Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

(54)ANALISE AO ANUÁRIO FINANCEIRO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES! (1ª parte)

[TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO JORNAL BEIRÃO]

(UMA PARTE DA BREVE) ANALISE AO ANUÁRIO FINANCEIRO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES!

Passivo – Penedono e Sernancelhe entre os melhores

(10 dias atrás)

Penedono continua a ser o município português com menor passivo. Sernancelhe também surge na lista dos 50 municípios com menor dívida, assim como o Sátão. Seixal, Sintra e Santarém foram os municípios que mais aumentaram a sua dívida nos dois últimos anos, enquanto Lisboa, Gaia e Porto registaram as maiores diminuições do passivo exigível no mesmo período, revela o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011/2012, divulgado na semana passada em Lisboa, a dívida global dos municípios desceu mil milhões de euros nos últimos dois anos, que também registaram a primeira descida do passivo no setor autárquico desde 2006. Os municípios com menor dívida (passivo exigível) no final de 2012 eram quatro pequenos municípios. Em primeiro lugar surge o de Penedono, que tinha um passivo exigível de 218 mil euros,seguindo-se o de Santa Cruz das Flores de 796,8 mil euros; o de Castelo de Vide de 799,2 mil euros; e o do Redondo de 859,9 mil euros. Sernancelhe também é referenciado como um dos 50 concelhos com menor passivo exigível, surgindo em 35º lugar, com um passivo de três milhões e 229 mil euros. O Sátão surge em 37º lugar, com três milhões e 257 mil euros.

Os que tinham uma dívida maior em 2012 eram Lisboa (com um passivo exigível de 659,7 mil milhões), Vila Nova de Gaia (217,9 mil milhões), Portimão (166,5 mil milhões) e Aveiro (130,6 mil milhões). No entanto, foi no Seixal, em Sintra e em Santarém que o passivo exigível mais aumentou em 2011 e em 2012, enquanto Lisboa, Gaia, Porto e Aveiro foram os municípios onde houve maior diminuição do passivo exigível nesses anos.

Leia o artigo na integra na versão impressa do Jornal Beirão Edição nº 109

(TRAZIDO DOS DIVERSOS DE JULHO/2013-ENVIADO POR: PA/DI)

NB: NA 2ª PARTE VAMOS NÓS ELABORAR UM TEXTO, PROCURANDO RESPONDER ÀS QUESTÕES QUE CERTAMENTE ESTÂO A FERVILHAR NA SUA CABEÇA: MAS ISSO LEVA MAIS TEMPO: AGUARDEMOS!

3 comentários:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL AO ASSUNTO DO POST:

    Na rubrica dos diversos de Julho (post 1) já poderá ver a 2ª parte sobre este assunto!(em post só será divulgada amanhã ou depois)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. Número total de visualizações de página 197 000

    Arquivo do blogue

    ▼ 2013 (343)

    ▼ Julho (53)

    (+1)

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO ADICIONAL AO ASSUNTO DO ANUÁRIO FINANCEIRO: DESAPARECIMENTO MISTERIOSO!

    Caros Bloguistas!

    Por motivos a que somos totalmente alheios o post nº 55 que continha a 2ª parte da analise sobre o Anuário Financeiro dos Municipios Portugueses (e onde era referida a posição do Municipio de Tarouca), desapareceu, ou seja: recolheu misteriosamente à secção dos rascunhos do TAROUCAndo!
    Ora bem, perder nunca se perde porque ficou guardadao no blog de reserva mas...aconteceu, só isso!

    ProfAnónima

    NB:ACABAMOS DE O PUBLICAR PELA 2ª VEZ!

    ResponderEliminar