Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

(34)UM RESUMO POSSÍVEL DA ÚLTIMA REUNIÃO DA AMT!(22/11/13)


Foto: Boas Festas... :)


(trazido dos diversos de dezembro)


  1. POLITICA LOCAL: UM RESUMO POSSÍVEL DA ÚLTIMA REUNIÃO DA AM!(1ªparte)

    M/Caros Bloguistas!

    No passado dia 22 de Novembro, decorreu mais uma reunião (extraordinária) da Assembleia Municipal de Tarouca. Esta foi a primeira com os Novos Órgãos Autárquicos.

    Como é sabido a Ordem de Trabalhos foi colocada previamente no site oficial da Câmara Municipal e posteriormente o Presidente da AM enviou um convite a todos os tarouquenses através da sua conta no facebook, pelo que as "galerias" encheram!
    [Os 2 documentos foram depois publicados no TAROUCAndo!(vide post?)]

    Segue-se agora um texto sobre os assuntos por lá discutidos, não necessariamente por esta ordem.

    A-ABERTURA DA SESSÃO/INFORMAÇÕES DIVERSAS

    1-Coube, naturalmente, ao Presidente da Assembleia Municipal, Domingos Nascimentos, dar o pontapé de saída.

    1.1-Depois de ter saudado todos os presentes, referiu que "tinhamos entrado não sóp num novo ciclo politico mas também numa nova forma de organizar os trabalhos".

    1.2-Mostrou o seu desagrado pelos incidentes ocorridos na sessão da tomada de posse, quando o Dr Amaro discursava, pedindo pra que tal não volte acontecer. Recordamos que nesta sessão (talvez fruto do entusiasmo do momento), houve um certo "burborinho de fundo" nas "galerias". Pró futuro fica o pedido agora feito pelo Presidente da AM.

    1.3-Referiu que tem estado presente em várias iniciativas da vida do municipio, nomeadamente: visitas oficiais a algumas freguesias, reuniões do Executivo Camarário, salientando que estas tem decorrido com elevação, etc.

    1.4-Informou que a AM já tem em funcionamento um gabinete de apoio aos munícipes e que este funciona em regime de voluntariado. A este propósito disse ainda:

    a)às sextas-feiras ele estará presente pra todos que o precisem de contactar;

    b)neste gabinetes vão ser colocados os dossies com os todos os documentos/assuntos tratados na AM pra que todos os Senhores Deputados Municipais possam consultar sempre que o pretendam fazer.

    c)Os Deputados da oposição solicitam um espaço neste gabinete agora criado.

    1.5-Informou ainda a origem da correspondência/convites recebidos. A saber: Comemorações do 39º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, Congresso da ANMP, Concerto Musical de Santa Cecília, etc.

    1.6-Coube ainda ao Presidente da AM, conduzir os seguintes processos:
  2. 1.61-A escolha dos líderes das bancadas:

    --------PSD: Deputado Luís Sarmento

    --------PS: Deputado Luís Pereira

    --------(TAROUCA MERECE/BE: Dep. Albertina Cardoso)

    1.6.2-A eleição dos 2 representantes de Tarouca na Comunidade Inter-Municipal do Douro (fazem parte 19 municipios):

    ----EFECTIVOS: Domingos Nascimento (PSD) e António Santos (PS)

    ----SUPLENTES: José Andrade (PSD) e Manuel Santos (PS)

    1.6.3-Revisão do Regimento de Funcionamento da AM

    Pró efeito, a mesa da AM apresentou uma proposta que após um longo (e acesso) debate foi aprovado pr larga maioria dos presentes. Mais:

    a) apenas o Deputado Luís Pereira votou contra tendo feito declaração de voto nestes termos:«??»

    b) os pontos de maior discórdia foram sem dúvida a "abertura da AM aos cidadãos" e ainda o trabalho a desenvolver pelas "equipas especializadas" de apoio à AM. (de facto, não se percebeu bem se estas tinham ou não capacidade deliberativa)

    c)com base na debate fiquei com a sensação que a nova equipa da AM quer efectivamente favorecer a participação dos cidadãos mas também dar igualdade de oportunidades a todos os Deputados Municipais eleitos, tanto na lista ganhadora como nas da oposição.

    ATÉ  JÁ!(se...)
    Assunção Monteiro
Foto
  1. NB: O PONTO 2 (ractificação das deliberações do ce) E DO PONTO 3 (contas camarárias) SEGUEM NOUTRO POST.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA

      1-[Os 2 documentos foram depois publicados no TAROUCAndo!(vide post31 de novembro)]

      2-1.6.3-Revisão do Regimento de Funcionamento da AM

      Pró efeito, a mesa da AM apresentou uma proposta que após um longo (e acesso) debate foi aprovado pr larga maioria dos presentes. Mais:

      a) apenas o Deputado Luís Pereira votou contra, tendo feito declaração de voto nestes termos:«as questões de direito não podem ser ultrapassadas pelas razões de facto»



      Eliminar
    2. 3.2-PRESENTE (25 de setembro/2013): Como já era do domínio público, as contas camarárias não iam famosas (digamos assim). Pelo que foi sem grandes surpresas que foram lidos os slides mostrados pelo Vice-Presidente a este respeito

      Eliminar
  2. (CONT. DO RELATÓRIO DA AM DE 22 DE NOV/2013-NOTA A)

    2-DELIBERAÇÕES DO EXECUTIVO CAMÁRIO LEVADAS À AM

    A esta reunião nforam levadas duas decisões/assuntos. A saber:

    2.1-TAXA DO IMI: Coube ao Presidente da Câmara, Sr valdemar Pereira, defender a manutenção da taxa nos minimos. Esta foi aprovada por unânimidade.

    2.2-ALARGAMENTO DA FÁBRICA DA MACROFRIO: Coube à vereadora Susana Pereira, abordar esta questão, que também foi aprovada por ananimidade. (este assunto já tinha sido debatido e aprovado por unanimidade no EC anterior). Cumprido este formalismo legal, vai agora a CMT apoiar a referida empresa, junto do Ministério da Agricultura, pra que possa aumentar a sua capacidade de produção.

    3-SITUAÇÃO ECONOMICA: PASSADO PRESENTE E FUTURO


    3-SITUAÇÃO ECONOMICA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

    Coube ao Vice-Presidente da Câmara, Dr José Damião, apresentar este ponto.

    Pró efeito usou os documentos oficiais deixados pelo anterior EC, relativos a 2012 e a 25 de Setembro/2013.

    3.1-PASSADO: Foi solicitado à Assembleia Municipal pra retificar um aspecto relativo às contas de 2012. Foi aprovado por larga maioria (apenas 2 deputados da oposição se abstiveram alegando não estarem bem dentro do assunto).

    3.2-PRESENTE (25 de setembro/2013): Como já era do domínio público, as contas camarárias não iam famosas (digamos assim). Pelo que foi sem surpresas os slides mostrados pelo Vice-Presidente a este respeito. Muito possivelmente, o aspecto que mais estranheza e preocupação causou aos presentes, terá sido o destino das verbas destinadas às Juntas de Freguesia, já que ainda não tinham recebido a verba relativa aos últimos 4 meses.

    3.3-FUTURO: Não obstantes as actuais dificuldades financeiras a que se vai juntar, em Março/2014, o início do pagamento do empréstimo contraido em 2010, pra proceder ao saneamento financeiro, é entendimento do Dr Damião que será possível ultrapassar a situação (sem despedimentos) com: a renogociação da dívida com os credores, uma gestão mais rigosao e a colaboração/empenho de todos os funcionários pra se evitar ter que contratar serviços a outras empresas.

    Pos agora é tudo! Até breve!(se...)

    Assunção Monteiro

    NOTA A:NA IMPOSSIBILIDADE DE ESCREVERMOS NO ESPAÇO DOS DESTINADOS AOS POSTES, AQUI FICA A 2ª PARTE DO RELATÓRIO DA AM DE 22/NOV. APROVEITAMOS PRA RECORDAR QUE A PRÓXIMA AM SERÁ DIA 28/12, PELAS 14:30 H, NO AUDITÓRIO MUNICIPAL!

    ResponderEliminar
  3. UMA INFORMAÇÃO EXTRA:

    Colheita de Sangue

    Irá decorrer no próximo dia 29 de dezembro, domingo, no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, das 9h00 às 12h30.

    (trazido do blog asas da montanha)


    ResponderEliminar
  4. OUTRA INFORMAÇÃO ESTRA: VOLTAMOS A FICAR OFF

    Como certamente já se deu conta, estamos com problemas (na transmissão?) desde as 15:35 horas!

    (sem mais comentários)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar