Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

(1)DIVERSOS DE NOVEMBRO!(pergunte, informe, denuncie, elogie..)

DIVERSOS DO TAROUCAndo, UMA RUBRICA À SUA ESPERA!:)

Caros Bloguistas!

Aqui está o post pra onde pode enviar os seus elogios, as suas denúncias, as informações úteis prós tarouquenses, mas também onde pode colocar as suas perguntas/dúvidas!(e neste caso, esperar que alguém apareça a responder)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

Informações Adicionais: Voltamos a lembrar que o TAROUCAndo, além dos postes com assuntos especificos (notícias, resumos sobre isto ou aquilo, etc), também tem, desde o inicio, tem postes pra assegurar as Rubricas Classicas: 

-Por Tarouca Aconteceu/Vai Acontecer (noticias locais/regionais)

- Tarouca Foi Notícia: Saiba Porquê! 

- As Figuras TAROUCAndo! 

- Rir Faz Bem! 

- Eles/Elas Disseram:E Agora?!

-ETC.

35 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    O Sistema da Google volta a estar atrasado a actualizar a publicação dos postes do TAROUCAndo: o post 0 foi publicado há quase 24 horas e não há 8 horas. Vamos esperar que as "coisas" normalizem.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO POST 33: RESUMO DO SEMINÁRIO SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL]

    OUTRA INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Ontem, quando estavamos a "alimentar" o TAROUCAndo apareceu-nos inesperadamente a informação que tinhamos passado a ser seguidores de 3 blogues.

    Queremos dizer que...de forma voluntária...NUNCA passamos a ser seguidores de NENHUM blog (e muito menos de blogues novos que ainda não deram a conhecer a sua linha editorial...)! Mas até gostariamos de ser, do Asas da montanha, Tarouca Hoje, Cogitos, Olho de Gato, etc,se soubessemos como fazer)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. [TRAZIDO DO POST 33: RESUMO DO SEMINÁRIO SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL]

    OUTRA INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Ontem, quando estavamos a "alimentar" o TAROUCAndo apareceu-nos inesperadamente a informação que tinhamos passado a ser seguidores de 3 blogues.

    Queremos dizer que...de forma voluntária...NUNCA passamos a ser seguidores de NENHUM blog (e muito menos de blogues novos que ainda não deram a conhecer a sua linha editorial...)! Mas até gostariamos de ser, do Asas da montanha, Tarouca Hoje, Cogitos, Olho de Gato, etc,se soubessemos como fazer)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO/AVISO:

    Prós efeitos julgados por convenientes, informo que nos últimos 8/10 dias, os 3 PC`s que uso habitualmente (nota A), pra comunicar, pesquisar, blogar e facebookiar, deixam-me entraer no facebook mas não me deixam encerrar a sessão.

    Assim, caso sejam contactado, via facebook, de forma menos própria (asneiredos ou ameaças ou convites estranhos), ignorem o assunto ou apresentem queixa nas autoridades competentes.

    Sou, Profª Assunção Monteiro

    NOTA A: OS PC`s SÃO: ESPAÇO NET DE LAMEGO, CIBERCAFÉ DA SÉ E TONY`S BAR(onde me encontro agora e onde a situação acima descrita voltou a acontecer)

    ResponderEliminar
  6. [TRAZIDO DO BLOG VIRIATUS: QUEM CALA É CÚMPLICE!]

    Aula de Direito


    Uma manhã, quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito" entrou na sala, a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
    - Como te chamas?
    - Chamo-me Juan, senhor.
    - Saia de minha aula e não quero que voltes nunca mais! - gritou o desagradável professor.
    Juan estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala. Todos estávamos assustados e indignados, porém ninguém falou nada.
    - Agora sim! - e perguntou o professor - para que servem as leis?...
    Seguíamos assustados, porém pouco a pouco começamos a responder à sua pergunta:
    - Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
    - Não! - respondia o professor.
    - Para cumpri-las.
    - Não!
    - Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
    - Não!!
    - Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
    - Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
    - Até que enfim! É isso... para que haja justiça.
    - E agora, para que serve a justiça?
    Todos começávamos a ficar incomodados pela atitude tão grosseira.
    Porém, seguíamos respondendo:
    - Para salva guardar os direitos humanos...
    - Bem, que mais? - perguntava o professor.
    - Para diferençar o certo do errado... Para premiar a quem faz o bem...
    - Ok, não está mal, porém... respondam a esta pergunta: - agi correctamente ao expulsar Juan da sala de aula?...
    Todos ficamos calados, ninguém respondia.
    - Quero uma resposta decidida e unânime!
    - Não!! - respondemos todos a uma só voz.
    - Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
    - Sim!!!
    - E por que ninguém fez nada a respeito?
    Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las?
    - Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos.
    Não voltem a ficar calados, nunca mais!
    - Vá buscar o Juan - disse, olhando-me fixamente.
    Naquele dia recebi a lição mais prática no meu curso de Direito.
    Quando não defendemos nossos direitos perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.


    "O PREÇO A PAGAR PELA TUA NÃO PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA É SERES GOVERNADO POR QUEM É INFERIOR".- PLATÃO (C. 428 - 347 A.C.)

    ResponderEliminar
  7. [TRAZIDO DO FACEBOOK/DIÁRIO DIGITAL]

    A CASA DE ARISTIDES MENDES DE SOUSA VAI SER RECUPERADA!Casa de Aristides de Sousa Mendes vai ser recuperada

    A casa de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus que salvou mais de 30 mil pessoas durante a II Guerra Mundial, vai ser alvo de obras de reabilitação, revelou hoje o secretário de Estado da Cultura.

    Em declarações à agência Lusa, Jorge Barreto Xavier indicou que «está garantido» um primeiro financiamento para o arranque da recuperação do edifício, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal.

    «A casa foi-se degradando ao longo dos anos, e está hoje em ruínas, nem telhado tem. A possibilidade de ser reabilitada é muito importante porque é um espaço simbólico», salientou o secretário de Estado da Cultura.

    Diário Digital / Lusa

    (ENVIADO POR: Profª Pouco Anónima)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Silva

      • 5 meses atrás•

      Espero que sim. Um dos maiores e melhores portugueses de sempre. Se ao menos tivéssemos hoje em dia um líder no governo que fosse apenas meio Aristides, não estaríamos como estamos.

      (in diário digital)

      Eliminar
    2. Eduardo Alves

      pena que se tenha desprezado este grande senhor, um grande humanista de grande coração, se ele tivesse sido um politico ladrão como os que temos agora, já há muitos anos que teria sido reconhecido, e talvez ja tivesse uma fundação como alguns que andampor ai a "engordar" com o nosso dinheiro e se ainda fosse vivo teria um tempo de antena na tv publica como certos uns que só roubaram e afundaram o país!!! mas como este senhor foi um defensor dos direitos humanos e lutou contra a porca politica, morreu na miséria!!!!! Ontem às 11:23 (in fb de a.m.)

      Eliminar
  8. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL:CRISE]

    UMA EM CADA DEZ FAMILIAS VIVE EM "POBREZA REAL", DIZ A DECO


    Uma em cada dez famílias inquiridas num estudo da DECO vive em "pobreza real", sem possibilidades de pagar a renda da casa, as contas da água e luz, o crédito automóvel ou tratamentos médicos essenciais.
    O inquérito, publicado na edição de novembro da revista Proteste, revela que 38% das famílias portuguesas chegam ao fim do mês com um saldo negativo de cerca de 300 euros.

    "Num país acossado por um resgate financeiro, incerto sobre o seu futuro, a conviver diariamente com a presença do Fundo Monetário Internacional, a braços com cortes salariais inéditos em décadas e a assistir a uma vaga de emigração persistente, os portugueses acusam os sintomas de uma crise que tarda em abrandar", sublinha o estudo.

    O estudo foi realizado em Espanha, Itália e Bélgica e visou conhecer os hábitos e as dificuldades das famílias com despesas básicas (prestação da casa, alimentação, cuidados de saúde e educação) e analisar o impacto da conjuntura económico-financeira na qualidade de vida.

    Para realizar o estudo, a associação de defesa do consumidor enviou questionários pelo correio e por e-mail a uma amostra aleatória da população, tendo recolhido 2.230 inquéritos válidos em abril e maio.

    Dos países que participaram no estudo, Portugal é o que apresenta os rendimentos mais baixos. O rendimento médio mensal por agregado varia entre os 1.428 euros em Portugal e os 2.819 euros na Bélgica.

    A pobreza real afeta cerca de 12% das famílias portuguesas, um número três vezes maior ao da Bélgica (4%) e um pouco abaixo ao da Espanha (15%).

    Um terço das famílias vive com menos de 1.000 euros mensais, enquanto um em cada quatro lares vive com mais de 1.750 euros.

    Os números denunciam um "fosso colossal": 5% da população mais rica ganha, em média, 12 vezes mais do que os 5% da população mais pobre.

    Lisboa e Vale do Tejo surge como a zona onde o rendimento per capita é mais elevado. A pobreza é "mais acentuada" no Norte (15%) e no Alentejo (16%).

    Quase 70% dos inquiridos disseram que a sua situação financeira "piorou bastante" ao longo do último ano.

    O poder de compra baixou e, para a grande maioria das famílias com a "corda na garganta", a primeira medida é cortar nas despesas com lazer ou entretenimento.

    "Uma semana de férias fora de casa é uma ideia proibida para quase metade das famílias por ser uma despesa incomportável", refere o estudo.

    Desde o início de 2012, num quarto dos lares portugueses, pelo menos, um dos seus membros perdeu o emprego.

    O pessimismo face ao futuro levou 30% dos inquiridos a manifestarem receio de que alguém no agregado possa perder o emprego no próximo ano, sendo emigrar uma hipótese "seriamente considerada" por cerca de 20% das famílias inquiridas.

    Uma das consequências de situações financeiras dramáticas é a perda de casa e do carro por impossibilidade de pagamento, mas também o abandono escolar ou o impedimento de prosseguir um curso superior.

    Devido a dívidas, há famílias a confrontarem-se com bens confiscados, contas bancárias canceladas e ainda o salário parcialmente penhorado.

    Segundo a DECO, uma das saídas para a situação de endividamento é a negociação com os bancos.

    Entre as famílias que o fizeram, 35% conseguiram prolongar o prazo de pagamento. Porém, a solução para 10% dos inquiridos foi a contratação de outro crédito para pagar as dívidas, "caminho que pode agravar as dificuldades económicas do endividado".

    Diário Digital com Lusa

    (ENVIADO POR:Profª Pouco Anónima)

    ResponderEliminar
  9. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL:CRISE]

    UMA EM CADA DEZ FAMILIAS VIVE EM "POBREZA REAL", DIZ A DECO


    Uma em cada dez famílias inquiridas num estudo da DECO vive em "pobreza real", sem possibilidades de pagar a renda da casa, as contas da água e luz, o crédito automóvel ou tratamentos médicos essenciais.
    O inquérito, publicado na edição de novembro da revista Proteste, revela que 38% das famílias portuguesas chegam ao fim do mês com um saldo negativo de cerca de 300 euros.

    "Num país acossado por um resgate financeiro, incerto sobre o seu futuro, a conviver diariamente com a presença do Fundo Monetário Internacional, a braços com cortes salariais inéditos em décadas e a assistir a uma vaga de emigração persistente, os portugueses acusam os sintomas de uma crise que tarda em abrandar", sublinha o estudo.

    O estudo foi realizado em Espanha, Itália e Bélgica e visou conhecer os hábitos e as dificuldades das famílias com despesas básicas (prestação da casa, alimentação, cuidados de saúde e educação) e analisar o impacto da conjuntura económico-financeira na qualidade de vida.

    Para realizar o estudo, a associação de defesa do consumidor enviou questionários pelo correio e por e-mail a uma amostra aleatória da população, tendo recolhido 2.230 inquéritos válidos em abril e maio.

    Dos países que participaram no estudo, Portugal é o que apresenta os rendimentos mais baixos. O rendimento médio mensal por agregado varia entre os 1.428 euros em Portugal e os 2.819 euros na Bélgica.

    A pobreza real afeta cerca de 12% das famílias portuguesas, um número três vezes maior ao da Bélgica (4%) e um pouco abaixo ao da Espanha (15%).

    Um terço das famílias vive com menos de 1.000 euros mensais, enquanto um em cada quatro lares vive com mais de 1.750 euros.

    Os números denunciam um "fosso colossal": 5% da população mais rica ganha, em média, 12 vezes mais do que os 5% da população mais pobre.

    Lisboa e Vale do Tejo surge como a zona onde o rendimento per capita é mais elevado. A pobreza é "mais acentuada" no Norte (15%) e no Alentejo (16%).

    Quase 70% dos inquiridos disseram que a sua situação financeira "piorou bastante" ao longo do último ano.

    O poder de compra baixou e, para a grande maioria das famílias com a "corda na garganta", a primeira medida é cortar nas despesas com lazer ou entretenimento.

    "Uma semana de férias fora de casa é uma ideia proibida para quase metade das famílias por ser uma despesa incomportável", refere o estudo.

    Desde o início de 2012, num quarto dos lares portugueses, pelo menos, um dos seus membros perdeu o emprego.

    O pessimismo face ao futuro levou 30% dos inquiridos a manifestarem receio de que alguém no agregado possa perder o emprego no próximo ano, sendo emigrar uma hipótese "seriamente considerada" por cerca de 20% das famílias inquiridas.

    Uma das consequências de situações financeiras dramáticas é a perda de casa e do carro por impossibilidade de pagamento, mas também o abandono escolar ou o impedimento de prosseguir um curso superior.

    Devido a dívidas, há famílias a confrontarem-se com bens confiscados, contas bancárias canceladas e ainda o salário parcialmente penhorado.

    Segundo a DECO, uma das saídas para a situação de endividamento é a negociação com os bancos.

    Entre as famílias que o fizeram, 35% conseguiram prolongar o prazo de pagamento. Porém, a solução para 10% dos inquiridos foi a contratação de outro crédito para pagar as dívidas, "caminho que pode agravar as dificuldades económicas do endividado".

    Diário Digital com Lusa

    (ENVIADO POR:Profª Pouco Anónima)

    ResponderEliminar
  10. [TRAZIDO DA REVISTA VISÃO.EFEITOS DA CRISE!]

    CRISE:MÃES ENTREGAM OS FILHOS À SEGURANÇA SOCIAL!

    Crise

    Mães entregam filhos a instituições por causa da crise

    Os anos da crise estão a ser negros para as crianças. Crescem os casos de abandono e maus-tratos, mas também os de mães que entregam os seus meninos a instituições, por não terem como os criar

    (Joana Fillol - 1 de Novembro de 2013)

    Lucília Monteiro

    Aos 5 anos, Samuel tem um olhar vivo e brilhante. O seu comportamento não deixa adivinhar os momentos difíceis por que passou, na sua ainda curta existência. Alto e forte, é daquelas crianças que levam o mundo à frente. Como se os pequenos leões, cães e cavalos de plástico, cúmplices em horas de fantasia, lhe emprestassem a força de que precisa para viver.

    A mãe e o pai de Samuel, Fátima e António, com 44 e 48 anos, respetivamente, descendem de famílias modestas e começaram cedo a trabalhar, para se sustentarem. Desde que casaram, os dias nunca foram folgados.

    Mas, entre o trabalho dele, nas obras, e o emprego dela como ajudante de cozinha, o orçamento familiar ia chegando para evitar tombos de maior, nesse equilíbrio delicado que pode ser a vida.

    Há três anos, o restaurante onde Fátima trabalhava começou a perder clientes. E ela ficou sem emprego. O ambiente familiar degradou-se e, depois de uma discussão mais violenta com o marido, acabou por bater com a porta, levando o filho de ambos, então com 2 anos, para casa da irmã.

    A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) andava atenta às famílias do bairro, numa zona carenciada de Matosinhos. Fátima soube que alguns meninos tinham sido institucionalizados e, antes que a abordassem, foi ter com a Comissão. "Pedi que me ficassem com o filho, mas só até arranjar a minha vida.

    Não queria perder o meu Samuel", diz a mulher, de ar envelhecido, cabelos baços e poucos dentes.

    A criança trocou a casa da tia por um Centro de Acolhimento Temporário. Ficou triste pela separação da família e Fátima entrou em depressão. Esteve internada uns dias, mas tinha um objetivo forte a motivar a sua saída da cama: conseguir, um dia, recuperar Samuel.

    Famílias em desespero

    Este é o tipo de caso que leva Rosinda Antunes, presidente da CPCJ de Matosinhos, a questionar se a verba que o Estado dá às instituições a rondar os 700 euros mensais por cada criança não deveria ser canalizada para as famílias: "Quando não correm perigo, os menores não precisavam de ir para instituições e sujeitar-se à separação dos pais, se o Rendimento Social de Inserção (RSI) que estes recebem fosse aumentado " e as famílias fossem mais apoiadas.

    Tal como no caso de Fátima, o apoio financeiro do Estado seria precioso para Maria. Ganha 300 euros mensais, num cabeleireiro, menos 50 euros do que paga de renda de casa. O abono dos dois filhos, uma menina de 12 anos e um rapaz de 3, não chega aos 80 euros. Só o ATL do mais novo, necessário para que ela possa trabalhar até às 19 horas, custa de 45 euros por mês. As noites são passadas na cozinha, até às 3 da manhã, a fazer rissóis para vender e assim compor o ordenado. Sem a ajuda da mãe, empregada de limpeza, que contribui com alimentos, a fome seria inevitável. Se acontecer, Maria já decidiu: "Prefiro entregar os meus filhos a uma instituição a vê-los passar fome." Vítima de violência doméstica, viveu quatro meses numa casa-abrigo, mas agora, fora daquelas paredes protegidas, perdeu todos os apoios. O seu parco ordenado é, aos olhos do Estado, suficiente para ficar de fora do que, em tempos de austeridade, se entende serem os "mais necessitados".

    (cont.)

    ResponderEliminar
  11. OFERTAS DE EMPREGO

    SEGUEM-SE UM CONJUNTO DE OFERTAS DE EMPREGO: NÃO SÂO MUITAS NEM SERÃO AS MAIS INTERESSANTES, MAS SÂO AS QUE NOS CHEGARAM...ATÉ AO MOMENTO!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    NB:RECORDAMOS QUE EM ALGUNS JORNAIS DA REGIÃO, COSTUMAM VIR ALGUMAS OFERTAS DE EMPREGO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PROCURO ADVOGADO(A)

      Procuro Advogado(a) que não tenha medo de fazer um recurso onde estão envolvidas 3 pessoas "importantes" de Tarouca/Lamego, e ainda um Procurador do Tribunal de Lamego, por faltar à verdade e rigor nos motivos que alegou para arquivar um processo.

      TLM: 92 76 30 03 56 (18-22horas)

      NB:O/A ADVOGADO(A) DEVERÁ ACEITAR O CASO SEM PRIMEIRO QUERER OUVIR A HISTÓRIA POIS ISSO "FRAGILIZA" A M/DEFESA.

      Eliminar
    2. PROCURO MOTORISTA M/F COM LICENÇA DE PORTE E USO DE ARMA

      Procuro motorista, para efectuar trabalho esporádico, com pelo menos 6/7 anos de experiência, que tanha algum tempo livre, entre as 11 e as 23 horas, e que tenha licença de porte e uso de arma de defesa devidamente legalizada.

      TELEMÓVEL: 92 76 30 356 (18-22:30H)

      NÃO RESPONDER QUEM NÃO REUNIR TODOS OS REQUISITOS.

      Eliminar
  12. OFERTAS DE EMPREGO

    SEGUEM-SE UM CONJUNTO DE OFERTAS DE EMPREGO: NÃO SÂO MUITAS NEM SERÃO AS MAIS INTERESSANTES, MAS SÂO AS QUE NOS CHEGARAM...ATÉ AO MOMENTO!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    NB:RECORDAMOS QUE EM ALGUNS JORNAIS DA REGIÃO, COSTUMAM VIR ALGUMAS OFERTAS DE EMPREGO!

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO:EXPULSÕES NO PSD]

    Arlindo Cunha pede ponderação ao PSD na avaliação das expulsões

    (Por Margarida Gomes-01/11/2013 - 00:00)

    Professores de Ciência Política dizem que a aplicação das regras "não pode ser cega", mas consideram que "tolerar a dissidência é abrir a porta ao fim da coesão interna e, desta forma, ao declínio dos partidos"

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  14. [trazido do facebook:conta do zézé damião]

    S. MARTINHO DOS ESPORÕES NA TV!

    TAROUCA NA TV

    O S. Martinho dos Esporões vai ter transmissão em direto no programa "Portugal no Coração", da RTP1 , da próxima segunda-feira, 11 de novembro.
    Entre as 15h00 e as 18h00, a estação televisiva irá estar a filmar em direto, a... partir do Centro Cívico dos Esporões, a festa e a tradição associadas à comemoração do dia de S. Martinho.
    Acompanhe-nos pela televisão ou junte-se a nós. Tarouca é tradição, Tarouca é animação!

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  15. PERGUNTA:

    PORQUE ESTARÁ A SER, NOVAMENTE, TÃO PROCURADO?!

    ESTE:

    Quarta-feira, 31 de Julho de 2013

    (?!)FIGURAS DA SEMANA! (4ª semana de julho)

    ResponderEliminar
  16. POLITICA LOCAL:UM OLHAR À REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA!(22/11/2013)

    M/Caros Bloguistas!

    Conforme o anunciado, lá decorreu mais uma reunião daAssembleia Municipal de Tarouca.

    A Ordem de Trabalhos é conhecida pois o Presidente da Assembleia Municipal divulgou-a através do site oficial da Câmara Municipal e do Facebook! (ver post 31 do TAROUCAndo)

    Porque estive lá, desde já prometo um resumo, mas por agora aqui vós deixo um olhar: o meu olhar, à primeira reunião com os elementos eleitos a 29 de Setembro.

    1-AUSÊNCIA (TAROUCA MERECE/BE):A representante da candidatura Tarouca Merece/BE, faltou à reunião, tendo entre a justificação que foi aceite pela mesa da AM.

    2-COERÊNCIA (PSD): sim, coerência. Julgo que é esta a palavra que melhor define a postura dos elementos eleitos na lista do PSD. Coerência entre o que disseram durante a campanha eleitoral e o que disseram na AM, um mês de terem tomado posse.

    Julgo que a palavra "transparência" também lhes assenta bem: divulgaram previamente a Ordem de Trabalhos e prometeram divulgar depois a acta!

    3-DESCINCRONIA (PS): O grupo parlamentar do PS pareceu-me um tanto ou quanto descincronizado, mas não deu pra perceber se era devido à falta de trabalho prévio ou se era fruto da "divisão" que pareceu existir entre o Velho PS (protagonizado pelo ferreirista, deputado Tony) e pelo Novo PS (protagonizada pelo amarorista, deputado Luis). Esta "divisão" fez-se sentir de forma subtil ao longo de toda a reunião, mas no ponto 8 (analise e discussão do novo regimento da am), já toda a gente notava (e até ia comentando...)

    Bom, mas num ponto Novo e Velho PS estavam de acordo: na absoluta necessidade de introduzir mecanismos no sentido de limitar a participação dos cidadão!(propostas recusadas pela mesa)

    4-COOPERAÇÃO ENTRE TODOS: A reunião decorreu em ambiente agradável e notou-se que todos estavam dispostos a cooperar pra que as "coisas" corram bem, sem contudo abrirem mão do papel que cabe a cada um: a uns serem poder e outros oposição.

    Por agora é tudo!

    Sou, Profª Assunção Monteiro



    ResponderEliminar
  17. No castanheiro do ouro em frente ao mini preço andam em obras. Será que vão acabar com as piscinas que verificam lá quando chove? Já era tempo...

    ResponderEliminar
  18. PRESIDENTE DA CÂMARA DE TAROUCA DESPACHA: (NOVO)HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CÂMARA DE TAROUCA


    Alteração do Horário de Funcionamento dos Serviços da Câmara Municipal

    DESPACHO

    (...)

    Por todo o exposto, determino, no uso da competência prevista na alínea a) do nº2 do artigo 35º da Lei nº 75/2013, de 12.09, que seja mantido a todos os trabalhadores do Município o período normal de trabalho de 35 horas semanais, voltando a vigorar os anteriores horários de trabalho, períodos de funcionamento e períodos de atendimento ao público, a partir do próximo dia 28.10.2013, inclusive, até que haja decisão em contrário, designadamente, dos tribunais.

    Paços do Concelho, 23 de outubro de 2013

    O Presidente da Câmara Municipal,

    Valdemar de Carvalho Pereira

    (CONHEÇA TODO O CONTEUDO DO DESPACHO NOS DIVERSOS DE OUTUBRO)

    ResponderEliminar
  19. ESTE É O TEXTO QUE EU NUNCA PENSEI TER QUE ESCREVER E MUITO MENOS SENTIR NECESSIDADE DE O DIVULGAR

    M/Caros Amigos(as)

    Acreditem que este é um texto que eu NUNCA pensei ter que escrever e muito menos ter necessidade de o divulgar. Mas a situação foi-se complicando de tal ordem, que não me restou outra saída.

    FACE AO DIZ QUE DISSE, AQUI DEIXO À VOSSA CONSIDERAÇÃO A M/VERSÃO DOS FACTOS:

    1-Como é domínio público, desde que foi introduzido o Novo Modelo de Gestão na Escola de Tarouca (que permite as câmaras meterem-se na vida das escolas, nomeadamente eleger o director), que passei a sofrer pressões/represálias de todo o tipo, vinda tanto do Órgão de Gestão (e seus braços direitos) como da Coordenadora do Departamento (Profª Teresa Seguro).

    1.1-Entre outras coisas, negavam-me informação importante para a m/carreira e para os m/alunos, em tempo útil (só queriam que eu fosse para a net/emails procurar o que pretendia) e, chegaram mesmo ao ponto de me colocarem a dar aulas/A ENSINAR MATEMÁTICA, ao lado da sala de Ed. Musical.

    1.2-Como o Sr Director NADA fazia (bem pelo contrário), recorri então, primeiro ao CAE-Douro Sul (Dr Libânio e Prof. César) e depois aos serviços da DREN, nomeadamente à Inspecção Geral. Destes organismos, até hoje ainda não obtive qualquer resposta. E do Sr Director apenas e só ofícios a informar-me do arquivamento das queixas ou por vicio de forma (uma de 2011) ou por outro motivo qualquer.

    1.2.1-Um dos braços-direitos do Sr Director (Prof. Jorge Saraiva), chegou mesmo a dizer-me: "acreditam mais depressa numa mentira minha ou do Carreira do que em mil verdades tuas.

    1.3-(face à inércia destes organismos?) As "coisas" foram subindo de tom, já que às palavras desrespeitosas (drogada, espiar, etc), seguiram-se o incitamento ao suicídio (porque não te matas? etc) e as ameças (feitas no terreno ou vindas novas tecnologias).

    1.4-Também as ameaças foram subindo de tom, até que em Maio de 2012 um dos braços-direitos do Sr Director (e também da coordenadora de departamento da matemática), me avisou/AMEAÇOU que me ia/iam fazer uma espera no fim das aulas, no portão.

    1.4.1-Pelas 15:30 horas, participei a situação ao Sr Director, através de um requerimento escrito entregue na Secretaria da Escola. Pelas 16 horas obtive a confirmação de o mesmo já lhe tinha chegado às mãos.

    1.4.2-No final das aulas (16:45 horas), constatei que os dois agressores estavam, de facto, no portão da escola (um é fumador, mas o outro há muito que o deixou de ser). Igualmente constatei que nem a GNR nem a Escola Segura estavam presentes. Recordo que a Escola de Tarouca é um TEIP e além disso eu havia solicitado ao Dr Director, no tal oficio, que chama-se a GNR. Igualmente soube através de um dos Adjunto do Director, que o Sr Director não estava na escola.

    2-(...)

    CONT.

    ResponderEliminar
  20. 3-Atendendo a tantas ausências, mais nada me restou que não fosse ser eu a chamar as Autoridades :primeiro ligo às de Tarouca, que me dizem nada poder fazer porquanto a patrulha tinha ido pra uma missão importante e demorada, na Granja Nova, pelo que me sugeriram ligar às de Lamego e, depois estas sugerem-me as de Viseu, o que fiz).
    Pró efeito usei o telefone do PBX da escola.

    3.1-No final, peço a factura dos telefonemas mas a "escola" recusou-se a fazê-lo e só muito mais tarde é que me foi dada a factura tal como a tinha inicialmente pedido: factura com as chamadas discriminadas.

    3.2-Já passavam das 17:20 minutos e as autoridades continuavam sem aparecer (nem mesmo pra "guardar" os alunos de Várzea).
    MAS OS AGRESSORES CONTINUAVAM NO PORTÃO.

    3.3-Pelas 17.25 horas telefono então à DREN, cuja telefonista encaminha a chamada para os serviços de prevenção da violência nas escolas.

    3.4-Num ápice aparece logo o Vice-Director que me pede para falar: "Não se preocupe Srª Doutora, aqui está tudo bem... aqui não está mais ninguém. Aqui só estou eu, a profª Assunção Monteiro e a Funcionária....Não está aqui ninguém: é tudo invenção dela"(...)

    TUDO ISTO, E AS AUTORIDADES CONTINUAVAM SEM APARECER: MAS OS DOIS AGRESSORES CONTINUAVAM NO PORTÃO!

    (além destes ainda estavam mais 3 pessoas na sala de professores. um deles era o Pe Victor)

    3.5-(...)

    3.6-Vou para a sala dos professores à espera das autoridades (onde estavam mais 3 pessoas, nomeadamente o Sr Pe Victor, ao computador).

    3.7-Passados muito pouco tempo aparece o Sr Director e chama-me ao seu gabinete, (...) e, na minha presença, telefona à GNR nestes termos: "solicito a patrulha da GNR na escola porque tenho aqui uma pessoa barricada e quero fechar a escola".

    3.7.2-Só aqui percebi, entre outras coisas, a relutância do Sr Director em mandar passar a factura detalhada das chamadas que eu tinha feito!!!

    3.7.1-SÓ NESTA ALTURA É QUE OS DOIS AGRESSORES SAIEM DO PORTÃO DA ESCOLA!(um escondeu-se atrás dos armários da sala dos professores e o outro "fugiu" para a BP)

    3.8-Passados 7 minutos, a patrulha chega e constacta que NINGUÉM estava barricado e que existiam, de facto, outras pessoas na escola.
    Depois de umas breve palavras, sai acompanhada por eles, a pé, depois de agradecer a "boleia" que me haviam oferecido.

    3.9-???

    4-No dia seguinte, enviei um detective a Granja Nova para perceber tanto atraso na GNR, e segundo ele: no dia anterior NADA se tinha passado de importante, em termos policiais.

    5-CONTINUA.

    ResponderEliminar
  21. ERRATA:

    #Substituir todas as formas abreviadas do para (pra) por "para.

    #1.2.1-Um dos braços-direitos do Sr Director (Prof. Jorge Saraiva), chegou mesmo a dizer-me: "acreditam mais depressa numa mentira minha ou do Carreira do que em mil verdades tuas.
    [fexar aspas]

    #No ponto 3.4, eliminar:(além destes ainda estavam mais 3 pessoas na sala de professores. um deles era o Pe Victor)

    #Alterar texto do ponto 4-No dia seguinte, enviei um detective a Granja Nova para perceber O MOTIVO de tanto atraso da GNR DE TAROUCA. Segundo ele: na Granja NOva, no dia anterior, NADA se tinha passado de importante, em termos policiais.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aCRESCENTAR UM PONTO NOVO:

      1.1.1-Não obstantes estes e outros "constrangimentos" os meus alunos VOTARAM a ser os melhores da escola, ultrapassando as médias nacionais.

      Assunção Monteiro

      Eliminar
  22. (continuação)

    5-Desta vez a escola abre um inquérito interno para apurar os factos (disseram-me que foi uma exigência da DREN).

    6-Passadas 2/3 semanas dos factos narrados no ponto 1.4 e seguintes, sou chamada à escola onde a D. Elizabete e o Sr Moura me dão para assinar, uma nota de serviço, onde o Sr Director me dispensava de todo os serviço. Tal gesto encheu-me de alegria pelo que agradeci aos presentes e logo a seguir ao Sr Director, pois vi neste gesto uma prova de boa vontade e bom senso.

    6.1-Refiro que esta "libertação de outros serviços" (matriculas, vigilâncias, etc) vinha ao encontro do que tinha anteriormente pedido, pois estava a preparar os alunos que se iam realizar exame de matemática, nos finais de junho.

    6.2-Passada uma semana soube, através do próprio Sr Director que afinal aquela nota de serviço era a SUSPENDER-ME de todo o serviço, por imposição da DREN.

    6.1.1-Telefono à DREN que nega categoricamente tal ordem.

    (continua)

    ResponderEliminar
  23. 7-Dois dias depois dos factos narrados em 1.4.fui ao post da GNR para falar com o Sr. Comandante. Só consegui falar com ele passadas 2/3 semanas pois tinha estado de férias.

    7.1-Nessa altura, manifestei o meu desagrado pela (não) ajuda dos seus Homens, até porque vim a saber (através de fonte segura) que NADA de especial tinha acontecido na Granja Nova.
    O Sr Comandante disse-me nada saber, até porque tinha estado de férias, mas que certamente tudo não teria passado de um mal entendido, etc, etc.

    7.2-A conversa acaba com o Sr Comandante a dizer que "esta casa está aberta para TODOS que dela necessitarem" ; e comigo a reafirmar que o meu problema era "laboral" e não com as autoridades e a prometer que NADA faria relativamente à "não ajuda" nos finais de Maio de 2012. Mais, acabei a dizer mesmo que para todos os efeitos legais e outros, eu ia atribuir àquela "não ajuda" , às dificuldades de comunicação "pois estando eu nervosa, muito possivelmente não me fiz entender convenientemente".

    7.2.1-Em suma: mesmo que tivesse havido algum envolvimento/cumplicidade de algum Agente da Autoridade, na espera que os 2 professores me fizeram, a partir daquele momento, o assunto estaria COMPLETAMENTE ultrapassado.

    MAS AO QUE TUDO INDICA, ALGUNS AGENTES ASSIM NÃO O ENTENDERAM OU NÃO QUISERAM ENTENDER.

    7.2.2-A provar o bom relacionamento que ficou, mesmo após os incidente acima descritos, a meu pedido, o Sr Comandate até mandou passar a declaração dos 2 telefonenas que eu tinha feito para o posto da GNR de Tarouca a pedir socorro (o director continuava a negar dar-me a factura detalhada), provando assim que "eu não saia da escola por insegurança e não por outros motivos".

    MAS AO QUE TUDO INDICA, ALGUNS AGENTES ASSIM NÃO O ENTENDERAM OU NÃO QUISERAM ENTENDER, repito.

    7.3-Passados uns tempos (2/3 meses?) sou notificada para ir ao posto prestar declarações sobre o processo da escola (contra o Sr Director e mais meia dúzia de colegas). Tudo correu bem (chegada e permanência), mas quando me preparava para sair, eis que acontece o impensável/insólito:

    -Meia dúzia de Agentes, fardados, irrompem do interior da esquadra e bloqueiam a minha saida. Eles nada disseram e eu nada disse (que havia de dizer ou fazer?!): durante um longo minuto fez-se um silêncio ensurdecedor naquele corredor, longo e escuro como bréu! Esta situação não terá demorado mais que um minuto, mas, para mim aquilo era foi uma eternidade.

    7.4-Bom, em face da situação vi que tinha um problema MUITO maior do que seria de supor: aos professores tinham-se juntado agentes da autoridade. E porquê??

    7.4.1-Na altura, muito se dizia (que a lista politica a, b ou c havia prometido emprego à mulher/filha/genro/etc deste e daquele agente, etc) mas até hoje não tenho como provar nada disto, pelo que tudo não passam de meras "ventilações".

    A única coisa que eu sabia é que o m/problema tinha alastrado (de uma forma descarada) a outras profissões.

    8-Depois dos factos ocorridos em 7.3, NUNCA mais fui verdadeiramente sózinha ao quartel da GNR e nunca mais os procurei de livre vontade (e só não entendo como o Tribunal de Lamego continuo a procurar os seus serviços para me contactarem).

    8.1-Por exemplo, como um dos braços-direitos do Sr Director continuou a "atacar-me" por TODO o sitio onde me encontra (aliás, ele provoca encontros como o que ficou filmado na câmara da Caixa Agricola de Tarouca), passei a ir fazer queixa às autoridades de Lamego. (contribuindo também eu para o alastrar do problema? Não sei)

    9-??


    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATAR O PONTO 8:

      8-Depois dos factos ocorridos em 7.3, NUNCA mais fui verdadeiramente sózinha ao quartel da GNR de Tarouca e nunca mais os procurei de livre vontade (e só não entendo como o Tribunal de Lamego continuou a procurar os seus serviços para me notificarem).

      Eliminar
    2. (continuação)

      9-As "coisas" foram-se agravando, pelo que a partir de determinado momento já não restava qualquer dúvida que as Autoridades do Distrito de Viseu (tarouca-lamego-viseu) me perseguiam por todo o lado.

      9.1-(...)

      9.2-Em 13 meses faço menos de mil quilómetro e apanho 7 multas, etc, etc. (contra factos não há argumentos)

      9.3-Mas o pior foi o que aconteceu em finais de Agosto e em meados de Setembro, mas que ainda não posso contar. Por agora apenas posso reforçar que foram coisas MUITO graves mesmo.

      9.3.1-Como me apercebia que o problema ia alastrando (ia envolvendo cada vez mais pessoas), procurei avisar, ainda que de forma velada, certas pessoas que de alguma forma estimo, para que não se metessem no assunto pois as coisas "estavam más" (um dos avisados foi o Ex-Agente Ernesto que me pareceu não ter gostado: será que percebeu? Não sei)

      9.4-Ora, em face da GRAVIDADE dos factos, não tive outra alternativa que não fosse participar as ocorrências, nos respectivos livros amarelos.

      9.4.1-As respontas foram aparecendo, e foram-me mostrando que, muito possivelmente, os Agentes "Básicos" estão a actuar com a cunivência/ordens de algum superior.


      10-Neste momento, tenho conhecimento que alguns destes Agentes já envolveram os seus familiares e até amigos. É legitimo que o façam. Apenas não é legitimo, pedirem a colaboração de certas pessoas, na qualidade de Agentes, quando na verdade estão a fazê-lo para se defenderem.

      10.1-Assim, peço que quando forem contactados por um Agente de Autoridade, antes de responderem às perguntas/antes de fazerem o que ele vós pedirem, contactem o post para saber em que qualidade eles está a contar-vos.

      10.1-Bem sei que não contei tudo, mas julgo ter contado o suficiente para que possam, a partir de agora, agir de uma forma mais esclarecida e mais JUSTA.

      Sem outro assunto de momento subscrevo-me:

      Profª Assunção Monteiro

      NB: Desde já informo que estou totalmente disponível para prestar outros esclarecimentos adicionais, Mas que não vou comentar eventuais comentários "despropositados", digamos assim.

      Eliminar
    3. ERRATA:

      #Colocar 10.2 no segundo ponto

      #aAcrescentar no ponto 10-Neste momento, tenho conhecimento que alguns destes Agentes já envolveram os seus familiares e amigos (e até o 112!). É legitimo que o façam. Apenas não é legitimo, pedirem a colaboração de certas pessoas, na qualidade de Agentes, quando na verdade estão a fazê-lo para se defenderem.

      Eliminar
  24. UMA CURIOSIDADE:

    URLs de referência
    Entrada Visualizações de páginas
    https://www.google.pt/
    2
    http://taroucahoje.blogs.sapo.pt/
    1
    http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Ftaroucando.blogspot.com%2F&ei=H1aXUubwGO3A7AaK24BI&usg=AFQjCNH1lnkUkzq4KhtjCOBlXHqDAOr3qg&bvm=bv.57155469,d.ZGU
    1

    ResponderEliminar