Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

(4)ALGUMAS ESCOLAS PREPARAM-SE PRA FAZER FACE À CRISE!(e tarouca?)

[POST CONSTRUIDO COM UM COMENTÁRIO DEIXADO NA RUBRICA DOS DIVERSOS DE NOVEMBRO/12]
Caros Bloguistas!
A forma como as diferentes instituições locais se estão a preparar pra fazer face à crise, tem sido acompanhada pelo TAROUCAndo. Mas até ao momento a ÚNICA iniciativa k temos conhecimento, veio da Santa Casa ao "montar" uma Cantina Social. É verdade k o papel principal das escolas é ENSINAR, mas o certo é k muitas escolas há muito k estão a organizarem-se pra dar o seu contributo nesta matéria (vide a reportagem da Mª João Costa) enquanto k outras nada fazem. Julgamos k neste lote se encontra a de Tarouca, pois chegam-nos a informação/relatos k, por lá, continuam a fazer-se DISCURSOS muito bonitos, mas quanto a ACÇÕES nem velas! 
Assim, aqui estamos, MAIS UMA VEZ, a alertar as entidades competentes pró problema!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

Alunos carenciados em Castelo Branco já levam sobras da cantina para casa

Reportagem de Maria João Costa
Director de uma das escolas da cidade explica que têm sido servidos "pequenos-almoços acrescidos" na cantina, porque, "infelizmente, sabemos que a única refeição que têm por vezes é a da cantina da escola".
26-10-2012 11:39 por Maria João Costa

O número de alunos carenciados na escola secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco, aumentou em 50%. Além do pequeno-almoço e almoço, muitos levam para casa as sobras. O director da instituição diz que a escola está atenta à crise, que não pede licença para entrar.

“Posso dizer que, nos últimos tempos, o número de alunos carenciados aumentou 50%. Isto quer dizer que temos mais de 40% dos alunos na escola com necessidades e apoiados pela acção social escolar”, lamenta o director da secundária Amato Lusitano, João Belém.

O desemprego que afecta o concelho de Castelo Branco e a situação crítica de muitas famílias passaram a ser uma preocupação para o director da escola. "Em termos de refeições na cantina, aumentámos a 100% e temos de estar continuamente a controlá-los, porque chegamos a ter miúdos que chegam ao meio-dia sem ter tomado o pequeno-almoço", conta à Renascença João Belém.

Embora não seja essa a "obrigação institucional" da escola, o director explica que têm sido servidos "pequenos-almoços acrescidos" na cantina, porque, "infelizmente, sabemos que a única refeição que têm por vezes é a da cantina da escola".

"Às vezes, tentamos dar algum suplemento e alguns até, se têm dificuldades, podem levar para casa algumas sobras”, explica João Belém

(26-10-2012 11:39 por Maria João Costa)

[ENVIADO POR: PA/DI]

7 comentários:

  1. ARQUIVO:

    Número total de visualizações de página
    101448
    Arquivo do blogue

    ▼ 2012 (253)
    ▼ Novembro (4)

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA]

    O banqueiro e a austeridade
    Um conhecido banqueiro acha que o povo português ainda aguenta mais austeridade. Pelos vistos, só a morte é o limite. O exemplo da Grécia devia servir para recuar e não para reproduzir. As pessoas sobrevivem. Mas sobreviver - como dizia Edgar Morin - não é viver. E, já agora, será que todos estão a aguentar? Há muita gente a ir morrendo. Há muita gente a pôr termo à vida. Há muita gente com uma única refeição por dia. Há muita gente que nem isso consegue ingerir. Um pouco mais de respeito e de decoro não ficaria mal.
    João Teixeira, in facebook

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  3. Pelos k relatos k me chegam, a Escola de Tarouca, em vez de se preparar prós efeitos da crise (da maior crise dos últimos 70/80anos), fez um percurso inverso e o suplemento alimentar(*) k era dado às crianças super-carênciadas, foi-lhes retirado.

    Profª Assunção Monteiro

    (*)Informo k este suplemento alimentar foi introduzido na escola há 15/16 anos por minha sugestão e mais não era do k a imitação de uma prática da Escola Infante D. Henrique de Viseu.

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO ADICIONAL: SUPLEMENTO ALIMENTAR

    O suplemento alimentar consiste em dar aos alunos mais carenciados uma pequena merenda ao meio da manhã e/ou ao meio da tarde. Esta merenda, na Escola de Tarouca, era constituida por um copo de leite e um pão com manteiga (marmelada?). Mas existem escolas k chegam a dar também uma peça de fruta da época.
    Feitas as contas, estes lanches não custam mais de 40/60 cent. mas a Escola de Tarouca diz não ter...

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  5. Dizem por aí que o senhor director já nomeou um coordenador que deverá formar uma equipa, para eleborar um requerimento para enviar ao ministério da educação a perguntar se tal prática é legal ou não.

    ResponderEliminar
  6. [COMENTÁRIO TRAZIDO DA RUBRICA DOS DIVERSOS DE NOVEMBRO]

    7 de Novembro de 2012 15:19

    Gostaria de saber o que se passa na escola em relação ao aquecimento. sei que o director proibiu os alunos de levarem mantas para a escola. Também ouvi que o aquecimento foi cortado, porque a verba saiu para pagar os transportes.
    está tudo doido... não há dinheiro para o essencial, mas a creche da câmara deve ter alguma galinha dos ovos de ouro, pois recentemente entrou mais uma funcionária. Quem sustenta toda aquela gente?

    ENVIADO POR: PA/DI

    ResponderEliminar
  7. PERGUNTA:

    Com base no Jornal de Notícias de hoje, as escolas TEIP Têm um subsídio especifico pra poderem dar o SUPLEMENTO ALIMENTAR aos alunos mais carenciados.
    Por que razão os alunos de Tarouca não estão a ser beneficiados?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar