Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

(9)AUTÁRQUICAS/13: SITUAÇÃO NACIONAL vs ELEIÇÕES LOCAIS! (o debate possível)

DEBATE: A SITUAÇÂO NACIONAL PODE INFLUENCIAR AS PRÓXIMAS AUTÁRQUICAS?!


Caros Bloguistas!

Como é sabido, fruto das escolhas feitas pelo Senhor Primeiro Ministro pra substituir o Ministro das Finanças, Dr Victor Gaspar, levou a que o Dr Paulo Portas pedisse a sua demissão no cargo que ocupa no actual Governo de Portugal.

Assim, perguntamos aos Senhores Bloguistas do TAROUCAndo duas coisas:

1-Será que o pedido de demissão do Dr Paulo Portas pode influenciar as próximas eleições autárquicas, no geral, e as de Tarouca em particular?! Se sim, de que forma?!


2-O pedido de demissão do Dr Paulo Portas deverá levar ao fim da Coligação Governativa. No seu entender, das soluções possíveis, qual a que serve melhor os interesses do País?!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

12 comentários:

  1. A minha opinião é esta:

    1-Em Tarouca, esta situação em NADA influencia as eleições autárquicas locais. Os politicos locais há muito que definiram a sua estratégia e os tarouquenses sabem bem distinguir eleições locais de nacionais.

    1.1-Agora, se se provar que o PSD Nacional não respeitou o CDS e/ou que o CDS Nacional não foi leal pra com o seu parceiro de coligação, algumas coligações PSD/CDS poderão estar comprometidas.

    2-Quanto à 2ª questão, devo dizer que não conheço todas as soluções previstas na Constituição Portuguesa pra resolver uma situação como ESTA, pelo que não sei qual a que eu escolho.

    Mas devo dizer que não gostaria que a solução passasse por dar o "poder" ao PS, pois entendo que o PS ainda não teve o Castigo-Democrático minimo exigido pelos 6 longos anos de má governação do Engº José Sócrates.

    ATÉ BREVE!(se...)
    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Em Tarouca o PSD anda disfarçado de Movimento Sim... isso sim os tarouquenses têm de saber o porquê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO INTERNA: LEVAR ESTE COMENTÁRIO PRÓ ESTAMINÉ DO PSD/ MovimentoSim Tarouca (POST 8), E DEPOIS ELIMINA-LO.

      Eliminar
  3. A minha opinião é a seguinte:

    1 - Penso que não vão influenciar porque nas autárquicas os eleitores não podem pensar que vão votar no partido A, B ou C mas sim na equipa que tem mais competência e que dá mais confiança para a resolução dos problemas atuais da Câmara Municipal de Tarouca.

    2 - No meu entender deverá ser convocado um governo pelo Presidente da Republica (isto se houver coragem), tentando englobar os melhores elementos da maioria dos partidos, evitando assim um gasto extraordinário com as eleições antecipadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mauricio Alves:

      1-Concorcodo inteiramente com o ponto 1.

      2-Quanto ao ponto 2, à medida que me vou apercebendo dos contornos e implicações desta crise politica, vou sendo obrigada a concordar com um Governo TRIPARTIDÁRIO apadrinhado pelo Senhor Presidente da Republica.

      2.1-Os 3 partidos que assinaram o memorando têm, naturalmente, obrigações acrescidas no esforço que devem fazer pra manter a estabilidade governativa e com ela a ESTABILIDADE DO PAÍS.

      Cump.
      Assunção Monteiro

      Eliminar
  4. a minha opiniao:

    1- claro que em Tarouca esta demissao nao ira influenciar em nada as eleiçoes, os tarouquenses sabem muito bem diferenciar uma coisa da outra; mas em grandes meios(como Porto, Lisboa, etc..)acredito que possa influenciar mas acredito que de uma forma bastante reduzida.

    2-penso que nao é possivel formar um governo com o PS, PSD e CDS, alias acho isso um sonho..o PS ja mostrou que nao esta intessado em salvar o pais e quer a todo o custo eleiçoes, portanto só irá para o governo por esse meio. na minha opiniao o Dr. Paulo Portas deveria repensar a sua decisao e pensar no povo, e mesmo que nao queira voltar ao governo escolher uma pessoa para o lugar dele e continuar com ao lado do partido logicamente com o governo. sinceramente acho que o entendimento entre o PSD e CDS é a unica soluçao que poderá voltar a trazer a credibilidade da Europa a Portugal, caso contrario iremos esbanjar mais dinheiro em eleiçoes e campanhas, paralisando o país durante esse tempo, e depois veremos lá um governo que pouco ou nada fará de diferente porque nao temos uma oposiçao com soluçoes.

    APT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) APT.

      1-Também concordo com o seu ponto 1.

      2- quanto ao seu ponto 2, apenas vou concordando.

      Já toda a gente viu que o PS Nacional quer o poder a todo o custo. Aliás, foi a primeira vez que vi o PS a pedir a demissão de um Governo ESTÁVEL ao fim de meio ano de ter tomado posse (em plena lua de mel...).

      Mas a questão de fundo, neste momento, é saber "qual a melhor saida pra esta crise politica" (com todas as consequências economicas e sociais).

      E nesse sentido começo a pensar que o melhor é mesmo OBRIGAR TODOS os partidos que assinaram o memorando a darem os seus contributos:
      -PÔ-lOS A PENSAR PRIMEIRO NOS INTERESSES DO PAÍS E MENOS NO INTERESSE DOS SEUS PARTIDOS.

      Bom, mas esta é a minha modesta opinião.

      Cump.
      Assunção Monteiro

      Eliminar
    2. UMA PERGUNTA:

      Qual a sua "cor" politica?! Obrigada!

      Eliminar
  5. "SONGAGEM" TAROUCAndo: A ESTATÍSTICA POSSÍVEL

    Caros Bloguistas

    Pegando nas opiniões que nos chegaram até agora, podemos concluir que:

    1-Relativamente à primeira pergunta, verificamos que 100% dos participantes concordam que a actual CRISE POLITICA NACIONAL, em nada vai influenciar as eleições autárquicas, em Tarouca.

    1.1-Argumentação apresentada: as estratégias das diferentes candidaturas há muito que estão definidas e o Povo Tarouquenses é suficientemente politizado pra saber distinguir as coisas.

    2-Já quanto à 2ª pergunta, parece que há mais divergência de opiniões.

    2.1-Mas uma coisa resalta à vista:

    -NENHUM dos bloguistas, até agora, defendeu eleições antecipadas! (e parece que não vão existir, ufff...)

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    NB:INFORMAMOS QUE AMANHÃ VAMOS DIVULGAR UM POST COM OS CANDIDATOS QUE O POVO ARRANJOU...PRA PREENCHER OS ESPAÇOS VAZIOS DEIXADOS PELOS POLITICOS: É UM TEXTO FEITO COM O DIZ QUE DISSE: A COISA PROMETE! ;)

    ResponderEliminar
  6. INFORMAÇÃO: OS CANDIDATOS TAPA BURACOS!

    Caros Bloguistas!

    Acabamos de publicar, nos Diversos de Junho, a lista que o Povo arranjou pra tapar os buracos autárquicos! (ver post 1 de Junho).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  7. OUTRA INFORMAÇÃO: ANEDOTAS MUITO PORCAS

    Verifico que hoje fizeram várias buscas no TAROUCAndo à procura de "anedotas muito porcas". Escusam de continuar a procuar tal coisa pois ao TAROUCAndo NUNCA chegaram anedotas MUITO porcas.

    OK. Chegara-nos "anedotas porcas", mas essas por razões obvias NÃO foram publicadas. Aqui as únicas anedotas publicadas vieram do Blog Viriatus e pouco mais.

    A Moderadora Principal: ProfAnónima

    ResponderEliminar
  8. [TRAZIDO DO FB/NOTÍCIAS AO MINUTO: CRISE POLITICA: SOLUÇÕES!]

    (...)

    Expresso, a solução para o desbloqueio deste impasse poderá passar pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira. Caso o governante deixe de integrar o Executivo, Portas poderá recuar, sobretudo se a pasta for entregue a um rosto centrista.

    E se o primeiro-ministro até poderá vir a ceder a esta exigência do líder do CDS, o mesmo já não se aplica à nova ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. No caso desta responsável, terá se ser Portas a ceder.

    Refira-se que a nomeação da ex-secretária de Estado para a pasta antes coordenada por Vítor Gaspar, alegadamente sem o consentimento do ministro dos Negócios Estrangeiros, foi um dos motivos evocados por Portas para abandonar o barco do Governo.

    ###

    O M/COMENTÁRIO: A CONFIRMAREM-SE ESTAS 2 NOTÍCIAS APENAS POSSO DIZER: SEM COMENTÁRIOS.

    ATÉ BREVE!(se...)
    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar