Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

(46)UM ESCLARECIMENTO QUE HÁ MUITO SE IMPUNHA!(2ªparte)

  1. O ESCLARECIMENTO QUE HÁ MUITO SE IMPUNHA!(2ªparte)
  2. ESTE É O TEXTO QUE EU NUNCA PENSEI TER QUE ESCREVER E MUITO MENOS SENTIR NECESSIDADE DE O DIVULGAR (cont)
  3. CONTINUANDO:

  4. 7-Dois dias depois dos factos narrados em 1.4 fui ao posto da GNR de Tarouca para falar com o Sr. Comandante. Só consegui falar com ele passadas 2/3 semanas pois tinha estado de férias.
  5. [recordo o ponto 1.4-: também as ameaças foram subindo de tom, até que em Maio de 2012 um dos braços-direitos do Sr Director (e também da coordenadora de departamento da matemática), me avisou/AMEAÇOU que me ia/iam fazer uma espera no fim das aulas, no portão.]

    7.1-Nessa altura, manifestei o meu desagrado pela (não) ajuda dos seus Homens, até porque vim a saber (através de fonte segura) que NADA de especial tinha acontecido na Granja Nova.
    O Sr Comandante disse-me nada saber, até porque tinha estado de férias, mas que certamente tudo não teria passado de um mal entendido, etc, etc.

    7.2-A conversa acaba com o Sr Comandante a dizer que "esta casa está aberta para TODOS que dela necessitarem" ; e comigo a reafirmar que o meu problema era "laboral" e não com as autoridades e a prometer que NADA faria relativamente à "não ajuda" nos finais de Maio de 2012. Mais, acabei a dizer mesmo que para todos os efeitos legais e outros, eu ia atribuir àquela "não ajuda" , às dificuldades de comunicação "pois estando eu nervosa, muito possivelmente não me fiz entender convenientemente".

    7.2.1-Em suma: mesmo que tivesse havido algum envolvimento/cumplicidade de algum Agente da Autoridade, na espera que os 2 professores me fizeram, a partir daquele momento, o assunto estaria COMPLETAMENTE ultrapassado.

    MAS AO QUE TUDO INDICA, ALGUNS AGENTES ASSIM NÃO O ENTENDERAM OU NÃO QUISERAM ENTENDER.

    7.2.2-A provar o bom relacionamento que ficou, mesmo após os incidente acima descritos, a meu pedido, o Sr Comandante até mandou passar a declaração dos 2 telefonenas que eu tinha feito para o posto da GNR de Tarouca a pedir socorro (o director continuava a negar dar-me a factura detalhada), provando assim que "eu não saia da escola por insegurança e não por outros motivos".

    MAS AO QUE TUDO INDICA, ALGUNS AGENTES ASSIM NÃO O ENTENDERAM OU NÃO QUISERAM ENTENDER, repito.

    7.3-Passados uns tempos (2/3 meses?) sou notificada para ir ao posto prestar declarações sobre o processo da escola (contra o Sr Director e mais meia dúzia de colegas). Tudo correu bem (chegada e permanência), mas quando me preparava para sair, eis que acontece o impensável/insólito:

    -Meia dúzia de Agentes, fardados, irrompem do interior da esquadra e bloqueiam a minha saída. Eles nada disseram e eu nada disse (que havia de dizer ou fazer?!): durante um longo minuto fez-se um silêncio ensurdecedor naquele corredor, longo e escuro como bréu! Esta situação não terá demorado mais que um minuto, mas, para mim aquilo era foi uma eternidade.

    7.4-Bom, em face da situação vi que tinha um problema MUITO maior do que seria de supor: aos professores tinham-se juntado agentes da autoridade. E porquê??

    7.4.1-Na altura, muito se dizia (que a lista politica a, b ou c havia prometido emprego à mulher/filha/genro/etc deste e daquele agente, etc) mas até hoje não tenho como provar nada disto, pelo que tudo não passam de meras "ventilações".

    A única coisa que eu sabia é que o m/problema tinha alastrado (de uma forma descarada) a outras profissões.

    8-Depois dos factos ocorridos em 7.3, NUNCA mais fui verdadeiramente sózinha ao quartel da GNR de Tarouca e nunca mais os procurei de livre vontade (e só não entendo como o Tribunal de Lamego continuou a procurar os seus serviços para me notificarem).

    8.1-Por exemplo, como um dos braços-direitos do Sr Director continuou a "atacar-me" por TODO o sitio onde me encontra (aliás, ele provoca encontros como o que ficou filmado na câmara da Caixa Agrícola de Tarouca), passei a ir fazer queixa às autoridades de Lamego. (contribuindo também eu para o alastrar do problema? Não sei)

    9-(...)
    10-As "coisas" foram-se agravando, pelo que a partir de determinado momento já não restava qualquer dúvida que as Autoridades do Distrito de Viseu (tarouca-lamego-viseu) me perseguiam por todo o lado.

    10.1-(...)

    10.2-Em 13 meses faço menos de mil quilómetro e apanho 7 multas, etc, etc. (contra factos não há argumentos)

    10.3-Mas o pior foi o que aconteceu em finais de Agosto e em meados de Setembro, mas que ainda não posso contar. Por agora apenas posso reforçar que foram coisas MUITO graves mesmo.

    10.3.1-Como me apercebia que o problema ia alastrando (ia envolvendo cada vez mais pessoas), procurei avisar, ainda que de forma velada, certas pessoas que de alguma forma estimo, para que não se metessem no assunto pois as coisas "estavam más" (um dos avisados foi o Ex-Agente Ernesto que me pareceu não ter gostado: será que percebeu? Não sei)

    10.4-Ora, em face da GRAVIDADE dos factos, não tive outra alternativa que não fosse participar as ocorrências, nos respectivos livros amarelos.

    10.4.1-As respostas foram aparecendo, e foram-me mostrando que, muito possivelmente, os Agentes "Básicos" estão a actuar com a cunivência/ordens de algum superior.

    11-Neste momento, tenho conhecimento que alguns destes Agentes já envolveram os seus familiares e amigos (e até o 112!). É legitimo que o façam. Apenas não é legitimo, pedirem a colaboração de certas pessoas, na qualidade de Agentes, quando na verdade estão a fazê-lo para se defenderem.


    11.1-Assim, peço que quando forem contactados por um Agente de Autoridade, antes de responderem às perguntas/antes de fazerem o que ele vós pedirem, contactem o post para saber em que qualidade eles está a contar-vos.

    11.2-Bem sei que não contei tudo, mas julgo ter contado o suficiente para que possam, a partir de agora, agir de uma forma mais esclarecida e mais JUSTA.

    Ou como alguém costuma dizer: podem continuar a agir como até aqui. Até podem nada fazer; NÃO podem é dizer, que não sabiam.

    12-NÃO QUERO VINGANÇA, QUERO JUSTIÇA.

    Sem outro assunto de momento subscrevo-me:
    Profª Assunção Monteiro

    NB: Desde já informo que estou totalmente disponível para prestar outros esclarecimentos adicionais (neste ou noutro blog). Mas também posso adiantar que não vou comentar eventuais comentários "despropositados", digamos assim.

6 comentários:

  1. UMA RESPOSTA:

    # Aqui: "11-Neste momento, tenho conhecimento que alguns destes Agentes já envolveram os seus familiares e amigos (e até o 112!)" ,naturalmente que me estou a referir à FAMÍLIA DELES: com idades que variam desde os 10 aos 80 (de que forma, explico depois ou alguém o vai fazer por mim), até porque a minha família há muito que já tinha sido envolvida e disso já vos tinha dado conta.

    #QUANTO ÀS OUTRAS PERGUNTAS, RESPONDEREI MUITO EM BREVE.

    ResponderEliminar
  2. COMENTÁRIOS FEITOS NO POST 24:MELCHIOR MOREIRA VISITA TAROUCA, POSTADO A 24 DE JANEIRO DE 2013:

    1-(25 de Janeiro de 2013 às 15:33)

    PARA OS EFEITOS JULGADOS CONVENIENTES AQUI DEIXO UMA DECLARAÇÃO:

    Pelo que me dizem o Senhor Director do Agrupamento de Escolas de Tarouca terá enviado uma espécie de "emissários" para falar com alguns familiares meus. Ainda não tenho dados concretos mas existem realmente fortes indícios que tal tenha acontecido. Quanto a nomes dos emissários também ainda não os tenho, embora existam fortes suspeitas que seja o Professor Alberto Carreira pois que ele já o fez uma vez e ameaçou publicamente de voltar a fazê-lo.
    (...)
    Aqui fica desde já o AVISO de que vou processar criminalmente se tal se confirmar, tanto mais que algumas das pessoas incomodadas já são bastante idosas, como é o caso do meu pai.

    Sem outro assunto de momento, sobrescrevo-me:

    Profª Assunção Monteiro



    2-( Anónimo 1 de Julho de 2013 às 01:33):

    Porque é que se fala num artigo e vem " Á BÁILA" outro que nada tem a ver com o publicado! Ainda por cima sem provas! Boatos há muitos provas é que é mais complicado!

    2-(Anónimo 1 de Julho de 2013 às 01:33):


    Porque é que se fala num artigo e vem " Á BÁILA" outro que nada tem a ver com o publicado! Ainda por cima sem provas! Boatos há muitos provas é que é mais complicado!


    (ENVIADO POR:ASSUNÇÃO MONTEIRO)

    ResponderEliminar
  3. UM ADITAMENTO AO PONTO 8 E 8.1:

    Desde então passei a ir à GNR de Lamego (quartel próximo do Pingo-Doce)

    ResponderEliminar
  4. ESCLARECIMENTOS/RESPOSTAS:

    A pergunta que me fazem mais frequentemente é: "porquê só agora escrever isto".

    Ora bem, além de ter precisado de algum tempo pra digerir TANTA coisa (e não está aqui tudo) sempre pensei que um dia as instituições acabariam por funcionar, pelo que foi adiando.

    Além disso, e quiçá o MAIS importante, o tipo de pessoas envolvidas, directa ou indirectamente, eram politicos e era expectável que fossem candidatos autárquicos, como veio a acontecer com alguns. Ora, eu não quis ser acusada de estar movida por questões meramente politicas (embora o tivesse sido).

    Assim, entendi que devia deixar passar TODO o período autárquico.

    E se agora o faço é porque, passado este tempo todo, algumas instituições CONTINUAM a não funcionar e outras ainda (como o MP Tribunal de Lamego, por exemplo) até já deram alguns "sinais", mas parecem-me que ou estão embuidos de erros grosseiros (não procuram as provas, etc) e/ou carecem da isenção que se impunha e, não raras vezes, até falta rigor/verdade.

    Em face do exposto, faço um pedido: « Durante este tempo todo tive que suportar a malvadez (por vezes disfarçado) de uns e a indiferença de outros. Igualmente tive que compreender aqueles que até gostariam de ajudar, mas nada pudiam fazer. Agora, só eu que peço que compreendam o meu protesto pacífico Muito Obrigada! (peço desculpa por eventuais incómodos)»

    Tarouca, 20 de Dezembro de 2013

    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  5. (TRAZIDO DOS DIVERSOS DE DEZEMBRO/2013)

    INFORMAÇÃO: EXPLICAÇÕES GRATUITAS

    Informo que não vou puder continuar com as explicações (nas instalações da antiga escola primária) pois além da questão do espaço, o problema da minha segurança ainda não está resolvido, não obstante ter já ter solicitado apoio tanto às entidades locais (até foi à Assembleia Municial de Setembro/2012) como ao Tribunal de Lamego, até ao momento NADA foi resolvido, o que mostra bem o quão "complexa" é a situação.

    Agradeço a vossa compreensão.

    Profª Assunção Monteiro

    NB:APROVEITO PRA INFORMAR QUE JÁ SEI QUEM, HÁ COISA DE 5 ANOS, FOI FALAR COM O M/PAI PRÓ INFORMAR QUE EU TINHA SÉRIOS PROBLEMAS PROFISSIONAIS PELO QUE CORRIA RISCOS DE SER EXPULSA (UMA PREOCUPAÇÃO HIPÓCRITA, COMO SE PODE CONSTAR PELOS DESENVOLVIMENTOS FUTUROS): O PROF. ALBERTO CARREIRA.

    ResponderEliminar