Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

(29?) COMUNICADO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TAROUCA!(fusão das freguesias)


[TEXTO TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA (postado a 13/10)]

Autarquia e Assembleia Municipal de Tarouca rejeitam agregação de freguesias
A Assembleia Municipal de Tarouca rejeitou, esta manhã (12/10/2012), a redução do número de freguesias do Concelho no âmbito do processo da reforma administrativa.

A proposta do Executivo da Câmara Municipal de Tarouca, defendendo a não alteração do atual mapa administrativo do concelho, uma vez que não se revê em qualquer alteração do mesmo mapa, foi aprovada por unanimidade rejeitando-se, total e incondicionalmente, a reorganização administrativa territorial autárquica a nível nacional e local, afirmando-se a defesa das 10 freguesias do concelho de Tarouca, por aquilo que representam para as populações, com reforço das suas competências e meios financeiros, pois, nenhum órgão autárquico foi eleito com o mandato de liquidar freguesias.

A Assembleia e Câmara Municipal de Tarouca argumentam que os tarouquenses, e os seus representantes nas respetivas Assembleias de Freguesias, não foram consultados sobre a proposta de reorganização administrativa autárquica, apresentada pelo Governo.

Segundo a proposta hoje aprovada por unanimidade, “o concelho de Tarouca não carece de qualquer reforma administrativa, pois tem 10 freguesias, dentro de um território de 100Km2, sendo o concelho com menos freguesias desta região, muito menos carece de uma reforma que implique a extinção de freguesias;

O concelho de Tarouca tem uma dimensão e divisão de freguesias que é adequado e que vigora sem qualquer tipo de conflito há mais de cem anos, pelo que não faz sentido alterar essa disposição;

Constatar que para concelhos com área territorial iguais a de Tarouca, com menos população e com maior numero de freguesias, a aplicação das percentagens manterá esses concelhos com mais freguesias do que aquelas que o concelho de Tarouca tem atualmente;

É profundamente errado assumir que todos os Municípios deste país têm um mapa administrativo errado”.

Cátia Rocha
Adjunta
Gabinete de Apoio à Presidência

7 comentários:

  1. INFORMAÇÃO INTERNA:

    Informamos o Senhores taroucadores k as "notícias" de Tarouca devem continuar a ser procuradas no post v: Por Tarouca Aconteceu/Vai Acontecer.

    Aquele Abraço!:)
    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. [OS NÚMEROS K VOCÊ NÃO VÊ]

    Visualizações de páginas de hoje 80

    Visualizações de página de ontem 296

    Visualizações de páginas no último mês 7 950

    Histórico total de visualizações de páginas 99 118

    Não controlar as suas próprias visualizações de página

    A EQUIPA DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  3. [OS NÚMEROS K VOCÊ NÃO VÊ]


    Visualizações de páginas de hoje 216

    Visualizações de página de ontem 296

    Visualizações de páginas no último mês 8 086

    Histórico total de visualizações de páginas 99 254

    Não controlar as suas próprias visualizações de página

    A EQUIPA DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  4. MUITO EM BREVE VAMOS DIVULGAR UM PEQUENO RESUMO DA ÚLTIMA REÚNIÂO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL!(a tal pobre em ideias mas muito rica em frases celebres...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. Lá está. Só têm ideias para frases... será que as copiaram de outro lado?

    ResponderEliminar
  6. M/Caros Bloguistas!

    Devo dizer k subscrevo TODOS os argumentos aqui apresentados, principalmente o k consta no penúltimo parágrafo. Agora o k não entendo é como AGORA aparecem tantos argumentos/sugestões e não apareceu nenhuma enquanto esteve em discussão o Livro Verde. Devo dizer k esta falta de "compreensão" é tanto pró poder (PS) como prá oposição (PSD e CDS/PP).

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar