Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

(94)EUROPEIAS/14: MENSAGEM DO Sr PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

EUROPEIAS/14: MENSAGEM DO Sr PRESIDENTE DA REPÚBLICA!(*)

Cavaco apela ao voto nas Europeias (Publicado ontem às 19:01)

O Presidente da República apelou hoje aos portugueses para que no domingo exerçam o seu direito de voto nas eleições para o Parlamento Europeu, lembrando que as decisões das instituições europeias têm «impacto muito direto» no dia-a-dia.

«A União Europeia é vital para o desenvolvimento económico e social do país e para a nossa projeção e influência internacional. As decisões tomadas nas instituições europeias têm um impacto muito direto no dia-a-dia dos Portugueses», referiu o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numamensagem a propósito as eleições para o Parlamento Europeu, onde serão eleitos os 21 eurodeputados portugueses.

Apelando a que todos os eleitores «não deixem de exercer o seu direito de voto», Cavaco Silva notou que se trata de uma eleição muito importante para Portugal e que existem «diversas e relevantes razões» para votar.

Por um lado, disse, o Parlamento Europeu é a única instituição europeia com representantes diretamente eleitos, sendo que ao longo de quatro dias, cerca de 380 milhões de eleitores dos 28 países da União elegem os seus deputados europeus, «naquela que constitui uma eleição única no Mundo».

Por outro lado, continuou, Portugal beneficiou nas últimas décadas de programas europeus que «em muito contribuíram para a melhoria das condições de vida das populações e para o progresso do país nos mais diversos domínios», nomeadamente na educação e modernização das atividades económicas e das infraestruturas nacionais e locais.

«A eleição dos deputados para um parlamento onde estão representados cerca de 500 milhões de cidadãos europeus constitui um aspeto fundamental da nossa participação na construção europeia e da própria defesa do interesse nacional», enfatizou, reiterando que é fundamental que a voz de cada um dos povos europeus seja ouvida na assembleia onde se reúnem os representantes dos 28 Estados-membros.

















2 comentários:

  1. (trazido da tsf)

    Europeias: Afluência de 12% ao meio-dia
    Publicado há 26 mins

    Até às 12:00 tinham votado 12,14% de eleitores em Portugal, segundo os primeiros dados relativos à afluência às urnas divulgados pela Comissão Nacional de Eleições.

    Quanto aos eleitores comunitários não nacionais, à mesma hora a afluência tinha sido de 2,55%.
    Nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, realizadas a 7 de junho de 2009, à mesma hora registava-se uma afluência de 11,8%.

    (continua)

    NB:PODEMOS CONCLUIR ASSIM QUE A MESA 4 DE TAROUCA SEGUE A TENDÊNCIA NACIONAL TAL COMO NAS ANTERIORES ELEIÇÕES!

    ResponderEliminar