Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

(95)EUROPEIAS/14: REACÇÕES AO ACTO ELEITORAL!

[TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF]]

EUROPEIAS/14:REACÇÕES DE VÁRIOS LÍDERES POLITICOS AO ACTO ELEITORAL & ALERTAS PRÁ ABSTENÇÂO!

Passos diz que resultado das eleições europeias pode ter várias leituras (Publicado hoje às 12:01)

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje que as leituras políticas das eleições «nunca são estritas ao ato eleitoral» e «têm sempre consequências».

Pedro Passos Coelho votou esta manhã numa escola em Massamá, no concelho de Sintra. Questionado pelo jornalistas, o primeiro-ministro afirmou que «há sempre leituras para todos os gostos» e reservou a sua leitura das eleições para esta noite.

«As eleições são para o Parlamento Europeu e é nesse enquadramento que será feita a leitura política, agora as leituras nunca são estritas ao ato eleitoral, têm sempre consequências, mas sobre isso não falarei agora, falarei mais logo», afirmou aos jornalistas.

«Não vou fazer declarações sobre a eleição em si, do ponto de vista partidário, porque isso não é correto da minha parte num dia como este. Toda a gente sabe o que cada um dos concorrentes deseja nas eleições», acrescentou. «Eu estou muito tranquiilo, como se pode ver», disse.

«A participação de todos os cidadãos é um ato cívico, além de um direito é um dever cívico e julgo que para o nosso país era importante que neste período houvesse uma afluência, uma participação elevada, significaria que o país segue com mais atenção aquilo que se passa na europa», sublinhou.

Para o primeiro-ministro, uma participação elevada nestas eleições significaria «uma abstenção inferior» à registada nas últimas europeias, que «foi muito elevada».

«Os órgãos europeus, nomeadamente o Parlamento Europeu, têm uma importância maior do que tinham tradicionalmente. Espero que os portugueses, como os outros europeus, possam reconhecer essa importância, uma vez que a preocupação de não haver um défice democrático das instituições europeias é partilhado por cada vez maior número de cidadãos, seria um bom sinal que a abstenção fosse menor desta vez que em atos eleitorais anteriores», sustentou.

Os resultados oficiais só podem começar a ser divulgados depois das 22:00, quando fechar a votação em Itália, o último país a encerrar as urnas na Europa.

2 comentários: