Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

(53)EDUCAÇÃO: ALUNOS PORTUGUESES CHUMBAM MENOS! (estudo comparativo)

[TRAZIDO DO FB: SIC NOTÍCIA COM LUSA: MELHORIAS NAS N/ESCOLAS]

Alunos portugueses chumbam menos e já têm melhores resultados que alemães e franceses 


Há cada vez mais alunos a frequentar o ano adequado  à sua idade e as notas conseguidas nas avaliações internacionais já colocam  os estudantes portugueses à frente dos alemães, franceses ou suecos, revela  o relatório "Estado da Educação". 

Em apenas uma década, o percurso escolar dos alunos portugueses tornou-se  menos perturbado por retenções.  
O número de alunos nas salas de aula aumentou e o sucesso escolar melhorou,  segundo o relatório "Estado da Educação 2012 - Autonomia e Descentralização"  hoje divulgado, que fala em "progressos assinaláveis na prevenção do abandono  escolar".     
Entre o ano de 2000/2001 e 2010/2011, o ensino pré-escolar passou a  receber mais crianças, assim como o 1 ciclo registou um aumento de meninos.
O relatório, realizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), diz  que quase 100% das crianças e jovens entre os seis e os 16 anos frequentavam  uma escola no ano letivo de 2010/2011.   
Entre os alunos de 16 anos, por exemplo, registou-se um aumento de 12  pontos percentuais em apenas uma década.  
As escolas também passaram a ter muito mais adolescentes de 17 anos  nas salas de aula: em 2001, um em cada quatro estudantes tinha desistido  de estudar, já em 2011 apenas 8,8% não frequentava a escola. 
Além de haver menos abandono, o relatório sublinha o facto de o insucesso  escolar também estar a diminuir.  
No entanto, ainda há muitos estudantes que não frequentam o ano que  deveriam. Por exemplo, no ano letivo de 2010/2011, um em cada quatro alunos  de 12 anos ainda não tinha chegado ao 3 ciclo. 
Os rapazes são quem apresenta mais dificuldades em frequentar o ano  correspondente à idade, segundo uma tabela apresentada no relatório, que  mostra que no 12 ano há 55% de mulheres com a idade ideal enquanto os homens  são apenas 45%. 
O "Estado da Educação" mostra ainda as zonas do país onde as retenções  são mais reduzidas (como Braga, Viana do Castelo ou Aveiro) e outras estão  sempre acima da média nacional (como Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre,  Beja e Faro).  
O CNE chama a atenção para o risco de um "considerável número de jovens"  chegar aos 18 anos e abandonar a escola sem ter terminado o ensino secundário.
No entanto, nem tudo são más notícias: a presidente do CNE, Ana Maria  Bettencourt, sublinhou a melhoria dos resultados alcançados pelos alunos  portugueses nas avaliações internacionais de leitura, matemática e ciências.
De acordo com os exames realizados aos alunos do 4 ano, os portugueses  ficaram em 13 lugar, com a mesma pontuação que a Alemanha, Holanda ou Suécia  e á frente de países como a França, Áustria ou Noruega. 
Na prova de matemática, os alunos portugueses do 4 ano ficaram em 14  lugar num ranking de 50 países, à frente da Alemanha, Suécia e Noruega,  sublinhou Ana Maria Bettencourt. 
 Lusa

(PA/DI)

2 comentários: