Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

(15)TAROUCA: A JUNÇÃO DAS FREGUESIA!(outra opinião)

[POST CONSTRUIDO COM UM COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº ??]

E com isto tudo quem perde é o concelho de Tarouca e as suas populações, a Câmara Municipal e Assembleia Municipal poderiam pronunciar-se sobre este assunto, apresentando uma proposta de redução de freguesias, tal como fizeram, por exemplo, os concelhos de Moimenta(PS) e Lamego(PSD). Em vez disso quiseram defender as suas cores partidárias como se tratasse de um clube de futebol, só para ser contra a uma lei que foi aprovada num mandato de um governo do PSD, esquecendo-se que a lei é da Republica e não do governo de um partido, e por isso é para todos, para além disso faz parte de uma das condições do memorando da Troika assinado pelo governo PS. A Câmara e a Assembleia Municipal decidiram de forma arrogante, não apresentar uma proposta e assim perderam uma percentagem nas receitas do FEF de 20% e ficamos ainda a mercê da Unidade Técnica para aplicar a redução de freguesias, utilizando a régua e esquadro em cima de um mapa.
Quanto a esta proposta apresentada pela Unidade Técnica, parece-me a mais correta, tendo em vista, as localidades urbanas, e as distancias das populações à sede do concelho. Considero correta a junção de Dalvares e Tarouca por se tratarem de aglomerados urbanos, havendo uma continuidade urbana Dalvares/Castanheiro do Ouro e haver uma nova ligação rodoviária principal entre Tarouca e Dalvares. É óbvio que Várzea da Serra fique continue como freguesia, devido à distancia que tem até à sede do concelho. No fundo as escolhas que a Unidade Técnica fez, deveriam ser as escolhas da Assembleia Municipal, não dava trabalho e haveria recompensa €. Provavelmente a Câmara decidiu assim para não perder votos e para ganhar outros, preferiu prejudicar as populações das freguesias só por se preocupar com as eleições. É o país que temos, vivemos só para os interesses dos políticos e dos seus amigos. O mesmo está a acontecer com o Novo Hospital de Lamego, a Câmara Municipal de Tarouca não mostrou nenhuma solidariedade com a Câmara Municipal de Lamego e com os outros concelhos da região do Douro Sul, na luta pela alteração do programa funcional do novo hospital. Como é que é possível o Município de Tarouca não mostrar nenhum interesse pelos tarouquenses de modo é que possa ter um hospital a 7km de distancia, com todas as valências necessárias ao bem estar da saúde dos seus munícipes?
Eduardo

13 comentários:

  1. TAROUCA É NOTÍCIA NOS BLOGUES:

    1-No Tarouca Hoje, por causa da junção das freguesias em Tarouca onde poderá participar num interessante debate.

    2-No Asas da Montanha, onde poderá ter acesso à acta da Unitade Técnica k propôs a já conhecida fusão de freguesias.

    3-No TAROUCAndo, onde poderá ver a evolução de todo o processo da fusão das freguesias e ainda as opiniões de alguns taroucadores (postes ? e ??)

    ProfAnónima

    NB:ATÉ AO MOMENTO AINDA NÃO TEMOS CONHECIMENTO DE NENHUMA REACÇÃO OFICIAL À PROPOSTA APRESENTADA PELA UNIDADE TÉCNICA. A AVALIAR PELA REACÇÃO DOS TAROUQUENSES (vide discussão/debate no Tarouca Hoje), PARECE-NOS K ESTES A VÃO ACEITANDO!...

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras do Eduardo. Parabéns pela lucidez com que analisa a situação da junção das freguesias. É pena que os políticos cá do burgo não tenham a frontalidade de meter o dedo na ferida como fez o Eduardo. Mais uma vez parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  3. INFORMAçAO:

    Dizem k a Camara de Tarouca tem uma bandeira preta hasteada. Sera k aderiu ao protesto contra a Sra Merkel?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o Blog Tarouca Hoje, O Senhor Presidente da Câmara terá mandado hastear a bandeira preta como forma de proresto pela "eliminação" de 3 juntas de freguesia: Dalvares, Gouviães e Vila Chã da Beira.
      Assim comprende-se melhor! :)

      ProfAnónima

      Eliminar
    2. ERRATA: DALVARES, UCANHA E VILA CHÃ DA BEIRA.

      Eliminar
  4. REDORDAMOS:

    K NO PRÓXIMO DIA 18 A JUNTA DE FREGUESIA DE TAROUCA VAI PROMOVER UMA CAMPANHA SOLIDÁRIA (cancro)

    ResponderEliminar
  5. Caro(a) Eduardo:

    Acabo de ler outra vez o seu texto, e ocorreu-me dzer duas coisitas:

    1-Porque acusa também a Assembleia Municipal de não ter apresentado uma proposta de redução das freguesias (e daí terem resultado perdas prós tarouquenses), quando a LEI "apenas" obrigava este órgão a votar a(s) proposta(s) apresentada(s) pelo Executivo Camarário?!

    2-Porque diz k o Município de Tarouca não se preocupa com o Novo Hospital?! E a quem se refere quando fala no "Município"?! Mais, o k sugere k o tal "município" faça pra demonstrar o seu interesse e se consiga UM HOSPITAL A SÉRIO?!

    ATÉ BREVE!(se...)
    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como refere artigo 11º, da Lei 22/2012:
      1 — A assembleia municipal delibera sobre a reorganização administrativa do território das freguesias, respeitando os parâmetros de agregação e considerando os princípios e as orientações estratégicas definidos na presente lei, sem prejuízo do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 6.º e no artigo 7.º
      2 — Sempre que a câmara municipal não exerça a iniciativa para a deliberação prevista no número anterior deve apresentar à assembleia municipal um parecer sobre a reorganização do território das freguesias do respetivo município.

      Quanto ao Hospital estou me a referir ao Presidente da Câmara, que não respondeu às solicitações do Presidente da Assembleia Municipal de Lamego para mostrar a sua solidariadade na discordancia do programa funcional do novo hospital. Refiro-me também ao Presidente da Assembleia de Tarouca, que tal como o seu homólogo de Lamego, também é médico, sendo para além disso dirigente da ACES Douro Sul, por isso mesmo deveria ter essa preocupação em adaptar o novo Hospital à realidade da região.
      De certeza que eles sabem o que está acontecer, por exemplo, que o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dr. Carlos Vaz, está a engenhar esforços para que algum do novo equipamento destinado ao novo hospital de Lamego, seja reencaminhado para o Hospital de Vila Real, e o equipamento velhinho seja transferido para o hospital de Lamego. Ou seja nas candidaturas a fundos comunitários, é referido que o equipamento é para o novo hospital, mas na realidade irá ser entregue noutras instalações. É só um exemplo, há muito mais por onde se pegar no que se refere ao Dr. Carlos Vaz.
      Portanto, eu acho que os orgão municípais de Tarouca não querem que os municipes de Tarouca necessitem fazer deslocações a Vila Real ou Viseu, tendo com isso ter mais custos com transporte e portagens, perda de tempo associado ao cansaço da viagem. Também acho que não pretendem, que o acesso a certos tipos de exames, consultas, etc, esteja restringido às clinicas privadas, e aos custos normais da prestação desses serviços de saude. Poderá beneficiar certas clinicas novas que abriram em Tarouca (ainda bem que abriram), mas poderá estar a prejudicar a população em geral.
      Eduardo

      Eliminar
  6. FUSÃO DE FREGUESIAS: PROPOSTA DA UT

    São cada vez mais as pessoas k dizem k a freguesia a extinguir devia ser Várzea da Serra e não Dalvares, por isto e por aquilo.
    Sem queremos entrar em muitos pormenores, apenas perguntamos:
    -porque será k os investidores escolheram Várzea pra construir o mega-empreendimento turístico denominado Aldeias de Cor?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [COMENTÁRIOS TRAZIDOS DO POST Nº17/NOVEMBRO]

      Anónimo16 de Novembro de 2012 08:55

      Várzea da Serra fica distante daquela a quem a pretendem associar. Não lhes parece critério suficiente? E também tem características muito próprias que deveriam ser exploradas, como por exemplo o facto de estar bem no alto da serra. A nível turístico parece-me muito interessante.

      ###

      Anónimo16 de Novembro de 2012 09:38

      Dalvares é a freguesia mais pequena do concelho, muito próxima da sede do concelho e está incorporada na zona urbana da cidade. Quem questiona a questão de Varzea da Serra, não sabe do que está a falar, não entende os objectivos da redução de freguesias


      Eliminar
  7. (DALVARES)POR TAROUCA ESTÁ A ACONTECER:

    Neste momento já podemos confirmar a existência do tal cartaz no meio da rotunda Castro Rei.
    Nele podemos ler:

    -É ILEGAL EXTINGUIR ESTA FREGUESIA, VAMO-NOS JUNTAR PRA PROTESTAR!

    ProfAnónima

    NB: NOS PAÍSES DEMOCRÁTRICOS OS PROTESTOS SÃO PERMITIDOS, MAS MUITO POSSIVELMENTE ESTA LUTA DEVIA DE SER CONTRA A EXTINÇÃO DA JUNTA(pra pouparem mais uns trocos) E NÃO DA FREGUESIA, POIS ESTA VAI CONTINUAR COM AS SUAS FRONTEIRAS!POIS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho k o Sr Presidente da Junta de Dalvares tem todo o direito de lutar contra a JUNÇÃO DA SUA FREGUESIA. Agora, só lamento k não tenha feito NADA quando o Executivo Camarário lhe ELIMINOU a sua escola primária e queria pôr os alunos da sua freguesia a pagarem os transportes escolares. TENHO DITO.(e agora espero k publiquem o contraditório, mas desde já lembro k os antigos já diziam k "contra factos não há argumentos")

      Profª Assunção Monteiro

      Eliminar
  8. Xiiii...tantas (novas) buscas!? Que se passa a este respeito???

    ResponderEliminar