Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

(33)UM RESUMO POSSÍVEL DO SEMINÁRIO SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

[POST CONSTRUIDO COM COMENTÁRIOS DEIXADOS NOS DIVERSOS DE OUTUBRO/2013]

UM RESUMO POSSÍVEL DO SEMINÁRIO SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL




M/Caros Bloguistas!

Ontem, conforme o anunciado no facebook e no TAROUCAndo (post 30), decorreu ´mais um seminário promovido pela Santa Casa de Tarouca, no âmbito da acção social: EMPREENDEDORISMO SOCIAL.

Estive por lá, e deixo agora aqui um resumo possível ao que por lá se passou.

A-O SEMINÁRIO PROPRIAMENTE DITO

Este poderá ser dividido em 3 partes: a Intervenção dos elementos da mesa, o visionamento do documentário "Quem se Importa" e Debate.

I-INTERVENÇÃO DOS ELEMENTOS DA MESA

Coube ao Sr Provedor da Santa Casa dar inicio aos trabalhos, e fê-lo justificando a pertinencia do Seminário.
Seguiram-se as intervenções do Poder Politico local (Presidesntes da Câmara e da Assembleia Municipal), que aproveitaram a oportunidade pra mostrarem a importância da Acção Social (nos tempos que correm...) mas também pra falarem da necessidade de se procederem a alterações, na forma desta se desenvolver no terreno por forma a aumentar a eficácia.

Falaram mesmo num novo paradigma, e a expressão mais falada foi "é necessário trabalhar em rede".

Aliás, estes discursos vieram na linha do que já havia sido referido pelo Sr Presidente da Junta de Freguesia de Tarouca/Dalvares, aquando da tomada de posse (ver no post 23)

II-VISIONAMENTO DO DOCUMENTÁRIO:QUEM SE IMPORTA?

Na 2ª parte do seminário foi mostrado um excelente documentário, onde pudíamos ver que, muitas vezes, basta um pouco de boa vontade e/ou meia dúzia de dólares pra se mudar radicalmente a vida de uma família.

AH! MAS PRA QUE TAL ACONTEÇA É PRECISO QUE ALGUÉM (verdadeiramente) SE IMPORTE!...

III-O DEBATE:

No debate falou-se de muitas coisas.A maioria pediu a palavra pra elogiar a iniciativa da Santa Casa por mais esta iniciativa e pelo documentário exibido (elogios bem merecidos). As muitas técnicas ali presentes (era a maioria da assistência) aproveitaram pra manifestar as suas (legitimas) preocupações com as mudanças anunciadas. Outros, pediram o micro pra colocar questões muito básicas, mas nem por isso com menos importância, pois falaram das pessoas/seres humanos que precisam que alguém se importe e que nem sempre acontece por causa da cultura do sucesso que vigora nas nossa sociedade e fruto da correria do dia-a-dia, que leva muita gente a dizer:« que Deus te ajude quie eu não tenho tempo!»

Foi sem dúvida um Seminário muito interessante, pena foi que tão pouca gente tenha aderido: será que se fosse a um Sábado á tarde teria mais gente?! Fica a questão/sugestão.

B-CONSIDERAÇÕES GERAIS AO SEMINÁRIO:QUESTÕES (IM)PERTINENTES:

Na verdade eu fui ao Seminário, promovido pela Santa Casa, como cidadã interessada no tema (sim, eu importo-me com estas coisas...), mas naturalmente que a minha costela blogueira foi comigo, pelo que procurei ouvir "outras sensibilidades", ou se preferir: QUESTÕES QUE NÃO FORAM COLOCADAS PUBLICAMENTE NOS MICROS DO AUDITÓRIO!(e vá-se lá saber porquê...).

VAMOS A ELAS:

1-Embora o número de presentes fosse bastante satisfatório (estas coisas não arrastam tanta gente como o quim barreiros...), o certo é que muitos se interrogavam se não estaria ali mais gente se fosse à noite.

2-Foram muitos os que se questionavam onde estavam a 20 e tal associações do Municipio que estão ligadas ao Social, directa ou indirectamente, já que apenas disse presente a IPSS de Várzea da Serra.

3-Uma das ausências MUITO notadas foram também as Juntas de Freguesia do Municipio. Segundo algumas pessoas mais atentas, não viram nenhum Presidente de Junta: não serão estes os parceiros mais bem posicionados pra colaborar com os serviços da Câmara Municipal?! Terão sido convidados?!

4-Ainda houve alguns que, ou no Auditório ou fora dele, (se) questionavam: se a Câmara pretende imprimir alterações, por que razão não foi ela a promotora desta iniciativa?! 

5-Bom, mas a grande maioria dos comentários foram pra louvar esta iniciativa (nos tempos que correm...) e pra elogiar a qualidade do documentário: Quem Se Importa?!

E agora sim, dou por terminado a resumo sobre o último Seminário realizado pela Santa Casa de Tarouca, no passado dia 29 de Outubro!

ATÉ UM DIA DESTES!(se...)
Sou, Profª Assunção Monteiro




8 comentários:

  1. E SE O "PONTO A" DISSE RESPEITO AO SEMINÁRIO PROPRIAMENTE DITO, O "PONTO B" VAI DIZER RESPEITO ÀS PERGUNTAS QUE, POR UM QUALQUER MOTIVO, FICARAM POR RESPONDER/ESCLARECER!

    ATÉ JÁ!(se...)

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO BLOG 23:OS DISCURSO DA TOMADA DE POSSE DA JUNTA DE TAROUCA/DALVARES]

    (...)



    2-Continuar a fazer uma aposta firme na ACÇÃO SOCIAL (nestes tempos tão dificeis...), mas deixou antever que vai propor, em sede própria, algumas alterações por forma a que haja uma melhor articulação entre as diversas IPSS Locais e pra que estas tenham os mecanismo legais de forma a poderem responder melhor às reais necessidades dos tarouquenses.

    (...)

    ResponderEliminar
  3. Número total de visualizações de página 233 677

    Arquivo do blogue

    ▼ 2013 (496)

    ▼ Outubro (36)

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    ACABAMOS DE INCLUIR NO POST O PONTO B DO RELATÓRIO:AS QUESTÕES QUE FICARAM POR FAZER NOS MICROS DO AUDITÓRIO!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. [INFORMAÇÃO EXTRA:TRAZIDA DO POST 2]

    POR TAROUCA ACONTECEU:

    Ontem, o novo executivo camarário, fez reuniões com todos os funcionários camarários:

    -da parte da manhã, a reunião destinou-se aos funcinários que prestam serviço nas instalações da câmara e decorreu no Auditório Municipal;

    -da parte da tarde, a reunião destinou-se aos funcionários que prestam serviço no Agrupamento de Escolas de Tarouca, e decorreu no anfitiatro.

    O TAROUCAndo sabe que a "câmara apareceu em peso" e que até o Sr Presidente da AM fez questão de marcar presença.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. OUTRA INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Ontem, quando estavamos a "alimentar" o TAROUCAndo apareceu-nos inesperadamente a informação que tinhamos passado a ser seguidores de 3 blogues.

    Queremos dizer que...de forma voluntária...NUNCA passamos a ser seguidores de NENHUM blog (e muito menos de blogues novos que ainda não deram a conhecer a sua linha editorial...)!mas até gostariamos de ser, do Asas da montanha, Tarouca Hoje, Cogitos, Olho de Gato, etc,se soubessemos como fazer)

    ResponderEliminar
  7. Uma ausência que também foi muito notada foi a dos vereadores da oposição. Será ques estes senhores estão-se nas tintas para a NOVA politica social que aí vem???

    ASSINA:NÃO ASSINA

    ResponderEliminar