Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

(7)MOVIMENTO TAROUCA MERECE, ESCLARECE: PORQUÊ O BE?!


[TEXTO RETIRADO DO SITE OFICIAL DO MOVIMENTO: TAROUCA MERECE]

PORQUÊ O BE?

Considerando o número significativo de pessoas que nos interrogam sobre o facto de sermos cidadão independentes e apresentarmos candidatura pelo BE, cumpre-nos fazer o devido esclarecimento.
- Em meados de outubro de 2012 demos início ao processo de recolha das assinaturas necessárias à posterior formalização da nossa candidatura como independentes. Quando tínhamos pouco mais de sessenta apoiantes, alguns manifestaram-se preocupados com a possibilidade de virem a ser alvo de intimidação e/ou retaliação, caso os seus nomes chegassem eventualmente ao conhecimento público. Deparámo-nos assim com o 1º obstáculo aos nossos propósitos, certos de que este seria um dos muitos que teremos de ultrapassar até às eleições de outubro.
- Conscientes de que esses receios eram legítimos, optámos por suspender a recolha das assinaturas necessárias à nossa candidatura independente. Não podíamos de modo algum sujeitar os nossos apoiantes a um estado de ansiedade constante, devido à real possibilidade de virem a ser prejudicados, assim como os seus familiares.
A partir desse momento, restavam-nos duas alternativas:
1ª – Desistência da candidatura;
2ª – Apoio de um partido político (ultrapassando assim o obstáculo que passou a ser a recolha de assinaturas).
Decidimo-nos pela 2ª hipótese e, após várias rondas de conversações, pelo BE.
PORQUÊ?
- Sabíamos que os partidos políticos com representação local não se apresentavam como alternativas, uma vez que tinham (têm) os seus candidatos e os interesses a eles associados, exatamente um dos aspetos que queremos combater e eliminar;
- Conseguimos, em termos programáticos, consensualizar com o BE duas linhas essenciais de atuação: a participação democrática e o compromisso com as pessoas. O BE mostrou abertura à sociedade civil, aceitou o nosso programa autárquico e não exigiu quaisquer contrapartidas, disponibilizando-se a prestar toda a colaboração necessária, desde que solicitada. O 1º obstáculo foi assim ultrapassado. Mantivemos o caráter independente da nossa candidatura, centrada nas pessoas e nas suas capacidades, porque TAROUCA MERECE.
A partir de hoje, entendemos que qualquer observação menos abonatória à nossa candidatura e que tenha por base o facto de sermos apoiados pelo BE, refletirá preconceitos, manobras de política caseira e falta de ética democrática. Olharemos sempre de forma independente sobre tudo o que tenha de ser feito para que este concelho tenha futuro. As listas que formámos são prova clara disso. Somos um grupo de pessoas unidas em torno dos mesmos objetivos, porque sabemos e sentimos que TAROUCA MERECE.

[O N/LEMA: TAROUCAndo, UM BLOG MUITO SINGULAR...MAS MUITO PLURAL TAMBÉM!]

5 comentários:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Este texto, inicialmente numerado com o 8, foi substituido, devido a "sobreposições" de textos. Este problema devia de ter resultado a um deficiente "paste e cole" (meras trenguices informáticas).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. Quando é que estes senhores vão apresentar o programa com que vão concorrer??

    ResponderEliminar
  3. As principais linhas programáticas estão no site do movimento. www.taroucamerece.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque não são aqui divulgadas??
      Também acho que este blog está a "proteger" mais uns movimentos que outros,,,

      Eliminar
  4. [TRAZIDO DO POST 6:MOVIMENTO MUDAR TAROUCA]

    OUTRA INFORMAÇÃO: ESTATÍSTICA

    Pelas 18:30 horas, o Post 6, relativa ao Movimento Mudar Tarouca, contava com mais de 30 visualizações. Neste momento tem apenas 17. Naturalmente, que não fomos nós que "mexemos" nisso. pois não temos NENHUM motivo pra "aldrabar" as estatísticas gerais (não temos publicidade) qanto mais as especificas de cada poste.

    Agradecemos aos bloguistas que nos digam como é possível que tal coisa pode acontecer!(e até damos uma canequinha da Amiko, como recompensa...)

    A Moderadora Principal: ProfAnónima

    ResponderEliminar