Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

(17)CORRUPÇÃO: A UE PUXA AS ORELHAS AOS POLITICOS PORTUGUESES?(parece que sim...)

[TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF]

COMBATE À CORRUPÇÃO: A UE PUXA AS ORELHAS AOS POLITICOS PORTUGUESES?(parece que sim...)

Associação acusa Estado de ineficácia no ataque à corrupção

Publicado hoje às 20:04

No dia em que Bruxelas disse não existir um plano de combate à corrupção em Portugal, a Transparência e Integridade diz que esta questão «nunca foi levada a sério» no país. O Conselho de Prevenção de Corrupção diz serem precisas mais ações articuladas.

A associação cívica Transparência e Integridade acusa o Estado de inefácia no ataque à corrupção, já que não se vê vontade política para combater o problema, apesar das leis já aprovadas.

Ouvido pela TSF, o presidente desta associação explicou que o «combate à corrupção nunca foi levado a sério do ponto de vista político e foi sempre tratado como uma alínea secindária».

«Nunca foi definida uma política, nunca foram definidos objetivos e portanto todas estas deficiências quer ao nível das relações entre os vários organismos que têm competência nesta matéria, quer ao nível da capacitação são disfunções que resultam dessa desorientação política», acrescentou Luís Sousa.

O presidente da associação cívica Transparência e Integridade disse ainda não ter ficado surpreendido com o relatório da Comissão Europeia que diz não existir um plano de nacional para combater a corrupção.

Por seu lado, o Conselho de Prevenção da Corrupção promete fazer uma análise atenta a este relatório de Bruxelas e considera que, apesar dos progressos que Portugal fez na matéria, ainda é preciso aperfeiçoar a legislação.

Também em declarações à TSF, Guilherme d'Oliveira Martins entende que as conclusões da Comissão Europeia são corretas e que, por isso, são precisas «mais eficazes ações articuladas».

O também presidente do Tribunal de Contas entende que este objetivo pode ser alcançado com «leis mais simples, claras e acessíveis aos cidadãos, melhor investigação criminal e melhor prevenção».

(ENVIADO POR: PA/DI)

2 comentários:

  1. UMA CURIOSIDADE: QUEM NOS VISITA,NESTE MOMENTO?!

    URLs de referência

    Entrada Visualizações de páginas

    https://www.google.pt/
    4
    http://taroucando.blogspot.com/
    1
    http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CCsQFjAA&url=http%3A%2F%2Ftaroucando.blogspot.com%2F&ei=H6z6UoeeLOmR7Aa67oCYBA&usg=AFQjCNH1lnkUkzq4KhtjCOBlXHqDAOr3qg&bvm=bv.61190604,d.bGQ
    1
    http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Ftaroucando.blogspot.com%2F&ei=TKX6Uof4HOnn7AbOqoCgCg&usg=AFQjCNH1lnkUkzq4KhtjCOBlXHqDAOr3qg&sig2=yHEb31uwk4QH5fniICda0Q&bvm=bv.61190604,d.ZGU
    1

    ResponderEliminar
  2. Número total de visualizações de página 258 888

    Arquivo do blogue

    ▼ 2014 (78)

    ▼ Fevereiro (18)

    (-3)

    ResponderEliminar