Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

(58)PRECONCEITO:UM TEXTO QUE TODOS OS LÍDERES DEVIAM LER?!(talvez...)

[PRECONCEITO:SE É LÍDER "NUM" DEIXE DE LER!(vale apena ler)] «O PRECONCEITO Há um ditado popular que reza assim: "Nós só somos bons enquanto os nossos vizinhos quiserem." O ditado popular não se refere à bondade ou maldade de coração, nem à reta ou desordenada consciência. Frisa apenas a opinião que os outros poderão ter de cada um de nós. E como o preconceito ou uma ideia falsa, mil vezes repetidos, formam a opinião geral, pode muito bem acontecer que uma pessoa boa seja mediocrizada, um medíocre seja divinizado, um pérfido seja entronizado como referência. Não é só nos mídia que existem os "fazedores de opinião". Nas relações sociais normais eles existem e, porventura, com mais força. E todos conhecemos pessoas que têm especial jeito para desempenhar tal papel, queimando quem lhes desagrada ou não lhes interessa e promovendo os da sua simpatia ou quem lhes faz o jogo. Há uns anos, participava numa refeição onde estava presente um presidente de Câmara de uma autarquia do sul do país. A certa altura, falava-se da gestão do pessoal, das relações pessoais, das tricas e licas que acontecem quando muita gente trabalha junta. Referia o autarca que, quando um funcionário lhe vinha dizer mal deste ou daquele seu colega, ficava sempre com "a pulga atrás da orelha". É que, dizia, normalmente havia interesses pouco claros. Inimizades, vinganças, invejas, desejo de subir na carreira derrubando quem obstaculizava, favorecimentos, mau íntimo, etc, formavam a panóplia de motivos que levavam o referido funcionário a destilar veneno contra o seu colega ou colegas. O autarca em causa dizia ainda ter muito pouca paciência para aturar situações do género que sempre desvalorizava e rapidamente terminava, afirmando que o líder deve estar acima sem se deixar enveredar por intrigas. E convicto, testemunhava: "Jamais permito que numa reunião alguém diga mal de um colega seu ausente!" No fim da conversa, veio aquele vibrar de alma que apreciei demais: "Se porventura dou por mim a pensar mal de um funcionário só porque um colega dele falou mal dele, não descanso enquanto não tenho uma conversa com a pessoa atingida. E olhem que, normalmente, descubro que havia veneno por trás..." São líderes assim que são verdadeiramente líderes e não fantoches. (POSTADO POR ASAS DA MONTANHA/QUARTA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2014)

1 comentário:

  1. 1-«"Nós só somos bons enquanto os nossos vizinhos quiserem."»

    2-«E como o preconceito ou uma ideia falsa, mil vezes repetidos, formam a opinião geral, pode muito bem acontecer que uma pessoa boa seja mediocrizada, um medíocre seja divinizado, um pérfido seja entronizado como referência. Não é só nos mídia que existem os "fazedores de opinião". »

    3-«Não é só nos mídia que existem os "fazedores de opinião". Nas relações sociais normais eles existem e, porventura, com mais força. E todos conhecemos pessoas que têm especial jeito para desempenhar tal papel, queimando quem lhes desagrada ou não lhes interessa e promovendo os da sua simpatia ou quem lhes faz o jogo. »

    4-«"Se porventura dou por mim a pensar mal de um funcionário só porque um colega dele falou mal dele, não descanso enquanto não tenho uma conversa com a pessoa atingida. E olhem que, normalmente, descubro que havia veneno por trás..."»

    5-«"Jamais permito que numa reunião alguém diga mal de um colega seu ausente!" »

    6-«São líderes assim que são verdadeiramente líderes e não fantoches. »

    (E MUUUITO HAVERIA A DESTACAR, MAS COMO DIZIA O Dr JAIME GAMA: "FIQUEMOS-NOS POR AQUI...!»

    ProfAnónima

    ResponderEliminar