Páginas

sábado, 1 de março de 2014

(1)MAIS UM FDS CHEIO DE HISTÓRIA & DESPORTO!(tome nota)



[POST CONSTRUIDO COM "AXADOS" NAS NETES]



MAIS UM FDS CHEIO DE HISTÓRIA & DESPORTO!(tome nota)



1-DESPORTO/ANDEBOL: V TAÇA CIDADE-TAROUCA

V TAÇA DE ANDEBOL - CIDADE DE TAROUCA - 2 de março 

O Pavilhão Gimnodesportivo de Tarouca vai acolher, no dia 2 de março, a V Taça de Andebol da Cidade de Tarouca.
Nesta quinta edição do certame, será a equipa do FC Porto que enfrentará o AA Avanca, pelas 16h30.
Recorde-se que a Taça de Andebol da Cidade de Tarouca é uma iniciativa promovida pelo Ginásio Clube de Tarouca com o apoio da Câmara Municipal de Tarouca, em parceria com a Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol de Viseu.



2-DESPORTO/FUTEBOL: TAROUQUENSE vs LAMELA

Futebol: TAROUQUENSE Vs LAMELAS - 2 DE MARÇO - 15H00


3-MAIS ACTIVIDADES DOS 500 ANOS DO FORAL (*): CORTEJO HISTÓRICO E MERCADO MEDIEVAL!(2/3/2014:15 horas)


(*)VEJA NO BLOG ASAS DA MONTANHA AS FOTOS DAS ACTIVIDADES JÁ REALIZADAS!


4-OUTRAS ACTIVIDADES: TAMBÉM NA UCANHA E EM MONDIM DA BEIRA VÃO ACONTECER ACTIVIDADES RECREATIVAS ALUSIVAS À ÉPOCA QUE ESTAMOS A VIVER: "UM ALMOÇO CONVIVIO" E "CALDO DE FARINHA", RESPECTIVAMENTE!:)

Aquele Abraço!
ProfAnónima



1 comentário:

  1. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO Dr JOSÉ DAMIÃO, VICE-PRESIDENTE DA CMT]

    OS 500 ANOS DO FORAL!

    José Damião

    A 2 de março, já no próximo domingo, iremos celebrar os 500 anos de atribuição da Carta de Foral a Tarouca. Pela força histórica e identitária que esta data representa para o Concelho de Tarouca, não a podíamos deixar passar em vão.

    Para evocar o espírito histórico e retratar o quão, à época, era importante a atribuição de tal privilégio, vai o Município de Tarouca promover, no referido dia 2 de março, uma recriação histórica na nossa zona antiga de Tarouca, mais concretamente junto à Igreja Matriz, nas Praças do Ultramar e 25 de Abril.

    Vamos recuar até 1514 onde se vivenciarão vários episódios da época, enquadrados, ordinariamente, na moldura de um mercado quinhentista, onde serão envolvidos, numa abordagem interativa, a população e os visitantes. Pelo recinto, que servirá de cenário, serão colocados elementos decorativos e de ambientação, com animadores de rua e encenação da atribuição do foral.

    Existem neste momento pessoas sem informação que confundem este evento com o desfile de carnaval a realizar no dia 28 de fevereiro pelos alunos do agrupamento de escolas de Tarouca, que tem como tema a atribuição da Carta Foral a Tarouca por D. Manuel I, as nossas crianças e os nossos jovens felizmente estão com vontade e empenho de participar e tenho a certeza absoluta que os valorizará cultural e historicamente.

    Quero também relembrar que em 2004 festejaram-se os 500 anos da atribuição da Carta de Foral a Salzedas e ainda hoje recordo a elevação cultural e vivência histórica que foi recriada naquela data, já que nada foi feito, mas…

    Aos Tarouquenses, compareçam e participem.


    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar