Páginas

sábado, 1 de março de 2014

(2)DIVERSOS DE MARÇO!(pergunte, informe, denuncie, elogie..)

DIVERSOS DO TAROUCAndo, UMA RUBRICA À SUA ESPERA!:)

Foto: #NayahNaMente

Caros Bloguistas!

Aqui está o post pra onde pode enviar os seus elogios, as suas denúncias, as informações úteis prós tarouquenses, mas também onde pode colocar as suas perguntas/dúvidas!(e neste caso, esperar que alguém apareça a responder)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

Informações Adicionais: Voltamos a lembrar que o TAROUCAndo, além dos postes com assuntos específicos (notícias, resumos sobre isto ou aquilo, etc), também tem, desde o início, postes pra assegurar as Rubricas Classicas: 

-Por Tarouca Aconteceu/Vai Acontecer (noticias locais/regionais)

- Tarouca Foi Notícia: Saiba Porquê! 

- As Figuras TAROUCAndo! 

- Rir Faz Bem! 

- Eles/Elas Disseram:E Agora?!

-ETC.

27 comentários:

  1. INFORMAÇÃO: 500 ANOS DO FORAL

    Durante este ano a Câmara Municipal de Tarouca vai promover um conjunto de actividades com vista a assinalar os 500 anos da entrega do foral de D.Manuel.

    O pontapé de saida foi dado pela Escola de Tarouca, na passada 5ª feira, com a inauguração de uma exposição. alusiva ao tema (ver fotos no blog asas da montanha) e o ponto alto, será amanhã com o cortejo histórico e a feira medieval.

    Profanónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: REUNIÕES ORDINÁRIAS DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL


    1-No passado dia 28 de Dezembro decorreu uma reunião da AM, no Auditório Municipal. Já poderá ver um resumo temático nos post 39/44 do TAROUCAndo.

    2-Ontem, dia 28 de Fevereiro, decorreu uma nova reunião deste Órgãos Autárquico, no Salão Nobre. Ainda hoje pensamos poder publicar uma espécie de minuta sobre estas reunião!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO: RECORDAR É VIVER

    No post 52 de Fevereiro, estão os momentos que nos pareceram mais marcantes no mês de Janeiro:dê uma espreitadela e diga da sua justiça!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO DN]

    Grupo de trabalho vai avaliar Acordo Ortográfico

    por Miguel Marujo

    O Parlamento aprovou esta sexta-feira a "criação urgente de um Grupo de Trabalho sobre o Acompanhamento da Aplicação do Acordo Ortográfico", só com os votos do PSD e sete deputados do CDS.

    Os restantes deputados centristas votaram contra este projeto de resolução, que vem assinado pelas bancadas da maioria.

    Os dois projetos de resolução do PCP e do BE que pediam a "renegociação ou desvinculação" do Acordo Ortográfico, no caso da proposta comunista, e a "revisão" do mesmo, na proposta bloquista, foram chumbados.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  5. POLITICA LOCAL:UMA ESPÉCIE DE MINUTA DA REUNIÃO DA AM DE 28/FEV/2014!

    1-AGRADECIMENTOS E ELOGIOS PÚBLICOS E OFICIAIS: O Presidente da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, elogiaram e agradeceram o empenho das seguintes instituições: Juntas de Freguesia (pelo apoio às suas populações), Protecção Civil (pelo trabalho desenvolvido aquando os temporais) e Comunidade Escolar (pelo apoio às comemorações dos 500 anos do foral).Foi dado ainda um agradecimento muito especial ao Dr Tony, pela sua participação nas reuniões da CimDouro

    2-AS PRIORIDADES CAMARÁRIAS: O Senhor Presidente da Câmara voltou a referir que as grandes prioridades vão ser a Agricultura e o Turismo, mas antes disto tudo vão estar as pessoas, pelo que a grande prioridade vai ser a acção social: "nunca pensei que no concelho de Tarouca existissem tantas dificuldades", disse emocionado.

    3-JUVENTUDE: Foi aprovado o Regulamento com vista a criar o Concelho Municipal da Juventude, previsto numa lei de Fev/2009! Vão tentar "acordar" a Associação da Juventude", criada há quase 30 anos mas "adormecida" há coisa de 12/13 anos.

    4-COMEMORAÇÃO DOS 500 ANOS DO FORAL DE TAROUCA: Todos os Deputados Municipais foram de opinião que era importante a comemoração desta data Histórica. Por lá foi feito um apanhado das iniciativas já levadas acabo (ver no blog asas da montanha) e foi dado conta das próximas: no Domingo, dia 2 de Março, será o ponto alto das comemorações com o cortejo histórico e a feira medieval. Os dois Deputados que exercem a profissão de professores ainda nos deram uma verdadeira lição de História.

    5-ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS/DESERTIFICAÇÃO DO INTERIOR: Foi aprovado por unanimidade um manifesto de repúdio, contra o encerramento dos serviços públicos (finanças, seg. social, ctt, etc), elaborado pelo Sr Presidente da Câmara. Este manifesto já havia sido apresentado na CIMDouro, que também mereceu o voto favorável de todos.

    (CONT.)

    ATÉ JÁ!(se...)

    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POLITICA LOCAL:UMA ESPÉCIE DE MINUTA DA REUNIÃO DA AM DE 28/FEV/2014! (cont.)

      6-ORGANISMOS: Foi aprovada a lista do novo Conselho Municipal da Educação e ainda o nome da Drª Albertina pró Conselho Municipal da Saúde.

      7-OUTRAS VOTAÇÕES: Todas as propostas vindas do Executivo Camarário ou da Comissão Permanente da AM ou ainda das diferentes Bancadas (PSD, PS ou Tarouca Merece/BE), foram aprovadas, sendo que a grande maioria delas foi mesmo por unanimidade. Ora, isto mostra bem a razoabilidade das propostas mas também o bom clima que por lá reina!

      8-RELATÓRIO DA ICPJ: Desta vez, este relatório foi analisado à lupa, tendo o Líder da Bancada do PSD, Luís Carrapa, mostrado o seu desagrado com o número elevado de faltas de certos organismos às reuniões alargadas.Comunicou ainda que por imperativos legais, foi criada nova comissão. O Dr Tony quis saber se a indicação da Drª Susana Gouveia pra Coordenadora deste organismo já era oficial, tendo recebido a informação que: "tudo que estiver no saite oficial da câmara é porque é oficial".

      9-CONGRESSO DA CIDADANIA POLITICA: O Presidente da Assembleia Municipal, Dr Domingos Nascimento, informou que a 2ª Edição do Congresso da Cidadania Politica, vai decorrer em Junho e vai ser promovido pela Comissão Permanente da AM. Informou ainda que a comissão organizadora decidiu inovar criando um concurso "cidadão Participa" /ver regulamento no site oficial)

      10-PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS: Uma cidadã participou enquanto mãe/encarregada de educação pra dizer que a Escola, a Cãmara e demais instituições podem contar como o apoio da Associação de Pais/EE. Uma outra cidadã interviu pra perguntar sobre o andamento de algumas "intervenções": mercado municipal e a reflorestação da serra. Soube que o mercado municipal vai ser uma realidade em Abril e que o projecto prá reflorestação da serra, está a ser elaborado pelos serviços competentes. Pediu ainda uma nova paragem de acesso ao Novo Hospital de Lamego, e apresentou algumas sugestões no âmbito da cultura e lazer.

      11-OUTROS ASSUNTOS: Nesta reunião abordados muitos outros assuntos, tais como: exploração mineira em Várzea da Serra, a questão da Creche Camarária, o calvário que é a marcação das consultas no Centro de Saúde e a importância, também por isso, de se ter umas "boas" Urgências no Hospital de Lamego, a questão do Desporto de Formação e ainda sobre a "usurpação" da zona ribeirinha,recentemente intervencionada pela Junta de Tarouca/Dalvares, etc; mas destes e outros assuntos falarei depois!(isto é só uma espécie de minuta)

      ATÉ BREVE!(se...)

      Profª Assunção Monteiro

      Eliminar
    2. SEGUE-SE A ERRATA AOS 2 COMENTÁRIOS ANTERIORES:

      Eliminar
  6. SEGUE-SE A ERRATA AOS 2 COMENTÁRIOS ANTERIORES:

    ResponderEliminar
  7. POR TAROUCA VAI ACONTECER:

    Sexta-feira, 7 de Março de 2014
    Hora20:30 até 22:15 em UTC
    Onde
    Edifício da Junta em Ucanha
    Descrição
    Vai ser uma noite de grande Animação, Alegria, Boa disposição, Convívio, Música, Cultura, Surpresas diversas e, muito muito mais... não perca. Desfrute de uma forma diferente de conviver com a organização especial do Grupo de Jovens de Ucanha.

    ResponderEliminar
  8. TRAZIDO DO SITE DO MUNICIPIO ENCONTROS CULTURAIS NA UCANHA

    1ª EDIÇÃO DOS ENCONTROS CULTURAIS REALIZA-SE A 7 DE MARÇO EM UCANHA

    A partir do presente mês de março, regularmente, irão ser dinamizados Encontros Culturais nas freguesias e lugares do Concelho de Tarouca, estando agendada a 1ª edição para o próximo dia 7, sexta feira, em Ucanha, a cargo do Município de Tarouca e do Grupo de Jovens de Ucanha.
    Será no edifico da Junta de Freguesia, em Ucanha, pelas 20h30, que se reunirão os participantes e promotores para dar início a uma noite que promete muita música, atividades culturais e boa disposição.
    Com os Encontros Culturais pretende -se mobilizar a comunidade local, dispersa pelas freguesias do concelho, especialmente dos mais jovens, para criar dinâmicas que reforcem a identidade e herança culturais locais, reconhecidamente ricas, que com o passar do tempo vão caindo em esquecimento.
    Esta será mais uma ferramenta que o Município de Tarouca usará para estimular a participação de todos os munícipes do Vale do Varosa.»

    ResponderEliminar
  9. [TRAZIDO DO FACEBOOK: CONTA DO?]

    Tarouquense garante subida à Divisão de Honra

    Tarouquense garante subida à Divisão de Honra
    A Associação Desportiva e Recreativa Tarouquense foi vencer a Lamelas por 0-2 e garantiu o título de campeão da primeira divisão distrital zona norte da Associação de Futebol de Viseu. A vantagem de 15 pontos sobre o Lamelas permite à equipa do Vale Encantado festejar o título bem mais cedo, tendo em conta que faltam ainda quatro jornadas para o fim do campeonato. Atualmente com 47 pontos (quinze vitórias, dois empates e apenas uma derrota), a equipa de Tarouca é o melhor ataque da divisão (quarenta e cinco golos marcados), e a melhor defesa (catorze golos sofridos). Nas próximas jornadas, a ADRT vai defrontar o Oliveira do Douro, Campia, Sezurense e Roriz (Tarouca Hoje).

    Notícia publicada a 10.03.2014 às 22h 03m

    0 comentários adicionados
    - See more at: http://www.correiobeirao.pt/noticias/tarouquense-garante-subida-a-divisao-de-honra#sthash.PV76Bwht.dpuf

    ResponderEliminar
  10. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA EF]

    RIR FAZ BEM: ESQUECIMENTOS QUE SALVAM VIDAS!;)


    Pedro e Maria estão num vôo para a Austrália para comemorar seu 40.º aniversário de casamento.

    De repente, o comandante anuncia pelos alto-falantes:

    - Senhoras e senhores, tenho más notícias. Os nossos motores estão a deixar de funcionar e vamos tentar aterrar de emergência. Por sorte, vejo uma ilha não catalogada nos mapas logo abaixo de nós, e, por isso, vamos tentar aterrar na praia.

    Ele aterrou com êxito, mas avisou os passageiros:

    - Isto aqui é o fim do mundo e é muito provável que nós não sejamos resgatados e tenhamos que viver nessa ilha para o resto das nossas vidas!

    Nesse instante, Pedro pergunta à mulher:

    - Maria, entregaste o nosso IRS antes de viajarmos?

    - Ai, perdoa-me Pedro. Eu esqueci-me completamente!

    Pedro, eufórico, agarra a mulher e afinfa-lhe o maior beijão de todos os 40 anos de casamento. A Maria não entende e pergunta:

    - Pedro! Porque me beijaste desta maneira?

    E ele responde:

    - Os gajos das Finanças vão encontrar-nos!

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar

  11. Não é possível aceder à rede

    Menos
    A ligação a www.facebook.com foi interrompida devido a uma alteração na ligação de rede.
    Atualize esta página Web.
    Prima o botão de atualização para enviar novamente os dados necessários para carregar a página.
    Verifique a ligação à Internet.
    Verifique os cabos e reinicie todos os routers, modems ou outros dispositivos de rede que possa estar a utilizar.
    Código de erro: ERR_NETWORK_CHANGED

    ResponderEliminar


  12. O seu comentário ficará visível após aprovação.

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO NOTÍCIAS AO MINUTO]

    Sondagem Assis lidera corrida às europeias

    A pouco mais de dois meses das eleições europeias, que o Presidente da República marcou ontem oficialmente para o já esperado dia 25 de maio, a Eurosondagem para o semanário Expresso e SIC coloca o candidato socialista Francisco Assis à frente na corrida ao parlamento Europeu. Mas logo atrás está o candidato da coligação PSD/CDS, Paulo Rangel.

    POLÍTICA Assis lidera corrida às europeias DR

    22:33 - 21 de Março de 2014 | Por Notícias Ao Minuto

    Na primeira sondagem sobre as eleições europeias, realizada pela Eurosondagem para o semanário Expresso e SIC, e depois da marcação oficial para 25 de maio, constata-se que apesar de o PS liderar a corrida, apenas cinco pontos percentuais o separam da coligação PSD/CDS.

    Leia também:

    Sondagens dão vitória ao PS sobre o PSD nas europeias


    Francisco Assis, o candidato do PS, colhe 36,9% das preferências dos inquiridos, à frente do candidato da coligação PSD/CDS, Paulo Rangel, com 32,1%.

    Já o recandidato da CDU, João Ferreira, conquista 11,9% das escolhas dos inquiridos na Eurosondagem, e a bloquista Marisa Matias conta com 6,6%.

    Contudo, o dado mais interessante desta sondagem é o de que 27,2% dos portugueses ‘não sabe’ ou ‘prefere não responder’, o que faz prever uma elevada abstenção, que nas últimas europeias atingiu os 63%.

    Já esta semana, a PollWatch 2014, um centro de sondagens europeu cofinanciado pelo Parlamento Europeu, avançou que, se as eleições europeias se realizassem agora, o PS seria o grupo parlamentar a eleger mais eurodeputados, um total de dez (mais três do que os atuais sete). Enquanto, a Aliança Portugal, lista conjunta do PSD e do CDS, não iria além dos 8 eurodeputados.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  14. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS]

    POLITICA NACIONAL/EDUCAÇÃO:FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES!

    ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES

    Mestrados voltam a ser como antes de Bolonha

    por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão
    (21 março 2014)

    A Associação Nacional de Professores (ANP) afirmou hoje que as alterações aos cursos de docentes aprovadas pelo Governo na quinta-feira colocam a duração dos mestrados ao nível do período anterior ao Processo de Bolonha.

    "O alargamento dos mestrados é aquilo que era antes de Bolonha, os mestrados antigamente já eram assim. Aqui há praticamente um retrocesso", disse à agência Lusa a presidente da Associação Nacional de Professores, Paula Carqueja.

    Sublinhando que concorda com a alteração se for para dignificar a profissão docente e melhorar a qualidade do ensino, a dirigente da ANP defendeu que pode questionar-se se Bolonha afinal instituiu um sistema bom ou não e se a medida é só para os professores ou também poderá ser válida para outros cursos.

    "Seria também interessante neste momento ser publicado um estudo com as habilitações dos docentes Neste momento já temos um corpo de docentes muito valorizado, com mestrados e doutoramentos feitos antes de Bolonha", referiu
    O Governo aprovou na quinta-feira novas regras para os cursos de professores e educadores, que terão ciclos de estudo mais longos e maior articulação entre a formação e a área que os candidatos vão ensinar, segundo o ministro da Educação.

    "Há um aumento da duração dos mestrados em educação pré-escolar e em ensino do 1.º Ciclo do Básico de dois para três semestres, há um aumento do mestrado conjunto em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo de três para quatro semestres", disse Nuno Crato, ao definir as principais alterações, no final da reunião do Executivo.

    O ministro citou igualmente a fixação em quatro semestres dos restantes mestrados, o desdobramento do mestrado em ensino do 1.º e 2.º Ciclo em duas áreas, separando a formação dos docentes (2.º Ciclo) de Português, História e Geografia dos de Matemática e Ciências Naturais.
    A medida permite uma maior especialização dos docentes no 2.º Ciclo, defendeu o ministro.

    Nuno Crato avançou também o desdobramento do mestrado em ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo, ajustado às formações atuais, uma vez que História e Geografia têm neste momento licenciaturas separadas, justificou.

    O ministro disse também que serão eliminados mestrados sem correspondência atual com os grupos de recrutamento, sem precisar quais.

    O novo regime entrará em vigor no ano letivo 2015/16, pelos que as escolas "terão tempo" para se prepararem, indicou.

    Ficaram, assim, aprovadas as alterações ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  15. [TRAZIDO DO FACEBOOK: CONTA DA NOTÍCIA MAGAZINE(JN E DN)]

    ONTEM, DIA DA FLORESTA...HOJE, DIA DA ÁGUA: SEM ÁGUA NÃO HÁ VIDA!

    UMA GOTA CHAMADA CATARINA

    (NM0000_CatAlbuquerque02)

    Por: Célia Rosa 21/03/2014 - 12:27 • Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

    A propósito do Dia Mundial da Água, conheça Catarina de Albuquerque, relatora da ONU para o direito à água e saneamento.

    A propósito do Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, falamos de Catarina de Albuquerque, a relatora especial das Nações Unidas para os direitos humanos à Água e ao Saneamento. O trabalho desenvolvido por esta portuguesa é reconhecido e apreciado em todo o mundo.

    «Trabalho para pessoas que não sabem que existo, para pessoas que são esquecidas pelos governos e pelos países e procuro ser a sua voz! Sou a chata de serviço!» É assim que Catarina de Albuquerque, relatora especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento descreve a sua missão. «Cerca de 800 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 2,5 mil milhões não têm acesso a saneamento.
    Isto significa que um terço da população mundial não tem água para beber, cozinhar, fazer a higiene pessoal. E também não tem outra opção senão fazer as suas necessidades fisiológicas mais elementares a céu aberto.»

    As pessoas de que Catarina de Albuquerque fala são pobres, vivem sobretudo em países em desenvolvimento e a maioria desconhece que a água e o saneamento são direitos humanos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010 (www.righttowater.info): «Isto significa que devem ser física e economicamente acessíveis, ter qualidade e estar disponíveis para toda a gente, sem discriminação. Também quer dizer que os Estados têm de tomar medidas com vista à sua realização, o que, em muitos casos, tarda em acontecer. Não por falta de água, mas por falta de vontade política.»

    Catarina de Albuquerque é comunicativa e bem-disposta, mas o sorriso esmorece quando fala de pessoas que são afetadas pelo incumprimento destes direitos. O que não diminui é o entusiasmo e a convicção de que o seu trabalho – voluntário e gratuito – ajudará a encontrar soluções para os problemas que afetam populações um pouco por todo o mundo.

    (NM0000_CatAlbuquerque01)

    (cont.)

    ResponderEliminar
  16. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO]

    REACÇÕES ÀS REACÇÕES AO MANIFESTO DOS 70!(+4)!

    Constança Cunha e Sá "Estamos entregues a um bando de loucos"
    A comentadora política da TVI24, Constança Cunha e Sá, teceu duras considerações sobre a “visão primária” do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reportando-se à reação do chefe de Governo quanto ao manifesto dos 70. A jornalista alertou ainda que “não há democracia que resista a uma falta de coesão social”.
    POLÍTICA DR
    08:38 - 25 de Março de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on print Share on email
    “Estamos entregues a um bando de loucos”. A afirmação pertence à comentadora política Constança Cunha e Sá, que ontem, na antena da TVI24, analisava a atualidade do país, nomeadamente no que à reação do Governo face ao manifesto dos 70 diz respeito, bem com relativamente aos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, referentes ao risco de pobreza que assola a população nacional.

    Leia também:
    "Empurrar com a barriga problema que nos vai cair em cima"
    "Somos obstinados porque queremos recuperar a economia"
    Passos diz que "não há nada escondido" sobre o défice público
    PUB

    A este propósito, a jornalista deixou o recado: “Não há democracia que resista a uma falta de coesão social”.

    No entender de Constança Cunha e Sá, ao chamar os signatários do manifesto dos 70 de “infantis”, e assinalando que “estamos a falar de uma Europa em que alguns poupam para que outros possam gastar”, o que Passos Coelho quer na verdade dizer é “que os portugueses são uns malandros que gastam dinheiro e que os povos do Norte, coitadinhos, não têm que andar a poupar para pagar luxos dos portugueses”.

    Nesta senda, concretiza a comentadora, “isto é o retrato social que ele [Passos Coelho] tem neste momento: mostra uma visão primária da questão da dívida (...). Falar assim de um povo é uma afronta e um insulto a todos os portugueses. Ele [Passos Coelho] tem a posição de um partido da extrema-direita alemã”.

    Constança Cunha e Sá "Estamos entregues a um bando de loucos"
    A comentadora política da TVI24, Constança Cunha e Sá, teceu duras considerações sobre a “visão primária” do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reportando-se à reação do chefe de Governo quanto ao manifesto dos 70. A jornalista alertou ainda que “não há democracia que resista a uma falta de coesão social”.
    POLÍTICA DR
    08:38 - 25 de Março de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on print Share on email
    “Estamos entregues a um bando de loucos”. A afirmação pertence à comentadora política Constança Cunha e Sá, que ontem, na antena da TVI24, analisava a atualidade do país, nomeadamente no que à reação do Governo face ao manifesto dos 70 diz respeito, bem com relativamente aos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, referentes ao risco de pobreza que assola a população nacional.

    Leia também:
    "Empurrar com a barriga problema que nos vai cair em cima"
    "Somos obstinados porque queremos recuperar a economia"
    Passos diz que "não há nada escondido" sobre o défice público
    PUB

    A este propósito, a jornalista deixou o recado: “Não há democracia que resista a uma falta de coesão social”.

    No entender de Constança Cunha e Sá, ao chamar os signatários do manifesto dos 70 de “infantis”, e assinalando que “estamos a falar de uma Europa em que alguns poupam para que outros possam gastar”, o que Passos Coelho quer na verdade dizer é “que os portugueses são uns malandros que gastam dinheiro e que os povos do Norte, coitadinhos, não têm que andar a poupar para pagar luxos dos portugueses”.

    Nesta senda, concretiza a comentadora, “isto é o retrato social que ele [Passos Coelho] tem neste momento: mostra uma visão primária da questão da dívida (...). Falar assim de um povo é uma afronta e um insulto a todos os portugueses. Ele [Passos Coelho] tem a posição de um partido da extrema-direita alemã”.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  17. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS]

    SAÚDE

    Medicamentos podem estar a ser consumidos em excesso
    por Agência Lusa, publicado por Helder RobaloHoje3 comentários

    O ministro da Saúde revelou hoje que os portugueses compram por mês mais de 20 milhões de embalagens de medicamentos e que em 2013 foram vendidas mais sete milhões do que no ano anterior, o que indiciará consumo em excesso.
    Falando na comissão parlamentar de saúde sobre política do medicamento, Paulo Macedo afirmou que só quem tem interesses diz que não há medicamentos, já que 20 milhões de fármacos é quanto os portugueses compram por mês.
    Paulo Macedo respondia assim a críticas da deputada socialista Luísa Salgueiro, que afirmou que serve de pouco os medicamentos estarem mais baratos se não estão disponíveis nas farmácias.
    O ministro aproveitou para referir que em 2013 foram vendidos mais sete milhões de embalagens de medicamentos do que no ano anterior, quando já se tinha registado também um aumento.
    "Isto é que não é normal e é preocupante em termos de saúde pública. Daqui a algum tempo, vamos estar aqui a discutir este problema de saúde pública que é o de as pessoas consumirem medicamentos a mais", afirmou, exemplificando com o caso dos antibióticos.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  18. PRÓ ARQUIVO/C (pra comparar):
    quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013

    (??)RESULTADOS DA ÚLTIMA SONDAGEM NACIONAL!(abstenção sobe...)
    Caros Bloguistas!

    Na semana passada, o Correio da Manhã publicou a última sondagem realizada pela Aximagem.

    Aqui ficam os resultados:

    1-INTENÇÕES DE VOTO: A ABSTENÇÃO SOBE!

    #Verifica-se que todos os partidos descem ligeiramente e que apenas sobe o PSD e a abstenção.


    #Igualmente se verifica que a Coligação-Governativa consegue na ordem dos 40% das intenções de voto e o PS na ordem dos 32%.(desceu 3 pontos)


    2-AVALIAÇÃO DOS LÍDERES: JERÓNIMO DE SOUSA COMANDA O PLUTÃO!

    #Com a subida de 5 pontos de Passos Coelhos e a descida de 2,5 de José Seguro, estão agora em exéquo! (ao nível da confiança pra PM)

    #Esta sondagem não revela os resultados dos outros líderes, mas refere que "Jerónimo de Sousa é o líder mais bem posicionado" (e também o era na sondagem SIC/Expresso da outra semana)


    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    NB:MUITO EM BREVE VOLTAREMOS A FAZER UM PONTO DE SITUAÇÃO ÀS AUTÁRQUICAS/2013!(já são conhecidos mais 3/4 nomes)

    ResponderEliminar
  19. segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2014

    (15)CRISE: ALUNOS ABANDONAM A UNIVERSIDADE!(ensino superior)
    [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF]

    Mais de 2 mil estudantes deixaram a universidade este ano letivo





    As contas são do Diário de Notícias, que juntou dados das Universidades do Porto, Coimbra, Minho e Algarve. O aumento do número de desistências preocupa as associações de estudantes e as próprias universidades.
    (...)

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO SITE DO JORNAL SOL]

    Governo francês cai na sequência da derrota eleitoral

    inShare

    31 de Março, 2014

    O primeiro-ministro e o Governo de França apresentaram hoje a sua demissão na sequência da forte derrota eleitoral do Partido Socialista francês nas autárquicas de ontem.
    Segundo a edição online do diário Le Monde, François Hollande pediu ao actual ministro da Administração Interna, Manuel Valls, para suceder ao primeiro-ministro demissionário, Jean-Marc Ayrault, e formar novo governo.

    O Presidente vai falar ao país às 20h00.

    SOL

    Tags: François Hollande, Internacional, França

    ResponderEliminar
  21. ELEIÇÕES EUROPEIAS (parte 1)

    [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO IFDR:INSTITUTO FINANCEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL]

    COISAS SOBRE AS ELEIÇÕES EUROPEIAS

    Faltam 100 dias para as Eleições Europeias 2014

    25 de maio é o dia dos portugueses votarem nas eleições europeias para eleger os seus 21 representantes no Parlamento Europeu até 2019

    Começou a contagem decrescente: faltam 100 dias para a abertura das primeiras assembleias de voto para as Eleições Europeias de 22 a 25 de maio. No segundo maior exercício democrático do mundo, 400 milhões de pessoas vão poder eleger um novo Parlamento Europeu.

    Os 751 eurodeputados cujo mandato terá início em julho não vão apenas determinar o curso das políticas europeias nos próximos cinco anos; vão também eleger o líder do órgão executivo da UE, o presidente da Comissão Europeia.

    No dia 25 de maio, os portugueses são convidados a votar nas eleições europeias para eleger os seus 21 representantes no Parlamento Europeu até 2019.

    Por que é que estas Eleições são Diferentes?

    O aumento dos poderes do Parlamento Europeu desde 2009 começou a fazer-se sentir quando a União Europeia tentava ultrapassar a crise económica e os eurodeputados elaboravam legislação sobre a supervisão financeira, a liquidação de bancos e a limitação dos prémios dos banqueiros, entre outros assuntos.

    As eleições europeias de maio vão dar aos eleitores a possibilidade de reforçar ou de alterar o rumo que a Europa tem tomado na resolução da crise económica e noutras áreas que afetam o quotidiano dos cidadãos.

    Pela primeira vez, a composição do Parlamento Europeu vai determinar quem será o Novo Líder da Comissão Europeia, o órgão executivo da UE, que tem a iniciativa legislativa e supervisiona a sua implementação.

    Segundo as novas regras, os chefes de Estado e de governo da UE, que irão propor um candidato ao cargo de futuro presidente da Comissão, terão de o fazer tendo em conta as eleições para o Parlamento Europeu.

    O Parlamento Europeu irá eleger o novo presidente da Comissão por maioria dos membros que o compõem, ou seja, pelo menos metade dos 751 eurodeputados (376). Neste sentido, os partidos políticos europeus vão apresentar (alguns já o fizeram) os seus candidatos a este cargo de liderança antes das eleições europeias, permitindo assim que os cidadãos tenham uma palavra a dizer na escolha do futuro presidente da Comissão.

    A nova maioria política que sair das eleições irá também determinar a legislação europeia durante os próximos cinco anos em áreas que vão desde o mercado interno às liberdades cívicas.

    O Parlamento – a única instituição da UE diretamente eleita pelos cidadãos – decide agora em pé de igualdade com os governos nacionais praticamente todas as leis europeias. Os eleitores serão mais influentes do que nunca.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  22. ELEIÇÕES EUROPEIAS (parte 2)

    [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO IFDR:INSTITUTO FINANCEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL]

    (CONTINUAÇÃO)

    Grupos Políticos:

    Atualmente o Parlamento Europeu tem sete grupos políticos, que representam mais de 160 partidos nacionais.

    Segundo as regras do Parlamento, os membros de um grupo devem ter "afinidades políticas". Para que seja constituído um grupo político, são necessários, no mínimo, 25 eurodeputados de, pelo menos, um quarto dos Estados-Membros (atualmente, sete). Os membros que não queiram ou não possam ser incluídos num grupo são designados “não inscritos”.

    Lei Eleitoral

    Existem regras comuns ao nível da UE para as eleições, mas estas são organizadas em grande parte de acordo com leis e tradições nacionais. Por exemplo, cada Estado-Membro decide se utiliza um sistema de listas abertas ou fechadas ou um limite mínimo específico para a atribuição de mandatos, desde que este não ultrapasse os 5%.

    Há incompatibilidades com o cargo de eurodeputado que são comuns a toda a UE, mas cada país pode impor incompatibilidades adicionais. A idade mínima para votar é de 18 anos em todos os países da UE, exceto na Áustria, onde é de 16 anos. A idade mínima para ser candidato varia de país para país, embora, na maioria dos casos, também seja de 18 anos.

    O voto é obrigatório na Bélgica, Chipre, Grécia e Luxemburgo.

    Trabalho em Curso:

    Ainda que a atenção esteja agora virada para as próximas eleições europeias, o trabalho do atual Parlamento não está finalizado e os próximos meses serão repletos de decisões políticas e legislativas.

    Os dossiers legislativos ainda na agenda do Parlamento Europeu incluem: o mecanismo único de resolução dos bancos, a união bancária, as garantias dos depósitos, o pacote das telecomunicações, as inspeções de saúde alimentar, os direitos dos trabalhadores destacados, a proteção de dados, a segurança dos produtos, os serviços portuários, o pacote ferroviário, as emissões de CO2 dos automóveis, a diretiva do tabaco, o "céu único" europeu, entre outros.

    Os relatórios sobre a “troika” (Comissão Europeia/Banco Central Europeu/FMI) e sobre as atividades de vigilância da agência de segurança norte-americana (NSA) estão também na agenda dos próximos meses.

    11-02-2014

    ###

    ENVIADO POR: MOVIMENTO LILÁS

    ACHAMOS IMPORTANTE A DIVULGAÇÃO DESTA E DOUTRAS INFORMAÇÕES, POIS É IMPRESSIONANTE A ELEVADA TAXA DE ABSTENÇÃO QUE SE VERIFICA, NAS EUROPEIAS, QUANDO, E CADA VEZ MAIS, PRATICAMENTE TUDO "PASSA" PELO PARLAMENTO EUROPEU. PARA CONTRARIAR ESTA SITUAÇÃO, A CÂMARA DE LAMEGO, POR EXEMPLO, TEM PROMOVIDO ACÇÔES DE EXCLARECIMENTO/SENSIBILIZAÇÃO

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO JORNAL DE NOTÍCIAS]

    AMBIENTE: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS vs TEMPESTADES E ETC!



    FERRAMENTAS
    ComentarImprimir
    Distribuir Enviar
    Aumentar
    Diminuir
    ESTATÍSTICAS 2224 Visualizações
    5 Comentários
    0 Envios
    6 Impressões

    Patrocínio
    Artigos Relacionados
    ONU alerta para mais secas, inundações e incêndios florestais na Europa

    TAGS

    SociedadeAlterações climáticas aumentam risco de conflitos por falta de alimentos e água

    Publicado às 16.34

    42 7 0As alterações climáticas estão a afetar a disponibilidade de alimentos e água em diversas zonas do planeta, segundo a ONU, que alerta para um aumento dos fluxos migratórios e um maior risco de conflitos entre as populações.


    foto Yoshikazu TSUNO/AFP

    Michel Jarraud, secretário da Organização Mundial de Meteorologia

    O novo documento elaborado pelo II Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (PIMC), em cuja redação participaram 500 peritos internacionais e responsáveis políticos de 70 países, é o mais extenso e contundente até à data sobre alterações climáticas, ao analisar os seus efeitos sobre o Homem e sobre a natureza em todas as regiões do planeta desde a atualidade até ao ano 2100.

    Numa conferência de imprensa, o secretário da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Michel Jarraud, afirmou que "já não há qualquer dúvida de que o clima está a mudar" em todo o planeta e que "95% desta alteração deve-se à atividade humana".

    O documento reúne "120 impactos em seis continentes, com atribuição total ou parcial às alterações climáticas", entre os quais quebra de rendimento dos cultivos em diversas partes do mundo, "eventos climáticos extremos" como ondas de calor, tufões, chuvas torrenciais, inundações, secas e mudanças nos padrões migratórios de diversas espécies animais.

    A diminuição do rendimento agrícola "observa-se em regiões como o sul da Europa ou a América do Sul", e principalmente em cultivos de milho ou trigo, disse o responsável numa entrevista à agência Efe.

    No entanto, as maiores consequências sobre a segurança alimentar serão observadas em zonas como África ou o sudeste asiático, onde a "maioria da população rural pratica uma economia de subsistência".

    Ler Artigo Completo (Pág.1/3)

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  24. Sociedade


    FERRAMENTAS
    ComentarImprimir
    Distribuir Enviar
    Aumentar
    Diminuir
    ESTATÍSTICAS 2235 Visualizações
    5 Comentários
    0 Envios
    6 Impressões

    Patrocínio
    Artigos Relacionados
    ONU alerta para mais secas, inundações e incêndios florestais na Europa

    TAGS

    SociedadeAlterações climáticas aumentam risco de conflitos por falta de alimentos e água
    Publicado às 16.34
    42 7 0As alterações climáticas estão a afetar a disponibilidade de alimentos e água em diversas zonas do planeta, segundo a ONU, que alerta para um aumento dos fluxos migratórios e um maior risco de conflitos entre as populações.


    foto Yoshikazu TSUNO/AFP

    Michel Jarraud, secretário da Organização Mundial de Meteorologia

    O novo documento elaborado pelo II Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (PIMC), em cuja redação participaram 500 peritos internacionais e responsáveis políticos de 70 países, é o mais extenso e contundente até à data sobre alterações climáticas, ao analisar os seus efeitos sobre o Homem e sobre a natureza em todas as regiões do planeta desde a atualidade até ao ano 2100.

    Numa conferência de imprensa, o secretário da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Michel Jarraud, afirmou que "já não há qualquer dúvida de que o clima está a mudar" em todo o planeta e que "95% desta alteração deve-se à atividade humana".

    O documento reúne "120 impactos em seis continentes, com atribuição total ou parcial às alterações climáticas", entre os quais quebra de rendimento dos cultivos em diversas partes do mundo, "eventos climáticos extremos" como ondas de calor, tufões, chuvas torrenciais, inundações, secas e mudanças nos padrões migratórios de diversas espécies animais.

    A diminuição do rendimento agrícola "observa-se em regiões como o sul da Europa ou a América do Sul", e principalmente em cultivos de milho ou trigo, disse o responsável numa entrevista à agência Efe.

    No entanto, as maiores consequências sobre a segurança alimentar serão observadas em zonas como África ou o sudeste asiático, onde a "maioria da população rural pratica uma economia de subsistência".

    "Isto afetará centenas de milhões de pessoas, se não fizermos nada. O mundo deve levar este relatório muito a sério", alertou o presidente do PIMC, Rajendra Pachauri.

    A privação alimentar e os eventos climáticos extremos "provocarão com toda a segurança um aumento dos fluxos migratórios e dos conflitos entre populações e terão implicações na integridade territorial, sobretudo nas zonas menos desenvolvidas", sublinhou o especialista.

    "Para onde irão as pessoas quando virem que não têm o básico para viver? Isso já se está a verificar e vai intensificar-se com as mudanças climáticas", advertiu, destacando a necessidade de atenuar estes fenómenos através de "medidas urgentes" e, em particular, de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa".

    O trabalho, cujas conclusões finais serão apresentadas em outubro em Berlim, recebeu o apoio de diversas organizações não-governamentais.

    "O relatório é claro: o impacto das alterações climáticas sobre a alimentação é pior do que tinha sido estimado", afirmou o especialista da Oxfam International Tim Gore, que apelou para a "ação urgente" dos governos.

    A organização ambientalista internacional Greenpeace instou os líderes políticos a "acelerar a transição para energias limpas e seguras" para evitar "ameaças maiores sobre a segurança humana" e para "proteger bosques, oceanos e espécies naturais de importância vital".

    Por último, a organização ambientalista World Wildlife Fund advertiu que apesar de o estudo referir "os custos económicos" das mudanças climáticas, as verdadeiras consequências deste processo sobre a vida humana ou sobre a natureza "não podem ser medidas em termos económicos".

    Artigo Parcial

    ResponderEliminar
  25. INFORMAÇÃO ADICIONAL: TAROUCA TEM TALENTO/NOITES DE TALENTO

    «Dia 26 de Abril de 2014, pelas 21h, no Auditório Adácio Pestana, vem partilhar o teu talento com todos nós, pois vais ter adversários à altura!
    Inscreve-te aqui ou na loja chupa-chupa, avenida Sá Carneiro - Tarouca (em frente à escola secundária José Leite Vasconcelos)

    Primeira divulgação: Os participantes deveram criar o seu próprio Slogan como forma de promoção de si mesmos.

    Para o público: Vamos ajudar a nossa amiga e conterrânea Fabiana Silva , vai ser criada uma caixa solidária na entrada.

    Neste momento quem quiser ajudar segue em baixo os dados:
    NIB: 003508040001163390061
    E-MAIL : fabisilva777@hotmail.com
    para quem quiser ajudar e está no estrangeiro tem aqui o IBAN: PT50003508040001163390061BIC/SWIFT: CGDIPTPL




    Para mais informações: 918396605»

    (TRAZIDO DO FB: CONTA DO PEDRO MATOS)

    ResponderEliminar