Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

(19?)OS (maus) RESULTADOS DOS EXAMES NACIONAIS DE 2012!(os responsáveis)

[POST CONSTRUIDO COM UM COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº 1 DE OUTUBRO]

M/Caros Bloguistas!

A propósito dos resultados dos exames realizados pelos alunos no verão/2012, divulgados ontem pelo Ministério da Educação, vem hoje o Dr Moita Flores lamentar o facto do nível médio da grande maioria das nossas ESCOLAS PÚBLICAS estarem entre o "vulgar" e o "medíocre", e continua apontando o dedo aos RESPONSÁVEIS:

«É claro k os GOVERNOS têm graves responsabilidades nesta situação. Mas não há inocentes neste processo. Os PROFESSORES têm responsabilidades nesta pobreza, e os PAIS/EE têm maiores responsabilidades ainda pois divorciaram-se da função essencial de educar, formar(...)»
(lido no CM de 14/10)

1.1-Naturalmente k eu concordo com isto tudo. Só não entendi porque razão o Dr Moita Flores não referiu também os responsáveis máximos pelas escola (DIRECTORES ESCOLARES) por esta situação: pretendeu o Sr Dr Moita Flores iliba-los ou pura e simplesmente se esqueceu deles?!Era bom k dissesse...

1.2-Mas como pode alguém vir apontar o dedo à produtividade de uma empresa (sim, no limite uma escola é uma empresa) quando se esquece dos PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS pelo seu funcionamento?!

O k acontece quando o SLB não ganha os jogos?! A quem é k os sócios pedem responsabilidades, em primeira mão?! Quais são as primeiras cabeças a rolarem?! Devo concluir k o desporto português está num estádio mais avançado do k as nossas escolas, nesta matéria?!

2-M/Amigos, acreditem k os principais responsáveis por estes "maus resultados" se devem essencialmente às 2 últimas Ministras da Educação (k premiaram os folclores às aprendizagem) e aos DIRECTORES ESCOLARES k embarcaram na cantiga delas e também porque a grande maioria deles não têm conhecimentos (suficientes) em gestão dos recursos humanos!

2.1-A cada dia k passa, cada vez me convenço mais k devem andar por aí muitos Directores Escolares k tiraram a especialidade num "esquema" muito semelhante ao Dr Relvas!

3-Por exemplo, o Director da Escola de Tarouca, pôs TODOS os departamentos a discutir a melhor forma de comemorar o I Centenário da República. Mas como foi possível um Departament das Ciências Exactas, k agrega as disciplinas "papões" prós alunos (matemática, física, quimica) ter perdido TANTO tempo como a nossa perdeu? Claro k os efeitos desta decisão teriam k se fazer sentir mais tarde, e aqui estão eles.
Mais, como pode um Director pensar k é possível ensinar matemática a crianças/jovens dos 9/14 anos numa sala quando na sala ao lado se tocam xilofones e tambores?!

3.1-Por favor, Dr Moita Flores, essa estória de continuarmos a responsabilizar o pobre do "porteiro" por tudo k de mau acontecer (nas empresas públicas) tem k acabar, pois de outra forma não vamos lá...

Profª Anónima Devidamente Identificada

ATÉ BREVE!(se...)

NB:VOLTO A DIZER: O TEMPO K MUITAS ESCOLAS PERDEM (no final do ano) A ARRANJAREM DESCULPAS PRÓS MAUS RESULTADOS, SE O GASTASSEM, DURANTE O ANO A REFLETIR E A PARTILHAR EXPERIÊNCIAS...NESTE MOMENTO ESTARIAMOS T.O.D.O.S. MAIS SATISFEITOS COM OS RESULTADOS, ONTEM, DIVULGADOS!POIS.

3 comentários:

  1. LIDO NO SOPÉ DA MONTANHA:

    «Um bom líder é o que fica com um pouco mais na divisão da culpa e um pouco menos na divisão dos créditos»

    (Jonh C. Maxwell)

    ResponderEliminar
  2. PERGUNTA:

    ALGUÉM NOS SABE DAR UMA EXPLICAÇÂO PLAUSÍVEL PRA ESTE POST VOLTAR A TER TANTAS NOVAS VISUALIZAÇÕES?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar