de levar a cabo a reforma deste setor não teve eco em nenhum dos dois candidatos à liderança do PS.


    Ler mais: http://visao.sapo.pt/nove-trabalhos-do-governo-para-2015=f794696#ixzz3CeIYwkGj»

    (FIM)

    ResponderEliminar
  31. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(?)]

    DESPORTO:APURAMENTO PRÓ EURO/2016!(selecção portuguesa)

    «Euro 2016

    Portugal perde e portugueses mostram lenços brancos

    Hoje não foi o dia em que a seleção nacional fez esquecer o desaire vivido no Mundial, antes pelo contrário. Portugal voltou a desiludir e foi derrotado em casa pela Albânia, por 1-0, do arranque do Grupo I de qualificação para o Campeonato Europeu de futebol de 2016, disputado no Estádio Municipal de Aveiro.

    DESPORTO Portugal perde e portugueses mostram lenços brancos GlobalImagens

    (21:45 - 07 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto)

    Portugal disputou esta noite, em Aveiro, o primeiro jogo do apuramento para o Europeu de França’16. Na primeira partida depois do mundial no Brasil, Paulo Bento prometeu uma ‘renovação’ e deixou Raul Meireles e Miguel Veloso no banco fazendo saltar para o onze titular William Carvalho e André Gomes.

    PUB

    Mas, se havia muitas caras novas até entre os convocados, o resultado foi o mesmo que no Mundial: Deceção.

    Portugal perdeu com a Albânia, num jogo em que apesar de ter sido quase sempre superior nunca conseguiu visar a baliza adversária com sucesso, fazendo o(s) desejado(s) golos que dariam uma vitória.

    Assim, um tento de Balaj, aos 52 minutos, com um pontapé de belo efeito após cruzamento da direita, fez o resultado final. Destaque para a aziaga estreia de Ricardo Horta e de André Gomes, que fizeram o seu primeiro jogo com a camisola principal das equipas das quinas.

    Nas bancadas, após o final dos 90 minutos, os adeptos da seleção, que apoiaram sempre a equipa, diga-se, fizeram questão de demonstrar o seu desagrado com a exibição lusa e mostraram lenços brancos a Paulo Bento.

    [Notícia atualizada às 21h41]»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  32. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(7/9)]

    EDUCAÇÃO:???

    «Ensino Governo garante que professores serão colocados a tempo

    O secretário de Estado da Administração Escolar garantiu hoje que não haverá atrasos na colocação de professores no início do novo ano letivo, tranquilizando os pais dos alunos que temem que as aulas não comecem a 15 de setembro.

    PAÍS Governo garante que professores serão colocados a tempo Lusa

    (19:01 - 07 de Setembro de 2014 | Por Lusa)


    "Todos os professores serão colocados atempadamente no início do ano letivo, no início da próxima semana", afirmou o governante, frisando que as escolas estarão "estáveis" no começo das aulas, que arrancam dentro de uma semana, e que os pais podem estar "perfeitamente descansados".

    PUB

    Segundo João Casanova de Almeida, que falava à margem da inauguração da Escola Básica da Lejana, em Faro, os processos de rescisão de professores por mútuo acordo - cuja data limite é 10 de setembro -, e de colocações, dos que optarem por ficar, estarão concluídos antes do final do ano letivo.

    "Todos os professores que rescindirem por sua vontade e todos os horários que libertarem e que tivessem um colega na sua escola que tenha ficado com ausência de componente letiva, esse professor vai ter a oportunidade de fazer a sua opção entre o lugar que lhe vai ser destinado, agora, esta semana, ou o lugar da sua escola de origem", explicou.

    A inauguração da Escola Básica da Lejana, em Faro, integrou o programa de comemorações do dia da cidade, que hoje se assinala e que ficou também marcado pela inauguração do parque ribeirinho da cidade, outro equipamento público cujas obras se arrastaram durante anos.

    O equipamento terá três salas do pré-escolar e 12 salas do 1.º ciclo, o que, segundo o presidente da autarquia, Rogério Bacalhau, permitirá acabar a curto prazo com os desdobramentos de horários (regime duplo) no concelho, situação que acontece ainda em quatro escolas da cidade.

    Situada na zona norte da cidade, a escola, que custou dois milhões de euros, deveria ter sido inaugurada há três anos, mas a empresa que ganhou o concurso público para a sua construção, em 2009, abriu falência. Os trabalhos viriam a ser retomados por uma empresa a quem foi trespassada a obra.

    João Casanova de Almeida lembrou que o concurso de vinculação extraordinária, deste e do ano passado, permitiu que ingressassem 2.700 professores nos quadros do ministério, que eram contratados e que agora vão estar colocados.

    Questionado sobre a manutenção de contentores em várias escolas do país onde ainda não estão terminadas as obras da Parque Escolar, o responsável disse não poder avançar com uma data precisa sobre a sua conclusão.

    "[os contentores] Vão ser [salas de aula] enquanto forem necessários, enquanto as obras não estiverem terminadas", afirmou, argumentando que a situação foi provocada por obras que ficaram paradas ou que tiveram que ser redimensionadas.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  33. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(7/9)]

    POLITICA NACIONAL/DISPUTA DO PS:ELEIÇÕES PRÁS FEDERAÇÕES/DISTRAIS DO PS!(resultados e etc)

    «PS Apoiantes de António Costa vencem em 10 das 19 federações

    As eleições para as federações do PS concluíram-se no sábado, com os candidatos que apoiam António Costa às eleições primárias socialistas a vencerem em 10 das 19 estruturas.

    (POLÍTICA Apoiantes de António Costa vencem em 10 das 19 federações Lusa 09:00 - 07 de Setembro de 2014 | Por Lusa)

    As votações concluíram-se em oito federações no sábado, juntando-se aos resultados das federações que realizaram as eleições na sexta-feira, perfazendo o total das 19 estruturas socialistas.

    PUB

    No sábado, decorreram as votações em Braga, Coimbra, Castelo Branco, Viseu, Santarém (começou na sexta-feira), Porto, Vila Real e Algarve.

    Os candidatos que apoiam o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, nas primárias socialistas de 28 de setembro venceram em Lisboa, Aveiro, Federação Regional do Oeste, Leiria, Setúbal, Braga, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Algarve.

    Os candidatos que apoiam nas primárias o secretário-geral do PS, António José Seguro, venceram em Bragança, Viana do Castelo, Coimbra, Viseu, Santarém, Baixo Alentejo, Guarda, Porto e Vila Real.

    Em Braga, Joaquim Barreto, apoiante de António Costa, venceu as eleições por "cerca de 500 votos" a Maria José Gonçalves, apoiante de António José Seguro, mas manteve a intenção de impugnar o ato eleitoral por querer uma vitória com "verdade democrática".

    "Vou manter o que disse no voto de protesto. Ganhei, mas estes resultados são falseados. Por exemplo, em Cabeceiras de Basto fui confrontado com gente que pertenceu nas últimas autárquicas a lista adversárias do PS a votar, isto a juntar à vergonha que se verificou com os cadernos eleitorais e com a própria convocatória das eleições", declarou Joaquim Barreto à Lusa, após conhecidos os resultados que lhe davam a vitória com 2.240 votos contra 1.669 de Maria José Gonçalves.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  34. (CONTINUAÇÃO)

    O atual presidente da Federação Distrital de Coimbra, Pedro Coimbra, apoiante de António José Seguro, foi reeleito para o cargo, que disputou com Mário Ruivo, apoiante de António Costa nas primárias do PS, e que anunciou a impugnação do ato eleitoral e para os delegados ao congresso federativo.

    Mário Ruivo acusou a Comissão Organizadora do Congresso de não ter cumprido os prazos na emissão dos cadernos eleitorais e de não lhe ter sido dado acesso a este documento, ao contrário do seu opositor e das duas candidatas às Mulheres Socialistas.

    Em Viseu, venceu o antigo presidente da Câmara de Resende António Borges, apoiante de Seguro, com 72,53% dos votos, enquanto Acácio Pinto, apoiante de Costa, obteve 27,47%.

    Em Santarém, foi reeleito o atual presidente da Federação, António Gameiro, apoiante de Seguro, contra Maria do Céu Albuquerque, apoiante de Costa, conseguindo 507 dos 807 votos de militantes do distrito.

    Hortense Martins, apoiante de António Costa, venceu a distrital de Castelo Branco, com 57% dos votos, contra 43% de João Paulo Catarino.

    No sábado, votaram três federações em que existia um único candidato: José Luís Carneiro, no Porto, apoiante de Seguro nas primárias, Francisco Rocha, em Vila Real, que também apoia o secretário-geral socialista, e António Eusébio, recandidato à presidência da Federação do Algarve, apoiante de Costa.

    Na votação de sexta-feira, os eleitos que tinham declarado apoio a António Costa foram Marcos Perestrello (Lisboa), Ana Catarina Mendes (Setúbal), Pedro Nuon Santos (Aveiro), José Miguel Medeiros (Leiria), Carlos Miguel (Oeste), Luís Testa (Portalegre) e Capoulas Santos (Évora).

    Já os eleitos Mota Andrade (Bragança), José Carpinteiro (Viana do Castelo), José Albano Marques (Guarda) e Pedro do Carmo (Baixo Alentejo) tinham declaracado o apoio a António José Seguro nas primárias para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro.

    Os universos eleitorais das eleições para as federações e das eleições primárias de 28 de setembro são distintos.

    Para as federações podiam votar 46.229 militantes socialistas (com quotas em dia), segundo dados oficiais do PS, enquanto para as primárias poderão votar todos os militantes socialistas (mesmo sem as quotas em dia) e todos os cidadãos que se inscreverem como simpatizantes até dia 12 de setembro (mais de 55 mil estavam registados até à passada quarta-feira).»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  35. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(7/9)]

    ????

    «PS Brilhante Dias prevê "primárias fortemente disputadas"
    O socialista Eurico Brilhante Dias antecipa eleições primárias "fortemente disputadas" e sublinha que a candidatura de António José Seguro, que apoia, conta com mais votos do que a de António Costa, destacando que no final os simpatizantes é que decidirão.
    POLÍTICA Brilhante Dias prevê primárias fortemente disputadas Lusa
    13:42 - 07 de Setembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email
    Brilhante Dias comentava assim os resultados das eleições para as federações do PS concluídas no sábado, em que os candidatos que apoiam António Costa às eleições primárias socialistas venceram em 10 das 19 estruturas. Contudo, Brilhante Dias frisa que no caso das comissões políticas das federações os vencedores foram os apoiantes de Seguro (10), contra nove apoiantes de António Costa.

    PUB

    "Temos neste momento presidentes eleitos, delegados aos congressos das federações também eleitos e temos um partido que atribuiu no seu conjunto mais votos àqueles que eram candidatos próximos do Dr. António José Seguro, por uma diferença de 700 votos", disse Brilhante Dias à Lusa, referindo que a candidatura de Seguro leva um avanço em termos de apoiantes de 51,2%, contra 48,8% de António Costa.

    Brilhante Dias deu como exemplo o caso de Leiria, em que o candidato a presidente mais próximo de Costa ganhou com uma vantagem de sete votos, enquanto no caso das listas para delegados ao congresso da federação de Leiria a vitória recaiu sobre as estruturas mais próximas de Seguro.

    O apoiante de António José Seguro reforçou que o conjunto de votos dos candidatos mais próximos da candidatura de Seguro supera os 15.500 votos e contou com mais votos do que os candidatos próximos de António Costa, o que "é bem uma ilustração de como o partido vive esta fase da sua vida e de como as primárias estão a ser fortemente disputadas por este conjunto de militantes".

    "De facto, nas primárias serão naturalmente os simpatizantes a decidir", frisou.

    Brilhante Dias disse que "a verdade é que a mobilização trouxe para o terreno o partido" e que este se "encontra fortemente dividido", antecipando "eleições primárias fortemente disputadas".

    "O país teve milhares de socialistas nos últimos dois dias a votar, teve um conjunto de presidentes e delegados aos congressos federativos que foram eleitos e quando chegamos ao fim deste processo, a verdade é que o partido tem em votos expressos, uma maioria de votos que apoiou listas ou candidatos a presidentes que estão afetos e que têm vindo a apoiar o candidato António José Seguro", reforçou.

    As eleições para as federações do PS e para as comissões políticas das federações concluíram-se no sábado.

    Os universos eleitorais das eleições para as federações e das eleições primárias de 28 de setembro são distintos.

    Para as federações podiam votar 46.229 militantes socialistas (com quotas em dia), segundo dados oficiais do PS, enquanto para as primárias poderão votar todos os militantes socialistas (mesmo sem as quotas em dia) e todos os cidadãos que se inscreverem como simpatizantes até dia 12 de setembro (mais de 55 mil estavam registados até à passada quarta-feira).»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  36. [TRAZIDO DO FB:JORNAL CORREIO DA MANHÃ (9/9)]

    EDUCAÇÃO: COLOCAÇÃO DE PROFESSORES!(2014/2015)

    «Número de docentes colocados este ano é quase metade dos de 2013

    (09.09.2014 20:21)

    2300 professores contratados

    O Ministério da Educação divulgou esta tarde as listas relativas aos concursos de colocação de professores.

    Por João Saramago

    Há mais 2371 professores contratados que foram colocados. Ou seja, cerca de metade dos que foram colocados no ano letivo anterior. Esta era uma redução já esperada uma vez que foram entretanto colocados no quadro cerca de 2000 professores através da vinculação extraordinária.

    Os dados divulgados indicam também que há 916 professores efetivos que no início deste ano letivo não tem ainda uma turma atribuída. Recorde-se que no ano anterior foram 2185.

    Parte destes cerca de mil professores em horários zero deverão ser-lhes atribuídas turmas nas próximas semanas, uma vez concluído o processo de rescisão com cerca de 1800 docentes.

    Os professores contratados têm agora 48 horas para aceitar a escola que lhes foi atribuída e 72 horas para comparecer no estabelecimento de ensino.»

    (ENVIADO POR:A. M.)

    ResponderEliminar
  37. UM DEBATE QUE PODE SER IMPORTANTES!

    «DN DomingosNascimento

    13 h · Editado ·

    Constatação?
    Para reflexão:
    Não mumifiquemos os mais idosos.
    É preciso promover um envelhecimento valorizando as atividades por eles desenvolvidas. Valorização social e económica.
    (...)
    DN
    Não gostoNão gosto · · Partilhar
    Tu e 18 outras pessoas gostam disto.

    Assunção Monteiro Mas ó Dr Domingo, os "idosos-mumificados" (como tão bem os chama), contribuem e mto prá economia do País: nas doses industriais de MEDICAMENTOS pra não sentirem dores, pra dormirem, pra mumificarem, etc! Ainda quer MAIOR contributo?![X-367]
    12 h · Gosto

    Luís Reis Concordo plenamente
    12 h · Gosto

    Lucilio Fernando Assunção Teixeira Já agora e a propósito uma pergunta amigo Domingos. Quem andará por aí a mumificar o Idoso. Será constatação ou apenas uma sugestão ? É que não tenho dado conta de tal situação. Cumprimentos do amigo L.T.
    51 min · Gosto

    DN DomingosNascimento É uma preocupação e uma constatação. A organização da sociedade mumifica os mais idosos pelo ostracismo laboral, intelectual e familiar. Há que alterar o paradigma do apoio à idade sénior face à nova realidade demográfica. Valorizar é a palavra chave. Abraço para si Amigo Lucilio e para todos os que aqui participam . DN
    12 min · Gosto»

    [TRAZIDO DO FACEBOOK DO Dr DOMONGOS / ENVIADO POR:ASSUNÇÃO MONTEIRO]

    ResponderEliminar
  38. [IDEM]

    «DN
    Não gostoNão gosto · · Partilhar
    Tu e 18 outras pessoas gostam disto.

    Assunção Monteiro Mas ó Dr Domingo, os "idosos-mumificados" (como tão bem os chama), contribuem e mto prá economia do País: nas doses industriais de MEDICAMENTOS pra não sentirem dores, pra dormirem, pra mumificarem, etc! Ainda quer MAIOR contributo?![X-367]
    13 h · Gosto

    Luís Reis Concordo plenamente
    12 h · Gosto

    Lucilio Fernando Assunção Teixeira Já agora e a propósito uma pergunta amigo Domingos. Quem andará por aí a mumificar o Idoso. Será constatação ou apenas uma sugestão ? É que não tenho dado conta de tal situação. Cumprimentos do amigo L.T.
    1 h · Gosto

    DN DomingosNascimento É uma preocupação e uma constatação. A organização da sociedade mumifica os mais idosos pelo ostracismo laboral, intelectual e familiar. Há que alterar o paradigma do apoio à idade sénior face à nova realidade demográfica. Valorizar é a palavra chave. Abraço para si Amigo Lucilio e para todos os que aqui participam . DN
    29 min · Não gosto · 1

    Assunção Monteiro Muito Boa Tarde! Antes de mais agradeço ter aberto a sua conta a um debate (possível) sobre um tema tão importante pró País em geral! Concordo quando diz que "é preciso alterar o paradigma do apoio à idade sénior". Mas, fruto da minha vivência tal só vai ser possível quando "destruirmos" 2 ideias e construirmos outras: 1º)que um idoso é uma criança(...)!2º)que o idoso é uma massa amorfa pelo que o projecto de vida passa por se aplicar a mesma receita/projecto de vida(nem todos os idosos têm problemas motores e/ou demências, etc). 3º)Daqui vai resultar a divisão da população Sénior em 3 idades (a 3ª idade; a 4ª idade e a 5ª idade) e dentro delas atender às suas especificidades! Por exemplo, se o Realizador Manuel de Oliveira, desse um queda, partisse as pernas e fosse parar a um lar, ele no alto dos seus LÚCIDOS e ACTIVOS 105 anos, passaria a ser tratado com um bebé a precisar de alguém pra fazer tudo, até gerir os trocos das sua pensão!Por favor....! Uma vez mais agradeço estar a promover este debate! Um abraço com estima e consideração![X-369]
    Agora mesmo · Gosto]

    ResponderEliminar
  39. [IDEM]

    13 h · Gosto

    Luís Reis Concordo plenamente
    13 h · Gosto

    Lucilio Fernando Assunção Teixeira Já agora e a propósito uma pergunta amigo Domingos. Quem andará por aí a mumificar o Idoso. Será constatação ou apenas uma sugestão ? É que não tenho dado conta de tal situação. Cumprimentos do amigo L.T.
    1 h · Gosto

    DN DomingosNascimento É uma preocupação e uma constatação. A organização da sociedade mumifica os mais idosos pelo ostracismo laboral, intelectual e familiar. Há que alterar o paradigma do apoio à idade sénior face à nova realidade demográfica. Valorizar é a palavra chave. Abraço para si Amigo Lucilio e para todos os que aqui participam . DN
    47 min · Não gosto · 1

    Assunção Monteiro Muito Boa Tarde! Antes de mais agradeço ter aberto a sua conta a um debate (possível) sobre um tema tão importante pró País em geral! Concordo quando diz que "é preciso alterar o paradigma do apoio à idade sénior". Mas, fruto da minha vivência tal só v...Ver mais
    18 min · Gosto

    DN DomingosNascimento Excelente abordagem senhora Professora. Obrigado. DN
    11 min · Gosto

    Assunção Monteiro Agradeço a "avaliação" ao m/comentário, mas agradeço MUITO mais partilhar (no geral) com as m/ideias/preocupações, pois isso leva-me a pensar que os lares do amanhã (os que nos vão receber a nós e os responsáveis actuais pelos lares), vão ser espaços um pouco diferentes...pra melhor!(se que com isso se gaste mais um tostão)! E SE UMA CRIANÇA NÃO É UM ADULTO EM MINIATURA; UM IDOSO NÃO É UMA CRIANÇA ENRUGADA! Muito Obrigada!(vamos debater o assunto sem tabus nem constrangimentos nem medos.)
    Agora mesmo · Gosto

    ResponderEliminar
  40. [TRAZIDO DO FB: O OBSERVADOR(10/9)]

    A DISPUTA DO PS: 1º DEBATE TELEVISIVO: COSTA VS SEGURO!(audiências)

    «Debate entre Seguro e Costa foi visto por um máximo de 1,4 milhões de pessoas

    (10/9/2014, 13:49)

    Primeiro debate dos candidatos às primárias no PS chegou ao fim com uma audiência de perto de 1.4 milhões de telespetadores. Quase tanto como o último debate entre Passos e Sócrates.

    O primeiro debate entre os dois candidatos às primárias socialistas, transmitido na terça-feira à noite na TVI, foi visto por um máximo de 1.4 milhões de pessoas – atingindo um pico final de audiências equivalente aos números alcançados ao domingo à noite pela TVI com o comentário de Marcelo Rebelo de Sousa. A audiência, que foi sempre crescente ao longo de toda a duração do debate, não ficou longe da alcançada no último debate entre Pedro Passos Coelho e José Sócrates, em maio de 2011, que teve uma audiência média de 1.5 milhões de pessoas.

    O debate, moderado pela jornalista Judite de Sousa, foi transmitido em horário nobre, logo depois do Jornal das 8, e atingiu 34% de share. A curva de audiências aumentou ao longo dos 35 minutos de duração do confronto, culminando com uma audiência de 1.4 milhões de pessoas, segundo dados da Marktest. O jornal da TVI foi, de resto, o mais visto quando comparado com os blocos noticiosos da SIC e RTP.

    O telejornal da TVI começou com um share de cerca de 20% e quando o debate foi lançado estava já com mais de 30%, nunca baixando desta fasquia. Chegou ao fim com mais de 34% de share, o que indica que 34% do universo de pessoas que estava a ver televisão àquela hora estava a acompanhar o debate dos socialistas.

    A audiência foi superior à da última entrevista de Passos Coelho, em abril, que foi uma das menos vistas do atual primeiro-ministro, com uma média de 1.071 milhões de telespetadores.

    Este foi o primeiro duelo entre António José Seguro e António Costa transmitido em sinal aberto. Esta noite haverá outro, na SIC, com a mesma duração de 35 minutos.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  41. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(10/9)]

    A DISPUTA DO PS: 2º DEBATE COSTA VS SEGURO!(um resumo)

    «Política
    Costa para Seguro: “Só tens seis propostas e meia”

    (Manuel A Magalhães Manuel A. Magalhães | 10/09/2014 22:21:00 517 Visitas)-(foto:Costa e Seguro antes do debate Foto: José Sena Goulão / Lusa)

    Costa para Seguro: “Só tens seis propostas e meia”
    No segundo confronto Seguro-Costa, o tom das acusações baixou e apareceram propostas. António Costa surgiu desta vez ao ataque e acusou Seguro de se ter apropriado das medidas do Governo de Sócrates, fazendo suas propostas que constavam do programa de Governo de 2009.


    “António José Seguro tende a ter a ideia que tudo começa com ele e que também depois dele não haverá nada” começou Costa, referindo que das 80 medidas do Contrato de Confiança que Seguro apresentou antes das Europeias, há muitas “banalidades”, “medidas ambíguas” e sobretudo propostas que não são novas. “Pedi comparação das 80 medidas com programa do PS de 2009 e verifiquei com satisfação que a maioria já lá constava”. E rematou: “Só seis medidas, seis medidas e meia, não constavam”.

    Costa tentou ao longo do debate assumir a herança do PS, nomeadamente dos governos de José Sócrates, acusando o adversário de rejeitar o passado. “Seguro gosta de excluir o passado”, disse. O secretário-geral, irritado, respondeu, “eu não enjeito nenhum passado do PS. Mas também não trago nenhum passado de volta”. Costa surgiria de novo ao ataque, quando Seguro invocou o seu plano de reindustrialização como algo novo: «Seguro gasta mais energias a combater o anterior governo que o actual. É por isso que aceita que plano de reindustrialização é decorrência do plano tecnológico”. Mais uma defesa de Sócrates, por Costa, algo que se repetiria ao longo do debate.

    Quando Seguro disse que do seu programa consta a revisão da lei eleitoral, Costa atalhou, que faz parte do programa do PS desde 1005. “Ate fui eu que apresentei”, disse.

    O presidente da câmara de Lisboa fez questão de mostrar que tinha propostas, rebatendo a crítica de ter uma candidatura sem conteúdo programático. Defendeu um “programa de fisioterapia” no combate à pobreza e na recuperação da economia. Seguro, sarcástico, observou: “Afinal já tens propostas!”.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  42. (CONTINUAÇÃO)

    Apesar de o tom dos ataques ter baixado, com o aproximar do fim do debate na SIC, moderado por Clara de Sousa, as farpas sucederam-se. António Costa disse que Seguro “fala muito de acordo com o que dão as agências de comunicação” e que se andou muito pelo país não teve resultados: “fizeste muitos quilómetros mas fizeste pouco”. O adversário retorquiu que Costa se deixou “ficar à janela do município” e que se “julga um predestinado”, mas que ele, Seguro, se preparou para governar.

    António Costa aproveitou o minuto final para uma ironia que deixou Seguro, que já tinha falado, e não podia replicar, de cara fechada: “Queria saudar o António José Seguro por hoje não ter despejado ataques pessoais. Pelo primeiro dia deste um bom contributo para o debate”. Como no primeiro frente-a-frente, ontem, os candidatos trataram-se por tu. Mas agora com Costa assumir esse tratamento com mais frequência.

    Costa intensificou os ataques aos três anos de liderança de Seguro. Criticou o adversário por não ter assumido como prioritário o dossier dos fundos comunitários (defendo de caminho um reforço dos fundos estruturais) e por ter deixado que o Governo fizesse uma reforma “disparatada” das freguesias, contra a vontade dos municípios. Aqui deixou uma proposta: se for Governo, deixará que os municípios tenham “liberdade” de mudar alterações das freguesias.

    Um dos pontos mais controversos versou a questão da dívida pública. Instado a revelar se cumpre as metas do défice, Costa respondeu: “sem crescimento não resolveremos o défice e a dívida”. E voltando-se para Seguro disse que ele “resolveu assumir a tese da direita por razões internas, para se demarcar do interior Governo, tendo ficado refém” da direita. Esta acusação motivou um dos momentos mais tensos do debate: “Não falseies de novo a verdade”, disse Seguro. Costa disse que as pessoas poderiam “ir de novo ver ao YouTube” (uma referência ao debate de ontem, em que o edil de Lisboa pôs em linha imagens suas, para contestar que tivesse tido duas posições sobre o OE de 2012). Perante a interrupção de Seguro, Costa disse que o ouvia com “evangélica paciência”. O episódio terminou com o actual secretário-geral a dizer que era ele que tinha esperado três meses para que Costa aceitasse debates na televisão.

    Como ontem, o frente-a-frente terminou com a questão das coligações. Costa disse que recusa cingir os acordos aos partidos “do arco da governação”, expressão que inclusive rejeita. E não excluiu Marinho Pinto de entendimentos.

    manuel.a.magalhaes@sol.pt

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  43. [TRAZIDO DO FB: O OBSERVADOR(11/9)]

    PROCURA-SE: MARINHO PINTO BATEU ASA E VOOU PRA PARTE INCERTA?!(até parece que sim....)

    «Marinho e Pinto sai do MPT sem avisar

    (11/9/2014, 17:23802 PARTILHAS Partilhe ))

    Era suposto Marinho e Pinto ter comparecido, nesta quinta-feira, numa cerimónia do partido no Parlamento Europeu. Presidente do MPT já enviou pedido de esclarecimento ao ex-bastonário.

    [Marinho Pinto, durante a noite eleitoral para o Parlamento Europeu.(*)]

    Marinho e Pinto, eurodeputado eleito pelo MPT - Partido da Terra, anunciou que vai criar um novo partido político nas próximas semanas, ao jornal i. Pelo que o Observador apurou, essa decisão não foi comunicada ao MPT e vai contra alguns compromissos internos que o político tinha assumido.

    “Infelizmente, não sei o que se passa. Não tinha conhecimento da sua saída”, afirmou José Inácio Faria, o segundo eurodeputado eleito pelo MPT para o parlamento europeu, em declarações ao Observador, lembrando que há “algumas semanas” que já não sabia nada dele.

    José Faria diz que Marinho e Pinto tinha assumido o compromisso de concorrer nas eleições legislativas, que vão decorrer no próximo ano, pelo MPT. “Era o nosso candidato natural”, afirmou o eurodeputado.

    Também era suposto o ex-bastonário da Ordem dos Advogados ter comparecido numa cerimónia em Bruxelas, nesta quinta-feira, onde se procedeu à integração do Partido da Terra na família política ALDE, Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa, não comparecendo sem emitir qualquer justificação.

    Todos os membros do MPT tiveram conhecimento da nova incursão política de Marinho e Pinto pelos jornais. O presidente do MPT, John Baker Rosas, ficou “estupefacto” com a notícia avançada pelo jornal i, contou José Inácio Faria ao Observador. Entretanto, o presidente do MPT já enviou um pedido de esclarecimento a Marinho e Pinto por email.

    “Sendo ele militante do MPT bem como chefe de delegação do MPT junto do Parlamento Europeu, aguardo um esclarecimento do mesmo para poder consultar a minha Comissão Política a fim de poder tomar uma posição institucional”, escreveu John Rosas, numa publicação na sua conta pessoal do Facebook.

    “Um conjunto de personalidades está neste momento a ultimar os requisitos necessários para fundar a nova força política, com o objectivo de que o partido receba luz verde a tempo de poder candidatar-se às próximas legislativas, previstas para o final do ano que vem”, escreve o jornal i. O Observador tentou contactar o eurodeputado Marinho e Pinto, mas sem sucesso.»

    (ENVIADO POR:A.M)

    (*)A FOTO NÃO É VISIVEL PQ O TAROUCAndo NÃO TEM ESSA CAPACIDADE TÉCNICA:

    ResponderEliminar
  44. [TRAZIDO DO FB: O OBSERVADOR (11/9)]

    JUSTIÇA:???

    «PS pede demissão de Teixeira da Cruz

    PS pediu a demissão da ministra da Justiça por causa do "descalabro" causado pelo Citius. CDS lembra que este sistema informático foi criado por um Governo socialista.

    [Paula Teixeira da Cruz esteve sob fogo no Parlamento
    Tiago Petinga/LUSA]

    O PS pediu esta quinta-feira a demissão “urgente” da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, por causa da reforma judicial e os atrasos no novo sistema informático, Citius.

    “O país espera que a sra. ministra saiba tirar, por si própria, a ilação que se impõe e assuma as suas responsabilidades. (…) Sr. primeiro-ministro, caso a responsável ministerial não faça o que se impõe, então, sr. primeiro-ministro, demita-se já por urgência a ministra da Justiça”, apelou o deputado socialista Luís Pita Ameixa.

    O PS referia-se aos problemas no Citius, sublinhando que “não estava pronto para responder à mudança” com a reorganização dos tribunais. “É o descalabro”, disse, referindo-se a processos “perdidos” e a “agentes judiciais sem saber o que fazer”.

    “A sra. ministra foi avisada que não era possível fazer a sua concretização e quis impô-la”, disse, sobre a reforma judiciária, acusando Teixeira da Cruz de “voluntarismo irresponsável” e de “andar desaparecida”.

    O PCP juntou-se às críticas do PS. “A realidade transcende as piores expetativas. Há tribunais a funcionar em contentores. O Governo sabia há muito tempo, toda a gente alertou, que o Citius não ia funcionar”, afirmou António Filipe, acusando o Governo de “colocar a justiça numa verdadeira vergonha nacional”.

    Os comunistas apresentaram um requerimento a pedir a presença urgente de Teixeira da Cruz no Parlamento para dar explicações sobre a aplicação do novo sistema informático e as consequências disso no novo mapa judiciário.

    Na defesa do Governo, Carlos Abreu Amorim, pelo PSD, defendeu o novo mapa judiciário, dizendo ser “uma reforma estrutural” e separando “os problemas na implementação” como sendo “transitórios e que vão ser resolvidos”. “Estes problemas não nos podem fazer hesitar na nossa determinação em reformar este país”, disse.

    O CDS, por sua vez, lembrou ao PS que o Citius foi criado por um Governo socialista e reconheceu tratar-se de “uma manta de retalhos”. O deputado do PSD, Hugo Velosa, acusou mesmo o Governo socialista de, em 2008, ter gasto 1,1 milhão de euros para “externalizar” o Citius e que nunca conseguiu resolver o problema.

    A última vez que Teixeira da Cruz falou sobre o Citius foi dia 4 de setembro, em entrevista à RTPi. “Não deixávamos de esperar falhas num sistema informático, acontece sempre. Não há sistemas informáticos que não tenham problemas, sobretudo no arranque”, afirmou a governante, no programa “Grande Entrevista”. Paula Teixeira da Cruz recordou já ter dito que a reforma não seria prejudicada “em função de algum percalço que sucedesse” e insistiu que as situações concretas detetadas têm de ser resolvidas.

    (ENVIADO POR:A.M)

    ResponderEliminar
  45. [TRAZIDO DO FB:JORNAL DO CM (12/9)]


    ???

    «2.09.2014 11:52

    Cortes salariais em vigor no sábado

    Diploma publicado em Diário da República.

    Os cortes salariais da Função Pública vão entrar em vigor no sábado. O diploma que reintroduz cortes de 3,5% a 10% para salários superiores a 1500 euros foi esta sexta-feira publicado em Diário da República.

    A aplicação de cortes salariais na Função Pública esteve dependente da decisão do Presidente da República, Cavaco Silva.

    A maioria PSD/CDS aprovou no dia 2 de setembro as reduções aplicáveis a partir dos 1500 euros até dezembro de 2015, a única versão autorizada pelo Tribunal Constitucional, que vetou a aplicação até 2017.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  46. [TRAZIDO DO FB:JORNAL CM (12/9)]

    METEOROLOGIA:???

    «A previsão é de trovoada para sábado e domingo

    (12.09.2014 20:22)

    Chuva no fim de semana

    Fim de semana marcado por mau tempo.
    Por João Fernandes Silva

    O tempo não vai melhorar este fim de semana. Em Portugal continental vão registar-se aguaceiros com a possibilidade de trovoada, especialmente nas regiões Norte e centro, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Quando não chover, o céu vai estar quase sempre nublado e o vento vai soprar fraco, entre 10 e 15km/h, segundo a mesma previsão.

    No domingo, as temperaturas máximas vão baixar, com destaque para as regiões Norte e centro, também de acordo com o IPMA.

    As ondas também nunca vão ultrapassar os 2,5m de altura (na costa oeste do País), com a temperatura da água a variar entre os 19 e os 21 graus.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  47. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (12/9)]

    ???


    «Sociedade

    200 portugueses sem salários e a viver em prédio abandonado na Dinamarca

    (12/09/2014 18:50:14 1963 Visitas)

    O MNE afirmou estar a acompanhar o caso "através da embaixada de Portugal em Copenhaga" Foto: Shutterstock
    200 portugueses sem salários e a viver em prédio abandonado na Dinamarca
    O Governo português está a acompanhar o caso de 200 trabalhadores que alegadamente trabalhavam há cerca de dois meses sem contrato nem salário e viviam num edifício abandonado na Dinamarca, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

    O caso, que foi denunciado pela imprensa local, tornou-se polémico naquele país e levou mesmo o Governo dinamarquês a prometer ajuda aos emigrantes

    Numa reportagem transmitida pela SIC, os portugueses afirmam terem sido "aliciados [com] muito dinheiro" por uma empresa irlandesa para trabalharem no metro de Copenhaga, capital da Dinamarca, mas em dois meses de trabalho nunca receberam qualquer pagamento nem têm contrato.

    Além disso, os portugueses foram colocados a viver num prédio abandonado e em más condições.

    O caso, que foi denunciado pela imprensa local, tornou-se polémico naquele país e levou mesmo o Governo dinamarquês a prometer ajuda aos emigrantes, providenciando desde logo novo alojamento, agora num hotel.

    Contactada pela Lusa, fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), afirmou estar a acompanhar o caso "através da embaixada de Portugal em Copenhaga" e adiantou que "já foram feitos contactos com as autoridades dinamarquesas".

    Esta quinta-feira, "dois funcionários da embaixada foram às instalações onde os trabalhadores estiveram alojados e ao hotel onde se encontram actualmente" e hoje também contactaram alguns portugueses.

    O Governo português diz ter a garantia de que a empresa irlandesa vai responder às necessidades dos trabalhadores.

    "A empresa assegurou que iria procurar atender às necessidades expressas pelos trabalhadores", disse a mesma fonte.

    A embaixada esteve "em contacto com os trabalhadores portugueses" e também "com um representante da empresa irlandesa para a qual os cidadãos portugueses trabalham", acrescentou, referindo ainda que os funcionários da embaixada se deslocaram ao município de Rodovre.

    A mesma fonte do MNE mencionou ainda que a Autoridade para as Condições de Trabalho também foi informada, através do gabinete do secretário de Estado das Comunidades.

    Lusa/SOL

    (ENVIADO POR:A.M:)

    ResponderEliminar
  48. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (12/9)]

    POLITICA NACIONAL:???

    «Política

    PS: Simpatizantes inscritos são 130 mil e universo eleitoral ultrapassa os 220 mil

    (12/09/2014 21:31:05 89 Visitas)

    [A sede nacional do PS, em Lisboa, estará aberta até à meia-noite (*)]

    PS: Simpatizantes inscritos são 130 mil e universo eleitoral ultrapassa os 220 mil

    A comissão eleitoral das primárias do PS registou até hoje, às 20h00 horas, a entrada de 130 mil fichas de simpatizantes, das quais 75 mil chegaram pela Internet e 55 mil em papel.

    Hoje é o último dia do prazo para a inscrição de simpatizantes nas primárias socialistas

    Perante este número de simpatizantes já inscritos, e tendo o PS cerca de 90 mil militantes, o universo eleitoral das primárias de 28 de Setembro será superior a 220 mil cidadãos.

    A cerca de quatro horas do fim do prazo para a inscrição de simpatizantes nas primárias do PS, disputadas entre António José Seguro e António Costa, tendo em vista a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro, fonte oficial da comissão eleitoral disse à agência Lusa que "está a crescer significativamente o número de eleitores".

    "Só nas últimas 24 horas registaram-se mais de 33 mil pessoas, tendo crescido também de forma drástica o número de inscritos em papel, que no início deste mês apenas representava sete por cento do total, contra 93 por cento das inscrições online", adiantou a mesma fonte.

    Hoje é o último dia do prazo para a inscrição de simpatizantes nas primárias socialistas e a sede nacional do PS, em Lisboa, estará aberta até à meia-noite para receber inscrições. Por via electrónica, o sistema informático aceitará inscrições até às 23h59.

    Em relação a simpatizantes que se inscrevam hoje em estruturas do PS longe de Lisboa, fonte da comissão eleitoral disse que serão aceitem inscrições que apresentem o carimbo dos correios do dia de hoje (até às 18hOO horas).

    Para inscrições que se façam fora de Lisboa após a hora de fecho dos serviços de correios - ou seja, entre as 18h00 e a meia-noite -, há sempre a possibilidade de a estrutura socialista concelhia ou federativa proceder à digitalização da ficha de inscrição, enviando pela Internet uma cópia para a sede nacional.

    Lusa/SOL

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  49. [TRAZIDO DO FB: PINN]

    «PINN

    Solidariedade e banhos gelados

    Publicado por: Redação 8 4 dias atrás em Blogues - Mercado de Ideias, Destaque Lateral, Destaques, Fio de Prumo HSC

    Powered by Tradutor
    Powered by Tradutor


    image_pdfimage_print
    Fui educada em duas normas básicas: o trabalho deve ser pago e a solidariedade não se apregoa. Infelizmente parece que a tendência actual não é esta.
    Todos nos pedem para que colaboremos gratuitamente em organizações que levam dinheiro pelo seu trabalho. No princípio da minha vida profissional era muito ingénua, aceitava e depois descobria que alguém tinha “recebido” por me ter conseguido levar aqui ou acolá. E, claro, os convites choviam.
    Até que compreendi. A partir do momento em que fui confrontada com esse comportamento, tomei uma decisão que não mais abandonei. Trabalho “pro bono” em tudo o que seja estritamente solidário. O resto, ou é pago ao meu preço, ou não vou.
    De nenhum deles faço alarde. Nem do que dou, nem do que me pagam. Mas em qualquer dos casos exijo reciprocidade. Ou seja, quando não cobro, peço declaração de que nada recebi. Quando cobro, passo o recibo verde respectivo. Assim evito dúvidas se terei ou não sido remunerada.
    Vem este intróito a propósito dos banhos de água gelada em prol da esclerose lateral amiotrófica, para os quais alguém tentou aliciar-me. Apoiar uma causa, trabalhar por ela, contribuir materialmente, tudo me parece defensável. E pratico, sem alarde.
    Fazer disso um movimento colectivo, no qual cada um se presta ao ridículo público e alardeia a sua contribuição, já não é a minha praia, como agora se diz. Além de tudo, tenho sérias dúvidas de que tal comportamento seja o mais dignificante para a instituição em causa.
    O que eu dou ou não, é um problema meu. Prestar-me, na minha idade, ao ridículo, já não é só causa minha. E se nunca escondi os anos que tenho, também nunca me servi deles em benefício próprio. Porque juizinho e sentido do rídiculo, nunca são demais…

    Fio de Prumo – Helena Sacadura Cabral»

    ResponderEliminar
  50. ESCLARECIMENTO: PINN?

    «Quem Somos
    image_pdfimage_print
    O PINN - Portuguese Independent News Network é um portal de notícias direccionado para a divulgação, discussão e análise de temas contemporâneos no espaço PALOP e Ibério-Latino (Ibéria e América Latina).
    O PINN desenvolve a sua actividade através do seu sítio de notícias e blogues, de acesso livre, e oferece também serviços especializados de acompanhamento noticioso diário e análise para empresas e investidores.
    O PINN faz análise situacional podendo disponibilizar informação direccionada para empresas e empresários, contacte-nos.
    COLABORADORES
    O PINN é constituído por uma equipa de colaboradores espalhados por vários países, que seguem os princípios éticos e deontológicos do jornalismo.»

    ResponderEliminar
  51. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(13/9)]

    POLITICA NACIONAL: OS (NOVOS) CORTES NA FP!

    «Serviços recebem indicações para cortarem 12% dos funcionários públicos em 2015

    [RAQUEL MARTINS 13/09/2014 - 14:21 (actualizado às 15:02)]

    Orientação foi "totalmente informal", mas está a deixar os dirigentes e o sindicatos preocupados.

    [Durante a apresentação do rectificativo, a ministra das Finanças admitiu que a mobilidade estava a ser pouco utilizada. ENRIC VIVES-RUBIO(*)]


    TÓPICOS
    Orçamento do Estado
    Tribunal Constitucional
    Ministério das Finanças
    Sindicatos
    Trabalho e emprego
    Função Pública

    MAIS

    Muitos funcionários públicos vão ter duplo corte nos salários
    CGTP vai a tribunal exigir devolução de cortes nos subsídios
    Os serviços do Estado receberam indicações informais para que, na preparação do Orçamento do Estado para 2015 (a apresentar dia 15 de Outubro), cortem em 12% o número de trabalhadores, recorrendo ao mecanismo da requalificação (antiga mobilidade especial).
    As orientações foram dadas de forma “totalmente informal” e não há qualquer circular a formalizar o pedido, confirmou o PÚBLICO junto de vários dirigentes de organismos públicos.

    Os responsáveis que falaram ao PÚBLICO não escondem a preocupação com estas indicações, nomeadamente os que estão em organismos que se debatem com falta de pessoal.

    Tendo em conta os 411.407 funcionários que no final do primeiro semestre trabalhavam em serviços e organismos da Administração Central, esta percentagem corresponde à saída de mais de 49 mil pessoas.

    Questionada, fonte oficial do Ministério das Finanças respondeu que não foram dadas essas instruções.

    A aposta na requalificação é uma forma de o Governo responder à pressão sobre as despesas com pessoal. O sistema de requalificação está em vigor desde Dezembro de 2013, mas pouco tem sido utilizado, tal como reconheceu a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, durante a apresentação da segunda rectificação ao Orçamento do Estado para 2014, no final de Agosto. Por outro lado, os resultados dos programas de rescisão por mútuo acordo acabaram por não se efectivar tão cedo quanto o esperado.

    Estes dois factores ajudam a justificar o aumento das despesas com pessoal no corrente ano. Mas há ainda que contar com o impacto da decisão do Tribunal Constitucional, que chumbou os cortes salariais mais severos que estavam em vigor desde Janeiro, o que obrigou o Governo a pagar a totalidade dos salários entre Junho e meados de Setembro e a repor as reduções que estiveram em prática entre 2011 e 2013 (o diploma entra em vigor neste sábado)

    Ontem, a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) enviou um comunicado a manifestar preocupação com “as notícias que circulam nos serviços por meios não oficiais” e exigiu ao Ministério das Finanças o esclarecimento do assunto.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  52. (CONTINUAÇÃO)

    A Fesap entende que a redução de trabalhadores nesta ordem de grandeza “é um cenário impensável se olharmos para a situação de pré-ruptura em que já se encontram inúmeros serviços devido à carência de recursos humanos” e receia que este seja um primeiro passo para a privatização de serviços agora prestados pelo Estado.

    A selecção dos trabalhadores, avança o Diário de Notícias deste sábado, terá como base os resultados do sistema de avaliação de desempenho do Estado (o SIADAP) e os critérios de selecção cabem a cada direcção-geral.

    O diploma da requalificação prevê que em vez do SIADAP, os dirigentes possam usar um outro critério, relacionado com a avaliação de competências.

    Os trabalhadores colocados em mobilidade vão para casa a receber apenas uma parte do salário e entram num processo de requalificação. Durante a primeira fase do processo, que dura 12 meses, recebem 60% da remuneração, com o limite máximo de 1258 euros. Na segunda fase, o salário cai para 40% até ao máximo de 838 euros.

    Quem foi admitido antes de 2009 poderá ficar nessa situação indefinidamente. Já os trabalhadores que entraram para o Estado depois dessa data, e que ao fim de 12 meses não encontrem nova colocação, serão despedidos.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    (*)A FOTO NÃO SE VÊ PQ O TAROUCAndo PERDEU ESSA CAPACIDADE TÉCNICA EM MEADOS DE JUNHO/14!

    ResponderEliminar
  53. [tRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(13/9)]

    EDUCAÇÃO:???

    «Estudantes portugueses conquistam bronze e prata em olimpíadas de Biologia

    (Publicado ontem às 17:27)

    Os estudantes portugueses que representaram Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, que decorreram no México, trazem no domingo para casa medalhas de bronze e prata referentes a sua participação, anunciou hoje a organização da iniciativa.

    A delegação, que integrou quatro estudantes portugueses, subiu ao pódio na sexta-feira para receber uma medalha de prata, atribuída a Lourenço Saldanha, dos Salesianos do Estoril, e duas medalhes de bronze, atribuídas a Beatriz Vivar (Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça) e Miguel Domingues (Escola Secundária Miraflores).

    Foi também atribuído um diploma de mérito a Luísa Morgado (Escola
    Secundária José Gomes Ferreira).

    A delegação portuguesa contou igualmente com a participação de uma professora da Escola Secundária Fernando Lopes Graça e dois investigadores do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, bem como do bastonário da Ordem dos Biólogos e Coordenador das Olimpíadas Nacionais de Biologia, José Matos.

    «O brilhante resultado da comitiva portuguesa começa a ser uma feliz tradição, uma vez que este é o quarto ano consecutivo em que todos os jovens portugueses conquistaram prémios nesta difícil e profundamente competitiva olimpíada internacional», refere a organização portuguesa da iniciativa, em comunicado.

    Os quatro estudantes regressam a Portugal no domingo e irão iniciar o primeiro ano das respetivas carreiras universitárias nas áreas da Medicina, Biologia e Engenharia Biológica.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  54. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(13/9)]

    EDUCAÇÃO:???

    «Olimpíadas Ibero-americanas Estudantes portugueses conquistam medalhas em olimpíadas de Biologia

    Os estudantes portugueses que representaram Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, que decorreram no México, trazem no domingo para casa medalhas de bronze e prata referentes a sua participação, anunciou hoje a organização da iniciativa.
    PAÍS Estudantes portugueses conquistam medalhas em olimpíadas de Biologia Lusa

    17:17 - 13 de Setembro de 2014 | Por Lusa

    Share on printShare on email

    A delegação, que integrou quatro estudantes portugueses, subiu ao pódio na sexta-feira para receber uma medalha de prata, atribuída a Lourenço Saldanha, dos Salesianos do Estoril, e duas medalhes de bronze, atribuídas a Beatriz Vivar (Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça) e Miguel Domingues (Escola Secundária Miraflores).

    PUB

    Foi também atribuído um diploma de mérito a Luísa Morgado (Escola Secundária José Gomes Ferreira).

    A delegação portuguesa contou igualmente com a participação de uma professora da Escola Secundária Fernando Lopes Graça e dois investigadores do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, bem como do bastonário da Ordem dos Biólogos e Coordenador das Olimpíadas Nacionais de Biologia, José Matos.

    "O brilhante resultado da comitiva portuguesa começa a ser uma feliz tradição, uma vez que este é o quarto ano consecutivo em que todos os jovens portugueses conquistaram prémios nesta difícil e profundamente competitiva olimpíada internacional", refere a organização portuguesa da iniciativa, em comunicado.

    Os quatro estudantes regressam a Portugal no domingo e irão iniciar o primeiro ano das respetivas carreiras universitárias nas áreas da Medicina, Biologia e Engenharia Biológica.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  55. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(14/9)]

    ???

    «Justiça Burlou maridos, Estado e até Europa e pode safar-se

    O Jornal de Notícias relata a história de Maria Margarida, uma mulher com burlas a preencher-lhe o ‘curriculum’ nas últimas décadas e que ainda pode escapar à cadeia.

    [PAÍS Burlou maridos, Estado e até Europa e pode safar-se DR
    07:35 - 14 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Share on printShare on email

    Conta o Jornal de Notícias que Maria Margarida, uma empresária do Porto que nas últimas duas décadas terá burlado maridos, namorados, o Estado e até a União Europeia, pode escapar à cadeia.

    PUB

    Condenada inicialmente a uma pena de 20 anos, que depois foi reduzida para 10, a mulher acusada de burlas terá visto a sua pena ser reduzida para seis anos. A razão? Três dos crimes de que é acusada terão sido declarados prescritos. O facto de a pena ser menor e de ter estado em prisão preventiva poderão permitir-lhe pedir a liberdade condicional.

    Com 52 anos, Maria foi considerada o cérebro de um esquema que consistia na criação de empresas ‘fantasma’ pelas quais recebia apoios do Estado e de Bruxelas. Conta o mesmo jornal que, à semelhança de outras sessões, voltou a não comparecer em tribunal, o que lhe valeu uma multa de 204 euros, já que não apresentou justificação.

    Além de enganar Estado e União Europeia, passava-se também por figura da alta sociedade, envolvendo-se com homens endinheirados.

    Maria vive ainda na mesma moradia em Matosinhos, avaliada em 400 mil euros e paga, na totalidade, por um ex-namorado. Ainda pode pedir recurso pela pena de seis anos, em cúmulo jurídico, a que foi condenada.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  56. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(13/9)]

    RESUMO DO COMENTÁRIO DO Dr MARQUES MENDES!(13/9)

    «Marques Mendes "É muito feio o que o Governo está a fazer"

    Marques Mendes comentou esta noite no telejornal da SIC a crise no Novo Banco, considerando que “há conflitos entre todos os intervenientes”.

    (ECONOMIA É muito feio o que o Governo está a fazer DR
    21:40 - 13 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto)

    Share on printShare on email

    Na antena da SIC, Marques Mendes criticou duramente tanto a demissão da equipa de Vítor Bento da gestão do Novo Banco como as posições do Banco de Portugal e do Governo. Sobre o Executivo, diz mesmo que está a ter “uma posição de hipocrisia”, algo que pode trazer problemas “a longo prazo".

    PUB

    Para o social-democrata, embora a demissão seja um problema, “não é o fim do banco”. Ainda assim, não concorda com a demissão em bloco da administração: “tinham o direito mas tinham o dever de ficar”, disse, acrescentando que podiam não concordar mas “não tinham o direito de abandonar o barco”. No seu espaço de comentário deixou ainda a crítica à equipa demissionária de “não pensar nem no país, nem no banco, nem nos clientes”.

    Marques Mendes afirmou também que estava definido que o Novo Banco deveria ser vendido no prazo de dois anos, daí a desvalorização que faz do pedido de demissão, feito com base no facto de o projeto atual ser diferente do contexto em que a equipa de Vítor Bento aceitou tomar posse.

    Sobre a posição do Executivo, o comentador considerou que este está a fazer de conta “que não é nada com eles”, deixando o Banco de Portugal isolado, e acrescentando que "é muito feio o que o Governo está a fazer". Já sobre o supervisor, o antigo líder do PSD adiantou que “esta é a última oportunidade para o Banco de Portugal sair bem da fotografia”, considerando que a melhor solução deveria ser antecipar a venda do banco.

    Marques Mendes revelou ainda que “entre hoje e amanhã” deverá haver novidades sobre os nomes que irão agora assumir a gestão do Novo Banco.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  57. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (14/9)]

    ???

    «Stock da Cunha Conheça melhor o novo presidente do Novo Banco

    Eduardo Stock da Cunha foi escolhido pelo Banco de Portugal e pelo Governo para assumir as rédeas do Novo Banco, depois de a equipa de Vítor Bento ter pedido a renúncia dos cargos que ocupava na entidade financeira.

    [ECONOMIA Conheça melhor o novo presidente do Novo Banco Lusa
    20:05 - 14 de Setembro de 2014 | Por Lusa]

    Share on printShare on email

    O gestor conta com mais de 25 anos de experiência profissional na banca, tendo ocupado lugares de destaque quer em Portugal, quer no estrangeiro.

    PUB

    Nascido no início de agosto de 1962, Stock da Cunha licenciou-se em Economia na Universidade Católica Portuguesa, tendo de seguida tirado um MBA na Universidade Nova de Lisboa.

    A carreira profissional arrancou em 1985 no Citibank Portugal, onde esteve três anos, seguindo-se uma experiência de cinco anos na NCO Dealer, na altura, a maior corretora a operar diretamente na bolsa de Lisboa.

    Em 1993, Stock da Cunha entrou no Banco Santander Totta, onde se cruzou com gestores como António Horta Osório, Nuno Amado e António Vieira Monteiro. Lá permaneceu, em diferentes postos, até 2009. Foi responsável pelo departamento da tesouraria, da banca de investimento, da área da corretagem e liderou o Santander Totta Seguros.

    Esteve ainda ligado à área do 'private banking' [gestão de fortunas], antes de passar a ser o administrador operacional e, seguidamente, o administrador financeiro da instituição financeira. Integrou desde o ano 2000 o Conselho de Administração e a Comissão Executiva do atual Santander Totta.

    Depois, em 2009, deu o salto internacional, assumindo funções de administrador responsável pela área operacional no Sovereign Bank, banco comercial norte-americano com base em Boston que é detido a 100% pelo grupo espanhol Santander.

    Permaneceu nos Estados Unidos (EUA) até outubro de 2013, altura em que pediu a demissão do grupo que o acolheu durante 20 anos.

    Já em abril de 2014 entrou em funções no britânico Lloyds Banking Group, liderado pelo português António Horta Osório, tendo assumido o cargo de diretor de auditoria (nas áreas do digital e transformação).

    Agora, regressa a Portugal para liderar o Novo Banco, tendo como principal missão preparar a entidade para ser vendida.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  58. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(14/9)]

    POLITICA NOCIONAL:???

    «Costa Reforma das freguesias foi um "disparate" consentido pelo PS

    O candidato às eleições primárias no PS António Costa afirmou hoje que a reforma das freguesias, "foi um enorme disparate", consentido pela "falta de coragem" dos socialistas de tomar a iniciativa na liderança e na condução dessa reforma.

    (POLÍTICA Reforma das freguesias foi um disparate consentido pelo PS Lusa 19:55 - 14 de Setembro de 2014 | Por Lusa)

    António Costa falava após um almoço que juntou militantes e simpatizantes socialistas em Castelo Branco.

    PUB

    "Temos que ter um PS que não seja um partido acomodado ou com falta de coragem para apresentar propostas para resolver os problemas", declarou o socialista na parte final do seu discurso.

    De acordo com o também presidente da Câmara de Lisboa, aquilo que que aconteceu com a reforma das freguesias em todo o país, "foi um enorme disparate", mas sustentou que "também é preciso dizer com clareza, que foi um enorme disparate porque foi consentido pela falta de coragem do PS, de tomar a iniciativa na liderança e na condução dessa reforma".

    O candidato às primárias do PS defendeu uma estratégia que tenha um novo olhar sobre o conjunto do território de Portugal.

    E, neste sentido, disse que "se queremos dar força a este território [interior] e queremos que seja a nossa grande base no mercado ibérico, não o podemos enfraquecer, retirando daqui serviços essenciais" para as populações e para "atrair e fixar" pessoas e atividades económicas.

    António Costa considerou, por isso, que é necessário dar força às entidades regionais.

    "Não podemos continuar paralisados no tema das regiões e da regionalização. Temos que encontrar boas formas de responder a este problema", adiantou.

    Segundo o socialista, "há uma forma prática e pragmática" de o fazer, pegando nas atuais comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR).

    Costa defendeu que as atuais CCDR, "deixem de ser mais um serviço da administração desconcentrada do Estado" e deixem de "depender" de um Governo em Lisboa, para "passarem a ser os seus dirigentes eleitos pelos autarcas da região", para que fiquem "ao serviço das regiões e não do Poder Central".»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  59. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL(11/9)]

    EDUCAÇÃO:???

    «Ensino |Ciência e Tecnologia |Ambiente |Insólito11-09-2014 às 16:450

    Professores alertam para turmas com alunos com necessidades educativas especiais

    Professores alertam para turmas com alunos com necessidades educativas especiais

    O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) acusou hoje o Ministério da Educação de permitir que fossem ultrapassados os valores instituídos na lei para as turmas com alunos com necessidades educativas especiais.

    "A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) proibiu que fosse organizada uma outra turma no Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, cumprindo o que está na lei, e a escola teve obrigatoriamente que avançar com uma turma de 24 alunos com casos de necessidades educativas especiais", referiu o coordenador distrital do SPZC.

    A denúncia foi feita durante uma conferência de imprensa realizada na sede de Castelo Branco do SPZC sobre a abertura do ano letivo 2014-2015.

    Carlos Costa explicou que, no caso concreto que envolve o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, houve "o envolvimento claro da DGEstE, que determinantemente disse não" à criação de uma nova turma.
    O sindicalista explicou o Ministério da Educação e Ciência (MEC) permitiu "que fossem ultrapassados os valores que estão instituídos (22 alunos por turma)" para as turmas que têm alunos com NEE.

    Segundo o coordenador distrital do SPZC, no distrito de Castelo Branco existem mais alguns casos.

    "No Agrupamento de Escolas Amato Lusitano (Castelo Branco), esta situação faz-se sentir, e, no Agrupamento de Escolas da Sertã, temos o caso mais evidente, onde há uma turma com 28 alunos (do 10 º Ano) com casos de NEE", adiantou.

    Carlos Costa diz que estas situações "vão contra os normativos legais" e acusa a tutela de "deixar criar turmas com casos destes (NEE) com mais de 22 alunos".


    Diário Digital com Lusa

    Leia outras relacionadas:
    Ministério diz que segunda-feira haverá só mil horários sem professor

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  60. (CONTINUAÇÃO)

    Os directores escolares também foram esta sexta-feira surpreendidos. Não tanto com as listas, mas, principalmente com a indicação do MEC, dada por e-mail, de que deveriam limitar-se a publicá-las nas páginas electrónicas das escolas. “A colocação dos candidatos em sede de bolsa de contratação de escola é efectuada pela aplicação electrónica, não sendo necessário que o órgão de direcção efectue qualquer selecção. O candidato será automaticamente notificado via e-mail, tendo o director conhecimento do mesmo”, informou a Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE), na manhã desta sexta-feira.

    O presidente do Conselho das Escolas (CE) e director de um estabelecimento de ensino com autonomia, José Eduardo Lemos, escusou-se a comentar a situação, limitando-se a registar “um facto”.

    “Pelos vistos o trabalho está a ser feito pelo MEC, e nós, na escola, não teremos de fazer absolutamente nada – os professores que faltam acabarão por ser aqui colocados”, disse Eduardo Lemos, que em nome do CE, um órgão consultivo do MEC formado por directores de escolas eleitos pelos seus pares, tem acusado o ministério de tirar autonomia às escolas.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  61. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(14/9)]

    EDUCAÇÃO:CONCURSO DE PROFESSORES!

    «Associação denuncia "erro matemático" na colocação de professores

    [GRAÇA BARBOSA RIBEIRO 14/09/2014 - 16:39 (actualizado às 19:21)]

    A Associação Nacional de Professores diz que, com base nos dados disponíveis, "chegou à única tese possível": o MEC terá cometido "um erro informático" que levou a uma ordenação incorrecta dos docentes que esta segunda-feira começam a chegar às escolas.

    Os professores que esta segunda-feira chegam às escolas para preencher 2500 dos 3473 horários que ainda estão em falta – ao mesmo tempo que os alunos e no último dia do prazo para o início das aulas – estarão a ser colocados "de forma incorrecta e com base num erro matemático na fórmula que determinou a sua ordenação", denuncia o presidente da Associação Nacional de Professores Contratados (ANVPC), César Israel Paulo.

    Qualquer grupo de professores ou blogue sobre Educação se encontra desde sexta-feira recheado de fórmulas, que fazem parte das tentativas para descobrir qual a utilizada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) para ordenar milhares de professores sem vínculo que concorrem à Bolsa de Contratação de Escola (BCE).

    A BCE vem substituir as chamadas ofertas de escola nos 304 estabelecimentos em Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e com autonomia, que contratavam directamente os professores em falta, depois da colocação dos do quadro e da contracção inicial dos docentes sem vínculo. Com a BCE, o MEC centralizou o processo e tentou eliminar factores de subjectividade na selecção de professores, ao validar previamente os critérios e subcritérios de selecção que os directores podiam indicar e que correspondem à “avaliação curricular”.

    A indignação, contudo, é crescente, desde que foram conhecidas as listas da BCE, sexta-feira. Os docentes são contratados pela ordem em que ficaram nessas listas; e procuram entender como pode uma pessoa ter sido posicionada centenas ou mesmo milhares de lugares à frente de outra, em comparação com o que aconteceria se a ordenação fosse feita de acordo com a graduação profissional (determinada pela nota de curso, pelo número de anos de serviço e pela avaliação).

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  62. (CONTINUAÇÃO)

    Números absolutos e relativos

    O MEC defende que as listas feitas de acordo com a graduação profissional e as da BCE são incomparáveis. A mudança de lugar, argumenta, resulta do facto de a ordenação na BCE ser feita com base na classificação de cada professor, que por sua vez depende da média ponderada de 50% da graduação profissional e 50% da avaliação curricular.

    Os professores não se conformam com a explicação. “O valor de 50 por cento dado à avaliação curricular não explica a discrepância de centenas ou mesmo milhares de lugares na lista”, afirma César Israel Paulo.

    Segundo diz, “depois de colocar muitas hipóteses", tendo como base os dados conhecidos sobre cada professor (a graduação profissional e a classificação final na BCE), a ANVPC está convicta “de que há um erro matemático”. “O MEC terá ignorado que a graduação profissional é um valor de base 20 [numa escala de números absolutos, e não uma percentagem] e somou 50% desse valor com 50% da percentagem obtida na resposta aos subcritérios relativos à avaliação curricular sem converter uma das grandezas”, afirma.

    A confirmar-se, diz o dirigente da ANVPC, a graduação profissional (que estabelece a ordenação nos restantes concursos de colocação de professores), tem um peso muito inferior na classificação final em relação ao que é dado à avaliação curricular, contrariando o que a lei determina que aconteça na BCE.

    A ANVPC faz notar que, ao contrário do que diz o MEC, os professores não sabem quais os subcritérios de selecção especificamente associados a cada escola, para a avaliação curricular. Na aplicação, os docentes tinham acesso aos critérios colocados pelas escolas em geral, mas não conseguiam saber a que escola, em concreto, reportavam.

    César Israel Paulo sublinha, ainda, que alguns professores concorreram a mais de duas centenas de escolas e a vários grupos de recrutamento (áreas disciplinares), e que existe uma lista para cada um dos grupos de recrutamento de cada uma dessas centenas de escolas a que concorreram. Em cada uma o mesmo docente ocupa um lugar diferente.

    Directores com dúvidas

    Para apurar “o que de facto se passa” César Israel Paulo exige saber as cotações associadas a cada item de resposta, em cada escola e em cada grupo de recrutamento; e também a cotação por candidato, por escola e por grupo de recrutamento. “Só assim os professores poderão fazer comparações e avançar com um processo de recurso hierárquico coeso, justo e objectivo", justifica.

    Os directores de escolas também têm dúvidas. A lei determina que um professor que não aceite a colocação fica impedido de se candidatar a este ou a outro concurso para dar aulas, este ano. As instruções que os directores receberam sobre a BCE, na sexta-feira, estabelecem, contudo, excepções a esta regra. Uma das excepções é o facto de os dados da candidatura não serem comprovados.

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  63. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(14/9)]

    POLITICA NACIONAL:RENTRÉE DO CDS/PP!(objectivos pra 2015)

    «Portas aponta para vitória do partido e da maioria nas legislativas de 2015

    (14/09/2014 15:52:30 250 Visitas)

    O presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, traçou hoje a vitória nas legislativas como o objectivo político para 2015, tanto para o partido como para a maioria, seja qual for "a modalidade" em que os centristas concorram.


    "O nosso objectivo político como partido e como maioria para o ano de 2015 é vencer as eleições legislativas", afirmou Paulo Portas.

    Na intervenção de encerramento da "escola de quadros" do CDS, a 'rentrée' dos centristas, em Peniche, o líder afirmou que "nada está garantido e engana-se quem pensar que já ganhou".

    "Pelo nosso lado, temos muito trabalho pela frente a explicar o que sucedeu e a ouvir e compreender quem está desiludido, mas eu digo-vos, e alguma experiência tenho, se fizermos o que devemos, as eleições de 2015 podem ser ganhas. Convosco, seja qual for a modalidade, vamos à luta como está no nosso ADN", declarou.

    Portas disse ainda não se querer envolver, nem querer ver ninguém do CDS envolvido nas primárias do PS, mas fez um comentário sobre a disputa interna socialista.

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  64. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(15/9)]

    METEOROLOGIA:???

    «Chuva, vento e trovoada continuam até domingo

    (15/09/2014 08:27:38 891 Visitas)

    A chuva, a ocorrência de trovoadas e o vento forte vão continuar pelo menos até ao próximo domingo, altura em que deverá registar-se uma melhoria, disse hoje à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

    De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão do estado do tempo aponta para continuação de aguaceiros fortes acompanhados de trovoada até ao próximo fim de semana.

    "As regiões mais favoráveis para a ocorrência de precipitação forte são as do norte e centro, a partir da tarde, mas todo o território poderá ter precipitação pontualmente forte e acompanhada de trovoadas. Esta situação vai continuar", adiantou.

    Ângela Lourenço salientou que para terça-feira está prevista chuva forte logo nas primeiras horas do dia, evoluindo de sul para norte e do litoral para o interior.

    "Esta situação de chuva forte vai trazer também vento com rajadas fortes. A restante semana será de chuva, em particular as regiões do norte e centro", disse.

    Segundo a meteorologista do IPMA, a situação vai continuar até sexta-feira, dia em que se regista uma ligeira melhoria, voltando depois a chuva no fim de semana.

    "A tendência aponta para uma melhoria temporária, mas neste momento e com a informação que temos disponível tudo indica que até dia 20/21 (fim de semana) vamos ter precipitação", sublinhou.

    No que diz respeito às temperaturas, Ângela Lourenço diz que "não vai haver grandes alterações".

    "Vamos ter temperaturas mínimas e máximas com valores semelhantes aos que temos tido, com excepção para quarta-feira, dia em que se regista uma descida de dois a quatro graus Celsius", informou.

    O IPMA emitiu esta manhã um aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para todos os distritos do continente devido à previsão de chuva forte até às 21h00 de hoje.

    O aviso amarelo pressupõe risco para determinadas actividades dependentes do tempo.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  65. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(15/9)]

    SAÚDE: 35 ANOS DO SNS: OPINIÃO DO Dr JORGE SAMPAIO!

    «Falta fazer a regionalização da Saúde, diz Jorge Sampaio

    (LUSA 15/09/2014 - 21:49)

    O antigo Presidente da República Jorge Sampaio defendeu nesta segunda-feira que está por fazer “o percurso da regionalização da Saúde” e avisou que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) devia de ouvir mais os seus utilizadores.

    No dia em que se assinalam 35 anos da publicação da lei que criou o SNS Jorge Sampaio foi um dos oradores na cerimónia de encerramento das comemorações da efeméride, com elogios ao sistema mas também com avisos que é preciso enfrentar o futuro, com uma população mais envelhecida e com o aumento da prevalência de doenças crónicas.

    Jorge Sampaio lamentou ainda que o acesso dos cidadãos ao SNS seja “penalizado por listas de espera excessivas”, como excessivas para muitos cidadãos são as taxas moderadoras, e disse depois que o SNS devia de ouvir mais os utilizadores, nomeadamente em questões como os horários de funcionamento, as facilidades de acesso, a celeridade ou a cordialidade.

    E além de estar mais próximo dos cidadãos utilizando as novas tecnologias de comunicação devia de haver também um “maior compromisso” entre o poder central e local na Saúde.

    Com todos os intervenientes na sessão a elogiar o SNS, um dos seus principais criadores, o antigo ministro António Arnaut, foi também o mais aplaudido (de pé) quando discursou após ter sido homenageado com a medalha do Ministério da Saúde.

    Aos presentes disse que o problema do SNS sempre foi de “sustentabilidade política”, acrescentando que Portugal é dos países europeus que menos gasta em Saúde e que destruir o SNS seria “uma afronta à constituição”. E aos jornalistas elogiou ainda o actual ministro da tutela, “um dos poucos com sensibilidade social”.

    E depois da apresentação de uma emissão de selos e de uma moeda sobre os 35 anos do SNS, e de mais condecorações e discursos, coube precisamente a Paulo Macedo encerrar a cerimónia, primeiro elogiando o SNS mas depois alertando para os desafios e mudanças que o futuro vai trazer.

    O SNS é um “recurso reconhecido como dos mais relevantes após o 25 de Abril”, afirmou Paulo Macedo, acrescentando que se hoje a ambição do Governo é garantir o acesso universal à Saúde ainda “há desequilíbrios” e desafios.

    Uma coisa é certa, disse, “o país está mais próximo, o acesso está mais agilizado”. E quanto ao futuro há que ser realista, “os próximos anos são essenciais para o SNS, se não existir sustentabilidade não existirá SNS”.

    É por isso, defendeu o ministro, que é preciso “um acordo explícito que garanta um SNS para as próximas gerações”.

    Num dia em que a cerimónia de comemoração (no polo de Campolide da Universidade Nova) abriu com o primeiro-ministro, e em que se falou que os funcionários públicos vão deixar de ter benefícios acrescidos na Saúde, Paulo Macedo disse à Lusa que sobre essa matéria “não há nada”.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  66. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(15/9)]

    SAÚDE:???

    «Técnicos de Ambulância de Emergência avançam com providência cautelar contra retirada de competências

    (LUSA 15/09/2014 - 20:34)

    O Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE) interpôs nesta segunda-feira uma providência cautelar junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto contra o despacho do Governo que retira competências àqueles profissionais.

    A acção judicial surge após o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde ter revogado um despacho anterior, de 2012, que permitia aos Técnicos de Ambulância e Emergência (TAE) administrar medicamentos por via endovenosa e/ou intraóssea, e também aplicar técnicas invasivas, como a entubação supraglótica e o acesso venoso.

    O STAE critica a tutela por revogar o despacho n.º 16401/2012 e de ter emanado um novo despacho, o n.º 9958/2014, que retira aquelas competências aos TAE, sem esperar pela decisão final do tribunal administrativo de Lisboa que, em Julho deste ano, decretou a suspensão parcial e provisória da eficácia do despacho de 2012, depois da Ordem dos Enfermeiros (OE) ter interposto uma outra providência cautelar.

    A providência cautelar da OE visava impedir o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de colocarem em prática um modelo de emergência pré-hospitalar assente nos Técnicos de Ambulância e Emergência.

    A OE explicou que a decisão do tribunal administrativo de Lisboa impedia temporariamente os TAE de exercerem as competências que lhe foram atribuídas pelo Despacho n.º 16401/2012, até final de Setembro.

    "Porém (?), o SEAMS [secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde] e o INEM decidiram, antes de haver uma decisão final dessa mesma acção [providência cautelar da OE], revogar o Despacho, não permitindo à juíza em causa apresentar a sua decisão final, decisão essa que indiciava apenas exigir que as novas competências só pudessem, como é óbvio, ser postas em prática após formação adequada", explica o STAE.

    Em comunicado hoje divulgado, o STAE critica a tutela de ter publicado um novo despacho, quando o anterior documento ainda estava a ser alvo de análise por parte do tribunal.

    "É grave que o Ministério da Saúde e o INEM não consigam conviver com as decisões judiciais, e através de subterfúgios as tentem contornar. Mais grave é ainda, o INEM ceder a lóbis e não implementar decisões tecnicamente corretas que são sobretudo do interesse dos cidadãos que dos serviços de emergência precisam", acrescenta o STAE.

    Contactado pela agência Lusa, o presidente do STAE, espera que a providência cautelar hoje interposta suspenda o Despacho n.º 9958/2014, mostrando-se esperançado que seja possível reverter o processo e que volte a vigorar o Despacho n.º 16401/2012.

    Para Ricardo Rocha o despacho de 2012 permite aos TAE efectuarem procedimentos essenciais à manutenção da vida ou da qualidade de vida da vítima até à chegada de um meio mais diferenciado, salvaguardando assim a vida humana.

    "Não estamos a pedir mais dinheiro. Só queremos que não nos retirem competências, que ajudam a salvar vidas. Com o despacho de 2014 estamos a regredir no socorro à população", alertou o presidente do STAE.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  67. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO (15/9)]

    SAÚDE: ENTREVISTA AO PAI DO SNS!(35 anos do sns)

    «ENTREVISTA
    “O que tem valido ao SNS é a mãe, a Constituição, sem a qual já não existia”

    (ROMANA BORJA-SANTOS 15/09/2014 - 07:47)

    Apresentado muitas vezes como "o pai do Serviço Nacional de Saúde", António Arnaut afirma que, ao contrário de muitos políticos, é utente do SNS, tirando senha e aguardando cirurgias em lista de espera. Revolucionário e poeta, concede: "O SNS foi o melhor poema que escrevi."

    Na secretária antiga com o tampo forrado a pele grená repousam livros. Muitos. De Herberto Helder a obras sobre os templários e sobre a maçonaria, passando por alguns dos mais de 30 livros que António Arnaut escreveu – muitos de poesia. Mas, garante, o melhor poema que fez foi o do Serviço Nacional de Saúde (SNS). António Arnaut, 78 anos, foi autor do despacho de 1978 que abriu portas para a criação do SNS, um ano depois. É considerado o “pai” deste “grande sucesso da democracia portuguesa”. No seu escritório em Coimbra, numa entrevista ao PÚBLICO, faz um balanço dos 35 anos do serviço público. Fala rodeado de quadros com as capas dos seus livros, de um que junta as três grandes figuras que admira (Jesus Cristo, Che Guevara e Gandhi) e do documento da criação do Partido Socialista, do qual foi fundador: “Somos uma multiplicidade de contradições que dão uma corrente única”, justifica.

    O SNS chegou aos 35 anos. Que balanço faz deste percurso?
    Apesar de muitas insuficiências do SNS, o balanço é largamente positivo. Os resultados alcançados fazem do SNS o grande sucesso da democracia portuguesa. Esta afirmação não é poética nem metafórica. Se compararmos os nossos indicadores sanitários de 1979/80 com os actuais, vemos um salto qualitativo do fundo da tabela para os primeiros lugares do ranking mundial da saúde. Só na mortalidade infantil passámos de 40 mortos por 1000 nascimentos para menos de três. Antes do SNS havia 0,4 consultas por pessoa e agora há 4,5. É indiscutível que o SNS é a grande conquista social do 25 de Abril. Mas nos últimos anos, acentuando-se nos últimos três, assistimos a uma certa degradação ou debilitação do SNS com aumento das listas de espera, um certo racionamento de recursos, meios auxiliares de diagnóstico e medicamentos, falta de coisas essenciais, ao mesmo tempo que houve um crescimento do sector privado. Mesmo tendo consciência destas deficiências graves, temos de as considerar um epifenómeno. O SNS não é isso, é a dedicação dos seus profissionais e a capacidade de responder às necessidades das pessoas e o conforto que representa para todos com respeito pela dignidade de cada um.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  68. (CONTINUAÇÃO)

    É muitas vezes referido como pai do SNS. Como vê a relação do seu ‘filho’ com o sector privado?
    Vamos à questão do pai. Sinto-me orgulhoso, a lei que criou o SNS é da minha responsabilidade. Claro que foi num governo chefiado por Mário Soares, mas foi por uma certa teimosia minha que houve a lei. Mas o SNS está a ser feito todos os dias pelos seus profissionais dedicados. Eu só dei o primeiro passo. Se o SNS tem progenitores, então verdadeiramente o que tem valido ao SNS é a mãe, a Constituição da República Portuguesa. Se não fosse a Constituição já não existia SNS. Quando fiz o SNS fi-lo precisamente em função do imperativo constitucional, ético e moral. Em Fevereiro de 1979 dei-me cinco meses para fazer a Lei de Bases do SNS e ao fim de um mês estava pronta. Tinha consciência de que tinha pouco tempo e de que havia grupos de pressão e de interesses instalados. Tive de enfrentar toda a direita parlamentar e algumas incompreensões dentro do meu próprio partido. A coisa singrou porque havia um grande apoio popular. Criou-se um tal entusiasmo que não se podia travar. O milagre do SNS não está apenas nos seus resultados, que são notáveis, mas está também em ter convertido os incréus e os que lhe eram hostis. Nenhuma pessoa bem formada pode deixar de apoiar uma reforma tão importante para a dignidade das pessoas e para a coesão social. O SNS acabou com a saúde enquanto privilégio de quem a podia pagar. Eu próprio tenho várias doenças e é graças ao SNS que estou aqui. Nos últimos sete anos fui operado três vezes e provavelmente seria difícil eu pagar, claro que fui pagando ao longo dos anos. O que tem de belo o SNS é o princípio da solidariedade em acção. Os que podem pagam para os que precisam e quando estamos doentes não precisamos de pagar. Mas tiro sempre a minha senha e sou atendido na minha vez. Aliás, esperei dez meses para ser operado às cataratas e não aceitei ir ao privado. A maior parte dos políticos não são utentes do SNS, mas eu sou.

    E os privados ameaçam fazer regressar a saúde como privilégio?
    Temos assistido a um fortalecimento e uma expansão do sector privado ou sector mercantil. No sector privado há muito boa gente, honesta, que pratica a medicina. Mas também há casos de verdadeira exploração. Nos últimos dias recebi telefonemas de clínicas privadas para ir fazer um rastreio a dizer que é de graça mesmo dizendo que não preciso. Há agressividade e há grupos económicos privados com publicidade enganosa. Há um espaço para o sector privado, mas nestes três anos o SNS perdeu 3000 camas e o sector privado tem mais 1500 ou 2000 camas. É uma expansão do sector privado e uma contracção do sector público, e isso dói. O sector privado não pode é viver à custa do sector público e metade das suas receitas são pagas pelo SNS através de convenções e dos subsistemas. Às vezes as listas de espera no público prolongam-se para além do tempo correcto justamente para aliciamento do sector privado. E todos os governos têm culpa no cartório.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  69. [TRAZIDO DO FB:JORNAL DIGITAL(16/9)]

    EMIGRAÇÃO:???

    «HOJE às 17:240
    Deputado canadiano preocupado com discriminação de imigrantes portugueses

    Deputado canadiano preocupado com discriminação de imigrantes portugueses

    O deputado federal canadiano Andrew Cash, do NDP (esquerda), mostrou-se preocupado com o que considerou "discriminação racial" para com os imigrantes portugueses e latinos, num discurso proferido no parlamento, em Otava.

    Cash apontou "a discriminação racial" e a fiscalização dirigida "principalmente a imigrantes portugueses e latinos" no seu distrito eleitoral, Davenport, na cidade de Toronto.

    "Este verão, agentes dos Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA, sigla em inglês) alegadamente foram a padarias, centros comerciais e a locais de construção pedindo aos trabalhadores que se identificassem", referiu perante a Câmara dos Comuns, dirigindo-se ao Presidente da Câmara (Speaker).

    O deputado do NDP (Partido dos Novos Democratas) eleito por Davenport, o círculo eleitoral onde reside a maior comunidade portuguesa, frisou ainda que "esta limpeza (de trabalhadores ilegais) criou indignação, raiva e medo em muitos dos bons trabalhadores das comunidades imigrantes".

    "Ouvi pela primeira vez falar dessas fiscalizações através de um estudante de uma escola secundária, que à beira de lágrimas me contou a história do seu pai, que trouxe a família para o Canadá há uns anos atrás, proveniente de Portugal, conseguiu um emprego e está a trabalhar no duro. Estão a construir a vida aqui, mas como os contratos de trabalho estão a expirar, estão com medo de também serem alvo de fiscalização por parte da imigração", relatou.

    Andrew Cash referiu ainda que com estas medidas, em vez de incentivar as famílias imigrantes de bons trabalhadores, o governo "está a assustá-los".

    O deputado defendeu que este sistema necessita de "ser corrigido, pois não funciona", e devem-se colocar as "necessidades das famílias no coração do sistema de imigração".

    Davenport, área localizada na cidade de Toronto, tem cerca de 100 mil habitantes e é o círculo eleitoral onde reside a maior comunidade portuguesa, que constitui 27,4 por cento de residentes, segundo dados de 2011.

    Calcula-se que existam no Canadá cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes, estando a grande maioria localizada na província de Ontário.

    Diário Digital com Lusa)

    ResponderEliminar
  70. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL(16/9)]

    VIOLÊNCIA(S) DOMÉSTICA:???

    «HOJE às 16:430
    Maioria dos inquéritos de violência doméstica foram arquivados

    Maioria dos inquéritos de violência doméstica foram arquivados

    Mais de três quartos dos inquéritos de violência doméstica comunicados pelo Ministério Público à Direção-Geral da Administração Interna (DGAI) foram arquivados em 2012 e 2013, sendo a maioria por falta de prova, segundo a DGAI.

    O relatório anual de monitorização referente à violência doméstica de 2013 indica que 160 serviços do Ministério Público (MP) comunicaram à DGAI 15.311 inquéritos do crime de violência doméstica, que resultaram de decisões proferidas em 2012 e 2013.

    Dos 15.311 processos, 76,3 por cento resultou em arquivamento (11.685), 18% em acusação (2.783) e 5,5 por cento em suspensão provisória do processo (843),adianta o documento, realçando que a grande maioria dos inquéritos arquivados (72%) decorreu da falta de prova.

    O relatório refere também que, do total dos inquéritos, cerca de 58% são relativos a decisões datadas de 2013 e 42% de 2012.

    Das sentenças proferidas em processo-crime por violência doméstica, transitadas em julgado entre 2012 e 2013 e comunicadas à DGAI até julho deste ano, mais de metade (58%) resultou em condenação.

    Segundo a DGAI, em 60% dos casos as penas foram prisão entre dois a três anos, geralmente suspensas, por igual período de tempo e, em mais de metade dos casos de condenação, estava assinalada a existência de penas acessórias (62%), surgindo frequentemente a indicação de que a pena suspensa era acompanhada de regime de prova que terá por base um plano de reinserção a elaborar pela Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

    Entre as penas acessórias determinadas surgiu frequentemente a obrigação de frequentar programa de prevenção de violência doméstica, submissão arguido a tratamento médico, tratamento de alcoolismo, acompanhamento psicológico, proibição de contactos com a vítima e indeminização à vítima.

    O relatório, publicado na página da internet da DGAI, indica ainda que em alguns casos surgem determinações como inibição de condução, proibição de uso e porte de arma, a obrigação de pagar uma quantia a uma associação de apoio à vítima, afastamento da residência e local de trabalho da vítima, frequência de programa de tratamento de toxicodependência, dever de prestar x horas de trabalho a favor da comunidade.

    Desde o início de 2012 que o MP envia para a DGAI os mapas com os resultados dos inquéritos e das sentenças, correspondendo os dados apresentados no relatório a 69 por cento do total de serviços do MP.
    Nesse sentido, a DGAI ressalva que os dados não contemplam todas as comarcas existentes pelo que não permitem ainda realizar uma análise de toda a realidade nacional.

    Diário Digital com Lusa

    Leia outras relacionadas:
    Violência doméstica aumentou 2,3% no primeiro semestre do anterior


    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  71. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO MUNICIPIO DE TAROUCA(16/9)]

    FESTAS DE S.MIGUEL: SEMANA GASTRONÓMICA

    «há 7 horas · Editado

    DE 21 A 28 DE SETEMBRO VENHA CONHECER OS SABORES DO VAROSA

    Procurando promover a gastronomia típica do Varosa, o Município de Tarouca, em parceria com as coletividades locais, levará a cabo, de 21 a 28 de setembro, I Edição do Sabores do Varosa que, integrada nas festividades de S.Miguel, decorrerá no centro cívico da cidade de Tarouca.

    Brindando os visitantes com um prato diferente a cada dia, a truta do varosa e espumante, rojões, feijocas, chanfana, cabidela, cozido à portuguesa, grelhado misto e picanha, bazulaque e marrã são as iguarias em destaque no certame que prometem fazer as delícias de todos os visitantes.

    Não perca esta oportunidade e venha deliciar-se com os Sabores do Varosa, a cada dia um prato diferente.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  72. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO MUNICIPIO DE TAROUCA(16/9)]

    FESTAS DE SÃO MIGUEL: PROGRAMA

    «há 7 horas · Editado

    FESTAS EM HONRA DE S.MIGUEL

    Arrancam já no próximo fim de semana as festas em honra de S.Miguel, em Tarouca.

    O certame trará, de 20 a 29 de setembro, uma nova dinâmica e vida ao Concelho, com um programa repleto de novidades.

    Logo no dia 20 de setembro, pelas 21h00, serão oficialmente inauguradas as Festas de S.Miguel 2014, bem como o Mercadinho de Sta.Helena. À noite, depois da atuação do Grupo Nortada, decorrerá na Casa do Paço de Dalvares o “Varosa Moments”, uma noite de festa e dedicada especialmente aos jovens. No dia 21, pelas 14h30, destaca-se o Desfile do Foral, que percorrerá as artérias da cidade, e pelas 22h00, atuação do Grupo “Ministério”. O Grupo de Cantares do Vale do Varosa e Grupo “Stop” sobem ao palco no dia 22, pelas 21h00.

    No dia 23 atuarão os Grupos “Ladies” e “Norte Som”. A festa continua no dia 24 com o Grupo “Ar de Rastilho” e Orquestra Ligeira do Vale do Varosa e, no dia 25, com o Encontro Internacional de Folclore e Grupo “Artmusic”, estando os espetáculos com início marcado para as 21h00.
    Dia 26 e 27 de setembro, a partir das 22h00, a animação segue com os Grupos “As Band” e “Uskadkasa”.

    Nas vésperas do S.Miguel, depois da atuação do Grupo “Arkadia”, pelas 22h00, a artista “Micaela” trará muita música e animação a Tarouca. Pelas 24h00 terá lugar a grandiosa partida de fogo de artifício, a cargo da Pirotecnia Duarte.

    No dia 29 de setembro, feriado municipal, a Feira Anual de S.Miguel que decorrerá durante todo o dia, com muita música e animação à mistura, promete atrair centenas de visitantes. As festividades encerram com a atuação, pelas 22h00, do Grupo “Varosa”.

    Destaque ainda este ano para a I edição do Sabores do Varosa que, de 21 a 28 de setembro, trará ao Centro Cívico da Cidade de Tarouca os sabores típicos da região.

    O desafio está lançado, o convite está feito! De 20 a 29 de setembro, venha viver as Festas do Concelho de Tarouca!»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  73. INFORMAÇÃO:

    Muito em breve vão acontecer as eleições para a distrital da JSD, obrigando assim a que haja eleições nas concelhias também! ;)

    ASSINA: É MELHOR NÃO ASSINAR

    ResponderEliminar
  74. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(17/9)]

    SOLIDARIEDADE/EDUCAÇÃO: NO REGRESSO À ESCOLA!

    «Lisboa AMI distribuiu material escolar a mais de 3.600 crianças

    Em comunicado, a AMI revela que conseguiu angariar e distribuir kits de matéria escolar a mais de 3.600 crianças.

    [PAÍS AMI distribuiu material escolar a mais de 3.600 crianças DR
    21:46 - 17 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    A AMI distribuiu em Lisboa mochilas com material às mais de 3.600 crianças e jovens que apoia nos seus equipamentos sociais, conta a organização em comunicado.

    PUB

    Este material escolar angariado fez parte de uma campanha desenvolvida em parceria com os supermercados Jumbo/Auchan, intitulada ‘Campanha Solidariedade Escolar a Dobrar’. O material foi angariado ainda em agosto numa iniciativa que, para a AMI, já vai no seu sexto ano consecutivo.

    O mesmo comunicado revela também que a cadeia de supermercados doou o dobro do material correspondente ao valor doado pelos clientes, o que permitiu, juntamente com a ajuda de centenas de voluntários, reunir mais de 150 mil euros em material escolar para as mais de 3.600 crianças carenciadas.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  75. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(17/9]

    SAÚDE:???

    «Estudo Portugueses são os mais afetados pelo stress

    Os portugueses são os cidadãos europeus que mais sofrem com o stress, noticia a Rádio Renascença.

    [PAÍS Portugueses são os mais afetados pelo stress DR
    21:56 - 17 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Seis em cada dez portugueses são afetados pelo stress. As preocupações com o trabalho estão na génese do problema, ao qual não é alheia a crise financeira vivida no país, noticia a Rádio Renascença.

    PUB

    Segundo um inquérito europeu, realizado pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), existem quatro razões principais associadas ao stress laboral. São elas: a reorganização do trabalho ou a insegurança, os horários de trabalho alargados e volume de trabalho excessivo, a intimidação e o assédio moral.

    Como consequência, refere a Renascença, o excesso de stress, pode levar à depressão, ao esgotamento, ou até ao consumo excessivo de álcool, tabaco ou drogas e provocar doenças cardiovasculares, gástricas ou músculo-esqueléticas.

    A União Europeia está preocupada com a situação até porque esta acarreta custos. Só em Portugal, a Ordem dos Psicólogos estima que os custos com a resolução do problema devem rondar os 300 milhões de euros.»

    (ENVIADO POR:A.M)

    ResponderEliminar
  76. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(17/9)]

    EDUCAÇÃO:CONCURSO DOS PROFESSORES!(???)

    «Sindicato Fenprof avança com impugnação judicial da bolsa de contratação de escola

    A Fenprof vai pedir a impugnação judicial da Bolsa de Contratação de Escola (BCE) depois de na reunião de hoje com a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) não ter obtido o reconhecimento de erros na fórmula aplicada.

    [PAÍS Fenprof avança com impugnação judicial da bolsa de contratação de escola Lusa19:50 - 17 de Setembro de 2014 | Por Lusa]

    Em comunicado enviado hoje, a Federação Nacional de Professores (Fenprof), referiu que "a posição da DGAE é de que tudo está dentro da normalidade o que significa que não reconhecem o que, nesta reunião se confirmou: o desrespeito pela [...] ponderação de 50% a atribuir aos fatores 'graduação profissional' e 'avaliação curricular'" que "foi desrespeitada com esta última a esmagar o peso da graduação".

    PUB

    "Face a esta situação, as organizações sindicais de professores avançarão para os tribunais onde irão requerer a impugnação/anulação deste concurso para as BCE e sua repetição, agora no pleno respeito pelo disposto no decreto-lei regulador do concurso", adianta o comunicado.

    Quanto aos erros detetados nos concursos de mobilidade interna e de contratação inicial, cujas listas de divulgação foram divulgadas a 09 de setembro, a DGAE deu garantias aos sindicatos de que "todos os erros, irregularidades e ilegalidades" detetados "serão devidamente corrigidos, ainda que isso implique a duplicação de colocações".

    "A todos os docentes cuja situação venha a ser corrigida será obrigatoriamente atribuída componente letiva e, da solução encontrada, não resultará a anulação de colocações ou uma eventual transferência para a 'mobilidade especial'", adianta o comunicado da Fenprof, acrescentando que a DGAE não reconhece responsabilidades nestes problemas, atribuindo-as às escolas e diretores.

    O comunicado da Fenprof sublinha ainda que ainda não foi marcada a reunião política com o ministro da Educação, que a federação sindical exigiu que se realizasse até ao final do dia de hoje.

    "Caso, até amanhã (dia 18), esta reunião não seja marcada, as organizações sindicais deslocar-se-ão ao MEC (Av. 5 de Outubro), pelas 11:00, aí aguardando uma resposta ao seu pedido de reunião", conclui o documento dos sindicatos.»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  77. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (17/9)]

    JUSTIÇAS:???

    «Justiça "Assumo a reponsabilidade integral por problemas do Citius"

    A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, disse hoje "assumir integralmente a responsabilidade política" pelos "transtornos" registados na plataforma informática Citius, mas negou que estes tivessem causado o "caos".

    [POLÍTICA Assumo a reponsabilidade integral por problemas do Citius Lusa17:10 - 17 de Setembro de 2014 | Por Lusa]

    "A responsabilidade política assumo-a integralmente", declarou Paula Teixeira da Cruz, garantindo que tinha recebido informações de que a 01 de setembro, data da entrada em vigor do novo mapa judiciário, o Citius estaria em condições de funcionar em pleno.

    PUB

    Quanto às anomalias técnicas verificadas na plataforma informática Citius, a ministra assegurou que "haverá um processo de averiguações porque não há ninguém irresponsável".

    Ministra da Justiça falava aos jornalistas à margem da apresentação do Anteprojecto do Código de Processo nos Tribunais Administrativos e do Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais, no ministério.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  78. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO MS)

    ???

    «Marinho e Pinto: bombardeiro ou trauliteiro?

    O ex-Bastonário da Ordem dos Advogados e eurodeputado eleito pelo MPT - Partido da Terra, Marinho e Pinto, anunciou que vai criar, nas próximas semanas, um novo partido político, embota tivesse um compromisso, com o partido pelo qual foi eleito deputado europeu, para concorrer nas eleições legislativas, que vão decorrer no próximo ano. Seria o candidato natural do MPT, de quem é militante e chefe da delegação junto do Parlamento Europeu, mas tal não vai acontecer.

    António Marinho e pinto é advogado, conhecido pela controvérsia do seu discurso acutilante, nasceu em 1950 em Vila Chá do Marão, Amarante, e foi Bastonário da Ordem dos Advogados de 2008 a 2013. Com apenas 6 meses, imigrou com os seus pais para o Brasil, rendo regressado com a sua mãe aos 14 anos. Aos 20 anos, já estudante em Coimbra, foi preso pela PIDE, por pertencer ao MDE - Movimento Democrático Estudantil.

    Em 1973 foi membro da Associação Académica de Coimbra, tendo aderido nesse tempo à Juventude Comunista.

    Depois de se ter licenciado em Direito, Marinho e Pinto, iniciou a carreira de jornalista, tendo exercido funções de direção em agências noticiosas, primeiro na ANOP - Agência Noticiosa Portuguesa, entre 1979 e 1986, e depois na LUSA, entre 1984 e 1987. Nos dois anos seguintes, foi assessor do Governo de Macau, para voltar ao jornalismo, como redator do Expresso, entre 1989 e 2006. Desde 1994 até 2008, abraçou a carreira de Docente em diversas instituições (Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade Lusófona e Universidade de Coimbra.

    Depois do 25 de abril de 1974, Marinho e Pinto, foi membro de diversas organizações socioprofissionais, entre as quais a Comissão Nacional para a Liberdade de Informação, o Sindicato dos Jornalistas e a Ordem dos Advogados, onde foi membro do Conselho Geral e Presidente da Comissão de Direitos Humanos. Em 2007 foi eleito o 24º Bastonário da Ordem e depois reeleito em 2010. Nas eleições europeias de 2014 é eleito eurodeputado pelo MPT. Há poucos dias, revelou pretender criar um novo partido político.

    O resultado da votação (7,15%), que o Partido da Terra, encabeçado por Marinho e Pinto, teve nas eleições europeias de 2014, surpreendeu tudo e todos, criando um pequeno "terramoto" no sistema partidário português. Marinho e Pinto soube cativar os eleitores do PSD e do CDS, que estavam descontentes com a ação governativa, mas não queriam votar nos partidos de esquerda, cativou também os eleitores do PS, que estavam descontentes com a governação socialista anterior e com a atual liderança, mas que não queriam votar nos partidos que apoiam o governo, nem nos partidos mais à esquerda, e também conseguiu cativar os eleitores do BE, descontentes com o tipo de oposição inconsequente, e por vezes irresponsável dos bloquistas. Não conseguiu entrar no eleitorado comunista, que está bem blindado.

    Marinho e Pinto: bombardeiro ou trauliteiro? Na sua forma de fazer política pode ser muitas vezes confundido e até apelidado de bombardeiro ou trauliteiro, tal é a mossa que deixa nos seus alvos de eleição. No passado recente, eram os juízes portugueses o seu alvo preferencial, mas na atualidade são os partidos políticos. Todos sem exceção! É uma forma peculiar de fazer política e uma estratégia pessoal, que vai retirar muitos votos à oposição, principalmente ao Partido Socialista e ao Bloco de Esquerda. Os partidos da governação ficarão agradecidos. Obviamente!
    José Maria Moreira da Silva
    moreira.da.silva@sapo.pt
    www.moreiradasilva.pt
    Artigo escrito em 14/09/2014, para ser publicado no Jornal "O Notícias da Trofa", tendo em atenção as regras do novo acordo ortográfico.
    Gosto · Partilhar

    (ENVIADO POR:Assunção Monteiro)

    ResponderEliminar
  79. REACÇÕES AO TEXTO ANTERIOR:

    «2 partilhas

    Rui Cardoso Nunes trauliteiro
    2 h · Gosto

    Gonçalo Mathias Araújo Talvez mais trauliteiro, que bombardeiro!
    2 h · Gosto

    Joaquim Azevedo Infelizmente, não dá para acreditar, ou melhor dizendo: como podemos acreditar nos políticos?
    1 h · Gosto

    Carlos Jorge Figueiredo Precisamos de projetos politicos novos assentes na competencia, coerencia e honestidade. Ora MP não reune NENHUMA destas qualidades!
    41 min · Gosto

    Assunção Monteiro SE: "Marinho e Pinto: bombardeiro ou trauliteiro?"??? ORA BEM, COM BASE NOS ATAQUES K LHE ESTÃO A FAZER (vindo de mtos sítios) SÓ POSSO CONCLUIR K ESTÁ A INCOMODAR MUITA GENTE![X-389]
    5 min · Gosto · 1

    Assunção Monteiro AI ELE MILITOU A JUVENTUDE COMUNISTA EM 73?!( Em 1973 foi membro da Associação Académica de Coimbra, tendo aderido nesse tempo à Juventude Comunista.):TEM GRAÇA O Dr DURÃO BARROSO (E ETC), MILITOU UMS SUCURSSAL DO COMUNISMO:O MRPP!QUEM DIRIA![X-390]
    4 min · Gosto

    Isabel Soares Trauliteiro pode apostar
    Agora mesmo · Gosto»

    ResponderEliminar
  80. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(18/9)]

    EDUCAÇÃO:???

    «Educação Crato admite erro mas diz que "aulas decorrem normalmente"

    “Haverá uma turma ou outra com alguns problemas”, disse o ministro da Educação aos jornalistas à saída da Assembleia da República. No entanto, para o governante, a esmagadora maioria das escolas está a funcionar bem.

    [PAÍS Crato admite erro mas diz que aulas decorrem normalmente DR
    16:38 - 18 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto com Lusa
    Share on printShare on email]

    Em declarações aos jornalistas à saída da Assembleia da República, onde hoje se debateu o início do ano letivo, o ministro da Educação desvalorizou as críticas de que o seu ministério tem sido alvo. Para Nuno Crato, as “aulas decorrem normalmente”.

    Leia também:
    "Problemas com os professores não afetarão os alunos"
    Crato paga este mês o que deve a 959 professores
    Manifestantes gritam por demissão de Crato nas galerias do Parlamento

    Na perspetiva do governante, “99,5% das escolas abriram no dia 15 com atividades letivas”. Ainda assim, no Parlamento, Nuno Crato assumiu o erro depois de pressionado pelos deputados e confrontado com os problemas neste concurso de colocação de professores. "Apresentamos as nossas desculpas aos pais, aos professores e ao país", disse.

    Em causa está a fórmula de cálculo que dá origem às listas ordenadas de colocação de professores, que tem sido criticada por sindicatos e docentes.

    Já cá fora, Nuno Crato fez questão de reforçar a ideia de que os erros em causa são um “problema limitado”. “É importante que os pais percebam que estamos a falar de um grupo muito específico de escolas e de um número muito reduzido de casos”, disse, adiantando que “após o recálculo [o ministério] procederá às correções necessárias”.»

    ENVIADO POR:Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  81. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(18/9)]

    EDUCAÇÃO:???

    «Educação Crato paga este mês o que deve a 959 professores

    No final deste mês, cada um dos 959 professores dos quadros que, desde julho de 2010, recebiam abaixo do que é suposto vai receber 12.182 euros em retroativos, para além de ver o seu salário reposto para os 2.327,71 euros, conta o Jornal de Negócios.

    [PAÍS Crato paga este mês o que deve a 959 professores DR
    09:26 - 18 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Nuno Crato, ministro da Educação, tinha anunciado que seria no mês de agosto mas um documento enviado pela Direção-geral do Planeamento e Gestão Financeira acabou por confirmar que o aumento do salário e o pagamento dos retroativos relativos a quatro anos e dois meses aos 959 professores dos quadros que, desde julho de 2010, recebiam abaixo do que é suposto vai acontecer no final deste mês.

    Leia também:
    Professores exigem demissão de ministro e anulação de concurso
    "Problemas com os professores não afetarão os alunos"
    Ex-ministros contestam critérios de seleção de professores

    De acordo com o Jornal de Negócios, o Estado vai gastar 13,9 milhões de euros em pagamentos aos 959 professores e às respetivas escolas. Uma parte desse valor será reavida na forma de descontos para a Caixa Geral de Aposentações (CGA), para a ADSE e em IRS.

    De acordo com as contas feitas pela direção-geral, no mesmo comunicado, um professor que não tenha faltado ou estado de baixa no período de tempo em causa irá receber, em termos brutos, 12.182 euros, sem descontos, e cada escola receberá 2.382 euros por professor para regularizar a ADSE e CGA.

    Cada professor passa, também, a receber de salário base 2.327,71 euros, ao invés dos 2.121,46 euros que ganhava desde 2010.

    O Ministério da Educação e da Ciência anunciou ainda que, nos últimos dois anos, gastou 43,6 milhões de euros em dois ajustes diretos para comprar refeições escolares, por acaso de atrasos nos concursos. Trata-se de 25 milhões de almoços.»

    (ENVIADO POR:Assunção Monteiro)

    ResponderEliminar
  82. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(18/9)]

    EDUCAÇÃO: A POLÉMICA EM TORNO DA FORMA DE CALCULO DOS PROFESSORES DA BCE!(deu demissão do director geral)

    «Educação Demitiu-se o responsável pela colocação de professores
    O diretor da direção-geral da Administração Escolar apresentou, esta quinta-feira, o pedido de demissão que foi aceite pelo ministro Nuno Crato. Esta decisão surge poucas horas depois de o governante ter admitido que os erros na colocação de professores são da responsabilidade dos serviços do Ministério, avança o Expresso.

    (PAÍS Demitiu-se o responsável pela colocação de professores DR
    19:44 - 18 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto)

    Mário Agostinho Alves Pereira foi diretor da direção-geral da Administração Escolar desde 2009. Contudo, hoje apresentou a sua demissão poucas horas depois de o ministro Nuno Crato ter dito no Parlamento que a responsabilidade dos erros registados no processo de colocação dos professores pertencia aos “serviços do Ministério”.

    Sabe o Expresso que Mário Pereira assumiu a total responsabilidade pelo erro e apresentou o seu pedido de demissão a Nuno Crato que o aceitou.

    Este erro prende-se com a aplicação de uma fórmula de cálculo que dá origem às listas ordenadas de colocação de professores, que tem sido criticada por sindicatos e docentes.

    No parlamento, o ministro da Educação pediu hoje desculpa aos professores, pais, deputados e ao país pelo erro na fórmula de cálculo BCE, que assumiu, atribuindo-o exclusivamente aos serviços do Ministério.

    "Apresentamos as nossas desculpas aos senhores professores, aos pais, ao país, aos senhores deputados. Repetimos, não há erros por parte dos diretores, por parte das escolas, há erros por parte dos serviços do Ministério", declarou.

    O erro, explicou o ministro, "é um aspeto não apenas matemático ou aritmético, mas que tem implicações jurídicas, e que precisa de ser visto não só de um ponto de vista quantitativo e lógico, mas também à luz da legislação existente".

    Em causa está um erro na "harmonização de escalas" na fórmula matemática usada para calcular a classificação dos professores nas listas de colocação nas escolas no concurso que ainda decorre, a BCE, criado este ano para dar resposta às necessidades das escolas com contrato de autonomia e escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).

    "A harmonização não foi feita da maneira devida à face da lei. É um erro que foi cometido pelos serviços do ministério da Educação, que não foi cometido pelas escolas, pelos nossos diretores, foram os nossos serviços que cometeram esse erro. Nós vamos investigar o que se passa e vamos apurar as responsabilidades sobre esse erro", afirmou o ministro.

    O ministro garantiu já ter dado instruções aos serviços para que fossem "recalculadas todas as posições" dos docentes, e, "onde e se" houver um erro que tenha levado a que professores mais qualificados tenham sido ultrapassados por outros menos qualificados para os lugares, "esses erros serão corrigidos".

    "Os professores colocados mantêm-se. Os alunos não serão prejudicados", garantiu Nuno Crato no hemiciclo, onde aos deputados justificou o erro com "uma incongruência por parte dos serviços do Ministério".

    [Notícia atualizada às 20h06]»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    NB:NESTE MOMENTO JÁ SE PODE AVANÇAR QUE O MINISTRO NUNO CRATO ACEITOU O PEDIDO DE DEMISSÃO DO DIRECTOR GERAL DA DGAE!

    ResponderEliminar
  83. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(20/9)]

    EDUCAÇÃO: (ALGUMAS) CONCLUSÕES DO RELATO DA CNE!(escolas manipulam notas)

    «CNE Maioria das escolas manipula as notas dos alunos

    O alerta foi dado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) e deixa bem clara a tendência de “uma maioria considerável das escolas” de manipular e alterar a nota de alunos, por vezes sem o conhecimento ou consentimento destes, lê-se no Jornal de Notícias (JN).

    [PAÍS Maioria das escolas manipula as notas dos alunos DR
    08:45 - 20 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email]
    O relatório ‘Estado da Educação 2013’ traz à baila uma tendência que há muitos anos parecia adormecida. Segundo o Conselho Nacional da Educação (CNE) “uma maioria considerável das escolas” manipula e altera a nota dos alunos, por vezes sem o conhecimento ou consentimento destes.

    [Leia também:

    Rede pública perdeu mais de metade das escolas numa década
    Educação: Despesas desceram em todos os setores, propinas subiram]

    “Há escolas que sistematicamente inflacionam as classificações dos seus alunos, especialmente no Ensino Secundário, enquanto outras, por excesso de exigência, prejudicam os seus alunos por atribuírem uma classificação muito inferior a que os alunos merecem”, lê-se no relatório.

    Quantas e quais escolas recorrem a esta prática, não se sabe, mas o CNE alerta que esta manipulação acontece por diversos fatores.

    Um deles, destaca a publicação, diz respeito às notas em exames nacionais que dão acesso ao Ensino Superior e que, sem qualquer inflação, não chegariam para concorrer à faculdade. Mas o oposto também ocorre: algumas escolas, em especial as privadas e “por excesso de exigência”, prejudicam os seus alunos por atribuírem uma classificação interna inferior ao que os alunos merecem.

    A retenção de alunos foi ainda destacada no relatório e o CNE alerta para o facto de as escolas estarem a adotar “prática de seletividade visando assegurar uma maior proporção de aprovações em exame”, evitando levar às provas finais aqueles que não estarão capazes de garantir bons resultados.

    "O problema não seria grave se esta prática não tivesse consequências diretas. No caso do ensino secundário, essa classificação poderá ditar a entrada ou a exclusão em alguns cursos do ensino superior. Coloca-se portanto uma questão de justiça. Seria aconselhável que o MEC tentasse identificar estes casos e agisse em conformidade", recomenda o presidente do CNE, David Justino.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(20/9)]

      EDUCAÇÃO:RELATÓRIO DA CNE!(...)

      «Taxas de retenções “elevadas” continuam a preocupar CNE

      (MARIA JOÃO LOPES 20/09/2014 - 00:01)

      De acordo com o relatório, “um dos aspectos preocupantes prende-se com a forma como algumas escolas tendem a aumentar a retenção dos alunos de forma a não fazer baixar as médias das classificações de exame”.

      O ensino básico apresenta “sinais preocupantes” de “decréscimo da taxa real de escolarização”, sobretudo no 2.º e 3.º ciclos e nos últimos dois anos. Para o Conselho Nacional de Educação (CNE), tal pode explicar-se pelo aumento da retenção escolar nos últimos dois anos, “invertendo a tendência identificada desde a década de 90”.

      De acordo com o relatório Estado da Educação 2013, “um dos aspectos preocupantes prende-se com a forma como algumas escolas tendem a aumentar a retenção dos alunos de forma a não fazer baixar as médias das classificações de exame”.

      Nos últimos dois anos, a taxa real de escolarização desceu, no 2.º ciclo, de 95,4% em 2010/2011 para 91,9% em 2012/2013. No 3.º ciclo baixou de 92,1% para 87,5%.

      Para o CNE, as “elevadas” taxas de retenção nestes dois ciclos “não têm uma explicação evidente, mas uma das hipóteses que se colocam é o efeito de indução da avaliação externa sobre a avaliação interna, levando a que se desenvolvam práticas de selectividade visando assegurar uma maior proporção de aprovações em exame”.

      Mas este “problema do elevado número de retenções no sistema de ensino português tem uma dimensão educativa e social bem mais vasta”. Para além de “constituir um indicador da ineficiência educativa, a elevada percentagem de alunos com retenções acumuladas sugere a existência de uma cultura de retenção que legitima socialmente essa ineficiência”. No relatório, defende-se que não se trata “de uma responsabilidade exclusiva de quem reprova, mas da forma como resignadamente se aceita na sociedade a ‘inevitabilidade’ de uma parte significativa dos alunos ter de passar pela experiência de pelo menos um ano de retenção”. É um problema “antigo” que, mesmo conhecendo “um assinalável decréscimo ao longo dos últimos 20 anos”, continua “a ter um efeito nefasto sobre os trajectos escolares e sobre a missão fundamental da escola”.

      Um problema ainda “mais grave” quando “os trajectos de insucesso se iniciam cada vez mais cedo, logo a partir do 1.º ciclo”, sendo que “na sua maioria se saldam em mais do que uma retenção ao longo do percurso escolar”. Não sendo único na Europa, o caso português “é aquele que apresenta os piores indicadores”.

      A este propósito, o relatório recupera a conclusão do último relatório da Eurydice, de 2011, no qual já se considerava que em países Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal, “predomina ainda a ideia de que repetir um ano é benéfico para a aprendizagem dos alunos”. Um ponto de vista “corroborado” por professores e pais. Considerava-se, nesse relatório, que não basta alterar a legislação, mais do que isso importava “questionar determinados pressupostos e convicções”.

      O CNE faz, porém, questão de ressalvar que não defende “a eliminação administrativa da retenção ou que se facilitem as transições com vista a cumprir metas estatísticas”. Trata-se, antes, de “promover culturas de sucesso e mobilizar a sociedade, as famílias e as escolas” para que contribuam para uma maior e melhor escolarização das gerações.

      No relatório, pode ainda ler-se que "os resultados das provas finais nacionais de 2013 dos três ciclos do ensino básico revelam uma significativa percentagem de classificações que se situam nos níveis 1 e 2 (0 a 49%)": "Estes valores poderão ser preditores de insucesso em ciclos subsequentes e os alunos envolvidos merecem atenção e acompanhamento redobrados das escolas e dos professores.”

      (ENVIADO:A.M.)

      Eliminar
  84. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(20/9)]

    EDUCAÇÃO:REACÇÕES AO RELATÓRIO DA CNE/2014!(...)

    «Directores dizem que escolas públicas que inflacionem notas são “penalizadas”

    (LUSA 20/09/2014 - 14:35)

    A Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) manifestou, neste sábado, dúvidas de que os estabelecimentos de ensino público inflacionem as notas internas, uma vez que são “penalizados” se tal acontecer.

    “Inflação das notas não é a regra no ensino público porque se isso acontecer as escolas públicas são penalizadas na sua avaliação e seguramente os directores e os professores dessas escolas não quererão essa penalização, porque isso não é bom para as escolas”, disse Filinto Lima, presidente da ANDAEP.

    O responsável reagia a uma das conclusões do relatório do Conselho Nacional de Educação (CNE), que acusou as escolas de promoverem práticas como a inflação de notas dos alunos para não prejudicar os resultados das classificações e facilitar a entrada no ensino superior.

    “No ensino público, essas práticas se existirem são residuais”, adiantou, sublinhando que o relatório da CNE podia esclarecer se tal acontece mais no privado ou no público.

    Filinto Lima explicou que um dos critérios de avaliação das escolas é saber se há uma grande diferença entre a nota dos exames e a aquilo que cada professor dá no final de cada período aos alunos.

    “Se essa diferença for grande essa situação é penalizadora na avaliação da escola pública, por isso é que eu acho que os professores não querem o pior para a sua escola, querem o melhor”, sustentou

    O presidente da ANDAEP recordou um estudo recente da Universidade do Porto que dava conta de que os alunos que saem da escola pública e entram na universidade estão melhores preparados e chumbam menos vezes do que os do privado.

    Na introdução do relatório Estado da Educação 2013, divulgado pelo CNE, o presidente deste órgão consultivo do Ministério da Educação e Ciência (MEC), David Justino, identificou algumas práticas de escolas que levam os seus alunos a exames finais, sobretudo os do ensino secundário, fundamentais para o ingresso no ensino superior.

    A primeira preocupação identificada prende-se com as escolas que “tendem a aumentar a retenção dos alunos de forma a não fazer baixar as médias das classificações de exame”, ou seja, evitando levar às provas finais aqueles que não estarão capazes de garantir bons resultados.

    A outra preocupação tem que ver com a inflação das notas internas (resultantes do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano), tanto pela positiva, como pela negativa.

    Sobre o aumento da retenção dos alunos para não baixar as médias das classificações de exames, o presidente da ANDAEP referiu que esta situação vai ter de ser combatida nas escolas onde tal aconteça através de “critérios justos e transparentes”.

    O relatório concluiu também que Portugal continua a ter taxas elevadas de retenção e de desistência de alunos em todos os ciclos do ensino básico regular, apesar da evolução positiva entre 2002 e 2013.

    Filinto Lima defendeu um “investimento forte no ensino básico” para as taxas de retenção baixarem.

    “Um aluno que chega ao 5.º ano sem saber ler, escrever e contar é um aluno que, mais tarde ou mais cedo, vai acabar por abandonar o sistema”, disse ainda.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  85. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(20/9)]

    OS ERROS GOVERNAMENTAIS: NA EDUCAÇÃO E NA JUSTIÇA!

    «Passos defende que erros detectados na Educação e Justiça devem ser "assumidos"

    (PÚBLICO e LUSA 20/09/2014 - 14:02)

    O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu sexta-feira à noite, que os erros devem ser "assumidos e corrigidos", quando detectados, garantindo que é o que está a ser feito com a colocação de docentes e com a plataforma informática do novo mapa judiciário. O PCP e o BE já condenaram as declarações do governante.

    Ao participar na celebração dos 25 anos da Fundação de Serralves, no Porto, o primeiro-ministro foi confrontado, pelos jornalistas, com as desculpas apresentadas pelos ministros da Educação e da Justiça e afirmou que os erros "não se apagam" e que deve haver "preocupação" em apurar responsabilidades, dando ainda conta de que o pedido de desculpas de Nuno Crato teve a sua "cobertura total".

    Na quinta-feira, Nuno Crato pediu desculpa por um erro na fórmula matemática usada na colocação de professores, que afectou cerca de 2% dos docentes, um dia depois de Paula Teixeira da Cruz ter pedido desculpa pelos transtornos causados pelo não funcionamento da plataforma informática que sustenta o sistema judiciário.

    "Os erros não se apagam, agora podem-se corrigir. Quando um erro é detectado, ele deve ser assumido e corrigido. Deve haver igualmente a preocupação de se apurarem as responsabilidades por esses erros", considerou Passos Coelho. Mas, disse, referindo-se ao erro assumido pelo ministro da Educação, "convém sublinhar, foi um erro que afectou famílias, estudantes, escolas e professores mas que afectou menos de 2% dos professores que foram colocados".

    Segundo explicou, esse erro resultou da soma de "alhos com bugalhos" que não deveria ter sido feita. "Resultou do facto de que atribuindo o decreto-lei igual preponderância quer ao percurso profissional dos professores quer à avaliação das escolas desse professor, há um desvirtuamento dessa lógica na medida em que as escalas de classificação desses atributos são diferentes, é assim um pouco como estar a somar alhos com bugalhos", disse.

    Para Passos Coelho, "foi muito correcto" da parte de Nuno Crato o pedido de desculpa. "Foi-me transmitida essa intenção e eu dei cobertura total para que o senhor ministro da Educação pudesse dizer que não íamos disfarçar o erro, fazer de conta que não tinha acontecido", revelou.

    Quanto à situação na Justiça, o primeiro-ministro disse ser "natural" erros e estar convicto de que Paula Teixeira da Cruz estava certa de que o sistema informático estaria a funcionar. "Tenho a certeza que a senhora ministra quando avançou com o mapa judiciário e precisava de disponibilizar a plataforma informática para as novas comarcas estava, com certeza, certa de que a plataforma iria corresponder positivamente, senão não o teria feito, como é evidente", defendeu.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  86. (ERROS GOVERNAMENTAIS: CONTINUAÇÃO)

    "Pequenos erros", define governante
    O primeiro-ministro considerou que "é natural que possam existir pequenos erros, que algumas coisas não respondam tão bem como se desejaria", e salientou que "o importante agora é que isso possa ser corrigido tão depressa quanto possível".
    Passos Coelho fez ainda questão de realçar que as dificuldades no funcionamento do sistema informático não afectaram os processos penais.

    "É preciso não esquecer que aquilo que mais preocupa as pessoas, o processo penal, normalmente não corre em cima desta plataforma. O que significa que as principais preocupações em termos de responsabilidade criminal e penal não sofrem atrasos no caso de haver este inconveniente na acessibilidade à plataforma", afirmou

    Demissões, pede PCP e BE
    Já o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu este sábado que "consolam pouco esses pedidos de desculpas, porque o Governo estava consciente da situação". Pelo que concluiu: "Mais importante do que um pedido de desculpas era uma saída airosa, a demissão não deste ou daquele ministro, porque no fundamental o primeiro-ministro é o primeiro responsável: consideramos que o importante era a demissão deste Governo."

    O líder do PCP insistiu: "Consideramos que o importante era a demissão deste Governo, que vem juntar mais peças à situação de agravamento económico e social de um país a andar para trás. Passos Coelho e o Governo insistem que é o melhor dos mundos e que agora estamos a caminho da recuperação, quando é sabido que hoje, tendo em conta a situação na educação, justiça, saúde, desemprego, a pobreza que fustiga os portugueses, o melhor caminho não era demitir este ou aquele ministro."

    Primeiro-ministro defendeu ministra da Justiça e ministro da Educação. PCP e BE reagiram.

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  87. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO F.FIG:(20/9)]

    RESUMO DO COMENTÁRIO DO Dr MARQUES MENDES!

    «COMENTÁRIO
    "Desculpas pareceram ensaiadas", diz Marques Mendes

    (por Octávio Lousada OliveiraOntem17 comentários)

    "Desculpas pareceram ensaiadas", diz Marques Mendes

    O comentador da SIC defende que os 'mea-culpa' feitos por Paula Teixeira da Cruz e por Nuno Crato serviram apenas para "dar uma ideia de humildade", uma vez que se aproximam as legislativas.

    Luís Marques Mendes defendeu este sábado, no habitual comentário no Jornal da Noite, na SIC, que os pedidos de desculpa feitos esta semana pela ministra da Justiça, por causa da plataforma Citius, e pelo ministro da Educação, devido aos erros na colocação dos professores, pareceram "uma coisa ensaiada". E porquê? O comentador entende que visaram apenas "dar uma ideia de humildade", dado que as eleições legislativas se aproximam.

    O ex-líder social-democrata assinalou que ao longo destes três anos de Executivo PSD/CDS já muitos "erros, falhas e trapalhadas" e nunca nenhum ministro teve um comportamento similar, pelo que pediu que os governantes não repitam a estratégia. "Soa a falso", sintetizou.

    Assim, Marques Mendes sugeriu que no Ministério da Justiça "rolem cabeças", como aconteceu no Ministério da Educação, indicando que deve ser a do presidente do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, Rui Pereira.

    Marinho Pinto, o "arauto da ética e da moral"

    Noutra parte da sua intervenção, Marques Mendes referiu que "caiu a máscara" a Marinho Pinto. "Ficou-lhe mal o que fez com o Partido da Terra", disse o comentador, que considerou que o eurodeputado tratou aquele partido como "uma barriga de aluguer" e depois o "mandou às urtigas".

    E acusou ainda o ex-bastonário da Ordem dos Advogados - que disse gostar de se "apresentar como arauto da ética e da moral" - de criticar o salário auferido em Bruxelas para "ficar bem na fotografia popular", apesar de não o aplicar numa causa social ou doar a uma instituição particular de solidariedade.
    Artigo Parcial»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  88. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(20/9)

    EDUCAÇÃO: RELATÓRIO DA CNE RELATIVO A 2013!

    «Educação: Taxas de retenção e desistência continuam elevadas

    20/09/2014 12:15:05 182 Visitas

    Portugal continua a ter taxas elevadas de retenção e de desistência de alunos em todos os ciclos do ensino básico regular, apesar da evolução positiva entre 2002 e 2013, conclui o relatório Estado da Educação 2013, hoje divulgado.


    Da responsabilidade do Conselho Nacional de Educação, o documento faz uma análise comparada da área da Educação, em todos os domínios, e nele destaca-se a "evolução globalmente positiva das taxas de conclusão do ensino básico entre 2002 e 2013, graças ao acréscimo de certificados de jovens (ofertas alternativas ao ensino regular), entre 2006 e 2008, e de adultos (ofertas de educação e formação de adultos), a partir de 2007".

    No ensino básico regular a taxa de conclusão foi no ano passado abaixo do que tinha sido registado em 2002, e entre 2002 e 2012 todas as modalidades educativas de nível secundário apresentam uma redução das taxas de retenção e desistência, especialmente nos cursos científico-humanísticos, diz-se no documento.

    Mas essa melhoria quanto à diminuição das taxas de retenção ao longo de uma década "não corresponde a um percurso consolidado", porque a partir de 2011 essa tendência inverteu-se "em todos os ciclos do ensino básico".

    Uma inversão mais acentuada no segundo ciclo, com uma variação de 5,1 pontos percentuais, e no terceiro, com uma variação de 2,6 pontos. No primeiro caso a variação "poderá eventualmente resultar da redução de oferta de modalidades alternativas", diz o relatório.

    No documento salienta-se também que as mulheres apresentam menos retenções ou abandono do que os homens, em todas as modalidades de ensino.

    Na última década generalizaram-se as provas finais nacionais, as escolas, professores e alunos mobilizaram-se para obterem melhores resultados, mas resultados das provas finais nacionais merecem preocupação, salienta o relatório.

    "Os resultados das provas finais nacionais de 2013 dos três ciclos do Ensino Básico revelam uma significativa percentagem de classificações que se situam nos níveis 1 e 2 (0 a 49%). Estes valores poderão ser preditores de insucesso em ciclos subsequentes e os alunos envolvidos merecem atenção e acompanhamento redobrados das escolas e dos professores", alerta.

    E os seus autores deixam mesmo um reparo: mais útil do que usar os dados (das provas e exames nacionais) para estabelecer 'rankings' locais "seria trabalhá-los de forma a gerarem informação que sustente opções didácticas de implementação e de desenvolvimento do currículo, por exemplo, entre ciclos de escolaridade".

    E deixa-se ainda outro aviso no relatório. É que a diferença entre a classificação interna final e a classificação de exame "sugere a necessidade de uma análise mais aprofundada das práticas de avaliação e dos instrumentos de classificação, nomeadamente no Ensino Secundário".

    E mais um: "existem escolas que inflacionam as classificações dos seus alunos, especialmente no Ensino Secundário, enquanto outras prejudicam os alunos com níveis de exigência excessivos".

    Em relação à avaliação internacional através do PISA -- Programme for International Student Assessment (Portugal tem participado desde 2000 e está a preparar a próxima participação, em 2015) afirma-se no documento que houve uma melhoria gradual dos desempenhos nos domínios avaliados, tendo Portugal conseguido em Leitura e em Matemática resultados na média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  89. [TRAZIDO DO FB: CONTAS DA SANTA CASA DE LISBOA (JA/JR)]

    EDUCAÇÃO: CURSOS ESPECIALIZADOS PROMOVIDOS PELA SC DE LISBOA!

    «Prazo de Candidaturas para cursos da ESSA alargado
    Até ao dia 22 de setembro pode ainda candidatar-se aos cursos e às bolsas de estudo oferecidas pela ESSA

    O prazo das candidaturas para os três cursos da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) - Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional - foi alargado até ao próximo dia 22 de setembro.

    É também possível ainda concorrer a 13 das 30 bolsas de estudo (7 para Terapia da Fala e 6 para Terapia Ocupacional) oferecidas pela ESSA para o ano letivo de 2014/2015 no valor de cinco mil euros cada.

    A atribuição de bolsas de estudo é uma iniciativa pioneira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que pretende contribuir para a diminuição da taxa de desistência de estudantes do 12.º ano, por razões económicas, proporcionando, em simultâneo, o acesso ao Ensino Superior a um maior número de jovens.

    Nos dois últimos anos, cerca de nove mil alunos abandonaram o ensino superior em Portugal antes de completar o primeiro ano do curso, em muitos casos por razões económicas.

    Ao atribuir estas bolsas, a Santa Casa contribui para que muitos jovens prossigam o seu percurso escolar.

    Para concorrer é necessário ser aluno da ESSA num dos cursos do 1.º ciclo e ter entrado através de concurso institucional 2014-2015. Os interessados devem consultar o regulamento para esclarecimento de dúvidas.

    Reconhecida internacionalmente como exemplo de ensino de excelência, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão foi criada pela Misericórdia de Lisboa há mais de 50 anos, sendo a primeira escola em Portugal a formar profissionais nas três áreas acima mencionadas. Destaca-se, igualmente, por atingir uma taxa de empregabilidade de 98%, consoante dados de 2012 da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

    17 de Setembro de 2014»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  90. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(22/9)]

    POLITICA: AS LEGISLATIVAS/2015 JÁ MEXEM?! (se mexem....)

    «Novos partidos têm vida curta

    Margarida Davim Margarida Davim | 22/09/2014 10:14:41 694 Visitas

    [A FOTO DE MARINHO PINTO NÃO É VISÍVEL PQ O TAROUCAndo PERDEU ESSA CAPACIDADE NOS INÍCIOS DE JUNHO/14]

    Foram Sol de pouca dura os partidos que surgiram nos últimos 20 anos. Considerados fenómenos quando apareceram, o Partido da Solidariedade Nacional (PSN), o Partido da Gente e o MEP (Movimento Esperança Portugal) apresentaram-se como alternativas ao espectro político mais tradicional, mas nenhum resistiu até hoje.
    Resta saber se a história se repetirá com o partido que Marinho Pinto deverá apresentar nas próximas semanas, ou com o movimento Nós, Cidadãos, que irá transformar-se em partido até ao final do ano e que esta semana divulgou o apoio de figuras como Rui Rangel e José Cid.


    De um deputado a sete votos

    O PSN nasceu em 1990 e rapidamente ganhou o rótulo de 'partido dos reformados'. O mote pegou e ajudou a eleger o líder, Manuel Sérgio, nas legislativas de 1991. O resultado de mais 96 mil votos dava esperança à nova força política, mas um mandato apagado na Assembleia da República acabou por fazer o PSN desaparecer do radar. Depois de em 1995 e em 1999 ter estabilizado numa votação de 0,21% nas legislativas, em 2002 o desaire foi completo: o Partido da Solidariedade Nacional conseguiu apenas sete votos e extinguiu-se.

    Vida muito mais curta teve o Partido da Gente. Apareceu em 1995 - as únicas eleições a que concorreu - e foi extinto em 1999. Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, teve problemas desde o início ao ver o logótipo rejeitado pelo Tribunal Constitucional por ter inicialmente um peixe associado aos cristãos. A confusão entre política e religião foi mesmo o calcanhar de Aquiles do projecto, que não foi além de 8.279 votos nas legislativas.

    Também fugaz foi a passagem do MEP pelo espectro partidário. O movimento foi lançado em 2008 e acabou no final de 2012. Pelo meio, o maior feito foi o resultado nas europeias de 2009: Laurinda Alves não foi eleita, mas os mais de 52 mil votos que conseguiu faziam sonhar com um lugar no Parlamento. Só que a dinâmica perdeu-se e, nas legislativas desse mesmo ano, a votação caiu para metade.

    Pedro Quartin Graça, que liderou o MPT (Movimento Partido da Terra), está agora a criar o Nós, Cidadãos e explica que este será “um último esforço cívico”. Se não resultar, sai de cena. Para já, tem a convicção de que quem entra nestas lides “ou é muito militante ou muito ignorante acerca das dificuldades”. Uma delas é a “falta de dinheiro” em partidos que não recebem apoios do Estado. Outra são as coimas da Entidade das Contas, que responsabilizam pessoalmente os líderes dos partidos grandes e pequenos. “Ainda tenho 2.500 euros para pagar por contas que apresentei em 2009, mas que vinham de um mandato anterior”.

    As divergências internas em partidos de pequena dimensão são outro dos problemas. Foram elas que levaram Quartin Graça a sair do MPT e que estiveram na origem da dissidência de Marinho Pinto, segundo o próprio revelou. “A comissão política do MPT são cinco pessoas, todas aqui de Lisboa”, queixou-se o eurodeputado à Renascença, explicando que agora o objectivo é dar dimensão nacional ao seu projecto.

    margarida.davim@sol.pt

    (ENVIADO POR: ProfAnónima)

    ResponderEliminar
  91. [tRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(22/9)9

    EDUCAÇÃO: RELATÓRIO/2013 DA CNE!(reacções)

    «Passos defende que é preciso alargar rede do pré-escolar

    (22/09/2014 13:38:24 65 Visitas Foto: Tiago Petinga/Lusa)

    [A FOTO DO DR PEDRO PASSOS COELHO NÃO É VISÍVEL; PQ O TAROUCAndo PERDEU ESSA CAPACIDADE NOS INÍCIOS DE JUNHO/14GRATOS PELA V/COMPREENÇÃO!]

    Passos defende que é preciso alargar rede do pré-escolar

    O primeiro-ministro defendeu hoje que é preciso alargar a rede do pré-escolar e considerou preocupante a menor procura de cursos superiores de áreas tecnológicas, num discurso em que contrapôs a "chamada salsicha educativa" à qualidade do ensino.


    Pedro Passos Coelho assumiu estas posições numa cerimónia organizada pelo Conselho Superior de Educação para assinalar a abertura do ano escolar, durante a qual foi feita uma homenagem ao político e professor Adriano Moreira, antigo presidente do CDS.

    Depois de comentar o relatório do Conselho Nacional de Educação divulgado no sábado sobre o estado da educação em Portugal, o primeiro-ministro concluiu: "Sabemos que ainda temos um caminho longo a percorrer, porque sabemos melhor do que ninguém que aumentar a chamada salsicha educativa não é a mesma coisa que ter um bom resultado educativo. Foi assim que no passado a generalização de novos graus de ensino não correspondeu a um salto qualitativo mais exigente no produto escolar".

    (ENVIADO POR: ProfAnónima)

    ResponderEliminar
  92. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(22/9)]

    EDUCAÇÃO RELATÓRIO DA CNE/2013!(...)

    «Ministério da Educação sabe quais são as escolas que inflacionam notas

    22/09/2014 20:31:30 800 Visitas

    São quase sempre as mesmas escolas a falsear as notas

    Foto: Sara Matos/SOL [ A foto não é visivel]
    Ministério da Educação sabe quais são as escolas que inflacionam notas
    O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) disse hoje que não é sua competência ou obrigação denunciar à tutela as escolas que inflacionam notas, até porque os dados que permitiram detectar o problema foram fornecidos pelo ministério.

    "Há escolas que são reconhecidas por isso"

    Em conferência de imprensa hoje, na sede do CNE em Lisboa, a propósito do relatório Estado da Educação 2013 divulgado este sábado, o presidente deste órgão consultivo do Ministério da Educação e Ciência (MEC) disse que a tutela nunca pediu os dados, até porque a informação de origem, e que permitiu ao Conselho detectar a inflação de notas por parte das escolas, foi dada pelo Júri Nacional de Exames, tutelado pelo ministério.

    "Não me compete fazer queixas ao Ministério", disse David Justino, quando questionado se tinha apresentado ao MEC directamente, ou à Inspecção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) queixa das escolas identificadas por esta prática.

    Sublinhando que a inflação das notas é uma prática que acontece tanto nas escolas públicas como nas privadas, David Justino disse também que a maioria não o faz, e admitiu que são quase sempre as mesmas a falsear as notas dos alunos.

    "Há escolas que são reconhecidas por isso", disse, acrescentando que é ao MEC que "compete actuar".

    "Tive a oportunidade de falar já há uns tempos com o secretário de Estado da Educação, que me disse que estava a acompanhar e que estavam a tentar encontrar soluções para isso", acrescentou.

    David Justino disse que o CNE tem dados recolhidos desde o ano 2000 sobre a inflação das notas internas.

    Em resposta ao relatório do CNE, o MEC enviou no fim de semana um comunicado no qual considerava "natural" o diferencial entre as notas internas (que avaliam o trabalho de todo o ano lectivo) e as notas dos exames, sublinhando que estão a ser avaliadas nestes dois momentos componentes de trabalho diferentes.

    No comunicado, o Ministério da Educação garantiu a intervenção da IGEC, no entanto, apenas "caso seja participada, fundamentadamente, alguma situação concreta" de "manipulação concertada de resultados escolares".

    David Justino defendeu também que não é uma competência sua ou do CNE arranjar soluções, declarando não ter intenção de se "imiscuir nas competências do MEC", mas reconheceu que a solução mais fácil para contornar esta prática passaria por equilibrar o peso das notas internas com o peso das notas dos exames no acesso ao ensino superior.

    "Não é por acaso que as dispersões são maiores no ensino secundário", afirmou, particularizando ainda os maiores diferenciais em disciplinas críticas, como Biologia, no acesso a cursos como Medicina, no qual a entrada ou a exclusão se define nas casas decimais.

    David Justino defendeu que é preciso introduzir "justiça e equidade" nos exames, que são uma forma de "avaliação complementar", que não avalia "o potencial" de um aluno para seguir determinado curso, mas que, comparado com a avaliação interna, têm uma "qualidade de avaliação" que se superioriza.

    Se os exames não forem credíveis, "é o próprio sistema de acesso ao ensino superior que deixa de ter credibilidade, porque não é justo".

    Sobre a possibilidade de os exames de acesso passarem a ser responsabilidade das instituições de ensino superior, Justino lembrou que universidades e politécnicos nunca estiveram disponíveis para assumir essa responsabilidade.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  93. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL(21/9)]

    AMBIENTE:???

    «21-09-2014 às 21:510

    Centenas de milhares de pessoas protestaram em todo o mundo contra o aquecimento global

    Centenas de milhares de pessoas protestaram em todo o mundo contra o aquecimento global



    inShare
    Mais de 580 mil pessoas manifestaram-se em várias cidades do mundo, para exigir medidas de combate ao aquecimento global e às alterações climáticas, segundo a agência France Press, que cita os organizadores do protesto internacional.

    Só em Nova Iorque, a manifestação juntou cerca de 310.000 participantes, entre os quais o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o ator norte-americano Leonardo DiCaprio, Mensageiro da Paz da ONU, o antigo presidente dos Estados Unidos Al Gore, e a ministra francesa da Ecologia, Ségolène Royal.

    Além de Nova Iorque, houve manifestações em cidades, como Lisboa, Porto e Faro, Londres, Berlim, Paris, Roma, Madrid, Estocolmo, Nova Deli, Rio de Janeiro e Melbourne.
    Diário Digital / Lusa

    Leia outras relacionadas:
    Lisboa: Mais de 100 pessoas protestam contra aquecimento global

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  94. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (23/9)]

    DISPUTA DO PS: RESUMO DO 3º DEBATE DOS DOIS "ANTÓNIOS"!

    «Costa "Tu deves ter sonhado desde pequeno ser líder do PS"

    O terceiro e último debate entre António José Seguro e António Costa teve lugar esta noite na RTP. Mais aceso do que os anteriores, os dois candidatos à liderança do PS trocaram duras acusações. Seguro acusou Costa de só querer disputar a liderança agora porque a troika já não está em Portugal. Por seu lado, o autarca lisboeta acusou o líder do partido de ter “sonhado desde pequeno em ser líder do PS”.

    (POLÍTICA Tu deves ter sonhado desde pequeno ser líder do PS DR
    21:41 - 23 de Setembro de 2014 | Por Patrícia Martins Carvalho
    Share on printShare on email)

    A cinco dias das eleições aprimárias que vão determinar qual dos dois socialistas será o candidato a primeiro-ministro, o terceiro e último debate entre os dois esteve acirrado.

    PUB

    António José Seguro voltou a acusar o adversário de ter provocado a crise que o PS agora vive, referindo que Costa não disputou a liderança do partido há três anos porque estava em curso o cumprimento do memorando da troika.

    “Tu só vens agora disputar a liderança do PS porque terminou o memorando que, como sabes, não assinei, mas que honrei. Mas tu eras o número dois da direção que subscreveu o memorando. Agora é fácil fazer oposição”, atirou Seguro.

    Em resposta, Costa não foi brando: “Construíste uma narrativa em que só tu mesmo acreditas”.

    O autarca lisboeta defendeu-se, dizendo não ter sido ele a criar uma crise, mas sim Seguro.

    “Eu não criei a crise, eu respondi a uma situação que objetivamente existia no país e em que o PS não se conseguia afirmar. À derrota histórica do PSD nas eleições europeias não correspondeu uma vitória histórica do PS. Ao longo destes anos tiveste a oportunidade de afirmar a tua liderança, conduzir o partido num clima de unidade. Mas os resultados foram o que foram”, rematou.

    Por fim, e ainda numa troca de galhardetes mais acesa, António Costa garantiu que os cargos políticos são para ele uma “missão e um serviço”, sugerindo que para o adversário se trata de um “sonho”.

    “Há uma diferença entre nós: tu deves ter sonhado desde pequeno ser líder do PS, mas para mim os cargos políticos são uma missão e um serviço”, atirou.

    “Tu não me conheces”, respondeu Seguro.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  95. [TRAZIDO DO FACEBOOK:NOTÍCIAS AO MINUTO(23/9)]

    (DES)EMPREGO:???

    «Banco de Portugal Costa defende pré-reforma para trabalhadores com baixa produtividade

    O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, defendeu hoje em Lisboa a necessidade de encontrar mecanismos de pré-reforma para trabalhadores com "longas carreiras contributivas", mas que não se adaptaram às novas condições de trabalho.

    (ECONOMIA Costa defende pré-reforma para trabalhadores com baixa produtividade Lusa21:34 - 23 de Setembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    No seminário 'A necessidade de um crescimento robusto para o pós-troika', organizado pelo Fórum para a Competitividade e que decorreu hoje à tarde em Lisboa, Carlos Costa defendeu mecanismos de passagem à reforma de trabalhadores com "longas carreiras contributivas" e com rendimentos e níveis de produtividade decrescentes.

    PUB

    "Seria necessário pensar (...) em como encontrar formas adequadas de 'pré-pensionamento' destes trabalhadores que, por razões ligadas à sua formação, à sua longa história de trabalho e até por razões ligadas à própria inadequação às novas condições [de trabalho], hoje frequentam sobretudo centros de saúde para obter licenças médicas e outros mecanismos de ausência temporária", afirmou o governador.

    Carlos Costa sugeriu este tipo de mecanismos 'pré-pensionamento' como uma possível resposta para o problema do desemprego estrutural em Portugal, cuja absorção "vai levar tempo", já que não se resolve "pela simples inversão do ciclo económico".

    Durante a intervenção, o responsável do banco central disse ainda que o modelo institucional europeu existente "não é suficientemente integrado" e "não tem um centro de decisão que pense o todo", o que cria "dois enviesamentos que sistematicamente atrasam a resposta europeia": a inércia da resposta e o facto de os países com maior dimensão fazerem prevalecer a sua posição.

    Carlos Costa disse ainda que é preciso "um centro de decisão capaz de antecipar os problemas e que minimize os custos de ajustamento", acrescentando que o processo de integração europeia é um "inerente ao processo de desenvolvimento sustentado da economia portuguesa".»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  96. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (23/9)]

    DISPUTA DO PS: 3º DEBATE...

    «Debate Seguro fez as contas e há condições para repor pensões

    No último debate entre António José Seguro e António Costa antes das eleições primárias do próximo domingo, os dois candidatos socialistas revelaram quais são os seus planos relativamente à recuperação da economia, ao desemprego e aos rendimentos dos pensionistas e funcionários públicos. Seguro assegurou que fez as contas e que é possível devolver aos reformados o valor dos cortes que foram aplicados. Costa também é da opinião que tal tarefa é “possível e necessária”.

    (ECONOMIA Seguro fez as contas e há condições para repor pensões DR
    22:21 - 23 de Setembro de 2014 | Por Patrícia Martins Carvalho
    Share on printShare on email)

    Se António José Seguro formar o próximo Governo a primeira prioridade será o emprego, garantiu o mesmo no debate que esta noite se realizou na RTP e que o colocou frente-a-frente com António Costa.

    PUB

    “O país tem mais de 100 mil desempregados que querem trabalhar e não têm oportunidades de trabalho”, começou por dizer, explicando que a sua estratégia para alterar esta situação passa pelo “crescimento da economia através do plano de reindustrialização que assenta em três eixos que são os setores tradicionais da indústria, a agricultura e a era digital”.

    Por seu lado, António Costa assegurou que quando for primeiro-ministro a prioridade será “lançar o programa de recuperação económica e social e resolver o problema da asfixia do financiamento das empresas”. O autarca de Lisboa referiu ainda que a sua política de emprego incidirá em duas vertentes.

    “Primeiro, o combate ao desemprego jovem através da mobilização desta geração mais qualificada e depois a nossa geração que está a ser atingida pelo desemprego de longa duração”, continuou.

    Relativamente aos pensionistas, Seguro garantiu que o “compromisso” é o de repor os níveis dos rendimentos de 2011.

    “Fizemos as contas e estamos em condições de repor esses rendimentos aos pensionistas e reformados”, garantiu Seguro, alertando porém para o facto de a devolução dos rendimentos dos funcionários públicos não se poder fazer “no dia seguinte” a formar Governo.

    “Aqui não vendemos ilusões”, sublinhou Seguro.

    Também neste ponto os dois adversários convergem. Costa garantiu que é “possível e necessário” aplicar às pensões atuais os valores praticados em 2011, pois, na sua opinião, “para o relançamento da economia é fundamental estabilizar os rendimentos das famílias e, para isso, repor as pensões e aumentar o salário mínimo”.

    Perante tal concordância entre os dois candidatos socialistas, Seguro alfinetou o adversário: “Isto só prova que esta crise que o Costa criou no PS não se justificava, porque não há diferenças substanciais nas questões importantes”.

    O autarca lisboeta não se deixou ficar e respondeu: “Oh António José Seguro, se quiseres ir por aí, vamos por aí”. E logo de seguida atirou: “É mentira. Eu não criei a crise”.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  97. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (23/9)]

    DISPUTA DO PS: 3º DEBATE...

    «Seguro "Não ajudes a direita, não ajudes o Governo"

    “Não ajudes a direita, não ajudes o Governo”. “Eu não te fiz nenhum ataque pessoal”. “Não recebo nenhuma lição de moral tua”. Estas foram algumas das mais fortes críticas que surgiram, da boca de António José Seguro, no último debate que antecede as eleições primárias. Por sua vez, António Costa não hesitou em afirmar: “Já me chamaste tudo. Não te enerves, (...) quem insulta e cede ao populismo não pode ser secretário-geral do PS”.

    (POLÍTICA Não ajudes a direita, não ajudes o Governo Global Imagens
    22:46 - 23 de Setembro de 2014 | Por Goreti Pera
    Share on printShare on email)

    Reagindo às críticas a uma das suas bandeiras para as eleições primárias, a proposta de redução do número de deputados na Assembleia da República, António José Seguro afirmou, no debate transmitido na RTP, que “para os que estão instalados, nunca é uma boa altura para fazer mudanças”.

    PUB

    De forma diferente pensa o seu opositor, António Costa, que considera a proposta “má” e que a encara como uma “desonra para o PS”, nomeadamente pela “oportunidade, ao ser apresentada a um ano de eleições” legislativas.

    “Foi uma ideia que surgiu agora, em situação de desespero. Seguro cedeu à tentação populista”, atirou Costa, acrescentando que “este hábito de querer ganhar as coisas na secretaria é um mau hábito dentro do partido e é inadmissível”.

    “Não ajudes a direita, não ajudes o Governo. Mais uma vez, recorres aos argumentos do Governo para atacar o PS”, aconselhou o atual líder socialista, quando confrontado com as insinuações de Costa em relação ao papel do PS, nos últimos três anos, enquanto partido da oposição.

    Já no que toca à reorganização administrativa levada a cabo pelo Executivo liderado por Pedro Passos Coelho, António Costa lançou fores farpas ao seu adversário, acusando-o de nada ter feito para o impedir. “Não apresentaste proposta nenhuma e deixaste o campo livre para o Governo fazer o que bem entendeu. Por isso, fez o disparate que fez”, frisou.

    A discussão adensou-se, uma vez mais, no momento em que António José Seguro debateu outra das suas propostas para os próximos anos e que passa por separar a política dos negócios.

    “Há um partido invisível na sociedade portuguesa que corresponde a interesses fáticos: considero que pessoas que no PS estão associadas a esses interesses apoiam António Costa”, disse Seguro, dando o exemplo de “Nuno Godinho de Matos, fundador do PS e até há bem pouco tempo administrador do BES, (…) por razões políticas”.

    Costa responde a Seguro: “Se tivesses tido um décimo da agressividade que tens contra mim na oposição a este Governo, este Governo já tinha caído. O teu problema é que tu tratas como traidores e como inimigos os teus camaradas e não foste capaz de fazer frente ao Governo em nada”.

    “O que acabaste de fazer aqui é uma coisa muito feia. É andar a atacar-me a mim em função do que fazem os meus apoiantes”, realçou, questionando: “Mas tu achas que tens o direito de diabolizar o universo de milhares de militantes e simpatizantes que me apoiam? Tu achas que o Mário Soares e o Jorge Sampaio me apoiam por causa dos negócios? Tu falas muito, mas o quê que tu já fizeste de concreto na vida para combater a corrupção?”.

    “Eu não te fiz nenhum ataque pessoal. Não recebo nenhuma lição de moral tua” foram as últimas expressões que se ouviram da boca de António José Seguro, direcionadas ao seu opositor. “Mas fazia-te falta. (…) Já me chamaste tudo. Não te enerves”, rematou António Costa»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  98. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL(21/9)]

    AMBIENTE:ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

    «21-09-2014 às 21:510
    Centenas de milhares de pessoas protestaram em todo o mundo contra o aquecimento global

    Centenas de milhares de pessoas protestaram em todo o mundo contra o aquecimento global



    inShare)

    Mais de 580 mil pessoas manifestaram-se em várias cidades do mundo, para exigir medidas de combate ao aquecimento global e às alterações climáticas, segundo a agência France Press, que cita os organizadores do protesto internacional.

    Só em Nova Iorque, a manifestação juntou cerca de 310.000 participantes, entre os quais o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o ator norte-americano Leonardo DiCaprio, Mensageiro da Paz da ONU, o antigo presidente dos Estados Unidos Al Gore, e a ministra francesa da Ecologia, Ségolène Royal.

    Além de Nova Iorque, houve manifestações em cidades, como Lisboa, Porto e Faro, Londres, Berlim, Paris, Roma, Madrid, Estocolmo, Nova Deli, Rio de Janeiro e Melbourne.

    Diário Digital / Lusa

    Leia outras relacionadas:
    Lisboa: Mais de 100 pessoas protestam contra aquecimento globa»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  99. [IDEM-24/9)

    ???

    «HOJE às 12:450
    Quercus faz balanço positivo da cimeira da ONU sobre clima
    inShare)

    A Quercus faz um balanço positivo da cimeira da ONU sobre clima e, embora sem anúncios a mostrar a inversão da emissão de gases com efeito de estufa, «parece haver vontade» de avançar no encontro de Paris, em 2015.

    «Foi uma cimeira que podemos classificar como positiva», disse à agência Lusa Francisco Ferreira, da Quercus, a partir de Nova Iorque, onde acompanhou a cimeira das Nações Unidas sobre as alterações climáticas.

    «Não houve propriamente uma revolução, não se fizeram anúncios que mostrem estarmos já a inverter o curso da história no que respeita aos impactos das alterações climáticas e principalmente às emissões de gases com efeito de estufa, mas é um facto que tivemos sinais interessantes, importantes de alguns países onde o discurso mudou», explicou o ambientalista.

    Diário Digital / Lusa»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  100. [TRAZIDO DO BLOG DA PARÓQUIA (24/9)]

    POST INFORMATIVO: CATEQUESE 2014/15

    «quarta-feira, 24 de Setembro de 2014
    Catequese Paroquial 2014/2015

    1. Em 1 de Outubro, pelas 20.30h, no Centro Paroquial, reunião geral de catequistas, tanto para os que já são como para os que vão entrar.

    2. Em 4 de outubro, pelas 15 horas, na Igreja Paroquial, reunião para os pais de todos os catequizandos (1º ao 10º ano).
    Será uma reunião formativa, informativa e deliberativa.

    Estarão connosco adultos e um jovem para testemunhar e partilhar este tema: " "Filho, como nos vês?"


    3.Em 11 de Outubro, iniciará a catequese para todos. Às 15 horas, na Igreja, terá lugar a Eucaristia, seguida da cerimónia do envio. Depois os catequizandos reunirão com os seus catequistas na sala onde vão ter catequese.»

    VS( Você Sabe)

    ResponderEliminar
  101. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL(24/9)]

    TRABALHO:SALÁRIO MINIMO SUBIU 20 EUROS!

    «Política
    CGTP: Acordo para aumentar salário mínimo é 'tardio e insuficiente'

    (24/09/2014 20:38:16 120 Visitas
    Foto: Manuel de Almeida/Lusa)

    CGTP: Acordo para aumentar salário mínimo é 'tardio e insuficiente'
    A CGTP considerou hoje que o acordo para aumentar o salário mínimo "é tardio e insuficiente" e lamentou que o Governo não tenha contactado a central sindical desde a última reunião do grupo de trabalho.


    O acordo para o aumento do salário mínimo nacional para 505 euros, que vai entrar em vigor a 1 de Outubro, foi fechado esta tarde entre as confederações patronais, o Governo e a UGT, tendo a Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses (CGTP) ficado de fora.

    Arménio Carlos, líder da CGTP, disse, em declarações à agência Lusa, que "os trabalhadores perderam 780 euros" desde Janeiro de 2011, data em que o salário mínimo deveria ter sido actualizado para os 500 euros segundo o acordo de concertação social de 2006.

    "Quando se fala num acréscimo de cinco euros face aos 500 para durar até 2015, isto não é bom para os trabalhadores nem é bom para a economia", afirmou o sindicalista, criticando as confederações patronais.

    "Os patrões usaram isto [o aumento do salário mínimo] como moeda de troca para colocarem a Segurança Social a financiá-los até ao fim de 2015 num valor de 27 milhões de euros. É uma situação insustentável", apontou Arménio Carlos.

    Sublinhando que "foi a CGTP que determinou o avanço deste processo", o dirigente da central sindical afirmou que, "depois da última reunião do grupo de trabalho [que discutiu o aumento do salário mínimo nacional], a 17 de Setembro, ficou acertado que havia uma reunião a 30 de Setembro e que na semana seguinte haveria contactos bilaterais entre o Governo e os parceiros sociais".

    "Mas, curiosamente, até hoje não fomos contactados para nenhuma reunião", rematou Arménio Carlos, considerando que isto "diz muito da perspectiva comportamental do Governo no que respeita ao diálogo social" e que se tratou de um ato de "má-fé" por parte do Executivo.

    O aumento do salário mínimo nacional para os 505 euros a partir de 1 de Outubro foi acordado após vários encontros entre os parceiros sociais e o Governo, excepto a CGTP, realizados à margem da Concertação Social ao longo do mês de Setembro.

    Na primeira reunião de Concertação Social após o período de férias, no dia 9, as duas centrais sindicais lançaram o tema para a mesa de negociação, embora ele não fizesse parte da ordem de trabalho.

    A CGTP reivindicou a fixação do SMN nos 515 euros com efeito retroactivo a 1 de Junho, um aumento para os 540 euros em Janeiro de 2015 e um aumento gradual até chegar aos 560 euros em 2016. A UGT propôs um aumento para os 500 euros com efeito a 1 de Julho e a fixação nos 510 euros em Janeiro de 2015.

    Há uma semana, a UGT propôs, num grupo de trabalho da concertação social, um salário mínimo nacional de 505 euros, para vigorar de Outubro até ao final de 2015, abrindo mão de efeitos retroactivos.

    Actualmente o salário mínimo nacional é de 485 euros e está congelado desde 2011. Ao abrigo de um acordo de Concertação Social de 2006, esta remuneração deveria ter sido fixada nos 500 euros em 2011.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  102. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(24/9)]

    ARTIGO DE OPINIÃO:Dr MÁRIO SOARES VOLTA A PEDIR A DEMISSÃO "DESTE GOVERNO"!

    «Política
    Mário Soares defende demissão do Governo

    24/09/2014 22:27:23 248 Visitas

    O ex-Presidente da República Mário Soares defendeu hoje a demissão do executivo de Passos Coelho, considerando que "já não tem condições" para continuar a governar depois das recentes polémicas que envolveram alguns dos seus membros.


    "São todos uns ignorantes e idiotas. O primeiro-ministro está numa situação difícil com toda a polémica em que está envolvido", disse Mário Soares sem se alongar sobre o assunto, na primeira aparição depois do verão e ao intervir numa palestra sobre democracia em Portimão.

    O antigo Presidente da República foi o primeiro convidado da iniciativa promovida pela Câmara de Portimão, designada por "À conversa com?" inserida no programa das comemorações da cidade que se assinala no dia 11 de Dezembro.

    De acordo com Mário Soares, nos últimos três anos o país tem vivido numa falsa democracia, período no qual o Governo tem destruído "valores conquistados com o 25 de Abril de 1974".

    "É uma falsa democracia, os ministros não sabem nada do que se passa no país, que está numa situação difícil, com a destruição da Saúde, da Justiça e da Educação", frisou Mário Soares, questionando "onde é que está o serviço de saúde que tivemos no passado".

    Na opinião do antigo Presidente da República, Portugal pode estar "a caminhar para uma situação em que todos os ministros tenham de sair do país".

    "Era uma situação que eu previa que acontecesse em Setembro", destacou Mário Soares sem, contudo, especificar.

    O antigo chefe de Estado disse ainda acreditar que a melhor "opção política para chefiar um Governo competente é António Costa", candidato ao cargo de secretário-geral do Partido Socialista (PS).

    "Seguro é um inseguro. O PS nada tem a ver com esse do Seguro" sublinhou ainda Mário Soares.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  103. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(24/9)]

    ECONOMIA:INDICADORES ECONÓMICOS...

    «Economia

    Défice das administrações públicas acima dos 4.600 milhões até Agosto

    24/09/2014 17:43:07 90 Visitas

    O défice das administrações públicas atingiu os 4.685,7 milhões de euros até Agosto deste ano, em contas públicas, uma melhoria de 769 milhões de euros em termos homólogos, segundo os números oficiais hoje publicados.


    De acordo com a síntese da execução orçamental de Agosto, divulgada hoje pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), nos primeiros oito meses do ano, o saldo orçamental provisório das administrações públicas foi de 4.685,7 milhões de euros, depois de nos mesmos meses de 2013 ter atingido os 5.454,6 milhões de euros.

    O saldo primário das administrações públicas (que exclui os encargos com a dívida pública) foi de 390 milhões de euros, "uma melhoria de cerca de 1.300 milhões de euros" em termos homólogos.

    Os subsectores da administração central e da segurança social registaram, até Agosto, um défice de 4.765,1 milhões de euros, abaixo do défice de 4.968,4 milhões de euros verificado no período homólogo.

    Quanto ao défice primário destes dois subsectores, este situou-se nos 103 milhões de euros, o que compara com um défice primário de 566,6 milhões de euros em período homólogo de 2013.

    Os números divulgados pela DGO são apresentados em contabilidade pública, ou seja, têm em conta o registo da entrada e saída de fluxos de caixa. Esta é a contabilidade exigida pelo Fundo Monetário Internacional para efeitos de averiguação do cumprimento das metas do Programa de Assistência Económica e Financeira, que entretanto foi concluído.

    No entanto, a meta do défice fixada (de 4% do PIB em 2014) é apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em contas nacionais, a ótica dos compromissos, que é a que conta para Bruxelas.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  104. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL(25/9)]

    DISPUTA DO PS: ANTÓNIO COSTA QUER "PENSAR" NO PAÍS!(???)

    «HOJE às 14:200

    António Costa diz que é tempo de pensar «nos problemas do país»
    António Costa diz que é tempo de pensar «nos problemas do país»

    [A FOTO DO Dr ANTÓNIO COSTA NÃO SE VÊ, PQ O TAROUCAndo PERDEU ESSA CAPACIDADE NOS INICIOS DE JUNHO/2014]

    inShare
    O candidato às eleições primárias do PS António Costa afirmou hoje que, embora compreendendo o pedido de demissão que Mário Soares exigiu de António Seguro, é tempo de o partido se concentrar "nos problemas do país".

    O comentário surgiu no contexto da visita do candidato socialista às instalações da fábrica de lápis Viarco, em S. João da Madeira, onde foi questionado quanto às declarações do ex-presidente da República, apelando a que Seguro se demitisse da liderança do PS.
    "Mário Soares e muitos socialistas estão chocados pela forma como tem sido conduzida a campanha, mas os debates estão encerrados e acho é que temos que nos concentrar naquilo que é importante - os problemas do país e como os resolver", declarou António Costa.

    Diário Digital com Lusa»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  105. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL (25/9)]

    POLITICA NACIONAL: AGENDA DO PRÓXIMO DEBATE QUINZENAL!(26/9)

    «HOJE às 14:230

    Governo quer debater sexta-feira na AR «questões de relevância política, económica e social»

    Governo quer debater sexta-feira na AR «questões de relevância política, económica e social»

    O Governo escolheu para tema do debate quinzenal de sexta-feira, que será aberto pelo primeiro-ministro, “questões de relevância política, económica e social”, na primeira discussão no parlamento com Pedro Passos Coelho da atual sessão legislativa.

    Será também a primeira vez que os deputados terão oportunidade de questionar diretamente o primeiro-ministro sobre o seu estatuto e remunerações enquanto foi deputado na década de 90 e que já motivaram um pedido de esclarecimentos de Pedro Passos Coelho à Procuradoria-Geral da República (PGR).

    Na terça-feira, o primeiro-ministro anunciou que iria pedir à PGR que esclareça se cometeu ou não algum ilícito relativo às suas obrigações legais e fiscais enquanto foi deputado – um requerimento que foi enviado na quarta-feira - e do qual prometeu tirar "todas as consequências".

    O pedido do primeiro-ministro acontece depois de a revista Sábado ter noticiado que a PGR recebeu uma denúncia sobre alegados pagamentos do grupo Tecnoforma a Passos Coelho quando este desempenhou funções de deputado em exclusividade entre 1995 e 1999 (e que ascenderiam a 150 mil euros) e o jornal Público ter revelado que, no final do seu mandato, o atual primeiro-ministro requereu - e foi-lhe concedido - um subsídio de reintegração de cerca de 60 mil euros, por ter invocado essa mesma exclusividade.

    A secretaria-geral da Assembleia da República, em esclarecimentos emitidos nos últimos dias, afirmou que "não existe" no parlamento uma "declaração de exclusividade" de Pedro Passos Coelho enquanto deputado entre 1995 e 1999 e que a posterior atribuição de subsídio de reintegração ter-se-á baseado na "situação factual relativa aos dados sobre os rendimentos do período em causa".

    O PCP já solicitou à presidente da Assembleia, Assunção Esteves, todos os documentos relacionados com o processo de Pedro Passos Coelho enquanto deputado e o BE não exclui a criação de uma comissão de inquérito sobre o caso, embora por enquanto se centre na exigência de esclarecimentos do chefe do executivo.

    Também o PS já disse, sobre este caso, esperar que a Assembleia da República e o primeiro-ministro prestem com "rigor, verdade e celeridade" todos os esclarecimentos. Já a maioria PSD/CDS-PP tem dito confiar na idoneidade e na palavra do primeiro-ministro.

    Hoje, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, afirmou que o primeiro-ministro responderá na sexta-feira "a todas as perguntas" no debate quinzenal, considerando que as questões relacionadas o mandato de deputado de Passos Coelho têm um plano judicial e político.

    O debate quinzenal com Pedro Passos Coelho acontece dois dias depois de ter sido assinado com as confederações patronais e a UGT um acordo que estabelece o aumento do salário mínimo nacional de 485 para 505 euros a partir de 1 de outubro.

    Nos termos do mesmo acordo, do qual ficou de fora a CGTP, foi também aprovada uma redução de 0,75 pontos percentuais da taxa contributiva a pagar pelas entidades empregadoras, referida como uma "medida excecional de apoio ao emprego" no comunicado do Conselho de Ministros.

    O último debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República teve lugar a 20 de junho e foi aberto pelo PCP.

    Diário Digital/Lusa

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  106. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL(25/9)]

    POLITICA NACIONAL:???

    «HOJE às 13:11

    Marinho e Pinto sai em defesa de Ana Gomes no processo movido por Aguiar-Branco

    O eurodeputado Marinho e Pinto, membro da comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu, defendeu hoje que o pedido de levantamento da imunidade parlamentar de Ana Gomes requerido pelo ministro da Defesa não deve ser atendido "de maneira nenhuma".

    Falando à imprensa no final da audição da eurodeputada socialista, no quadro do processo por difamação que lhe foi movido por José Pedro Aguiar-Branco, o deputado eleito pelo Partido da Terra, único português membro da comissão parlamentar de Assuntos Jurídicos, sustentou que "se porventura se levantasse a imunidade sempre que alguém levianamente, como foi o caso, apresenta queixas-crimes, estaríamos a judicializar ainda mais a política, e pior que politizar a justiça é judicializar a política".

    "O recurso à justiça muitas vezes serve para esconder verdadeiramente aquilo que se denuncia. E o que o país, Portugal, deveria fazer era investigar cabalmente a forma como se desmontou os Estaleiros (Navais) de Viana do Castelo, a forma como foram entregues a uma empresa privada, e até as próprias ligações que o gabinete de advogados do senhor ministro" da Defesa "poderá ter com algumas empresas envolvidas nessa pseudo-privatização".

    Segundo António Marinho e Pinto, as declarações de Ana Gomes que motivaram o processo movido pelo ministro foram proferidas "num debate político" e tratou-se de "uma denúncia política feita por uma deputada, mais do que no exercício dos seus direitos, no cumprimento dos seus deveres".

    O papel de um deputado, concluiu, "não é agradar aos opositores políticos, é incomodá-los quando há razões para isso, e aqui, infelizmente, há razões de sobra".

    Em causa está um processo movido pelo ministro da Defesa português, que apresentou em janeiro passado uma queixa por difamação contra Ana Gomes, na sequência de declarações desta sobre alegadas ligações entre o escritório de advogados daquele governante e o grupo Martifer, que venceu o concurso público internacional para a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

    Em julho, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, anunciou que recebeu do Ministério Público um pedido de levantamento da imunidade da eurodeputada portuguesa Ana Gomes, na sequência do processo de difamação movido pelo ministro da Defesa, que começou então agora a ser apreciado pela comissão parlamentar de Assuntos Jurídicos, que deverá tomar uma decisão perto do final do ano.

    Em novembro de 2013, em declarações na TVI24, Ana Gomes criticou o processo de subconcessão dos estaleiros e defendeu que "é preciso verificar" eventuais "negócios" entre o escritório de advogados do ministro e o grupo Martifer.

    Aguiar-Branco garantiu que o seu escritório de advogados nunca teve negócios com o grupo Martifer e, em janeiro, interpôs no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) um processo contra a eurodeputada Ana Gomes, por considerar que o seu bom nome e honorabilidade foram postos em causa.

    Diário Digital com Lusa»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  107. ???

    «A página Web em http://www.blogger.com/logout.g?d=http://www.blogger.com/logout-redirect.g?blogID%3D4420007063130429603%26postID%3D7551443998851644056 poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.»

    ResponderEliminar
  108. PRÓ ARQUIVO C...



    Sinopse:

    Uma história de amor ousada e sedutora.

    Summer Zahova instala-se em Nova Iorque e desfruta a sua nova vida profissional numa importante orquestra. Sob o olhar atento de Simón, o atraente maestro venezuelano, a carreira de Summer desenvolve-se, trazendo-lhe estabilidade. No entanto, uma cidade diferente e o sucesso alcançado trazem-lhe novas tentações e em breve Summer sentir-se-á atraída pelo mundo perigoso e secreto da intriga e do desejo, que ela pensara ter deixado para sempre.

    Entretanto, Dominik, o abastado professor universitário, apercebendo-se que a sua vida não faz sentido sem Summer, decide deixar Londres e vai viver para Nova Iorque. Dominik está convencido de que pode proteger Summer do seu lado mais sombrio, não compreendendo que as suas próprias paixões acabam por ser destrutivas para ambos.

    Vina Jackson continua a surpreender-nos neste segundo volume da série 80 Dias, um romance excitante, sedutor e cheio de surpresas.

    Ficha Técnica:

    Edição/reimpressão: 2013
    Páginas: 264
    Editor: 5 Sentidos
    ISBN: 978-989-745-003-7

    Opinião:

    O primeiro volume desta série já foi criticado aqui no blog anteriormente. “80 dias – A cor da tentação", é o segundo volume que nos conta a relação abusiva e consensual entre Summer e Dominik. Tal como o volume anterior, este é um livro erótico na sua essência. Baseando-se na relação abusiva entre as duas personagens principais e em relações ilícitas e com vários parceiros, mesmo pessoas que não conhecem. Os jogos sexuais e orgias ocupam a grande maioria deste livro. Depois de ter lido o anterior acabei por entrar neste livro um pouco com o pé atrás, e queria ver se a história melhorava e digamos que na parte inicial prometia ser muito melhor, parecia que as personagens desenvolviam-se. Logo na primeira página uma frase salta à vista:

    Nas próximas vinte e quatro horas seríamos apenas um casal de namorados como qualquer outro.

    Nesta fase cremos que a relação vai evoluir. Mas ao longo da história, nenhuma das personagens desenvolve. E mais para a frente, Summer revela a sua personalidade de submissa e de que não mudou quando afirma:

    Porém, estava presa àquele palco, obrigada às instruções de Dominik, como se ele tivesse colocado os fios invisíveis de um bonecreiro.

    Ela volta a cair numa espiral decrescente e a relação parece condenada ao falhanço.

    Em “80 dias – a cor da tentação”, a história toma um lado ainda mais negro, quando inicialmente parecia que iria correr melhor. Isto é um choque para o leitor.

    Esperava que este volume estivesse melhor que o anterior, e realmente tem mais história e mais enredo, se bem que, na minha opinião, deveria ter ainda mais. Deveria existir um equilíbrio entre as duas partes de forma a criar harmonia e dar descanso ao leitor.


    A autora deixa o leitor no final deste volume preso por um fio e com curiosidade de saber mais, isto acaba por ser o ponto forte da escrita de Vina Jackson, a destreza de prender o leitor que admira este tipo de histórias.
    ---------------------------

    (PUBLICADO POR LILIANA NOVAIS:HOJE PELAS 23:17h)

    ResponderEliminar
  109. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA(26/9)]

    DIÁLOGO(S) SOBRE O CENTRO PAROQUIAL DE TAROUCA!

    «QUARTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2014

    Na Festa de S. Miguel também se fala do Centro Paroquial

    Enquanto assistia ao concerto que decorria no palco do Centro Cívico, aquele grupinho de amigos encontrou-se às tantas a falar do Centro Paroquial.
    - Agora o padre não fala de mais nada. Passa a vida a pedir para o Centro Paroquial. Que dê ele que tem obrigação!
    - Oh! Oh! Oh! Deves estar a delirar - diz uma outra pessoa que estava no grupo. - Se tu raramente vais à Missa, como é que sabes que ele pede assim tanto?
    - Ouço dizer...
    - Ah! Bem me parecia que andavas a ver fantasmas! Eu, como sabes, não costumo falhar e só o ouvi uma vez pedir para as obras desta segunda fase. Como vês, não é nada do que dizes...
    - Deixa-te de coisas! Ele é um pedinchão! - atira o primeiro do alto do seu convencimento.
    - Até te digo mais: ele não tinha nada que pedir! Sabes porquê? Aquilo não é dele e nada precisa daquela obra. Quem devia pedir éramos nós! Sim, a obra é para todos nós, nosssas famílias, familiares, conterrâneos e amigos. Nós é que precisamos dela. E ainda te digo mais esta: o padre não fica nada atrás no que se refere a generosidade para com aquela obra que é para todos, bem pelo contrário!...
    - Mas o nosso padre gosta mesmo daquela obra. Vê-se! Quando naquele domingo pediu ao povo para colaborar, o homem estava todo empolgado! - acrescenta uma outra pessoa do grupo.
    - Pois, parecia que estava a ralhar...- acrescenta um outros dos presentes!
    - Lá estás tu também! Também és daquelas pessoas católicas para quem os padres só têm defeitos? Se os padres falam normalmente, a gente não os percebe; se falam mais alto, estão a ralhar... Vá a gente perceber o povo!
    - Olha, olha! Faz-me lembrar uma que há dias escutei. Achei-lhe graça e muito real. Era assim:
    ' Se entrareds num café e virdes numa mesa um grupo a conversar, enlevado, do seu lider religioso, elogiando-o e dizendo bem dele, concluí: são protestantes a falar do seu pastor.
    Se entrardes num café e virdes numa mesa um grupo de pessoas a conversar, com ar zangado, do seu lider religioso, criticando-o e dizendo mal dele, concluí: são católicos a falar do seu padre'.
    Procedendo assim, nós católicos somos um contra-testemunho.
    - Sabeis porque sou católica? - Perguntou aquela senhora que havia estado muito atenta à conversa. - Por causa de Cristo. Só por causac d'Ele. As pessoas, leigos, padres, bispos, freiras, são como eu, pessoas. Com defeitos e virtudes. São irmãos, nunca inimigos, porque amados igualmente pelo Senhor.
    - Ei! pregação agora não! - retorquiu o primeiro que falou, virando-se para a senhora.
    - Nem penses nisso. Apenas o que eu sinto, mais nada.
    POSTADO POR ASAS DA MONTANHA À(S) 22:05 SEM COMENTÁRIOS: LINKS PARA ESTA POSTAGEM»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  110. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (26/9)]

    METEOROLOGIA:???

    «O tempo vai piorar a partir desta tarde

    26/09/2014 14:10:17 2099 Visitas

    O tempo vai piorar a partir desta tarde

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o agravamento das condições atmosféricas no continente comece a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje.

    O IPMA prevê, por isso, que possam ocorrer dificuldades de drenagem em sistemas urbanos

    Segundo um comunicado do IPMA, que emitiu avisos amarelos (o segundo menos grave de uma escala de quatro) para os 18 distritos, o agravamento do tempo vai evoluir de Sul para Norte, prevendo-se que o sábado seja o dia de maior instabilidade, com probabilidade de aguaceiros pontualmente fortes e com condições de trovoadas, em especial durante a tarde.

    O IPMA prevê, por isso, que possam ocorrer dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente durante os períodos de preia-mar, podendo originar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.

    Podem ainda estar criadas condições para piso rodoviário escorregadio com eventual formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano, inundações por transbordo de linhas de água e em estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem e danos em estruturas montadas ou suspensas.

    Segundo informação disponibilizada no site do instituto pelas 11h00, nos distritos de Évora, Beja, Faro e Setúbal o aviso amarelo foi accionado às 12h00 de hoje, perdurando até às 21h00, mas outro aviso estará em vigor das 06h00 de sábado às 12h00 de domingo.

    Neste período vão também estar abrangidos os distritos de Portalegre, Lisboa e Santarém.

    Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Leiria vão estar sob aviso das 12h00 de sábado às 12h00 de domingo e Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Porto das 00h00 às 18h00 de domingo.

    No comunicado, o IPMA recorda que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) recomenda que a adoção de comportamentos adequados pode minimizar o impacto desses efeitos e recomenda que os sistemas de escoamento das águas pluviais estejam desobstruídos e que sejam retirados os objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

    Uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, o não atravessamento de zonas inundadas e a fixação de estruturas soltas são outras das recomendações da ANPC.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    (deixado por engano no post 54)

    ResponderEliminar
  111. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (26/9)]

    DISPUTA DO PS: CAMPANHA ELEITORAL NA RECTA FINAL!(eleições dia 28/9)

    «António José Seguro diz estar “muito, muito satisfeito” com a campanha

    (26/09/2014 21:00:48 112 Visitas)

    “Amanhã [sábado] vou estar com a família”, confidenciou Seguro HUGO DELGADO/Lusa
    António José Seguro diz estar “muito, muito satisfeito” com a campanha
    O candidato às primárias do PS António José Seguro afirmou hoje, durante uma arruada em Vila D´Este, Vila Nova de Gaia, estar “muito, muito satisfeito” com a campanha realizada e a adesão das pessoas.

    Distribuindo beijos e abraços a quem o interpelava, António José Seguro garantiu estar “cheio de força” e “nada cansado”

    “Estou também muito satisfeito pelo facto de ter havido mais de 150 mil portugueses que se inscreveram para participar num acontecimento histórico, que é o facto de um partido, pela primeira vez em Portugal, aderir à participação de simpatizantes na escolha do candidato a primeiro-ministro”, afirmou, rodeado de uma centena de apoiantes.

    Distribuindo beijos e abraços a quem o interpelava, António José Seguro garantiu estar “cheio de força” e “nada cansado”.

    O candidato às primárias do PS referiu ter escolhido Vila Nova de Gaia para encerrar a campanha por se sentir “bem” a norte e para agradecer ao actual presidente, Eduardo Vítor Rodrigues, a vitória nas eleições autárquicas.

    “Amanhã [sábado] vou estar com a família”, confidenciou.

    A caminho do pavilhão municipal Professor Miranda de Carvalho, em Vila D´Este, onde se vai realizar o jantar de encerramento da campanha, António José Seguro ia ouvindo palavras de apoio: “Vamos pelo Seguro”, “Estou confiante na sua vitória” ou “Você merece ser primeiro-ministro”.

    Apesar do barulho de um grupo de bombos, o socialista conseguiu dizer às crianças que o seguiam e lhe pediam beijos e apertos de mão para “brincar, mas estudar muito também”.

    “Você chama-se António José Seguro, eu sei, vejo-o muito na televisão”, dizia ao candidato, Diogo de 11 anos.

    As eleições primárias no PS realizam-se no domingo e destinam-se a escolher o candidato do partido a primeiro-ministro.

    Nestas eleições, poderão votar os cerca de 90 mil militantes do PS (quer tenham ou não as quotas em dia) e os simpatizantes que se tenham registado para o efeito até dia 12 de Setembro, cerca de 150 mil.

    No total, de acordo com a Comissão Eleitoral, presidida pelo socialista Jorge Coelho, o universo eleitoral atingirá mais de 240 mil cidadãos.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  112. [TRAZIDO DO FB:CORREIO DA MANHÃ(27/9)]

    METEOROLOGIA:???

    «27.09.2014 13:09
    Chuva e vento forte não dão descanso

    Alerta para o agravamento das condições meteorológicas,
    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) manteve o aviso laranja para todos os distritos do continente, à exceção de Vila Real e Bragança, devido a aguaceiros e vento fortes.


    O agravamento das condições meteorológicas, que justificou o aviso laranja, o terceiro de uma escala de quatro situações de risco, está previsto para a tarde deste sábado e prolonga-se até às 23h59, altura em que o IPMA atualizará a informação.


    Na sexta-feira, a Autoridade Nacional e Protação Civil (ANPC) alertou a população para a instabilidade prevista, que evoluirá de sul para norte, a partir da tarde de hoje.

    Prevista descida das temperaturas máximas

    A ANPC avisou para a ocorrência de "cheias rápidas em meio urbano" e "danos em estruturas montadas ou suspensas", além do alerta para "o piso rodoviário escorregadio, com eventual formação de lençóis de água".


    Prevê-se que as temperaturas máximas no continente desçam, com Viseu a apresentar o valor mais baixo no continente (21 graus centígrados).


    A previsão para Lisboa e Castelo Branco apontam para 22 graus, enquanto esperam-se 24 em Coimbra, Porto, Leiria e Beja. A previsão para Bragança é de 25 graus.

    Madeira e Açores

    Para os arquipélagos da Madeira e Açores, com céu muito nublado e boas abertas, o IPMA não emitiu qualquer aviso.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  113. [TRAZIDO DO FB:OBSERVADOR(27/9)]

    TRABALHO:???

    «HORÁRIO DE TRABALHO
    Municípios têm de implementar 40 horas até publicação das exceções
    HÁ UMA HORA
    Partilhe
    As câmaras que tenham assinado acordos com sindicatos para reduzir o horário de trabalho para 35 horas semanais, têm de aplicar as 40. Caso contrário estão a desrespeitar a lei.


    Câmara de Lisboa foi uma das que negociou acordo coletivo
    MIGUEL A. LOPES/LUSA
    Autor

    lusa
    Agência Lusa
    Tópicos

    CÂMARAS
    HORÁRIO DE TRABALHO
    STAL
    O secretário de Estado da Administração Local disse hoje, no Cadaval, que as autarquias que se mantenham nas 35 horas semanais de trabalho deverão aplicar as 40, até à publicação de acordos excecionais em Diário da República.

    “Até que haja um acordo não apenas assinado e negociado, mas publicado em Diário da República, as autarquias têm de obrigatoriamente cumprir as regras que estão na lei e são conhecidas”, afirmou António Amaro Leitão à agência Lusa, à entrada para uma reunião da distrital do PSD/Oeste, que decorre no Cadaval.


    O governante adiantou que poderá haver acordos para manter as 35 horas em municípios em que seja necessário “respeitar a racionalidade económica”.

    “Isso implica tomar em consideração se a autarquia está em equilíbrio financeiro ou não está, se o acordo que se pretende vai causar um aumento ou não dos custos e da massa salarial, se há ganho de eficiência ou não”, explicou António Amaro Leitão.

    Mesmo nesses casos de exceção, as autarquias terão de adotar as 40 horas até à publicação do acordo das 35 em Diário da República.

    Na sexta-feira, o Ministério das Finanças já tinha anunciado que vai negociar os Acordos Coletivos de Entidade Empregadora (ACEEP) com as autarquias, de acordo com um parecer pedido à Procuradoria-geral da República (PGR) sobre a aplicação das 35 horas de trabalho semanais.

    O parecer tinha sido pedido pelo MF na sequência dos acordos entregues por autarquias para homologação e que tinham sido negociados com os sindicatos tendo em vista a manutenção do horário de 35 horas semanais de trabalho, em vez das 40 previstas na lei.

    De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), foram assinados mais de 400 destes acordos entre autarquias e sindicatos para manter as 35 horas de trabalho semanais, que aguardam homologação do Governo.

    O parecer reconhece “a legitimidade dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública para a celebração de acordos coletivos de entidade empregadora pública (ACEEP) em conjunto com as autarquias locais, devendo a sua atuação ser conjunta e articulada durante todas as fases da negociação”.

    O Tribunal Constitucional (TC) decidiu em novembro, por sete votos contra seis (incluindo o voto contra do presidente, Joaquim de Sousa Ribeiro), não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública das 35 para as 40 horas semanais.

    No entanto, o acórdão do TC deixou em aberto a possibilidade de as câmaras decidirem, cada uma por si, manter os horários de 35 horas através de negociação de acordos coletivos de trabalho com os sindicatos.

    No entanto, estes acordos deveriam ser homologados para publicação pelo secretário de Estado da Administração Pública, o que não aconteceu porque o Governo manifestou dúvidas em relação ao seu papel nestas negociações, por isso pediu parecer à PGR.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  114. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (28/9)]

    DIRECTAS NO PS: COMEÇAM A SURGIR OS PRIMEIROS INCIDENTES?!(parece que sim...)

    «Primárias: Seguro apresenta queixa contra Costa

    SOL SOL | 28/09/2014 12:42:43 8208 Visitas

    Foto: Lusa

    Primárias: Seguro apresenta queixa contra Costa
    A candidatura de António José Seguro apresentou este domingo uma queixa contra António Costa na Comissão Eleitoral, avança a SIC Notícias.


    Em causa está o envio de uma SMS por parte da candidatura de Costa a apelar ao voto em dia de eleições.

    Na queixa apresentada, assinada por João Proença, director da campanha de Seguro, a candidatura do secretário-geral do PS "censura esta atitude anti-democrática e desrespeitosa de António Costa" e considera que "com essa atitude, António Costa mancha o processo eleitoral".

    O Presidente da Comissão Eleitoral, Jorge Coelho, confirmou entretanto a recepção da queixa e já entrou em contacto com a candidatura de Costa.

    A campanha do presidente da Câmara de Lisboa já reagiu aos acontecimentos, dizendo que se tratou de "um lapso e foi corrigido". O envio das SMS foi suspenso "de imediato", não tendo chegado a 5% do universo eleitoral, acrescenta.

    Actualizada às 13h13»

    (ENVIADO POR: Professora Pouco Anónima)

    ResponderEliminar
  115. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(28/9)]

    BRAGA:DIRECTAS SOCIALISTAS

    «Primárias Apoiantes de Seguro e Costa agridem-se em Braga

    Os apoiantes dos dois candidatos às primárias do Partido Socialista estão, de acordo com o noticiado pelo Jornal de Notícias, envolvidos numa cena de pancadaria em Braga, na Escola Básica 2+3 de André Soares.
    PAÍS Apoiantes de Seguro e Costa agridem-se em Braga GlobalImagens

    (17:45 - 28 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    A tensão entre os dois candidatos à liderança do Partido Socialista reflete-se, este domingo, à boca das urnas, com agressões entre vários apoiantes de Costa e de Seguro, na Escola Básica 2+3 de André Soares, em Braga.

    PUB

    De acordo com o avançado pelo Jornal de Notícias, o episódio será de alguma violência, naquela que é uma das maiores secções de voto do país.

    A mesma publicação indica que a PSP já chegou ao local e procede, neste momento, à identificação dos envolvidos, cerca de uma dezena de pessoas.

    Recorde-se que foi enviada, esta manhã, uma nota às redações por parte da candidatura de António José Seguro, pelas mãos do seu diretor da campanha, João Proença, que indica que foi entregue “uma queixa contra António Costa”, depois de o presidente da Câmara de Lisboa “ter enviado, hoje, durante o período de votações, um SMS aos militantes a apelar ao voto em si próprio”.»

    ResponderEliminar
  116. [TRAZIDO DO FB:CORREIO DA MANHÃ(28/9)]

    BRAGA: DIRECTAS NO PS

    «PS: Confrontos após votação em Braga

    Desavenças antigas, que nada têm a ver com as eleições, acendem os ânimos durantes as votações nas primárias.

    Por Cristina Rita

    Uma troca azeda de palavras entre um dirigente local e uma militante socialista na escola Básica 2+3 André Soares, em Braga, levou a PSP até ao local.

    Ao que apurou o CM, tudo aconteceu depois dos envolvidos terem votado nas eleições primárias do PS entre o referido dirigente local e a militante. Um familiar da mulher não gostou da abordagem e a tensão subiu de tom. Ao que tudo indica serão desavenças antigas e que nada têm a ver com as eleições primárias.

    A adesão em Braga ronda os 50 por cento e segundo dados recolhidos pelo CM junto de várias fontes do PS a participação a nível nacional tem sido expressiva. Contudo, a comissão eleitoral não faz balanços sobre a votação antes do fecho das urnas.»

    ResponderEliminar
  117. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(?)]

    ???

    «Honduras Olimpíadas de Matemática valem a Portugal ouro e bronze

    Três alunos portugueses trouxeram para Portugal duas medalhas de ouro e uma de bronze, que conquistaram nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, em San Pedro Sula, nas Honduras.

    (PAÍS Olimpíadas de Matemática valem a Portugal ouro e bronze DR
    18:09 - 28 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    Três estudantes de secundário elevaram o nome de Portugal em San Pedro Sula, nas Honduras, ao participar nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática.

    PUB

    De acordo com a edição online do Público, David Martins, da Escola Secundária de Mirandela, Francisco Andrade, da Escola Secundária do Padrão da Légua (Matosinhos) e Henrique Aguiar, da Escola Secundária José Estevão (Aveiro) conquistaram duas medalhas de ouro e uma de bronze.

    David Martins, aluno de 12º ano, repetiu o resultado obtido em 2012, na Bolívia. Também Francisco Andrade, de 11º, conseguiu a segunda medalha de ouro. Henrique Aguiar, estudante de 11º ano, por sua vez, conquistou uma medalha de bronze.

    “Em dois anos consecutivos, Portugal obteve três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, o que traduz a progressão do desempenho das equipas portuguesas neste tipo de competições e o esforço continuado de estudantes, professores e equipas de apoio e treino”, reagiu o ministério da Educação.

    Na competição participaram 82 alunos de 22 países.»

    ResponderEliminar
  118. [TEAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(279)]

    ???

    «José Matos Correia "A palavra de um cobarde anónimo vale mais do que a de Passos"

    Um dos vice-presidentes da bancada parlamentar do PSD, José Matos Correia, em entrevista ao Diário de Notícias veio falar sobre todas as controvérsias em torno do caso Tecnoforma, onde considerou que já foi tudo esclarecido pelo primeiro-ministro, Passos Coelho e apoia que este não revele informações bancárias.

    (POLÍTICA A palavra de um cobarde anónimo vale mais do que a de Passos DR07:32 - 28 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    “Não cabe grande dúvida de que as declarações dadas esclareceram o que havia para esclarecer”, começa por dizer ao Diário de Notícias um dos vice-presidentes da bancada parlamentar do PSD, José Matos Correia, quanto ao caso Tecnoforma.

    Leia também:
    "Não há um limite para despesas passarem a remuneração"
    Passos Coelho com "pouca memória" em "saco azul" da Tecnoforma
    Tecnoforma vai processar um ministro, um jornal e um jornalista

    PUB

    Passos foi acusado de receber rendimentos enquanto deputado entre 1995 e 1999, quando não os podia auferir, contudo, José Matos Correia acredita que se trata de "bruxaria" e que esta foi uma tentativa dos partidos opostos fragilizarem o PSD.

    “Como dizem os nossos amigos espanhóis, eu não acredito em bruxas, mas que as há, há. Não gostando de acreditar em campanhas organizadas, não deixo de achar estranho que alguém tenha vindo fazer uma denúncia nesta altura. É possível que alguma oposição tenha tentado cavalgar já numa perspetiva eleitoral”, acusa.

    “O primeiro-ministro fez aquilo que lhe pareceu adequado do ponto de vista institucional. Pediu ao Parlamento que esclarecesse as questões relacionadas com a exclusividade na Assembleia da República e ao Ministério Público que esclarecesse se havia algo ilícito. E não existiam indícios contra o primeiro-ministro”, explica.

    Indignado com toda a polémica, o político afirma ainda que em “Portugal vale mais a palavra de um cobarde anónimo denunciante do que a do primeiro-ministro e a sua palavra de honra”.

    “Querer que o primeiro-ministro divulgue esses documentos [bancários] é uma espécie de voyeurismo público. As pessoas não têm de saber para quem o primeiro-ministro há 18 anos fez uma compra, com quem foi almoçar ou se foi ao carrossel com as filhas”, defende e acrescenta que se “o Ministério Público quiser averiguar, que levante o sigilo bancário, agora não faz sentido expor a vida de uma pessoa se não é suspeita de nada ao abrigo da lei. Não faz sentido”.

    Quanto à ideia de ser criada uma comissão de inquérito para averiguar o caso, José Matos Correia afirma: “Não vejo nenhum sentido em fazer uma comissão de inquérito depois de ter sido tudo esclarecido”.»

    ResponderEliminar
  119. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (27)]

    ???

    «Advogado Tecnoforma vai processar um ministro, um jornal e um jornalista

    O advogado da empresa Tecnoforma, Cristóvão Carvalho, esteve presente no Jornal da Noite na SIC, ontem, onde revelou que a empresa irá processar o jornal Público e o seu jornalista António Cerejo assim como, um ministro, que se escusou a indicar o nome.

    (PAÍS Tecnoforma vai processar um ministro, um jornal e um jornalista SIC Notícias 12:08 - 27 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    Um ministro, o jornal Público e o jornalista António Cerejo são os “alvos” da Tecnoforma para "assumirem a intoxicação que criaram", revela o advogado da Tecnoforma, Cristóvão Carvalho durante uma entrevista no Jornal da Noite, na SIC.

    Leia também:
    "Tecnoforma é uma coisa. CPPC é outra coisa"
    "Não há um limite para despesas passarem a remuneração"
    Passos Coelho com "pouca memória" em "saco azul" da Tecnoforma

    PUB

    "Em causa está um membro do Executivo que com afirmações pouco cuidadosas e caluniosas" prejudicou a empresa, explica o advogado. "Os alvos já estão devidamente identificados", continuou.

    Quando questionado por que razão a empresa não se pronunciou mais cedo sobre a polémica que envolve Pedro Passos Coelho, o advogado defendeu que "a empresa esteve durante cerca de três anos sem prestar declarações, em função de respeitar o segredo de justiça. Prestou os esclarecimentos ao Ministério Público nos três processos que estão a ser investigados, dois já foram arquivados. Mas este é o momento da Tecnoforma repor a verdade".

    Sobre um possível contacto com Pedro Passos Coelho, o advogado garantiu que "não houve qualquer contacto entre a empresa e o primeiro-ministro”

    “É o momento oportuno de tomar uma posição e separar as águas", rematou.»

    ResponderEliminar
  120. [TRAZIDO DO FB: CORREIO DA MANHÃ (28/9)]

    DIRECTAS NO PS: ANTÓNIO COSTA VENCE AS DIRECTAS!(...)


    «8.09.2014 20:54
    PS: Costa vence e Seguro demite-se
    António Costa derrotou António José Seguro nas eleições socialistas. (Atualizado)
    António Costa venceu António José Seguro nas eleições primárias do PS de hoje. No discurso da vitória, Costa disse que os votantes fizeram-se ouvir, "de forma clara e inequívoca, a voz da mudança". "Tudo farei para estar à altura da vossa confiança", acrescentou.

    Para o presidente da câmara de Lisboa as eleições só têm um vencedor: "o PS". "Estas eleições não foram a derrota de ninguém. Foram a vitória do partido". Costa terminou o discurso garantindo que "este é o primeiro dos últimos dias de uma nova maioria de Governo".

    Seguro demite-se

    António José Seguro assumiu, por seu lado, a derrota e demitiu-se do cargo de secretário-geral do Partido Socialista. "Regresso hoje à condição de militante de base do partido", disse o candidato derrotado.

    Maria de Belém assume interinamente a liderança do PS até ao Congresso, já depois das eleições diretas.

    "Cesso hoje as funções de secretário-geral do PS", declarou o líder socialista, dizendo estar "orgulhoso" pela realização das primeiras eleições primárias em Portugal. "São a melhor comemoração do 25 de abril de 1974", declarou António José Seguro.

    Cheira a poder no Fórum Lisboa

    Largas dezenas de pessoas que, pelas 20h55, se encontravam no quartel-general de António Costa para a noite eleitoral do PS gritaram vitória e incentivaram o autarca de Lisboa após o anúncio da demissão de Seguro.

    "Vitória" e "Viva o PS!" foram alguns dos cânticos proferidos pelos presentes, que acompanharam pela televisão a notícia de que António José Seguro, opositor de Costa nas primárias de hoje do partido, anunciou a sua demissão das funções de secretário-geral do PS.

    O autarca de Lisboa, António Costa, afirmou este domingo que os resultados das primárias do partido são claros e inequívocos.

    O candidato chegou pelas 20h30 ao Fórum Lisboa e recebeu um cravo da filha Catarina. Saiu do carro como a expressão da vitória, acompanhado da mulher Fernanda Tadeu e do filho Pedro Costa.

    Aos jornalistas destacou a forte adesão nas primárias, isto quando a sua candidatura reclama já 70 por cento dos votos apurados.

    Abraços e sorrisos largos. Este éo ambiente que se vive no Fórum Lisboa onde até há um bar aberto que serve pastéis de bacalhau, algumas bebidas, pastéis de nata e tortilhas de graça. A sala começa a ser pequena para tanta gente.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  121. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (28/9)]

    DIRECTAS NO PS: ANTÓNIO COSTA VENCE AS DIRECTAS!(...)

    «Costa com o dobro dos votos de Seguro

    Manuel Agostinho Magalhães Manuel Agostinho Magalhães | 28/09/2014 22:46:20 263 Visitas
    MIGUEL A. LOPES/Lusa
    Costa com o dobro dos votos de Seguro
    Quando o escrutínio das primárias terminar, António Costa somará mais do dobro dos votos de António José Seguro. Este é o resultado que corresponde aos resultados já conhecidos, dando Costa com cerca de 70 por cento e Seguro com 30 por cento. E foi esta diferença entre os dois candidatos, em grandeza de votos, que Jorge Coelho, presidente da Comissão Eleitoral, veio anunciar aos jornalistas, no Largo do Rato.


    Os "resultados, são provisórios, mas vão ao encontro das expectativas essenciais desta noite", e dão "70 por cento para António Costa e 30% para António José Seguro", anunciou Coelho.

    O nível de adesão das primárias é de 170 a 180 mil socialistas, entre simpatizantes e militantes, o que corresponde a 70 a 75% do universo eleitoral. "Há uma adesão extraordinária nas primárias da cidadania, como lhes chamei há bocado", disse.

    Coelho saudou António Costa, desejando-lhe as "maiores felicidades" e dirigiu "uma palavra sentida" a António José Seguro, pelo trabalho de três anos como secretário-geral do PS e "pelo papel importante no lançamento das primárias".

    No final, disse que as primárias "são uma marca que fica na história do país" e um processo "irreversível" na vida do PS e dos partidos portugueses.

    manuel.a.magalhaes@sol.pt»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  122. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO(??)]

    COMENTÁRIO DO Dr MARQUES MENDES!(

    «Marques Mendes "Passos Coelho foi vítima dele próprio"

    Em comentário no ‘Jornal da Noite’ da SIC, Luís Marques Mendes afirmou que o primeiro-ministro foi “vítima dele próprio” no caso Tecnoforma, uma vez que “cometeu um erro que não devia ter cometido, que foi demorar muito tempo a explicar-se”. A polémica iniciou-se a 18 de setembro e só uma semana depois é que Passos Coelho fez um esclarecimento na Assembleia da República.
    Política

    Passos Coelho foi vítima dele próprio Passos Coelho foi vítima dele próprio Passos Coelho foi vítima dele próprio

    (DR21:42 - 27 de Setembro de 2014 | Por Goreti Pera
    Share on printShare on email)

    Do ponto de vista factual, o caso Tecnoforma ficou esclarecido depois das declarações feitas pelo primeiro-ministro, esta sexta-feira, na Assembleia da República. Pelo menos é este o entender de Luís Marques Mendes, que abordou o tema no seu comentário semanal na antena da SIC.

    Leia também:
    Ilegalidades colocam Passos 'na mira' do DCIAP
    Passos recusa "striptease" das contas, Seguro vai levar caso até ao fim

    PUB

    “As explicações foram claras. Se ninguém apresentar provas em contrário, não passa pela cabeça que o primeiro-ministro mentiu”, afirmou o antigo líder do PSD, admitindo que “tudo o que seja possível acrescentar para não deixar dúvidas é bom”.

    Contudo, “admito que as pessoas não fiquem clarificadas, porque Passos Coelho cometeu um erro que não devia ter cometido, que foi demorar muito tempo a explicar-se. Foi um bocadinho vítima dele próprio”, acrescentou o comentador.

    De relembrar que a polémica que envolve o atual chefe do Governo começou na semana passada, a 18 de setembro, quando a revista Sábado noticiou que este teria recebido rendimentos da Tecnoforma enquanto exerceu funções de deputado em regime de exclusividade, entre 1996 e 1999. Só esta sexta-feira é que o primeiro-ministro esclareceu o caso na Assembleia da República.

    Na perspetiva de Marques Mendes, há uma lição política a retirar de tudo isto: “O Governo, que quer ganhar as próximas eleições legislativas, tem tido bons resultados na economia. Porém, questões importantes desta semana, como o aumento do salário mínimo, passaram para segundo plano”.»

    ResponderEliminar
  123. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(29/9)]

    RUI TAVARES CONVIDA ANTÓNIO COSTA!(prá tal convergência de esquerda)

    «Política

    Livre convida Costa para uma 'convergência progressista' de Esquerda

    (29/09/2014 16:31:31 393 Visitas
    Foto: Miguel A. Lopes/Lusa)

    Livre convida Costa para uma 'convergência progressista' de Esquerda
    O partido Livre felicitou hoje António Costa pela sua vitória nas primárias socialistas e convidou o candidato do PS a primeiro-ministro a uma "convergência progressista" entre partidos e cidadãos de Esquerda.


    “O LIVRE apela a todos os partidos e cidadãos da esquerda para que envidem verdadeiros esforços de convergência progressista, alargando agora esse apelo ao novo candidato a primeiro-ministro do Partido Socialista”, refere o partido, em comunicado.

    António Costa venceu no domingo as primárias do PS ao recolher 118.454 dos 174.516 votos que os militantes e simpatizantes do partido depositaram nas assembleias de voto, segundo resultados finais provisórios da Comissão Eleitoral.

    O actual presidente da Câmara de Lisboa conquistou 67,88% dos votos dos socialistas contra apenas 31,65% ou 55.239 votos de António José Seguro.

    O Livre classificou as eleições do PS como “um facto de inegável relevância pela sua importância própria e pelo facto de se ter realizado segundo um método, o de primárias, de que o LIVRE foi pioneiro.”

    O partido salienta também a importância das legislativas em 2015 e apela aos portugueses a “fazer das próximas eleições legislativas um momento de viragem, que permita pôr a direita na oposição e acrescentar ao conjunto da União Europeia um governo que se oponha à austeridade”.

    O Livre é um partido recente, que nasceu em 2013, e tem como um dos fundadores Rui Tavares, ex-eurodeputado eleito em listas do Bloco de Esquerda.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA:ONDE SE LÊ "NOTÍCIAS AO MINUTO" DEVERÁ LER-SE "JORNAL SOL"

      Eliminar
  124. [TRAZIDO DO FACEBOOK: O OBSERVADOR" (29/9)]

    CASO TECNOFORMA: A CARTA ANÓNIMA QUE DEU À INVESTIGAÇÃO

    «A carta que deu origem à investigação do que Passos Coelho recebeu
    HÁ UMA HORA
    Partilhe
    Na carta, assinada por "Vasco", há referência a contas bancárias através das quais o Primeiro- Ministro teria recebido valores paralelos à sua atividade parlamentar em regime de exclusividade.


    Passos Coelho pediu que o MP abrisse um inquérito para averiguar se cometeu irregularidades
    AFP/Getty Images
    Autor

    foto_perfil
    Sónia Simões
    soniamailsimoes
    Email
    Tópicos

    CARTA ANÓNIMA
    DCIAP
    INVESTIGAÇÃO
    PASSOS COELHO
    TECNOFORMA
    A carta que deu origem ao inquérito aberto para apurar se o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebeu dinheiro da Tecnoforma – enquanto era deputado em regime de exclusividade – chegou à Procuradoria Geral da República a 2 de junho. Foi enviada um dia depois para o Departamento Central de Investigação e Acção Penal onde corre uma investigação à atividade daquela empresa.

    No final do mês, o procurador a quem foi atribuído o processo pediu informações sobre o caso. O processo acabou arquivado porque os factos que configuravam crime estão prescritos.

    “Cara Sra. Procuradora Geral da República

    Depois de ler a entrevista de Fernando Madeira, ex-dono da Tecnoforma, à revista Sábado, venho por este meio denunciar alguns dados que serão certamente relevantes para as investigações que o Ministério Público está a fazer, nomeadamente sobre a ligação de Pedro Passos Coelho à Tecnoforma entre 1997 e 2001.

    Na altura, o sr. Passos Coelho foi efetivamente pago para presidir ao Centro Português para a Cooperação, a ONG criada pela Tecnoforma para conseguir projectos de formação profissional financiados por entidades públicas como a Comissão Europeia. Todos os meses, durante cerca de 3 anos, o Sr. Passos Coelho, que era deputado em exclusividade do PSD em exclusividade de funções, recebeu mensalmente mil contos (cerca de 5 mil euros) através de pagamentos em cheque e sobretudo de transferências bancárias.

    O pagamento foi acertado entre ele e o Sr. Fernando Madeira, com a intermediação do advogado João Luís Gonçalves, ex-Secretário Geral da JSD (quando Passos Coelho era o líder dos jotinhas) e também um dos directores do CPP presidido por Passos Coelho. O advogado João Luís também era pago mensalmente com 500 contos (2500 euros) para fazer parte do Centro Português de Cooperação.

    Os pagamentos mensais ao sr. Passos Coelho foram concretizados através das contas bancárias da empresa Tecnoforma e da empresa Liana (que pertencia ao então grupo Tecnoforma), cujas contas bancárias estavam sedeadas nos bancos Totta & Açores (hoje banco Totta Santander), BCI (Banco de Comércio e Indústria) e BCP, para a conta conjunta d Passos Coelho que estava aberto no banco Totta & Açores (Totta Santander), na dependência de Almada, na A. D. Nuno Álvares Pereira nº 80 (Pragal), onde ainda hoje se encontra.

    No total, o sr. Passos Coelho recebeu dezenas de milhares de euros sem que tivesse alguma vez descontado ou declarado o que quer que seja às Finanças. O dinheiro saiu sempre da Tecnoforma / Liana, mas desconheço como é que isso foi justificado internamente nas contas das empresas.

    Julgo, no entanto, que será fácil ao Ministério Público conseguir esses dados através da identificação das respectivas movimentações financeiras das referidas contas bancárias e do cruzamento desses dados com os relatórios e contas da Tecnoforma e do próprio Centro Português para a Cooperação.

    A contabilidade da Tecnoforma e do Centro Português para a Cooperação estava a cargo do contabilista Dr. José Duro.

    Sem mais espero que se faça justiça para o bem da nossa sociedade.

    Vasco”

    Partilhe»

    ResponderEliminar