Páginas

domingo, 18 de maio de 2014

(63)TROIKA:UM ADEUS OU UM ATÉ JÁ?!(17 de maio)

[trazido do notícias ao minuto]
Balanço Hoje é dia de a troika ir embora: Três anos passados em revista

Hoje é dia de despedida da troika, e também os credores internacionais terão mais encanto nesta hora. Não deixarão saudades à grande maioria dos portugueses. Findo o programa de assistência financeira ao país, que encerra hoje, o que mudou nas principais áreas de um Estado que recupera agora parte da sua soberania perdida? O Notícias ao Minuto passa em revista estes últimos três anos.

PAÍS
Hoje é dia de a troika ir embora: Três anos passados em revista
DR
Há três anos a troika aterrava em Portugal. Um nome que se estranhou, num primeiro momento, mas que definitivamente se entranhou na vida de um país. Na vida de um povo.

Assinou-se o memorando de entendimento, foram feitas 12 avaliações ao programa de assistência financeira que resgatou o país, e hoje, para todos os efeitos, Portugal recupera parte da soberania perdida. Sai da alçada dos seus credores com uma almofada financeira, mas, talvez, à custa da perda da almofada social, pelo menos tal como os portugueses a conheciam. O país já não é o mesmo, tal como os seus cidadãos.

Foram três anos de sacrifícios em que se selou a promessa, sentida já na pele, de que nada será como antes.

Ao longo desta semana, o Notícias ao Minuto passou em revista as principais alterações que este resgate financeiro imprimiu em áreas chave da espinha dorsal do país. Da Educação à Saúde, passando pela Justiça eTrabalho, do fenómeno da emigração até às repercussões políticas, foram vários os temas que abordámos numa tentativa de perceber o que de facto mudou. Auscultámos ainda opiniões de protagonistas, especialistas, sem esquecer, ainda, a de anónimos.

Aqui fica um balanço geral no dia de dizer adeus.

Economia
No plano económico, há a registar, nestes últimos três anos de intervenção externa, falhas, metas que ficaram por cumprir, barreiras que dificultaram o trabalho do Governo, mas também algumas gorduras ‘queimadas’ e uma almofada financeira que permite sair de forma ‘limpa’ mas sem relaxar.
A opinião é do professor catedrático do ISEG, João Duque, que, em entrevista ao Notícias ao Minuto, avisou que “a austeridade” não só “vai manter-se” como, possivelmente, “até aumentar”. Todavia, sublinhou, agora o importante é, “sem estragar [o que foi feito], ir recompondo o corpo para voltar a crescer e repor os níveis de serviço público, satisfação global de forma sustentável, mas não à custa de um renascimento artificial”.
Ao mesmo tempo, e apesar da saída limpa anunciada por Pedro Passos Coelho, a verdade é que “não há motivos para suspirar de alívio” e que, passada a primeira meta, agora “é preciso juízo”, assinalou Duque.
Leia aqui a notícia na íntegra.

Educação
No campo da Educação, o Governo foi obrigado a cortar despesas e, simultaneamente, a aumentar a qualidade do ensino. Para isso, o ministro Nuno Crato e a sua equipa procederam ao encerramento de escolas, à diminuição do número de turmas e do número de professores, bem como ao aumento das horas de trabalho do pessoal docente.
Com estas medidas, o Ministério da Educação e da Ciência conseguiu reduzir os custos com a educação em vários milhões de euros, mas nem todos ficaram satisfeitos. Os professores foram ao longo dos últimos anos o rosto da insatisfação dos portugueses, tendo sido várias as lutas travadas em prol da defesa do futuro da Educação, que consideram estar a ser posta em causa.
Leia aqui a notícia na íntegra.

Emigração
Numa altura em que a escassez laboral era cada vez mais notória, foram muitos os que procuraram uma alternativa além-fonteiras. Centenas de milhares de portugueses abandonaram o país nos últimos anos: uns à procura de sustento financeiro, outros em jeito de fuga ao futuro cinzento que se avizinhava.
A emigração jovem atingiu números consideráveis e a já tão denominada ‘fuga de cérebros’ marcou uma era em que a geração mais formada de sempre não encontrou espaço nas empresas nacionais.
Leia aqui a notícia na íntegra.

