Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

(98)PERGUNTA:O GOVERNO (não) TEM LEGITIMIDADE PRA GOVERNAR?(no rescaldo das europeias/14)

[TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF]

EUROPEIAS/14: O QUE TEM A DIZER A ISTO?! O GOVERNO TEM OU NÃOLEGITIDADE PRA GOVERNAR?!

Europeias/Rui Machete: Governo não perdeu legitimidade

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, considerou hoje que o resultado das eleições europeias de domingo permitiu «mostrar a bondade» da política seguida pelo Governo e rejeitou qualquer «diminuição de legitimidade» da coligação PSD/CDS-PP.

Para Rui Machete, o resultado foi «bastante positivo», salientando que não se verificou «uma situação catastrófica, aquilo que se dizia que ia ser, após três anos de austeridade».

Um sinal que, considerou, permite «mostrar a bondade da política que foi seguida e dos seus resultados positivos que agora haverá oportunidade de retirar, se não houver nada de inesperado que aconteça».

Questionado sobre se o Governo deverá retirar as devidas ilações políticas dos resultados eleitorais, como o PS tem reclamado, Rui Machete considerou que «há de haver» ilações, mas escusou-se a tecer mais comentários.

Sobre a realização de eleições antecipadas, o governante disse que esse cenário «não tem sentido nenhum».

«Isso não se punha em nenhuma circunstância. Uma coisa são eleições europeias, outra coisa são legislativas internas. Agora nem sequer as diminuições de legitimidade ocorreram», sublinhou.

O PS foi o partido com mais mandatos nas eleições europeias de domingo depois de apurados os resultados em todas as 3.092 freguesias de Portugal e em 54 dos 71 consulados, segundo dados da Direção Geral de Administração Interna (DGAI).

Os resultados indicam sete deputados (31,45%) para o PS, seis (27,71%) para a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), dois (12,68%) para a CDU (PCP-PEV), um (7,15%) para o Partido da Terra (MPT) e outro (4,56%) para a Bloco de Esquerda, faltando atribuir quatro dos 21 mandatos de Portugal no Parlamento Europeu, que dependem dos resultados no estrangeiro.

7 comentários:

  1. Na minha modesta opinião o Governo tem TODA a legitimidade pra votar, porque:

    1º)foi eleito democraticamente pra governar os destino deste País entre 2011 e 2015;

    2º)as eleições de ontem foram pró Parlamento Europeu e NADA nos garante que o resultado seria o mesmo se fossem pró Parlamento Português;

    3º)e ainda porque, em boa verdade o partido vencedor, o PS (a quem desde já felicito), NÃO ganhou com uma margem por aí além: apenas teve mais 4% o que no dizer do dr catroga seriam pouco mais que "sobrancelhas)

    Contudo, começo a concordar cada vez mais que se estabeleça uma outra data prás legislativas, porque os resultados de obtidos ontem mostra-nos que muito possivelmente vai levar algum tempo prá construção de um Governo estável e depois pode comprometer a elaboração do OGE pra 2016.

    Sem mais de momento.

    ASSINA: INPA (Infelizmente Não Posso Assinar)

    ResponderEliminar
  2. (trazido da tsf)

    Ferro Rodrigues: Vitória do PS soube a pouco

    Os resultados do PS não foram impressionantes e a moção de censura do

    Entrevistado pela jornalista Teresa Dias Mendes Ferro Rodrigues admite que tinha a expetativa que o PS chegasse perto dos 40 por cento, mas também acrescenta que esta não é a hora de questionar a liderança do PS

    (continua)

    ResponderEliminar
  3. IDEM:

    Sócrates e Costa lamentam vitória curta do PS

    Publicado ontem às 23:39

    José Sócrates considerou hoje que a vitória do PS nas europeias é pouco expressiva mas não se justifica discutir a liderança de António José Seguro. António Costa lamenta que a uma derrota histórica da direita, não tenha correspondido uma vitória histórica do PS.

    (continua)

    ResponderEliminar
  4. IDEM:

    Seguro: PS teve «uma grande vitória»

    Publicado ontem às 22:33

    O secretário-geral do PS reagiu aos comentários de Passos Coelho e de Paulo Portas sobre a dimensão da vitória do PS: «tivemos mais votos do que toda a direita junta». «O atual Governo chegou ao fim», voltou a dizer, para lembrar que «se depender de nós haverá eleições antecipadas».

    António josé Seguro: «Se depender de nós, haverá eleições antecipadas»
    António José Seguro diz que o PS vai continuar a trabalhar para merecer mais o apoio dos portugueses

    «O PS teve hoje uma grande vitória. Uma grande vitória eleitoral», disse Seguro, lembrando que «esta é a segunda vitória consecutiva do PS», depois das autárquicas de 2013.

    «Duas eleições, duas vitórias», lembrou Seguro, que falava cerca das 22:30 no Hotel Altis, em Lisboa, onde o PS, como habitual, seguiu a noite eleitoral.

    (continua)

    ResponderEliminar
  5. (TRAZIDO DO CORREIO DA MANHÃ)

    «Europeias: Nuno Melo recusa conclusões para próximas legislativas»

    Por:LUSA

    O primeiro candidato do CDS-PP da Aliança Portugal, Nuno Melo, recusou hoje retirar quaisquer conclusões das eleições europeias para legislativas, sublinhando que o PS não teve "nenhuma vitória estrondosa", apesar da "conjuntura particularmente favorável".

    "Não faz nenhum sentido retirar destas eleições, que são europeias, conclusões para eleições legislativas", declarou Nuno Melo, em declaração conjunta com o cabeça de lista, o social-democrata Paulo Rangel no centro de convenções de um hotel de Lisboa onde a candidatura está reunida.

    O candidato centrista reconheceu a vitória do PS e cumprimentou o cabeça de lista socialista, Francisco Assis, mas referiu que "nestas eleições europeias o PS fica muito abaixo dos 44%, ou seja, do seu resultado de 2004".

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/europeias-nuno-melo-recusa-conclusoes-para-proximas-legislativas-caudio

    ResponderEliminar
  6. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF]

    PCP reclama demissão imediata do Governo em moção de censura

    Publicado hoje às 19:16

    Os comunistas exigem um novo Executivo para que haja uma «política patriótica de Esquerda que assuma a devolução dos salários, pensões, prestações sociais e direitos roubados».

    Trabalho de Raquel Melo Pereira com declarações de João Oliveira sobre a moção de censura do PCP

    O PCP reclama na moção de censura que vai ser apresentada na sexta-feira a demissão imediata do Governo, a dissolução da Assembleia da República e a realização de eleições antecipadas.

    Na apresentação do texto desta moção, o líder parlamentar do PCP disse ser preciso um novo Governo para que haja uma «política patriótica de Esquerda que assuma a devolução dos salários, pensões, prestações sociais e direitos roubados».

    Os comunistas querem ainda «a rejeição dos condicionalismos externos e a renegociação da dívida nos seus mentantes, juros e prazos e condições de pagamento de forma a permitir o crescimento económico e a melhoria das condições de vida».

    «A defesa e o aumento da produção nacional, a recuperação para o Estado do setor financeiro e de outros empresas e setores estratégicos, o aumento do investimento público e o fomento da procura interna» são outros dos objetivos apresentados.

    Sobre os resultados das eleições europeias de domingo, João Oliveira disse que estes apenas podem ser lidos como uma derrota da Aliança Portugal e que se PSD e CDS se quiserem agarrar ao poder cabe a Cavaco Silva fazer algo.

    «Será então responsabilidade do Presidente da República fazer cumprir a Constituição, dissolvendo a Assembleia da República e convocando eleições legislativas antecipadas», acrescentou.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    NB:O SECRETÁRIO GERAL DO PS JÁ DISSE QUE IRÁ VOTAR FAVORALMENTE A MOÇAO DE CENSURA APRESENTADA PELO PCP!

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO:

    AGORA QUE SÃO CONHECIDOS OS RESULTADOS FINAIS (ver post 96), VAMOS "COMPARAR O DITO E O OBTIDO" NAS URNAS. POR AGORA APENAS PUDEMOS DIZER QUE "TAROUCA VESTIU-SE DE LARANJA" EM TODAS AS FREGUESIAS!! (ver os comentários post 100)

    PUDEMOS AINDA DIZER QUE VAMOS PUBLICAR UM TEXTO SOBRE: AFINAL DE CONTA QUEM GANHOU/PERDEU AS EUROPEIAS DE 2014???

    ResponderEliminar