Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

(34)PAPA FRANCISCO: UM ANO DEPOIS!(recordemos...)

PAPA FRANCISCO:UM ANO DEPOIS:

RECORDEMOS O POST 25 DE MARÇO/2013 DO TAROUCAndo!(adap)

[TRAZIDO DO SITE DA RÁDIO RENASCENÇA: A ESCOLHA DO NOME]


A JUSTIFICAÇÃO DA ESCOLHA DO NOME: FRANCISCO

Mais de seis mil jornalistas participaram no primeiro encontro público do Papa, este sábado de manhã, no Vaticano. Um encontro em o sucessor de Pedro fez algumas confidências aos profissionais de comunicação social, nomeadamente sobre a escolha do nome.

O Papa diz que escolheu o nome por causa de Francisco de Assis, patrono dos pobres, e por ser “um nome de paz". 

“Francisco é homem da paz e assim surgiu o nome no meu coração. Francisco de Assis é para mim o homem da pobreza, da paz, que ama e respeita a Criação. Neste momento, em que temos uma relação menos boa com a Criação, o homem que nos dá o espírito da paz, o homem pobre, para uma Igreja pobre e para os pobres”, afirmou o Papa perante os jornalistas.

O Papa Francisco sublinhou também o trabalho dos jornalistas, sublinhando tratar-se de uma profissão que “precisa de estudo, sensibilidade e experiência como qualquer outra profissão, mas exige uma particular atenção no que se refere à verdade, bondade e beleza e isto torna-nos particularmente próximos, porque a Igreja existe para comunicar exactamente isto: a verdade, a bondade e a beleza em pessoa”.

No discurso que durou quase 15 minutos, o Papa Francisco disse ainda que “os eventos eclesiais não são certamente mais complicados do que os políticos. Estes porém têm uma característica particular: respondem a uma lógica que corresponde à chamada categoria mundana”.

“E é por isso que não é fácil comunicá-la e interpretá-la a um público mais vasto e variado.” Com efeito, destacou, a “Igreja apesar de ser uma instituição humana, histórica, com tudo o que isso implica, não tem uma natureza política, mas essencialmente espiritual”.

O sucessor de Pedro frisou que a Igreja e o Papa não são o mais fundamental. O fundamental é Cristo. É Ele o centro. Sem ele nem Pedro, nem a Igreja existiriam, sublinhou o Papa Francisco.

A Santa Sé informou, em comunicado divulgado ao final da manhã, que o Papa decidiu manter todos os actuais administradores da hierarquia do Vaticano, pelo menos por enquanto. Uma situação que se manterá, acrescenta o comunicado, enquanto o Papa Francisco reflecte sobre o que será necessário alterar.

Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, arcebispo de Buenos Aires, foi eleito como sucessor de Bento XVI ao quinto escrutínio do Conclave, após pouco mais de 24 horas de votações à porta fechada, na Capela Sistina.





(ENVIADO POR:PA/DI)

SAIBA MAIS:

Francisco, nome de Assis, de paz e dos pobres

Papa Francisco gostaria de uma Igreja pobre

Áudio Francisco é um “nome de paz”

Áudio Papa Francisco destacou papel dos jornalistas

"Papa Francisco vai trazer as mudanças de que a Igreja precisa"

Sem comentários:

Enviar um comentário