Páginas

domingo, 17 de março de 2013

(26)AUTARQUICAS/2013:CANDIDATO DO PSD EMITE A SUA OPINIÃO NO FB!(domingos nascimento)

[TRAZIDO DO POST DOS DIVERSOS/FB: ASSEMBLEIA MUNICIPAL COMO ESPAÇO DE CIDADANIA POLITICA]

ND DomingosNascimento

REFLEXÕES: 

Num ano de eleições autárquicas, percebendo-se que pretendo exercer em pleno os meus direitos e deveres de cidadão, procurarei exteriorizar o que penso acerca do tema. 

A Assembleia Municipal como um espaço da Cidadania política 

A Assembleia Municipal deverá ser o espaço privilegiado para o exercício pleno de uma cidadania política. 

Todos os partidos e movimentos de cidadãos terão neste órgão o seu espaço privilegiado de intervenção e de participação democrática na vida do seu concelho.
Fui membro da Assembleia Municipal de Tarouca durante muitos anos, umas como eleito direto e outra como Presidente da Junta de Tarouca. Pude constatar que Assembleia Municipal de Tarouca tem sido Presidida por pessoas de elevada estatura moral e cívica e isso dignificou e dignifica o órgão. 

Todavia dessa experiência de muitos anos como membro daquele órgão e, até do facto de já nele não estar há mais de uma década, percebi que é possível dar mais espaço à participação e intervenção dos cidadãos integrados ou não nas forças partidárias. Penso até que os cidadãos que se apresentem para intervir, deverão poder fazê-lo antes da ordem do dia, por forma a permitir aos deputados municipais a eventual análise dos assuntos apresentados pelos cidadãos.

Os cidadãos deverão estar sempre em primeiro lugar da intervenção. 

A Assembleia deverá, para um exercício pleno das suas competências e atribuições, constituir-se em grupos de trabalho especializados, permitindo-lhes uma efetiva contribuição para encontrar soluções e desenvolverem a sua função de fiscalização do desempenho da Câmara Municipal. 

O Presidente da Assembleia Municipal deverá posicionar-se como um verdadeiro provedor dos cidadãos e da cidadania municipal, reforçando a sempre necessária equidistância das forças partidárias, dentro da Assembleia e na dinâmica social do concelho, fortalecendo a presença Institucional deste órgão autárquico. 

Assistimos ao emergir de um tempo novo, difícil, mas que todos queremos de esperança, em que se torna urgente abrir aos cidadãos a porta dos órgãos autárquicos e motivá-los à participação cívica. 
Neste tempo novo, só as soluções inovadoras e realmente novas, nos motivarão a todos. A sociedade só permitirá modelos de governação política, abertos à livre opinião e participação dos cidadãos. 

Por isso, preconizo também a realização no concelho de Tarouca do Congresso anual da Cidadania Política, aberto também aos cidadãos que por opção ou falta de oportunidade, não exerçam funções políticas. 
O Congresso da Cidadania deverá ser o encontro de ideias e definição de opções estratégicas para o Vale do Varosa.

O cidadão 
DN Domingos Nascimento.
há 53 minutos através de telemóvel: · 

(ENVIADO POR: PA/DI)

4 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    NESTE MOMENTO O PC1 ESTÁ COM O MESMO PROBLEMA QUE O PC4: A MOEDA ENTRA MAS NÃO DÁ O CRÉDITO.

    Profª Pouco Anónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS/2013

    A 7 meses das eleições ainda se vive um ambiente de muito "civismo" (e que assim continue) MAS já paira muuuuito nervosismo no ar!Pois...

    Aliás, neste momento, é dificil dizer se, pelo Vale Encantado, há mais polén no ar ou mais nervos à flor da pele!(dos politicos...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. OS NÚMEROS K NÃO VÊ:

    Visualizações de páginas de hoje 321

    Visualizações de página de ontem 350

    Visualizações de páginas no último mês 10 355

    Histórico total de visualizações de páginas 138 638

    Não controlar as suas próprias visualizações de páginas

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. Quem lançou essa ideia de chamar cidadãos ao Povo se bem me recordo foram os ideólogos da Revolução Francesa. E olhem que esses teóricos eram muito maus uns para os outros.....

    ResponderEliminar