Justiça
Durante os três anos em que Portugal esteve ao comando da troika, a área da Justiça foi a primeira a conseguir 'livrar-se' do programa de ajustamento, mas sem antes ter reformado por completo o sistema judicial. Desde a elaboração de um novo mapa judiciário, a uma agilização dos processos pendentes, todos foram obrigados a cavalgar a 'onda' da troika.
Ouvida pelo Notícias ao Minuto, a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, fez, porém, questão de reconhecer o esforço de todos. "Fomos forçados a ultrapassar enquanto povo, e isto só nos deve a todos orgulhar, pois representa a esperança no futuro e é o sinal de que quando queremos sabemos fazer tão bem ou melhor que os outros", enalteceu a governante.
Leia aqui a notícia na íntegra.

Política
Desde que Pedro Passos Coelho tomou posse como primeiro-ministro juntamente com Paulo Portas, muitos foram os obstáculos e crises que o Executivo teve de enfrentar.
Durante os últimos três anos, os portugueses assistiram a demissões irrevogáveis, ao surgimento de buracos desconhecidos e a uma das maiores manifestações da sua história. Fecha-se agora um capítulo de uma história que ainda tem muito por escrever e para depois contar.
Leia aqui a notícia na íntegra.

Saúde
As ‘gorduras’ do Estado na área da saúde estão perigosamente perto do ‘osso’. Três anos depois, a despesa com medicamentos é menor, mas há utentes para quem uma simples consulta passou a ser uma questão de escolha entre o que o corpo pede e o que a carteira pode pagar.
Leia aqui a notícia na íntegra.

Trabalho
A troika deixa para trás um país com um mercado de trabalho mais flexível, mas com menos direitos para os trabalhadores.
As opiniões divergem: uns consideram que havia uma necessidade perentória de ajustamento, assumindo, contudo, que o que aconteceu foi injusto para os portugueses, outros entendem que despedir continua a ser muito complicado, e outros ainda consideram que as dificuldades dos trabalhadores se agravaram (e muito), estando obrigados a vestir um colete-de-forças na hora de ir para o local de trabalho.
Leia aqui a notícia na íntegra.

(ENVIADO POR;PA/DI)

NB:VEJA, NOS COMENTÁRIOS, ALGUMAS REAÇÕES A ESTE FACTO E DEIXE A SUA OPINIÃO!

16 comentários:

  1. REACÇÕES À "ABALADA" DA TROIKA:

    ResponderEliminar
  2. (trazido da rtp-notícias)

    Edição On-line: José António Fonseca

    Cavaco Silva considera dia marcante e histórico o do fim do resgate

    Rui Alves Veloso/Vítor Gonçalves/António Antunes/Pedro Pessoa
    17 Mai, 2014, 20:16 / atualizado em 17 Mai, 2014, 21:52

    Um dia marcante e histórico para Portugal. Palavras do Presidente da República no dia em que termina o período de resgate financeiro de Portugal. Para Cavaco Silva o final do programa não significa que tenham terminado as exigências de rigor.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  3. IDEM

    ALICE PEREIRA CRUZ DISSE(*):

    A troika está de saída de Portugal. Mas os três anos de governação sob influência do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia continuam a fazer-se sentir na vida e na carteira dos portugueses.

    (cont.)

    (*)ESPECIALISTA EM DIREITO DO TRABALHO

    ResponderEliminar
  4. IDEM:

    Governo apresentou a estratégia para o crescimento económico

    Isabel Damásio/Nuno Tavares/Pedro Pessoa
    17 Mai, 2014, 20:20 / atualizado em 17 Mai, 2014, 21:52

    O Governo afirma que o fim do programa de ajustamento financeiro não significa o fim do "ímpeto reformista". Depois do conselho de ministros extraordinário que assinalou a saída da troika de Portugal foi apresentada a estratégia para o crescimento económico nos próximos anos.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  5. TRAZIDO DO JN: CAMPANHA ELEITORAL DA "ALIANÇA PORTUGAL

    Juncker elogia "excelente trabalho" e "impressionante saída limpa"

    Publicado às 19.45, atualizado hoje às 19.56


    O candidato do Partido Popular Europeu à presidência da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu que Portugal fez "um excelente trabalho", com uma "impressionante" "saída limpa", afirmando que os resultados vão chegar à vida das pessoas.

    ...

    ResponderEliminar
  6. (trazido do notícias ao minuto)

    Resgate Juncker elogia "impressionante saída limpa"

    O candidato do Partido Popular Europeu (PPE) à presidência da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu que Portugal fez "um excelente trabalho", com uma "impressionante" "saída limpa", afirmando que os resultados vão chegar à vida das pessoas.

    ResponderEliminar
  7. (trazido do notícias ao minuto)

    Crítica 'Que se lixe a troika' classifica de "farsa" a saída de Portugal

    O movimento "Que se lixe a troika" considera que o anúncio da saída da troika é "uma farsa" com caráter "eleitoralista" e classifica de "destruição histórica" o efeito deste programa em Portugal.

    ResponderEliminar
  8. (trazido do not+icias ao minuto)

    Marisa Matias "Amanhã vamos continuar com o peso das saídas limpas"

    A primeira candidata do BE às europeias, Marisa Matias, defendeu hoje que Portugal vai continuar a pagar o peso das saída limpa, afirmando que pequena agenda é a do Governo porque "só responde a uma pequena parte da sociedade".

    ResponderEliminar
  9. (trazido do notícias ao minuto)

    Marques Mendes "Recuperamos a soberania, mas não convém ser triunfalista"

    21:40 - 17 de Maio de 2014

    ResponderEliminar
  10. TRAZIDO DA TVI/24

    «Portugal já não está obrigado a negociar leis com credores»

    Paulo Portas celebra a saída da troika com relógio a zeros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAIS:

      O presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro assinalou este sábado que a saída da troika «não muda tudo instantaneamente» mas representa em primeiro lugar que Portugal não está obrigado a negociar as suas leis com os credores.
      (cont.)

      Eliminar
  11. TRAZIDO DA TSF: MAIS REACÇÕES:

    «Troika estrangeira deixou cá o ovo», frisou Jerónimo

    Publicado ontem às 18:12

    O líder do PCP entende que o ovo deixado pela troika permite ao Governo continuar a política de Direita, opinião partilhada pelo coordenador bloquista, João Semedo. Rui Tavares, do Livre, diz que os efeitos do programa da troika vão continuar.

    ResponderEliminar
  12. TRAZIDO DA TVI/24:

    Sr PRESIDENTA DA REPÚBLICA DIZ:

    Saída da troika «não significa que terminaram as exigências de rigor»

    Presidente da República considera final da operação de resgate financeiro a Portugal «um dia marcante», mas deixa um alerta

    ResponderEliminar
  13. MAIS REACÇÕES: TIAC

    A TROIKA NÃO TROUXE SAÍDA LIMPA PARA A CORRUPÇÃO


    Direção da TIAC lamenta “oportunidade desperdiçada”

    Aquando da assinatura do Memorando de Entendimento entre o Estado português, o Fundo Monetário Internacional, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu, a TIAC reuniu com dignitários da Troika e apresentou-lhes um conjunto de “medidas preventivas relativamente ao processo de implementação das reformas consagradas no MdE”. As propostas constam do documento anexo elaborado em Maio e Junho de 2011 (Contributo da TIAC para a Implementação do Memorando de Entendimento sobre as condicionalidades de Política Económica).

    Hoje, a 17 de Maio de 2014, dia em que termina o período de implementação do programa de assistência económico-financeira ao Estado português, a Direção da TIAC lamenta que as suas mais relevantes recomendações tenham sido ignoradas, com grave prejuízo para os cidadãos portugueses.

    (continua)

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  14. (trazido do post 24: notícias das europeias/2014)

    Anónimo16 de Maio de 2014 às 15:23

    [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO]

    MINISTRA DA JUSTIÇA DIZ:

    Paula Teixeira da Cruz "Conseguimos resultados que calaram os que se limitam a urdir"
    A área da Justiça já tinha correspondido há muito com as medidas pedidas pelo programa de ajustamento, em março de 2014, mas chega agora a hora de dizer adeus à troika. Em jeito de despedida, a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, falou com o Notícias ao Minuto e fez um balanço das principais reformas, não deixando de agradecer a todos os que tornaram possível a concretização das medidas impostas.

    (continua)

    (PA/DI)

    ResponderEliminar

  15. O seu comentário ficará visível após aprovação.

    ResponderEliminar