Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

(38/A)DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS: LUGARES DE MEMÓRIA!


Cartaz

[TRAZIDO DOS SITES OFICIAIS DO IGESPAR(1) E DO MUSEU DE LAMEGO (2)]


DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS: LUGARES DE MEMÓRIA!(18 DE ABRIL)


1- NO PAÍS: Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014 – Lugares de Memória - Programa Geral

Todo o país
No próximo dia 18 de Abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que foi instituído em 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para a sua proteção, conservação, chamando a atenção para a sua vulnerabilidade.
Este ano o Dia internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao tema Lugares de Memória.
De 12 a 20 de Abril, por todo o Território Continental e Regiões Autónomas terão lugar 640 atividades distribuídas por 170 concelhos e promovidas por 345 entidades públicas e privadas.
O acesso à maioria das atividades é gratuito.
As atividades promovidas nos Monumentos, Museus e Palácios da DGPC têm entrada livre.
O Programa detalhado pode ser consultado AQUI 

2-NA REGIÃO:TAROUCA-LAMEGO









No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu de Lamego celebranão um sítio, mas um território histórico. Umbilicalmente ligado ao Douro, o Vale do Varosa está a partir do dia 18 de abril no Museu, com uma Sala Temática onde assumem particular relevância os Mosteiros cistercienses de S. João de Tarouca, Santa Maria de Salzedas e o Convento de Santo António de Ferreirim e a que se juntam, pela primeira vez, a Ponte e Torre da Ucanha, Capela de S. Pedro de Balsemão e Casa do Paço.
Com inauguração marcada para as 18h00, a Sala Temática Vale do Varosa, que resulta de uma parceria com o Município de Tarouca, pretende divulgar no Museu de Lamego um património ímpar, que se desenvolve ao longo do rio Varosa e que abrange os concelhos de Lamego e Tarouca, agregado numa rede de estruturas de elevado interesse turístico e cultural.
(...)
(SAIBA MAIS NO POST SEGUINTE)
(ENVIADO POR:PA/DI)



1 comentário:

  1. INFORMAÇÃO:

    ONDE SE LÊ "POST SEGUINTE" DEVERÁ LER-SE "POST 38/B"

    A MODERADORA PRINCIPAL:ProfAnónima

    ResponderEliminar