Páginas

domingo, 18 de maio de 2014

(61)POLITICA NACIONAL: INDICADORES ECONÓMICOS!

[TRAZIDO DO JORNAL DE NEGÓCIOS-ONLINE]

POLITICA NACIONAL: INDICADORES ECONÓMICOS


Pires de Lima diz que "Portugal está no caminho certo" mas rejeita euforia
16 Maio 2014, 11:27 por Lusa

O ministro da Economia, António Pires de
Lima, defendeu esta sexta-feira que "Portugal está no caminho certo", mas alertou que "os discursos de euforia estão completamente dissociados da vida dos portugueses".
"Portugal está numa fase de viragem consistente, mas gradual", sustentou Pires de Lima, um dos governantes que integram a comitiva do Presidente português à China.

Questionado sobre os últimos dados económicos, Pires de Lima realçou que, no primeiro trimestre de 2024, Portugal cresceu 1,2%, "muito mais do que a média europeia" (0,9%) e "está em linha com o objectivo traçado" para o conjunto do ano.

O PIB registou, em termos homólogos, um aumento de 1,2% no primeiro trimestre, mas caiu 0,7% face ao trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida do INE divulgada quinta-feira.

O desempenho trimestral da economia ficou, assim, abaixo da média das estimativas dos analistas consultados pela Lusa, que previam que o PIB tivesse crescido cerca 0,4% no primeiro trimestre de 2014 face ao trimestre anterior.

Quanto à taxa de desemprego, o ministro reconheceu que "continua alta", mas desceu para 15,1% e "está muito abaixo da que tinha sido calculada nos orçamentos e nas estimativas macro- económicas".

"De todos os países da Europa, Portugal foi talvez aquele que mais viu baixar a taxa de desemprego, mas não me interpretem mal: 15,1% é muito desemprego".

Pires de Lima reconheceu também que o crescimento das exportações (2%) ficou aquém do que o governo desejaria e atribuiu-o a um "efeito excepcional, que foi a paragem da refinaria de Sines, que entretanto já foi reactivada".

"Continuamos perfeitamente confiantes que vamos atingir o objectivo traçado para 2014", disse.

O turismo - salientou ainda Pires de Lima - também cresceu (6,5%), "apesar de a Páscoa, que é uma altura importante de actividade turística, ter sido em Abril, e não em Março, como aconteceu em 2013", prejudicando assim a comparação dos períodos homólogos.

(ENVIADO POR:PA/DI)

1 comentário:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    VOLTAMOS A TER O PROBLEMA DOS POSTES QUE "SALTAM" DO LUGAR (E DOS QUE NÃO SALTAM) E DEPOIS DÁ NUMA NUMERAÇÃO "INVERTIDA".

    PELO FACTO PEDIMOS AS N/DESCULPAS!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    NB:ESTE FOI O 1º POST A "SALTAR" SEM MOTIVO, MAS PRONTOS, PROSSIGAMOS!

    ResponderEliminar