Páginas

sábado, 1 de fevereiro de 2014

(1)DIVERSOS DE FEVEREIRO!(pergunte, informe, denuncie, elogie..)

[POST EM CONSTRUÇÃO]

DIVERSOS DO TAROUCAndo, UMA RUBRICA À SUA ESPERA!:)

Foto: #NayahNaMente

Caros Bloguistas!

Aqui está o post pra onde pode enviar os seus elogios, as suas denúncias, as informações úteis prós tarouquenses, mas também onde pode colocar as suas perguntas/dúvidas!(e neste caso, esperar que alguém apareça a responder)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

Informações Adicionais: Voltamos a lembrar que o TAROUCAndo, além dos postes com assuntos específicos (notícias, resumos sobre isto ou aquilo, etc), também tem, desde o início, postes pra assegurar as Rubricas Classicas: 

-Por Tarouca Aconteceu/Vai Acontecer (noticias locais/regionais)

- Tarouca Foi Notícia: Saiba Porquê! 

- As Figuras TAROUCAndo! 

- Rir Faz Bem! 

- Eles/Elas Disseram:E Agora?!

-ETC.

31 comentários:

  1. INFORMAÇÃO(1):

    ROMARIA DE S. BRÁS :É JÁ NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA (dias 8 e 9) A ROMARIA DE S.BRÁS.

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO (2): DERBY LOCAL:

    A 2ª MÃO DO DERBY LOCAL VAI OCORRER ESTE MÊS: TAROUQUENSE vs ARGUEDEIRA!(toca a preparar os cachecóis)

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO/DENÚNCIA (3): BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO

    ANDA POR AÍ UM VEICULO-VULGAR COM UMA "BUZINA" A IMITAR UM CARRO PRIORITÁRIO. CASO AS AUTORIDADES QUEIRAM SABER MAIS PORMENORES, FAÇAM O FAVOR DE NOTIFICAR, VIA EMAIL, A MALTA DO TAROUCAndo, POIS TEREMOS MUITO GOSTO EM DAR AS INFORMAÇÕES QUE CHEGARAM ATÉ NÓS!

    ProfAnónima

    NB: SALIENTAMOS QUE ESTAS "BUZINAS" SÃO USADAS DE DIA MAS TAMBÉM Á NOITE.

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO(4): ANIMAIS DOMÉSTICOS: CÃES & GATOS

    O TAROUCAndo SABE QUE O GATO TAROUQUENSE RECUPEROU BEM DOS FERIMENTOS E QUE AINDA SE ENCONTRA NO CONFORTO/SEGURANÇA DA FAMILIA ADOPTIVA.

    ResponderEliminar
  5. INFORMAÇÃO(4): ANIMAIS DOMÉSTICOS: CÃES & GATOS

    1-INFORMAMOS QUE CONTINUA DESAPARECIDO O CÃO DE PORTE MÉDIO, ARRAÇADO DE PASTOR ALEMÃO E SEM RABO.

    2-NA SEMANA PASSADA DESAPARECEU OUTRO CÃO NA ZONA:DESTA VEZ É UM CANICHE PRETO E BRANCO.

    ProfAnónima

    NB:DEPOIS DE TERMOS LANÇADO ESTE COMENTÁRIO (POST ZERO DE FEVEREIRO), FOMOS INFORMADOS QUE UMA ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DOS ANIMAIS,DE ABRANGÊNCIA REGIONAL, ANDA A VER SE HÁ ALGUMA LIGAÇÃO ESTES FENÓMENOS/DESAPARECIMENTOS, ETC, E OS QUE ESTÃO A OCORRER EM MAIS 3 SÍTIOS, NOMEADAMENTE EM CASTELO BRANCO, QUE ATÉ JÁ FOI NOTÍCIA NO CM.ASSIM!AGUARDEMOS.

    ResponderEliminar
  6. INFORMAÇÃO(5): ANIMAIS DOMÉSTICOS: CÃES & GATOS

    1-INFORMAMOS QUE CONTINUA DESAPARECIDO O CÃO DE PORTE MÉDIO, ARRAÇADO DE PASTOR ALEMÃO E SEM RABO.

    2-NA SEMANA PASSADA DESAPARECEU OUTRO CÃO NA ZONA:DESTA VEZ É UM CANICHE PRETO E BRANCO.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO ADICIONAL: SERÃO MERAS COINCIDÊNCIAS?!

      DEPOIS DE TERMOS LANÇADO ESTE COMENTÁRIO (POST ZERO DE FEVEREIRO), FOMOS INFORMADOS QUE UMA ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DOS ANIMAIS,DE ABRANGÊNCIA REGIONAL, ANDA A VER SE HÁ ALGUMA LIGAÇÃO ESTES FENÓMENOS/DESAPARECIMENTOS, ETC, E OS QUE ESTÃO A OCORRER EM MAIS 3 SÍTIOS, NOMEADAMENTE EM CASTELO BRANCO, QUE ATÉ JÁ FOI NOTÍCIA NO CM, HÁ UM MÊS ATRÁS! ASSIM, DAMOS ESTE ASSUNTO POR ENCERRADO ATÉ QUE NOS CHEGUEM MAIS INFORMAÇÃO VINDA DO EXTERIOR!

      Eliminar
  7. UMA CURIOSIDADE:QUEM NOS VISTA, NESTE PRECISO MOMENTO?!

    http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&redir_esc=&client=ms-android-hms-vf-pt&source=android-launcher-widget&v=133247963&qsubts=1391357874407&action=devloc&q=as+novas+regras+de+transito&v=133247963
    1
    https://www.google.pt/
    1

    ResponderEliminar
  8. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO JORNAL PÚBLICO]

    Quanto mais instruídos e ricos, menos solidários são os portugueses

    MARIA JOÃO LOPES 14/01/2014 - 22:40

    Estudo da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano vai ser apresentado na quinta-feira e mostra ainda que pessoas que recebem mais de 4 mil euros por mês são tão infelizes como quem recebe menos de 500.

    NUNO FERREIRA SANTOS

    Os portugueses com mais habilitações e mais rendimentos são os que dão menos importância à solidariedade, à justiça e aos valores democráticos. Esta é a apenas uma das conclusões do estudo da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, que vai ser apresentado na quinta-feira em Mafra.

    As conclusões do estudo Literacia social: os valores como fundamento de competência, que vai ser debatido na Conferência Internacional sobre Literacia Social e que contou com o apoio da União Europeia, preocupam o investigador Lourenço Xavier de Carvalho, uma vez que serão as pessoas com mais instrução as mais propensas a ocupar lugares de liderança.

    “Quanto mais avançamos nos níveis de instrução, do 1º ciclo até ao ensino superior, a importância da justiça ou da solidariedade vai baixando progressivamente. São os mais instruídos e os mais ricos que desvalorizam a justiça e a solidariedade”, diz Lourenço Xavier de Carvalho, coordenador deste estudo que é também a tese de doutoramento em Ciências da Educação que apresentou na Universidade Católica em 2013.

    Quando questionados sobre a importância de ajudar os outros, 86,5% das pessoas com o 1.º ciclo respondem afirmativamente, uma percentagem que baixa para 83,4% quando as pessoas têm o 2.º ciclo, para 73,5% quando têm o 3.º ciclo, que sobe ligeiramente para 76,2% quando possuem o secundário, desce para 59,2% quando têm bacharelato, ficando o valor mais baixo na fatia dos licenciados, mestres ou doutorados, com 53,1%.

    A mesma pergunta cruzada com os níveis de rendimento revela que 86,4% das pessoas que ganham até 500 euros considera muito importante ajudar os outros, percentagem que vai baixando à medida que os rendimentos aumentam e que atinge o valor mais pequeno – 46,7% - quando chega ao grupo dos que ganham mais de 4 mil euros por mês.

    No que toca, por exemplo, à importância dada a “lutar por uma causa justa” – o indicador usado para aferir a posição da justiça como valor social – conclui-se que os portugueses com mais instrução desvalorizam este aspecto. São as pessoas com o 2.º ciclo que mais valorizam a luta por uma causa justa (86,2%), ficando a fatia mais pequena (56,9%) para quem tem estudos superiores.

    O estudo também indica que “as pessoas que têm muito baixos rendimentos, abaixo dos 500 euros, têm níveis de felicidade mais baixos” que “só são iguais aos dos níveis de rendimento mais elevados”: “Quem tem mais de 4 mil euros por mês é tão infeliz como quem tem menos de 500”, nota o investigador.

    A explicação para estes dados poderá passar, segundo Lourenço Xavier de Carvalho, pela própria educação e formação que está a ser dada às pessoas: “Está associado a este fenómeno dos elevados rendimentos e dos elevados níveis de instrução serem um pouco contrários àquilo que é a harmonia social e o desenvolvimento pessoal”, explica Lourenço Xavier de Carvalho, insistindo que é preciso mudar o sentido da educação. “Continuamos a educar para o domínio material, para o domínio técnico, queremos formar profissionais competentes, que dominem bem as técnicas de cada área, e os currículos são cada vez mais técnicos. Mas na realidade não é isso que faz as pessoas mais ou menos felizes. É a dimensão humana, relacional, que está cada vez mais afastada dos currículos”, frisa, defendendo que “as prioridades do sistema educativo estão completamente erradas”.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  9. ESTUDO!(cont)

    Individualismo crescente
    Para este investigador, quanto mais se avança na escala de instrução, mais os currículos são “técnicos” e “desprovidos da dimensão humana”: “As pessoas tornam-se cada vez mais competitivas, cada vez mais insensíveis ao sofrimento dos outros, cada vez se sentem menos responsáveis pelo bem comum. Acabam por ter as ferramentas de decisão, mas não têm as competências pessoais e sociais para serem bons líderes”, sublinha.

    A leitura dos dados permite ainda verificar que, nos últimos dez anos, as pessoas tornaram-se mais tolerantes em relação grupos discriminados na sociedade portuguesa, mas ao mesmo tempo mais individualistas. De acordo com o estudo, na última década, os indicadores relativos ao individualismo mostram que cresceu em média 10%. “As pessoas são mais desconfiadas do que eram, acreditam mais naquelas expressões ‘cada um por si’ e ‘olho por olho, dente por dente’.

    Rendimentos e estudos à parte, o investigador verificou, porém, que, quando questionada sobre os objectivos de vida, a generalidade das pessoas revela uma aproximação a valores como “a honra, o amar e ser amado e a família”. Para Lourenço Xavier de Carvalho, é o sistema educativo e a competição que estão a afastar as pessoas do que “realmente as faz felizes”.

    Neste aspecto, para a generalidade das pessoas - e não especificamente no segmento das mais letradas e ricas - a família surge no topo: “Ter uma família sólida passou a ser o mais importante de todos os objectivos de vida”, diz o investigador, precisando que a família surge como a “instituição de mais confiança para as pessoas” e em relação à qual estão dispostas a fazer mais sacrifícios. Em média, mais de 90% dos inquiridos valoriza a família - percentagem que baixa para cerca de 80% quando os níveis de escolaridade são mais elevados.

    Apesar do individualismo crescente, nos últimos dez anos a maioria das pessoas - e mais uma vez, o investigador não está centrado nas variáveis do estudo/rendimento - também se voltaram mais para a espiritualidade num sentido lato, fenómeno ao qual não será alheia a crise: “1999 era o auge da materialidade, do investimento, lembramo-nos da Expo 98 e dos grandes investimentos públicos, atirava-se dinheiro para cima das coisas, dos problemas, para os resolver”, recorda o investigador.

    Dez anos depois, as transformações ocorridas levaram muitas pessoas a procurar outras referências: “Em 2009 batemos no fundo, estamos no pico da crise, é muito provável que a movimentação das pessoas para a maior valorização do imaterial tenha a ver com essa experiência de crise, de perceber que, afinal, houve aqui uma ilusão de que o dinheiro, o prestígio, o estatuto, o poder, poderia resolver os problemas todos. E afinal o que resolve os problemas é a proximidade à família, são as relações harmoniosas, amar e ser amado”, nota.

    Na quinta-feira, o estudo vai ser debatido no Palácio Nacional de Mafra, numa conferência que vai juntar investigadores e peritos europeus, entre os quais a princesa Laurentien da Holanda, enviada especial da UNESCO em literacia para o desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  10. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF]

    COMBATE À CORRUPÇÃO: A UE PUXA AS ORELHAS AOS POLITICOS PORTUGUESES?(parece que sim...)

    Associação acusa Estado de ineficácia no ataque à corrupção

    Publicado hoje às 20:04

    No dia em que Bruxelas disse não existir um plano de combate à corrupção em Portugal, a Transparência e Integridade diz que esta questão «nunca foi levada a sério» no país. O Conselho de Prevenção de Corrupção diz serem precisas mais ações articuladas.

    A associação cívica Transparência e Integridade acusa o Estado de inefácia no ataque à corrupção, já que não se vê vontade política para combater o problema, apesar das leis já aprovadas.

    Ouvido pela TSF, o presidente desta associação explicou que o «combate à corrupção nunca foi levado a sério do ponto de vista político e foi sempre tratado como uma alínea secindária».

    «Nunca foi definida uma política, nunca foram definidos objetivos e portanto todas estas deficiências quer ao nível das relações entre os vários organismos que têm competência nesta matéria, quer ao nível da capacitação são disfunções que resultam dessa desorientação política», acrescentou Luís Sousa.

    O presidente da associação cívica Transparência e Integridade disse ainda não ter ficado surpreendido com o relatório da Comissão Europeia que diz não existir um plano de nacional para combater a corrupção.

    Por seu lado, o Conselho de Prevenção da Corrupção promete fazer uma análise atenta a este relatório de Bruxelas e considera que, apesar dos progressos que Portugal fez na matéria, ainda é preciso aperfeiçoar a legislação.

    Também em declarações à TSF, Guilherme d'Oliveira Martins entende que as conclusões da Comissão Europeia são corretas e que, por isso, são precisas «mais eficazes ações articuladas».

    O também presidente do Tribunal de Contas entende que este objetivo pode ser alcançado com «leis mais simples, claras e acessíveis aos cidadãos, melhor investigação criminal e melhor prevenção».

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  11. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO JN]

    Neve corta estradas nacionais e municipais no norte do distrito de Viseu
    Publicado às 09.51


    483 8 0
    Várias estradas nacionais e municipais do norte do distrito de Viseu estavam hoje de manhã cortadas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

    Segundo a mesma fonte, estão cortadas as estradas nacionais 321, entre Castro Daire e Cinfães, e 2, entre Colo do Pito (Castro Daire) e Bigorne (Lamego).

    Não é possível também transitar nas estradas municipais 553, entre Resende e Bigorne, 553-1, entre Felgueiras e Panchora (Resende), e 520, entre Cimbres e Armamar.

    Todas estas vias tinham já ficado cortadas ao início da noite de segunda-feira.

    Com a queda de neve durante a noite foram também encerradas as estradas municipais 313, entre Armamar e São Cosmado, 556, entre Ervilhais e Cinfães, e 515-1 e 515-2, no concelho de Tabuaço.

    A mesma fonte referiu que se prevê uma melhoria do estado do tempo e que, dentro de algumas horas, o trânsito nestas vias possa ficar normalizado.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  12. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF]

    Chuva forte, vento, queda de neve e agitação marítima até sexta-feira

    Publicado hoje às 08:28
    A chuva forte, o vento, a queda de neve e a agitação marítima vão afetar Portugal continental até sexta-feira devido à passagem de superfícies frontais.

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê até às 19:30 de sexta-feira episódios de precipitação, vento, agitação marítima e queda de neve devido a uma forte corrente de oeste no Atlântico norte e a passagem de superfícies frontais.

    Todos os distritos do continente vão estar até quinta-feira sob aviso laranja e amarelo por causa da agitação marítima, chuva, neve e vento.

    Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Évora até às 23:00 de quinta-feira.

    De acordo com o IPMA, está prevista uma altura significativa das ondas na costa ocidental, entre cinco e sete metros, podendo atingir alturas máximas de entre oito e dez metros.

    O IPMA colocou também sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, até ao final do dia de quinta-feira todos os distritos do continente por causa da chuva forte e persistente, do vento forte (que podem atingir os 100 quilómetros/hora nas terras altas) e da queda de neve acima de 600/800 metros

    Também a Madeira está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 12:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira.

    O IPMA colocou ainda o grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo) sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte até às 09:00 de hoje (hora local).

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF]

    POLITICA NACIONAL :CRÉDITO À HABITAÇÃO!(crise)

    Pagar a casa ao banco vai ser mais fácil para as famílias sobreendividadas

    Publicado hoje às 07:14
    Os partidos da maioria vão alterar as regras de acesso ao regime especial de modo a facilitar o abatimento da dívida. A DECO diz que as alterações não são suficientes.
    O Jornal de Negócios e o I tiveram acesso à proposta assinada pelo PSD e pelo CDS. Um dos critérios alterado diz respeito ao valor do imóvel, que até agora não podia exceder os 120 mil euros e agora passa para 130 mil.
    As famílias numerosas passam a ser consideradas no novo regime a partir de uma taxa de esforço de 40 por cento. Quanto ao rendimento das famílias, PSD e CDS querem que o rendimento anual, decisivo no cálculo da taxa de esforço, passe de 12 para 14 meses.
    A proposta vai ser discutida no Parlamento na próxima quinta-feira e é a resposta dos partidos da maioria aos fracos resultados obtidos no primeiro ano de vigência desta medida de apoio às família sobreendividadas.
    Entre novembro de 2012 e setembro de 2013, os bancos rejeitaram mais de 80 por cento dos pedidos de acesso ao regime de proteção. Dos mais de 1600 pedidos, apenas 297 tiveram luz verde para um alívio na carga do crédito à habitação.
    Para a coordenadora do gabinete de apoio ao sobreendividamento da DECO, estas alterações não não suficientes. Natália Nunes acredita que as famílias em dificuldades não vão beneficiar deste regime especial porque «os requisitos continuam demasiado restritivos e levam a que a maior parte das famílias confrontadas com situações de rutura financeira não tenha acesso a estas medidas».

    Relacionados

    Governo lança projeto para apoiar sobreendividados
    Publicado a 19 DEZ 12 às 08:23
    Pedidos de ajuda de sobreendividados à DECO atingiu novo máximo
    Publicado a 13 NOV 12 às 15:09

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  14. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF]

    Inverno rigoroso esta noite em todo o país

    Publicado ontem às 17:36
    A meteorologia prevê rajadas de vento que podem chegar aos 120 quilómetros por hora nas terras mais altas e a chuva será também intensa.

    A meteorologista Ana Lourenço antecipa o tempo que vamos ter nas próximas horas

    A chuva pode atingir em cerca de 12 horas na região do Minho e Douro litoral 50 litros por metro quadrado. A meteorologista Angela Lourenço antecipa o tempo que vamos ter nas próximas horas.
    A neve vai continuar a cair nos pontos mais altos e as barras vão estar com aviso laranja por causa da agitação marítima. Estas condições adversas podem desanuviar um pouco depois de amanhã, mas o inverno rigoroso regressa no sábado

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  15. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF]

    Novo aviso para mau tempo no continente até domingo

    Publicado ontem às 22:14

    Forte agitação marítima, vento, chuva e queda de neve nas regiões centro e norte é o que se pode esperar para os próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um novo aviso para o mau tempo até domingo em Portugal continental, prevendo forte agitação marítima, vento, chuva e queda de neve nas regiões centro e norte.

    Segundo um comunicado divulgado pelo IPMA, estas condições meteorológicas decorrem de uma forte corrente de oeste no Atlântico norte e da passagem frequente de ondulações frontais de forte atividade pelo território do continente.

    As previsões apontam para «precipitação generalizada a todo o território do continente, persistente, com períodos de maior intensidade e com queda de neve nas regiões do norte e centro, e que, na quinta-feira, chegará a cotas de 600 a 800 metros».

    O vento predominará de sudoeste ou oeste moderado ou forte, com rajadas que, nos períodos de maior intensidade, até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e até 120 km/h nas terras altas.

    A altura significativa das ondas na costa ocidental irá variar entre cinco e sete metros podendo atingir alturas máximas entre oito e dez metros
    Para hoje, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o risco de cheias nas bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo.

    De acordo com um comunicado divulgado pela ANPC, as bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo estão «suscetíveis à ocorrência de cheias, nas zonas historicamente vulneráveis».

    Todos os distritos do continente estão sob aviso laranja do IPMA, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima até às 06:00 de sexta-feira.

    O aviso laranja, que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, está também em vigor nas ilhas do grupo oriental por causa do vento até às 06:00 de quinta-feira.

    Artigo Parcial

    Relacionados

    Avisos laranja e amarelo devido à chuva, vento, agitação marítima e neve
    Publicado hoje às 07:31

    Inverno rigoroso esta noite em todo o país
    Publicado ontem às 17:36

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  16. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF]

    EDUCAÇÃO: INTERVENÇÃO PRECOCE!(educação especial)

    Portuguesas criam teste para avaliar falhas de linguagem nas crianças

    Publicado ontem às 19:34

    Quatro investigadoras portuguesas criaram um instrumento que avalia o desenvolvimento linguístico das crianças antes de entrarem para a escola e que é capaz de detetar problemas que, normalmente, afetam o sucesso escolar dos alunos.

    Cerca de 10% das crianças que chegam ao 1.º ciclo têm problemas de linguagem que nunca foram diagnosticados, lembrou hoje Marisa Lousada, uma das investigadoras que na última década se dedicou a criar um instrumento capaz de identificar problemas de semântica, morfossintaxe e fonologia em crianças entre os três e os seis anos de idade.

    As investigadoras da Universidade de Aveiro (UA) e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) apresentaram hoje o Teste de Linguagem - Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (ALPE): um instrumento que avalia as competências linguísticas das crianças através de um livro de imagens, uma coleção de objetos e um manual de instruções.

    Estes materiais estimulam as respostas das crianças segundo as indicações do terapeuta, explicou Marisa Lousada, professora na Escola Superior de Saúde da UA e investigadora no Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro (IEETA).

    Através do teste, «o terapeuta da fala pode avaliar nas crianças a forma como constroem frases, o tipo e a riqueza do vocabulário que utilizam e a compreensão que têm ou não sobre a linguagem», contou, lembrando a importância de fazer o despiste.

    «Quanto mais cedo se identificarem as crianças com problemas, mais cedo podem começar a ser tratadas de forma a que, quando ingressarem na escola, já estejam a ser acompanhadas», acrescentou Ana Mendes, outra das autoras do teste, investigadora no IEETA e docente no IPS.

    Ana Mendes lembrou que «muitas vezes, os terapeutas da fala, como não têm estes instrumentos aferidos, usam o seu próprio instrumento criado por eles ou traduzido de outras línguas» devido ao escasso número de instrumentos aferidos para o português europeu.

    «Para o Português Europeu havia muito poucos instrumentos e a maior parte não permitia a avaliação da compreensão e da expressão, o que dificultava a avaliação dos critérios internacionais», afirmou Marisa Lousada.

    O trabalho desta equipa começou há dez anos e foi testado em 817 crianças de onze distritos e duas regiões autónomas. Estas crianças, com um desenvolvimento normal, serviram para construir a base de dados normativos. O Teste ALPE permite agora perceber se as crianças estão dentro dos parâmetros linguísticos considerados normais para as suas idades.

    Para além de Marisa Lousada e Ana Mendes, o TL-ALPE tem a assinatura das docentes Fátima Andrade, docente no Departamento de Educação da UA, e de Elisabete Afonso, antiga docente da UA, professora no ensino secundário. O instrumento que agora será colocado no mercado foi desenvolvido no âmbito de dois projetos de investigação financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Ministério da Educação e Ciência.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  17. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF]

    Mau tempo afeta circulação de transportes e diversas vias de comunicação
    Publicado ontem às 23:35
    Até às 22h00, Lisboa, Setúbal e Coimbra eram os distritos mais afetados pelo mau tempo. O vento forte tem sido a maior preocupação das autoridades até ao momento.

    Enviar por email Link

    Marco Martins destaca o vento forte como o maior problema
    Marco Martins prevê uma deterioração do mau tempo durante a madrugada

    A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou entre as 09:00 e as 22:00 deste domingo, 1230 ocorrências devido ao mau tempo. A maioria foram quedas de árvores, inundações e várias quedas de estruturas
    Até ao momento, não há notícias de qualquer vitima. O vento forte está a afetar, sobretudo, diversas vias de comunicação e meios de transporte, segundo avançou à TSF Marco Martins, adjunto de operações da ANPC.
    Saiba mais: veja aqui a infromação sobre a vias cortadas devido ao mau tempo até às 22h00
    Em Lisboa, a circulação rodoviária está condicionada nas duas pontes.
    Na Ponte Vasco da Gama está imposto limite de velocidade a 30 quilómetros hora.
    Na Ponte 25 de Abri, a circulação rodoviária no tabuleiro da ponte continua condicionada, estando apenas duas faixas abertas, uma em cada sentido. Motociclos, veículos com coberturas de lona e viaturas pesadas continuam interditas de circular na ponte.
    A circulação ferroviária na ponte foi entretanto retomada de forma condicionada, depois de ter sido interrompida a meio da tarde. Apenas circula um comboio de cada vez na ponte.
    As ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul também estão interrompida, não havendo previsão de quando serão retomadas.
    Em Camarate, no concelho de Loures, uma das paredes de uma escola ruiu e em Sintra, os acessos à serra foram cortados.
    Na linha ferroviária da Beira Alta, junto a Mortágua, a circulação está interrompida devido à queda de uma árvore de grande porte. A circulação deverá ser reposta pelas 02:00.
    No Porto a marginal na zona da Foz foi encerrada ao trânsito, às 18:00, por razões de segurança.
    Os passageiros dos comboios do Alentejo tiveram de fazer transbordo no Pragal, em Almada, e seguir de autocarro para Lisboa, disse fonte da CP à Lusa.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  18. Aeroporto de Lisboa
    As más condições atmosféricas provocaram também alterações em 10 voos no aeroporto de Lisboa, entre partidas e chegadas.
    Cinco voos com destino ao aeroporto da Portela "divergiram" para outros aeroportos e outros cinco não levantaram voo, devido ao vento forte que se faz sentir em Lisboa.
    Segundo o porta-voz da ANA-Aeroportos de Portugal, citado pela agência Lusa, quatro dos voos com destino a Lisboa foram redirecionados para Faro e um quinto para Madrid.
    O voo que foi redirecionado para Madrid era da companhia aérea Iberia e teve origem na capital espanhola.
    Três dos quatro voos que aterraram em Faro eram da transportadora 'easyJet' e provinham de Madrid, Londres-Gatwick e Genebra. O quarto voo era da TAP e teve origem em Málaga, sul de Espanha.
    Dos cinco aviões que não puderam levantar voo em Lisboa, três eram da 'easyJet' e dois da companhia aérea espanhola, segundo a mesma fonte.
    O mau tempo levou também ao cancelamento de dois voos da transportadora aérea dos Açores, SATA, com destino a Lisboa.
    Os dois voos, com origem em Ponta Delgada, deveriam ter saído às 14:45 e às 16:10 (15:45 e 17:10 em Portugal Continental) com destino a Lisboa, mas foram cancelados devido a "razões meteorológicas", informou a companhia aérea.
    Barras marítimas
    Nove barras marítimas estiveram fechadas à navegação devido ao mau tempo, duas outras "condicionadas", de acordo com a página da Marinha Portuguesa na internet.
    Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto foram as barras que fecharam à navegação.
    Mau tempo dirige-se para norte
    Segundo a ANPC, a tempestade vai subir de sul para norte e o pior do mau tempo deverá ocorrer pelas 03:00 da manhã, com muito vento, chuva e agitação marítima, prolongado-se até às 06:00.
    A Proteção Civil colocou todas as regiões de Portugal Continental em alerta laranja, até às 08:00 de segunda-feira, por causa de chuvas, vento forte e agitação marítima.
    Por seu turno, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 10 distritos de Portugal Continental em aviso vermelho devido à intensidade do vento.
    Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por causa das fortes rajadas de vento até às 02:00 de segunda-feira.
    Para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o período estipulado situa-se entre as 21:00 deste domingo e 03:00 de segunda-feira.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  19. ProfAnonima10 de Fevereiro de 2014 às 17:21
    UMA CURIOSIDADE: QUEM NOS VISITA, NESTE MOMENTO?!

    URLs de referência

    Entrada Visualizações de páginas

    https://www.google.pt/
    3
    http://www.google.pt/imgres?imgurl=https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1463961_504628632977395_558516952_n.jpg&imgrefurl=http://taroucando.blogspot.com/2013/12/ultima-hora-nossa-liliana-partiu.html&h=944&w=960&sz=95&tbnid=ZdXrXiOJp0ALQM:&tbnh=90&tbnw=92&zoom=1&usg=__Air8EAiowC5CcJcSLl1VUC9Dynk=&docid=7TwzZHk-erLc1M&sa=X&ei=MQb5UqCVIuad0wWYv4HIDg&ved=0CFIQ9QEwBg
    1
    http://www.google.pt/search?site=&source=hp&ei=zwH5Upl4weizBumigfAD&q=ranking+hospitais+Portugal&btnG=
    1
    http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=4&ved=0CEAQFjAD&url=http%3A%2F%2Ftaroucando.blogspot.com%2F2013%2F12%2Fultima-hora-nossa-liliana-partiu.html&ei=MQb5UqCVIuad0wWYv4HIDg&usg=AFQjCNEb0kg1I94I66zOkZyrqTRq6oeLYw
    1

    ResponderEliminar

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO NOTÍCIAS AO MINUTO]

    10 ANOS DE FACEBOOK`s

    Estudo O Facebook pode tornar a vida mais infeliz?
    Um estudo de duas universidades concluiu que navegar demasiadas horas na rede social mais famosa do mundo pode fazer com que deixe de sorrir tanto, tornando-se menos feliz ao longo dos meses de comentários, publicações, fotografias e ‘likes’. Segundo a BBC, o Facebook pode transformar a vida dos seus utilizadores, e nem sempre é para melhor.
    TECH O Facebook pode tornar a vida mais infeliz? DR
    15:24 - 06 de Fevereiro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on emailMore Sharing Services
    Já alguma vez pensou que o facto de andar mais em baixo ou triste pode dever-se às redes sociais que frequenta diariamente?

    Leia também:
    Facebook tem 4,7 milhões de utilizadores em Portugal
    Mark Zuckerberg agradece apoio e fala sobre futuro do Facebook
    Proibir crianças de aceder ao Facebook não é solução
    PUB

    Segundo um estudo divulgado pela BBC, o Facebook pode deixar os seus utilizadores menos felizes, ao longo dos anos de utilização.

    Sobre o Facebook, as opiniões divergem. Tanto é considerado “o maior meio de comunicação já desenvolvido pela mente do homem”, como é "um meio de entretenimento que permite milhões de pessoas ouvir a mesma piada ao mesmo tempo, e ainda assim permanecer solitário ", como escreveu o poeta e dramaturgo TS Eliot.

    Em apenas uma década, a rede social conseguiu inscrever cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, que gastam, em média, 18 minutos por dia para verem as novidades publicadas. O Facebook conecta famílias e amigos através de todos os continentes ao longo dos anos, mas também pode ser a causa de grande solidão e tristeza.

    No verão de 2013, uma equipa de psicólogos da Universidade de Michigan, em Ann Arbor, e outra da Universidade de Leuven, na Bélgica, elaboraram uma pesquisa para avaliar a mudança na vida desde que se criou o Facebook.

    Ethan Kross deu início a uma série de questionários, cinco vezes por dia, durante duas semanas, sobre o estado emocional dos participantes, e concluiu que a utilização da rede social está relacionada com uma sensação fraca de bem-estar.

    Kross afirmou que, apesar cumprir a necessidade humana de contacto social, a razão está no tipo de contacto que é fornecido às pessoas, por serem relações digitais e não ‘ao vivo’.

    Além disso, para muitas pessoas, ver fotos felizes de outras, como com da família, na praia, de férias, ou com o parceiro, acaba por despertar uma sensação inconsciente de inveja que não deixa os utilizadores felizes.

    ResponderEliminar
  21. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF:PREVISÕES DO TEMPO! (meteorologia)]

    METEOROLOGIA:O SOL VAI BRILHAR NO FDS?!(a tsf diz que sim...)PREVISÕES DO TEMPO! (meteorologia)


    Chuva até sexta-feira, depois regressa sol e frio
    Publicado ontem às 16:37
    A chuva, por vezes persistente, vai afetar o continente até sexta-feira, mas no fim de semana regressa o sol e o frio, prevendo-se uma descida das temperaturas da ordem dos 5/7 graus.
    Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Ilda Novo explicou que o tempo chuvoso vai continuar durante esta semana, prevendo-se precipitação por vezes persistente.
    «Depois, a partir do fim de semana vamos entrar numa situação diferente já com o tempo seco a predominar e com uma descida significativa da temperatura mínima da ordem dos 5/7 graus Celsius», disse à Lusa Ilsa Novo, salientando que esta situação é normal para a época.
    «Com uma mudança na circulação da direção do vento para norte e o fim da precipitação vamos ter uma massa de ar mais frio, o que vai originar a mudança da temperatura. Ainda vamos ter também alguma neve nas cotas mais elevadas da Serra da estrela e, depois com a redução da chuva já não haverá neve, mas sim sol e frio», sublinhou.
    No que diz respeito à agitação marítima, Ilda Novo adiantou que a situação vai acalmar gradualmente até ao final da semana.
    «Assim, a partir de sábado vamos ter uma mudança de circulação de massa de ar mais frio, o que faz descer as temperaturas, e uma diminuição da nebulosidade, o que provoca um arrefecimento noturno», disse.
    Lusa

    ResponderEliminar
  22. TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA:

    «Não podemos dormir tranquilos

    No dia 17 de agosto o Papa Francisco postou em sua conta no twitter a frase: “Não podemos dormir tranquilos enquanto houver crianças que morrem de fome e idosos que não têm assistência médica.”»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DO FB: CONTA JORNAL DE NEGÓCIOS]


    RANKING: ???

    Estudo elege Lisboa como a melhor cidade para viver, para visitar e para investir. Descubra em que lugar está o seu município neste ranking.
    O ranking “City Brand”, que mede o valor das marcas dos 308 municípios, coloca as maiores cidades do País nos primeiros lugares, e reserva o fundo da tabela para as câmaras dos municípios mais pequenos e do interior. De acordo com Filipe Roquette, director-geral da Bloom Consulting, responsável pelo estudo, “Lisboa é a cidade que tem uma melhor marca, e uma melhor performance em três vertentes diferentes”.

    As três categorias em análise são Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento). Lisboa está em primeiro lugar em todas elas, enquanto o Porto surge na segunda posição. O ranking atribui o muito disputado título de terceira cidade portuguesa a Braga, devido à performance da cidade dos arcebispos na vertente da captação de investimento.

    O ranking foi elaborado através do cruzamento de diversos dados estatísticos, como desemprego, número de hospitais, salário médio, taxa de criminalidade ou dormidas turísticas por município, com 15 grupos de perguntas-chave, que agrupam “o que as pessoas procuram no mundo inteiro num município”, explica Filipe Roquette

    Posteriormente, esses dados são comparados com a “comunicação online de cada município: o que comunica e o número de pessoas a quem chega essa informação”, tendo por base o site da autarquia e a sua presença nas redes sociais.


    ResponderEliminar
  24. Ontem diversos automóveis foram vandalizados com furos nos pneus. Será pela má iluminação noturno ou falta de vigilância da GNR?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Bloguista:

      Pois não sabemos dizer, mas quiçá não seja um misto das duas coisas.

      Bom, mas parece que depois de 10 dias/noites no fura-fura, a coisa acabou!:)

      ProfAnónima

      Eliminar
  25. [TRAZIDO DO FB: JORNAL i]


    Bastonário dos Médicos defende intensidade de combate à fraude a outros sectores e não apenas na saúde

    MIGUEL A. LOPES / LUSA

    "Há dezenas de pessoas ligadas à saúde, de várias profissões, que estão presas e, pergunto-me, por exemplo, porque é que nas fraudes do BPN não está ninguém preso", sublinhou José Manuel Silva.

    O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje como "extremamente positivo" o combate à fraude e à corrupção na saúde e defendeu que a mesma intensidade da luta às ilegalidades deveria ser aplicada a outros setores da economia.

    "Dou os parabéns ao senhor ministro ao verificar que há um efetivo combate à fraude e à corrupção na saúde, o que é extremamente positivo", disse José Manuel Silva, no final da visita que efetuou ao hospital de Portimão, no segundo dia do périplo por hospitais e centros de saúde do Algarve.

    Questionado sobre o elevado número de clínicos sob investigação, por alegadas ilegalidades relacionadas com o exercício da profissão, o bastonário manifestou-se "surpreendido com a dimensão do número de médicos envolvidos".

    "Esperemos que efetivamente não sejam todos culpados, mas se o forem instituiremos penas severíssimas", assegurou José Manuel Silva.

    O bastonário da Ordem dos Médicos disse que "gostaria de ver noutros setores da economia", a mesma intensidade contra a fraude e a corrupção que está a ser aplicada na área da saúde, onde dezenas de pessoas estão a ser investigadas.

    "Há dezenas de pessoas ligadas à saúde, de várias profissões, que estão presas e, pergunto-me, por exemplo, porque é que nas fraudes do BPN não está ninguém preso", sublinhou José Manuel Silva.

    Para o bastonário dos Médicos, existe "uma justiça a duas velocidades, o que, obviamente, é tão inaceitável como não aceitar ou rejeitar que possamos ter um sistema de saúde a duas velocidades".

    José Manuel Silva reiterou a determinação da Ordem em expulsar os médicos "que se confirme em tribunal que efetivamente são culpados de violar o código deontológico de forma tão grosseira, confundindo o exercício hiprocrático da medicina com comércio ilegal".

    O bastonário da Ordem dos Médicos iniciou na quarta-feira uma visita aos hospitais de Faro e de Portimão e a alguns centros de saúde do Algarve, depois de 370 médicos terem alertado para problemas e falta de medicamentos nos serviços clínicos das unidades de saúde, por alegando má gestão do Centro Hospitalar do Algarve.

    *Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

    (ENVIADO POR:PA/DI)


    ResponderEliminar
  26. [TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF]

    Governo pretende adquirir dois aviões Canadair
    Última atualização há 28 mins,
    Publicado hoje às 13:17
    O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje que o Governo pretende adquirir dois aviões Canadair de combate a incêndios florestais através do recurso a fundos comunitários.

    Enviar por email Link

    A decisão já foi aplaudida pelo presidente da Liga dos Bombeiros. João Miguel Henriques diz que este é um investimento muito importante no combate eficaz ao fogos

    No grupo de trabalho para Análise da Problemática dos Incêndios Florestais, constituído no âmbito da Assembleia da República, Miguel Macedo adiantou que está a decorrer um processo para aquisição de dois aviões Canadair, no valor de cerca de 37 milhões de dólares cada um, com recurso a fundos comunitários,
    O ministro afirmou que, no final do mês de março, o Governo terá «uma resposta mais conclusiva sobre este processo", mas manifestou esperança que a aquisição de meios aéreos pela via dos fundos comunitários «corra bem».
    Segundo Miguel Macedo, o país precisa de ter no dispositivo mais meios aéreos próprios, uma vez que o atual não tem capacidade para resolver o problema de combate a incêndios florestais.
    O ministro sublinhou que, no passado, foi feita a opção em não se comprar este tipo de aviões, mas, agora, «há um consenso» que Portugal «precisa de ter, pelo menos, um aparelho Canadiar".
    Atualmente, os meios aéreos próprios do Estado são compostos por seis helicópteros pesados Kamov e três helicópteros de transporte e utilitário, sendo a primeira vez que vai adquirir para sua frota aviões Canadair.
    Ler Artigo Completo

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  27. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA]

    CULTURA/TRADIÇÕES LOCAIS: EXPOSIÇÃO DOS 500 ANOS DO FORAL E O DESFILE DE CARNAVAL

    QUARTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2014

    500 anos do Foral de Tarouca

    A Exposição "Scriptorium"

    Escola Dr José Leite de Vasconcelos - Tarouca- leva a efeito a exposição "Sriptorium", comemorativa dos 500 anos do Foral de Tarouca.
    Esta exposição cuja apresentação pública ocorre em 27 de fevereiro de 2014, pelas 12 horas, estará patente ao público até 14 de março próximo.



    Recriação histórica

    A 2 de março, já no próximo domingo, iremos celebrar os 500 anos de atribuição da Carta de Foral a Tarouca. Pela força histórica e identitária que esta data representa para o Concelho de Tarouca, não a podíamos deixar passar em vão. A Carta de Foral de Tarouca foi atribuída em 27 de fevereiro de 1514.

    Para evocar o espírito histórico e retratar o quão, à época, era importante a atribuição de tal privilégio, vai o Município de Tarouca promover, no referido dia 2 de março, uma recriação histórica na nossa zona antiga de Tarouca, mais concretamente junto à Igreja Matriz, nas Praças do Ultramar e 25 de Abril.

    Vamos recuar até 1514 onde se vivenciarão vários episódios da época, enquadrados, ordinariamente, na moldura de um mercado quinhentista, onde serão envolvidos, numa abordagem interativa, a população e os visitantes. Pelo recinto, que servirá de cenário, serão colocados elementos decorativos e de ambientação, com animadores de rua e encenação da atribuição do foral.

    2-DESFILE DE CARNAVAL

    O Desfile de Carnaval, a realizar no dia 28 de fevereiro pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Tarouca, tem como tema a atribuição da Carta Foral a Tarouca por D. Manuel I. As crianças e os jovens estão com vontade de participar e certamente que o Desfile os valorizará cultural e historicamente.

    NB:POR ESTES DIAS, SÃO MUITAS AS ACTIVIDADES CULTURAIS E DESPORTIVA QUE VÃO SER LEVADAS ACABO: ESTEJA ATENTO AOS PLACARD`S E AOS BLOGUES CASEIROS: ASAS DA MONTANHA,TAROUCA HOJE, ETC, E TAROUCAndo!;)

    ResponderEliminar
  28. TANTAS NOVAS VISUALIZAÇÕES?!

    AQUI AINDA SE MISTURAVAM OS "DIVERSOS" E OS TEXTOS DA CS, QUE ENTRETANTO PASSARAM PRÁ RÚBRICA DO POSTE-ZERO!

    ResponderEliminar