Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

(24?)PORTUGAL PRECISA DE UM MINISTRO DAS FINANÇAS MENOS PERMEÁVEL AOS LOBBYS?!(tudo indica k sim)

M/Caros Bloguistas!

Mal foram conhecidos os primeiros números da Execução Orçamental relativos ao primeiro trimestre deste ano (abril/2012), enviei um texto pró TAROUCAndo a manifestar a minha apreensão. (NOTA A)
Sim, (já) na altura não conseguia perceber como a DESPESA continuava a aumentar, porquanto os encargos do Estado, pra com os cidadãos (POVO), diminuiam a olhos vistos:
-redução nos salários, introdução de portagens nas SCUT`s, aumento das taxas moderadoras na saúde, etc, etc.
(Já) na altura perguntava baixinho ao Senhor Ministro das Finanças: "pra quando o prometido corte nas gorduras?!" NAS GORDURAS.
Sim, é k o tão prometido corte nas gorduras do estado (ppp, fundações, administradores, etc) não foi previsto no OGE de 2012, nem  foi feito nas várias "actualizações" das medidas de austeridade.
 Mas pior k isso tudo, é k:
-O CORTE DAS GORDURAS DO ESTADO CONTINUA A NÃO ESTAR PREVISTO NA PROPOSTA DO OGE PRA 2013.
A titulo de exemplo, cito o caso vergonhoso das fundações. Aqui o Senhor Ministro das Finanças prometeu um corte de 200 milhões (o equivalente a 5/6 hospitais de Lamego), mas acabou por fazer um corte simbolico de 40 milhões.
Fundações, note-se, k existem à custa do erário público, porque é suposto prestarem um serviço relevante ao Povo português, mas k no fundo, a grande maioria delas NUNCA fez nada k o povo guarde na memória.
Por exemplo, a Família Soares, tem duas fundações. Alguém me sabe dizer UMA acção concreta destas fundações? EU NÃO. Mas apenas vão sofreram um corte de 30% (tanto quanto a fundação dos médicos sem fronteiras. Sem comentários).
 Entretanto, vem a Ministra da Justiça (e menos mal ter sido ela a falar), pedir a nossa compreensão e solidariedade  pois estamos a viver todos (?) a maior crise dos últimos 200 anos, pelo k "é preciso haver solidariedade pra com todos".
Senhora Ministra, eu sei o k é SOLIDARIEDADE: recebia-a das Américas quando vim de Angola em 75 e distribui-a, por aqui e por ali, enquanto pude. Assim, devo dizer-lhe (ainda k não me ouça) k conhecimentos/práticas de solidariedade não me faltam.
Mas devo dizer-lhe (ainda k não me ouça) k me começa a faltar é "sabedoria" pra entender certas práticas politicas (prioridades) e pra ouvir certos discursos (politicamente correctos) vindos tanto do poder (PSD) como da oposição (PS).
E já agora aproveito pra dizer k também já me começa a faltar "paciência" pró barulho (do costume) vindo da esquerda radical!("barulhos" sem propostas alternativas sempre me causaram muita apreensão)
 E perante isto tudo isto só me ocorre perguntar: estaremos a precisar de um Ministro das Finanças menos permeável aos lobbys?!EU CÁ COMEÇO A ACHAR K SIM(ponto)

Viseu, ?? de Outubro de 2012
ATÉ BREVE(se...)
Profª Assunção Monteiro

NOTA A:Relativamente à Execução Orçamental do 1º trimestre compreendi perfeitamente k tivesse havido uma diminuição nas RECEITAS (se as famílias reduzem o consumo estas reduzem automaticamente). Agora o k eu não entendi (não aceitei?) é como as DESPESAS continuavam a aumentar, pois fiz umas contas e a desculpa do aumento de subsídios de desemprego não justificava tudo (os números têm destas coisas).

1 comentário:

  1. [OS NÚMEROS K VOCÊ NÃO VÊ]

    Visualizações de páginas de hoje 111

    Visualizações de página de ontem 241

    Visualizações de páginas no último mês 7 815

    Histórico total de visualizações de páginas 98 587

    Não controlar as suas próprias visualizações de página

    A EQUIPA DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar