Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

(88)ÚLTIMA HORA:QUEM VAI SUBSTITUIR O Dr DURÃO BARROSO?!(politica europeia)

[TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL DE NOTÍCIAS]DEPOIS DE MUITAS REUNIÕES, EIS QUE OS LÍDERES EUROPEUS CONCORDARAM (FINALMENTE)EM ELEGER O JEAN-CLAUDE JUNKER PRA PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA, LUGAR OCUPADO DURANTE 10 ANOS PELO Dr DURÃO BARROSO! «Líderes europeus indigitam Jean-Claude Juncker para presidente da Comissão Publicado às 16.01 Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos, esta sexta-feira, em Bruxelas, indigitaram o luxemburguês Jean-Claude Juncker para o cargo de presidente da Comissão Europeia, anunciou o presidente do Conselho Europeu. Líderes europeus indigitam Jean-Claude Juncker para presidente da Comissão Jean Claude Junker "Decisão tomada. O Conselho Europeu propõe Jean-Claude Juncker como próximo presidente da Comissão Europeia", escreveu Herman Van Rompuy na sua conta na rede social twitter. O nome de Juncker, que era o candidato do Partido Popular Europeu - vencedor das eleições europeias de maio - terá agora que ser confirmado pelo Parlamento Europeu, numa votação que terá lugar em meados de julho, para suceder a José Manuel Durão Barroso. (SAIBA MAIS NOS DIVERSOS DE JUNHO/2014) (ENVIADO POR:A.M.)

8 comentários:

  1. INFORMAÇÕES GERAIS:

    1º)Este era o candidato preferido do PSD e do CDS, tendo mesmo o Prof. Marcelo referido que iria votar na coligação (tb) pelo futuro Presidente da Comissão Europeia.

    2º)Este nome não estava a ser muito concensual, alegadamente porque tem uma visão da Europa MUITO federalista. O maior opositor era a Inglaterra.

    A MODERADORA PRINCIPAL:ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO EXTRA:

    A TSF anunciou que uma Eurodeputada Socialista Portuguesa, foi eleita vice.presidente do grupo S&D!

    A MODERADORA PRINCIPAL:ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o JN de ontem, o Dr Paulo Rangel também foi eleito vice-Presidente do Grupo do PPE

      A MODERADORA PRINCIPAL:ProfAnónima

      Eliminar
  3. E DEPOIS DE ANUNCIADO/CONFIRMADO ESTE NOME, LOGO SE SEGUIRAM MUITAS E VARIADAS REACÇÕES, QUE MAIS LOGO AQUI AS COLOCAREMOS, POIS AGORA VOLTAMOS A SER VISITADOS PELO "503"!(Service Unavailable Error 503)

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  4. [TRAZIDO DO JN(26/6)]-[REACÇÔES...]

    Designação de Juncker é "um mau dia" para a Europa
    Publicado às 17.42

    A designação de Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão Europeia marca "um mau dia para a Europa", afirmou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que se opôs frontalmente à escolha do luxemburguês.

    "Este é um mau dia para a Europa, que arrisca enfraquecer a posição dos governos nacionais", disse Cameron depois de o conselho europeu ter aprovado a escolha de Juncker por 26 votos a favor e dois contra (Reino Unido e Hungria).

    "Se tivéssemos trabalhado juntos, teríamos encontrado um candidato alternativo", frisou.

    Cameron admitiu contudo ter de "aceitar o resultado" da cimeira, embora a decisão tomada por 26 Estados membros nesta matéria "reforce a convicção" britânica de que "a Europa tem de mudar".

    Os líderes europeus indigitaram esta sexta-feira para o cargo de presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, candidato do Partido Popular Europeu (PPE, centro-direita), que venceu as eleições europeias de maio.

    O nome de Juncker tem ainda de ser aprovado pelo Parlamento Europeu, numa votação prevista para 16 de julho em que precisa de obter uma maioria simples (367 votos em 751).

    ResponderEliminar
  5. [TRAZIDO DO JN (27/6)]--[REACÇÕES...]

    Durão satisfeito com sucessor "amigo de Portugal"
    Publicado às 17.48

    Durão satisfeito com sucessor "amigo de Portugal"

    Durão Barroso salienta experiência de Jean-Claude Juncker
    0 0 0
    O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou, esta sexta-feira, estar "muito satisfeito" com a indigitação de Jean-Claude Juncker para lhe suceder no cargo, sublinhando que o luxemburguês é um amigo de Portugal.

    "Estou muito satisfeito, há mais de 25 anos que conheço Jean-Claude Juncker. É um homem muito europeísta, um líder político com grande experiência e -- posso dizê-lo -- um amigo do nosso país", disse José Manuel Durão Barroso.

    "Temos um presidente da Comissão Europeia indigitado, que vai agora submeter-se ao voto do Parlamento Europeu e depois o colégio, no seu conjunto, será também submetida a esse mesmo voto", acrescentou, em declarações aos jornalistas portugueses.

    Os líderes europeus indigitaram o ex-primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, como próximo presidente do executivo comunitário, substituindo Durão Barroso, que termina o seu segundo mandato no fim de outubro.

    ResponderEliminar
  6. RETIRADO DO TEXTO DO POSTE:

    « Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos, esta sexta-feira, em Bruxelas, indigitaram o luxemburguês Jean-Claude Juncker para o cargo de presidente da Comissão Europeia, anunciou o presidente do Conselho Europeu. »

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    O PM DISSE QUE ESPERA QUE PORTUGAL VOLTE A TER UM COMISSÁRIO EUROPEU. DISSE AINDA, QUE O NOME INDICADO DEPENDE DA PATA E DEVE MERECER A CONCORDÂNCIA DA GRANDE MAIORIA.

    A MODERADORA PRINCIPAL:ProfAnónima

    ResponderEliminar