Páginas

domingo, 23 de junho de 2013

(50)AUTÁRQUICAS/2013: MANIFESTO ELEITORAL! (cds)

[TRAZIDO DO FACEBOOK/CONTA DA CONCELHIA DO CDS TAROUCA: POSTADO ONTEM, DIA 22 DE JUNHO]

Cds-pp Tarouca Cds há cerca de uma hora

MANIFESTO ELEITORAL: TORNAR TAROUCA MELHOR (Carlos Cabral)

Decidi liderar uma candidatura à Câmara Municipal de Tarouca nas próximas eleições autárquicas, apoiada pelo meu partido, o CDS – Partido Popular.

1. Em primeiro lugar, e antes de mais quero salientar que esta minha candidatura parte da vontade de tornar este concelho melhor, porque Tarouca merece, sendo certo de que todos os de que gostam e amam este concelho não devem ficar insensíveis ao dever de contribuir para este objetivo, no qual me incluo. De facto este concelho foi para mim, amor à primeira vista, pois desde os longínquos finais dos anos oitenta, aquando duma visita ao concelho no âmbito profissional, fiquei perplexo com este vale, quer pela iniciativa empresarial, pela beleza paisagística, pela riqueza arquitetónica, ficando desde logo claro que estas terras tinham história e potencialidades manifestadas nos recursos endógenos, que podiam proporcionar uma elevada qualidade de vida para os seus habitantes. Assim, me radiquei neste concelho desde jovem, aqui fiz os meus projetos de vida, onde nasceram as minhas filhas, construi a minha habitação, e aqui quero continuar a viver, porque é nesta terra que sempre estará o meu futuro, mas como tudo na vida, esta paixão por Tarouca precisa de ser alimentada, sendo necessário para que tal aconteça, criarmos um concelho melhor onde as oportunidades surjam de uma forma sustentada e duradoura. É por estas razões que, sem ser um profissional da política, sinto a necessidade de me dedicar ao serviço da causa pública, também como forma de agradecimento a esta terra que tão bem me acolheu.

2. Ter sido membro da Assembleia Municipal de Tarouca no decorrente mandato, bem como alto responsável de empresas a nível local, regional e nacional, constatei que o apelo que me foi feito pelo CDS-PP e por muitos cidadãos residentes, para encabeçar a lista à Câmara Municipal de Tarouca, tinha muito sentido e era extremamente oportuno, dado que o poder autárquico que governou os destinos deste concelho, não foi capaz de potenciar este concelho como o mesmo merecia, não houve uma linha orientadora estratégica, o que desiludiu em parte os munícipes, dado que para além da rede rodoviária e de alguns equipamentos sociais implantados no concelho, o que é certo, é que o tecido empresarial que floresceu nesta região nos anos 90, perdeu a sua dinâmica, provocando desemprego e obrigando muita do população ativa a ter que procurar novas paragens, para fazer face aos constrangimentos criados neste concelho. Assim, a população de Tarouca está consciente que este projeto levado até aqui pelos responsáveis da autarquia, está caduco, não se coaduna com as suas expetativas de vida, não responde às suas necessidades, nem aumenta a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

3. A candidatura que eu encabeço, assenta numa visão estratégica para o concelho, começando por definir a nossa missão e o que queremos para o concelho, sendo claro que queremos um concelho melhor, mas definir também quais os meios para alcançar esse objetivo, ou seja qual vai ser a nossa orientação estratégica. Em primeiro lugar trabalhar para as pessoas, em segundo lugar manter diálogo permanente com a sociedade tarouquense em geral e em particular com as associações e as IPSS do concelho, em terceiro temos que revitalizar a economia, em quarto fixar a população, em quinto apostar na juventude proporcionando-lhe melhor educação e atividades culturais e desportivas, porque os jovens são os homens e mulheres de amanhã, em sexto lugar criar melhores condições para a população sénior, por último e não menos importante evitar a exclusão social, criando politicas sociais e de integração capazes de orgulhar o nosso concelho. Contudo, para que isto seja possível temos que ser rigorosos no sentido de consolidar as contas da autarquia, porque as mesmas estão numa situação algo complicada, até porque, se queremos recorrer ao próximo quadro de fundos comunitários, temos que dotar a Câmara de recursos próprios, dado que os mesmos serão necessários para fazer face à parte que diz respeito à autarquia.
Para a prossecução destes objetivos convidámos pessoas que pelo seu curriculum e perfil, fossem capazes de dar corpo a esta politica estratégica que definimos para os próximos anos deste concelho, para além de que vamos trabalhar com as juntas de freguesia em moldes de parceria permanente com melhor distribuição de recursos, a que vamos chamar de “novas parcerias”, pois, são estas em primeira mão que convivem diretamente com a população, sendo elas em primeiro lugar que transmitem os anseios e as necessidades das pessoas, sendo assim, também devem ser elas as protagonistas do desenvolvimento das freguesias, os louros devem ser para elas e não para a Câmara. Nós vamos ter trabalho de formiguinha, ao mesmo tempo motivar todas as pessoas envolvidas neste projeto e todos os trabalhadores da autarquia, sendo nosso objetivo valorizar o desempenho de todos os trabalhadores da Câmara e das freguesias, proporcionando-lhe novas competências e evolução na carreira.

4. Tudo isto é necessário porque assistimos nos nossos dias a uma profunda e sistemática mudança na forma de pensar, agir e resolver os problemas, pelo que, é necessário ter consciência destas rápidas alterações, e quem não se adaptar a estas constantes mudanças a caminho da globalização, não apanhará o comboio do progresso e da modernização. A gestão das câmaras também têm que acompanhar estas novas realidades, sendo necessário ser geridas por pessoas devidamente informadas e com competência reconhecida, foram estas as minhas exigências para encabeçar a lista, ou seja, a possibilidade de escolher as pessoas que tivessem as características que eu considero indispensáveis para desenvolver o nosso projeto para o concelho.
Torna-se estritamente necessário ter uma visão estratégica para que o concelho de Tarouca não perca o comboio da modernização, possibilitando ao nosso município um crescimento sustentado e harmonioso, que contribua para a fixação da população, para a criação de emprego, para a estabilidade das famílias, para a eliminação da pobreza, para uma melhor educação e cultura, para uma melhor segurança, para melhores acessibilidades, para um melhor tecido empresarial e económico, para uma melhor agricultura, para um melhor turismo e para a maximização do bem-estar de todas as pessoas deste concelho.

5. Efetivamente nenhuma das outras candidaturas até agora conhecidas mostrou a capacidade de alterar o rumo do concelho, o candidato do PS fez parte dos anteriores executivos, sendo o candidato do anterior modelo de desenvolvimento do concelho, que não interessa continuar, dado que de renovação nada tem, sendo a continuação da falta de rumo e de uma visão para o concelho. O candidato do PSD já faz parte do atual executivo, não reconhecendo que seja capaz de ter e colocar em prática uma visão estratégica para o concelho, até porque ser membro do executivo na oposição, não pode ser ilibado da responsabilidade do que não se fez no concelho e deveria ter sido feito. A candidatura do BE, para além do seu candidato morar muito recentemente no concelho, apesar de lhe ser reconhecido alguns dotes a nível cultural, o que é certo, é que para liderar uma Câmara precisa-se ter muita mais experiência e competências a nível de gestão dos recursos, que não apresenta no seu curriculum.
É também por isto que sinto, que com o apoio do CDS-PP distrital e local, e de muitos munícipes de Tarouca, incluindo na nossa lista muitos elementos independentes, mas muito competentes, que apresento uma candidatura muito credível aos Tarouquenses, realista, transparente, colocando claramente os problemas que nos afligem, que não anuncia uma onda de promessas impossíveis, mas capaz de criar os alicerces para um futuro melhor dos Tarouquenses e de esperança.

Carlos Cabral

Tarouca, 15 de junho de 2013.

(9 Gosto Fernando Carvalho há cerca de uma hora · Gosto)

(ENVIADO POR: PA/DI)

18 comentários:

  1. INFORMAÇÂO ADICIONAL:

    SÓ AGORA POSTAMOS ESTE TEXTO/MANIFESTO POIS SÓ ONTEM, DIA 22 DO CORRENTE, É QUE A CONCELHIA LOCAL O TORNOU PÚBLICO.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. pelo menos não se disfarçam de movimentos... viva o dr. cabral e a sua equipa... verdadeiros sociais-democratas agora têm uma verdadeira alternativa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. apoiado, parece que temos uma verdadeira alternativa.
      E eu a pensar que ia ficar em casa.... afinal já tenho onde votar

      Eliminar
  3. E verdade que nao se disfarçam em movimentos, nem precisam de o fazer porque afinal este candidatura é uma farça visto que esta a ser liderada nao totalidade pelo Dr. Amaro...disfarçam-se entao de CDS, mas na realidade sao um "movimento" que apoiam a candidatura do PS...o que é muito grave, mas que felizmente toda a gente ja se apercebeu disso.é uma pena, porque o CDS merecia mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ninguem liga a esta politica do bota abaixismo, e se a quiserem fazer sejam ao menos mais originais que esta já tem barba e cheira mal

      Eliminar
  4. olha olha..uma verdadeira alternativa a que???se estes e quem esta no poder são unha e carne, ou melhor sao a mesma coisa mas com nomes diferentes...e como dizia um elemento desta lista:nos queremos é ser nos a decidir tal e qual como decidimos á 4 anos a junta de freguesia...
    acho que isto diz tudo daquilo que é o verdadeiro ojectivo do CDS:apoiar o PS mas disfarçados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só quem for cego ou não quiser ver é que ainda não deu conta que esta candidatura e a única alternativa ao poder mal instalado na CML.
      Quem conseguir lavar os olhos e ler as políticas do PS e do cds conseguirá perceber que não têm nada a ver uma coisa com a outra porque a do CDS é muito melhor.
      Força dr Cabral estamos consigo.

      António Silva

      Eliminar
    2. Caro António Silva:

      Sem me querer nssa "guerra" entre PS e CDS (até porque até ao momento ainda não se viu a tal repetição do que aconteceu há 4 anos), não resisto em perguntar-lhe:

      -QUE POLITICAS CONHECE TANTO DO CDS COMO DO PS, PRA ESTABELECER ESSA DIFERENÇA?! AGRADEÇO QUE AS MOSTRE POIS EU NEM NINGUÉM AS VÊ! (porque não existem?)

      Até agora, tanto de um como do outro, apenas vamos conhecendo (a conta-gotas) os respectivos candidatos, e é um pau!...

      Vou aguradar pela informação até porque estou certa que ela vai agradar a MUITOS tarouquenses!

      Assunção Monteiro

      Eliminar
    3. De facto António Silva tem razão, esta até pode ser uma boa candidatura à CML (Lamego?), agora à CMT (Tarouca) é um prolongamento do PS.

      Eliminar
    4. do PS conhece-se as politicas que têm vindo a ser praticadas ao logo de todos estes anos, despesismo exagerado, do CDS já deu para perceber que com menos gastos Tarouca pode viver melhor, já sei que vão dizer que falar é bonito e é preciso é por em practica, mas não há candidatura nenhuma à excepção do PS que possa neste momento passar das palavras as acoes porque ainda não estão lá e se virmos bem o CDS é a unica candidatura que realmente poderá cumprir aquilo a que se propõe porque quem ouve como eu o que os politicos (principalmente do PS e PSD)andam a prometer logo percebe que são uma cambada de mentirosos ou inconsientes que ainda não perceberam a crise que o nosso pais atravessa.
      O CDS já prometeu aquilo que mais nenhum partido prometeu, que foi canalizar os recursos que o concelho tem para a criação de riqueza e de emprego, que é o que todos precisamos para fixar os nossos jovens à nossa querida Terra.

      Eliminar
  5. a candidatura do CDS-PP parece que afinal já incomoda muita gente!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

  6. MUDAR TAROUCA: O MOVIMENTO (A) DAS IDEIAS CONCRETAS

    3. QUEM NOS APOIA/INSPIRA:

    Este Movimento é transversal a toda a POPULAÇÃO que reside em Tarouca.

    Mas, sabemos que está a ser muito bem recebido pela POPULAÇÃO dita do Centro-Direita:

    -Do PS vêm todos aqueles que já não se revêem nesta forma de fazer politica, direccionadas só para alguns;

    -Do PSD vêm muitos daqueles que não concordaram com o lugar que lhes foi atribuido nas listas;

    -Do CDS vêm todos aqueles que não se revêem na (não) estratégia do seu partido, ao nível concelhio.

    Enfim, somos um movimento com as suas ideologias e filosofias de vida (acentes no bem comum), mas somos essencialmente o verdadeiro MOVIMENTO POPULAR DE TAROUCA, pois nascemos do seio da população mais genuína!

    SOMOS O VERDADEIRO MOVIMENTO POPULAR DE TAROUCA!

    SOMOS O MOVIMENTO LILÁS, O MOVIMENTO QUE PROMETE E FAZ!

    JUNTE-SE A NÓS!

    PEL`OS VERDADEIROS CIDADÃO: MPdT

    ResponderEliminar
  7. UMA PERGUNTA:

    Quando será possível sabermos qual é a versão final do vosso slogam?! Desculpem lá, já contabilizamos meia dúzia.

    PA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a):

      Numa breve pesquisa que fiz aos "bloco" dei-me conta que já vão em 5.

      Agora a questão é: irão ficar por aqui???

      AGUARDEMOS...

      A.M.

      Eliminar
    2. eu li três

      comigo você tem voz;

      vamos salvar tarouca;

      vamos tornar tarouca melhor;

      e agora qual deles é??

      Eliminar
  8. MUDAR TAROUCA: O MOVIMENTO (A) DAS IDEIAS CONCRETAS/MOVIMENTO LILÁS

    COMUNICADO

    Caros Tarouquenses

    Fomos ao I Congresso da Cidadania Politica, organizado pelo Movimento SIM Tarouca, e gostamos.

    Já tinhamos felicitado este movimento pela ideia/iniciativa e felicitamos agora o trabalho produzido.

    E se nada nos custa admitir que subscrevemos 70-80% das ideias/sugestões ali apresentadas, continuamos a achar que continua a fazer sentido a existência do nosso movimento, pois temos especificidades muito próprias que nos distingue deste movimento e dos demais partidos politicos, que já apresentaram vontade de concorrer à autarquia local.

    Por exemplo, ontem NINGUÉM falou da necessidade de se tomarem medidas adicionais em face da CRISE que estamos a viver e que connosco vai coabitar por mais meia dúzia de anos.

    Aliás, a palavra CRISE parece que desapareceu do léxico dos politicos locais, como que ignorando-a a consegue combater.

    NÃO ACEITAMOS.

    Por tudo isto voltamos a dizer o que sempre dissemos: não somos certamente os melhores, mas somos seguramente diferentes a pensar e a fazer politica.

    SOMOS O MOVIMENTO VERDADEIRAMENTE POPULAR DE TAROUCA!

    SOMOS O MOVIMENTO LILÁS, O MOVIMENTO QUE PROMETE E FAZ!

    JUNTE-SE A NÓS!

    PEL`OS VERDADEIROS CIDADÃOS: MPdT

    ResponderEliminar
  9. PERRGUNTA: ALGUÉM SABE POR QUE RAZÃO ESTE POST VOLTA A TER TANTAS NOVAS VISUALIZAÇÕES?!

    ResponderEliminar