Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

(18)QUEM ANDA A TRAMAR TAROUCA E OS TAROUQUENSES?!(ainda mais...)

[CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO DOS ASSUNTOS PRESENTES NO TEXTO DO POST Nº15: FUSÃO DAS FREGUESIAS E O NOVO HOSPITAL]

BLOGUISTA EDUARDO RESPONDE ASSIM:

Tal como refere artigo 11º, da Lei 22/2012:
1 — A assembleia municipal delibera sobre a reorganização administrativa do território das freguesias, respeitando os parâmetros de agregação e considerando os princípios e as orientações estratégicas definidos na presente lei, sem prejuízo do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 6.º e no artigo 7.º
2 — Sempre que a câmara municipal não exerça a iniciativa para a deliberação prevista no número anterior deve apresentar à assembleia municipal um parecer sobre a reorganização do território das freguesias do respetivo município.

Quanto ao Hospital estou me a referir ao Presidente da Câmara, que não respondeu às solicitações do Presidente da Assembleia Municipal de Lamego para mostrar a sua solidariadade na discordancia do programa funcional do novo hospital. Refiro-me também ao Presidente da Assembleia de Tarouca, que tal como o seu homólogo de Lamego, também é médico, sendo para além disso dirigente da ACES Douro Sul, por isso mesmo deveria ter essa preocupação em adaptar o novo Hospital à realidade da região.
De certeza que eles sabem o que está acontecer, por exemplo, que o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dr. Carlos Vaz, está a engenhar esforços para que algum do novo equipamento destinado ao novo hospital de Lamego, seja reencaminhado para o Hospital de Vila Real, e o equipamento velhinho seja transferido para o hospital de Lamego. Ou seja nas candidaturas a fundos comunitários, é referido que o equipamento é para o novo hospital, mas na realidade irá ser entregue noutras instalações. É só um exemplo, há muito mais por onde se pegar no que se refere ao Dr. Carlos Vaz.
Portanto, eu acho que os orgão municípais de Tarouca não querem que os municipes de Tarouca necessitem fazer deslocações a Vila Real ou Viseu, tendo com isso ter mais custos com transporte e portagens, perda de tempo associado ao cansaço da viagem. Também acho que não pretendem, que o acesso a certos tipos de exames, consultas, etc, esteja restringido às clinicas privadas, e aos custos normais da prestação desses serviços de saude. Poderá beneficiar certas clinicas novas que abriram em Tarouca (ainda bem que abriram), mas poderá estar a prejudicar a população em geral.

Eduardo

25 comentários:

  1. A ser verdade o que aqui é disto relativamente ao "desvio" de equipamento de Lamego para Vila Real, os culpados deviam ser penalizados.
    Quem lucra com isso?????
    Anónima

    ResponderEliminar
  2. Eduardo diz:

    "(...)eu acho que os orgão municípais de Tarouca não querem que os municipes de Tarouca necessitem fazer deslocações a Vila Real ou Viseu, tendo com isso ter mais custos com transporte e portagens, perda de tempo associado ao cansaço da viagem."

    Eu pergunto: será que era a prever isto k queriam montar uma empresa de transporte de doentes?!

    Profª Pouco Anónima (desculpem a falta de coragem, desta vez, mas quem tem..tem medo)

    ResponderEliminar
  3. No início o Doutor Simões procurou trazer mais saúde aos tarouquenses, mas ultimamente só puxa para Moimenta da Beira. Tarouca é cidade mas não tem urgências. Quem estiver aflito ou vai para Lamego ou Moimenta. Esta informação está escrita na porta do centro de saúde de Tarouca.

    Assina: Anónimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perguntem ao Governo actual o porquê!

      Eliminar
    2. O Doutor Simões anda a puxar para Moimenta porque deve estar a pensar concorrer lá, aqui já não pode mais.......

      SOU LOIRA MAS NÃO SOU BURRA

      Eliminar
    3. ESTA SITUAÇÃO JÁ SE VERIFICA HÁ 3/4 ANOS. ESTE GOVERNO SÓ LÁ ESTÁ A 1 ANO E TAL, CERTO??
      TAMBÉM DEVEMOS DE PERGUNTAR A ESTE GOVERNO ONDE PARAM AS CAMAS?? E AINDA PORQUE ESCOLHERAM A OPÇÃO MAIS CARA E COM MENOS VALÊNCIAS??

      Eliminar
  4. (DALVARES)POR TAROUCA VAI ACONTECER:

    Dizem k o ainda Presidente da Junta de Dalvares, convidou toda a populção da sua freguesia, via carta, para uma reunião para debaterem a "extinção" da sua freguesia. Segundo a mesma fonte, esta será domingo, à hora da caminhada solidária!(tiro certeiro...)

    PA/DI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TUDO SERVE PARA FAZER POLITIQUICE,,,

      Eliminar
    2. Dizem(-nos) k á ultima hora o Sr Presidente de Dalvares alterou a hora da reunião pra não "estragar" a caminhada. Do mal o menos...

      ENVIADO POR: PA/DI

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO EXTRA:

    Voltamos a informar k no próximo domingo a Junta de Freguesia de Tarouca vai organizar uma Caminhada Solidária em colaboração com a Liga Portuguesa de Lutra Contra o Cancro. O preço de inscrição é de 3 euros k reverte a favor desta liga.
    Antes da caminhada haverá uma missa presidida pelo Sr Pe Carlos e no final está programado a "oferta" de um Magusto no Centro Cívico.
    (Saiba mais no Blog Tarouca Hoje)

    PA/DI

    ResponderEliminar
  6. E com isto tudo k se pode concluir?

    Muitas coisas, mas parece-me k a principal será:
    a saúde está mais cara para todos os portugueses...mas prós tarouquenses vai ficar MUITO mais cara ainda devidos aos transportes. Estarei errada?!

    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  7. ????
    Visualizações de páginas de hoje 297
    Visualizações de página de ontem 291
    Visualizações de páginas no último mês 7 655
    Histórico total de visualizações de páginas 105 083

    Não controlar as suas próprias visualizações de página

    ResponderEliminar
  8. M/Caro Eduardo, eu não sei se o assunto do Novo Hospital do Douro Sul interessa aos políticos cá do burgo, MAS pelo número de visualizações registadas hoje, somos levados a crer k este é sem dúvida um assunto k interessa aos leitores do TAROUCAndo!Pois.

    ASSINA: A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [OS NÚMEROS K NÃO VÊ]

      Visualizações de páginas de hoje 77
      Visualizações de página de ontem 420
      Visualizações de páginas no último mês 7 530
      Histórico total de visualizações de páginas 105 283

      Não controlar as suas próprias visualizações de página

      ASSINA: A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo


      NB:informo k um número tão elevado de visualizações só se verificou aquando das eleições prá JSD, Bombeiros e Santa Casa.

      Eliminar
  9. ÚLTIMA HORA!

    (DALVARES)POR TAROUCA ESTÁ ACONTECER...

    Um protesto contra a "eliminação" da Junta de Dalvares. Pró efeito, alguém (?) colocou um grande cartaz na rotunda da Castro Rei, onde se pode ler: "o corte de freguesias é iligal!"

    ProfAnónima

    PS:Recordamos k ainda no âmbito dos protesto, amanhã vai haver uma reunião promovida pelo Sr Presidente da Junta de Dalvares e deverá entratar no Tribunal uma providência cautelar contra o "corte" das 3 freguesias no concelho, propostas pela Unidade Técnica:Dalvares, Vila Chã da Beira e Ucanha.

    ResponderEliminar
  10. INFORMAÇÃO TAROUCAndo:

    Voltamos a recordar k as notícias de Tarouca devem continuar a ser procuradas na rubrica respectiva: Por Tarouca Aconteceu/Vai Acontecer, k neste mês corresponde aos Post Nº3.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  11. (DALVARES)POR TAROUCA ESTÁ A ACONTECER:

    Neste momento já podemos confirmar a existência do tal cartaz no meio da rotunda Castro Rei.
    Nele podemos ler:

    -É ILEGAL EXTINGUIR ESTA FREGUESIA, VAMO-NOS JUNTAR PRA PROTESTAR!

    ProfAnónima

    NB: NOS PAÍSES DEMOCRÁTRICOS OS PROTESTOS SÃO PERMITIDOS, MAS MUITO POSSIVELMENTE ESTA LUTA DEVIA DE SER CONTRA A EXTINÇÃO DA JUNTA(pra pouparem mais uns trocos) E NÃO DA FREGUESIA, POIS ESTA VAI CONTINUAR COM AS SUAS FRONTEIRAS!POIS.

    ResponderEliminar
  12. Santa ignorância! Quanta mentira vai nesta espécie de Blog! Sejam um pouco sérios e não inventem. Precisa-se imaginação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AÍ ISTO NÃO É UM BLOG?!
      NÃO ME DIGAM "KISTO" É UM BLOG TRAVESTIDO?!
      ONDE ESTÀ A MANUELA MOURA GUEDES?! ;)

      PROFª POUCO ANÓNIMA

      Eliminar
    2. Já que fala em mentiras, podia exemplificar algumas delas,só para não ficar nada no ar. Se fala em falta de imaginação é porque o que se fala aqui não é imaginado, não é inventado logo não é mentira. Também podia dizer o que é para si um blog?
      Luisa

      Eliminar
  13. Caro(a) Anónimo(a), das 22:34H:

    Agradecemos a sua participação, mas se em vez de vir até cá chamar de ignorantes a quem cá anda...viesse cá prestar esclarecimentos E/OU apresentar soluções...a sua participação teria sido mto mais produtiva.
    Por exemplo, k nos tem a dizer a isto:

    "(...)a saúde está mais cara para todos os portugueses...mas prós tarouquenses vai ficar MUITO mais cara ainda devidos aos transportes. Estarei errada?!"

    ASSINA:A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    PS(D):Quanto à má classificação k faz deste blog, nada nos ocorre dizer, neste momento, a não ser solicitar a sua ajuda pra o melhorarmos!Pois.

    ResponderEliminar
  14. O que aqui diz não é verdade! O equipamento para o novo Hospital de Lamego que chegou novinho em folha, já está instalado,não foi "enviado" para Vila Real. Há sim, equipamento que vai ser reaproveitado dos actuais Hospitais da Régua e Lamego, por ainda estarem em condições e serão colocados no Novo Hospital! No inicio do próximo ano já poderá comprovar aquilo que digo, na nossa abertura. O Hospital, apesar das poucas valências têm excelentes condições e equipamentos de topo.

    ResponderEliminar