Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

(55)DIA MUNDIAL DOS AVÓS!(26 de julho)

[SOBRE OS AVÓS A SABEDORIA POPULAR DIZ: «AVÓS SÃO PAIS DUAS VEZES!»] Caros Bloguistas! Hoje assinala-se o Dia dos Avós, que de ano pra ano está a ganhar mais "força"!:) A Junta de Salzedas, resolveu assinala-lo! Ontem e hoje, alguns ógãos da Comunicação Social divulgaram diversos estudos sobre a relação Avós/Netos, onde se pode reter o seguinte: -Se os Avós "lucram" com o convivio com os netos ; estes e a restante familia também "lucram", pois com a entrada das mulheres no mundo do trabalho (e emigração!), são os avós que muitas vezes ficam com os netos! PARABÉNS A TODOS OS AVÓS!:) Aquele Abraço! ProfAnónima NB:VER NOS COMENTÁRIOS ALGUNS DOS ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO AVÓS/NETOS!

16 comentários:

  1. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF(25/7)]

    DIA MUNDIAL DOS AVÓS/ESTUDO:A IMPORTÂNCIA DOS NETOS NA VIDA DOS AVÓS

    «Envelhecer é melhor com os netos
    (Publicado ontem às 16:20)

    A propósito do Dia dos Avós, que se celebra este sábado, a investigadora Sofia von Humboldt diz que a relação dos idosos com os netos é a que mais contribui para que envelheçam de uma forma saudável, mais do que com os filhos e os cônjuges.

    Sofia von Humboldt desenvolveu um conjunto de estudos que visou aferir os fatores que os idosos consideram como mais importantes para um «ajustamento positivo ao seu processo de envelhecimento».

    Os estudos, que envolveram duas amostras com 1.270 e 1.291 idosos com mais de 75 anos, revelaram que a importância dada à interação com os netos é «significativamente superior» em relação à que têm com os filhos e os cônjuges.

    «Estávamos à espera que fossem os filhos e os cônjuges a terem um peso mais significativo», mas o que verificámos foi que para os entrevistados os netos são mais importantes para «envelhecerem melhor e de uma forma saudável"» disse à agência Lusa a investigadora da Unidade de Investigação de Psicologia e Saúde do ISPA - Instituto Universitário.

    A investigadora, que falava à Lusa a propósito do Dia Nacional do Avós, que se assinala no sábado, disse que os idosos valorizaram não o facto de estarem ocupados, mas sim as relações que mantém com os netos do ponto de vista emocional.

    «O facto de terem netos obriga-os a ter ritmos próprios» e serem participativos na vida dos netos, com responsabilidade, o que é encarado de uma forma positiva.
    «Isto acontece numa fase da vida em que os idosos procuram relações, não em quantidade ou diversidade, mas em profundidade do ponto de vista afetivo e sócio emocional», sendo que os «netos conseguem contribuir para isso», explicou.

    Os resultados do estudo indicaram ainda que os netos, mais do que os cônjuges, fornecem uma importante rede de apoio, comunicação e assistência, em particular quando a saúde e mobilidade dos idosos diminuiu, em idades mais avançadas.

    Quando os idosos chegam a uma idade mais avançada centram-se, muitas vezes, nos aspetos do corpo relacionados com a doença, a dor ou a capacidade física.

    O poderem pegar ao colo os netos, dar um abraço, um beijinho faz com que tenham «um contacto físico muito natural e que não vem carregado com nenhum simbolismo associado à doença».

    A criação do Dia Nacional dos Avós foi aprovada na Assembleia da República, a 22 de maio de 2003, por iniciativa da deputada social-democrata Ana Manso, eleita pelo distrito da Guarda.
    Artigo Parcial»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO(26/7)]

    DIA MUNDIAL DOS AVÓS/ESTUDO: IMPORTÂNCIA DOS AVÓS NA VIDA DOS NETOS E RESTANTE FAMILIA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Avós já não substituem infantários mas têm papel fundamental na vida dos netos»

      (ANA BÁRBARA MATOS, IN PÚBLICO)

      Eliminar
    2. 1-«Os avós portugueses são, entre os europeus, dos que mais cuidam dos netos a tempo inteiro, segundo um estudo recente. Esta é, contudo, uma realidade em transformação, de acordo com a investigadora em sociologia da família Karin Wall, (...)

      Eliminar
    3. 2-«Os autores concluem que esta tendência relaciona-se com a falta de creches e infantários a preços acessíveis, limitadas prestações sociais pagas aos pais, e poucas oportunidades para as mães trabalharem a tempo parcial. No entanto, a socióloga Karin Wall considera “abusiva” a explicação e lembra que a rede de infantários tem crescido nos últimos anos e que a escola primária em Portugal é a tempo inteiro. A investigadora confere que a geração de avós dos últimos dez anos tem tomado conta dos netos a tempo inteiro, mas afirma que a situação está a mudar.»

      Eliminar
    4. 3-«O recurso aos cuidados a tempo inteiro dos avós tem muitas vezes razões económicas, mas o impacto financeiro do apoio dos avós vai para além do dinheiro poupado em jardins-de-infância ou actividades. Karin Wall refere que os estudos em que tem participado – o mais recente no ano passado – revelam que o apoio financeiro dos avós aos filhos e netos é muito importante, sobretudo nas famílias desfavorecidas.»

      Eliminar
    5. 4-«A socióloga alerta, no entanto, que a crise está a ter um “impacto terrível” no apoio financeiro. “Com os cortes nas pensões, os avós têm menos possibilidades de ajudar”. Também o estudo A prestação de cuidados pelos avós na Europa refere que o “papel vital” dos avós na prestação de cuidados infantis “pode colidir com as suas capacidades de autofinanciamento numa situação de crise e cortes nas pensões”.»

      Eliminar
    6. 5-«(...)Portugal é o [país] que apresenta a mais elevada percentagem de mães com filhos com idades inferiores a seis anos que trabalham a tempo inteiro, o que justifica, em parte, a maior dependência dos cuidados intensivos prestados pelos avós.»

      Eliminar
    7. INFORMAÇÃO:O TEXTO ESTÁ DIVULGADO, NA INTEGRA, NOS DIVERSOS DE JULHO/14!(post 2)

      Eliminar
  3. Depois do n/amigo "503" abalar, prometemos ir buscar, aos diversos (post 2), as "ideias chave" dos estudos que mostram a importância dos Avós na vida/crescimento dos netos

    NB/ESTE:Service Unavailable Error 503

    ResponderEliminar
  4. BOM, E AGORA VEIO O PIRATÃO (já) HABITUÉ E LEVOU O POST DOS "AVOZINHOS"!:(

    ASSIM:Esta página Web não está disponível

    Menos
    A página Web em http://taroucando.blogspot.pt/2014/07/55dia-mundial-dos-avos26-de-julho.html?showComment=1406399936485#c473295015208894601 poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.
    Código de erro: ERR_INVALID_ARGUMENT»

    ResponderEliminar
  5. Que estranho!
    Sempre tão ativos na divulgação do que se vai passando por cá, torna-se difícil compreender como não existe aqui qualquer informação ou referência acerca da manifestação que existiu em favor da manutenção da creche, que até teve honras televisivas... Afinal nesse dia "Tarouca teve mais vida"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a):

      Não é verdade que o TAROUCAndo "ignorou/silenciou" a dita manifestação! Sim, esta notícia poderá ser vista em 2 rubricas:

      --Por Tarouca aconteceu/Vai Acontecer!"(post 8): Ver comentário das 18:10H do dia 24/7;

      --"Tarouca Foi Notícia:Saiba Porquê!"(post 40): Ver o comentário das 18:13H do dia 24/7.

      Mas atendendo à importância da coisa, já temos um post onde vamos tentar promover um debate (Um Debate Possível), onde TODOS os Tarouquenses ficam desde já convidados a participarem:

      Agradecemos a sua participação!(mas prá próxima, antes de nos"atacar" informe-se melhor....)

      ProfAnónima

      NB:NO BLOG ASAS DA MONTANHA, PODERÁ ENCONTRAR O FILME TRANSMITIDO PELA RTP!

      Eliminar
  6. INFORMAÇÃO EXTRA: O BLOG ASAS DA MONTANHA POSTOU NO DIA 26/7 O VIDIO DA RTP, SOBRE A MANIFESTAÇÃO REALIZADA PELOS PAIS E OUTROS FAMILIARES DAS CRIANÇAS DA "CRECHE CAMARÁRIA:

    «Pais de Tarouca manifestam-se contra encerramento de creche

    VejaI:

    - a posição dos pais
    - a posição da autarquia

    Postado por asas da montanha à(s) 15:18»

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  7. UM PEDIDO: QUANDO O TAROUCAndo REGRESSAREM, AVISEM-NOS!-X

    «Esta página Web não está disponível

    Menos
    A página Web em http://www.blogger.com/ poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.
    Código de erro: ERR_INVALID_ARGUMENT»

    ResponderEliminar
  8. Tratamentos desiguais

    As crianças deverão ter direitos iguais independentemente da instituição que frequentam.

    Há duas excelentes Creches em Tarouca que permitem uma resposta bastante aceitável para as necessidades do concelho e freguesias de outros concelhos limítrofes.

    A Segurança Social não garante a devida equidade entre as Instituições, ao indeferir a realização de protocolo de cooperação com a Instituição Projectos Sociais nos Bombeiros, que é reconhecida pelo Estado como IPSS( Instituição de solidariedade Social) .

    As crianças se mudarem de Creche já terão o apoio da Segurança Social.

    Liberdade de escolha, sem se aumentar a despesa, é um direito.

    O cidadão
    Domingos Nascimento

    (trazido do facebook)

    ResponderEliminar