São 21 os deputados que os portugueses vão poder eleger, através do seu voto, para representarem o país, no Parlamento Europeu.
Cinco razões pelas quais as eleições são importantes:
  • O Parlamento da União Europeia tem muito mais poder do que antigamente
Desde 2009, que em parceria com a Comissão Europeia, é responsável pelo orçamento da UE.
  • Eleição de um dos mais poderosos líderes da Europa
Os deputados terão uma palavra a dizer, pela primeira vez, sobre aquele que poderá ser o novo presidente da Comissão Europeia, sendo que os grupos parlamentares da UE concordaram que a escolha de candidato a presidente será retirada do grupo que ganhe a maioria dos assentos no Parlamento. No entanto, são os governos nacionais que têm a palavra final na escolha do presidente da Comissão Europeia.
  • É a oportunidade de dizer não a mais austeridade
Tendo em conta, que esta é a primeira eleição parlamentar desde a crise económica que atingiu a Europa, esta será a oportunidade para os eleitores mostrarem se concordam ou não com a política de austeridade em curso na UE.
  • Os eleitores têm uma palavra a dizer sobre a liderança da União Europeia
Uma das críticas mais comuns dos cidadãos europeus está relacionada com o sentimento de "défice democrático". Os funcionários do Parlamento Europeu são os únicos directamente eleitos pelos cidadãos, de maneira que os eleitores devem ter uma palavra a dizer
  • O aumento de grupos extremistas por toda a Europa.
Entre 15 a 30% dos lugares do parlamento poderão ir para partidos de extrema-esquerda ou de extrema-direita, alguns dos quais têm a intenção de destruir a União Europeia, por dentro.