Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

(25)PATRIMÓNIO HISTÓRICO DE TAROUCA AINDA MAIS RICO!(granja nova)


[TRAZIDO DO FB/EXPRESSO: PATRIMÓNIO HISTÓRICO DE TAROUCA AINDA MAIS RICO!]

Fundição sineira que laborou 400 anos em Tarouca é monumento de interesse público

Tarouca, 14 abr (Lusa)

 A oficina de fundição sineira que laborou durante 400 anos e foi descoberta em 2002 na freguesia de Granja Nova, no concelho de Tarouca, foi classificada como monumento de interesse público.

"Espero que esta classificação atraia a atenção para o tema da fundição sineira e para a pertinência de o investigar. Tem de ser feito um inventário dos exemplares históricos de sinos existentes, até porque eles quebram com o uso", disse à agência Lusa Luís Sebastian, responsável pela descoberta das ruínas da oficina, que terá sido fundada no século XVI e abandonada em 1947.

Na portaria publicada na quinta-feira em Diário da República, que classifica a oficina como monumento de interesse público e estabelece a sua zona especial de proteção, é referido que "foi a primeira oficina sineira pré-moderna identificada e estudada em território nacional, constituindo assim um raro testemunho material de uma atividade de enorme complexidade e riqueza técnica e etnológica".

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/fundicao-sineira-que-laborou-400-anos-em-tarouca-e-monumento-de-interesse-publico=f800197#ixzz2QdJnib3k

(ENVIADO POR:PA/DI)

3 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    Voltamos a lembrar que pra saber o que aconteceu/vai acontecer pela Vale Encantado devem procurar nas rubricas respectivas: postes 4 e 7!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. Número total de visualizações de página 151 111

    Arquivo do blogue

    ▼ 2013 (133)

    ▼ Abril (26)

    ResponderEliminar