Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

(0)POSTE ZERO: ARQUIVO PÚBLICO DO TAROUCAndo!

NOVA RUBRICA: POSTE ZERO Caros Bloguistas! A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos! No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"! Aquele Abraço! ProfAnónima NB:O PRIMEIRO TEXTO QUE VAMOS ENVIAR PRA ESTE POST VAI SER UM A ANUNCIAR A METEOROLOGIA PRA ESTE FIM-DE-SEMANA:DESCIDA DA TEMPERATURA, CHUVA E, EM ALGUNS SÍTIOS, TAMBÉM VAMOS SER VISITADOS PELA TROVOADA!

90 comentários:

  1. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(1/8)]

    METEOROLOGIA PRÓS PRÓXIMOS DIAS!(umas galochas vão dar jeito....)

    «Calor tímido na primeira semana de Agosto

    (PÚBLICO 01/08/2014 - 11:48)

    Previsões do IPMA apontam para a ocorrência de chuva este sábado e da possibilidade de trovoada.

    [O sol vai estar presente mas os dias de praia não serão muito quentes RICARDO SILVA]

    Os últimos dias de Julho têm sido nublados e com temperaturas amenas e o mês de Agosto vai ter uma primeira semana de algum calor mas moderado. Para quem inicia agora as férias, as zonas do país mais quentes vão ser o Alentejo e o Algarve durante a próxima semana, com os termómetros a oscilar entre os 30º e os 35º Celsius.

    As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para céu pouco a muito nublado este fim-de-semana em quase todo o país, com a ocorrência de chuva fraca esperada para sábado. Nas regiões a Norte, o IPMA indica que há a possibilidade de haver mesmo trovoada.

    No domingo, o sol vai ganhando espaço, preparando a subida, ainda que ligeira, das temperaturas nos primeiros dias da semana seguinte. Do Norte e Sul de Portugal continental, os termómetros vão subir no Alentejo, com Évora e Beja a registarem 28º e 29º respectivamente. No resto do território, as temperaturas vão andar entre os 21º (Porto) e os 26º (Faro, Lisboa e Bragança).

    A primeira semana de Agosto começa com as temperaturas a aumentar cerca de dois graus em média, como o Algarve e o Alentejo a apresentarem temperaturas próximas dos 30º. Até quarta-feira, o calor vai se fazendo sentir cada vez, atingindo já máximas de 35º nos distritos de Beja e Évora, de 31º em Faro e de 27º em Lisboa e Porto.

    Quinta, sexta e sábado há uma nova descida de temperatura mas ligeira, de cerca de dois graus, para voltar a subir no domingo, 10 de Agosto, para o Alentejo e Algarve (32º) e zona do Porto (28º). Em Lisboa, as máximas não vão descolar dos 25º.

    O IPMA alerta, por outro lado, que esta sexta-feira três concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Guarda apresentam risco máximo de incêndio. São eles os concelhos de Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Sabugal (Guarda).

    Com risco muito elevado e elevado de incêndio estão outros concelhos do país, estando apenas Lisboa e Leiria fora deste alerta.

    A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou na quinta-feira 57 incêndios, que mobilizaram 1117 bombeiros e 299 veículos.»

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(1/8)]

    A QUESTÃO DO AMIANTO:???

    «Amianto terá sido utilizado na construção de 2015 edifícios públicos

    (LUSA 01/08/2014 - 08:09)

    A maioria dos edifícios na lista divulgada pelo Governo pertence ao Ministério da Educação e Ciência.


    [A Universidade do Minho, em Guimarães, é uma das escolas onde haverá edifícios com amianto HUGO DELGADO/ARQUIVO]

    Dezasseis por cento dos 12.944 edifícios públicos em Portugal terão amianto na construção, segundo um levantamento feito pelo Governo e agora divulgado. A maioria destes edifícios pertencem ao Ministério da Educação e Ciência (MEC).

    A lista publicada no Portal do Governo resulta de um levantamento feito pelo executivo em todos os edifícios, instalações e equipamentos onde se prestam serviços públicos, com o objectivo de determinar aqueles que contêm amianto na sua construção. Segundo os dados, 813 dos 2015 edifícios identificados como podendo ter amianto pertencem ao MEC. Incluem-se nesta lista edifícios de universidades, politécnicos e escolas dos outros graus de ensino, bem como imóveis que são sede de todo o tipo de serviços prestados pelo MEC como Serviços Sociais.

    No passado, o amianto foi muito utilizado devido às suas propriedades (elasticidade, resistência mecânica, incombustibilidade, bom isolamento térmico e acústico, elevada resistência a altas temperaturas, aos produtos químicos, à putrefação e à corrosão). Actualmente é possível encontrá-lo ainda em telhas de fibrocimento, revestimentos e coberturas de edifícios, gessos e estuques, revestimentos à prova de fogo, revestimentos de tectos falsos, isolamentos térmicos e acústicos. Na Europa foi particularmente utilizado entre 1945 e 1990 e por cá a sua utilização foi proibida desde 1 de Janeiro de 2005. O perigo do amianto prende-se essencialmente com a inalação das fibras libertadas para o ar. As diferentes variedades de amianto são agentes cancerígenos.

    O relatório diz que os 2015 edifícios em causa representam 16% dos imóveis públicos do país que "presuntivamente contêm amianto na construção". Segue-se uma análise dos dados, para determinar aqueles que devem ser "apenas sujeitos a acções regulares de monitorização" e aqueles que devem "ser submetidos a novas análises para determinar a necessidade de realizar eventuais acções corretivas", refere o documento. O levantamento inclui também alguns edifícios, instalações e equipamentos do sector empresarial do Estado, designadamente os hospitais EPE.

    O Ministério da Economia tem 32% dos seus 176 edifícios com amianto, o dos Negócios Estrangeiros, tem 20% dos seus 44 imóveis com este material. O Ministério da Defesa Nacional surge com 17% dos seus 1120 edifícios com amianto, e o da Solidariedade, Emprego e Segurança Social tem 16% dos seus 831 imóveis na lista. O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia tem 14% dos 117 edifícios e dos 389 imóveis da Presidência do Conselho de Ministros, 12 por cento têm amianto na construção. O Ministério da Saúde, com o maior número de edifícios públicos (2579), tem 11% com amianto, enquanto 10% dos 1899 imóveis que pertencem ao Ministério da Administração Interna têm este material tóxico. Já o Ministério da Agricultura e do Mar tem 8% dos seus 1520 edifícios com amianto e o da Justiça tem também 8% dos seus 1136 imóveis. Com 6% dos seus 919 imóveis, o Ministério das Finanças surge em último lugar da lista do levantamento feito pelo Governo aos edifícios públicos.

    A responsabilidade do levantamento é de cada ministério no que diz respeito aos edifícios, instalações e equipamentos ocupados por entidades sob tutela, foi coordenado e acompanhado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), que forneceram os meios para a realização deste trabalho.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      A ACT elaborou um questionário-tipo, ao passo que a DGTF criou um módulo amianto na plataforma eletrónica Sistema de Inventário dos Imóveis do Estado (SIIE), que permite tratar, actualizar e sistematizar toda a informação recolhida.

      A utilização do amianto foi proibida em Portugal a 1 de Janeiro de 2005. O perigo prende-se essencialmente com a inalação das fibras libertadas para o ar. As diferentes variedades de amianto são agentes cancerígenos

      O governo sustenta que "esteve e está atento a este problema, muito para além do âmbito que determinou a realização deste levantamento, tendo sempre agido em face de situações que revelavam, ou poderiam revelar, um elevado grau de perigosidade para a saúde pública". Como é o caso das "centenas de inspecções destinadas a avaliar, perante casos concretos, a presença de amianto em edifícios públicos e, em alguns desses casos, as consequentes intervenções de substituição, de encapsulamento e até de remoção de materiais contendo amianto", adianta.

      No debate do Estado da Nação, a 2 de Julho, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, tinha garantido que até final desse mês seria publicada uma listagem com todos os imóveis referenciados como passíveis de conter amianto.»

      Eliminar
  3. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(1/8)]

    POLITICA NACIONAL/UE: JÁ TEMOS COMISSÁRIO PORTUGUÊS!

    «Carlos Moedas escolhido para integrar futura Comissão Europeia

    O Governo escolheu Carlos Moedas, atual secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, para integrar a futura Comissão Europeia. A informação foi adiantada à TSF por fonte do gabinete do primeiro-ministro.
    O atual secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, foi o escolhido para integrar a futura Comissão Europeia, liderada por Jean-Claude Juncker, uma informação adiantada à TSF por fonte do gabinete de Passos Coelho.

    Natural de Beja, Carlos Moedas, de 44 anos, é o braço-direito de Passos Coelho não apenas para questões técnicas mais ligadas á Economia e às Finanças, mas também para questões políticas.

    Em declarações à TSF, o comentador de política David Dinis considerou que esta era a solução preferida de Pedro Passos Coelho, que nunca teria verdadeiramente desejado a saída de Maria Luís Albuquerque do Governo.
    «Isso representava sempre um problema para o Governo sobretudo com a instabilidade do sistema financeiro em cima da mesa: o caso BES», acrescentou o diretor do jornal eletrónico Observador.

    David Dinis recordou ainda que o chefe do Governo português teve de considerar a saída da ministra das Finanças, uma vez que Juncker pediu explicitamente que fosse Maria Luís Albuquerque a escolhida para este lugar.
    Ler Artigo Completo (Pág.1/2)

    Relacionados

    Seguro diz que escolha de Carlos Moedas é «estritamente partidária»
    Publicado

    Bloco e PCP condenam escolha de Carlos Moedas para comissário europeu
    Publicado

    Portugal ambiciona «pasta irrelevante» com escolha de Carlos Moedas, diz Maria João Rodrigues
    Publicado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO: ESTE TEXTO FOI TRANSFORMADO NO POST 2 DE AGOSTO/2014!

      Eliminar
  4. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO MUNICIPIO DE TAROUCA]

    « Municipio de Tarouca - Eventos.

    Dalvares Folk - Mostra de Folclore Internacional

    A Eira da Casa do Paço de Dalvares, será mais uma vez palco de um evento etnográfico de alto nível, com a realização de mais uma mostra de Folclore Internacional, que terá lugar no próximo domingo, dia 3 de Agosto, pelas 21:30h. Este evento é organizado pela Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Dalvares (Flor de Sabugueiro).»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  5. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(2/8)]

    UE:REGALIAS DOS COMISSÁRIOS EUROPEUS!(post informativo)

    «Bruxelas Carlos Moedas vai receber 20 mil euros por mês

    O recém-nomeado comissário europeu, Carlos Moedas, vai receber um salário bruto mensal de mais de 20 mil euros, escreve este sábado o Jornal de Notícias.

    [Carlos Moedas vai receber 20 mil euros por mês DR
    09:32 - 02 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Carlos Moedas, anunciado ontem como o novo comissário europeu português, vai para Bruxelas ganhar um salário bruto mensal de 20.832 euros. Mas não só.

    Segundo o Jornal de Notícias, o até agora secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro tem ainda direito a um subsídio de alojamento que pode chegar aos 3.123 euros, sendo que assim que aterrar na Bélgica receberá o equivalente a dois salários para que possa proceder à sua instalação naquele país.

    Mas as regalias do comissário europeu não se ficam por aqui.

    Carlos Moedas terá ainda um plafond para despesas de representação na ordem dos 607 euros.

    Daqui a cinco anos, quando abandonar o cargo que está prestes a ‘abraçar’, Carlos Moedas terá direito a receber o equivalente a um salário base para realojamento e, durante três anos, receberá pelo menos, 8.333 euros, correspondentes a 40% do vencimento base.

    Aos 65 anos, quando se aposentar, o comissário europeu terá direito a uma pensão de 4,275% do vencimento base por cada ano de trabalho.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    NB:ENVIADO PRÓ POST 2 DE AGOSTO/2014

    ResponderEliminar
  6. SUGESTÃO: RECORDEMOS O POSTES 19 (A e B) DE AGOSTO DE 2012, RELATIVOS Aos números também falam.se falam!

    «segunda-feira, 20 de Agosto de 2012

    (19/A)-OS NÚMEROS TAMBÉM FALAM!(se falam...)

    --------------[POST EM CONSTRUÇÃO]---------------

    Caros Bloguistas!

    Aqui está, pela 4ª vez, o post dOs Números Também Falam!

    Surgiu esta ideia depois de vermos k os nossos políticos (locais e nacionais) andavam todos com uns discursos pouco consistentes (isto pra não dizer, pouco ou nada rigorosos).

    Como certamente ainda se recordarão, muitos eram os k atacavam o Engº Sócrates de ter deixado o Nosso País de tanga...mas ninguém dizia a dimensão da "tanga" (mais tarde, quando chegou a troika, viemos a saber k também ninguém sabia exactamente a sua dimensão).

    Nessa mesma altura, outros surgiram a falar dum buraco financeiro monstruoso na Ilha da Madeira. Mas quanto a números, népia...

    Também por Tarouca se fala(vam) em alguns buracos, por aqui e por ali...mas quanto a valores ninguém arrisca um...

    Ora, e como forma de protesto contra os discursos desses senhores, surgiu então esta rubrica, pra k eles saibam (ainda k nenhum deles leiam o TAROUCAndo) k podem continuar todos com discursos muito lindos...mas pró zé povo, eles valem pouco...muito pouco!

    E prontos, criado k está o post...bóra lá dinamiza-lo!:)

    Aquele Abraço!
    ProfAnonima

    NB: E CHEGADAS MAIS UMAS FÉRIAS ESCOLARES É HORA DE VOLTAR-MOS À RUBRICA DOS NÚMEROS TAMBÉM FALAM! ESTA RUBRICA TEM A PROFª ASSUNÇÃO MONTEIRO COMO PRINCIPAL DINAMIZADORA, MAS QUALQUER UM DE VOCÊS PODE PARTICIPAR NELA! :)

    ResponderEliminar
  7. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO DN (4/8)]

    METEOROLOGIA: APROVEITE ATÉ 5ª FEIRA!:)

    «METEOROLOGIA

    Chuva volta no fim da semana

    A chuva volta quinta e sexta-feira, apontam as previsões. Só o Sul do País poderá contar com céu limpo, o Norte e Centro voltam a ser as zonas mais afetadas.

    De acordo com a meteorologista de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ângela Lourenço, no início desta semana espera-se uma subida gradual da temperatura, embora não muito significativa. Na costa litoral Oeste prevê-se algum vento e nebulosidade, em especial durante a manhã e à noite, de tarde haverá uma melhoria.

    Quinta e sexta-feira serão os dias mais cinzentos, segundo o IPMA, em particular no Norte e no Centro, com a possibilidade de chuva durante o fim de semana. Contam-se com períodos de chuva e vento fraco, mas mais a norte do país. Espera-se uma melhoria mais para o fim da semana.

    As temperaturas serão amenas. Máximas de 25 graus para Lisboa, 23 para o Porto. Só no sul do país é que a temperatura espera uma subida mais em concordância com a época estival, com previsão de temperaturas máximas entre os 27 e os 30 graus. Será assim ao longo de toda a semana, com uma subida diária de poucos graus, devendo o céu permanecer limpo no Sul.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO: ESTE TEXTO FOI TRANSFORMADO NO POST 12 DE AGOSTO/2014!

      Eliminar
  8. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF(4/8)]

    EDUCAÇÃO:MAIS DE 85% DOS PROFESSORES PASSARAM NA PACC

    «Quase 63% dos professores cometeram erros de ortografia na prova de avaliação

    (hoje às 20:39)

    Os resultados divulgados pela tutela revelam ainda que mais de 85% dos professores passaram na prova. A média das notas fixou-se nos 63,3 pontos numa escala de 0 a 100 pontos. Uma minoria de 4,2% teve pontuação acima dos 90%.

    Quase 63 por cento dos professores que realizaram a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidade (PACC) cometeram, pelo menos, um erro ortográfico na parte da prova que pedia para que produzissem um texto.

    Os números foram divulgados esta segunda-feira pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) que revelou também que mais de 85 por cento dos professores que realizaram a prova de avaliação, considerada devidamente válida, passaram no exame.

    Na parte da prova referente ao "item de resposta extensa", os professores tinham de escrever um texto com 250 a 350 palavras. Os resultados divulgados pela tutela revelam que 37,2 por cento dos docentes «não apresentam erros», 30 por cento fez um a dois erros e 14,8 por cento cometeram cinco ou mais erros de ortografia.

    Em termos de notas, e segundo os dados divulgados, tiveram nota positiva 8.747 docentes, «o que corresponde a 85,6 por cento do total de candidatos com provas classificadas» num universo de 10.220 provas realizadas.

    O IAVE revela que 1.473 docentes reprovaram nesta prova (14,4 por cento) que permite o acesso à carreira docente de professores contratados com menos de cinco anos de serviço.

    As provas foram classificadas numa escala de 0 a 100 pontos e só aprovaram no exame os candidatos que «tiveram nota igual ou superior a 50 por cento da cotação total», indica o IAVE. em comunicado.

    De acordo com o comunicado de imprensa, a média das notas fixou-se nos 63,3 pontos.

    Cerca de 22 por cento dos professores tiveram uma classificação igual ou superior a 80 pontos. Neste grupo destaca-se uma minoria de 4,2 por cento que obtiveram resultados na fasquia dos 90 a 100 pontos.

    A prova, para a qual se inscreveram 13.551 professores, foi realizada, em dois momentos, a 18 de dezembro do ano passado e a 22 de julho último, em 206 escolas, dentro e fora do país, adianta o IAVE.
    Artigo Parcial»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO: ESTE TEXTO FOI TRANSFORMADO NO POST 11 DE AGOSTO/2014!

      Eliminar
  9. INFORMAÇÃO: ESTE TEXTO FOI TRANSFORMADO NO POST 13 DE AGOSTO/2014!

    ResponderEliminar
  10. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(6/8)]

    UMA CURIOSIDADE: (IN)FELIDADE VS CLUBE!(estudo?!)

    «Inquérito Descubra o perfil do traidor português

    O site de encontros amorosos Secondlove levou a cabo um inquérito cujas respostas permitem traçar o perfil do homem infiel português. Da preferência clubística à religião professada, fique a conhecer o padrão do típico traidor.

    [PAÍS Descubra o perfil do traidor português DR
    09:12 - 06 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    A infidelidade abala muitas relações e talvez a era digital tenha vindo dar um empurrão extra a quem se ‘deixa cair em tentação’. Os sites de encontros amorosos, a título de exemplo, abrem novos horizontes neste campo e permitem aferir também o perfil dos traidores.

    E, conta o Jornal de Notícias, foi justamente o que Secondlove decidiu fazer. Através de um inquérito junto de 1.120 utilizadores, o típico homem infiel é benfiquista (45%), cristão (54,7%) e a grande maioria assume que teve algum tipo de contacto com a amante tendo a mulher por perto.

    Já uma fatia de 25% destes traidores admitiu que teve um relacionamento extraconjugal no decorrer do período de férias “mais do que uma vez”.

    Saliente-se que o Secondlove conta com 126 mil inscritos e nem todos são do sexo masculino: 31.500 são mulheres.»

    (ENVIADO POR: A.M)

    NB:NA M/OPTICA ISTO NÃO DEVE SER CONSIDERADO UM ESTUDO, PORQUE UM ESTUDO DEVE OBEDECER À ESCOLHA DE UMA AMOSTRA REPRESENTATIVA DA POPULAÇÃO. ISTO APENAS PODE SER CONSIDERADO A DIVULGAÇÃO ESTATISTICA DOS CLIENTE DE UMA DETERMINADA EMPRESA, MAS HOJE EM DIA CHAMA-SE "ESTUDO" A TUDO!ProfAnónima

    ResponderEliminar
  11. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(6/8)]

    SAÚDE: A VACINA DA GRIPE VAI CONTINUAR GRATUITA!:)

    «DGS Vacina da gripe vai continuar gratuita e estará disponível em outubro
    O diretor-geral da Saúde, Francisco George, anunciou hoje que a vacina sazonal da gripe vai continuar gratuita, devendo estar disponível a partir de outubro nos centros de saúde e nas farmácias.

    [PAÍS Vacina da gripe vai continuar gratuita e estará disponível em outubro Lusa: 21:53 - 06 de Agosto de 2014 | Por Lusa]

    Na época da gripe 2014/2015, a vacina manter-se-á gratuita para todos os cidadãos com 65 ou mais anos e para "pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora", informa Francisco George num comunicado publicado no 'site' da Direção-Geral da Saúde (DGS).

    Adianta ainda que estão em curso "os procedimentos necessários" para que as vacinas estejam disponíveis a partir de outubro, em todos os serviços de vacinação, principalmente nos centros de saúde, e nas farmácias.

    "Estas vacinas foram selecionadas por processos concursais e de negociação e são de marcas comerciais que também estarão disponíveis nas farmácias, a partir de outubro, mediante receita médica e com comparticipação", explica Francisco George

    A DGS recomenda que a cobertura vacinal nos idosos seja da ordem dos 60% e lembra que as pessoas podem ser vacinadas em qualquer momento do outono/inverno, preferencialmente antes do final do ano.

    As receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, emitidas a partir de 01 de julho de 2014, são válidas até 31 de dezembro de 2014.

    A DGS está a coordenar a campanha de vacinação para a próxima época, trabalhando em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, as Administrações Regionais de Saúde e os Serviços Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira.

    Segundo Francisco George, está a ser preparado o sistema de informação para monitorizar a evolução da campanha e a comunicação para os profissionais de saúde e para os portugueses.

    O diretor-geral da Saúde destaca, no comunicado, os resultados da vacinação na última época de gripe, afirmando que "foram superiores aos de anos anteriores", com cerca de 57% dos idosos vacinados, segundo estimativas da DGS.

    Na época de gripe anterior 2013/2014, a vacina foi recomendada para diversos grupos de risco e gratuita para as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e para cidadãos vulneráveis residentes em instituições.

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  12. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(6/8)]

    SAÚDE:DOENTES ONCOLOGICOS ISENTOS DE TAXA MODERADORA!

    «Doentes com cancro passam em definitivo a não pagar taxas moderadoras (Publicado hoje às 10:40)

    Os doentes com cancro passam em definitivo a não pagar taxas moderadoras. A Liga Portuguesa contra o Cancro diz que a mudança da lei apenas peca por ser tardia.

    Os doentes com cancro passam em definitivo a não pagar taxas moderadoras, isto depois da entrada em vigor esta quarta-feira de uma lei que não deixa dúvidas sobre esta questão.

    A nova legislação clarifica que os pacientes oncológicos estão dispensados de qualquer pagamento em hospitais públicos relativo a consultas e exames complementares prescritos no âmbito do tratamento e seguimento da doença.

    Ouvido pela TSF, o secretário-geral da Liga Portuguesa contra o Cancro entende que a alteração feita agora à lei «só peca por ser tardia» e que a «situação de desigualdade» existente «tinha de ser resolvida».

    «Há muitos doentes que foram prejudicados não só na sua doença como também na sua economia», acrescentou Vítor Veloso, em declarações à TSF.

    A isenção do pagamento de taxas moderadoras para doentes oncológicos já estava prevista, contudo, em alguns casos, as taxas moderadoras continuaram a ser cobradas, como admitiu em outubro, o ministro da Saúde, Paulo Macedo.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL(7/8)]

    ???


    «OPINIÃO:As lições do Meco

    José António Saraiva José António Saraiva | 07/08/2014 14:11:55 392 Visitas
    Foto: SOL
    As lições do Meco
    João Gouveia, o sobrevivente da tragédia do Meco, dá hoje, 5ª feira, uma entrevista à Sábado, onde conta com algum pormenor o que se passou naquele fim-de-semana negro. As declarações parecem coerentes – e, de qualquer modo, põem a nu o sensacionalismo que marca a nossa imprensa tablóide. Todos nos lembramos de manchetes insólitas, como que os estudantes haviam rastejado com pedras agarradas aos pés ou tinham as pernas atadas com fitas, quando estavam na praia.


    É triste a imprensa seguir por estes caminhos, que procuram simplesmente explorar a dor dos familiares e o voyeurismo mórbido dos leitores.

    É claro que as famílias das vítimas, dilaceradas pelo desgosto, queriam encontrar um culpado, alguém contra quem pudessem voltar a sua revolta. E quem estava à mão era, naturalmente, o sobrevivente. O facto de João Gouveia ter sobrevivido à tragédia já era motivo de culpa. “Por que sobreviveu ele e o meu filho não?” interrogavam-se, exasperados, os pais dos estudantes que morreram.

    Agora, que o inquérito chegou ao fim, é altura de todos fazermos um exame de consciência. Sobretudo, os jornalistas deviam fazer um exame de consciência. Hoje brinca-se demasiado com coisas sérias. Com a sofreguidão de vender jornais, exploram-se cada vez mais os instintos básicos e atiram-se inocentes para a fogueira.

    jas@sol.pt»

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  14. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(9/8)]

    POLITICA NACIONAL: NESTE FDS SAIRAM DUAS SONDAGENS: EXPRESSO E JORNAL i!

    «PS continua a descer nas sondagens

    (PÚBLICO 09/08/2014 - 15:29)

    Os dois partidos da direita já valem mais do que o principal partido da oposição.

    (NUNO FERREIRA SANTOS)

    A disputa interna socialista continua a fazer estragos na imagem socialista. Duas sondagens publicadas neste sábado revelam que se mantém a tendência decrescente, verificada desde que António Costa e António José Seguro se envolveram no processo das eleições primárias.

    O semanário Expresso divulgou a sua projecção destacando o facto de os dois partidos da maioria valerem já, juntos, mais do que o principal partido da oposição. Nas intenções de voto calculadas pela Eurosondagem, PSD e CDS somam 34,8%. O PS fica nos 32,1, quando há poucos meses havia chegado aos 38%. Nesta sondagem, o PSD subiu 0,3 pontos percentuais, até aos 27,8%. O CDS trepou 0,4 pontos percentuais, até aos 7%. O PS desceu 0,4 pontos percentuais.

    Da mesma forma, o retrato apresentado pela Pitagórica, e publicado no jornal i, coloca os dois partidos da direita nos 35%, contra os 30% do PS. No anterior barómetro, já se havia registado uma queda que cerca de nove pontos percentuais. Antes da disputa interna, em Abril, o PS ultrapassara os 38%, fazendo o principal partido da oposição aspirar à maioria. O PS estagnou nos 28%, enquanto que o CDS subiu três décimas para os 6,9%.

    Ambas as sondagens revelam ainda a ligeira queda dos dois partidos à esquerda do PS. O PCP ficou entre os 13 e os 11% nos barómetros, enquanto o resultado do Bloco de Esquerda se cifrou entre os 4,5 e os 4,2%.

    Nas últimas eleições legislativas, o PSD atingiu os 38,7% que, com os 11,7% do CDS, lhe permitiram uma maioria absoluta confortável. Nessas mesmas eleições de 2011, que levaram ao fim do Governo do socialista José Sócrates, o PS ficou nos 28,1%. A CDU registou um resultado de 7,9%, enquanto o BE chegou aos 5,2%. »

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  15. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(9/8)]

    POLITICA NACIONAL: AS PRESIDENCIAIS DE 2016!(artigo de opinião)

    «OPINIÃO A direita e as presidenciais

    (SÃO JOSÉ ALMEIDA 09/08/2014 - 01:57)

    Marcelo só não conseguiu sobreviver à frente do PSD o suficiente para disputar legislativas. Será que vai de novo morrer na praia?

    A mais de um ano de distância das eleições presidenciais e enquanto a esquerda parece ainda adormecida para a discussão de nomes e apenas a hipótese de candidatura de António Guterres é olhada como possibilidade, a direita portuguesa vive o que se pode chamar de primárias de candidatos a ocupar o Palácio de Belém.

    O facto de a direita estar bastante desgastada pelo Governo do PSD e do CDS e pela presidência de Cavaco Silva poderá ser uma das razões de existir já uma profusão de nomes e uma visível ansiedade para encontrar o candidato certo, na expectativa de que ele possa receber de Cavaco Silva as chaves do poder do mais alto cargo do Estado. Mas essa busca pode ser também determinada pelo facto de nenhum nome se apresentar à partida como suficientemente forte e incontestável.

    A incerteza da vitória ou mesmo o medo da derrota e o estado de indecisão ou até de desorientação que a direita portuguesa vive em relação à escolha a fazer para as Presidenciais de 2016 permitem a existência de um leque de candidatos que de alguma forma se atropelam pelo mesmo nicho de mercado eleitoral.

    À cabeça está o antigo presidente do PSD e antigo primeiro-ministro Durão Barroso, cuja perspectiva de vir a ser mesmo candidato parece estar afastada, pela consciência de que pelo exercício da presidência da Comissão Europeia seria de imediato identificável como a cara da austeridade, o que facilitaria a campanha dos candidatos de esquerda.

    Mas os nomes são vários, desde Pedro Santana Lopes a Marcelo Rebelo de Sousa, passando pelos menos evidentes Marques Mendes ou António Bagão Félix. Este último com uma carreira feita ao arrepio da vida partidária, embora seja uma figura tutelar do CDS e oficialmente um dos “mais velhos” da política portuguesa que Paulo Portas faz questão de mostrar publicamente ter como referência.

    Pouco falado também como candidato a candidato, Marques Mendes é hoje, mais do que um “barão” do PSD, um “senador” do PSD. Ministro adjunto de Cavaco Silva, foi depois responsável pelos Assuntos Parlamentares no terceiro Governo do actual Presidente. Liderou o grupo parlamentar do partido durante o consulado de Durão Barroso e quando este deixa o Governo para ir para Bruxelas é a Marques Mendes que cabe presidir ao PSD durante dois anos e aguentar as ondas de choque do deslumbre das elites e do mainstream portugueses pelo perfil reformista com que José Sócrates estreou a sua maioria absoluta.

    Mais visibilidade tem tido o estado de pré-candidatura de Santana e de Marcelo. E se o nome de Santana é apresentado como alguém cuja candidatura é bem vista pelo actual primeiro-ministro e presidente do PSD, Passos Coelho, o desejo de ser candidato a Presidente já era alimentado por Santana antes mesmo de Passos ser líder do PSD. Uma espécie de sonho que tem satisfeito o seu orgulho ferido ao ser despedido compulsivamente de primeiro-ministro por Jorge Sampaio, seis meses depois de ter caído na infantilidade vaidosa de aceitar herdar a chefia do Governo sem ir às urnas.

    A segurança com que se tem posicionado na rampa de lançamento das presidenciais é possível porque esta candidatura tem sido conscientemente preparada, até nas meias palavras e nos silêncios. Sobretudo depois de ter percebido a forma positiva como quer o partido quer a actual direcção do PSD receberam o seu discurso de pré-propositura no Congresso do Coliseu em Fevereiro.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      Há ainda o pré-candidato Marcelo Rebelo de Sousa. Marcelo, o homem que insiste em dizer que não quer, mas que no fundo não desistiu de ser. Marcelo, o homem que, ao lado de Pinto Balsemão, foi determinante na construção do jornalismo político em Portugal e que se transformou no mediático “cromo” da TV aos domingos à noite. Marcelo, o líder do PSD que mais vitórias reais na política portuguesa deu à direita ao gizar aquela que foi a segunda e última grande revisão constitucional, depois da primeira feita em 1982 e determinada por Pinto Balsemão.

      Enquanto líder do PSD, Marcelo conseguiu negociar com o seu amigo de juventude e então primeiro-ministro socialista, António Guterres. Dando em troca as abstenções do PSD no Orçamento do Estado, conseguiu impor mudanças como a introdução do, desejado desde Sá Carneiro, referendo nacional – através do qual enterrou a regionalização e adiou a legalização do aborto por mais dez anos.

      Na revisão de 1997, Marcelo conseguiu realizar outra mudança de monta no sistema político desejada desde a Constituinte por Sá Carneiro e que os socialistas só em 1997 cederam: a admissibilidade constitucional de que o Parlamento poderia ter um limite mínimo de deputados de 180 deputados, abrindo assim espaço a uma revisão do sistema eleitoral que todavia a direita não voltou a tentar concretizar. Marcelo só não conseguiu sobreviver à frente do PSD o suficiente para disputar legislativas. Será que vai de novo morrer na praia?

      Esta coluna de opinião volta dia 23/08/2014»

      (ENVIADO POR:PA/DI)

      Eliminar
  16. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(8/8)]

    POLITICA NACIONAL/EU:MARINHO PINTO FOI MAS PROMETE VOLTAR!(com vergonha....)

    «Eurodeputado Sete dias após chegar, Marinho Pinto anuncia saída de Bruxelas

    O eurodeputado do MPT Marinho Pinto revela-se, apenas sete dias depois de chegar a Bruxelas, descontente por ter percebido que “o elemento agregador da Europa não está nos ideais nem nas políticas, mas no dinheiro”. Ao Jornal de Notícias garante, por isso, que “os problemas nacionais são mais graves do que os europeus” e que no próximo ano tenciona candidatar-se à Assembleia da República,” sem prejuízo de, depois, poder também candidatar-se às presidenciais.

    [POLÍTICA Sete dias após chegar, Marinho Pinto anuncia saída de Bruxelas DR 09:22 - 08 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Após apenas sete dias de aterrar em Bruxelas, Marinho Pinto já tem data para fazer as malas e regressar a Portugal. A revelação é feita, esta sexta-feira, ao Jornal de Notícias (JN) pelo próprio, com a justificação de que “os problemas nacionais são mais graves do que os europeus”.

    “Só não estou desiludido” com o hemiciclo europeu “porque não tenho idade para ter ilusões”, pelo que, diz, “saiu menos europeísta do que [quando] entrei”. Até porque, acrescenta, em pouco tempo, “percebi que o elemento agregador da Europa não está nos ideais nem nas políticas, mas no dinheiro. E eu não acredito numa organização toda construída em torno desse dinheiro”.

    E o que fará quando regressar a Portugal? “Tenciono candidatar-me à Assembleia da República, onde faço mais falta para resolver os problemas políticos dos portugueses”, afirma Marinho Pinto, esclarecendo que “isto, sem prejuízo de, depois, poder também candidatar-me às presidenciais”.

    Outra questão abordada nestas declarações ao JN é o rendimento, por ele considerado “vergonhoso”, auferido pelos eurodeputados e que pode chegar aos 17 mil euros/mês, no caso de Portugal um valor muito superior à média salarial. Um facto que, advoga, “transforma a defesa dos seus interesses em mera retórica”.

    Mas Marinho Pinto não tenciona abdicar dele: “Sou pobre, preciso do dinheiro, tenho uma filha no estrangeiro” e “não sou a favor da caridadezinha, tenho os meus gestos de solidariedade mas nunca os divulguei nem nunca o farei”.

    Apesar de mais de 7% dos portugueses ter votado nele nas eleições europeias, o ex-bastonário da Ordem dos Advogados justifica que “continua na luta” e que “a guerra tem várias trincheiras” sendo que a próxima em Portugal.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  17. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO CORREIO DA MANHÃ(10/8)]

    METEOROLOGIA: PREVISÃO DO TEMPO PRÁ 3ª SEMANA DE AGOSTO!

    «Vem aí uma semana de bom tempo Conheça as previsões para a próxima semana.

    (Hoje, 09h48Nº de votos (0) Comentários (0) Por:B.E.)

    As previsões meteorológicas para hoje apontam para céu muito nublado até ao final da manhã. Espera-se mesmo períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Raso, em especial no Minho e Douro Litoral. Já da parte da tarde, o tempo melhora, com o céu a tornar-se pouco nublado ou limpo.

    A partir de amanhã, e durante toda a semana, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê céu limpo e as temperaturas

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/vem-ai-uma-semana-de-bom-tempo»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  18. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL(10/8)]

    FÉRIAS ESCOLARES: OS PROBLEMAS (REDOBRADOS) DOS PAIS!

    «Sociedade

    Pais tentam deixar os filhos na União Zoófila

    (10/08/2014 11:34:42)

    Muitos pais procuram na União Zoófila a solução para as férias dos filhos, mas a associação rejeita os pedidos por considerar uma atividade desadequada para crianças e alerta que o voluntariado não é um campo de férias.

    Apesar de a União Zoófila - Ajuda e Proteção aos Cães e Gatos Abandonados só aceitar voluntários a partir dos 18 anos, muitos pais pensam que seria bom ocupar os tempos livres das crianças na associação, disse à agência Lusa Mafalda Ferreira.

    “Temos muitos pedidos nesse sentido que recusamos”, disse Mafalda Ferreira, sublinhando que a associação “não é um campo de férias e seria perigoso para as crianças.

    Para se fazer voluntariado na União Zoófila é necessário um prévio conhecimento dos animais e os voluntários são acompanhados inicialmente por um voluntário sénior até ganharem “alguma autonomia em relação aos animais para que não haja problemas”, adiantou.

    Contactada pela Lusa, Maria João Pulido, da Fundação São Francisco de Assis, em Cascais, disse que recebe “com muita frequência” pedidos para menores de 18 anos fazerem voluntariado, mas não é permitido.

    “Para cuidar dos animais é preciso alguma cautela, de repente o cão vira-se e a criança não se defende. Portanto, não me parece muito bem, seja para cão, seja para gato”, disse Maria João Pulido.

    “Se o pai trouxer o filho é da sua responsabilidade, está acompanhado. Agora a criança só, não. É mesmo a partir dos 18 anos”, frisou.

    Nas férias de verão aumentam os pedidos de jovens para fazer voluntariado junto das associações, que agradecem esta ajuda tão necessária.

    “O voluntariado é uma das necessidades permanentes da União Zoófila” e os pedidos aumentam nas férias, mas o ideal seria que a ajuda continuasse além deste período, disse Mafalda Ferreira,

    Na União Zoófila, os voluntários têm de estar preparados para limpar as boxes, escovar e mimar os animais, ajudar na recolha e armazenamento de ração, entre outras tarefas.

    A associação conta com mais voluntários ao fim de semana e nas férias, sendo o problema durante a semana: “O trabalho e os animais são os mesmos e, às vezes, temos dois, três voluntários, o que é um bocadinho dramático, porque o trabalho é imenso”, sublinhou.

    A Fundação São Francisco de Assis também regista mais pedidos para voluntariado nas férias.

    “Temos um grupo que está cá há alguns anos e há outros que vão aparecendo, normalmente são jovens que se apresentam porque estão de férias”, disse Maria João Pulido.

    Na Assistência Médica Internacional (AMI), onde a idade mínima para ser voluntário é 16 anos, os contactos também começam a aumentar no final do período escolar.

    “Temos mais jovens a pedir e muitas vezes são os pais a contactarem se o filho pode fazer voluntariado nas férias”, disse Mafalda Melo e Castro.

    “Quando são as rotinas dos equipamentos sociais (roupeiros e refeitório) os pais não pedem para os filhos mais novos fazerem porque sabem que é um ambiente muito pesado”, mas se for uma recolha de alimentos num supermercado podem, porque têm sempre o apoio de uma pessoa da AMI, explicou.

    Este trabalho é muito importante para os jovens e para a AMI: “Queremos voluntários que nos ajudem, mas queremos mudar as mentalidades e pô-los a agir contra a indiferença”, adiantou Mafalda Melo e Castro.

    Na Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) os pedidos de jovens para integrar ações de voluntariado chegam com mais incidência durante o ano letivo, tendo havido um acréscimo sobretudo entre a população universitária.

    “Durante o período de férias, aumenta a disponibilidade dos jovens para fazer voluntariado”, mas apenas da população mais nova, sobretudo a frequentar o ensino secundário”, disse Dulce Simões, da CVP.

    Lusa / SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  19. [TRAZIDO DO FB: DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN (10/8)]

    ???

    «Mais pobres deixam de pagar taxas no acesso a tribunais

    (por Filipa Ambrósio de SousaHoje)

    Tribunal Constitucional determina que os cidadãos com insuficiência económica a quem a Segurança Social negou um advogado oficioso, pago pelo Estado, ficam isentos de pagar as custas judiciais para recorrer desta decisão

    Manuel Almeida tem uma reforma de 355 euros e, por vezes, chega a gastar cerca de cem por mês em medicamentos. Há três meses ficou viúvo. Habituado a que a sua mulher lhe tratasse de tudo o que tinha que ver com questões burocráticas, sentiu-se "confuso" e "baralhado", nos seus 75 anos, quando confrontado com "a papelada" necessária para tratar da habilitação de herdeiros, num notário e finanças da Amadora, onde reside, e pediu à Segurança Social um advogado oficioso - pago pelo Estado para os mais carenciados. Mas foi-lhe negado. Inconformado, quis recorrer a tribunal para perceber a razão dessa recusa. Acabou por desistir quando percebeu que, para isso, teria de pagar logo de início 51 euros de taxas de justiça.

    Foi para evitar casos como este, já que o acesso à Justiça é um direito consagrado na Constituição, que o Tribunal Constitucional (TC) considerou injusta a regra que obriga o cidadão com carências económicas a pagar uma taxa de justiça quando recorre a tribunal para apreciar a decisão da Segurança Social que lhe recusou apoio judiciário.

    Leia mais pormenores no e-paper do DN»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN(10/8)]

    ECONOMIA: O DESEMPREGO VAI DESCENDO, MAS...!

    «INE
    Quase metade dos desempregados sem trabalho há 2 anos

    (por Lucília TiagoHoje)

    Ao todo há 320 mil pessoas sem trabalho há mais de dois anos. São 43,9% do número total de desempregados em Portugal.

    O desemprego está a baixar. Mas não para todos - o número de desempregados sem trabalho há mais de dois anos somou, no segundo trimestre deste ano, 320 300 pessoas.

    São mais 13 200 desempregados (+4,3%) que nos três meses anteriores . E são quase metade (43,9%) do total dos desempregados registados no País; há um ano eram 37,7% do total, de acordo com os últimos dados do INE.

    Leia mais ema sua marca de economia»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  21. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN(8/8)]

    POLITICA NACIONAL/UE: MARINHO PINTO VAI CANDIDATAR-SE EM 2015!

    «MPT
    Marinho e Pinto vai abandonar Parlamento Europeu
    por S.F., editado por Miguel Marujo08 agosto 2014215 comentários

    Marinho e Pinto vai abandonar Parlamento Europeu

    (Fotografia © João Girão/Global Imagens)

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados disse ao "Jornal de Notícias" que irá abandonar Bruxelas daqui a um ano, para se candidatar à Assembleia da República em 2015. E as presidenciais também estão no horizonte.

    Marinho e Pinto foi eleito para um mandato de cinco anos no Parlamento Europeu, pelo Movimento Partigo da Terra (MPT), mas três meses depois das eleições europeias bastaram para se decidir sair de Bruxelas.

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados justificou, ao "Jornal de Notícias", a sua decisão indicando que "os problemas nacionais são mais graves do que os europeus". Assim, acredita que faz mais falta na Assembleia da República, à qual pretende candidatar-se em 2015, "sem prejuízo das presidenciais" em 2016.

    O eurodeputado recusou esclarecer se avançará pelo MPT ou por outro partido nessa eventual candidatura à Assembleia da República.
    "Saio menos europeísta do que entro", disse Marinho e Pinto. "O elemento agregador da Europa não está nos ideais, nem nas políticas, mas no dinheiro", apontou. E o eurodeputado frisa que "Eu não acredito numa organização toda construída em torno desse dinheiro".

    Marinho e Pinto foi eleito a 25 de maio, juntamente com José Inácio Faria, pelo MPT, e acredita que os 7% de portugueses que votaram nele não se sentirão defraudados, uma vez que "continua na luta", mudando somente a sua "trincheira", que desta vez será Portugal.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  22. [TRAZIDO DO FB: JORNAL PÚBLICO(11/8)]

    JUSTIÇA: O PAPEL DO MP NO SISTEMA JUDICIAL PORTUGUÊS!(artigo de opinião)

    «OPINIÃO

    O poder do Ministério Público é uma ameaça à democracia

    (ALBERTO PINTO NOGUEIRA 11/08/2014 - 10:49)

    TÓPICOS
    Justiça
    Ministério Público
    “O poder do Ministério Público tem sido uma ameaça à democracia. Uma espécie de espada de Dâmocles por cima de todos nós.” A acusação é de Pedro Adão e Silva, jornalista e sociólogo, numa entrevista a um diário. É paradoxal. O órgão constitucional de defesa da legalidade democrática é ele próprio uma ameaça à democracia!

    Li e ouvi muito sobre o MP. Tanto não. Já me pronunciei publicamente sobre a detenção do “último banqueiro”. Reprovo as detenções abusivas. Sem recato. Exibicionistas. Pedro Adão e Silva considerou tal detenção ilegal. Até covarde. E explica. Se são verídicos os factos que invoca, tem razão. Mesmo um só caso é preocupante.

    O Ministério Público não se circunscreve ao Palácio de Palmela e sectores mais visíveis. Onde, a meu juízo, há uma política centralista. Carreirista. De fachada. Por vezes, desrespeitadora dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. Aí, acordo com Pedro Adão e Silva. A liderança é medíocre. Sem postura de Estado.

    A metodologia da generalização é uma espécie de vírus que atravessa o país. Prescindimos daquele árduo labor de pensar, analisar e sintetizar. Por uma detenção, julgamos o MP. Por uma sentença, a Justiça! O simplismo com que se louva é o mesmo com que se condena.

    O Ministério Público, com seu poder, fragilizaria e ameaçaria a democracia. Fragilizará. Mais pela inércia, omissão e ignorância do que por abusos de poder.

    Os magistrados do MP, distribuídos às centenas pelo país, não se ocupam de montes brancos ou negros, detenções de banqueiros. O seu labor é bem mais comezinho. Diariamente, tratam de protecções a menores, corrupções de funcionários subalternos, crimes rodoviários, ameaças, coacções, desobediências, pequenas falsificações, um raro homicídio, processos tributários recebidos do fisco a bater na prescrição. Processos às centenas. Às vezes, aos milhares. Fins-de-semana de turno. Atendem pessoas às dezenas. Julgamentos.

    A polícia traz um preso. O procurador fica tão atrapalhado quanto aquele. Não abusa. Receia. Balança e hesita entre a prisão e a liberdade. Inibe-se de mandar prender. Não de libertar. Não têm mãos a medir. Querem é menos processos. Que lhes não cortem mais os salários.

    Essas “pequenas/grandes coisas” são o quotidiano dos magistrados. No geral, procuram decidir com decência. Seriedade. É o “Ministério Público profundo”. Os operários do MP. Não está nos jornais, nem na TV. Não lhes resta tempo para ameaças à democracia.

    Não ouso falar de “ameaça à democracia”. É excesso. Antes atropelos e abusos aqui e ali. Desrespeitos ao sistema democrático.

    A hipérbole de Pedro Adão e Silva deveria ser ponderada. Meditada e digerida pelos órgãos superiores do MP. Com modéstia democrática, deveriam questionar-se sobre a sua liderança. Como têm exercido os poderes conferidos pela Constituição da República. A defesa da legalidade democrática. O exercício da acção penal. Com que lisura e transparência actuam na sua própria casa. Na nomeação, exoneração e transferência dos seus magistrados. Sobre o que têm feito, ou não, para que muita gente de boa-fé pense como o sociólogo e jornalista.

    Optarão pelo desprezo e arrogância do silêncio. Ou comunicados de repulsa.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(11/8)]

    ???

    «Portugal perdeu quase meio milhão de jovens na última década
    PÚBLICO 11/08/2014 - 12:12
    População até aos 30 anos representa um terço dos desempregados e metade dos emigrantes permanentes do país, revela INE na véspera do Dia Internacional da Juventude.



    1 / 3Showing image 1 of 3
    8





    Censos 2011

    [MAIS: Número de emigrantes em 2012 foi superior ao total de nascimentos]

    A proporção de jovens na população nacional nunca foi tão pequena desde que há estatísticas. Os habitantes entre os 15 e os 29 anos valem apenas 17% do total do país, fruto da perda de quase meio milhão de pessoas desta faixa etária ao longo da última década. Os dados são divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), fazendo parte de um retrato feito com base em estatísticas oficiais e outros indicadores, na véspera do Dia Internacional da Juventude. Esta geração representa cerca de um terço dos desempregados e metade dos emigrantes permanentes.

    Em 2011, residiam em Portugal 1 milhão e 800 mil jovens, menos quase meio milhão do que em 2011. Este número equivale a uma decréscimo de 21,4% desta população, que nunca esteve tão pouco representada na pirâmide etária nacional. Se, em 1960, as pessoas entre os 15 e os 29 anos eram 23,9% dos residentes – um número que se manteve praticamente estável até 2001 –, hoje valem apenas 17,1%, menos de um quinto da população.

    “A diminuição do número de jovens é um dos indicadores do fenómeno do envelhecimento que atinge a população portuguesa e reflete a redução continuada do número de nascimentos verificada em Portugal”, sublinha o INE na publicação divulgada esta segunda-feira no seu portal da internet.

    Entre 2001 e 2011, este fenómeno foi transversal a todo o país. Só em seis concelhos o número de jovens aumentou neste período: Santa Cruz (Madeira), Montijo, Albufeira, Mafra, Ribeira Grande e Lagos.

    Antecipando o Dia Internacional da Juventude, que se assinala esta terça-feira, o INE divulgou um documento em que agrega indicadores referentes à população entre os 15 e os 29 anos, tendo por base os Censos de 2011 e outras estatísticas publicadas ao longo dos últimos anos. Os números mostram um peso significativo dos jovens entre o contingente de desempregados e de emigrantes do país.

    Segundo o INE, em 2012 emigraram 53 mil jovens de Portugal. Destes, cerca de 26 mil fizeram-no de forma permanente, o que representa metade do total de emigrantes permanentes do país. A relevância dos jovens neste contingente de migrantes aumentou 14,5 pontos percentuais face ao ano anterior. No mesmo período houve ainda 27 mil jovens que emigraram de forma temporária (39% do total nacional).

    Esta geração representa 32% dos desempregados em Portugal. Na população empregada, a participação deste grupo etário é bastante mais reduzida, representando apenas 15,5% do total. Assim, a taxa de desemprego dos jovens dos 15 aos 29 anos é de 26,3%, quase o dobro da taxa de desemprego total (14,8%).

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      (CONTINUA)

      Jovens ganham cada vez menos
      Ainda no mercado de trabalho, o INE mostra como os jovens ganham cada vez menos em comparação com outros grupos etários, quando trabalham por conta de outrem. O rendimento salarial médio mensal líquido da actividade principal dos jovens trabalhadores foi, em média, entre 2011 e 2013, inferior em 23,2% ao da generalidade dos trabalhadores por conta de outrem. Enquanto a população com menos de 30 anos ganha 622 euros, os colegas mais velhos recebem 810. “Esta diferença tem vindo a agravar-se sucessivamente desde 2002”, sublinha o relatório do INE. Há uma década, a diferença salarial média era de apenas 13,5%.

      As dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e as desigualdades para aqueles que conseguem ter emprego contribuem, em parte, para outra realidade sublinhada pelas estatísticas oficiais: um quarto da população entre os 16 e os 24 anos encontra-se em risco de pobreza. De acordo com o INE, cerca de 25,6% dos jovens desta faixa etária residia em agregados familiares com um rendimento abaixo da linha de pobreza.

      O retrato dos jovens traçado pelo INE destaca outros indicadores para esta geração, como um aumento dos níveis de qualificação — a percentagem de jovens com curso superior passou de 8,3%, em 2001, para 14,9%, em 2011 —, de utilização do computador e Internet (98%) e de conhecimentos em línguas estrangeiras (80% conhece pelo menos um outro idioma além do português).

      Os jovens também casam cada vez mais tarde e aumentou o número dos que vivem com os pais até aos 30 anos: em 2011, 68,3% residia com pelo menos um dos pais, ao passo que 21,5% tinha constituído a sua própria família.»

      (ENVIADO POR PA/DI)

      Eliminar
  24. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN(118)]

    ???

    «DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

    Portugal perdeu quase meio milhão de jovens numa década
    (por Patrícia JesusHoje)

    O número de jovens entre os 15 e os 29 anos reduziu-se em quase meio milhão em Portugal, na última década. Entre 2001 e 2011, a população jovem diminuiu em 302 dos 308 municípios portugueses.

    Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e mostram que, apesar da população ter aumentado de forma ligeira (cerca de 2%) entre 2001 e 2011, o número de jovens sofreu uma redução bastante significativa: o decréscimo foi de -21,4%.

    A queda reflete "a redução continuada do número de nascimentos verificada em Portugal", mas também a emigração da população mais jovem. Em 2012 estima-se que 26 mil tenham emigrado de foma permanente (50% do total) e 27 de forma temporária (39%).

    A diminuição do número de jovens foi mais expressiva no interior do País, com alguns municípios a sofrerem perdas superiores a 40%.

    Apenas seis viram a população jovem entre os 15 e os 29 anos aumentar, destacando-se o município de Santa Cruz na Região Autónoma da Madeira com um crescimento de 13,9%. Os outros foram Montijo, Albufeira, Mafra, Ribeira Grande, nos Açores, e Lagos.

    O INE divulga estes dados por ocasião do Dia Internacional da Juventude, que se celebra amanhã, terça-feira. Na caracterização da população jovem em Portugal o INE destaca que, "apesar do aumento do nível de ensino e das qualificações, a situação económica dificulta a inserção dos jovens no mercado de trabalho (em que a taxa de desemprego jovem é quase o dobro da taxa de desemprego total)" que "estas dificuldades condicionam e adiam a decisão dos jovens em constituir família e sair de casa dos pais."»

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  25. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO MUNICIPIO DE TAROUCA(11/8)]

    ???

    «foto de Municipio de Tarouca - Eventos. (3 h)

    ENTRADA LIVRE NA PISCINA ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

    Procurando ir de encontro aos interesses dos jovens do Concelho, o Município de Tarouca vai assinalar o Dia Internacional da Juventude, terça-feira, 12 de agosto, com entrada gratuita nas piscinas municipais ao ar livre.

    A iniciativa destina-se aos jovens dos 6 aos 30 anos, devendo os interessados apresentar o cartão de cidadão à entrada das piscinas.

    A ideia de criar condições para proporcionar aos jovens um dia diferente surge da relevância que este executivo atribui à juventude e ao acesso igualitário aos equipamentos desportivos.

    (IN MT/ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  26. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO CORREIO DA MANHÃ(11/8)]

    ???

    «Educação Mais de 500 vagas para dar aulas nos centros do IEFP não foram ocupadas

    Segundo dados da DGAE, apenas 192 vagas foram preenchidas.

    (Hoje, 18h52)

    O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriu um concurso com 750 vagas para professores darem aulas nos centros de emprego, mas foram ocupados apenas 192 lugares, segundo dados da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE).

    Em maio, o IEFP abriu um concurso destinado a docentes dos quadros, do ensino básico e secundário, que deveriam começar a lecionar nos centros de emprego do contiente já em setembro. No entanto, segundo as listas de colocados, divulgadas no sítio da DGAE na internet, foram preenchidas apenas 192 vagas.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/mais-de-500-vagas-para-dar-aulas-nos-centros-do-iefp-nao-foram-ocupadas»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  27. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DE NOTÍCIAS/NOTÍCIAS AO MINUTO(10/8)]

    ???

    «Novidade Rentrée do CDS será com 'escola de quadros'

    A rentrée do CDS será feita com uma novidade: uma ‘escola de quadros’, noticia o Diário de Notícias.

    [[POLÍTICA Rentrée do CDS será com 'escola de quadros' DR
    07:42 - 10 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Depois das festas, das universidades e dos fóruns, há uma novidade na reentrée política, por conta do CDS. Conta o Diário de Notícias que o arranque oficial do partido será feito com uma ‘escola de quadros’ para os jovens militantes.

    PUB

    O modelo de ‘aulas’ desta escola será semelhante ao das universidades de verão, que PSD e PS já têm vindo a organizar nos últimos anos. Mas no caso do CDS há uma escolha clara: o de marcar esta ‘escola de verão’ para o mais próximo possível do arranque do novo ano parlamentar.

    Esta ‘escola de quadros’ está marcada para 11 a 14 de setembro, num hotel de Peniche. O facto de o partido estar a celebrar a sua quarta década de existência terá também motivado esta aposta na formação dos quadros mais jovens do partido.»»

    (ENVIADO POR:A.M:)

    ResponderEliminar
  28. [TRAZIDO DO FB:LUSA/NOTÍCIAS AO MINUTO(12/8)]

    ???

    «Candidato António Costa diz que ninguém pode pensar que "é dono do PS"

    O candidato à primárias socialistas António Costa disse hoje que ninguém pode pensar que "é dono do PS", considerando que as propostas do partido são as do conjunto do PS e não apenas as propostas do secretário-geral.

    [POLÍTICA António Costa diz que ninguém pode pensar que é dono do PS Lusa 15:01 - 12 de Agosto de 2014 | Por Lusa]

    "Ninguém pode ter a ideia de que é dono do PS. Acha que as propostas do PS são as propostas do secretário-geral do PS? As propostas do PS são as propostas do conjunto do partido e não só as propostas do secretário-geral do PS", afirmou António Costa, quando questionado sobre as acusações do seu adversário nas primárias socialistas, António José Seguro, de que as suas propostas são apenas uma "imitação" daquilo que já foi apresentado.

    PUB

    Sublinhando que o PS "tem de se diferenciar do atual Governo e não de si próprio", o também presidente da Câmara de Lisboa disse não querer entrar no "campeonato de quem propôs o quê", mas recordou que a proposta socialista de aumento do salário mínimo resultou precisamente de uma proposta sua.

    "A minha preocupação não é diferenciar-me do PS, a minha ambição é representar o PS", acrescentou, lamentando que algumas pessoas concentrem mais energias em combatê-lo a si do que ao próprio Governo de maioria PSD/CDS-PP.

    António Costa lembrou também que existem muitas diferenças entre o que o PS tem proposto e a prática, sustentando que "infelizmente o PS nos últimos anos diferenciou-se do atual Governo sobretudo por propor que o Governo fosse mais devagar ou que a dose fosse menor".

    "Isso fragilizou a apresentação do PS como uma alternativa na sociedade portuguesa", referiu, sublinhando que "apresentar uma alternativa não é apresentar 80 medidas, apresentar uma alternativa é ter uma visão estratégica, é ter um programa, não é só falar em crescimento e emprego, é apresentar um programa para alterar o ciclo económico e para ser capaz de se gerar emprego".

    António Costa criticou a postura da atual direção do PS, considerando que apenas se conformou com o resultado que teve as eleições europeias "porque verdadeiramente não tem a ambição de ser uma alternativa, tem simplesmente a ambição de ser uma alternância fazendo ligeiramente diferente daquilo que tem sido feito até agora".

    "Essa grande maioria de 73% dos portugueses que já se formou contra o atual governo, o que pede ao PS é que o PS seja capaz de agregar esta maioria do contra numa maioria do Governo e que seja capaz de uma criar alternativa", disse.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  29. [TRAZIDO DO FB:NOT+ICIAS AO MINUTO(12/8)]

    ???

    «Moção de candidatura O "compromisso" de Costa para uma "sociedade decente"

    “Alternativa” e “compromisso” foram palavras que marcaram o discurso de António Costa na apresentação da sua moção de candidatura à liderança do partido, no Largo do Rato.

    [POLÍTICA O compromisso de Costa para uma sociedade decente DR
    12:30 - 12 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    António Costa apresentou hoje, a partir da sede do PS, no Largo do Rato, a sua moção de candidatura à liderança do partido. “Alternativa” e “compromisso” marcaram o discurso do candidato, que apelou “capacidade de gerar compromissos” para consolidar uma “sociedade decente”.

    PUB

    Na perspetiva do candidato socialista, “a democracia é o regime do compromisso e o PS não deve ter medo dos compromissos” e que a incapacidade de gerar compromissos é que deve ser vista como “um problema e identidade”.

    No seu discurso de apresentação, Costa deixou também uma pequena ‘farpa’ ao seu rival nas primárias pela liderança do PS, António José Seguro: “não é produzindo 80 medidas que se afirma uma alternativa”, disse, aludindo ao ‘Contrato de Confiança’, um guião com medidas dos socialistas que foi apresentado há poucos meses pelo próprio Seguro.

    Sobre a moção, Costa considera que esta se suporta em “três pilares”, nomeando de seguida uma “agenda para década”, tendo em vista focar recursos do país nas necessidades mais urgentes, um programa de recuperação económica que permita travar o “retrocesso social” e permitir o crescimento económico e ainda nova atitude no seio da União Europeia, que contrarie a tendência de um Norte ‘rico’ e um Sul da Europa ‘pobre’.

    "A condição tem de ser a contratação de jovens a tempo inteiro", frisou, considerando que desta forma se estará igualmente a "ajudar à modernização do tecido empresarial".

    O ainda presidente da Câmara Municipal de Lisboa defendeu também a importância de um “Estado Social sustentável”, de um “capitalismo regulado”, de um Estado “promotor de investimentos de longo prazo”, a revisão da lei eleitoral “de forma a termos mais próximos” eleitos e eleitores e ainda o combate à “precarização”, algo que considera estar intimamente ligado ao atual “défice demográfico” de Portugal.»

    (ENVIADO POR:A.M)

    ResponderEliminar
  30. [TRAZIDO DO FB:LUSA/NOTÍCIAS AO MINUTO(12/8)]

    ???

    «Partido Socialista Seguro acusa Costa de 'copiar' as suas propostas e as do Governo

    O secretário-geral socialista, António José Seguro, acusou hoje o seu adversário às eleições primárias do PS, António Costa, de "copiar as propostas" da atual direção do partido e também as do Governo.

    [PAÍS Seguro acusa Costa de 'copiar' as suas propostas e as do Governo Global Imagens 22:56 - 12 de Agosto de 2014 | Por Lusa]

    "São as propostas e o discurso que temos vindo a fazer nos últimos três anos", disse António José Seguro, em Góis, adiantando que António Costa retoma igualmente algumas propostas do executivo de Pedro Passos Coelho.

    PUB

    Para o líder do PS, "quem anda atrás do Governo é mesmo o António Costa", por ter apresentado agora, por exemplo, "um plano de reforma a tempo parcial" já anunciado pelo executivo há meio ano.

    "É ele que anda a copiar as propostas", das quais "noventa por cento" o próprio secretário-geral e a direção do PS "têm apresentado nestes três anos", sublinhou.

    As propostas de António Costa "têm a ver com União Europeia, com o crescimento económico, com a prioridade a dar às questões sociais e parar com a austeridade", acrescentou António José Seguro, que visitou esta noite o município de Góis, liderado pela socialista Lurdes Castanheira, que o recebeu nos Paços do Concelho, antes de uma visita às iniciativas da Semana Cultural.

    A comentar, em declarações aos jornalistas, a conferência de imprensa realizada hoje pelo seu adversário às primárias, Seguro considerou que António Costa "fez um grande elogio à atividade do PS" nos últimos três anos.

    "Quero aproveitar para o cumprimentar pelo elogio que me fez a mim, à direção do PS e a todos os militantes", disse, com alguma ironia.

    António Costa "não apresentou propostas e passou o tempo a criticar-me. Os portugueses julgarão (...), já estão a separar o trigo do joio em relação ao que se passa no PS", referiu.

    O candidato às primárias socialistas António Costa disse hoje que ninguém pode pensar que "é dono do PS", considerando que as propostas do partido são as do conjunto do PS e não apenas as propostas do secretário-geral.

    Sublinhando que o PS "tem de se diferenciar do atual Governo e não de si próprio", o também presidente da Câmara de Lisboa disse não querer entrar no "campeonato de quem propôs o quê", mas recordou que a proposta socialista de aumento do salário mínimo resultou precisamente de uma proposta sua.

    Na sua intervenção, na Câmara Municipal, a presidente da autarquia criticou o encerramento de diversos serviços públicos no interior do país, como uma escola do seu concelho, frequentada por 24 alunos.

    Na resposta, o líder do PS apoiou as críticas de Lurdes Castanheira ao atual Governo, afirmando que, "quando um país se governa pelos critérios da quantidade", sem medidas eficazes no combate à desertificação, o interior corre o risco de se transformar "num grande lar de idosos, cercado por um batalhão de idosos".»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  31. [TRAZIDO DO FB:OBSERVADOR/NOTÍCIAS AO MINUTO(12/8)]

    ???

    «Marco António Costa "A bandeira de Passos é não voltar as costas aos portugueses"

    Marco António Costa afirmou, esta terça-feira, que independentemente da decisão do Tribunal Constitucional, o primeiro-ministro jamais virará as costas aos portugueses, noticia o Observador.

    [POLÍTICA A bandeira de Passos é não voltar as costas aos portugueses DR 22:09 - 12 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Perante a possibilidade de o Tribunal Constitucional (TC) voltar a chumbar os cortes nas pensões e nos salários da função pública, Marco António Costa assegurou que perante as dificuldades “a bandeira do primeiro-ministro é não voltar as costas aos portugueses”.

    PUB

    “Seja qual for a decisão do Tribunal Constitucional, o PSD é um partido da estabilidade e determinado a levar por diante a tarefa que os portugueses lhe confiaram”, afirmou ao Observatório.

    O porta-voz do partido ‘laranja’ diz que a decisão do TC, seja ela qual for, irá ser respeitada, negando-se a comentar quais serão as medidas substitutivas se isso se vier a confirmar.

    As declarações surgem depois de Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, ter afirmado que este Governo pode não ter condições para governar em caso de um chumbo do TC.

    Marco António Costa acrescentou, ainda, que lamenta o facto de o PS estar muito “virado para si próprio” impedindo que haja um Partido Socialista como um parceiro em projetos a médio e longo prazo»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  32. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(12/8)]

    ???

    «Socialistas apertam cerco a Guterres para candidatura presidencial

    [RITA BRANDÃO GUERRA 12/08/2014 - 12:38]

    Enquanto à esquerda se vive uma vaga de fundo pelo ex-primeiro-ministro, à direita multiplicam-se os presidenciáveis.


    [PS quer Guterres em Belém depois de Cavaco Silva, em 2016]

    "Seria um privilégio para o país poder ter o engenheiro António Guterres como Presidente da República"

    Seguro promete liderar primeiro Governo do século que não aumenta impostos
    “António Costa deve cumprir o seu mandato para o qual os lisboetas o elegeram”
    Jorge Coelho regressa aos discursos em comícios socialistas

    A campanha por Santana Lopes à Presidência já começou no Facebook
    Vice-presidente do PSD diz que Santana “tem todas as condições” para ser Presidente

    Mário Soares, António José Seguro, António Costa e agora Jorge Coelho integram um único coro: António Guterres seria um excelente Presidente da República.

    Em entrevista à RTP, na segunda-feira à noite, Jorge Coelho, que tem agora a responsabilidade de presidir à comissão eleitoral das primárias do PS, exprimiu publicamente o que se podia adivinhar. O ex-primeiro ministro socialista é o seu candidato presidencial para 2016. “Seria das muito poucas coisas que me faria sair da vida que tenho hoje (…) Numa luta dessas estaria com grande vontade e com grande prazer ao lado dele porque acho que o país ficaria com um excelente Presidente da República”, disse.

    Coelho, o homem forte do ex-primeiro-ministro, junta-se assim a um coro de figuras de primeira linha do PS. O militante número um, Mário Soares, já disse que “só há um candidato de peso às presidenciais”.

    “Para a nossa esquerda não há outro. Guterres é o melhor", afirmou ao Expresso no mês passado.

    Seja quem for o próximo secretário-geral do PS, depois das eleições primárias a 28 de Setembro, António José Seguro e António Costa concordam que o actual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, cargo que deve exercer até 2015, seria o homem ideal para suceder a Cavaco Silva no Palácio de Belém.

    “Acho que seria um privilégio para o país poder ter o engenheiro António Guterres como Presidente da República. (…) Se tivesse que escolher, creio que era seguramente o melhor que a esquerda poderia ter”, disse Costa ao PÚBLICO no final do mês passado.

    Logo de seguida, Seguro afirmou também ao PÚBLICO: “António Guterres, se quiser ser candidato a Presidente, estou convencido que receberá o apoio da esmagadora maioria, não só dos socialistas, mas de muitos cidadãos portugueses. António Guterres tem todas as condições para ser um grande Presidente da República.”

    Enquanto à esquerda se vive esta vaga de fundo por Guterres, à direita multiplicam-se os presidenciáveis. Apesar da direcção social-democrata de Pedro Passos Coelho já ter dado sinais públicos sobre a sua preferência por Pedro Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso e Rui Rio são nomes que agradam a sectores do PSD.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  33. IDEM(sem os textos laterais)

    «Socialistas apertam cerco a Guterres para candidatura presidencial

    Mário Soares, António José Seguro, António Costa e agora Jorge Coelho integram um único coro: António Guterres seria um excelente Presidente da República.

    Em entrevista à RTP, na segunda-feira à noite, Jorge Coelho, que tem agora a responsabilidade de presidir à comissão eleitoral das primárias do PS, exprimiu publicamente o que se podia adivinhar. O ex-primeiro ministro socialista é o seu candidato presidencial para 2016. “Seria das muito poucas coisas que me faria sair da vida que tenho hoje (…) Numa luta dessas estaria com grande vontade e com grande prazer ao lado dele porque acho que o país ficaria com um excelente Presidente da República”, disse.

    Coelho, o homem forte do ex-primeiro-ministro, junta-se assim a um coro de figuras de primeira linha do PS. O militante número um, Mário Soares, já disse que “só há um candidato de peso às presidenciais”.

    “Para a nossa esquerda não há outro. Guterres é o melhor", afirmou ao Expresso no mês passado.

    Seja quem for o próximo secretário-geral do PS, depois das eleições primárias a 28 de Setembro, António José Seguro e António Costa concordam que o actual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, cargo que deve exercer até 2015, seria o homem ideal para suceder a Cavaco Silva no Palácio de Belém.

    “Acho que seria um privilégio para o país poder ter o engenheiro António Guterres como Presidente da República. (…) Se tivesse que escolher, creio que era seguramente o melhor que a esquerda poderia ter”, disse Costa ao PÚBLICO no final do mês passado.

    Logo de seguida, Seguro afirmou também ao PÚBLICO: “António Guterres, se quiser ser candidato a Presidente, estou convencido que receberá o apoio da esmagadora maioria, não só dos socialistas, mas de muitos cidadãos portugueses. António Guterres tem todas as condições para ser um grande Presidente da República.”

    Enquanto à esquerda se vive esta vaga de fundo por Guterres, à direita multiplicam-se os presidenciáveis. Apesar da direcção social-democrata de Pedro Passos Coelho já ter dado sinais públicos sobre a sua preferência por Pedro Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso e Rui Rio são nomes que agradam a sectores do PSD.»

    ResponderEliminar
  34. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(11/8)]

    ???

    «Valeu a pena pedir revisão dos exames para a maioria dos alunos

    Valeu a pena pedir revisão dos exames para a maioria dos alunos
    ANA HENRIQUES 11/08/2014 - 22:08
    Mais de 70% das provas da primeira fase que foram alvo de reapreciação viram a nota subir.


    Resultados das reapreciações das provas da 1.ª fase já são conhecidos RUI GAUDÊNCIO
    0





    TÓPICOS
    Ministério da Educação
    Exames
    Educação
    Alunos
    A revisão de exames do secundário compensou a larga maioria dos estudantes que a pediram: 73% das 7081 provas da primeira fase que foram alvo de reapreciação viram a nota subir, enquanto a descida de classificação apenas atingiu 10% dos exames.

    Assim, de um total de 321.850 provas realizadas na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, 5180 registaram, por via da revisão, uma nota superior à inicial, e 691 uma nota inferior. Em 17% dos casos a classificação manteve-se. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação, as disciplinas com maior número de pedidos de reapreciação foram Português, com 2241, Biologia e Geologia, com 1280, e Física e Química A, com 1085.

    Ao longo dos últimos anos, a percentagem de pedidos de revisão tem variado entre 1,5% e 3% do total das provas, e desta vez isso não foi excepção: as solicitações de reapreciação corresponderam a 2,2% dos exames efectuados.

    Quanto às provas finais do ensino básico, foram reapreciadas 1187 provas, o que representa 0,2% das 612.395 provas efectuadas, percentagem idêntica à do ano anterior. Em 980 delas verificou-se uma subida da classificação (82% do total de reapreciações), em 127 a manutenção da nota (11%) e em 80 uma descida da classificação (7%).

    Este ano as classificações médias dos exames nacionais do ensino secundário nas três disciplinas com maior número de inscritos subiram, com as notas de Português e Biologia e Geologia a atingirem um resultado positivo, ao contrário do que tinha acontecido no ano passado. Os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais mostram uma melhoria generalizada dos resultados dos alunos, com excepções em disciplinas como Matemática, História e Economia. Também no 9.º ano a classificação média das provas nacionais subiu neste ano lectivo, não só a Português como a Matemática.


    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  35. IDEM

    «Valeu a pena pedir revisão dos exames para a maioria dos alunos

    A revisão de exames do secundário compensou a larga maioria dos estudantes que a pediram: 73% das 7081 provas da primeira fase que foram alvo de reapreciação viram a nota subir, enquanto a descida de classificação apenas atingiu 10% dos exames.

    Assim, de um total de 321.850 provas realizadas na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, 5180 registaram, por via da revisão, uma nota superior à inicial, e 691 uma nota inferior. Em 17% dos casos a classificação manteve-se. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação, as disciplinas com maior número de pedidos de reapreciação foram Português, com 2241, Biologia e Geologia, com 1280, e Física e Química A, com 1085.

    Ao longo dos últimos anos, a percentagem de pedidos de revisão tem variado entre 1,5% e 3% do total das provas, e desta vez isso não foi excepção: as solicitações de reapreciação corresponderam a 2,2% dos exames efectuados.

    Quanto às provas finais do ensino básico, foram reapreciadas 1187 provas, o que representa 0,2% das 612.395 provas efectuadas, percentagem idêntica à do ano anterior. Em 980 delas verificou-se uma subida da classificação (82% do total de reapreciações), em 127 a manutenção da nota (11%) e em 80 uma descida da classificação (7%).

    Este ano as classificações médias dos exames nacionais do ensino secundário nas três disciplinas com maior número de inscritos subiram, com as notas de Português e Biologia e Geologia a atingirem um resultado positivo, ao contrário do que tinha acontecido no ano passado. Os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais mostram uma melhoria generalizada dos resultados dos alunos, com excepções em disciplinas como Matemática, História e Economia. Também no 9.º ano a classificação média das provas nacionais subiu neste ano lectivo, não só a Português como a Matemática.»

    (ENVIADO POR:A.M:)

    ResponderEliminar
  36. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(14/8)]

    A ÚLTIMA DECISÃO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

    «Constitucional só aceita cortes de salários em 2014 e 2015

    (Última atualização hoje às 20:30, )

    Tribunal Constitucional declara inconstitucional Contribuição de Sustentabilidade. TC decidiu não analisar nova fórmula de atualização das pensões por falta de elementos.

    O Tribunal Constitucional declarou hoje constitucional a norma que estabelece os corte salariais no setor público nos anos de 2014 e 2015 e mas declarou inconstitucionais reduções nos anos de 2016 a 2018.

    Desta forma, o TC viabiliza a proposta do Governo de cortes salariais na Função Pública nos moldes em que estes foram originalmente aplicados entre 2011 e 2013 e que abrangem salários acima dos 1500 euros brutos, com cortes entre 3,5 por cento e 10 por cento. No entanto, não permite que os cortes continuem a partir de 2016.

    O Executivo pretende que a redução agora autorizada entre em vigor ainda este mês para que possa ser aplicada em setembro.

    No comunicado do acórdão é referido que, relativamente à aplicação dos cortes salariais, em valor reduzido, no ano de 2015, o Tribunal entendeu que apesar desse ano já se inserir «num patamar liberto do mesmo nível de constrangimentos das escolhas orçamentais que marcaram os anos de 2011 a 2014», a existência de um défice excessivo, que se segue a um período de assistência financeira, «ainda configura um quadro especialmente exigente, de excecionalidade, capaz de subtrair a imposição de reduções remuneratórias à censura do princípio de igualdade.»

    Quanto às normas que prevêem reduções salariais, os anos de 2016 a 2018, «em valores indeterminados, mas que poderão atingir 80% das reduções previstas para o ano de 2014», o Tribunal pronunciou-se pela sua inconstitucionalidade.

    Os juízes do 'Palácio Ratton' argumentam que, «perante a exigência de igualdade na repartição dos encargos públicos, não é constitucionalmente admissível que a estratégia de reequilibro das finanças públicas assente na diminuição de despesa, determine o prolongamento do sacrifício particularmente imposto às pessoas que auferem remunerações por verbas públicas durante aqueles anos».

    No outro ponto em análise, o Tribunal Constitucional considerou inconstitucionais duas normas do diploma que cria a Contribuição de Sustentabilidade, nomeadamente a que define o seu âmbito de aplicação e a sua fórmula de cálculo, por «violação do princípio da proteção de confiança».

    Com esta decisão, os pensionistas dos regimes públicos ficam livres da Contribuição de Sustentabilidade que deveria substituir em definitivo a atual Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES).

    O TC decidiu também não se pronunciar sobre a nova fórmula de atualização do valor das pensões por não ter elementos suficientes. Recorde-se que o Governo pretende, a partir de 2015, aplicar um novo factor de atualização do valor das pensões, fazendo-as depender de fatores como a inflação, o aumento da esperança de vida, a situação financeira do sistema pensionista e a evolução demográfica e económica.
    Artigo Parcial

    Relacionados

    TC: PSD diz que há margem para ultrapassar os problemas levantados
    Publicado hoje às 22:49
    TC: Governo procurará soluções «viáveis» e «justas», diz Paulo Portas
    Publicado hoje às 22:30
    Oposição satisfeita com decisão do Tribunal Constitucionalidade
    Publicado hoje às 22:03
    Chumbo do Constitucional abre buraco de 372 milhões de euros em 2015
    Publicado hoje às 20:42»

    (ENVIADO POR:PA/DI

    ResponderEliminar
  37. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (14/8)]

    POLITICA NACIONAL: INDICADORES ECONÓMICOS RELATIVOS AO 2º TRIMENTRE/2014!(pires de lima mostra-se satisfeito)

    «Pires de Lima diz que dados do crescimento da economia são "muito positivos" e expectáveis

    [14/08/2014 14:28:31 177 Visitas]

    Pires de Lima diz que dados do crescimento da economia são "muito positivos" e expectáveis

    O ministro da Economia considerou "muito positivos" os dados hoje conhecidos, que demonstram que a economia portuguesa cresceu 0,6% no segundo trimestre face ao primeiro e 0,8% face a igual período de 2013, números expectáveis para o Governo.

    "São números positivos e que estão dentro das nossas expectativas de crescimento. São dados positivos, que não surpreendem o Governo, porque o Governo sempre tem confiado muito na capacidade das empresas nacionais, dos empresários nacionais e dos gestores e trabalhadores nacionais", sublinhou António Pires de Lima, durante uma visita ao Porto de Setúbal.

    O ministro mostrou-se "satisfeito" com os dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, salientando o facto de estes números demonstrarem "um dos maiores crescimentos em toda a Europa", em cadeia.

    "É o terceiro trimestre consecutivo que a economia portuguesa apresenta crescimento homólogo, em linha, aliás, com as expectativas do Governo e do ministério da Economia", frisou o governante.

    Para Pires de Lima esta evolução positiva da economia portuguesa está assente em bases sólidas.

    "Este crescimento da economia portuguesa, que é muito positivo quando comparado com todos os outros países da Zona Euro, está alicerçado na economia real, em sectores transaccionáveis, quer na área dos bens, como na área dos serviços e do turismo, e está alicerçado num sentimento de confiança que se tem mantido na economia portuguesa", justificou o ministro da Economia.

    O governante elogiou a capacidade de competir da economia portuguesa, tanto ao nível da exportação de bens, como da exportação de serviços, e deu como exemplo o sector do turismo.

    "Os dados da evolução do turismo - também hoje conhecidos -, mostram um crescimento de 12% no primeiro semestre, sobre números que já eram recordes no primeiro semestre de 2013: tivemos mais dois milhões de dormidas face a igual período do ano passado", destacou Pires de Lima.

    O ministro da Economia disse ainda que é preciso continuar a trabalhar para sustentar os "dados positivos" hoje divulgados, nomeadamente atraindo investimento estrangeiro.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  38. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(15/8)]

    METEOROLOGIA:PREVISÃO DO TEMPO PRA ESTE FDS!:)

    «Sol e calor durante o fim de semana prolongado

    (Publicado hoje às 10:18)

    O Verão está de volta, pelo menos até segunda-feira. As temperaturas vão rondar os 30 graus neste fim de semana prolongado

    [A meteorologista Maria João Frada avança as previsões para os próximos três dias
    Maria João Frada diz que o calor é temporário, para a semana as temperaturas voltam a descer]

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o aumento da temperatura máxima para valores iguais ou superiores a 30 graus, subida dos valores da temperatura mínima que podem atingir os 20 graus, em especial nas regiões do interior, e diminuição dos valores da humidade relativa para valores da ordem dos 20 a 30 por cento.

    De acordo com o IPMA, o vento poderá soprar com intensidade durante o dia de sexta-feira, em especial nas regiões Norte e Centro.

    No entanto, as temperaturas voltam a descer no início da semana. A meteorologista Maria João Frada indica que «este cenário de tempo mais quente é muito temporário, porque a partir de segunda-feira vai quebrar-se a corrente de leste e vamos passar a ter novamente corrente de oeste, o que significa uma descida significativa das temperaturas máximas no litoral norte e centro, que depois na terça-feira se estende também ao interior».»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  39. [TRAZIDO DO FB:BLOG OLHO DE GATO(?)]

    ???

    «Fervenças *

    * Texto publicado hoje no Jornal do Centro

    Desde que viu o seu lugar em risco, António José Seguro pôs o PS em fervura máxima e quere-o assim durante o máximo de tempo possível. Não contente por ter atirado a solução da liderança para finais de Setembro, Seguro saiu-se agora com umas incendiárias e inúteis eleições para líderes transitórios das distritais. Para o ano, terá de haver nova escolha para esses lugares.

    Esta fervença segurista está a fazer estragos pelo país fora. No distrito de Viseu, João Azevedo, depois de alcançar umas nunca atingidas onze câmaras socialistas, preparava-se para uma reeleição tranquila e consensualizada. Teve azar. Apoiou Costa. Pagou o preço. Foi ebulido.

    (Fotografia Olho de Gato)

    A inesperada candidatura de António Borges — logo pressurosamente carimbada por Miguel Ginestal, chefe de gabinete de Seguro —, além de atropelar o desprevenido João Azevedo, trouxe para a luz a batalha que decorria na penumbra por um lugar elegível na lista de deputados das próximas legislativas. Àquele movimento "miguelista", Acácio Pinto tinha que responder. Respondeu indo a jogo.

    Ora, esta luta, além de inoportuna, parte de um equívoco. Será que os líderes distritais têm o mesmo poder sobre as listas de deputados que tinham antes? Não parece. Agora há primárias.

    Em entrevista a este jornal, António Borges (de um modo meio enrodilhado) e Acácio Pinto (mais claro) manifestaram preferência por uma escolha fechada a militantes. Uma escolha assim agrada ao aparelho mas é um tiro no pé.

    Ninguém compreenderá que, depois de o candidato socialista a primeiro-ministro ser escolhido em primárias abertas a militantes e simpatizantes, a escolha dos deputados seja feita de uma forma fechada.

    Resta dizer um óbvio: se o PS apresentar em Viseu acartadores das malas dos chefes, sem pensamento próprio nem vida fora da política, tem um dissabor nas urnas. Em 2015, pode dizer adeus ao terceiro deputado.

    Publicada por Joaquim Alexandre Rodrigues »

    (ENVIADO POR:A.M:)

    ResponderEliminar
  40. ???

    «Esta página Web não está disponível

    Menos
    A página Web em http://taroucando.blogspot.pt/2014/08/0poste-zero-arquivo-publico-do.html poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.»

    ResponderEliminar
  41. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(15/8)]

    POLITICA NACIONAL: RENTRÉE DO PSD!

    «Passos desafia PS a firmar reforma da Segurança Social antes das eleições de 2015


    O primeiro-ministro e líder do PSD desafiou o PS a firmar uma reforma da Segurança Social antes das eleições de 2015, que tenha também o «contributo dos socialistas».

    A jornalista Maria Augusta Casaca regista o repto lançado por Passos Coelho ao PS na festa do PSD no Pontal

    «Está na altura de dizer ao PS que estamos disponíveis antes das eleições para firmar uma reforma da Segurança Social que tenha o contributo do PS, dado que este é um problema nacional», desafiou Passos Coelho, sexta-feira à noite, na festa do PSD no Pontal, em Quarteira.

    Garantindo que até às eleições legislativas de 2015 o Governo não avançará com mais propostas para a reforma da Segurança Social, Passos Coelho propôs: «Ganhe quem ganhar as eleições, a seguir a 2015 faremos a reforma da Segurança Social que pudermos acordar daqui até às eleições».

    «Os pensionistas não merecem que todos os anos se esteja a tentar fazer o que os outros não deixam ou não consentem que se faça», frisou Pedro Passos Coelho, que falava na Festa do Pontal, em Quarteira, um dia depois do 'chumbo' do Tribunal Constitucional à contribuição de sustentabilidade.

    Sem nunca se pronunciar diretamente sobre essa decisão, Passos Coelho lembrou, contudo, que nos últimos anos o executivo de maioria PSD/CDS-PP tentou fazer «várias coisas seguindo orientações definidas por quem tem a capacidade de interpretar a justeza constitucional das lei», nomeadamente o aumento da idade da reforma, a convergência das pensões do setor público para o regime geral da Segurança Social ou a proposta de que uma parte da receita da Segurança Social pudesse advir «de um pequeno aumento da TSU e de um pequeno aumento do IVA».

    «Apresentámos uma reforma bastante lata de compromisso, em que aqueles que estão aposentados perderiam uma pequena parte da sua pensão e aqueles que não são pensionistas pagariam a outra parte, entre aqueles que vivem hoje e aqueles que vivam no futuro», recordou.

    Contudo, acrescentou, «há quem diga que isso não é uma verdadeira reforma, há quem pense que só há verdadeiras reformas» se não se mexer nos direitos adquiridos, apenas naqueles que estão em formação.

    «Ou seja, só os jovens e aqueles que estão hoje a começar a sua vida é que podem perder direitos, os outros não podem. É uma estranha forma de ver a equidade, é uma estranha forma de ver a solidariedade», declarou.

    Ainda sobre o desafio que deixou ao PS para um acordo sobre a reforma da Segurança Social, o primeiro-ministro e líder do PSD lembrou os sucessivos apelos do Presidente da República para que os partidos do 'arco da governação' cheguem a entendimentos sobre questões de interesse nacional.

    «O PS no meio da disputa interna em que se encontra, por certo irá encontrar tempo e oportunidade para dizer o que pensa», referiu.

    Ao longo do seu discurso na Festa do Pontal, que marca a 'rentrée' política dos sociais-democratas, Pedro Passos Coelho em momento algum se referiu o 'chumbo' do Tribunal Constitucional aos cortes dos salários do setor público para o período entre 2016 e 2018, que foi também anunciado na quinta-feira.
    Artigo Parcial

    Relacionados

    Costa: Sustentabilidade da Segurança Social não exige cortes nas pensões
    Publicado ontem às 20:40
    Seguro recusa convite de Passos sobre reforma da Segurança Social
    Publicado ontem às 19:01
    PCP acusa Passos de continuar percurso de cortes dos direitos laborais
    Publicado ontem às 17:52
    BE acusa Passos de ter mentido aos portugueses
    Publicado ontem às 12:36
    Segurança Social: Associação de Pensionistas e Reformados defende acordo mais alargado
    Publicado ontem às 10:23»

    ResponderEliminar
  42. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO NOTÍCIAS DE VILA REAL]

    ???

    «Região | 23-07-2014

    Prémio Douro Empreendedor premeia criatividade e dinamismo empresarial

    O Douro paisagem Património Mundial, as gentes e tradições que mantêm o território vivo e a inovação e dinamismo empresarial são o mote do concurso promovido pela rede de empreendedores da região do Douro e Trás-os-Montes. As candidaturas podem ser apresentadas até 10 de outubro.

    O Prémio Douro Empreendedor está de volta, este ano com cinco categorias a concurso, duas dirigidas a criativos na área do audiovisual, design e artes plásticas, uma a projetos de turismo internacional e duas a empresas da região. Este prémio, cuja primeira edição surpreendeu, com mais de 60 candidaturas em concurso, é lançado pela rede de empreendedores do Douro, iniciativa coordenada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

    Na vertente criativa, o prémio Douro Empreendedor pretende distinguir produções que valorizem e afirmem a riqueza paisagística, cultural e arquitectónica do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial, e de Trás-os-Montes. Esta categoria admite candidatos nacionais e estrangeiros, sendo que os trabalhos podem ser apresentados em formato de vídeo ou de cartaz, pretendendo-se um olhar criativo sobre o Douro enquanto experiência ou enquanto território de gentes e lugares de saberes e tradições que merecem ser contados.

    O vídeo da categoria “Douro Experiência” deverá ter uma duração até três minutos, e os trabalhos devem ser acompanhados de uma ”imagem capa” identificativa do mesmo e passível de ser usada na fase de comunicação. Para a elaboração do cartaz “Gentes e Aldeias do Douro”, com ou sem som associado, podem ser utilizados diversos materiais, devendo o projeto final ser acompanhado da respetiva imagem digital. Em ambas as categorias, devem acompanhar os trabalhos um texto com o descritivo, motivação e identificação de lugares num total máximo de 5000 carateres com espaços.

    Afirmação internacional do Douro
    Na vertente empresarial, o prémio promovido pela Rede EmpreenDouro apresenta este ano a nova categoria “Projetos de Turismo Internacional”, a qual pretende distinguir investimentos, na área do turismo no Douro, capazes de acrescentar valor económico aos recursos da região e de potenciar a afirmação do Douro como destino turístico internacional de qualidade. Nesta vertente são ainda mantidas as categorias “Novas Empresas” e “Empresas Inovadoras e Criativas”, dirigidas a projetos empresariais com menos de dois anos ou mais de dois anos, respetivamente.

    Com candidaturas a decorrer até 10 de outubro de 2014, o Prémio Douro Empreendedor conta com o patrocínio da EDP, sendo que o vencedor de cada uma das cinco categorias receberá um prémio monetário de quatro mil euros.
    As vertentes artísticas do prémio serão votadas online, após seleção por um júri dos 20 melhores trabalhos. João Machado, escultor e designer gráfico, e João Botelho, cineasta, fazem parte da equipa de pré-seleção dos trabalhos a serem sujeitos ao escrutínio do público. Este júri conta ainda com a colaboração do sector cultural da região, o qual será responsável pela exposição itinerante dos melhores trabalhos nos principais museus da região do Douro.

    Nas categorias do prémio referentes às empresas, a seleção será efetuada por um júri de 13 representantes institucionais integrantes da Rede Empreendouro seguida de um júri de premiação que decidirá os vencedores. Além do incentivo monetário, os finalistas e vencedores de cada categoria vão ser objecto de divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais, beneficiando também do acompanhamento e consultadoria gratuita das estruturas de apoio ao empreendedorismo da UTAD, do IPB e das restantes entidades da rede.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  43. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(17/8)]

    POLITICA NACIONAL:???

    «JSD 'Jotas' apelam a bom senso de Seguro e Costa

    Pedro Passos Coelho fez o convite ao Partido Socialista para tentar chegar a um consenso, antes das legislativas para 2015, para uma reforma para a Segurança Social. O PS, em disputa pela liderança do partido, respondeu, alinhado, ao primeiro-ministro. António Costa e José Seguro disseram “não”.

    Este domingo, diz a TSF, a JSD terá enviado uma carta a apelar aos socialistas para o ‘bom senso’ nesta questão.

    [POLÍTICA 'Jotas' apelam a bom senso de Seguro e Costa DR
    13:29 - 17 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    António Costa e António José Seguro alinharam posições. Ao convite de Pedro Passos Coelho para um debate na tentativa de chegar a acordo, antes das legislativas de 2015, sobre a reforma do sistema de Segurança Social português, disseram que não.

    PUB

    Face aos factos, a Juventude Social Democrata (JSD) pede este domingo, em carta enviada por email à presidente do PS, Maira de Belém Roseira, para que haja bom-senso para esta questão, tentando assim, por escrito, incentivar os deputados rosas a repensarem a decisão do seu líder

    «Fazemos um apelo para ela [Maria de Belém] colocar algum bom senso nas duas candidaturas às eleições do PS que, mais uma vez, não demonstram grande diferença entre si», afirmou o presidente da JSD, Hugo Soares.

    Relembre-se que após o anúncio de um novo chumbo do Tribunal Constitucional na passada semana, Pedro Passos Coelho assegurou que não iria promover, por si, uma nova iniciativa neste sentido, salientando que, todavia, esta questão terá de ser resolvida se se quiser assegurar a viabilidade do sistema de Segurança Social.»

    (ENVIADO POR:A.M)

    ResponderEliminar
  44. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(18/7)]

    ???

    «Mais de 36.500 pessoas já se inscreveram como simpatizantes do PS

    [SANDRA RODRIGUES , CARLOS DIAS e LEONETE BOTELHO 18/08/2014 - 07:22]

    Em pleno Agosto, a campanha interna do PS arrefeceu no terreno. Mas na internet já mais de 33 mil pessoas formalizaram a sua vontade em votar nas primárias de 28 de Setembro, além de 3500 que o fizeram presencialmente. Com a ajuda, em alguns casos, das bancas móveis de angariação de assinaturas.

    A pouco mais de um mês das eleições primárias para o candidato a primeiro-ministro do PS, a campanha de António José Seguro e António Costa está, neste momento, quase de férias. Os candidatos, que andam no terreno desde Junho, aproveitam para retemperar forças. Mas vão-se contando espingardas pelo país. E vai crescendo o número de simpatizantes inscritos para as eleições de 28 de Setembro: são já 36.500, revelou este domingo ao PÚBLICO o presidente da comissão eleitoral, Jorge Coelho.

    A maioria dos não-militantes que querem votar nas directas formalizou a sua intenção via internet: cerca de 33 mil, contra 3500 que o fizeram presencialmente, junto de estruturas do partido por todo o país. Em alguns casos, com a ajuda dos voluntários que, em bancas móveis, fazem propaganda por António Costa ao mesmo tempo que distribuem fichas de inscrição de simpatizantes.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  45. (CONTINUAÇÃO)

    Esta é uma originalidade da campanha do presidente da Câmara de Lisboa. Primeiro nos mercados da capital, estes postos móveis foram aparecendo um pouco por todo o país, aproveitando maiores concentrações de pessoas, seja no centro de Viseu, na praça Giraldo em Évora, ou na Feira do Marisco, em Olhão.

    A candidatura do actual secretário-geral parece apostar mais nas sessões de esclarecimento e nas acções de António José Seguro. Mas, neste meio de Agosto, também estas são esporádicas, com o líder de férias no litoral alentejano. António Costa também reduziu a actividade, mas ainda este fim de semana esteve nos Açores, onde conta com um apoio de peso: Carlos César, o histórico dirigente regional.

    Até 12 de Setembro, dia em que termina o prazo para inscrição de simpatizantes, é provável que este número ainda aumente. Depois será tempo para organizar e fechar os cadernos eleitorais, dos quais constam já os mais de 90 mil militantes do PS, tenham ou não quotas em dia.

    Bancas de rua no centro de Viseu
    É à porta do Mercado 2 de Maio, na Rua Formosa, em Viseu, que a candidatura de Apoio a António Costa vai, em pleno Agosto, mobilizando simpatizantes para as eleições primárias do PS a 28 de Setembro. Entre a estátua de Aquilino Ribeiro e a entrada para a praça da autoria de Siza Vieira, quem está na banca de rua vai metendo conversa com quem passa. Primeiro explica-se em que consiste o processo eleitoral, depois de que forma as pessoas podem participar e, por fim, é entregue uma ficha de inscrição. A mensagem: “É em nós que recai a escolha do primeiro-ministro de Portugal”.

    Para Alexandre Azevedo Pinto, responsável pela candidatura de António Costa na cidade de Viseu, a banca cumpre “bem a sua função”. “A maior parte das vezes até são as pessoas que nos abordam para tirar dúvidas como o local onde podem votar, se o podem fazer também nas juntas de freguesia, se sendo militante sem as quotas em dia pode à mesma ir votar”.

    Mais ou menos esclarecidos, alguns dos transeuntes levados pela curiosidade aproximam-se da banca, perguntam quais as propostas do candidato e acabam por levar a ficha de inscrição. “Eu levo-a, mas não quer dizer que me vá inscrever”, admite uma cidadã.

    As estratégias de recensear simpatizantes vão-se pensando e concretizando consoante a disponibilidade e a pertinência. A Candidatura de Apoio a António Costa, por exemplo, tinha inicialmente definido colocar uma banca de rua à porta da Feira de S. Mateus por onde passam, diariamente, milhares de pessoas, mas optaram por não seguir este caminho, pelo menos para já, uma vez que “a maioria das pessoas é emigrante e não estará em Portugal a 28 de setembro”.

    Mas, ainda assim, não há festa popular onde os apoiantes não estejam. “Quem não é visto não é lembrado”, avisa um militante.

    Para ir ao encontro de eleitores mais jovens, os socialistas, à semelhança do que António Costa tem feito em Lisboa, percorrem as zonas dos bares de Viseu. “Temos de tentar chegar a este público diferente que anda arredado do circuito político, muitas vezes por nossa própria culpa que não estamos presentes”, sublinha Alexandre Azevedo Pinto.

    Mais discreta, a candidatura de apoio a António José Seguro tem como estratégia, para já, a de recensear os independentes que concorreram nas últimas eleições pelo PS, através de sessões de esclarecimento.

    “Nos vários concelhos, estamos a estimular as pessoas a realizarem a sua inscrições electronicamente”, explica José Junqueiro, deputado na Assembleia da República, apoiante de José Seguro e porta-voz da campanha. “Para já estamos apenas a concentrar-nos nos esclarecimentos”.

    A maioria das dúvidas colocadas referem-se a quem pode votar a 28 de setembro e se com esta forma de eleição é garantida a equidade. Em resposta, José Junqueiro esclarece que “neste processo não há fantasmas, nem conspirações para inquinar cadernos eleitorais”. E remata: “Não são os filiados que dão as maiorias ou as minorias”.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  46. Esta é uma originalidade da campanha do presidente da Câmara de Lisboa. Primeiro nos mercados da capital, estes postos móveis foram aparecendo um pouco por todo o país, aproveitando maiores concentrações de pessoas, seja no centro de Viseu, na praça Giraldo em Évora, ou na Feira do Marisco, em Olhão.

    A candidatura do actual secretário-geral parece apostar mais nas sessões de esclarecimento e nas acções de António José Seguro. Mas, neste meio de Agosto, também estas são esporádicas, com o líder de férias no litoral alentejano. António Costa também reduziu a actividade, mas ainda este fim de semana esteve nos Açores, onde conta com um apoio de peso: Carlos César, o histórico dirigente regional.

    Até 12 de Setembro, dia em que termina o prazo para inscrição de simpatizantes, é provável que este número ainda aumente. Depois será tempo para organizar e fechar os cadernos eleitorais, dos quais constam já os mais de 90 mil militantes do PS, tenham ou não quotas em dia.

    Bancas de rua no centro de Viseu
    É à porta do Mercado 2 de Maio, na Rua Formosa, em Viseu, que a candidatura de Apoio a António Costa vai, em pleno Agosto, mobilizando simpatizantes para as eleições primárias do PS a 28 de Setembro. Entre a estátua de Aquilino Ribeiro e a entrada para a praça da autoria de Siza Vieira, quem está na banca de rua vai metendo conversa com quem passa. Primeiro explica-se em que consiste o processo eleitoral, depois de que forma as pessoas podem participar e, por fim, é entregue uma ficha de inscrição. A mensagem: “É em nós que recai a escolha do primeiro-ministro de Portugal”.

    Para Alexandre Azevedo Pinto, responsável pela candidatura de António Costa na cidade de Viseu, a banca cumpre “bem a sua função”. “A maior parte das vezes até são as pessoas que nos abordam para tirar dúvidas como o local onde podem votar, se o podem fazer também nas juntas de freguesia, se sendo militante sem as quotas em dia pode à mesma ir votar”.

    Mais ou menos esclarecidos, alguns dos transeuntes levados pela curiosidade aproximam-se da banca, perguntam quais as propostas do candidato e acabam por levar a ficha de inscrição. “Eu levo-a, mas não quer dizer que me vá inscrever”, admite uma cidadã.

    As estratégias de recensear simpatizantes vão-se pensando e concretizando consoante a disponibilidade e a pertinência. A Candidatura de Apoio a António Costa, por exemplo, tinha inicialmente definido colocar uma banca de rua à porta da Feira de S. Mateus por onde passam, diariamente, milhares de pessoas, mas optaram por não seguir este caminho, pelo menos para já, uma vez que “a maioria das pessoas é emigrante e não estará em Portugal a 28 de setembro”.

    Mas, ainda assim, não há festa popular onde os apoiantes não estejam. “Quem não é visto não é lembrado”, avisa um militante.

    Para ir ao encontro de eleitores mais jovens, os socialistas, à semelhança do que António Costa tem feito em Lisboa, percorrem as zonas dos bares de Viseu. “Temos de tentar chegar a este público diferente que anda arredado do circuito político, muitas vezes por nossa própria culpa que não estamos presentes”, sublinha Alexandre Azevedo Pinto.

    Mais discreta, a candidatura de apoio a António José Seguro tem como estratégia, para já, a de recensear os independentes que concorreram nas últimas eleições pelo PS, através de sessões de esclarecimento.

    “Nos vários concelhos, estamos a estimular as pessoas a realizarem a sua inscrições electronicamente”, explica José Junqueiro, deputado na Assembleia da República, apoiante de José Seguro e porta-voz da campanha. “Para já estamos apenas a concentrar-nos nos esclarecimentos”.

    A maioria das dúvidas colocadas referem-se a quem pode votar a 28 de setembro e se com esta forma de eleição é garantida a equidade. Em resposta, José Junqueiro esclarece que “neste processo não há fantasmas, nem conspirações para inquinar cadernos eleitorais”. E remata: “Não são os filiados que dão as maiorias ou as minorias”.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  47. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (19/8)]

    ???

    «BE é o primeiro partido a regressar ao activo

    (19/08/2014 09:41:32 82 Visitas)

    O Bloco de Esquerda (BE) promove entre 29 e 31 de Agosto o Fórum Socialismo 2014, que marca a 'rentrée' do partido, este ano o primeiro a regressar em pleno ao activo após as férias de Verão.

    Este ano há a particularidade de o PS não realizar a sua típica Universidade de Verão

    Exceptuando a Festa do Pontal do PSD, momento político a meio de Agosto onde nos últimos anos tem intervindo o líder do partido, o final do mês e o começo de Setembro marcam o regresso em pleno dos partidos após as férias de Verão.

    Este ano há a particularidade de o PS não realizar a sua típica Universidade de Verão, num momento em que António José Seguro e António Costa disputam o lugar de candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas legislativas. As primárias socialistas decorrem a 28 de Setembro.

    Entre 29 e 31 de Agosto o BE promove em Évora o Fórum Socialismo 2014 -- Debates para a Alternativa, com dezenas de painéis de temas variados.

    A abrir a iniciativa deste ano discute-se "Do que é que a esquerda não pode abdicar", por exemplo, e ao longo de três dias de trabalhos passarão pela cidade alentejana figuras como o ex-líder Francisco Louçã, o economista João Ferreira do Amaral e diversos dirigentes e deputados bloquistas.

    A abertura e o encerramento dos trabalhos serão feitos pelos coordenadores do partido, Catarina Martins e João Semedo.

    Já o PSD organiza entre 1 e 7 de Setembro a sua tradicional Universidade de Verão que se realiza desde 2003, sempre em Castelo de Vide.

    Os alunos são 100 jovens com uma média de idades de 23 anos, este ano, e esta é uma "iniciativa virada para a formação de jovens quadros", diz o eurodeputado Carlos Coelho, director da Universidade de Verão.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  48. (ONTINUAÇÃO)

    ???

    Este ano estarão presentes em Castelo de Vide diversos ministros, casos de Jorge Moreira da Silva, Miguel Poiares Maduro ou Maria Luís Albuquerque, o ex-líder social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa, o sociólogo António Barreto, e figuras da esquerda, como o socialista António Vitorino ou o líder do partido Livre, Rui Tavares.

    O encerramento estará a cargo do líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

    Nesse fim-de-semana de encerramento da Universidade de Verão social-democrata o PCP organiza a tradicional Festa do Avante!, que decorre entre 5 e 7 de Setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal.

    A 38.ª Festa do Avante! vai ter uma exposição sobre a "Revolução dos Cravos" de 1974 e outros espaços evocativos dos 100 e dos 75 anos sobre o início das duas grandes guerras mundiais, além do Espaço Ciência, este ano dedicado à temática da sexualidade.

    Tradicionalmente, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, abre na sexta-feira os trabalhos da Festa e encerra-os no domingo, numa 'rentrée' sempre marcada pela música e que contará, entre outros intérpretes e bandas, com Jorge Palma, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Camané, Buraka Som Sistema, The Legendary Tiger Man, Mind da Gap, OqueStrada, Dany Silva, Nu Soul Family, A Naifa, Cristina Branco ou Diabo na Cruz.

    O CDS-PP, por seu turno, assinala a sua 'rentrée' este ano com um encontro de militantes de 11 a 14 de Setembro, em Peniche, onde juntará sessões de formação aos dirigentes "mais jovens" à comemoração dos 40 anos do partido.

    De acordo com Diogo Feio, vice-presidente do partido, serão debatidos ao longo de quatro dias temas como o "papel do CDS dentro do quadro partidário português" e o modo como o partido vê o actual "texto constitucional", sem esquecer que o CDS "está no Governo".

    As "alterações sentidas na sociedade portuguesa" com diversas reformas nos últimos anos serão também analisadas no encontro, que acaba no domingo, 14 de Setembro, com uma intervenção do presidente do partido e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

    Destinado particularmente a jovens quadros com idades entre os 16 e os 30 anos, o ciclo de conferências e debates que assinala a 'rentrée' do CDS tem o nome de "Ideias com Futuro" e realiza-se num hotel em Peniche entre 11 e 14 de Setembro.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  49. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL (19/8)]

    ???

    «Candidaturas ao Estímulo Emprego começam quarta-feira

    (19/08/2014 20:52:08 1046 Visitas)

    Candidaturas ao Estímulo Emprego começam quarta-feira
    O período de candidatura à nova medida Estímulo Emprego começa quarta-feira, dando a possibilidade às empresas privadas de usufruir de apoio financeiro para contratar desempregados inscritos no Instituto do emprego e Formação Profissional (IEFP).


    Ao abrigo desta medida, as empresas, com ou sem fins lucrativos, que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos no IEFP podem receber 80% ou 100 % do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que corresponde a 419,22 euros.

    No caso de contratos a termo certo o apoio é atribuído por seis meses e extensível até 12 meses caso se tratem de contratos sem termo.

    De acordo com informação do Ministério da Solidariedade e do Emprego, as ofertas de emprego registadas entre os dias 25 de Julho e 19 de Agosto podem aceder ao Estímulo Emprego sem necessidade de procedimentos adicionais, desde que tenham manifestado a intenção de beneficiar deste apoio.

    "O Estímulo Emprego tem como objectivo apoiar os empregadores que celebrem novos contratos de trabalho, contribuindo para integração profissional de desempregados com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho", refere o Ministério.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  50. [TRAZIDO DO FB:JORNALSOL(?/8)]

    ???

    «MAI condecora Rui Rio

    (Sónia Graça Sónia Graça | 20/08/2014 13:01:57)

    (A distinção foi proposta pelo seu sucessor, Rui Moreira Foto: Ana Nabais/SOL)

    MAI condecora Rui Rio
    O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto foi condecorado com medalha de ouro pelos serviços prestados na área da protecção civil durante os três mandatos que cumpriu à frente da autarquia.


    A distinção foi proposta pelo seu sucessor, Rui Moreira, ao ministro da Administração Interna, que concordou com a homenagem e concedeu a Rui Rio a medalha (de ouro) de mérito de protecção e socorro.

    “O contínuo rejuvenescimento dos recursos humanos, o reequipamento do BSB, o protocolo assinado com a Autoridade Nacional de Protecção Civil e a criação de um departamento agregador na implementação da política municipal de protecção civil são exemplos (…) de uma estratégia para o sector que permitem salvaguardar um centro histórico qualificado como Património da Humanidade e uma Baixa de valor nacional inestimável”, lê-se no despacho assinado por Miguel Macedo e publicado hoje em Diário da República.

    sonia.graca@sol.pt»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  51. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO (20/8)]

    ???

    «PSD defende entendimento com o CDS para uma candidatura alternativa a Rui Moreira em 2017

    (MARGARIDA GOMES 20/08/2014 - 07:19)

    Democratas-cristãos, que apoiaram o actual presidente da Câmara do Porto, não fecham a porta a um eventual entendimento com o parceiro da coligação, mas dizem que ainda é cedo para discutir as autárquicas.


    [considera que Rui Moreira é o chairman da Câmara do Porto e Manuel Pizarro o CEO (administrador executivo) ADRIANO MIRANDA]


    À mesa com Moreira, Capucho e Carmona, Marco Almeida defende primárias no PSD e CDS

    Líder do CDS-Porto acusa novo director do Rivoli de "ignorância" e "arrogância"

    Oposição vê motivos políticos na saída de Daniel Bessa da Assembleia Municipal do Porto

    PSD-Porto corrige Marco António e diz que é oposição no Porto

    Um independente sucede a Daniel Bessa na presidência da Assembleia Municipal do Porto

    O laboratório do Porto está a aquecer

    Onze meses após a eleição do independente Rui Moreira, o PSD começa a pensar numa candidatura alternativa ao actual presidente da Câmara do Porto. As próximas eleições autárquicas só vão realizar-se em 2017, mas PSD entende que esta é a altura para começar a preparar o próximo combate e bater-se-á para encontrar um candidato forte que protagonize uma candidatura que envolva também o CDS.

    “Gostaria que houvesse condições políticas no futuro para que o PSD e o CDS se entendessem e tivessem um relacionamento político normal como sempre tiveram na cidade do Porto”, declarou ao PÚBLICO o presidente da comissão política concelhia do PSD, Miguel Seabra. “Estamos juntos no Governo, estivemos juntos nas recentes eleições para o Parlamento Europeu e faria sentido que no futuro CDS e PSD se entendessem relativamente às eleições autárquicas”, defendeu Miguel Seabra.

    O CDS não fecha a porta a uma eventual coligação com o parceiro do Governo para a Câmara do Porto, todavia, considera que é um pouco cedo para o partido se concentrar já na questão das autárquicas. Até porque o CDS foi o único partido que apoiou a candidatura de Rui Moreira ao Porto. No entanto, fonte do CDS-Porto declarou que o parceiro natural dos democratas-cristãos é o PSD. “Com muito mais facilidade fazemos um entendimento com o PSD pré-eleitoral para governar a Câmara do Porto do que com o PS”, disse a mesma fonte, convicto de que Rui Moreira será de novo candidato em 2017.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUA)

      Eleito sem maioria absoluta, Rui Moreira optou por fazer um acordo com o PS com duração de quatro anos que “visa garantir a governabilidade estável, eficiente e competente na cidade do Porto e, mais especificamente, na Câmara Municipal do Porto, na assembleia municipal e nas juntas de freguesia”. Mas no executivo houve quem reprovasse a opção do presidente e pouco depois começavam as primeiras desavenças.

      O primeiro ano de mandato de Rui Moreia tem nota negativa para o PSD, que considera que o “presidente está a cometer um erro político" ao entregar a gestão da autarquia ao primeiro vereador socialista no executivo, Manuel Pizarro.

      Fonte socialista rejeita as acusações e afirma: “O PS para cada problema tenta encontrar uma solução, o mesmo não acontece com alguns vereadores que arranjam problemas e não soluções”.

      “Notoriamente, Manuel Pizarro está muito mais por dentro das coisas e tem um pelouro [Habitação e Acção Social] com muita visibilidade e, nessa perspectiva, podemos dizer que temos um chairman na lógica de uma empresa e um CEO, que é o administrador executivo, que é Manuel Pizarro”, afirma o vereador independente eleito na lista do PSD, Ricardo Valente.

      Existe o receio de que se venha a acentuar o clima de crispação que se instalou entre o presidente e seus vereadores Guilhermina Rego e Sampaio Pimentel, que integraram o executivo de Rui Rio.

      Sampaio Pimentel, número dois no executivo, é acusado de ter posições “muito radicais” e esta posição têm-lhe valido algumas desautorizações, mas o vereador do CDS não pretenderá desviar-se um milímetro que seja das suas convicções políticas. O episódio mais recente tem a ver com as salas de consumo assistido, um tema que a autarquia está a estudar, mas que merece a total reprovação do autarca do CDS.

      Há pouco mais de uma semana estalou uma nova polémica relacionada com a nomeação do coreógrafo Tiago Guedes para director de programação do Teatro Municipal, que inclui o Rivoli e o Teatro do Campo Alegre. Neste caso, a despesa foi feita pelo presidente da distrital do CDS-Porto, Álvaro Castello-Branco.

      As declarações do ex-vice-presidente de Rui Rio e actual administrador da Águas de Portugal desagradaram profundamente a Rui Moreira que acabaria por desmarcar uma reunião que tinha agendado com Castello-Branco para o dia seguinte.

      Em declarações à Lusa, Castello-Branco acusou o recém-nomeado director de programação de “arrogância” pelas “considerações políticas” que fez enquanto trabalhador “avençado da Câmara Municipal do Porto”. Em causa está a entrevista de Tiago Guedes ao PÚBLICO na qual afirmou que o Teatro Rivoli “não tem sido bem cuidado” e foi deixado “em muito mau estado pelo Filipe La Féria”. Na altura, criticou a “inexistência de uma política cultural” na cidade nos últimos anos.

      Em cima da mesa está agora a privatização da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, um assunto que também não é pacífico a nível do executivo. Há vereadores que consideram que a câmara decidiu concorrer porque uma vez mais Pizarro convenceu o presidente. Para alguns, “a privatização da STCP representa um embaraço gigantesco para o Governo, mas sobretudo para o CDS", porque o assunto está sob a tutela do ministro Pires de Lima.

      O PÚBLICO tentou contactar Rui Moreira, sem sucesso.»

      (ENVIADO POR:PA/DI)

      Eliminar
    2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: AS NOTÍCIAS QUE SE SEGUEM NÂO FAZEM PARTE DA NOTÍCIA DO TEXTO:

      «À mesa com Moreira, Capucho e Carmona, Marco Almeida defende primárias no PSD e CDS

      Líder do CDS-Porto acusa novo director do Rivoli de "ignorância" e "arrogância"

      Oposição vê motivos políticos na saída de Daniel Bessa da Assembleia Municipal do Porto

      PSD-Porto corrige Marco António e diz que é oposição no Porto

      Um independente sucede a Daniel Bessa na presidência da Assembleia Municipal do Porto

      O laboratório do Porto está a aquecer»

      A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

      Eliminar
  52. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO CDS/PP DE TAROUCA]

    ???

    «partilhou a foto de Cds-pp Tarouca Cds.

    Eleição para a Comissão Politica Concelhia do CDS-PP Tarouca

    No próximo dia 6 de setembro de 2014, entre as 14h e as 16h, na Junta de Freguesia de Tarouca, irá proceder-se á eleição para a Comissão Politica Concelhia, Mesa da Assembleia Concelhia e Delegados á Assembleia Distrital.

    Convocatória

    Ao abrigo das disposições estatutárias e regulamentares convoco Plenário
    Concelhio de Tarouca para reunir no próximo dia 6 de setembro de 2014, entre as
    14h e as 16h, na Junta de Freguesia de Tarouca, Avenida Restauradores do
    Concelho, Lote 19, 3610-018 Tarouca, com a seguinte ordem de trabalhos:

    1. Eleição da Mesa da Assembleia Concelhia;
    2. Eleição da Comissão Política Concelhia;
    3. Eleição de 3 delegados à Assembleia Distrital.
    Viseu, 13 de agosto de 2014.

    Helder Amaral
    (Presidente da CPD -Viseu)

    Notas:

    1. As candidaturas devem ser remetidas à Comissão Política Distrital de Viseu, por via postal para a Sede Distrital na Av. Dr. António José de Almeida, 14 – 1º Andar, 3500 – 024 Viseu, ou para o e-mail:
    helder.amaral@cds.parlamento.pt, até 10 dias antes da data marcada para o ato eleitoral;
    2. A Mesa da Assembleia Concelhia deverá ser composta por um Presidente, Um Vice-Presidente e um Secretário e será eleita em lista plurinominal;
    3. A Comissão Política Concelhia deverá ser constituída por um número ímpar de membros e composta,
    no mínimo, por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário e será eleita em lista plurinominal;
    4. A eleição dos delegados à Assembleia Distrital será feita em lista plurinominal segundo o sistema de representação proporcional e o método da média mais alta de Hondt;
    5. Todos os candidatos devem estar obrigatoriamente inscritos na área geográfica a que se candidatam;
    6. As listas candidatas serão publicadas no site do partido (www.cds.pt) oito dias antes do ato eleitoral e afixadas no local de votação no dia do ato eleitoral.

    (ENVIADO POR:A. MONTEIRO)

    ResponderEliminar
  53. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL(20/8)]

    ???

    «Número de facturas comunicadas ao Fisco aumenta 46%

    (20/08/2014 14:44:56 160 Visitas) -(Foto: Anas Nabais/SOL)

    Número de facturas comunicadas ao Fisco aumenta 46%

    O número de facturas com NIF de consumidores finais ascendeu a cerca de 300 milhões até Junho, mais 46% do que em igual período do ano passado, informou hoje o Ministério das Finanças.

    No ano passado, até Junho, tinham sido emitidas 205 milhões de facturas

    Foi em Janeiro deste ano que as facturas com número de identificação fiscal (NIF) começaram a contar para o sorteio da Factura da Sorte, um concurso semanal da Autoridade Tributária e Aduaneira que começou em Abril e que atribui como prémio um automóvel topo de gama.

    No ano passado, até Junho, tinham sido emitidas 205 milhões de facturas, menos cerca de 94 milhões do que em igual período deste ano.

    O Ministério das Finanças, em comunicado, destaca que o incentivo complementar para pedir factura, por causa do sorteio, "tem superado as estimativas iniciais do Governo, quer em termos de adesão da sociedade civil, quer em termos de combate à economia paralela".

    O Fisco também registou, no primeiro semestre deste ano, mais 67 mil entidades a passar factura, entre empresas, profissionais liberais e empresários em nome individual. Até Junho de 2013 tinham sido emitidas e comunicadas facturas por cerca de 829 mil entidades, quando em igual período deste ano o número chegou aos 896 mil.

    "Este crescimento vem demonstrar que esta medida de incentivo adicional está a demonstrar ser particularmente eficaz no combate à economia paralela, determinando um alargamento significativo no número de entidades a emitir factura, como nunca tinha ocorrido em Portugal", conclui o Ministério das Finanças.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  54. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(20/8)]

    POLITICA NACIONAL:???

    «Governo 'Pedras no caminho' já custaram mais de 8,5 mil milhões

    Desde que o Governo de Passos assumiu funções, em 2011, já teve de enfrentar vários percalços orçamentais pelo caminho. Dos nove chumbos do Tribunal Constitucional, passando pelos swaps e pela Madeira, e terminando nos bancos BPN e Banif, o impacto é já superior a 8,5 mil milhões de euros, segundo contas feitas pelo Diário Económico.

    [POLÍTICA 'Pedras no caminho' já custaram mais de 8,5 mil milhões DR
    09:20 - 20 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto]

    Num momento em que a crise no BES ainda arrisca vir a ser ‘mais um imbróglio’ para as contas públicas, o Diário Económico faz hoje um balanço sobre as várias surpresas orçamentais e obstáculos que em apenas três anos o Governo teve de enfrentar. No total, de acordo com contas feitas pela publicação, estamos a falar de um impacto superior a 8,5 mil milhões de euros.

    PUB

    Recordemos então o que se passou desde 2011. Ainda estava Passos a aquecer a cadeira em São Bento, já dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicavam um desvio de cerca de dois mil milhões na execução orçamental. Solução? O ministro Vítor Gaspar, que à data tutelava a pasta das Finanças, aplica uma taxa extraordinária em sede de IRS que corresponde a metade do subsídio de Natal dos portugueses.

    Pouco tempo depois, nova surpresa. Afinal, revelou Passos, o buraco orçamental era afinal de 3,5 mil milhões de euros. E porquê? Contas da Madeira que deviam ter sido incorporadas e que correspondiam a despesas e dívida contraídas em nome de empresas da região autónoma, mas omitidas por Alberto João Jardim. A juntar a isto, lembra o Diário Económico, o impacto orçamental foi também agravado por mais dívidas assumidas com a nacionalização do BPN.

    Mas também o Executivo e a troika meteram pelo caminho ‘o pé na argola’. Falamos da derrapagem de 3,4 mil milhões de euros na execução orçamental em setembro de 2012, que obrigou à revisão das metas do défice, por ambos terem subestimado o impacto das medidas de austeridade na economia, nomeadamente a quebras nas receitas fiscais, com particular destaque para o IVA, e o aumento das despesas com o desemprego.

    Entre as supresas e obstáculos constam ainda outros ‘factos’ com impacto sobretudo estatístico, explica o Diário Económico, referindo-se à recapitalização do Banif (700 milhões de euros), aos swaps, que apesar de ditarem o afastamento de Joaquim Pais Jorge do Governo, de ‘mancharem’ a imagem de Maria Luís Albuquerque, e de fazerem espoletar a crise política no verão do ano passado, na prática tiveram um impacto positivo no défice (cerca de 367 milhões de euros).

    Foram, portanto, vários os obstáculos que em apenas três anos de governação o Executivo de Passos teve de ultrapassar, além dos nove chumbos do Tribunal Constitucional. Porém, destaca o Diário Económico, outra surpresa, bem recente, arrisca vir a ser a mais problemática: a crise no BES.»

    Leia também:
    Atenção: CES à espreita (outra vez) em 2015
    Governo corre contra o tempo para aplicar cortes em setembro
    Próximo Governo mais dependente de impostos. É a Fitch quem o diz

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  55. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA DINA AMADO]

    ???

    «← Monumentos do Vale do Varosa acolhem 7ª Bienal de Gravura do Douro

    Mosteiro de São João de Tarouca volta a acolher Tertúlia Monástica
    Posted on 20 de August de 2014 by valedovarosa

    No próximo dia 21 de agosto, pelas 18h30, o Mosteiro de São João de Tarouca recebe a segunda Tertúlia Monástica, agora dedicada à evolução da vida cenobítica dos monges de Cister, de S. Bento a S. Bernardo. O orador convidado é o diretor do Arquivo-Museu Diocesano de Lamego, Padre João Carlos Morgado.

    A tertúlia monástica pretende ser um convívio regular, onde são abordados diferentes temas que remetem para o tempo em que os monges de Cister habitaram o Mosteiro de São João de Tarouca. Na sua essência, trata-se de uma reunião de amigos, frequentadores do local ou simples interessados em partilhar conhecimentos.

    “Da Europa para o Mosteiro de São João de Tarouca” foi o tema do primeiro encontro, em julho, que debateu a cerâmica dos séculos XV ao XIX com presença no Mosteiro e descoberta durante as escavações arqueológicas.

    A “Tertúlia Monástica” é uma iniciativa da Associação InovTerra com apoio do projeto Vale do Varosa, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura Norte. A participação é livre.»

    ResponderEliminar
  56. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL (22/8)]

    METEOROLOGIA:???

    «HOJE às 18:330

    Proteção Civil alerta para perigo de incêndio florestal a partir de domingo
    Proteção Civil alerta para perigo de incêndio florestal a partir de domingo

    A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o agravamento do perigo de incêndio florestal de domingo a terça-feira, devido ao aumento gradual da temperatura máxima, em especial no interior norte e centro do país.

    A ANPC, que reuniu hoje com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alertou ainda para o vento do quadrante norte, com intensificação no período final de tarde, e para os valores de humidade relativa, abaixo dos 30 por cento no interior do país.

    Face às condições atmosféricas previstas de domingo a terça-feira, a ANPC recomendou a observância das "das necessárias medidas de prevenção e precaução".

    A ANPC lembrou que, de acordo com as disposições legais, não é permitido "a realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer ou para confeção de alimentos".

    Também é proibido "queimar matos cortados e amontoados, lançamento de balões co mecha acesa" e "fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais".

    De domingo a terça-feira, a previsão do IPMA para o interior norte e centro do país é de temperaturas máximas entre 27 e 33 graus.

    Diário Digital com Lusa»


    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  57. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(22/8)]

    PORTUGAL CONQUISTA 10 MEDALHAS NOS EUROPEUS DE ATLETISMO PARALIMPICOS!:)

    «Portugal garante mais duas medalhas de prata nos Europeus de Atletismo Paralímpico

    (Publicado hoje às 17:24)

    Odete Fiúza e Nuno Alves conquistaram a prata nos 1500 metros para atletas com deficiência visual. José Lourenço, chefe da missão portuguesa, considerou «francamente positiva» a conquista de dez medalhas nestes campeonatos europeus.

    Portugal ganhou mais duas medalhas de prata nos Europeus de Atletismo Paralímpico, subindo assim para dez no número de medalhas obtidas pelos portugueses nestes campeonatos.

    Nos Europeus que terminam este sábado em Swansea, no País de Gales, Odete Fiúza e Nuno Alves conquistaram a prata nos 1500 metros para atletas com deficiência visual.

    Reagindo ao facto de Portugal ter conquistado dez medalhas nestes campeonatos, José Lourenço, chefe da missão portuguesa, explicou que isto «enche de orgulho» a equipa.

    Ouvido pela TSF, José Lourenço destacou ainda o facto de algumas medalhas terem sido conquistadas por atletas ainda «bastante jovens», que conseguiram mesmo melhorar as suas marcas pessoais.

    O chefe da missão portuguesa lembrou que nos europeus anteriores a estes Portugal tinha conseguido conquistar seis medalhas e que agora o número subiu para dez.

    «É uma participação francamente positiva», adiantou José Lourenço, que diz que foi alcançado o objetivo de dar o melhor e representar o melhor posível o país.»

    (ENVIADO POR A.M.)

    ResponderEliminar
  58. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(22/8)]

    POST INFORMATIVO:???

    «Taxas a aplicar no âmbito da lei da Cópia Privada não excedem 20 euros

    (Publicado a 22 AGO 14 às 19:06)

    O Governo esclarece que no âmbito da proposta de lei da Cópia Privada, aprovada na quinta-feira em conselho de ministros, a taxa a aplicar no âmbito dos Direito de Autor e Conexos oscilará entre os 0,05 e os 20 euros.

    A proposta de lei prevê atualizar a legislação sobre a compensação monetária de direitos a autores e artistas. A denominada «compensação equitativa», que será aplicada a cada dispositivo, reverte para a Associação para a Gestão da Cópia Privada (AGECOP) que reúne os representantes dos autores, intérpretes, executantes, editores, produtores fonográficos e videográficos.

    Da extensa lista hoje divulgada pelo Governo, o valor mais baixo - 0,05 euros - será aplicado aos CD não regraváveis, aos CD de oito centímetros e ao "minidisc", enquanto o valor mais elevado - 20 euros - aplica-se a equipamentos multifunções ou fotocopiadoras a laser com capacidade de impressão de mais de 40 páginas por minuto.

    O Governo destaca «a título de exemplo» a compra de um telemóvel com capacidade de memória de 8 GB, ao qual será aplicável um valor de 0,96 euros, um "tablet" com capacidade de memória de 16 GB ao qual se aplicará 1,92 euros, um computador ou disco externo com um TB de capacidade ao qual se aplicará quatro euros, e um cartão de memória ou Pen/USB com 16 GB de capacidade, que aplicará 0,256 euros.

    O esclarecimento do Governo surge depois da Associação Empresarial do Sectores Elétrico, Eletrodoméstico, Fotográfico e Eletrónico (AGEFE) ter criticado a lei e considerado esta taxa «um imposto encapotado», referindo que, na compra de um telemóvel, um consumidor poderia «ter de pagar até mais 30,75 euros (taxa máxima com IVA)».

    «No futuro, qualquer contrato de televisão por cabo que inclua uma 'setup-box', poderá custar até mais 30,75 euros (taxa máxima com IVA) para pagar direitos de autor, que já estão contemplados nos serviços de televisão contratados», acrescentou aquela associação.

    Também a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), na véspera da aprovação da proposta de lei, tinha afirmado que haveria taxas de 10 euros na compra de uma "pen", com algum armazenamento, ou de um disco rígido, e de 30,75 euros, na compra de um "tablet".

    O Governo sublinha que «em nenhuma situação poderá a compensação equitativa aplicada a um equipamento ou suporte ultrapassar os limites definidos na lista» agora divulgada, e esclarece que «ao mesmo aparelho, dispositivo ou suporte, que disponha de vários tipos de memória, apenas se aplica uma categoria de compensação equitativa».

    A proposta de lei da Cópia Privada vai agora ser debatida e votada no parlmento. Artigo Parcial»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  59. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(22/8)]

    ???

    «António Costa "Verdadeiramente, o meu adversário é Rui Rio"

    O candidato a líder do Partido Socialista, António Costa garantiu que o seu único adversário é o ex-autarca, Rui Rio e afirmou ainda que as acusações que lhe têm sido feitas na campanha interna para as primárias são lamentáveis e repugnantes", segundo uma entrevista ao Expresso.

    (POLÍTICA Verdadeiramente, o meu adversário é Rui Rio DR
    19:00 - 23 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto)

    O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou que o seu único adversário é o ex-autarca do Porto, Rui Rio e segundo o candidato a líder dos rosas “o país anseia por novos protagonistas”, tanto à esquerda como à direita, de acordo com uma entrevista dada ao Expresso.

    PUB

    António Costa afirma que não houve qualquer traição na sua candidatura e lamenta a campanha que tem sido feita contra si e aos seus apoiantes dentro do partido.

    O autarca assegura que Rui Rio é o ideal para a direita, pois “as pessoas revêem-se cada vez mais nele”, mas mesmo que Rio queira candidatar-se às primárias socialistas, Costa garante que não está à procura de nenhum entendimento ao centro nas próximas legislativas, mas que quer “corporizar uma grande maioria do contra”.

    “Verdadeiramente, o meu adversário é Rui Rio”, afirmou o autarca.

    Relativamente a possiveís coligações, Costa revelou que é conhecido pelo seu gosto “em fazer pontes, de unir pontas desavindas” e que nenhuma proposta está fora da mesa.

    Sobre a campanha interna para as primárias, Costa acha que se trata de uma leviandade e critica o tom “lamentável e repugnante” de algumas acusações.»

    Leia também:
    António Costa defende alteração da promoção dos bombeiros
    António Costa defende democratização das CCDR
    "Não estive a ressuscitar mortos como outros fizeram"»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  60. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(24/8)]

    ???

    «PS Afinal há algo que distingue Costa e Seguro

    António Costa e António José Seguro lutam pela liderança do Partido Socialista. Apesar das constantes trocas de galhardetes entre ambos, há na verdade mais coisas que os unem, para além do nome, do que aquelas em que se opõem, pelo menos no que diz respeito às suas crenças políticas. No entanto, ficou com claro com a entrevista dada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa ao Expresso desta semana que existe afinal algo que os diferencia.

    (POLÍTICA Afinal há algo que distingue Costa e Seguro Global Imagens
    09:38 - 24 de Agosto de 2014 | Por Notícias ao Minuto)

    Desde que deram início à campanha eleitoral que ditará quem será o líder do partido a partir de 28 de setembro, que Costa e Seguro têm defendido praticamente as mesmas ideias. Ambos negam a virtualidade da política da austeridade, acham que a questão da sustentabilidade da Segurança Social não decorre principalmente do envelhecimento da população e não descartam partidos à direita ou à esquerda para entendimentos, entre outros.

    PUB

    Mas desde ontem, com a entrevista de António Costa ao Semanário Expresso que ficou claro que há algo que os distancia, nota o Diário de Notícias, e que tem a ver com o que se passará após os resultados das eleições.

    Seguro fez saber que em caso de o PS vencer sem maioria absoluta não liderará “um governo minoritário”. Já Costa contrapõe. “Acho que é necessário uma maioria absoluta e vou bater-me por ela. Mas não posso dizer ao povo que se não me der essa maioria absoluta amuou e vou para casa”, referiu.

    Dito isto, o autarca lisboeta não poupou criticas ao seu rival referindo, de forma indireta, que “há pessoas que fazem a sua vida política toda fugindo de eleições, nunca perdendo, mas nunca ganhando”.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  61. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(24/8)]

    ???

    «Impostos não aumentam em 2014 garante o primeiro-ministro
    Publicado hoje às 13:41
    Numa reação às declarações de Marques Mendes sobre o aumento do IVA, Passos Coelho lembrou que o orçamento retificativo para 2014 não contempla medidas de natureza fiscal. Já para 2015, o primeiro-ministro recusa antecipar cenários.

    Enviar por email Link

    Passos Coelho assegura que aumento do IVA não está a ser discutido
    O primeiro-ministro recusa antecipar cenários para eventuais aumentos de impostos em 2015

    O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje, em Valpaços, que o orçamento retificativo para este ano não contempla matéria de natureza fiscal, referindo, no entanto, que serão precisos ajustamentos no orçamento e rearrumar a despesa dentro do Estado.
    Na próxima terça-feira o conselho de ministros reúne-se de forma extraordinária, para fazer a avaliação do impacto da decisão do Tribunal Constitucional e tomar decisões.
    Passos Coelho, que falava durante a inauguração da Casa do Vinho de Valpaços, afirmou não estar «em sede de orçamento retificativo, em cima da mesa, matéria de natureza fiscal».
    «Não conheço nenhuma declaração de nenhum membro do governo que aponte para a necessidade de estar, nesta altura, a fazer uma discussão em torno do IVA. Não sei que informação privilegiada é que possa existir por parte do Sr. DR. Marques Mendes», disse.
    Estas declarações foram proferidas depois da insistência dos jornalistas para uma reação do primeiro-ministro às afirmações do social-democrata Luís Marques Mendes, que no seu comentário semanal na SIC, disse que a ministra das Finanças quer aumentar o IVA de 23 para 24% já em outubro.
    O chefe do Governo sublinhou que não comenta comentadores políticos e referiu que o Governo não «pré-anuncia medidas dessa natureza».
    Já para 2015, Passos Coelho recusou antecipar cenários e disse que esta é uma discussão que o Governo ainda não teve.
    «Como sempre eu gosto de tomar uma atitude anti-demagógica. Era muito fácil dizer: não há aumento de impostos. Mas eu não sei se isso é possível. Se o fizermos, é porque não há outra possibilidade de atingir as nossas metas. Mas essa é uma discussão que ainda não foi travada», explicou o chefe do Governo.
    O primeiro-ministro fez questão de sublinhar que o Governo tem feito «um combate muito forte às chamadas gorduras do Estado», quer no domínio das parcerias público-privadas, nas fundações ou das rendas da energia, que permitiram baixar a despesa do Estado.
    Referiu ainda que os políticos mantiveram um corte acima de todos os outros de 5% nos salários e no seu gabinete as despesas correntes diminuíram mais de 30% comparado com os gabinetes anteriores.
    Artigo Parcial

    Relacionados

    «Governo não vai cortar nos dividendos e malfeitorias da banca», diz PCP
    Publicado hoje às 17:28
    Governo pode aumentar a taxa máxima do IVA para 24% ainda em 2014
    Publicado hoje às 10:14»

    ResponderEliminar
  62. [[TRAZIDO DO BLOG VIRIATUS]

    RIR FAZ BEM:???

    «quinta-feira, 21 de Agosto de 2014

    Freguesias que não podem ser extintas...

    ResponderEliminar
  63. [TRAZIDO DO FB:CONTA DOS FAS DO BARRA DA COSTA(25/8)]

    ???

    «Fãs do Dr. Barra da Costa (1 h )

    O QUE A TROIKA QUERIA APROVAR E NÃO CONSEGUIU, PORQUE OS POLÍTICOS PROFISSIONAIS, PARTIDOCRÁTICOS E CORRUPTOS, NÃO PERMITIRAM!

    1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros atestados, motoristas, etc.) dos ex-Presidentes da República.

    2. Redução do número de deputados da Assembleia da República para 80 (profissionalizando-os como sucede nos países a sério e acabando com as mordomias na Assembleia da República, como são os almoços opíparos, com digestivos e outras coisas, tudo à custa do pagode).

    3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas (não servem para nada e têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego).

    4. Acabar com as empresas Municipais (Administradores a auferir milhares de euro/mês e que para além de não produzirem ainda acumulam funções nos municípios, para aumentarem o respectivo bolo salarial).

    5. Terminar com as empresas de estacionamento (não são verificadas e muito menos os aparelhos, caso da EMEL de Lisboa e da EMEL Loures, onde chafurdam familiares dos políticos municipais e outros corruptos políticos, incluindo funcionários a soldo)

    6. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais (colocando-as ao nível da Reforma de Mouzinho da Silveira, em 1821).
    7. Redução drástica das Juntas de Freguesia (acabar com o pagamento de 200 euros por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e 75 euros nas Juntas de Freguesia).

    8. Acabar com o Financiamento aos partidos (fazê-los viver à conta da quotização dos seus associados e da imaginação que exigem aos outros, para conseguirem verbas para as suas actividades).

    9. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc. (impedi-los de se deslocarem em digressões particulares pelo País).

    10. Acabar com os motoristas particulares (24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias...para servir suas excelências, filhos e famílias e até, em casos conhecidos, os filhos das amantes...)

    11. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado (e entidades equiparadas, onde se verificam os maiores dispêndios públicos).

    12. Colocar chapas de identificação nos carros do Estado (não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular, tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.)

    13. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira para Lisboa e dos governantes, deputados e directores para Bruxelas, ida-e-volta todas as semanas (e respectivas estadias em Lisboa em hotéis de cinco estrelas, pagos pelos contribuintes que vivem em condições degradantes)

    14. Controlar o pessoal da Função Pública (HÁ QUADROS (directores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES, QUE NÃO DÁ COISA PÚBLICA).

    15. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir tachos aos apaniguados do poder (há hospitais de província com mais administradores que pessoal administrativo, por exemplo, o de PENAFIEL TEM SETE ADMINISTRADORES PRINCIPESCAMENTE PAGOS... pertencentes às oligarquias locais dos partidos no poder).

    16. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos (caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios e que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar).

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  64. [TRAZIDO DO FB:LUSA/JORNAL SOL(27/8)]

    METEOROLOGIA:???

    «Temperaturas vão subir a partir de sábado

    (27/08/2014 19:20:43 1882 Visitas)

    Temperaturas vão subir a partir de sábado

    As temperaturas vão aumentar no fim-de-semana e no início do mês de Setembro, com os valores da máxima acima dos 30 graus centígrados em Portugal continental, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


    De acordo com o IPMA, neste sábado, no domingo e no início de Setembro o tempo "deverá ser quente, com céu geralmente limpo e vento fraco, com valores da temperatura máxima acima de 30 graus centígrados na generalidade do território do continente, em particular no litoral das regiões Norte e Centro".

    Num comunicado divulgado no seu site, o IPMA refere ainda que "os valores mais elevados da temperatura máxima deverão ultrapassar os 35 graus nas regiões do interior no início da próxima semana".

    "Pelo contrário, no Algarve, com a predominância do fluxo de sueste, prevê-se uma pequena descida de temperatura máxima, que deverá fixar-se em valores próximos de 30 graus", acrescenta.

    Esta subida de temperatura deve-se à "intensificação de um núcleo anticiclónico a norte da Península Ibérica", que "a partir de sexta-feira vai favorecer a circulação de leste nas regiões do Norte e Centro com transporte de uma massa de ar quente e seco".

    Segundo o IPMA, no arquipélago da Madeira a situação meteorológica continua sem alterações, com a temperatura máxima a rondar 28 graus no Funchal.

    A região está sob aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro) até às 18h00 de sábado, devido ao calor.

    O Algarve está desde a tarde de hoje e até às 22h00 de quinta-feira sob o mesmo aviso.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  65. [TRAZIDO DO FB:JORNAL DINHEIRO VIVO(25/8)]

    POLITICA NACIONAL:AS NOVAS REGRAS DO TRABALHO!

    «Alterações aceleram caducidade das convenções coletivas, que têm regras mais favoráveis para os trabalhadores

    Novas regras do Código do Trabalho em vigor na próxima semana

    Regras entram em vigor a 1 de setembro

    (25/08/2014 | 17:38 | Dinheiro Vivo)

    Já foram publicadas em Diário da República as alterações que vão acelerar o fim das convenções coletivas. As novas regras entram em vigor a 1 de setembro, ou seja, na próxima segunda-feira.

    De acordo com as negociações do ministério de Mota Soares e dos parceiros sociais, serão alterados os prazos da caducidade das convenções coletivas e do prazo de sobrevigência dos contratos. Ou seja, acelera-se o fim de acordos de empresa ou setor, que geralmente determinam regras mais favoráveis do que a Lei Geral para os trabalhadores.

    Ao nível das convenções coletivas com cláusula de renovação automática (em vigor até ser substiuído), o governo estabelece altera o prazo de cinco anos para três. E, durante o período de negociação (sobrevigência) entre as partes, a convenção passa a vigorar no máximo durante 12 meses, em vez dos 18 agora estabelecidos.

    Além disso, sempre que as negociações forem interrompidas por mais de um mês, o prazo de sobrevigência é supenso. Mas não poderá ir além dos 18 meses antes estabelecidos.

    Quando a convenção não tem esta cláusula de renovação, as regras ditam que o prazo de sobrevigência também passe de 18 meses para 12 meses.
    A vontade inicial do governo era reduzir ainda mais este prazo, no entanto, para obter o acordo da UGT, optou-se por um corte intermédio que será agravado dentro de um ano. Nessa altura, o período de caducidade passará de três para dois anos e a sobrevigência de 12 meses para seis meses.

    Apesar desta nova alteração já estar pré-estabelecida, fica estabelecida uma nova discussão entre os parceiros sociais. Só depois de uma "avaliação positiva" e do acordo de metade dos patrões e dos sindicatos poderá ser feita a alteração. O mesmo é dizer que o acordo da UGT volta a ser fundamental.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  66. [TRAZIDO DO FB: DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN (25/8)]

    POLITICA NACIONAL:AS NOVAS REGRAS DO TRABALHO!

    «ALTERAÇÕES
    Novas regras do Código do Trabalho a 1 de setembro

    (por Ana Margarida Pinheiro 25 agosto 201428 comentários)

    Alterações aceleram caducidade das convenções coletivas, que têm regras mais favoráveis para os trabalhadores

    Já foram publicadas em Diário da República as alterações que vão acelerar o fim das convenções coletivas. As novas regras entram em vigor a 1 de setembro, ou seja, na próxima segunda-feira.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  67. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL(28/8)]

    ENSINO SUPERIOR: AS NOVAS REGRAS PRA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS!(post informativo)

    «(28/08/2014 20:29:12 6293 Visitas Ana Nabais)

    Governo altera atribuição de bolsas no ensino superior

    O Governo alterou a forma de cálculo para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior, introduzindo escalões na determinação do peso do património mobiliário do agregado familiar para conceder os apoios.

    (As alterações publicadas na quarta-feira entram em vigor já no ano lectivo de 2014-2015)

    "Acolhendo as sugestões feitas pelas Associações Académicas e de Estudantes nesta matéria, o património mobiliário de um agregado familiar que não exceda 10 vezes o Indexante de Acção Social (fixado em 419,22 euros para este ano de 2014) não é considerado no cálculo do rendimento e deixa assim de influenciar a atribuição de bolsa, incluindo-se um escalão zero na forma de cálculo. Na redacção anterior [do diploma] este valor tinha um peso de 5 por cento no cálculo do rendimento do agregado", refere o comunicado enviado hoje pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

    Os estudantes bolseiros do ensino superior que tenham também uma bolsa de mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ - de mobilidade europeia, para estudar e estagiar -- podem ter também um complemento de bolsa mensal com valores entre os 100 e os 150 euros.

    "O despacho visa também integrar as novas formações de nível superior não conferentes de grau -- os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Os estudantes inscritos neste tipo de formação, com duração de 4 semestres lectivos, e leccionada exclusivamente em ambiente politécnico, serão assim também abrangidos pela acção social directa, nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior", acrescenta o comunicado do MEC.

    As alterações publicadas na quarta-feira entram em vigor já no ano lectivo de 2014-2015.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar
  68. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO CORREIO DA MANHÃ(29/8)]

    ???

    «(29.08.2014 20:32)

    Grupo TAP com prejuízo de 83,4 milhões de euros no semestre
    O grupo TAP fechou 2013 com um prejuízo de cerca de 5,9 milhões de euros, uma melhoria face a 2012.

    O grupo TAP registou um prejuízo de 83,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que representa um resultado mais favorável que o alcançado no período homólogo de 2013, refere o relatório e contas da Parpública.


    Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a 'holding' estatal refere que o prejuízo apurado pelas atividades operativas da Parpública atingiu os 23,8 milhões de euros" entre janeiro e junho, "sendo principalmente justificado pelo grupo TAP, cujo prejuízo no primeiro semestre atingiu os 83,4 milhões de euros, embora compare favoravelmente com os alcançados no período homólogo de 2013, traduzindo um bom desempenho ao nível das vendas, mas também no que respeita à contenção de custos operacionais".

    A Parpública adianta que no universo das empresas onde tem participação, "a principal redução em termos de endividamento ocorreu no grupo TAP, onde se registou uma diminuição de aproximadamente 80 milhões de euros, situando-se agora o endividamento financeiro em 972 milhões de euros".»


    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  69. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO DIÁRIO DIGITAL(29/8)]

    ???

    «PCP leva saída de Portugal do euro a Bruxelas

    Os eurodeputados do PCP enunciaram hoje um conjunto de temas que pretendem levar a debate nos «próximos meses» no Parlamento Europeu, entre os quais a «urgente» renegociação da dívida e a preparação de Portugal para a saída do euro.

    «Esta saída [do euro] faz-se para crescer mais e faz-se em associação com a renegociação da dívida precisamente para libertar o país deste constrangimento», declarou o eurodeputado João Ferreira, em conferência de imprensa na sede do PCP, em Lisboa.

    O parlamentar europeu falava ladeado dos dois restantes eleitos do PCP nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, Inês Zuber e Miguel Viegas.

    Os «constrangimentos identificados com a submissão» de Portugal à moeda única «não só se mantêm como têm tendência para se agravar», acredita João Ferreira.

    «A questão, como o PCP a pôs há muito, está colocada: é possível um caminho de recuperação económica assente na promoção das condições de vida dos portugueses dentro do euro? A resposta é negativa», diz o eurodeputado.

    Os comunistas, sustenta, irão suscitar o debate no Parlamento Europeu sobre o «início do processo de discussão» para a dissolução da União Económica e Monetária, e a extinção do Pacto de Estabilidade, e pretenderão criar um «programa de apoio aos países cuja permanência no euro se tenha revelado insustentável e que preveja a devida compensação pelos prejuízos causados no quadro de uma saída negociada da moeda única». (Diário Digital com Lusa)»

    (ENVIADO POR:A.M)

    ResponderEliminar
  70. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(29/8)]

    ???

    «Deco recebe centenas de queixas sobre acertos de contadores manipulados

    (Última atualização hoje às 20:19, Publicado hoje às 18:31)

    A associação de defesa do consumidor critica a forma como a EDP está a fazer estas cobranças e apela a uma revisão da atual legislação. A EDP garante que tem o cuidado de fazer inspeções e recolher provas.

    (A jornalista Rita Costa conversa com Ana Sofia Ferreira, da DECO, sobre queixas sobre acertos de eletricidade de contadores manipulados)

    A Deco está a receber centenas de queixas de consumidores que receberam da EDP Universal cobranças de acertos de consumo devido a supostas fraudes nos contadores, apelando a associação a uma revisão «urgente» da lei de práticas fraudulentas.
    Desde o início deste ano já foram enviadas 312 reclamações de situações que a EDP considerou manipulação dos equipamentos, a maioria no último mês.
    A Deco critica a forma com que a EDP está a fazer estas cobranças, e apela a uma revisão da atual legislação no sentido de proteger aqueles que não são responsáveis pela manipulação de equipamentos.
    A EDP dá ao cliente 10 dias para pagar o acerto, que em alguns casos denunciados à Deco tem chegado aos milhares de euros e relativo a períodos que podem ir até oito anos, uma vez que tratando-se de uma situação de fraude fica sem efeito o prazo de seis meses de prescrição das dívidas.
    A associação lembra que a EDP é a dona dos contadores, e a responsável pela sua leitura, e que deve ser a empresa a fazer inspeções regulares e a evitar que um contador esteja anos sem uma vistoria.
    A prova de que o consumidor é responsável pela fraude deve ser feita pelo distribuidor, lembra a associação, salientando que o "dever de guarda" do contador pelo cliente não é uma obrigação no contrato de prestação do serviço, e que é difícil garanti-lo, sobretudo, quando o contador se localiza fora da habitação.
    A associação deu conhecimento da situação à Direção-geral de Energia e Geologia e à Entidade Reguladora do Setor Elétrico (ERSE), tendo em vista promover uma alteração da legislação, que, na sua opinião, deixa os consumidores desprotegidos.
    Contactada pela TSF, a EDP Distribuição admitiu que tem vindo a investir nos últimos anos «nos seus sistemas centrais de capacidade analítica, quer através da verificação remota, quer na correlação de dados de consumo» para detetar situações anómalas.
    Nos últimos dois anos, a empresa criou também, em todo o país, equipas dedicadas de combate à fraude e implementou iniciativas de combate aos furtos, disponibilizando equipas de combate aos furtos que fazem no terreno a verificação local das instalações.
    Quanto à recolha das leituras, a empresa diz que cumpre o estabelecido legalmente e que em cada três meses faz o registo da taxa de efetivação dessas leituras «que apenas não se realizam em casos esporádicos quando os equipamentos estão localizados dentro das instalações dos clientes e cujo acesso não nos é facultado».
    A EDP acrescenta que, quando é detetada uma fraude no equipamento de contagem, o cálculo do valor da energia consumida, e não paga, é efetuado com base em «critérios definidos e objetivos que têm em conta o tipo de anomalia detetada e a análise do histórico de consumos, em que se aplicam os princípios do Guia de Leitura, Medição e Disponibilização de Dados». Artigo Parcial»»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  71. [TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL(29/8)]

    O ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS NO INTERIOR!(continuam...)

    «ARS Norte confirma fim do atendimento noturno em Baião e Resende

    A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) confirmou hoje à agência Lusa o encerramento do atendimento noturno nos centros de saúde de Baião e Resende, a partir de domingo.

    De acordo com fonte daquele organismo desconcentrado do Estado, a decisão é consequência da «quase nula» procura daqueles dois serviços de atendimento, no período entre as 24:00 e a 8:00.

    «Não se justifica manter os serviços abertos», observou a fonte.
    Diário Digital / Lusa»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    NB:E SE OS AUTARCAS (DESTE PAÍS ) TUDO FAZEM PRA MANTER O "SEU" TRIBUNAL ABERTO, JÁ PELAS ESCOLAS E CENTROS DE SAÚDES:É O QUE SE VÊ!:(

    ResponderEliminar
  72. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(30/8)]

    EDUCAÇÃO:MEC DIVULGOU HOJE AS RECISÕES POR MÚTUO ACORDO!

    «Ministério acerta rescisões com quase 1900 professores

    (SAMUEL SILVA 30/08/2014 - 18:51)

    Cerca de metade dos pedidos feitos pelos docentes foi aceite. Dirigentes escolares esperam que colocação de docentes para o próximo ano lectivo já tenha em conta as vagas que agora foram criadas

    Os quase 1900 professores autorizados a rescindir contrato vão ser informados nos próximos dias

    (Pedidos de rescisão de professores continuam parados no Ministério das Finanças
    As escolas ainda não sabem quando chegam os professores)

    O Governo autorizou cerca de metade dos professores do ensino público a desvincularem-se do Estado ao abrigo do programa de rescisões por mútuo acordo. Ao todo, são quase 1900 docentes que já não vão dar aulas no ano lectivo que começa na próxima semana.

    Os directores das escolas esperam agora que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tenha em consideração as vagas abertas no sistema com este processo no novo concurso de colocação de docentes, de modo a evitar que haja alunos sem professores em algumas disciplinas nas primeiras semanas do novo ano.

    Até ao final de Junho, data em que terminava o prazo de adesão ao programa de rescisões, foram apresentados 3606 requerimentos de docentes. Destes, foram autorizados 1889, o que corresponde a 52% do total de pedidos apresentados. De acordo com o MEC, foram autorizados a celebrar um acordo de rescisão de contrato de trabalho 1771 profissionais, aos quais se somam outros 118 processos de cessação de contrato de docentes que não tinham horário atribuído.

    O MEC anunciou esta decisão em comunicado tornado público este sábado, onde também dava conta de que já começou o processo de notificação, por parte da Direcção-Geral da Administração Escolar, dos directores das escolas e agrupamentos onde trabalhavam estes quase 1900 professores. Nos primeiros dias da semana, as escolas começam a ter conhecimento de quem são os profissionais com os quais deixam de contar para o serviço a partir deste ano lectivo.

    “A decisão chega sobre a linha de meta”, reage o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, lamentando que o processo tenha ficado concluído tão próximo do início do ano lectivo. Aquele responsável considera, porém, que as escolas ainda vão a tempo de dar resposta à situação a tempo do início das aulas.

    A opinião é partilhada por Filinto Lima, da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escola Públicas (ANDAEP), que considera a notícia “excelente”. Este dirigente tinha exigido, na semana passada, que o Governo tomasse uma decisão sobre os processos de rescisões até à segunda semana de Setembro. “Assim consegue garantir-se que as saídas destes colegas não acontecem com o ano lectivo a decorrer. Os alunos vão poder ter os mesmos professores até ao final do ano e isso é o mais importante”, sublinha.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      Face ao atraso do processo – que na semana passada ainda estava à espera de validação por parte do gabinete do secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, depois de já terem sido despachado pelo MEC –, a tutela tinha dado indicações às escolas para atribuir serviço docente aos professores que tinham pedido a adesão ao programa de rescisões. Os 1900 horários dos docentes a quem foi agora autorizada a rescisão ficam, para já, sem dono, mas isso não criará problemas de maior nas escolas, “desde que o ministério cumpra a sua parte”, defende Filinto Lima.

      “O MEC sabe muito bem onde estão estes professores e pode rapidamente colocar outros colegas nas suas vagas”, explica o dirigente da ANDAEP. Manuel Pereira, da ANDE, espera que estes lugares sejam já tidos em conta no concurso de colocação de docentes para o próximo ano, cujos resultados ainda não são conhecidos. “Se isso acontecer, teremos professores na segunda semana de Setembro. Caso contrário, pode haver problemas para algumas turmas, no início do ano lectivo”, alerta.

      Tal como as escolas, os 1900 professores autorizados a rescindir contrato com o Estado vão ser informados nos próximos dias da decisão. Após a notificação da proposta de acordo, os docentes têm oito dias úteis para a aceitar. Caso não se pronunciem dentro desse prazo, a proposta é considerada recusada.

      De acordo com o MEC, os requerimentos dos professores que mostraram interesse em aderir ao programa de rescisões “foram submetidos a um complexo processo de análise”, considerando o grupo de recrutamento e do quadro a que o docente pertence e as necessidades do sistema educativo. No processo, foi dada prioridade aos professores sem componente lectiva no último ano e às áreas pedagógicas em que há ”excesso de oferta face às necessidades do sistema projetadas a cinco anos”.»

      Eliminar
  73. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(30/8)]

    EDUCAÇÃO:MEC DIVULGOU HOJE AS RESCISÕES POR MÚTUO ACORDO!

    «Mais de 1800 professores vão poder rescindir com o Estado

    (Última atualização hoje às 21:09, Publicado hoje às 19:31)

    O Ministério da Educação revelou hoje, em comunicado, que dos 3606 pedidos de rescisão amigável, foram aceites 1771 pedidos de professores que agora vão poder rescindir contrato com o Estado.


    Adalmiro Botelho da Fonseca, da Associação de Diretores de Agrupamentos, considera que a saída destes professores pode afetar o arranque do ano letivo

    Manuel Pereira, presidente da Associação de Dirigentes Escolares, diz que a informação do ministério terá chegado a tempo para evitar problemas no novo ano letivo

    O Ministério da Educação revela que já iniciou o processo de notificação dos diretores dos agrupamentos de escolas onde estes 1771 professores trabalham.

    Para além dos 1771 pedidos agora aceites, a tutela explica que tem de ser somados «118 processos de cessação de contrato de docentes de carreira que, nos termos da alínea a) do art. 13 da Portaria n 332-A/2013, de 11 de novembro, já produziram efeito previamente, perfazendo assim um total de 1889 rescisões acordadas».

    Desde final de junho, quando terminou o prazo para os pedidos de rescisão, que o ministério avaliava os mais de 3 mil e 600 pedidos de rescisão.

    «Os 3606 requerimentos entregues até ao final do prazo de adesão (30 de junho) foram submetidos a um complexo processo de análise por parte dos serviços do Ministério da Educação e Ciência, para verificação das condições de admissibilidade, o que implicou a colaboração das escolas, e cálculo provisório da compensação. Posteriormente, foi considerada a oportunidade do pedido, designadamente em função do grupo de recrutamento e do quadro a que o docente pertence, tendo em conta as necessidades do sistema educativo. A análise e decisão finais sobre os requerimentos coube ao Secretário de Estado da Administração Pública, nos termos da portaria que regula este programa e está agora concluída», pode ler-se na nota.

    Após a notificação da proposta de acordo, os professores têm oito dias úteis para aceitar ou rejeitar. Se não responderem dentro desse prazo, a proposta considera-se rejeitada.»

    (EMVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  74. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(29/8)]

    EDUCAÇÃO:ENCERRAMENTO DE ESCOLAS!(providências cautelares)

    «Tribunal de Viseu aceitou providência que visa travar fecho de três escolas

    (LUSA 29/08/2014 - 16:50)

    A decisão não é definitiva, já que o Ministério da Educação pode recorrer, lembra o presidente da Câmara de S. Pedro do Sul.

    (NELSON GARRIDO)

    O Tribunal de Viseu aceitou a providência cautelar interposta contra o Ministério da Educação pela Câmara de S. Pedro do Sul, que procura evitar o encerramento de três escolas básicas do concelho, disse esta sexta-feira a autarquia.De acordo com o presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu, conhecida durante a manhã, permitiu que três escolas que o Ministério da Educação iria fechar estejam abertas esta sexta-feira.

    "O tribunal deu-nos razão e temos hoje legalmente as três escolas em causa abertas. No entanto, a decisão não é definitiva e o Ministério da Educação tem 15 dias para recorrer", esclareceu.

    A providência cautelar contra o Ministério da Educação e Ciência, referente aos encerramentos das escolas básicas de S. Félix, Serrazes e Valadares, deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu a 22 de agosto.

    A Câmara de S. Pedro do Sul decidiu interpor a providência cautelar porque "o encerramento das escolas básicas de S. Félix, Serrazes e Valadares não foi discutido, à semelhança do que aconteceu com outras cinco que irão encerrar no próximo ano lectivo".

    "Inicialmente, foi negociado com a Direcção-Geral de Educação o fecho de cinco escolas - Fermontelos, Olivais (Bordonhos), n.º 1 de S. Pedro do Sul (antiga), Várzea e das Termas - com que concordamos. No entanto, à nossa revelia, decidiram encerrar mais três, o que não aceitamos", referiu.

    Com a providência cautelar, pretendem "suspender o despacho do secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, que tendo proferido que concordava com a proposta efectuada no procedimento de reordenamento da rede escolar do 1.º CEB - ano 2014

    2015, posteriormente e unilateralmente o alterou".

    Vítor Figueiredo explicou que agora é preciso aguardar 15 dias para ver se o Ministério da Educação vai pronunciar-se e contestar a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu.

    "Sabemos que o Ministério da Educação pode, já na segunda-feira, alegar que por grande interesse público as escolas devem fechar, mas para já o tribunal deu razão à nossa providência cautelar", concluiu.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  75. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(31/8)]

    (FIM DAS) FÉRIAS: ???

    «31 de Agosto

    Hoje é o último dia de Agosto. Mesmo para quem ainda tenha uns dias de descanso, esta data marca, pelo seu simbolismo, o fim das férias. Para muitos, amanhã inicia-se o mês do regresso ao trabalho, do recomeço das aulas e do Outono, com os dias mais curtos e as primeiras chuvas. Para alguns, o fim do Verão traz sempre alguma tristeza, pelo muito que se viveu e por tudo o que se imaginou poder desfrutar.

    Neste final de Agosto, oiço a desilusão em muitas conversas com pais de adolescentes. As queixas são sempre as mesmas: os filhos estiveram pouco em casa e privilegiaram os amigos; deitaram-se muito tarde e perderam as melhores horas de praia; alimentaram-se mal, porque beberam demasiada cerveja e saltaram o pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia; não telefonaram aos avós, sozinhos em casa; estiveram sempre a pedir dinheiro para gastar em discotecas e jantares com amigos.

    Os mais desiludidos parecem ter perdido um combate com os filhos. Marcaram horas de regresso a casa ou proibiram saídas, mas não tiveram força para fazer cumprir essas determinações; não permitiram temporadas em casa de amigos, mas os jovens foram à mesma; pediram para os adolescentes não trazerem ninguém para passar férias com a família, mas de repente apareceram vários jovens lá em casa; nos casos mais graves, houve duras zangas a propósito dos festivais de Verão, frequentados sem licença familiar.

    Estes pais não recordam Agosto com alegria e anseiam pelo regresso às aulas dos mais novos, na esperança de que possam, finalmente, sentir alguma paz. Em Setembro, existirão outras preocupações, como os estudos dos filhos, mas não voltará a confusão das férias.

    Se pais e filhos fizerem hoje a revisão do seu mês de Agosto, poderão concluir que, nos casos mais difíceis, tudo poderia ter corrido melhor."

    Andar desiludido com um filho é das piores coisas que podem acontecer a um pai. Educar sem esperança e sem alegria é ter a certeza de que o fracasso estará à espreita. O amor por um filho, que sempre existe à partida, depressa será comprometido por sentimentos de culpa, críticas destrutivas ou ameaças de ruptura entre pais e adolescentes. Os pais deixam de confiar, os filhos afastam-se cada vez mais. A interrupção do diálogo e da negociação são garantia de que acontecimentos problemáticos estão no horizonte.

    Se pais e filhos fizerem hoje a revisão do seu mês de Agosto, poderão concluir que, nos casos mais difíceis, tudo poderia ter corrido melhor, bastaria ter alguns “cuidados antecipatórios” para o período de férias. Por exemplo, é sempre bom reservar um período só com a família, sem compromissos com amigos e sem idas para fora. As refeições poderão ser liberalizadas, mas os mais novos não deverão ser dispensados de jantares ou almoços com significado especial para a coesão familiar.

    A frequência de festivais de Verão, de que o do Sudoeste é paradigma, assume hoje características de ritual de autonomia em relação aos pais, mas tem exigências e desafios difíceis de ultrapassar para jovens com menos de 16 anos, facto que pais e filhos deveriam ter sempre em conta. Os adolescentes com menos de 16 poderão iniciar esse percurso para a autonomia, começando com concertos em festivais menos intensos, ou frequentando acampamentos e colónias de férias com jovens da mesma idade.

    Agosto pode ser o melhor mês do ano se, à partida, o planearmos com algum cuidado, sem esquecer o imprevisto que sempre faz parte da magia do Verão. Com esse cuidado, as férias de 2015 serão por certo ainda melhores.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  76. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF]

    ECONOMIA/TURISMO:???

    «Turismo português premiado em todo o mundo

    (Publicado hoje às 09:42)

    O setor do Turismo em Portugal tem estado em destaque um pouco por todo o mundo, com distinções atribuídas a hotéis, restaurantes e entidades, bem como com a publicação de artigos em jornais e revistas internacionais dedicados ao país.

    Em 2013, o turismo em Portugal conquistou mais do triplo dos prémios que em 2012, seja pelos destinos mais baratos, praias «maravilhosamente únicas», um Alentejo «obrigatório» ou o pastel de nata como um dos melhores doces da Europa.

    De acordo com os dados disponíveis até setembro, Portugal somava quase 50 distinções em apenas nove meses, contra os cerca de 15 prémios que recebeu durante todo o ano de 2012.

    Entre as entidades que atribuíram os galardões, constam jornais como o The Guardian, New York Times e El Pais/Lonely Planet (editora), televisões como a norte-americana CNN, revistas como a Forbes, blogues como o Huffington Post, empresas e associações internacionais de turismo, 'sites' e imprensa especializada no setor.

    Das distinções atribuídas este ano, a Lusa indica algumas das mais relevantes.

    Em 2014, Portugal foi, pela segunda vez consecutiva, eleito o melhor país a visitar pela edição espanhola da revista Condé Nast Traveler.

    Também este ano, foi votado melhor país europeu pelos leitores do jornal norte-americano USA Today, e eleito o melhor destino de férias por avião, na Europa, nos Zoover Awards, que distinguem destinos e atrações turísticas, bem como alojamentos, em mais de 25 países.

    As distinções são atribuídas tendo por base as avaliações feitas pelos utilizadores do 'site' zoover.com, de avaliações de férias. Numa escala de 01 a 10, Portugal obteve uma pontuação final de 9.12, com destaque para as categorias 'hospitalidade' (9.23), 'cultura' (9.16) e 'gastronomia' (9.03).
    No final do ano passado, Portugal foi escolhido como um dos melhores destinos de 2014 pela editora de guias de viagens Lonely Planet, surgindo na lista "best value", dos países onde há melhor relação qualidade/preço.

    Uma outra editora de guias de viagens, a Rough Guides, também destacou o país pelas mesmas razões, escolhendo como locais obrigatórios para visitar, entre outros, a Ericeira, a Feira de Barcelos, Monsaraz, o Convento de Cristo, em Tomar, Castelo de Vide, Óbidos, o Bairro Alto e a Ribeira do Porto.

    Mas não é apenas o país a receber distinções.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  77. (CONTINUAÇÃO)

    O Algarve foi considerado este ano o melhor destino de Golf na Europa pela Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golf (IAGTO, sigla em inglês).

    Já Lisboa entrou no top dos viajantes dos 25 melhores destinos do mundo, escolhidos pelos utilizadores do site internacional de turismo e viagens TripAdvisor, e foi considerada a cidade com «melhor valor» na zona Euro pelo PostOffice do Reino Unido, tendo em conta o 'City Costs Barometer' 2014 (Barómetro de Custos das Cidades).

    O Porto foi considerado o Melhor Destino Europeu deste ano pela European Consumers Choice, tal como em 2012, e entrou no top de 14 destinos para 2014 da operadora aérea britânica British Airways.
    Já o aeroporto daquela que é também conhecida como 'cidade Invicta' foi considerado o 3.º melhor da Europa pelo Airports Council International. O aeroporto Sá Carneiro esteve no top três entre 2006 e 2011, tendo sido escolhido pelos passageiros como o melhor aeroporto europeu em 2007.
    Mais a Sul, o Alentejo foi escolhido pela revista National Geographic como um dos melhores destinos a visitar este ano. Fora do Continente, o arquipélago dos Açores foi distinguido como Destino Preferido em 2014 pelas Associações dos Agentes de Viagens e Operadores Turísticos Europeus (ECTAA, sigla em inglês).

    Além dos locais, Portugal tem onze hostels entre os melhores do mundo, nos prémios 'Hoscars', atribuídos pelo website de reservas Hostelworld.
    Mas nem só o país, as cidades e os equipamentos são distinguidos. O Turismo de Portugal venceu os World Travel Awards 2014, também conhecidos como "Óscares do Turismo", na categoria de melhor organismo oficial de turismo europeu, que já tinha ganho em 2008.
    Artigo Parcial»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  78. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(30/8)]

    POLITICA NACIONAL:???

    «São Bento Rio responde a Costa e põe Passos na calha

    Rui Rio vai lançar no final de setembro uma biografia autorizada que poderá alterar toda a rentrée política. Segundo o Expresso, o livro será a resposta do social-democrata ao desafio feito por António Costa, contudo, Pedro Passos Coelho poderá ser o lesado se Rio decidir avançar com uma candidatura para São Bento.

    (POLÍTICA Rio responde a Costa e põe Passos na calha DR
    09:39 - 30 de Agosto de 2014 | Por Notícias Ao Minuto)

    António Costa lançou na semana passada o desafio e Rui Rio parece ter gostado. Segundo o Expresso, o antigo autarca está a preparar o lançamento de biografia autorizada – ‘De Corpo Inteiro’ – que poderá virar do avesso a rentrée política... e responder ao desafio de Costa.

    PUB

    E isto porque, escreve o semanário, o livro sairá dias depois das primárias do PS e, em caso de vitória do autarca de Lisboa, poderá significar o início de um duelo por São Bento.

    Fonte próxima de Rui Rio disse ao Expresso que “até dia 28 de setembro [data em que se realizam as eleições primárias do PS] está tudo em stand by à espera do PS”. E quem pode também ficar à espera é Pedro Passos Coelho.

    Uma possível vitória de Costa aliada a sondagens que apresentem uma descolagem clara e consistente do PS poderão colocar em causa o lugar de Passos Coelho.

    “Está instalada a ideia nos círculos próximos de Rio que se vier o António Costa quase não vale a pena disputar as eleições e pode haver um movimento para tentar apear Passos antes das legislativas”, disse ao Expresso fonte próxima do processo.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  79. INFORMAÇÃO INTERNA:

    ALGUNS DESTES TEXTOS JÁ TRANSITARAM PRÓ POST ZERO DE SETEMBRO!

    ResponderEliminar